Sei sulla pagina 1di 12

3 ANO MDIO LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Esta uma coletnea de exerccios sobre oraes.

s. Aproveitem para estudar para a prova. Bons estudos! Um abrao, Prof. Luciana.

01) ESPCEX - No perodo: ... no fundo eu no estava triste com a viagem de meu pai, era a primeira vez que ele ia ficar longe de ns por algum tempo ..., a orao sublinhada : a) subordinada substantiva predicativa; b) subordinada adjetiva restritiva; c) subordinada adverbial de lugar; d) subordinada substantiva subjetiva. 02) ESFAO - Somando os nmeros correspondentes s oraes corretas quanto classificao das mesmas, voc encontrar a resposta da questo. Garantiram-me que, depois de preenchido o formulrio, que me enviaram pelo correio na segundafeira sem falta e pagar a minha taxa de inscrio, eu seria atendido em menos de quarenta e oito horas. (F. Sabino) (02) 1 orao: principal; (08) 2 orao: subordinada substantiva objetiva direta; (14) 3 orao: subordinada substantiva objetiva direta; (20) 4 orao: subordinada adjetiva restritiva; (26) 5 orao: coordenada sindtica aditiva em relao 3 e subordinada adverbial temporal em relao 1. a) 24 b) 36 c) 48 d) 56 e) 70

03) AFA - Em que alternativa, a orao subordinada no da mesma natureza da que existe em Quero que vocs escrevam uma composio? a) E anunciou que no nos faria cantar. b) Esperava um irmo que vinha busc-la. c) Vamos fazer de conta que estamos na aula de Portugus. d) Circulava a histria de que ela dormia no sto do colgio. 04) EFOMM - Assinale o par de oraes grifadas cuja classificao est trocada: a) Vi onde ela estuda. (subordinada substantiva objetiva direta) sabido onde ela estuda. (subordinada substantiva subjetiva) b) No chores, porque amanh ser um novo dia. (coordenada sindtica explicativa) No chores porque erraste o problema. (subordinada adverbial causal) c) Descobriu-se por quem o carro foi consertado. (subordinada adjetiva restritiva) Descobriu-se a pessoa por quem o carro foi consertado. (subordinada substantiva subjetiva) d) Quando voc foi embora, Fez-se noite em meu viver (...) (subordinada adverbial temporal) Perguntei ao professor quando faramos a prova. (subordinada substantiva objetiva direta) e) Estvo ficou ainda algum tempo encostado cerca na esperana de que ela olhasse (...) (subordinada substantiva completiva nominal) A ambio e o egosmo se opem a que a paz reine sobre a Terra. (subordinada substantiva objetiva indireta)

05) Colgio Naval Vamos at a Matriz de Antnio Dias onde repousa, p sem esperana, p sem lembrana, o Aleijadinho. Vamos subindo em procisso a lenta ladeira. Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de assombrao. Mas j no h fantasmas no dia claro, tudo to simples, tudo to nu, as cores e cheiros do presente so to fortes e to urgentes que nem se percebem catingas e rouges, boduns e ouros do sculo 18. (O vo sobre as igrejas, Carlos Drumond de Andrade) O que do verso 10 apresenta o valor semntico de: a) explicao; b) condio; c) conformidade; d) conseqncia; e) lugar. 06) Colgio Naval - No trecho: Todos diziam que ela era orgulhosa, mas afinal descobri que no era, a ltima orao se classifica como: a) coordenada sindtica adversativa; b) principal; c) subordinada substantiva objetiva direta; d) subordinada adverbial comparativa; e) subordinada substantiva subjetiva. 07) AFA Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao forte, Em teu seio, Liberdade, Desafia o nosso peito a prpria morte! - Mas, se ergues da justia a clava forte, Vers que um filho teu no foge luta, Nem teme, quem te adora, a prpria morte, As oraes Desafia o nosso peito a prpria morte, que um filho teu no foge luta e quem te adora classificam-se, respectivamente, como:

