Sei sulla pagina 1di 56

Dante Gatto

A NOITE DENTRO DA NOITE

CUIAB (MT)

2002

A noite dentro da noite foi escrita em 1986 e em 1990 recebeu o Prmio Textos inditos do interior. Ano 90 (5000 BTNs), do Projeto Oswald de Andrade de Dramaturgia, promovido pela Secretaria do Estado da Cultura de So Paulo. Fizeram parte da comisso de prseleo, Norival Rizzo, Jos Geraldo Rocha e Gonalo Luiz de Melo; e da comisso julgadora, Fauze Arap, Irene Ravache, Llia Abramo, Mrio Prata, Marisa Orth, Sergio Mamberti e Wilma de Souza. A pea ainda no foi ao palco, pelo menos que eu saiba. As tentativas, no entanto, foram muitas, isto ainda naqueles anos em que foi escrita, na Rua Rosa Peretti, 510 em Presidente Prudente. Alis, a motivao para escrev-la obtive dos amigos que me cercavam e que, alm do apreo pelo palco, ambicionavam um espetculo gil, com um cenrio modesto que pudesse ser montado facilmente at em palcos improvisados. Minha maior incentivadora foi minha esposa Selma Ires Chiari, atriz vigorosa e apaixonada que acabou por se fazer arqueloga e desviar toda a sua energia cultura pr-colonial brasileira. Cercavamme, naqueles idos, como j anunciei, outros amigos que contriburam para que eu me aproximasse do teatro e da dramaturgia. Vou cit-los: Maximiliano Gatto, Gilberto Gomes Garcez, Carlos Francisco Freixo dos Santos, Paulo de Jesus, Cludio Domingos Dolcimsculo e Flvio Cardoso. Apenas alguns cujos nomes permaneceram na minha memria, apesar do tempo.

PERSONAGENS:

Antnio: O operrio (22) Marta: A mulher de Antnio (20) Paulo: O poltico (40) Jlia: A mulher de Paulo (30)

CENRIO:
Varanda da casa do operrio esquerda, onde transcorrer a cena com Antnio e Marta. Interior de uma casa modesta de periferia direita, onde acontecer a cena com Paulo e Jlia. Por fim, no centro, o comit eleitoral do poltico Paulo, com uma mesa, cadeiras e cartazes de propaganda poltica.

PRELDIO

ANTNIO (na parte anterior esquerda do palco, na frente do cenrio; com trajes modestos; transfigurado de emoo). A manh chegou imperturbavelmente. O sol me bateu na cara indiferente a tudo que eu sentia logo que abri a porta para mais um dia. Interminvel dia! De horas lentas e nervosas (como todos os dias da minha vida). Mas nesta manh, que se sucedeu a uma insnia terrvel, quando em flashes eu reconstitui toda minha vida intil e vazia, eu me sentia mais cansado. Avancei pela rua a passos lentos, mas o ponteiro dos segundos, pesadamente, exigia-me "responsabilidades" que nunca antes pareceram-me to cruis. Tomei o nibus, o mesmo de todos os dias, que se arrastava no limite da sua capacidade, fechando a porta com dificuldade numa unidade aparente de tantas faces operrias, duras, recrudescidas, paradas, como se fossem todos mortos (como eu prprio).

Fui atacado por uma nusea sbita, crise violenta das minhas perturbaes hepticas. O ar se tornou irrespirvel, as janelas inacessveis. O barulho do trnsito retumbava na minha cabea que doa, meu Deus, como doa. Senti que era o fim. Desmaiaria? Morreria? Tive nsias de gritar e para meu prprio espanto gritei: Chega! Pra que eu quero descer! Paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara! Vislumbrei figuras assustadas e houve risos que distingui avanando para a sada, totalmente brio. Amparados por barreiras de corpos que me comprimiam ou me expeliam na seqncia dos gingados do coletivo. Naquele momento no me importei com nada. No me importei com o escndalo, no, nem um pouco. O certo ou o errado? Viver desta ou daquela maneira? E tudo me pareceu to ridculo. A aceitao me pareceu absurda! A resignao me pareceu pattica! Ah... incomensurvel chuva dos desatinos humanos. Os padres de comportamento e toda sorte dos valores coletivos: o inconsciente das massas como um mar inexpugnvel. As convenes hipcritas, os ideais mesquinhos,

o amor canalizado, o destino delineado e a iluso do livre-arbtrio. Chega! E me senti mais lcido do que nunca! Como um velho vulco subitamente ativo atirei ao cu da minha conscincia todo o magma agora incandescente que h tanto tempo morava dentro de mim pesado e clido, latejando, quase cristalizado pelo condicionamento, liqefazendo-se lentamente em densas e amargas gotas que abarcavam o corao cansado numa melancolia indecifrada que sempre me acompanhou. Alcancei finalmente a porta de sada, mas estava fechada. Chutei-a no limite das minhas foras. Tive vontade de matar o motorista com a esferogrfica e me virei com esta inteno apoiando-me na porta que subitamente abriu. Cairia pesadamente no cho estorricado se uma rvore no me segurasse com seus braos de galhos e sombra densa e reconfortante. E fiquei ali, imvel, de olhos fechados, quase abraado ao tronco, sentindo o cheiro das folhas, sorvendo o frescor da brisa, enchendo os pulmes, oxigenando o crebro,

numa satisfao demorada, sem dar conta de mais nada na veia nervosa da cidade. Estranhamente me senti mais livre. Esta manh eu fui a p para o trabalho. (Antnio ocupa seu lugar no cenrio e senta-se; Marta entra cheia de vida, mas demonstra cansao).

CENA I (Marta e Antnio)

MARTA Ooooi! ANTNIO Oi! MARTA Puxa vida, estou morta... Foi um dia longo. (estica-se, boceja) Voc sabe aquela mulher que mora ali, na esquina? ANTNIO Sei. MARTA Ento, ela foi embora, assim sem mais nem menos, levando a caula e disse que no sabe quando volta. Que absurdo, no ? (Espera pela opinio de Antnio que no se manifesta.) Eu realmente no sei o que pode levar uma pessoa a cometer uma atitude dessa. Eu fiz a janela pra eles, voc no se importa, no ? ANTNIO claro que no. Eu s acho que voc no devia se cansar tanto. MARTA O estranho que ela parecia uma mulher to responsvel, to boa, religiosa at. ANTNIO No se preocupe, eles podem se virar sozinhos, so quase adultos e ela no levou o pequeno? MARTA (Depois de um breve silncio, subitamente fagueira) Tenho uma novidade! Estou arrumando um emprego e parece que vai dar certo. (Antnio permanece em silncio) Eu conversei com um deputado e ele assegurou que vai me arrumar alguma coisa, talvez secretria. O que voc acha? ANTNIO Eu acho que... voc no deve esperar por isso. Meu amor, so promessas de candidato. MARTA , eu sei, mas estou cheia de esperanas (Examina-o) O que h com voc hoje, heim?... No est normal. Algum problema?

10

ANTNIO No, nada... no nada... eu, daqui a pouco vou dormir. Fique aqui comigo, vamos conversar. MARTA Insnia? ANTNIO ...sei l... eu estou cansado, mas no vou conseguir dormir. MARTA claro que voc tem um problema. ANTNIO No... MARTA No?!! ANTNIO Eu no sei. MARTA Eu te conheo to bem, meu amor. Voc pra mim transparente. Sei de longe quando voc no est bom. Acho que voc fica fazendo rodeios s par eu pegar no teu p, no ? ANTNIO Realmente, eu no sei. MARTA Como no sabe? ANTNIO Eu no sei como dizer. MARTA Voc est preocupado com nossas contas? ANTNIO No... MARTA Pode ficar tranqilo. Eu emprestei da minha me e a gente paga com o dcimo-terceiro. Ento, o que voc acha? ANTNIO ... MARTA Mais tranqilo agora? ANTNIO Claro. MARTA Mas no isto, no ? alguma outra coisa.

