Sei sulla pagina 1di 26

Doutrina em Cristo

INTRODUO "Pois, com efeito, quando deveis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de algum que vos ensine de novo quais so os princpios elementares dos orculos de Deus; assim vos tornas-tes como necessitados de leite, e no de alimento slido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite, inexperiente na palavra da justia, porque criana. Mas o alimento slido para os adultos, para aqueles que, pela prtica, tm as suas faculdades exercitadas para discernir no smente o bem, mas tambm o mal. Por isso, pondo de parte os princpios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que perfeito, no lanando de novo a base do arrependimento de obras mortas, e da f em Deus, e o ensino de batismos e da imposio de mos, da ressurreio dos mortos e do juzo eterno". Hebreus 5:12-14 6:1-2 Este estudo foi inspirado no texto acima, do livro de Hebreus, e usa as seguintes fontes: Bblia Sagrada Conhecendo as Doutrinas da Bblia Palestras em Teologia Sistemtica As Grandes Doutrina da Bblia ESTUDO 1 - ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS A - O QUE O PECADO O Novo Testamento Descreve o Pecado como: 1 - Errar o Alvo; como o arqueiro que atira e erra; Errar o caminho; como viajante que sai do caminho certo. 2- Dvida: O homem deve a Deus a guarda de seus mandamentos; todo pecado cometido contrao de uma dvida. Incapaz de pag-la, a nica esperana do homem ser perdoado, ou obter remisso da dvida (Mateus 6:12). 3 - Desordem: ''O pecado iniquidade, literalmente desordem (1 Joo 3:4): a) o pecador um rebelde e um idlatra, porque deliberadamente quebra um mandamento, ao escolher a sua prpria vontade ao invs de escolher a vontade de Deus; pior ainda, est se convertendo em Lei para si mesmo e, desta maneira, fazendo do ''eu'' uma divindade'; b) o pecado comeou no corao de Lcifer que disse: Eu serei; em oposio vontade de Deus (Isaias 14:13-14). c) o anticristo o sem-lei (traduo literal de inquo), porque se exalta sobre tudo que adorado ou que chamado Deus (2 Tessalonicenses 2:4-9).

d) o pecado essencialmente obstinao e obstinao pecado. O pecado destronaria a Deus. Na cruz de Jesus, poderiam ter sido escritas estas palavras: O pecado fez isto! 4 - Desobedincia: Literalmente, ouvir mal, ouvir com falta de ateno (Hebreus 4:2, Lucas 8:18). 5 - Transgresso: Literalmente, ir alm do limite. Os mandamentos de Deus so cercas, que impedem o homem de entrar em territrio perigoso e, desta maneira, sofrer prejuzo para sua alma (Romanos 4:15). 6 - Queda: falta, ou cair para um lado, no grego donde a expresso: cair no pecado. Pecar cair num padro de conduta (Efsios 4:17). 7 - Derrota - o significado da palavra queda, em Romanos 11:12. Ao rejeitar a Cristo, a nao judaica sofreu uma derrota e perdeu o propsito de Deus. 8 - Impiedade: de uma palavra que significa sem adorao, ou reverncia. O homem mpio o que d pouca ou nenhuma importncia a Deus e s coisas sagradas. Estas no produzem nele nenhum sentimento de temor ou reverncia. Ele est sem Deus porque no quer saber de Deus (Romanos 1:18; 2 Timteo 2:16). 9 - O Erro: descreve aqueles pecados cometidos como fruto da ignorncia, e, dessa maneira, diferenciam-se daqueles pecados cometidos presunosamente, apesar da Luz esclarecedora. O homem que, desafiadoramente, decide fazer o mal, incorre em maior grau de culpa do que aquele que apanhado em falta, a que foi levado por sua debilidade (Hebreus 9:7) B - A CONDIO PECAMINOSA EM QUE NASCE O HOMEM chamada de pecado original. Ela chamada assim: 1 - Porque se deriva de Ado, o tronco original da raa humana (Gnesis 3:6). 2 - Porque est presente na vida de cada um desde o seu nascimento, por isso no pode ser considerado resultado de simples imitao (Jeremias 17:9). 3 - Porque a raiz interna de todos os pecados atuais que mancham a vida do homem (Romanos 3:23). 4 - Segundo Santo Agostinho, a natureza do pecador, tanto fsica como moral, est de todo corrompida por causa do pecado de Ado, e, de tal maneira, que o homem no consegue fazer outra coisa a no ser pecar. 5 - ''Pecados Atuais'': so as aes externas que se executam atravs do corpo. So tambm todos aqueles maus pensamentos conscientes. So os pecados individuais de fato. O pecado original um s, enquanto o pecado atual desdobra-se em diferentes classes, tais como atos ou atitudes. O que o Apstolo Joo escreveu, pode nos ajudar a compreender melhor a diferena entre o pecado original e pecados atuais (1 Joo 1:8-9; Glatas 5:19-21).

6 - Nossos pecados podem ser diferentes, mas o motivo que nos leva a comet-los sempre o mesmo: a escolha de interesses prprios ao invs dos de Deus. O ato pblico de Ado e Eva simplesmente expressa o pecado que j havia sido cometido no corao, ou seja, ''indisposio para fazer a vontade de Deus''. a) O pecado de Ado e Eva (Gnesis 2:16-17; 3:4-6) b) O pecado de Satans (Isaias 14:12-14; Ezequiel 28:11-16) c) A hereditariedade do pecado (Romanos 5:12-18) C - AS CONSEQNCIAS DO PECADO O pecado tanto um ato como um estado. Como rebelio contra a lei de Deus um ato da vontade do homem; como separao de Deus um estado pecaminoso, as escrituras descrevem dois efeitos do pecado sobre o culpado: primeiro seguido por conseqncias desastrosas para sua alma; segundo trar da parte de Deus o positivo decreto de condenao. 1 - Como resultado da queda do homem, o seu relacionamento com Deus foi sensivelmente alterado. Destacam-se como conseqncias espirituais do pecado: a) Morte Espiritual O termo ''morte'' usado na Palavra de Deus para falar da separao entre o homem e Deus, por causa da queda do homem no princpio. Este '' o estado em que se encontram todos os homens, at que permitam que Cristo lhes toque, vivificando-os (Romanos 5:12). b) Perda da semelhana moral com Deus O homem foi criado para ser perfeito e para viver em perfeita comunho com o seu ''Criador''. Contudo esse privilgio foi interrompido com a queda, levando o homem tantas vezes a nveis morais to baixos, a ponto de identificarse melhor com os irracionais do que com Deus que o criou (Gnesis 1:26-27). c) Incompatibilidade com a vontade de Deus Aps a queda, a mente do homem ficou bloqueada para a revelao da vontade de Deus, e condicionada prtica do pecado (Romanos 8:7-8). d) Escravido ao pecado e ao Diabo Negligenciando o mandado de Deus e aceitando as insinuaes do Diabo, o homem tornou-se escravo do pecado e do maligno (Joo 8:34,44) 2 - Conseqncias Fsicas Alm dos problemas ambientais e espirituais, a queda do homem trouxe conseqncias fsicas de grandes propores: a) Existncia Fsica Reduzida Destinado a viver eternamente, o homem teve reduzida a sua existncia fsica (Gnesis 6:3). b) Corrupo dos poderes do homem Um dos propsitos de Deus para o homem era de que ele exercesse domnio sobre todas as coisas criadas. Porm, na queda, alm de perder a semelhana moral que

