Sei sulla pagina 1di 2

n.

20 - julho - 2008
Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais

ISSN 0103-4413

Av. Jos Cndido da Silveira, 1.647 - Cidade Nova - 31170-000 Belo Horizonte - MG - site: www.epamig.br - e-mail: faleconosco@epamig.br

BOTNICA, DESCRIO DA PLANTA E ASPECTOS TCNICOS DO CULTIVO DA OLIVEIRA1


Joo Vieira Neto2 Adelson Francisco de Oliveira3 Nilton Caetano de Oliveira4 Henrique da Silva Silveira Duarte5 Emerson Dias Gonalves6 BOTNICA E DESCRIO DA PLANTA A oliveira (Olea europaea L.) pertence famlia Oleaceae e, quando cultivada, uma rvore de tamanho mdio e formato arredondado, cujo porte, densidade da copa e cor da madeira variam em funo da cultivar e das condies de cultivo. Apresenta duas fases diferenciadas: a juvenil e a adulta. Na fase juvenil, apresenta folhas mais curtas e grossas e ramos com comprimento de entrens menor. Na fase adulta, alcana a sua capacidade reprodutiva apresentando folhas maiores e mais delgadas, e ramos com entrens de comprimento maior. O sistema radicular caracterizado como raiz pivotante central, quando a planta se origina da semente, enquanto que a planta proveniente de propagao vegetativa, estaquia, apresenta um sistema radicular fasciculado. As folhas adultas so de forma simples e elptico-lanceoladas com comprimento de 5 a 7 cm e largura de 1 a 1,5 cm. O lado de cima da folha (adaxial) de colorao verde-escura, enquanto o lado de baixo (abaxial) de colorao prateada. A inflorescncia uma pancula e a flor constituda por quatro spalas verdes e soldadas, que formam um clice com quatro ptalas brancas que tambm so soldadas pela base para formar a corola. O fruto, denominado azeitona, uma drupa de tamanho pequeno e de forma elipsoidal, cujas dimenses variam em funo da variedade, podendo apresentar entre 1 e 4 cm de comprimento e dimetro de 0,6 a 2 cm. Possui uma s semente e composto de trs tecidos fundamentais: endocarpo que corresponde ao caroo, o mesocarpo polpa e o pericarpo pele. A sua colorao vai de verde a preto, passando por tonalidades de verde-palha a arroxeada. No ponto de transio de verde-palha a arroxeada que apresenta maior rendimento de azeite. EXIGNCIAS CLIMTICAS E ESCOLHA DO LOCAL DE PLANTIO A oliveira uma planta de clima temperado, necessitando de baixas temperaturas no perodo que antecede a florao para ocorrncia de produes satisfatrias.

1Circular Tcnica produzida pela EPAMIG - Centro Tecnolgico do Sul de Minas (CTSM). Tel.: (35) 3821-6244 Correio eletrnico: ctsm@epamig.ufla.br Apoio FAPEMIG e CNPq. 2Engo Agro, D.Sc., Pesq. EPAMIG-CTSM-FEMF/Bolsista FAPEMIG, CEP 37517-000 Maria da F-MG. Correio eletrnico: joaovieira@epamig.br 3Engo Agro, D.Sc., Pesq. EPAMIG-CTSM/Bolsista FAPEMIG, Caixa Postal 176, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico adelson@epamig.ufla.br 4Bilogo, Gerente EPAMIG-CTSM-FEMF, CEP 37517-000 Maria da F-MG. Correio eletrnico: niltoncaetano@epamig.br 5Engo Agro, Ps-graduando Fitopatologia, UFV, CEP 36570-000 Viosa-MG. Correio eletrnico: hdssd@yahoo.com.br 6Engo Agro, D.Sc., Pesq. EPAMIG-CTSM-FEMF, CEP 37517-000 Maria da F-MG. Correio eletrnico: emerson@epamig.br