11

ANTNIO No se preocupe, vai. MARTA Se, ao menos, voc me dissesse. ANTNIO Eu j disse, eu no sei como... falar, entende? (Marta faz um gesto de impotncia) Fique aqui comigo. No, melhor voc ir dormir voc deve estar muito cansada. MARTA Estou sim, mas quero ficar ao teu lado... na alegria e na tristeza. (Antnio pra diante do publico e se comporta como se olhasse a noite atravs de uma janela). ANTNIO Voc viu como a noite est linda. MARTA (Ligeiramente preocupada) E na fabrica, voc est com alguma dificuldade na fabrica? ANTNIO No, eu j no ligo mais.(Muda de tom, repentinamente com revolta) Acostumei-me a viver mergulhado na merda. No estou nem a. MARTA Voc est revoltado. ( Depois de uma breve pausa) Eu no sabia que era to ruim. ANTNIO um lixo! Eles sugam aqueles infelizes at exausto e ainda os babacas esto muito agradecidos por terem emprego. deplorvel! Como eu no vou ficar revoltado com este estado de coisas. MARTA (Medindo as palavras, depois de refletir) Eu acho que... cada um tem conforme o seu merecimento. O teu salrio no to ruim assim, voc no pode reclamar. ANTNIO T brincando? Uma droga de salrio. Trabalho oito horas por dia e mais duas horas dentro do maldito nibus pra qu? Pra gente comer e pagar o aluguel. (Demonstra cansao e impacincia) Eu estou cansado e no quero mais falar nisto. MARTA Eu acho que voc est se precipitando. Ns temos muitas contas.

12

ANTNIO Sabe como : A vida me parece uma luta intil. A gente vive pra que, p! MARTA A gente vive e pronto! (Pensa um pouco e continua mais amena) A gente precisa ter f na vida. A vida remisso. Um dia atrs do outro e voc vai ver como tudo melhora. ANTNIO No bem isso, entende? MARTA Voc muito novo. Haver muitas oportunidades. ANTNIO (Explicando) Escuta: No a pobreza que me exaspera tanto. MARTA (D sinais que entende, mais insiste) A gente no pode desanimar jamais. ANTNIO Claro, claro... Ei, porque voc no faz um caf? MARTA Ficou louco? Voc precisa dormir. ANTNIO Eu no vou conseguir dormir, no adianta. MARTA Voc est deprimido, isto, voc est deprimido em virtude do cansao. uma estafa mental que voc tem. melhor descansar. (Sai a procura de alguma coisa) Acho que tenho um tranqilizante por aqui. No se aborrea, amanh a vida ter um outro sabor. (Lembrando-se) Ah... por falar nisto, ns estamos sem p de caf. ANTNIO Por favor, no me venha com tranqilizante. No vai fazer efeito mesmo. MARTA Mas como? voc precisa dormir para levantar cedo amanh. ANTNIO (Com uma discreta revolta) Que me importa o amanh. Eu no vou trabalhar... MARTA Certo, amanh voc no vai trabalhar, vai ao mdico, porque insnia doena. (Antnio vai dizer alguma coisa mais desiste) Eu telefono pra fbrica avisando e fica tudo bem.

13

ANTNIO (Cedendo) Est bem, meu amor, vamos beber alguma coisa. MARTA J sei, um ch!! (Antnio nega com a cabea, quase sorrindo) o mais indicado nesta situao. Eu vou preparar. (Marta sai rapidamente e Antnio, sozinho, procura alguma coisa, caminhando pela sala). ANTNIO (Conversando consigo mesmo, moldando uma idia imprecisa, procurando as palavras). No h verso que eu escreva que no caia sobre minha cabea. No h pensamento meu, cristalizado que no seja tmido recado. No h audcia ou plido medo que no tragam as cores do degredo. No h fome condicionalmente recalcada que no me leve para a mesma estrada. No h remorso ou dio contido que no tenha um sabor inconsentido. No h manh azul de primavera que no seja marcada pela espera. No h dia claro ou noite escura que no sirva para velha procura. No h dia, nem hora, nem segundo que no resvale no fundo do mais fundo. MARTA (Entrando, decepcionada) Emprestei o ch pra vizinha que ganhou nen.

14

ANTNIO (Arrancado do ensimesmamento) Heim? Tudo bem, deixa pra l. Onde est aquele vinho? MARTA Ah, no. Voc no vai beber aquele vinho, vai fazer mal pro teu fgado. ANTNIO Eu s vou tomar um golinho. MARTA Eu te conheo. ANTNIO Onde est? MARTA (Emburrada) Eu no sei. (Antnio encontra a garrafa). ANTNIO Ah... encontrei. (D uma talagada no gargalo) No se preocupe, eu no vou me embriagar. Voc quer? MARTA No! Eu no sei como voc consegue beber isto. ANTNIO Eu preciso... descobrir... um caminho. (Mudando de tom) A bebida mgica! Ela eleva as pessoas, com suas asas onricas. MARTA (Contestadora) Mas isto no mgica nenhuma. (Mudando de tom) Eu no preciso disto. Quando eu bebo porque estou com sede. ANTNIO (Pensa por alguns segundos) Voc ... ... forte, no ? MARTA (Surpreendida) Eu? Voc acha que eu sou forte? ANTNIO (Perplexo)Eu no sei. Eu no sei se preciso ser forte ou ser... fraco para resistir. MARTA (Com carinho) Voc est to confuso. Meu amor, preciso ter f! ANTNIO F em qu? MARTA Ora, f na vida. F em Deus! (Enfatizando) F na justia divina!

15

ANTNIO Na justia divina? (Para, pensa e se cansa) Parece-me uma luta desigual, injusta e... monstruosa. MARTA Afinal, do que voc est falando? ANTNIO Da maldita vida que levamos... MARTA (Perplexa) Mas eu sempre pensei que voc fosse feliz. ANTNIO Eu... estava, de uma certa forma ... feliz, at... (Antnio no encontra as palavras, demonstra inquietao) MARTA (Cobrando uma concluso) Sim. ANTNIO (Desajeitado) Como possvel ser feliz neste mundo... injusto, repressor... MARTA (Segura, com carinho, explicativa) Eu acho que a felicidade est em ns. Se estamos sofrendo porque de alguma forma merecemos. (Com nfase) Estamos cumprindo a nossa misso! (Antnio permanece atento e d sinais discretos de descrena) As pessoas podem ser felizes aqui ou em Paris ou no Piau, pobres ou ricos, conscientes ou inconscientes, em qualquer fase das transformaes sociais. (Toma flego) Nisto eu acredito e por isto saberei ser feliz aqui como se fosse o melhor dos mundos. (Animadora) Ns ainda seremos muito felizes, mas do que somos, porque a felicidade est em ns. Toda a liberdade e todo a justia bastante para no precisarmos mais viver. ANTNIO ... talvez. MARTA Pode ter certeza: tudo isto vai passar. ANTNIO Voc j pensou que eu posso no querer que passe? MARTA No, eu no pensei que... ANTNIO Eu estou de uma certa forma deslumbrado, entende?

16

MARTA No. Eu s consigo entender que voc est sofrendo. ANTNIO Tudo tem um encanto que eu nunca experimentei antes. MARTA Eu no estou entendendo. (Pensa por alguns segundos) Eu acho que voc no deve se deixar levar seja l pelo que for ANTNIO No possvel Eu mudei, voc entende? Eu mudei e isto irreversvel. Eu sinto que conquistei alguma coisa minha, nasceu dentro de mim, inesperadamente. Eu o reconheo meu. MARTA Eu no sei do que voc est falando. ANTNIO (Hesita, mas acaba por arremessar subitamente) Do meu dio, minha querida. MARTA O qu? ANTNIO Do meu dio ou chame como quiser. dio a tudo que torna escravo. MARTA Isto um absurdo. ANTNIO E sinto que melhor de mim. MARTA Eu no estou te compreendendo. Ser que voc ficou louco ou est brincando comigo? ANTONIO claro que no. MARTA (Procurando se acalmar) Voc no est entendendo a extenso da loucura que isso significa? Eu no posso acreditar. (Marta est inquieta, caminha pela sala) Voc deve... reprimir este sentimento... pelo amor de Deus. ANTNIO Como eu poderia? No, eu no posso, voc no entende? MARTA No!

17

ANTNIO uma coisa muito forte; como um pedao de mim. (Emocionando-se) Talvez seja minha nica... verdade. MARTA (Permanece alguns segundos sem saber o que dizer) um sentimento negativo, destrutivo. ANTONIO (Como se no ouvisse) A nica coisa realmente minha! MARTA (Com carinho e tristeza) Meu amor, voc est...doente. (Antnio olhava-a com surpresa; Marta tenta explicar-se) Eu acho que voc est muito confuso. Pra mim tudo to claro: Como se pode alimentar um sentimento destes. dio! (Respira profundamente) Isto no certo, no ... normal. ANTNIO (Tem uma imediata expresso de tristeza que se transforma em revolta e ironia) Eu bem sei o que queriam de mim: que eu fosse mais um... pregador do amor! Um mensageiro da paz! Mais isto j no possvel, (Apelativo) Seria a negao de mim, entende? Seria uma corrupo intima j que eu pressinto esse amor... corrosivo e pernicioso. MARTA (Aterrada) Meu Deus! ANTNIO (Encarando Marta. Libertando cada palavra com esforo) Eu no pretendo aderia moral dos ressentidos que travestem sua impotncia em bondade e perdo. (Marta est soterrada pela perplexidade. Antnio procura as palavras, caminhando pelo palco e arremessa subitamente) Eu quero esta fora bruta das minhas entranhas que reduz os sentimentos mascarados em anemia e promiscuidade. (Volta-se para Marta com carinho) Meu amor, por favor, me entenda! O que a justia divina de que voc fala seno um desejo mrbido de vingana. Uma vingana adiada... MARTA No, no... ANTNIO O que o Reino de Deus seno produto do dio e da vingana. O dio mascarado... MARTA (Explodindo) No, no, no, no, Pra mim no assim, voc sabe muito bem!