tinha com Deus, todos os seus poderes se perverteram. Todos os seus pensamentos e desejos se corromperam (Gnesis 1:26) c) Ainda que nem toda enfermidade seja causada pelo pecado, todas as enfermidades existem em conseqncia do pecado de Ado. ''A transgresso do homem foi como crime, a pior enormidade. Quanto sua natureza no foi mera desobedincia lei divina. Foi a mais crassa infidelidade, o dar crdito antes ao diabo do que a Deus; foi descontentamento e inveja, ao pensar que Deus lhe havia negado aquilo que era essencial para sua felicidade; foi um orgulho imenso, ao desejar ser igual a Deus; foi furto, ao intrometer-se naquilo que Deus havia reservado para s, como sinal de sua soberania; foi suicdio e homicdio, ao trazer a morte contra s e contra toda a sua posteridade''. (Emery H. Bancroft). d) A dispensao da Lei (xodo 20:1-7) 1 - O significado da lei de Deus a expresso da vontade de Deus executada por seu poder. 2 - O propsito da Lei: a) No foi dada como um meio atravs do qual o homem pudesse ser salvo (Glatas 3:21). b) No podia dar vida porque ''estava enferma pela carne'' (Romanos 8:3). 3 - Sua finalidade era revelar ao homem a dimenso de seu pecado para: a) revelar a Santidade de Deus; b) mostrar a incapacidade de o homem se salvar. (Romanos 3:19-20; 7:7). e) A dispensao da Graa 1 - A aliana do antigo testamento com todos os seus preceitos e ordenanas era figura do sacrifcio de Jesus para nossa salvao (Hebreus 9:1-15). a) A Bblia diz que todos pecaram (Romanos 3:23). b) Herdamos, assim, de Ado uma natureza decada, que tende para a desobedincia a Deus (Romanos 5:12). c) Jesus morreu pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e nos providenciou perfeita salvao (I Corntios 15:3-4; Romanos 10:9).

STUDO 2 - F EM DEUS A - A SALVAO DO PECADOR DEPENDE DE a) a operao divina, na obra redentora de Cristo, j efetuada; b) o acolhimento dessa obra, por parte do pecador, ou seja, a converso (1Timteo 1:15). VIMOS, NO ESTUDO ANTERIOR, A CONDIO DO HOMEM COMO PECADOR E PORTANTO EM DESARMONIA COM DEUS. DA PARTE DE DEUS, EST REALIZADO TUDO QUE NECESSRIO SALVAO DO HOMEM (Romanos 1:16; Efsios 2:4-10; 1Timteo 1:15) B - A SALVAO ABRANGE PASSADO, PRESENTE E FUTURO. a) Quanto ao passado, somos salvos das penalidades do nosso pecado (Romanos 5:9). b) Quanto ao presente, salvos do poder do pecado (Romanos 5:10; 1 Corntios 1:18). c) Quanto ao futuro, libertos da presena do pecado (Romanos 13:11; Hebreus 9:28). A salvao dom de Deus (Efsios 2:8). C) A CONVERSO COMPREENDE DUAS ATITUDES POR PARTE DO HOMEM: a) seu arrependimento do pecado e b) sua f ou confiana no Salvador (Mateus 18:3). c) Converter-se significa voltar-se de uma direo para o sentido contrrio, dar meia volta e caminhar em direo a Deus. O ponto de referencia Deus. (Atos 3:19; 22:4-16; 1 Tessalonicenses 1:9-10). D) A CONVERSO COMPREENDE DOIS FATORES, UM NEGATIVO E O OUTRO POSITIVO, O ARREPENDIMENTO E A F. a) A palavra traduzida por arrependimento no novo testamento significa mudana de pensamento (Mateus 12:41; Atos 2:36-41). b) a revolta, consciente, do homem contra seu prprio pecado, que o leva a renegar esse pecado. Inclui trs aspectos: 1) O aspecto intelectual O reconhecimento, pelo homem, de sua culpa diante de Deus, e de sua incapacidade de agradar a Deus (Mateus 3:1-2; Atos 17:30-31). 2) O aspecto emocional Pesar pelo seu pecado, como uma ofensa contra um Deus Santo e Justo (2 Corintios 7:9-10) 3) O aspecto volitivo Mudana de propsito, resoluo ntima contra o pecado e disposio para buscar de Deus o perdo, purificao e poder (Atos 17:30-31; Romanos 2:4).

c) A f o aspecto positivo da converso 1) No arrependimento j existe o fator f (Lucas 7:30) 2) A f em Jesus (Atos 20:21) alm de reconhecer a verdade a respeito do Salvador, deposita n'Ele a confiana a ponto de receber d'Ele a Salvao, e de submeter-se integral e definitivamente ao seu domnio. Isto se chama ''obedincia'' da f (Romanos 1:5; 16:26). 3) O verbo ''crer'' no novo testamento tem este sentido, de se depositar confiana (Joo 3:15-16; 3:18;36; Joo 5:24; Atos 16:31). E) A RECONCILIAO PELA SUA REBELIO, O HOMEM VIVE DE RELAES CORTADAS COM DEUS. QUANDO, PORM, ACOLHE O TESTEMUNHO DE DEUS A RESPEITO DO PECADO (ARREPENDIMENTO) E DA OBRA REDENTORA EFETUADA POR CRISTO (F), EST, DESSE MODO, ATENDENDO SOLICITAO FEITA EM NOME DE CRISTO PARA QUE SE RECONCILIE COM DEUS (2 Corintios 5:1720). Passa existir plena harmonia entre ambos; deu-se a reconciliao do pecador com Deus: a) Vir o dia em que essa reconciliao com Deus se estender a todas as coisas (Colossenses 1:20-22). b) Desfeita assim a inimizade do homem com seu Criador, passa a existir Paz entre ambos. c) O homem, que estava errado e sem razo, passou a concordar integralmente com Deus, dando a Ele razo em tudo. d) Dessa reconciliao resulta a ''Paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo'' (Romanos 5:1). F) O NOVO NASCIMENTO to profunda a transformao que o Esprito de Deus opera na pessoa que se converte, que Jesus a chama de Novo Nascimento (Joo 3:1-15) a) o principio da nova vida espiritual que Deus d a quem estava ''morto nos delitos e pecados, ou seja, espiritualmente morto para Deus, e que agora passou da morte para a vida (1 Joo 3:14) b) A converso o ato voluntrio do homem; o novo nascimento obra exclusiva de Deus. c) A nova vida que o homem receber ao nascer de novo chamada Vida Eterna, o que indica a durao e profundidade dessa vida. d) Trata-se no apenas da vida futura, alm-tmulo (Tito 1:2; 3:7), mas de vida que o crente possui desde j (Joo 5:24; 6:47).