2
Temperaturas de inverno (mdias) entre 8C e 10C, no ultrapassando 21C, altitudes variveis (200 1.300 m) e regime de chuvas superior a 800 mm anuais so suficientes para produes econmicas. Deve ser usado preferencialmente terrenos planos ou suavemente ondulados para facilitar a colheita e os tratos culturais. Mas o plantio poder ser feito em locais com at 50% de declividade. O plantio deve ser feito em locais que tenham maior exposio luz solar (preferencialmente a face norte do terreno). Evitar plantios em terrenos sombreados, muito encharcados, e em vales ou baixadas, fugindo, assim, dos riscos de geadas. Dar preferncia a terrenos com boa drenagem e solos profundos e maior ateno no preparo da cova, haja vista que a oliveira uma rvore longeva, o que permitir um bom crescimento e desenvolvimento da planta, e, conseqentemente, boas produes de azeitona. ESCOLHA DE CULTIVARES Primeiramente deve-se definir o destino das frutas produzidas. As cultivares listadas no Quadro 1 foram avaliadas quanto a sua aptido para Maria da F, Sul de Minas Gerais, e regies adjacentes.
QUADRO 1- Finalidade de uso de algumas cultivares

Mesa Ascolano 315 Manzanilla 215 Tafahi 391

Azeite Maria da F Arbequina Salome 488

Dupla finalidade Grappolo 541 Grappolo 550 Grappolo 561

Aps a deciso sobre quais cultivares que sero implantadas na rea, no mnimo duas, o produtor dever comprar mudas certificadas, verificando a idoneidade do viveirista, pois, para ter xito no seu investimento, deve-se iniciar com uma boa muda. ESPAAMENTO Em plantios convencionais, devem-se utilizar 4 m entre plantas e 6 m entre fileiras. POCA DE PLANTIO O plantio poder ser feito em qualquer poca do ano, preferencialmente no perodo chuvoso. Caso seja feito o plantio no perodo seco, necessitar de irrigao para que ocorra o pegamento da muda. PODA A poda visa eliminar partes da planta para que forme uma planta com boa estrutura de copa e, assim, obtenha boas produes. Pode ser realizada em qualquer poca do ano, de acordo com a necessidade de cada planta. H que se considerar que a oliveira frutifica em ramos do ano anterior e que o crescimento da azeitona concentra-se na parte mediana de cada ramo. Essa alternncia de produo em conseqncia do exaurimento de nutrientes do solo e da incapacidade das plantas de formarem ramos para diferenciao floral ao mesmo tempo em que produzem frutos. Aps o plantio da muda, devem-se eliminar todos os brotos que crescem e desenvolvem ao longo do tempo nos 50 cm da parte inferior da planta sempre que necessrio. Na parte superior, deixam-se todas as brotaes para que formem a copa da planta. Quando a planta atingir cerca de 1 m de altura, deve-se fazer o corte do ramo principal para aumentar as brotaes laterais e promover uma boa formao de copa. Quando a planta tiver com a copa praticamente formada (aproximadamente 18 meses), eliminar aqueles ramos na vertical no centro da copa. Com isso, a planta cresce e desenvolve at atingir a altura aproximada de 5 m. Entretanto, se os ramos ultrapassarem essa altura, devero ser podados para que no dificulte a colheita. A poda deve ser realizada sempre que necessrio, em especial, aps a colheita, com a eliminao de ramos secos e malformados, utilizando as seguintes ferramentas: tesoura de poda, podo e serrote curvo. Em plantios comerciais, recomenda-se a diviso da rea em talhes com plantas em diferentes idades. Essa prtica, alm de facilitar o manejo da cultura, pode reduzir possveis efeitos de alternncia de produo por causa de realizao de podas anuais.

Departamento de Transferncia e Difuso de Tecnologia - DPTD Diviso de Publicaes - DVPU

Potrebbero piacerti anche