18

ANTNIO (Acalmando-se, conciliador) Ns temos um noite imensa pra conversar. S ns dois... e a noite. A noite nossa. Fique comigo. MARTA Claro, eu fico. Eu acho que voc est muito pessimista, muito descrente. (Reflete por alguns instantes e retoma em outro tom) Eu sinto necessidade de Deus; sinto a dignidade de uma criatura de Deus. (Respira profundamente) Eu no sei por que estou dizendo isto j que voc no acredita mesmo. ANTNIO No, continue, eu quero ouvir, por favor. MARTA (Carinhosa, envolvente) Meu amor, ns somos filhos de Deus! Eu gostaria tanto que voc acreditasse nisto. Ns fomos criados por Deus e s descansaremos em Deus. Separado Dele o homem se torna desumano consigo... e com seus semelhantes. Se estamos com Deus viveremos melhor com as pessoas. (Cuidadosa) Eu sei, s vezes, tudo fica... muito difcil. A minha vida foi muito pior que a tua. ANTNIO Voc est me achando... Imaturo? MARTA Eu acho que... Eu no sei, no sei. S sei que vai passar. ANTNIO (Fugindo do olhar envolvente de Marta, hesitante e irnico) Eu poderia estar como na semana passada: ileso, sbrio, sorridente, otimista, bem comportado e caminhar sobre as coisas sem consider-las como quem carrega a verdade... (Sorri com tristeza) A verdade! E responder aos estmulos, e atender as necessidades, dormir, acordar, trabalhar, dormir para acordar de novo, e no pensar, no cogitar, no me atrever, dentro dos limites preestabelecidos. MARTA (Busca o olhar do marido) Meu amor, como poderia ser diferente? (Tenta tomar-lhe a garrafa) Voc est muito abatido. Pra de beber que voc j est de fogo. ANTNIO (Trazendo a garrafa para si) No, no se preocupe, eu estou bem. MARTA J muito tarde, voc precisa dormir. ANTNIO A noite... (com emoo) A noite uma criana.

19

MARTA (Olhando atentamente para Antnio) Meu Deus, voc est to estranho. De repente eu no sei mais que te conheo. ANTNIO (Revolta cama) Nem eu prprio me reconheo, meu amor. (Caminha e bebe) Estou diante de mim, diante dos pedaos do que fui e j no consigo mais me reconstituir com esses miserveis cacos. (Pausadamente, amargo) Uniformes, mesquinhos cacos! Esculpida na medida da mediocridade que queriam de mim. MARTA Do que voc est falando? Eu acho que voc no deveria ficar procurando culpados.(Pensa por alguns segundos e prossegue com uma leve agressividade) Ningum queria nada! Voc o nico culpado... seja l do que for. ANTNIO (Com leve ironia) Voc tem razo... MARTA (Novamente carinhosa) Gostaria tanto de poder te ajudar. Eu gostaria tanto de mergulhar no teu ntimo. O que vai pelo teu corao, meu amor? ANTNIO (Hesitante) Diante dos meus olhos... uma matiz indita. As cores da vida, que tristes elas so: o vermelho morte, o amarelo fome, o verde lgrima, o azul solido e nuanas confusas do dio, e revolta, medo, paixo, impotncia... se misturam, se enlaam, se lambuzam numa cor indistinta, abjeta... Tem um cheiro podre de hipocrisia no ar pesado que o respira. (Com um sorriso amargo) Retumba na minha cabea o ltimo grito... da prostituta atropelada. MARTA (Permanece por alguns segundos em silncio) Voc est confuso... O frio materialismo gerou esse impasse, meu querido. (Fala pausadamente) Sem Deus a ordem moral se desintegra, o esprito se perde. Voc desdenha Deus. Ele imprescindvel. Principio e fim do homem no mundo. Toda justia vem dele! Os problemas humanos so solucionveis a luz de uma sincera e ativa f. ANTNIO (Interrompendo) Por favor, no me venha falar em... Justia Divina. (Com ironia) Aceitao em nome da Justia Divina? MARTA (Nervosa) .

20

ANTNIO Pra mim, a aceitao desta vida tem outra receita. MARTA (Desafiante) Ento, me diz, do que ela feita? ANTNIO (Aceitando o desafio). Ela feita no calor do dia, na noite escura o impressentido abrao. Sol a sol, copo a copo, passo a passo, nessa sua inexorvel alquimia. Protege-a ... muralhas de cansao... A mo do medo as fez! Quem diria! E as brancas chagas dessa guerra fria, e a cada fuga o imprevisvel lao. vida, ela sempre est comigo e me convida ao calor do seu abrigo: (ou) sigo o rebanho, (ou) sigo a esmo ... Como se toda a minha parca vida fosse somente uma nefasta ida: eu, para mais distante de mim mesmo.

21

INTERLDIO

ATOR 1 uma luta, sinto. ATOR 2 mais: uma guerra! ATOR 1 De mundos distintos como cu e terra. ATOR 2 Vontades opostas! ATOR 1 Indivduo vrio, carrega nas costas o teu vil fadrio. ATOR 2 Vem educao! ATOR 1 Seja l qual for... ATOR 2 Torna a criao igual ao criador. ATOR 1 E vem o Estado! ATOR 2 Respeito a Bandeira, atento soldado das nossas fileiras. ATOR 1 Respeito ao braso e muito civismo, fazendo a nao com patriotismo. ATOR 2 E vem as polticas! ATOR 1 O partido ensina. ATOR 2 Eu sei como ficas: com mais disciplina. ATOR 1 E vem a igreja! ATOR 2 Afinal, a eleita. ATOR 1 Os mistrios eleja, os dogmas aceita.

22

ATOR 2 Rejeitas as normas, foges ao padro e no te conformas com a situao? ATOR 1 Louco! ATOR 2 Subversivo! ATOR 1 Herege! ATOR 2 Traidor! ATOR 1 Dissidente! ATOR 2 Excomungado! ATOR 1 Pecador! ATOR 2 Imoral! ATOR 1 Vagabundo! ATOR 2 Desertor! ATOR 1 Mas se tua razo... ATOR 2 A amada verdade... ATOR 1 Esto no padro da moralidade. ATOR 2 Ento s aceito. ATOR 1 At respeitado! ATOR 2 Sers, com efeito, um cara cotado. ATOR 1 Que pobre iluso! s escravo apenas: pssaros no cho, despido de penas. ATOR 2 Conflitos parte, pensa no teu ganho e vai, sem alarde, seguir o rebanho.

23

ATOR 1 Levas na retina, indignao gnea. Muita adrenalina na veia sangnea. ATOR 2 Naquela quimera, invisvel n. Ser longa a espera como a de Jac. ATOR 1 O teu pensamento? ATOR 2 Nem este teu. ATOR 1 J vinha no vento que voc recebeu. ATOR 2 Tuas pobres palavras? ATOR 1 Que triste deidade. ATOR 2 So Meras escravas da realidade. ATOR 1 A tua liberdade? ATOR 2 Uma grande piada. ATOR 1 Mais um na cidade em busca do nada. ATOR 2 Verdade... Verdade... Que mundo precrio! A moralidade, o instinto gregrio... ATOR 1 Verdade... Verdade... Efmera, v! Por necessidade mais uma manh. ATOR 2 Verdade... Verdade... Nesta nova moral, por comodidade, tem o bem e o mal! ATOR 2 Verdade... Verdade... Teu maniquesmo mesmo vontade de mais fetichismo. AMBOS Verdade... Verdade...