G) ADOO (FILHOS DE DEUS) Pelo nascimento fsico, o homem membro da famlia de Ado e, excludo, pelo pecado, da famlia de Deus. Nascido de novo, passa a fazer parte da famlia de Deus, recebendo pela adoo direitos que Cristo tinha por direito eterno (Romanos 8:17; Glatas 4:1-7). a) Apenas excepcionalmente, a Bblia fala de Deus como pai de todos os homens, e isso no sentido de ser seu criador e preservador. b) A Bblia reserva o nome de Pai para designar a nova relao que Ele assumiu para com aqueles que adotou como filhos, ou seja, aqueles que, nascidos do Esprito de Deus, so por Ele guiados (Romanos 8:14-17). c) Estando o pecador identificado com Cristo, o Cordeiro de Deus que deu a vida para resgat-lo possui da parte de Deus: 1) o pleno perdo ou remisso dos pecados (Hebreus 10:17-18; 2 Corintios 5:21); 2) A justificao legal da parte do justo Juiz (Romanos 8:33-34); 3) A Santificao que lhe possibilita a realizao da nova vida. H) A JUSTIFICAO Justificar significa declarar justo, atribuir justia a algum. 1) O Senhor diz que ''no h justo, nem um sequer'' (Romanos 3:10), como pode um Deus Justo justificar o injusto? (Romanos 8:33). 2) O Apstolo Paulo diz que podemos ter certeza da nossa justificao: a) sobre que base? Pelo fato de ter Cristo morrido por ns... Justificados pelo Seu sangue (Romanos 5:8-9; 3:26). b) por qual princpio? Gratuitamente por sua graa (Romanos 3:24). 3) Somente os que pela f se identificam com a obra redentora de Cristo so justificados pela f (Romanos 3:28). a) A beno oferecida a todos, porm, recebida s pelos que depositam sua confiana em Cristo (Romanos 3:22, 4:16; Glatas 2:16). I) A SANTIFICAO O termo santificado, na Bblia, significa separado para determinado fim, e, especialmente, para o servio de Deus. O Senhor santificou (separou) o stimo dia (Gnesis 2:3); determinou que lhe fosse santificado (separado) todos os primognitos de Israel (xodo 13:2); falou de algum santificar (separar) sua casa para ser santa ao Senhor (Levtico 27:14); Jesus foi santificado (separado) pelo Pai e se santificou (separou) a nosso favor (Joo 10:36; 17:19). Em todos estes casos o

sentido de pr parte, para um fim ou misso especial, destacar para o servio de Deus. a) Identificado com Cristo pela f; perdoado, justificado, e separado para o servio de Deus, o homem convertido tem um novo interesse na vida. 1) o servio de seu novo Senhor, para o qual foi destacado (Santificado); 2) o que mais o impede de realizar esse servio uma velha natureza considerada morta para Deus, mas, na prtica, travando luta com o novo princpio de vida que est nele, o Esprito Santo. 1. A santificao um ato imediato de Deus, mas, na prtica, embora j realizada no propsito divino, torna-se um processo de desenvolvimento espiritual, medida que o Esprito Santo vai dominando sua carne e transformando sua vida em verdadeiro culto (servio) ao Pai (Romanos 12:1). a) seu propsito o de viver, no mais ele, mas Cristo, que nele vive, e assim sua vida vai se tornando santa. (1 Pedro 1:15-16; 2 Corintios 7:1; 1 Tessalonicenses 5:23).

ESTUDO 3 - A DOUTRINA DOS BATISMOS A) O BATISMO NAS GUAS 1) O batismo nas guas simboliza principalmente duas grandes verdades: identificao e purificao. Pelo batismo de Joo, os judeus, inclusive o prprio Jesus, identificavam-se com a atitude que Joo apregoava, com relao ao pecado e justia (Mateus 3:1-10) pelo batismo Cristo. 2) Identificamo-nos com nosso salvador em sua morte, sepultura e ressurreio, reconhecendo-nos,, pela f, mortos e ressuscitados com Ele (Romanos 6:3-11). a) O batismo deve ser precedido do arrependimento (Mateus 3:6; Atos 2:38). b) Simboliza nossa morte para o pecado e ressurreio para Deus (Romanos 6:3; Colossenses 2:12). c) uma ordenana de Jesus para todo o que cr (Mateus 28:19; Marcos 16:16). B) O PROPSITO DO BATISMO 1) Uma vez que s os salvos podem ser batizados, o batismo no tem como finalidade a salvao do batizando. O ato do batismo se constitui num testemunho pblico de que, aquele que a ele se submete, foi regenerado pela f em Jesus Cristo. Assim, pelo batismo, o novo crente d prova de haver morrido para o mundo, estando pronto para ser sepultado e ressuscitado para uma nova vida em Cristo. No entanto, se o crente vier a morrer antes de ser batizado nas guas, a sua condio de salvo continua inalterada (Lucas 23:42:43). Uma vez que o batismo no se constitui uma opo, mas uma ordenao do Senhor, todos os que crem devem ser batizados. C) NO BATISMO, TAMBM, O CRENTE SE SUBMETE A AUTORIDADE DA IGREJA LOCAL, COLOCANDO-SE SOB SUA COBERTURA ESPIRITUAL E PARTICIPANDO DO SEU MINISTRIO: 1) A Igreja universal e local ''EKKLESIA'', traduzida por igreja, deriva-se de EKKALED, verbo que significa ''chamar a parte'' (Deuteronmio 23:3; Salmo 22:25; Atos 7:38). 2) A igreja, corpo de Cristo (Romanos 12:4-8; 1 Corintios 12:12-28), essa maravilhosa figura desenvolvida por Paulo, destaca as seguintes caractersticas: a) a disposio dos membros no corpo pelo prprio Deus (1 Corintios 12:18); b) a diversidade de dons e funes desses membros (Romanos 12:411; Efsios 4:12);