24

CENA II (Jlia e Paulo)

(Jlia est sozinha no cenrio direita e fuma. Veste-se com simplicidade). PAULO (Off) Senhoras e senhores, amigos, operrios, donas de casa, trabalhadores do campo, empregadas domsticas, profissionais liberais, povo valoroso da minha valorosa terra, diante do julgamento popular das urnas venho, humildemente, oferecer a opo da minha candidatura reeleio, e, consciente de que o eleitor saber reconhecer meu incansvel trabalho pela justia, pelas crianas, pelas mulheres, pelo bem estar da populao em geral, sei que conduzir-me-o novamente para o campo de batalha das conquistas de melhores dias para todos. (aplausos) Intransigentemente defenderei os valores tradicionais da famlia, assegurarei o respeito incondicional propriedade privada e, combatendo a pornografia disseminada, preservarei a moral conservadora e os bons costumes, porque, apesar de ser um trabalhador das liberdades individuais sou contra a permissividade doentia e, tambm, posicionar-me-ei ferozmente contrrios a certas ideologias... totalitrias, vermelhas, estranhas e incompatveis ndole pacifica do nosso povo. (Muitos aplausos e exclamaes) Eu creio em Deus e sou um democrata, portanto, no aceito a convivncia com o comunismo. (Aplausos, berros, assovios) E, principalmente, amigo eleitor, lutarei pela sua segurana com mos de ferro contra esses marginais que, amparados pela poltica dos direitos humano, fazem e desfazem impunemente. Direitos humanos no so para ladres e assassinos. Eu e vocs sabemos muito bem o que eles merecem. Vou lutar por um policiamento ostensivo e pela represso contundente. Bandidos, os seus dias esto contados. (Aplausos, gritos, assovios) Certamente, respeitveis eleitores, no resta a menor duvida de quais so as vigas que amparam minha plataforma poltica; no h dvida de quais os sustentculos dos andaimes das minhas realizaes; quais so as inspiraes que norteiam minhas aes! No so outros, meus queridos eleitores, no so outros seno a democracia e o cristianismo. (A multido delira) Sim a democracia e o cristianismo! Votem em mim. (Lentamente o barulho da multido vai diminuindo). PAULO (Entrando. Est de cala social e sem camisa) Puta que o pariu, onda estamos?

25

JLIA Est se sentindo bem? PAULO (Assustado e nervoso) Meu Deus, mas que lugar este! (Passeia pelo palco, aparenta ressaca) Ah... j sei que lugar este. O que aconteceu? Que diabo estamos fazendo aqui? Voc ficou louca? JLIA Calma. Eu s no estava com vontade de ir para o hotel. PAULO (Irritado, quase gritando) Eu no acredito. No estava com vontade de ir para o hotel, mas no tinha o direito de me trazer pra c. o fim. Aumentou a minha dor de cabea. JLIA Foi a bebida, voc desmaiou no txi. PAULO A bebida coisa nenhuma. (inconformado) Eu dormi e voc cometeu o desatino de me raptar. Eu estou com dor de cabea de estar aqui, nesta espelunca, neste bairro fedorento, sem meu carro para ir embora. JLIA Voc perde o sono todas as noites com dor de cabea. Por favor, fique calmo, tente dormir. PAULO Voc sabe muito bem que eu no vou conseguir dormir aqui no meio das baratas. (Faz meno de sair) Chame um txi, vamos sair daqui. JLIA Eu tenho um comprimido na bolsa. PAULO Eu no quero comprimido nenhum. Deixa que eu chamo, onde est o telefone? JLIA No tem. PAULO (Gritando) O qu?!! Eu no acredito! JLIA (Calmamente) Por que voc no tenta dormir? PAULO V para o inferno! O que voc est pretendendo, hem? JLIA Nada, eu...

26

PAULO Eu no acredito! Tem alguma coisa muito estranha nisto tudo. (Jlia tem um ar de inconformismo) A culpa toda minha. (Inquieto caminhando) Com trs carros eu tinha que sair de txi. Aquele motorista vai pra rua. Est sempre ausente quando eu preciso dele. Tambm, se no fosse essa minha maldita preguia de dirigir! (Observa a calma de Jlia e fica mais nervoso) Voc quer me matar? um compl! Voc est conivente com a oposio para me destruir! JLIA (Nega com a cabea, esboa um sorriso, mas acaba quase suplicante) Por favor, eu s no aquento mais ficar no hotel. PAULO Absolutamente injustificvel! Incompreensvel, alis! Olha pra este lugar. No! Tem alguma coisa errada. (Paulo devassa Jlia com um olhar de censura e suspeita) Mas que roupa esta que voc est usando? (Antes que ela possa responder) Bom, no interessa, pelo menos me serve um whisky... e tira esta fantasia. JLIA No tem. PAULO No tem? JLIA No! PAULO (Quase gritando) Como no tem? JLIA (Com calma) Voc j bebeu demais. PAULO Eu sei o quanto eu posso beber, entendeu? Eu bebo socialmente, cnscio das minhas aes. JLIA E eu aquento o mal humor da ressaca. E se fosse dono das suas aes no se deixaria arrastar... PAULO Chega de conversa! O fato que no o direito de fazer isto. JLIA (Positiva) claro que eu tinha! PAULO No, no tinha!

27

JLIA Voc se d o direito de fazer o que bem entende, no ? Ser que eu no tenho o direito de no gostar de hotel? Eu j suportei todas essas noites com resignao, ser que voc no pode fazer uma concesso? (Paulo est atnito) Voc sempre age indiferente ao que eu penso. Isto mesmo de trocar o telhado de casa, voc nem me consultou, nem se dignou a me informar. Foi o jardineiro que me contou... PAULO (Depois de respirar profundamente) Porra, como voc reclama. Eu tinha que trocar aquele telhado, eu tenho as minhas razes. JLIA (Apaziguadora) Tudo bem! Tudo bem, eu s no queria ficar, hoje, num hotel. PAULO Prefere ficar aqui? JLIA Prefiro. PAULO Mas, mas... entende, isto inaceitvel... Inadmissvel! No hotel se tem conforto, a gente bem servido. Aqui... JLIA Se voc quer saber, eu acho muito mais inaceitvel algum trocar o telhado por causa da vista area. PAULO Porra, voc est a fim de me agredir? (Marta nega com a cabea) Era necessrio, aquele telhado era muito... esquisito. Ainda depois do comentrio daquele velho filho da puta. JLIA Quem? PAULO O Senador Queiroz. JLIA Ah... PAULO Sabe o que ele disse? (Imitando) Aquele telhado horroroso sua casa? Simplesmente eu no consigo sobrevoar a cidade sem perder a pacincia, ento, troco o telhado e pronto! (Marta d sinais de reprovao, mas Paulo no percebe) Velho idiota! JLIA Eu pensei que voc gostasse dele!

28

PAULO claro que eu no gosto, mas ele rico, influente, com prestigio poltico e ns estamos num ano eleitoral. Voc parece que no conhece o esquema. JLIA Claro, eu deveria saber: A natural hipocrisia! PAULO Naturalmente. JLIA Ainda no me acostumei. PAULO No se iluda, meu amor, qualquer relao humana regida pela hipocrisia ao nvel consciente ou inconsciente. A hipocrisia uma virtude social. JLIA E voc a explora conforme seus interesses polticos. PAULO (Tentando agredir) E. Talvez, seja essa a minha maior qualidade. um dom. Algum j disse que uma arte. (Jlia diante do pblico, como se estivesse olhando atravs de uma janela; Paulo a segue e permanecem ambos olhando para a janela hipottica). JLIA Que noite linda. PAULO (Transparecendo medo) Que lugar horrvel! Voc louca! Este lugar deve estar cheio de ladres e assassinos. Voc j pensou em que situao voc nos colocou? Ns estamos aqui, completamente ilhados, sem comunicao com a civilizao. JLIA Por favor, no seja trgico. Aqui existe gente como em qualquer lugar. PAULO Que insanidade! A primeira coisa que eu vou fazer amanh mandar esse barraco para o espao pra voc no ficar tentada a fazer loucuras. JLIA No da periferia que voc tira a grande maioria dos teus votos? PAULO , e da?

29

JLIA Ora, voc est sentindo na carne a problemtica dos teus eleitores. Isto no edificante? PAULO Deixa de ser cnica! JLIA Eu... PAULO (Interrompendo) Vamos acabar com este papo furado e vamos pensar em uma maneira de sair daqui. JLIA Eu gosto muito daqui e j que voc perdeu o sono, a gente pode aproveitar para conversar um pouco. PAULO (Ainda olhando para a janela) Olha, o vizinho a da frente est com a luz acesa. JLIA (Ensimesma-se, procurando como falar e no percebe a inquietao de Paulo) Eu... preciso muito saber se... voc... ainda me ama. PAULO Meu Deus, tem um negro, atrs do poste, olhando pra este lado. JLIA Voc vai ficar a olhando o negro? PAULO Ufa! Parece que est indo embora, graas a Deus! JLIA Ser que agora voc pode me ouvir? PAULO (Assustado) Ele est olhando pra c de novo. Jlia, um negro enorme. JLIA (Com tristeza e cansao) No obrigada. Eu no estou interessada, no meu tipo. PAULO Merda. No passa nenhuma viatura pra recolher esses trastes. JLIA Acho que voc nunca me amou... PAULO (Saindo da tenso) Acho que agora ele foi embora. Mas o que voc est dizendo? Eu te amo. Voc ... quase perfeita, apesar de tudo...

30

JLIA s vezes, eu me pergunto: porque eu fui me casar com voc? PAULO Voc se pergunta? Voc se casou porque voc tambm me ama, isto bvio e, alm disto eu sou rico. (Jlia fica pensativa e cabisbaixa; Paulo continua depois de um breve silncio) Voc foi a melhor secretaria que eu tive: agradvel, oportuna, belssima, lindas coxas, boa de cama, alias, a melhor! (Mudando de tom) Se bem que s vezes, fala demais e me enche o saco. JLIA (Calmamente, depois de se assegurar que Paulo no vai falar mais nada) Voc um grandissssimo canalha. PAULO (Olhando para Jlia com satisfao) Eu gosto quando voc fica zangada. JLIA Voc me manobra, no ? PAULO (Pensa com cuidado antes de responder) Sabe, eu conheo as pessoas, respeito a medida das coisas, observo as convenes do inconsciente... e conquisto tudo o que eu quero. JLIA Pra voc eu fui assim... como uma eleio? PAULO (Concorda com certa relutncia, depois de rir da comparao) A mais difcil, a mais desejada, a mais inesperada vitria. JLIA No pense que eu fico feliz por isso. PAULO Pois eu acho que deveria ficar. JLIA (Com revolta) S mostra a extenso da minha estupidez. PAULO (Divagando) Voc era diferente! Pra as outras bastavam flores, jias... Era um envolvimento previsvel, afinal de contas era um aliciamento unilateral, uma caada covarde. (Explica com certo tdio) Porque a rvore do movimento libertrio feminino ainda est plantada em solo machista, patriarcal, falocrtico. JLIA Voc acha que eu fujo a esta regra?

31

PAULO Eu no sei, voc era diferente! Inusitada, incorruptvel, impermevel. JLIA (Tristemente) Como se ama a um desafio. Como se pode amar a um inimigo... antes de destru-lo. PAULO (Como se no ouvisse, envolto em suas lembranas) Voc era forte! Voc estabelecia um equilbrio de foras comigo porque eu precisava de voc e voc no precisava de mim. Estava satisfeita com a tua posio o bastante para ser honesta. Seria to fcil arrancar tudo de mim, mas voc no queria. (Com uma certa mgoa) Simplesmente voc no me queria. Voc s pensava na merda do teu empreguinho. JLIA Voc nunca me disse nada disso antes... e eu acho que no era bem assim... PAULO Eu tinha anseios de agarr-la ali como fiz com tantas outras, mas sabia intimamente que seria o fim. (Alisa com a ponta dos dedos a extremidade dos cabelos da mulher) Tinha impulsos de me vingar do teu atrevimento inconsciente te jogando no olho da rua, te fechando todas as portas, mas era certo que te poderia... para sempre. (Paulo subitamente se cala; Jlia esta perplexa). JLIA Por favor, continue. PAULO (Completamente transfigurado) Continuar o qu? JLIA Ora, contando tuas... lembranas. PAULO Por que deveria? JLIA Porque eu quero saber. PAULO Voc sabe, meu amor, voc foi a protagonista desta histria. JLIA Voc disse coisas que eu nunca poderia imaginar. PAULO Ento, provavelmente, falei demais.

32

JLIA Fale mais. PAULO (Irritado) Eu, na verdade, deveria ter me casado com a gostosona da filha do Duarte Peixoto e duplicar minha fortuna. (Jlia cala-se abatida. Paulo examina o ambiente com mais cuidado). PAULO Parece um pesadelo: esta noite, este lugar, esta roupa horrorosa que voc est usando. Tudo pavoroso. Meus instintos no me enganam. JLIA Fique tranqilo, no vai acontecer nada. PAULO Mas diga me uma coisa: de onde vieram estes mveis? JLIA Eu os comprei. PAULO Mas por qu? tudo lixo. JLIA (Durante o depoimento de Jlia, a expresso de Paulo passa do inconformismo ao deboche) como a casa da minha me. Eu me sinto bem aqui, sou invadida por lembranas agradveis de minha infncia. Afinal, eu fui feliz naquela casinha caiada, com mveis velhos, entre mangueiras e bananeiras, naquela rua barrenta... (Jlia detm-se visivelmente emocionada). PAULO Continue. JLIA Acho que voc no pode entender. PAULO (Ofendido) Voc acha que eu no posso entender? JLIA (Desculpa-se com um olhar e imprime fora e sinceridade em suas palavras) Eu venho pra c quando fico deprimida; quando voc est viajando ou quando eu no agento a solido daquela manso sempre invadida pelos teus companheiros de partido, aquele telefone que no para de tocar... PAULO (inconformado) E voc escolheu este lugar pra descansar. JLIA Alm de tudo aqui muito tranqilo e ningum vai me encontrar.

33

PAULO Eu no acredito! JLIA Aqui eu tenho paz para ler, fao caf como a minha me, chamo a vizinha pra conversar ao p do muro, planto flores... PAULO Inslito! Sonhos de pobreza! JLIA Mas o que eu mais gosto de fazer observar as crianas indo e vindo da escola, brincando na rua... magros descalos e sujos. So os mesmos da minha infncia, a mesma misria, o mesmo abandono... PAULO Mas o que que voc queria neste lugar? JLIA (Encara demoradamente o marido e fala num tom de revolta) Eu queria...eu tenho impulsos de recolher as crianas pobres e dar-lhes carinho e levar-lhes as feridas e cuidar deles como uma me devolvendo-lhes o muito que lhe foi roubado desde a vida intra-uterina (Jlia respira profundamente. Paulo est lvido) Mas logo em seguida me sinto to estpida. To fraca... (Busca as palavras com cuidado, tem a voz embargada) As minhas mais sinceras intenes, os mais honestos sentimentos, de repente, se me afiguram traioeiros e nefastos. Tudo no passaria de uma demagogia odiosa. (Com desprezo) Uma senhora da sociedade distribuindo as migalhas espalhadas na toalha do seu farto banquete. Mera compensao psicolgica de uma conscincia atrofiada. (Acentuando a revolta) A caridade um remdio peonhento que s faz prolongar a doena. (Cala-se esgotada. Paulo permanece, por alguns instantes, desnorteado). PAULO Realmente eu no estou compreendendo. (Incomoda-se como silencio de Jlia) Todo aquele dinheiro que voc manda para instituies de caridade... (Jlia d sinais de reprovao) Eu no estou reclamando... se bem que, sinceramente, eu acho que no precisava ser annimo. (Jlia ameaa chorar) Mas que diabo, no foi isto que diz dizer. Este lugar est me deixando com os nervos a flor da pele, eu nem sei mais o que estou dizendo. JLIA (Recompondo-se) Tenho outros sonhos. Chego a querer morar aqui e sonho que voc volta todas as noites para casa.

34

PAULO (Readquirindo segurana) Se te deixo sozinha porque absolutamente necessrio. Eu sou um homem publico e isto no pode ser mudado. JLIA (Abatida) claro, eu sei. PAULO (Olhando pela janela) Deve haver algum vizinho que tenha telefone. (Olhando mais atentamente) Meu Deus, isto um inferno! Preciso sair daqui... (Jlia permanece aptica. Paulo insinua que vai fazer-lhe um carinho, mas contm o gesto da mo com uma ponta de asco) Voc no tirou esta roupa, por qu? JLIA a roupa que usava antes de conhecer voc. Eu deixei aqui como muitas outras coisas minhas. PAULO Voc est parecendo uma guerrilheira. JLIA (Lrica) A roupa da minha juventude pobre, do nibus lotado, das filas do INPS, de tantas filas... (Mudando de tom) Voc j me viu com esta roupa antes. PAULO de muito mal gosto. JLIA (Hesitante) Sabe, eu acho que... nosso casamento... PAULO Mas que diabo tem voc? O que voc quer? Eu j disse que te quero muito. JLIA Eu sei, eu sei, eu no duvido disso. a maneira como voc me quer, entende? PAULO No, eu no entendo mesmo, mas escuta, tenho uma idia: depois das eleies vamos para Europa, uma segunda lua de mel, o que voc acha? Roma, Paris, Lisboa, o que voc quiser, teremos todo o tempo do mundo para resolvermos os nossos problemas, t? Agora vamos pensar num jeito de sair daqui se no eu fico louco. JLIA Fica frio, logo amanhece.