c) a dependncia, por parte do todo, de cada componente; nenhum dispensvel (1 Corntios 12:21-23); d) sua coordenao por Deus, para que no haja diviso no corpo (1 Corntios 12:24b-25a); e) a cooperao dos membros, com igual cuidado, em favor um dos outros (1 Corntios 12:25b). N.B.: A obra que Deus deseja realizar em nossas vidas ser realizada atravs da igreja, da a importncia da igreja local para o desenvolvimento dessa obra. Por isso no devemos deixar de congregar-nos (Hebreus 10:24-25; Provrbios 18:1). D) O BATISMO NO ESPRITO SANTO Nesta seo trataremos de outro modo de operao do Esprito Santo no crente: A sua obra vitalizante. Esta ltima fase da obra do Esprito Santo apresentada na promessa de Cristo. ''Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas'' (Atos 1:8). 1) A caracterstica principal dessa promessa: Poder para servir e no regenerao para a vida eterna. Sempre que lemos acerca do Esprito Santo vindo sobre, repousando sobre, ou enchendo as pessoas, a referncia nunca se refere obra salvadora do Esprito, mas sempre ao poder para servir. 2) A quem foi dirigida: A homens que j estavam em relao ntima com Cristo. Foram enviados a pregar, armados de poder espiritual para esse propsito (Mateus 10:1). a) A eles foi dito: ''Os vossos nomes esto escritos nos cus (Lucas 10:20). b) Sua condio moral foi descrita nas Palavras: ''Vs j estais limpos pela Palavra que vos tenho falado'' (Joo 15:3). c) Sua relao com Cristo foi ilustrada com a figura: ''Eu sou a videira, vs os ramos'' (Joo 15:5). d) Eles conheciam a presena do Esprito Santo com eles (Joo 14:17), e sentiram o sopro de Jesus ressuscitado a dizer: ''Recebei o Esprito Santo'' (Joo 20:22). e) Estes fatos demonstram a possibilidade de a pessoa estar em contato com Cristo e ser seu discpulo e, contudo carecer do revestimento especial mencionado em Atos 1:18. 3) O que acompanhava o cumprimento da promessa: Houve manifestaes sobrenaturais, sendo que a mais importante e comum foi o milagre de falar em outras lnguas. Este dom acompanhava sempre a experincia sobrenatural do batismo no Esprito Santo (Atos 10:44-47).

a) Essa experincia descrita como ser cheio do Esprito Santo. Aqueles que foram batizados com o Esprito Santo no dia de Pentecostes tambm foram cheios do Esprito (Atos 2:1-4). Os fatos acima expostos nos levam concluso de que o crente pode experimentar um revestimento de poder, experincia suplementar e subseqente converso, cuja manifestao inicial se evidencia pelo milagre de falar em lngua por ele nunca aprendida. b) O propsito especial do Esprito Santo dar energia natureza humana para um servio especial para Deus, e, resultando em uma expresso externa de carter sobrenatural. De uma maneira geral, Paulo se refere a essa expresso exterior como a ''manifestao do Esprito (1 Corintios 12:7). 4) Para receber o batismo com o Esprito Santo, uma atitude correta essencial: a) Os primeiros crentes que receberam ''perseveraram unnimes em orao'' (Atos 1:4). o Esprito Santo

b) A recepo do dom do Esprito Santo, subseqente converso, est ligado s oraes dos obreiros-cristos (Atos 8:14-17). c) Tambm est ligado s oraes em comum na igreja: 1) Depois que os cristos de Jerusalm oraram para receber coragem para pregar a Palavra, ''moveu-se o lugar em que estavam reunidos e todos foram cheios do Esprito Santo'' (Atos 4:31). d) Um derramamento espontneo, como foi o caso das pessoas que estavam na casa de Cornlio (Atos 10:44-47). e) Orao individual: Saulo de Tarso jejuou e orou trs dias antes de ser cheio do Esprito Santo (Atos 9:9 e 17). f) Obedincia: O Esprito Santo a pessoa que Deus deu queles que Lhe obedecem (Atos 5:32). 5) Donde conclumos que uma das caractersticas do verdadeiro cristo ser submisso a autoridade do Senhor, da Igreja e a todas as outras autoridades, pois o princpio de Deus a autoridade (Hebreus 13:17; Mateus 28:18).

ESTUDO 4 - IMPOSIO DE MOS A) AUTORIDADE UM PRINCPIO DO REINO DE DEUS 1) Deus criou todas as coisas. Tudo est sujeito sua autoridade, uma vez que tudo foi criado por Ele e para Ele (Eclesiastes 3:11; Colossenses 1:16). a) Deus no exerce seu domnio pela fora, mas pelo reconhecimento do seu amor para conosco. S se sujeita incondicionalmente vontade de Deus quem confia plenamente nEle (Joo 4:34). b) Aqueles que no esto dispostos a aceitar a vontade de Deus, vivem em estado de rebelio o que caracteriza o pecado (Romanos 1:32). 2) O princpio de rebelio no pode conviver pacificamente com o princpio de autoridade. No corao do rebelde est o desejo de ocupar o lugar de Deus, de ser seu prprio deus, de ditar suas prprias normas do bem e mal. Aps o Juzo final estes dois princpios estaro eternamente separados, caso contrrio, o caos reinaria eternamente na criao. B) A REBELIO DO HOMEM E SUAS CONSEQNCIAS 1) A primeira criatura de Deus que se rebelou foi Lcifer, quando arregimentou um quarto dos anjos do cu. Como conseqncia, foi destitudo do seu cargo, expulso do cu e lanado na terra (Ezequiel 28:11-17). a) Satans e seus anjos tomaram uma deciso eterna de no reconhecer a autoridade de Deus. 2) O segundo captulo de Gnesis relata o fato da queda do homem, informando acerca do primeiro lar do homem, sua inteligncia, seu servio no jardim do den, as duas rvores e o primeiro matrimnio. Menciona especialmente as duas rvores, a do conhecimento do bem e do mal e a rvore da vida. Essas duas rvores pareciam dizer a nossos primeiros pais: ''Se seguirdes o bem e rejeitares o mal, tereis a vida'' (Deuteronmio 30:15). a) Porque a rvore proibida foi colocada ali? Para prover um teste pelo qual o homem pudesse, amorosa e livremente, escolher servir a Deus e dessa maneira desenvolver seu carter (Gnesis 2:15-17). b) A serpente, astutamente, semeia dvidas e suspeitas no corao de Eva. (Gnesis 3:1-6) por meio da pergunta no versculo 1, lana a trplice dvida acerca de Deus. b.1 - dvida sobre a bondade de Deus; b.2 - dvida sobre a retido de Deus; b.3 - dvida sobre a Santidade de Deus. 3) Quando Ado comeu do fruto, tudo que estava sob sua autoridade sofreu as conseqncias da rebelio. O casal sofre imediatamente a morte espiritual, a separao de Deus, a morte passou a toda sua descendncia.