35

PAULO Maldita noite! Eu no acredito! Esta porta est trancada? J pensou se um bandido resolve nos assaltar? Porra, ns podemos ser seqestrados. JLIA Fique calmo, ningum sabe que voc est aqui, no vai acontecer nada. PAULO Meu Deus... JLIA Paulo, eu vou embora. PAULO Voc est brincando, ficou louca? JLIA Entenda, necessrio. PAULO Que negocio este de necessrio, eu j disse que te amo? JLIA (Com dificuldade) Eu no quero mais o teu amor. PAULO Desista, eu no vou deixar voc sair. JLIA Por favor... PAULO (Interceptando a passagem) Deixa a porta fechada. Seja razovel, voc no pode sair. Este lugar deve ser perigoso, voc pode ser assaltado, estuprada, assassinada... JLIA Voc no quer entender, Paulo. (Com dificuldade) Qualquer coisa melhor do que ficar com voc. Voc j assaltou minhas esperanas, corrompeu os meus sonhos, violentou a minha conscincia... PAULO (Perplexo) Eu?!!! JLIA (Depois de refletir) Tem razo. Tem toda razo. Eu me deixei afundar inerte no pntano desta paixo doentia. PAULO (Com dor) V para o inferno. (Antes que ela saia. Em outro tom) Voc est confusa. Voc no est raciocinando direito. (Suplicante) Fique at amanhecer.

36

JLIA Eu sinto que no devo. PAULO Mais por qu? (Paulo no sabe o que dizer. Jlia chora discretamente) Olha, l fora h marginais perigosos... JLIA (Reprimindo as lagrimas) La fora esto os teus eleitores, enganados como eu, arrastando ignorncia e pobreza nas asas da tua retrica falaz, tua dialtica de abutre, tua fementida seduo... PAULO (Tentando se controlar) Cala a boca! JLIA Os miserveis filhos do sistema que voc ajuda a manter. PAULO (Gritando) Cale a boca! JLIA (Quase chorando) Por favor, sai da frente, eu quero ir embora. PAULO (Continua interceptando sua passagem, tentando se controlar) Puta que o pariu, eu te amo! JLIA Eu sempre acreditei no amor, mas no esse jogo srdido que voc pratica com a frieza de um profissional, que pesa interesses, considera lucros, abusa do poder, esconde cartas, blefa e trapaceia. Eu acredito no amor onde as pessoas joguem com sentimentos, pesando valores humanos, respeitando a dignidade, considerando a liberdade, que mostre todas as cartas da alma, que utilize as palavras como expresso mais sincera do seu intimo. (Paulo lentamente d lhe passagem. Jlia est no limite de suas foras) O teu amor me oprimi! Eu preciso tirar este cabresto, eu preciso sair do teu curral... (Sai rapidamente). PAULO (Sozinho) Meu Deus...

37

INTERLDIO

ATOR 1

A velha roda dentada, range na mesma risada, segue na mesma picada ao som da mesma toada. O velho mundo passado deixou um dente encravado num lindo sonho dourado como se fosse um pecado. A mesma, mesma mesmice. Falar de amor tolice. Lutar pela paz sandice. Foi meu chefinho quem disse. Aquele amor reprimido, por mim mesmo inconsentido, no, no est esquecido, mora em meu peito ferido. O velho mundo cariado, o futuro idolatrado! Esse valor repassado, valor desumanizado! Subir a correnteza cansa, J no tenho mais esperana, J no sou nenhuma criana, eu tambm entrei nesta dana. No, eu no sou nenhum bobo, sei como queima esse fogo, no cedo a nenhum rogo, respeito as regras do jogo.

ATOR 2

ATOR 1

ATOR 2

ATOR 1

ATOR 2

ATOR 1

38

ATOR 2 ATOR 1 ATOR 2 ATOR 1 AMBOS

Queima as minhas narinas, molha as minhas retinas, mas tem as suas vacinas, mas tem as suas propinas. A velha roda dentada, range na mesma risada, segue na mesma picada ao som da mesma toada. A velha roda dentada!

AMBOS

39

CENA III (Antnio e Marta)

(Antnio e Marta esto sentados, um defronte do outro, abatidos e inquietos). ANTNIO Diga alguma coisa. MARTA Eu no sei o que dizer. ANTNIO O que voc est pensando? MARTA (Pensa para responder) Nada. ANTNIO Eu acho que ns podemos nos entender. MARTA No. ANTNIO No? MARTA Se bem que... o que eu mais desejo entender a loucura que se passa com voc. ANTNIO No loucura. MARTA Desculpe, no foi isto que eu quis dizer. ANTNIO Tudo bem. MARTA Mas voc deve convir que tudo isto que voc disse muito estranho. ANTNIO Eu sei... eu aceito que possa parecer estranho pra voc, mas muito importante pra mim que voc esteja comigo. MARTA Pare de beber, t? ANTNIO No se incomode, eu estou timo.

40

MARTA Eu acho que ns estamos dando muita importncia a um problema que vai passar depois que voc dormir. ANTNIO (Antnio aproxima-se da janela) Eu tenho muita coisa que precisa ser dita, entende? Eu preciso te dizer. MARTA Estou esperando. ANTNIO Venha ver que noite linda. MARTA Meu Deus, h quanto tempo eu no passo da horrio de dormir. Tudo est em silencio; todos esto dormindo. ANTNIO Nem todos esto dormindo. (Lentamente h uma transformao do ambiente. Os pensamentos vm luz, exteriorizando assim a luta muda dos olhares). ANTNIO E a grande noite caiu sobre os homens, Lenta e misteriosamente, E, como no havia o que fazer, Tudo se fez dentro da noite. MARTA Os meus olhos enxergam o que a escurido deixa ser visto. O resto transcendental. ANTNIO Talvez nunca tenha havido nada alm da noite. A noite intemporal! MARTA A noite estabelece uma caprichosa seleo natural que consiste basicamente em se adaptar escurido. ANTNIO O primeiro ascendente do homem, o mais primitivo antropide j trazia em si uma predestinao terrvel. MARTA O meu passo adaptou-se as contingncias para no se tropear no tapete e dar com cara no piso.

41

ANTNIO A humanidade, como uma grande lesma, arrasta-se, viscosa, pela noite. MARTA Os homens seguiro pela noite at crescerem espiritualmente para o dia, cujo caminho Deus! ANTNIO Os homens aniquilam-se, anulam-se! Avidamente, cegamente, dentro da noite em nome de Deus. MARTA necessrio aceitar a noite. ANTNIO A noite a catstrofe do ser. MARTA A noite a misso. ANTNIO (Numa prolongada saudao) Mas dentro da noite: a noite! MARTA (Afastando-se da janela) Voc se lembra quando a gente passava a noite inteira conversando naquele bar? ANTNIO (Antnio permanece na janela e tem um ar distante) Claro que eu me lembro, como poderia esquecer? A gente discutia muito, nem percebamos o dia chegar... MARTA (Enquanto fala passeia pela sala e conforme vai expondo as idias procura os olhos de Antnio que, atordoado, se pe em fuga)s vezes eu me transporto para aqueles dias. (Acentuando) Que estranhas sensaes eu experimentava naquelas noites. Quanta iluso, meu Deus! (Explicativa) Tinham, aquelas pessoas, seus amigos, uma concepo de vida fechada no temporal. (Pensa um pouco) Eles contestavam tudo. Queriam reformar o mundo! Tinham solues pra tudo, sabiam mais que os presidentes, o Papa, a Bblia... (Com uma ironia carinhosa) Como eu me lembro bem de tudo o que falavam: distribuio de renda, justia social, igualdade de oportunidades... E reclamavam por liberdade. (Rindo) E eu achava tudo to estranho porque eu sempre me senti livre e eles protestavam contra uma ditadura opressora que esmagava o pas.