Alm disso, Ado entregou ao Diabo todo domnio e autoridade que Deus havia lhe concedido(Gnesis 3:6; Lucas 4:5-7). C) A MISSO DE JESUS COMO HOMEM 1) Ao se fazer como a criatura, sendo gerado homem, Jesus atingiu trs objetivos bsicos relacionados ao princpio de autoridade: a) submeter-se como criatura ao princpio de autoridade de Deus (Filipenses 2:6-8); b) substituir o homem no castigo que pesava sobre a rebelio (Isaias 53:5-6; Glatas 3:13; 1 Corintios 15:3); c) reimplantar o princpio de autoridade na vida de todos que reconhecem o amor de Deus (Romanos 5:19). 2) O primeiro objetivo, Jesus cumpriu sendo obediente at a morte e morte de cruz. Apesar de tentado a desobedecer ao Pai como nenhum outro o foi, Jesus jamais satisfez sua vontade prpria de homem. Sua plena submisso ao Pai aprovou definitivamente o princpio de autoridade para toda a criao. 3) O segundo objetivo, ele atingiu ao sofrer na cruz, sem nunca ter se rebelado, todo o castigo que pesava sobre os rebeldes. Sofreu a morte fsica e tambm a separao do Pai (Marcos 15:34). 4) O terceiro objetivo ele alcanou na ressurreio, sendo glorificado pelo pai como Senhor e cabea de todas as coisas (Colossenses 1:17-19). a vida de Cristo em ns que nos permite a perfeita e suprema submisso vontade de Deus. S pode fazer parte do Reino de Deus aquele cuja cabea Jesus. D) DEUS DELEGA AUTORIDADE 1) Toda autoridade procede de Deus. Deus governa seu reino, delegando autoridade aos que O servem. a) Reconhecer a autoridade de Deus implica reconhecer as autoridades levantadas por Ele em todos os mbitos da vida: na famlia, no trabalho, no governo, na sua igreja, etc (Romanos 13:1-7). b) Devemos entender que a autoridade no est na pessoa, mas na posio que ela ocupa. c) Um governador tem autoridade de governar enquanto estiver no governo. d) A autoridade em s boa, pois procede de Deus, mas a pessoa que a exerce pode ser boa ou m. e) Deus levanta e destitui reis. Ele quem inclina o corao dos reis para onde quer. E) O EXERCCIO DE AUTORIDADE

1) Sobre os Demnios: a) Jesus venceu os principados e potestades, publicamente vergonha da derrota (Colossenses 2:15). expondo-os

b) Obtemos plenamente os benefcios desta vitria quando exercemos toda a autoridade que Jesus concedeu-nos sobre eles. c) Os Demnios so obrigados a obedecer a nossas ordens, pois quando ordenamos como se o Senhor mesmo ordenasse. d) Muitos crentes desconhecem a autoridade que tm e, quando se defrontam com o reino das trevas, buscam socorro em Deus, mas o Senhor j lhes concedeu tudo o que necessitam para vencer e permanecer inabalveis (Efsios 6:13-18). 2) Sobre as Enfermidades: a) Toda as enfermidades resultam do pecado (Romanos 5:12). b) certo que o pecado no domina mais aquele que est em Cristo. Mas tambm certo que o pecado ainda habita em nossa natureza carnal, pelo que Paulo afirma: ''Esmurro meu corpo todos os dias''. c) Devido presena do pecado, este corpo ser destrudo para ressuscitar um corpo incorruptvel (Mais sobre este assunto no Estudo 5). d) A destruio do nosso corpo carnal faz parte do plano de Deus e a enfermidade pode servir a este propsito. e) Por outro lado, a enfermidade pode proceder de Satans servindo para matar, roubar e destruir nossa alegria e paz. f) Jesus concedeu-nos autoridade para curar os enfermos escravizados pelo Diabo, libertando-os dos seus sofrimentos. Por isso devemos sempre orar expulsando a enfermidade. 3) Na pregao do Evangelho: a) A ordem de Jesus para que o evangelho seja pregado por todo o mundo, quer queiram ouvir, quer no. b) Ao anunciar Jesus, precisamos saber que Deus sustenta sua palavra com sinais e prodgios, e que ela no volta ao Senhor antes de haver efetuado a obra para a qual foi designada. Pregar com autoridade significa confiar que Deus se encarregar de provar ao incrdulo a veracidade do nosso testemunho (Marcos 16:17-18; Ezequiel 12:25). F) O PRINCPIO DE AUTORIDADE NA IGREJA LOCAL

1) Ningum pode servir a Deus de forma isolada. A congregao o meio utilizado pelo Senhor para ensinar-nos a submisso e o exerccio de autoridade (Hebreus 10:23-25): a) Na igreja primitiva, as congregaes estavam ligadas por um nico esprito. b) Cada congregao tinha um sistema de governo prprio e independente, formado pelo pastor, presbteros, ancios e membros. c) Submeter-se a Cristo implica em primeira instncia, submeter-se s autoridades da igreja local. Ao conselho da igreja cabe a responsabilidade de zelar pela conduta de seus membros (Hebreus 13:7, 17)