42

(Inconformada) Crianas... Pobres crianas. Suas palavras ainda brincam na minha cabea: socialismo, guerrilha, revoluo, anarquia... Lenin, Trotski, Rosa de Luxemburgo... Eram palavras duras de se ouvir porque estavam associadas, na maioria das vezes, ao que poderia haver de pior, mas eles eram to bons, to crianas. s vezes, hostis, irreverentes, profanos, subversivos... mas intimamente eu sabia que eles tinham boa inteno e s queriam o melhor. No passavam de crianas perturbadas. (Antnio permanece num silncio contestador e isto incomoda Marta) Voc se lembra daquela vez que me levou pra conhecer aquele professor que havia sido um guerrilheiro... aonde mesmo? ANTNIO (Com a voz embargada) No Araguaia. MARTA isto mesmo. (Respira profundamente) Eu havia aprendido que guerrilheiro era um monstro assassino, mas era evidente que aquele homem seria incapaz de qualquer violncia. Ele havia entrado numa guerra atendendo aos delrios da juventude. Foi uma luta intil, eu me lembro que ele disse, mas seu silencio falava mais.(Antnio demonstra um certo interesse e Marta anima-se) Sabe como eu me sinto hoje? Eles precisavam passar por tudo isso para chegar aonde eu j estava apesar de termos a mesma idade. Faltava-lhes alguma coisa. Eles precisavam do sofrimento para aprender. (Observa-o por alguns segundos em sua postura de reflexo e conclui vitoriosa) Mas diga-me: afinal, o que foi feito deles? ANTNIO Alguns casaram-se como eu. Um deles trabalha na fbrica, tambm. Eu encontro com um ou outro de vez em quando, mas eles sempre esto com pressa e eu tambm. MARTA (Com tristeza) claro, meu amor, o sonho acabou. (Marta tomalhe devagar a garrafa e convida carinhosamente), vamos dormir? ANTNIO Eu no posso dormir antes de dizer tudo que eu tenho pra te dizer. MARTA Sobre? ANTNIO Sobre ns dois. MARTA Podemos deixar pra amanh.

43

ANTNIO No. Eu preciso dizer tudo agora. Amanh, talvez eu no consiga. (Marta demonstra perplexidade) Esta a nossa noite, entende? MARTA (Entre solcita e irnica) Tudo bem, esta a nossa noite. ANTNIO A mquina est parada! (Deslumbra-se com as prprias palavras) Eu quero remover o mundo de entulhos que colocaram entre ns. (Segura Marta pelo brao) Olhe pra mim. MARTA Eu vou pegar o termmetro e medir a sua febre. ANTNIO Olhe pra mim. MARTA (Quase sorrindo) Estou olhando. ANTNIO E o que voc v? MARTA O que eu poderia ver alm de voc? ANTNIO E o que voc v em mim? MARTA Voc est meio esquisito. ANTNIO O que... eu sou pra voc? MARTA Ei, o que isto, um jogo? ANTNIO (Depois de uma rpida hesitao) Sim... ... um jogo. S tem uma regra: diga tudo o que vai pela sua alma, abra teu corao e mergulhe nos teus mais inconfessveis sentimentos. MARTA (Com pacincia) Eu no tenho... sentimentos inconfessveis! ANTNIO No tenha medo, diga: o que eu sou pra voc? MARTA (Permanece por alguns instantes sem saber o que dizer) Voc ... um grandissssimo chato! Por que voc acha que me casei com voc? (Antnio vai explicar, mas Marta mais rpida) E a nossa relao, nosso envolvimento, o cotidiano? Voc ainda precisa perguntar?

44

ANTNIO O que eu quero dizer que, talvez, voc no goste de mim... o quanto pensa que gosta. Talvez eles no tenham deixado voc gostar de mim ou de qualquer pessoa. MARTA Eu no estou entendendo! Eles quem? ANTNIO Todos! Teus pais... as pessoas... a sociedade. MARTA No, no assim, voc sabe muito bem. Eu sempre fiz o que quis. Eu sempre fui livre. ANTNIO No, eu acho que no. Eles te prenderam demais, eles no deixaram voc viver. MARTA Tudo bem, vai, t certo, mas e da? (Antnio no sabe o que dizer) Se eu crescesse jogada no mundo seria muito pior. Todo muito precisa de certos cuidados. ANTNIO O que eu quero dizer que, talvez, voc tenha se casado muito cedo. Eles te induziram ao casamento, entende? Eles te impuseram um casamento prematuro. MARTA Como voc tem coragem de dizer isso? No, no foi prematuro, ningum me imps nada. Onde voc quer chegar? (Antnio hesita) Eu fiz alguma coisa errada? ANTNIO No, no nada disso. MARTA De repente voc me sai com essa conversa, eu fico pensando que voc est pensando que eu... sei l. ANTNIO Meu amor, eu s quero que voc seja feliz. Eu preciso, entende? MARTA Mas, meu querido, ser que voc no v? Eu sou feliz, pode ter certeza. ANTNIO Eu no sei, eu no sei... por vezes eu me sinto teu algoz.

45

MARTA (Com carinho) Como poderia? Voc foi a melhor coisa que aconteceu pra mim. (Antnio est inquieto, no encontra palavras) Ocorreu-me uma coisa agora. ANTNIO O que? (Marta hesita) Vamos, diga! MARTA Voc est cansado de mim? ANTNIO Eu estou cansado de tudo. (Aproxima-se de Marta. Olhos nos olhos) Estou... renascendo das cinzas e quero te levar comigo. MARTA (Amarga) Voc no gosta de mim. Voc no gosta mais de mim. ANTNIO Eu sempre vou gostar de voc. Como algum pode no gostar de voc? MARTA (Leve impacincia) Por que voc no mais claro, eu estou ficando confusa. Seja mais objetivo. (Antnio vai falar, mas Marta interrompe-o) Por exemplo, responda-me: voc no est feliz em estar casado comigo? ANTNIO O casamento? (Vai entusiasmando-se a cada palavra) No, no isto, no esta a questo. O casamento o menor dos males. MARTA (Atnita) O menor dos males? ANTNIO O que eu quero dizer que o casamento j no significa mais nada pra mim. (Aproximando-se dela com carinho) O que importa voc, entende? MARTA (Esttica) No, eu no sei se estou entendendo. (Antnio percorre lentamente todo o espao, libertando cada palavra com viva emoo. O ambiente deve se fazer outro). ANTNIO Perdidos, frgeis seres sozinhos, abrutalhados pela solido, encontramo-nos.

46

Ligados pela afinidade dos instintos, compelidos pela febre das carncias e um conjunto de circunstncias favorveis, no limite da permissividade preconceituosa, seguramo-nos. Castrados do esprito de liberdade, fracos para qualquer investida, pobres para qualquer fuga, consolamo-nos. Aromatizantes, conservantes, corantes, e o diabo mais que seja... Tudo bem diludo, homogeneizado na bebida vivel distribuio coletiva em larga escala embriagamo-nos. Embriagamo-nos do vinho permitido com a fora cega dos desejos represados. Sorvemos lentamente cada gota e flumos no marasmo etlico. Adquirimos sensibilidades inditas. Destilamos na lngua o sangue da fruta e o seu sabor era a redeno da vida: o pice, o silncio, o xtase. Inaudita primavera! Distinguimos tambm a qumica moralista, a artificialidade grotesca, a gnese e a clausura, mas aceitamos por consumado, acostumados que somos escravido dos erros. Agora eu sofro a revoluo orgnica, a revolta das vsceras,

47

a nusea! Amor, agora eu quero Amor! A essncia. MARTA (Com as mos cobrindo o rosto) Eu estou com medo. ANTNIO Por que? No h porque ter medo, eu estou com voc, eu sempre estarei com voc. MARTA Eu, sinceramente acho que voc enlouqueceu. ANTNIO No, no loucura, no loucura. (H uma pequena pausa e Antnio continua transparecendo revolta e desprezo) Talvez seja loucura, mas eu nunca me senti to livre. (Fixa os olhos em Marta) Eu me rebelei contra um sistema devasso que castrava o que havia de melhor em mim e no pretendo retroceder e quero que voc venha comigo. Vena o medo e rompa as barreiras! Destrua tudo se for preciso. MARTA (Com dificuldade) muito difcil! ANTNIO Basta um golpe de asa. MARTA Romper com tudo romper comigo mesma. (Com certa ironia) Destruir tudo. Renascer das cinzas. Por favor, eu acho que assim no pode ser. ANTNIO claro... Talvez no seja assim, talvez no seja a hora, talvez eu tenha que esperar muito tempo, talvez voc no possa. (Olha em torno como se visse fantasmas) H milhes de braos te prendendo, milhes de mos sujas, asquerosas te segurando. MARTA Meu Deus, eu no acredito que isto tudo esteja acontecendo comigo. Ainda ontem tudo estava to bem. muita coisa para uma s noite. ANTNIO (Ensimesmado) Talvez voc no possa.