ESTUDO 5 - RESSURREIO DOS MORTOS A) A IMPORTNCIA DA RESSURREIO 1) Os Corntios como os demais gregos eram um povo de grande capacidade intelectual e amantes de especulaes filosficas. O Apstolo Paulo previu que, sob a influncia do esprito grego, o ensino da igreja de Corinto poderia fazer com que o evangelho se dissipasse em lindo, porm impotente sistema de filosofia e tica: a) O Apstolo desafiou a veracidade desse ensino (1 Corntios 15:12). b) Tomando esse erro como ponto de partida, Paulo exps a doutrina verdadeira, entregando ao mundo o grande captulo da ressurreio(leiam em casa 1 Corntios 15). 2) No princpio Deus criou tanto o Esprito como o corpo, e, quando se uniram esprito e corpo como unidade vivente, o homem tornou-se alma vivente (Gnesis 2:7): a) O homem foi criado imortal no sentido de que ele no precisava morrer, mas mortal no sentido de que poderia morrer se desobedecesse a Deus (Gnesis 2:16-17). b) Se o homem tivesse permanecido fiel, possivelmente teria sido trasladado, pois a trasladao parece ser o meio perfeito que Deus usa para remover da terra os seres humanos (2 Reis 2:11). c) O homem pecou, perdeu o direito rvore da vida, e em resultado disso comeou a morrer, processo que culminou na separao do esprito do corpo (Gnesis 3:22). d) A morte fsica foi a expresso externa da morte espiritual, a qual a conseqncia do pecado. e) Desde que o corpo parte integrante da personalidade do homem, sua salvao e sua imortalidade no se completam enquanto no for ressuscitado e glorificado. Assim ensina o novo testamento. (1 Corntios 15:53-54; Filipenses 3:20-21). f) O homem se compe tanto de alma como de corpo, sua redeno deve incluir a vivificao dos dois, da alma e do corpo. Embora o homem se torne justo perante Deus e vivo espiritualmente (Efsios 2:1), seu corpo morrer como resultado da sua herana racial de Ado.

B) O FATO E NATUREZA DO ESTADO INTERMEDIRIO: 1) O velho testamento ensina que h uma vida depois da morte: a) Mostra que todos os homens vo ao SHEOL (O hades do novo testamento). b) Os mpios vo para l (Salmos 9:17; Isaias 5:14). c) Lemos que Cor e Abiro desceram vivos ao Sheol (Nmeros 16:33). d) Os justos tambm vo para l (J 14:13; Salmos 6:5; 16:10). e) Ezequias considerava a morte como ''entrar nas portas do alm'' (Isaias 38:10). 2) Tambm o novo testamento mostra que tanto os maus como os justos desciam ao hades, antes da ressurreio de Cristo: a) Lemos que o rico desceu ao hades e ele e Lzaro estavam to prximos que dava para conversarem um com o outro naquela regio (Lucas 16:19-31). b) O prprio Jesus desceu ao hades (Atos 2:27-31). c) Cristo tem agora as chaves da morte e do hades (Apocalipse 1:18). d) Um dia, a morte e o hades devolvero os mortos que neles h (Apocalipse 20:13-14). 3) Se, ento, as escrituras ensinavam que h uma existncia depois da morte, esta seria uma existncia consciente? a) o que sugerido no velho testamento e ensinado claramente no novo testamento (Mateus22:31-32; Lucas 23:40-43). b) O novo testamento indica que haviam dois compartimentos no hades, um para os maus e outro para os bons. O que era reservado para os bons chamava-se Paraso. c) Depois da ressurreio de Jesus, parece ter havido uma mudana. Agora os crentes vo presena de Cristo quando morrem (2 Corntios 5:6-9). d) Paulo expressou o desejo de ''partir e estar com Cristo, o que incomparavelmente melhor'' (Filipenses 1:23). e) ''As almas dos que tinham sido mortos'' estavam debaixo do altar e conscientes (Apocalipse 6:9-11). f) Quando Jesus ressuscitou, Ele levou no apenas as primcias daqueles a quem ressuscitou corporalmente (Mateus 27:52-53), mas tambm as almas de todos os justos que estavam no hades (Efsios 4:8; Salmos 68:18).

C) O ENSINAMENTO DO VELHO TESTAMENTO QUANTO RESSURREIO DO CORPO 1) Para comear, o velho testamento registra a ressurreio do corpo de pelo menos trs pessoas: a) o filho da viva (1 Reis 17:21-22); b) o filho da Sunamita (2 Reis 4:32-36); c) o homem que reviveu ao tocar os ossos de Eliseu (2 Reis 13:21). 2) Abrao esperava que Deus levantasse Isaque dos mortos no Monte Mori (Gnesis 22:5; Hebreus 11:19). 3) J esperava ver a Deus em seu corpo (J 19:25-27). 4) Notamos ainda a expectativa de Isaas de uma ressurreio do corpo (Isaias 26:19). D) O ENSINAMENTO DO NOVO TESTAMENTO QUANTO RESSURREIO DO CORPO 1) O novo testamento registra a ressurreio de cinco pessoas: a) a filha de Jairo (Mateus 9:24-25); b) o jovem de Naim (Lucas 7:14-15); c) Lzaro (Joo 11:43-44); d) Dorcas (Atos 9:40-41); e) utico (Atos 20:9-12). 2) O prprio Senhor Jesus ensinou sobre uma futura ressurreio (Joo 5:2829; 6:39-40,44,54). 3) Os Apstolos ensinaram isso (Atos 24:15; 1 Tessalonissenses 4:14-16; Apocalipse 20:4-6). 4) Finalmente, a ressurreio de Cristo a garantia de nossa prpria ressurreio (1 Corntios 15:20-22; 2 Corntios 4:14; Romanos 8:11): a) Ele no s destruiu a morte como trouxe luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho (2 Timteo 1:10). b) H, portanto, prova abundante de que, tanto o velho como o novo testamento ensinam a ressurreio do corpo. E) A NATUREZA DA RESSURREIO 1) Mas algum dir: Como ressuscitam os mortos? e em que corpo vm? (1 Corntios 15:35). 2) Observemos primeiro que as escrituras falam de trs tipos de ressurreio:

a) uma ressurreio judicial, na qual o crente foi ressuscitado com Cristo (Romanos 6:4-5; Efsios 2:5-6); b) uma ressurreio espiritual, equivalente regenerao (Joo 5:2526); c) uma ressurreio fsica (Joo 5:28-29); d) Estamos interessados agora na ressurreio fsica. 3) As escrituras indicam que o corpo ser ressurreto de, pelo menos, quatro maneiras. a) Em declaraes claras a esse respeito (J 19:25-26; Joo 5:28-29; 1 Corintios 15:44). b) Quanto aos dois tipos de corpos mencionados na ltima referncia, STRONG diz: ''Esses adjetivos ''psquico'' e ''espiritual'' no definem o material dos respectivos corpos, mas sim aqueles corpos em suas relaes e adaptaes, em seus poderes e usos. O corpo presente adaptado e planejado para o uso da alma; o corpo da ressurreio ser adaptado e planejado para o uso do esprito.'' c) Na declarao de que o corpo est includo em nossa redeno (Romanos 8:23-26; 1 Corntios 6:13-15). d) Quando Cristo morreu por ns, morreu pelo homem todo. Os benefcios completos de sua expiao no so cumpridos at que o corpo tenha sido tornado imortal por Deus, o que se dar na ressurreio. e) No tipo de corpo com que Jesus ressuscitou, Ele ressurgiu em um corpo fsico (Lucas 24:39; Joo 20:27). f) Na literalidade da volta e julgamentos do Senhor. O homem Cristo Jesus voltar para julgar, no espritos incorpreos, mas sim homens corpreos (1 Tessalonicenses 4:16-17; Apocalipse 20:11-13). F) OS CORPOS DOS CRENTES 1) Diversas passagens declaram ou do a entender que o corpo ressurreto dos crentes ser semelhante ao corpo glorificado de Cristo (Filipenses 3:21; 1 Joo 3:2; 1 Corntios 15:49). 2) Alguns detalhes podem ser mencionados de 1 Corntios 15: a) Lemos que no ser composto de carne e sangue (1 Corntios 15:50-51). b) Depois da ressurreio, Jesus diz que seu corpo composto de ''carne e ossos'' (Lucas 24:39).

c) Novamente nossos corpos sero incorruptveis, no estando, portanto, sujeitos doena, decomposio e morte (1 Corntios 15:42, 53-54). d) Ser um corpo glorioso, poderoso, espiritual e, finalmente, ser um corpo celestial (1 Corntios 15:43-44, 47, 49). G) OS CORPOS DOS NO CRENTES 1) Jesus declarou que est chegando a hora quando todos que estiverem na sepultura sairo, alguns para a ressurreio da vida, e alguns para a ressurreio do juzo (Joo 5:28-29). 2) Diante de Flix, Paulo declarou que Israel tinha esperana em Deus ''de que haver ressurreio, tanto de justos como de injustos''(Atos 24:15). 3) No livro de Daniel, est escrito que muitos dos que dormem no p ressuscitaro ''para vergonha e horror eterno'' (Daniel 12:2). 4) No Apocalipse ensinado que ''os no salvos'' sero ressuscitados, julgados e lanados no lago de fogo (Apocalipse 20:12-13). 5) A curiosidade nos levaria a uma investigao da natureza deste corpo ressurreto, mas o silncio da escritura quanto a esse ponto indica que devemos nos contentar com as coisas que nos foram reveladas. H) A BBLIA NOS ENSINA QUE HAVER DUAS RESSURREIES (Apocalipse 20:4-6). 1) A primeira ressurreio ter lugar quando Cristo vier nos ares (1 Tessalonicenses 4:16; 1 Corintios 15:23). 2) No h dvida de que todos os salvos dos tempos do velho testamento e do novo testamento at aquele momento, sero ento ressuscitados. 3) Os que forem mortos durante a tribulao aparentemente sero ressuscitados no momento da vinda de Cristo a terra. Assim, a primeira ressurreio estar completa (Apoc. 20:4-5). I) A SEGUNDA RESSURREIO TER LUGAR MIL ANOS MAIS TARDE (Apocalipse 20:5; 11:13) 1) Parece que Deus to longnimo quanto possvel com os que morreram sem ser salvos. Esto em tormento no estado intermedirio, mas ainda no esto no lugar do castigo final. Assim, a bondade de Deus faz adiar o dia do acerto final de contas para at depois do milnio. Mas, embora demore, certamente vir!

ESTUDO 6 - JUZO ETERNO A) A BBLIA UM LIVRO HISTRICO, DOUTRINRIO E PROFTICO. O ESTUDO DE APOCALIPSE ABRANGE ESTAS TRS REAS: 1) O Aspecto Histrico: a) O mundo j conheceu seis imprios: o Egpcio, o Assrio, o Babilnico, o Medo-persa, o Grego e por fim o Romano. Todos estiveram diretamente envolvidos com Israel, o Povo de Deus. b) O Egito tornou-se uma grande nao por causa de Jos, Filho de Jac, e foi destrudo quando perseguia Israel no mar vermelho (Gnesis 39:1-2; xodos 14:26-28). c) O Babilnico foi levantado para castigar Israel atravs de Nabucodonosor. Foi destrudo quando Belsazar abusou do Senhor, bebendo vinho nos jarros santos, que seu pai havia tirado do templo em Jerusalm (2 Reis 25:8-10; Deuteronmio 5:1-4). d) O Assrio foi derrubado por Deus quando Senaqueribe cercou Jerusalm e zombou do Senhor (2 Reis 18:19). e) O Imprio Medo-Persa, este intimamente relacionado ao povo judeu, conforme registram os livros de Neemias, Esdras e Ester, escritos nesta poca. f) O Imprio Grego e sua queda foi vaticinada por Daniel no captulo 8:5, 16 e 21, onde feita uma aluso a Alexandre, o Grande, como o Bode Peludo que destruiria o imprio Medo-Persa. Este imprio foi destrudo quando um dos quatro reis, sucessores de Alexandre (Daniel 8:23-24), que eram seus generais, chamados Ptolomeu, Seleuco, Antpater e Filtero, invadiu Jerusalm e sacrificou uma porca no altar, zombando de Deus (Daniel 11). g) Jesus nasceu durante o imprio Romano, profetizado por Daniel como o quarto reino que se levantaria aps o Babilnico (Daniel 2:3940). Daniel profetizou que o imprio Romano destruiria Jerusalm e o templo, aps o messias ter sido tirado (Daniel 9:25-26; Lucas 21:5-6), o que Jesus confirmou. Isto aconteceu 70 anos depois de Cristo quando as legies romanas cercaram Jerusalm e destruram a cidade e o templo. Um tero dos judeus morreu dentro da cidade, outro tero foi crucificado ao redor da cidade e o ltimo tero do povo foi espalhado entre todas as naes, conforme a profecia. (Ezequiel 5:12; Lucas 21:20). h) Todo o desenrolar da histria est profetizado na Bblia e tem o povo de Israel como centro dos acontecimentos. 1- A profecia sobre a volta dos Judeus terra prometida (Ezequiel 36:8-12; 37:21-23). 2 - Os conflitos entre rabes e Judeus (Ezequiel 36:33-36).