48

MARTA A esta noite se permite tudo, no ? Conceber o inconcebvel. (Marta continua, depois de uma pequena pausa, com dificuldade) Voc quer se separar de mim? ANTNIO Ns j estamos separados, voc no percebe? MARTA Por favor, por favor, fique no meu plano. Responda a luz da razo. ANTNIO No me venha falar da razo. V para o inferno com esta maldita razo. MARTA (Tentando se controlar) Ns casamos perante Deus e voc sabe o que isso significa pra mim. ANTNIO At que a morte nos separe? MARTA isto mesmo. ANTNIO Isto aumenta a nossa distncia. MARTA Meu Deus, que loucura. Ser que voc no percebe que est me torturando... ou isto mesmo que voc quer? ANTNIO (Foge do olhar inquiridor de Marta) Eu s queria que voc fosse minha. MARTA (Inconformada) Mas, meu amor, eu sou tua. Existe alguma duvida quanto a isto? Se fao as coisas como aprendi que era certo porque assim melhor, assim a gente vai viver melhor, vai sofrer menos. Se eu penso em certos aspectos diferentes de voc, isto no quer dizer que eu no seja tua. ANTNIO (Com carinho e tristeza) Eles te roubaram de mim. Voc est mais presa ao casamento do que a mim... MARTA (Irritada) Pra, chega, t? Eu desisto, eu no agento mais. Voc faa o que quiser, j est clareando e eu vou dormir. ANTNIO (Assustando-se) Est amanhecendo.

49

MARTA (J ia saindo, mais volta-se) Acabou o jogo? ANTNIO Hem?... MARTA Quem venceu? (Antnio hesita) Foi um jogo cruel, mas eu venci. (convicta) Eu venci, meu querido, eu sou impermevel ao caos que mergulhou o teu esprito. Eu sa ilesa da noite que quase te ps a perder. Se que tudo no est perdido. Eu estarei inalterada em minha trajetria quando teu ltimo impulso iconoclasta der em nada, s em sofrimento, s em dor, que o nico remdio pra voc. (Vai saindo, mas volta-se mais uma vez) Se que h remdio... (Num quase carinho) Espero que voc tenha um bom dia... e que a ressaca seja leve. (Sai). ANTONIO (Aproxima-se do pblico. Durante a fala, demonstra uma discreta embriaguez) Tudo est no seu lugar. Todos caminham para o seu trabalho, cada dia menos livres, construem um mundo que sabem que esto perdendo, bbados demais para qualquer indagao. (Sorri amargamente) A ordem est mantida. O sistema est salvo. A maquina funciona perfeitamente. (Ri mais alto) Por que haveria de ser diferente esta inevitvel manh? O sortilgio da noite inoculou-me os sentidos. Seu pio transpassou-me a alma. No, no se enganem, no h remdio. (Ri) Por favor, no se preocupem, eu no vou emperrar as engrenagens. (Ri) No esperem por mim, deixo vago meu lugar neste festim de hienas. Eu vou dormir de porre em pleno dia til. (Cai na gargalhada) til! (Sai rindo).

50

INTERLDIO

(Marta est a esquerda e Paulo direita. Conforme vo progredindo as falas eles se aproximam para, por fim, se encontrarem no centro do palco onde est o cenrio do escritrio poltico de Paulo). PAULO Os fracos... MARTA Os sensveis... PAULO (Com uma ponta de medo) No chegaro a lugar nenhum, no conseguiro nada. MARTA (Com pena) Destruir-se-o somente. PAULO So seres... incongruentes... (Acentuando o tom de desprezo) Inconvenientes, contraditrios... MARTA (No mesmo tom de pena) Imaturos, perdidos, infelizes... PAULO Faltou-lhes alguma coisa no mecanismo de ajuste. MARTA No se concentram na realidade... e vivem em fuga. PAULO Desprezam os valores que aliceram nossa sociedade. MARTA Abismam-se na essncia das coisas... e se perdem. PAULO Deslocam energia valiosa em suas indagaes existenciais. MARTA Proslitos do intangvel. PAULO A eterna desculpa dos fracos. MARTA So neurticos... PAULO Desajustados, inteis...

51

MARTA Suicidas viciados... PAULO Dignos de desprezo. MARTA Merecedores de pena. PAULO No entanto, so brilhantes! MARTA Poderiam ser artistas. PAULO Poderiam, pelo menos, ganhar dinheiro com isto. MARTA Pintores, poetas, escultores... PAULO Loucos sofisticados. MARTA Excntricos, calhordas. PAULO Alimentaria assim a masturbao intelectual. MARTA Ah!... sim, a metafsica! PAULO A metafsica? (Com ironia e desprezo) A metafsica no passa de um expediente dos incompetentes. MARTA A metafsica proveniente de uma noite maldormida. PAULO (Com um leve temor) Como se no bastasse, irrompem a semear loucuras. MARTA (dio discreto) Rebeldes inconseqentes! PAULO (Com dio e desprezo) Revolucionrios, subversivos... MARTA Constantemente a contestar tudo contestam a si prprios. PAULO Esto prontos para transformar tudo e instaurar o caos... MARTA E mandar tudo para o inferno!

52

(Encontram-se um diante do outro. Paulo e Marta).

53

DESFECHO (Paulo e Marta)

PAULO Dona Marta, sirva-me um Scooth, por favor. MARTA Sim, senhor. PAULO Vou ditar-lhe uma carta. MARTA (Sacando o lpis e papel) Estou pronta. PAULO (Permanece alguns segundos gesticulando como quem no encontra as palavras) Deixa pra l, isto pode esperar. (Depois de beber um gole) Diga-me: como vai a campanha? MARTA (Consultando uma agenda e ocasionalmente fazendo anotaes) Anncios em todos os jornais, a grfica a todo vapor, o comit eleitoral acionado, comcios marcados com foguetrios e distribuio de brindes aos eleitores, os escritrios mobilizados para arrebanhar pessoal para soterrar a cidade de com papel de propaganda eleitoral. Out door no centro da cidade e, principalmente, nas periferias, muita propaganda nas favelas porque, como o senhor disse: pobreza rende muitos votos. Pesquisas sob controle garantindo votao expressiva e assdio cerrado aos indecisos. PAULO (Permanece perplexo por alguns segundos) timo! Perfeito mesmo! Voc muito eficiente. Vou deixar tudo por sua conta, tenho certeza que voc vai se sair muito bem. Eu estou precisando descansar... MARTA Sim senhor. PAULO Ah, mais uma coisa: comunique a imprensa, as colunas sociais, a viagem da minha esposa para Europa, para repouso e tratamento de sade. Ela est acompanhada da minha me, claro. Ligue para a minha me em Londres. No deixa que eu ligo. MARTA claro, no se preocupe, tudo ser providenciado convenientemente.

54

PAULO Espere vamos dar mais algum tempo. No comunique nada a imprensa sobre minha mulher. (Caminha pelo palco, inquieto e retoma num tom de confidncia) Sabe, eu tive uma noite... pssima e acho que ainda estou impregnado do seu veneno. (Observa Marta) Voc est com uma aparncia cansada, tambm. MARTA (Deixando transparecer sua dor) Eu tive uma pequena indisposio noite que no me deixou dormir, mas garanto que no se repetir. PAULO Eu gosto de pessoas decididas. (Observa-a com mais cuidado) Voc muito jovem e tem uma fora admirvel, quanto a mim, eu j no sou to novo. Mas no se preocupe, tudo esta perfeito, nem parece o seu primeiro dia. MARTA Obrigada. PAULO Em apenas uma manh, voc tem o domnio da situao... MARTA Eu me esforo. PAULO Eu... raramente me engano com as pessoas, quando me vi sem secretria, na hora em que eu mais precisava, no tive dvidas. (Marta agradece com um sorriso) Voc casada, no ? (Marta confirma com a cabea) Voc me lembra muito outra secretria que eu tive: a altura, os cabelos, a juventude, a fora... (Por alguns segundos remi intimamente sua dor e retoma transparecendo fuga e revolta) Se bem que, posso garantir, voc fundamentalmente diferente. (Acentuando) Voc tem um brilho diferente! MARTA (Entre perplexa e curiosa) Um brilho? PAULO , o brilho! Definitivamente ela no tinha. (Viaja por alguns segundos) No, Ela no tinha... Era outra a sua luz. Sinto-me mais seguro com voc. MARTA Mas que brilho seria este? PAULO O brilho dos... fortes! O brilho dos... bons! (Com um amplo sorriso de satisfao) O brilho dos vencedores!

55

MARTA (Com um sorriso de conivncia) Suponho que isso seja muito bom. PAULO (Com certa rispidez) , muito bom, alis a nica coisa que se pode esperar do ser humano. O resto mistificao, fraqueza e derrota. (Com escrnio) A descartvel filosofia dos vencidos! (Subitamente abatido) Eu preciso de mais um drink para poder dormir. (Marta serve-o imediatamente) A noite foi uma conspirao terrvel, mas a manh chegou imperturbavelmente.

FIM

56

Dante Gatto Professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangar da Serra, e doutorando da UNESP em Assis (SP). Endereo: Rua das begnias, 102, Jardim Cuiab. CEP 78043-112, Cuiab (MT). Telefones: 065 622.2440. E-mail: gattod@terra.com.br; dantegatto@unemat.br

Potrebbero piacerti anche