3 - A possvel guerra entre a Rssia e Israel (Ezequiel 39:1-9; 39:18-23). i) O ltimo imprio que o mundo conhecer ser o do anticristo. Ele ser destrudo quando se levantar contra os Judeus , quando ento eles olharo para quem traspassaram, Jesus (Zacarias 12:10). Ento o Senhor voltar e toda a nao se converter a Ele. 1 - A pessoa do anticristo (2 Tessalonicenses 2:3). 2 - Seu poder sobrenatural (2 Tessalonicenses 2:7-10; Apocalipse 17:11-15). 2) O Aspecto Moral: a) Ao sabermos que o Senhor breve vir para arrebatar a sua igreja, somos levados a preocupar com a nossa santificao. Jesus conta uma parbola sobre as dez virgens esperando a vinda do noivo, referindo-se sua volta e ao arrebatamento da igreja. Numa parbola, cinco virgens no tinham azeite em suas lmpadas, por isso no viram quando o noivo chegou e, como conseqncia no entraram nas bodas.O arrebatamento est para acontecer, quando a igreja do Senhor Jesus ser tirada para no passar pela grande tribulao que vir sobre o mundo. Ele nos exorta a ficarmos alertas porque vir como um ladro noite naquele dia. Jesus vir para aqueles que O esperam. 1 - O arrebatamento. Como ser, quando ser e quem subir (1 Tessalonicenses 5:1-11; Marcos 13:28-37). 2 - O arrebatamento ser em um tomo de tempo. Primeiro os que dormem em Cristo ressuscitaro, depois ns, os que estivermos vivos, teremos nossos corpos transformados e subiremos para encontrar o Senhor, nos ares (1 Tessalonicenses 4:13-18). 3 - O Aspecto Proftico a) Daniel profetizou que, nos ltimos dias, a cincia se multiplicaria. Estamos vendo isto acontecer (Daniel 12:4). b) Ezequiel profetizou que os judeus voltariam terra prometida (Ezequiel 37:21-23). 1 - Depois de 1.900 anos espalhados pelo mundo, os Judeus retornaram em 1948 e l esto at hoje, contra tudo e todos (Ezequiel 38:8). c) Aps o arrebatamento, o anticristo vir e estabelecer o seu reinado com a ajuda de dez naes e do Imprio Romano, que nunca caiu, pois at hoje Roma possui um Csar cujo poder reconhecido no mundo inteiro: o prprio Papa (Apocalipse 17). Este Imprio durar

sete anos, quando ento Jesus voltar para destruir as foras satnicas. d) O Imprio do anticristo - 7 anos. (Daniel 9:26-27). e) A procedncia do Imprio - viso de Nabucodonosor (Daniel 2:1-5; 7:16-25). 1 - A 1 fase do reinado do anticristo - falsa paz (Daniel 9:27). 2 - A aliana com as dez naes. (Apocalipse 17:3, 12-9). 3 - A aliana com a grande prostituta (Apocalipse 13:7-9; 17:19). 4 - A aliana com Israel e a reconstruo do templo (Daniel 9:25-27). 5) A 2 fase do reinado do anticristo - dores (Apocalipse 9:1-12). 6) A guerra entre as dez naes (Daniel 2:42-43). 7) A destruio da grande prostituta (Apocalipse 17:15-17). 8) A marca da besta e a tecnologia atual (Apocalipse 13:16-18). 4) Cremos no haver dvida de que a segunda vinda de Cristo se dar em duas fases: Arrebatamento da igreja, e manifestao da pessoa de Cristo em glria. a) Na primeira fase, o arrebatamento da igreja, Jesus vir para os seus. No tocar os seus ps na terra, tampouco ser visvel ao mundo. Ele vir at s nuvens, onde receber a sua igreja para que com ele adentre s manses celestiais (1 Tessalonicenses 4:17). b) J na segunda fase, a manifestao propriamente dita, sete anos aps a primeira, Jesus vir com os seus. Nesse momento, sim, todo olho o ver, no como um Cristo abatido e humilhado, mas exaltado e triunfante (Zacarias 14:4). 5) A Batalha do Armagedom a) A palavra ARMAGEDOM significa monte de megido. Tambm conhecido como a plancie de Jezreel. Nesse amplo e espaoso lugar, os exrcitos do anticristo estaro congregados para o ataque decisivo contra Jerusalm. b) Quando Jerusalm estiver cercada pelos exrcitos do anticristo e aos Judeus no restar escape, ento eles clamaro angustiados pelo auxlio de Deus. Nesta hora, dar-se- a manifestao de Jesus, revestido com poder e glria (Isaias 52:8; Mateus 24:30). c) O triunfo de Jesus sobre os exrcitos do anticristo ser esmagador. Destruindo os exrcitos hostis a Israel, o anticristo e o falso profeta sero lanados no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 19:20).

6) O Milnio a) Ao aprisionamento de Satans, seguir-se-o mil anos de paz e de governo perfeito sob o reinado do Senhor Jesus, assinalando o comeo de uma nova dispensao (Apocalipse 20:6). b) Esse perodo no o princpio de um mundo novo, mas o fim de um mundo antigo. O que o sbado judaico para a semana, assim ser o milnio para a era presente. c) Dois grupos de povos distintos tomaro parte no milnio: os crentes glorificados, consistindo dos santos do antigo e do novo testamento, da igreja triunfante, dos santos oriundos da grande tribulao; e os povos naturais, em estado fsico normal, vivendo na terra, a saber: judeus salvos sados da grande tribulao, gentios poupados no julgamento das naes e o povo nascido durante o milnio propriamente dito. d) No milnio, a igreja estar glorificada com Cristo na Jerusalm celestial. A igreja exercer a co-regncia com Cristo durante esse perodo (Apocalipse 21:22-23) revestidos de um corpo glorificado, os salvos estaro acima das limitaes do tempo e do espao sujeitos quando ainda em seus corpos mortais. Tero um corpo como o de Cristo Ressurreto, que se locomove sem obstculos e sem barreiras. e) A prpria terra passar por transformaes que alteraro sensivelmente, para melhor, o seu clima e sua produtividade. Tambm os animais sofrero mudana na sua natureza durante essa poca urea. A ferocidade deles ser removida para dar lugar docilidade. No mais se atacaro, nem, representaro qualquer ameaa ao homem. (Isaias 65:25). f) Toda criao, afetada que foi pela queda do homem, de igual modo participar das bnos decorrentes do governo milenar de Cristo (Romanos 8:18-23). 7) Terminado o milnio, Satans ser novamente solto por um breve espao de tempo (Apocalipse 20:7). Esta soltura de Satans servir para: a) provar s pessoas que nasceram durante o milnio; b) demonstrar pela ltima vez quo pecaminosa a natureza humana, e que o homem por s mesmo jamais se salvar, mesmo sob as melhores condies; c) demonstrar que o Diabo completamente incorrigvel. 8) Satans sai a ajuntar as naes da terra para a batalha, mas ser derrotado e lanado no lago de fogo e enxofre onde est a besta e o falso profeta (Apocalipse 20:8-10). 9) Aps este evento, ser estabelecido o Juzo do grande trono branco, o Juzo Final. nessa poca que todos os mpios mortos

ressuscitaro para ouvir sua sentena final diante do trono de Deus. At mesmo a morte e o inferno sero lanados no lago de fogo, a segunda morte. (Apocalipse 20:11-15).

Potrebbero piacerti anche