a) principal, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva restritiva; b) principal, subordinada adverbial temporal, subordinada substantiva objetiva direta; c) principal, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva subjetiva; d) coordenada assindtica, subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva apositiva. 08) EPCAR - Marque a alternativa que contm orao subordinada substantiva completiva nominal. a) Como fazem os pelintras de hoje para no molhar os ps nos dias de chuva? b) Veio-me a desagradvel impresso de que todo mundo reparava nas minhas galochas. c) Um dia as galochas me sero teis, quando eu for suficientemente velho para merec-las. d) No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedrio, resolvi me ver livre das galochas. e) No centro da cidade um sol radioso varava as nuvens e caa sobre a rua, enchendo tudo de luz, fazendo evaporar as ltimas poas de gua que ainda pudessem justificar minhas galochas. 09) EFOMM - Assinale o nico exemplo em que no ocorre orao subordinada substantiva subjetiva: a) Cansativo que seja, urge atravessarmos o campo que banha o Rio Negro antes de anoitecer. b) Todo escritor que surge reage contra os mais velhos, mesmo que o no perceba, e ainda que os admire. c) Dormiram naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradvel dormirem numa cama de lastro de couro. d) preciso que o pecador reconhea ao menos isto: que a Moral catlica est certa e irrepreensvel. e) Sobre a multiplicidade informe e confusa dos bens da matria mister que paire a fora ordenadora do esprito.

10) Colgio Naval - Somos uma pequena parte do elo, o miolo de envoltrios descomunais que desconhecemos, arrogantes embora, na suposio de que conosco que Deus se preocupa. A ltima orao do texto deve ser classificada como subordinada: a) adverbial concessiva; b) substantiva completiva nominal; c) adjetiva restritiva; d) substantiva predicativa; e) substantiva subjetiva. 11) ESFAO - Em Dentro dela se abrigava a multido de brbaros e de estranhos ali recebidos com brandura e carinho e Tudo o que era natureza tinha o aspecto sinistro, trgico, desolador (...), temos, respectivamente: a) uma orao com sujeito simples; / duas oraes com sujeito representado por pronomes (respectivamente, demonstrativo e relativo); b) duas oraes, uma com sujeito claro, outra, oculto; / duas oraes, tendo a primeira o sujeito simples representado por pronome relativo, a segunda, por um substantivo; c) uma orao com sujeito composto cujos ncleos so brbaros e estranhos; / duas oraes, estando a subordinada com sujeito oculto; d) uma orao com sujeito simples; / uma orao com sujeito representado por pronome indefinido; e) uma orao com sujeito pronominal; / uma orao com sujeito oracional. 12) EFOMM - No sei de onde te conheo. A classificao correta da orao grifada est na opo: a) substantiva predicativa; b) adjetiva restritiva; c) substantiva subjetiva; d) substantiva objetiva indireta; e) substantiva objetiva direta. 13) EPCAR Quando uma nuvem nmade destila gotas, roando a crista azul da serra, umas brincam na relva, outras tranqilas, serenamente entranham-se na terra.

E a gente fala da gotinha que erra de folha em folha e, trmula, cintila, mas nem se lembra da que o solo encerra, de que ficou no corao da argila! Quanta gente, que zomba do desgosto mudo, da angstia que no molha o rosto e que no tomba, em gotas, pelo cho havia de chorar, se adivinhasse que h lgrimas que correm pela face e outras que rolam pelo corao! (Guilherme de Almeida) Entre as alternativas abaixo, a nica correta : a) no h orao adverbial no texto em apreo; b) h menos de quatro oraes adjetivas no soneto; c) h orao substantiva sem sujeito; d) na orao que h lgrimas, o que no integrante; e) no h pronome demonstrativo no referido texto. 14) CESGRANRIO - Hoje, a dependncia operacional est reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficincia na produo de bens como papelimprensa (...) A orao grifada no perodo acima tem valor: a) condicional; b) conclusivo; c) concessivo; d) conformativo; e) causal. 15) Colgio Naval No entanto parece que os freqentadores deste cinema Esto perfeitamente deslembrados de que tero de morrer - Porque em toda sala escura h um grande ritmo de esquecimento e equilbrio. A ltima orao do poema tem valor: a) subordinativo, revelando uma idia de causa; b) coordenativo, traduzindo uma idia de explicao; c) subordinativo, denotando concluso; d) coordenativo, traduzindo uma idia de tempo; e) subordinativo, revelando uma idia de conseqncia.

16) UNIRIO - Assinale o item em que h uma orao adjetiva. a) Perdo, por Deus, perdo - respondeu o pombo. b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso. c) Perdeste a noo do tempo? d) A tarde era to bonita que eu tinha de vir andando. e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco alm, gritavam as gaivotas. 17) Colgio Naval Nada sei, afinal, da tua aparncia no tempo, a no ser o que me contavam em casa, desde menino: que eras ruivo como eu, que vieste em vinte e quatro, com os primeiros colonos, e abandonaste logo a tua pobre lavoura, encravada nos matos de Sapucaia, para alistar-te entre os Farroupilhas. Pudesse eu, armado de vidncia, acompanhar-te o passo, Maria Klinger; ver claramente vistas as tuas andanas de colona; como venceste as veredas e picadas; como tomaste o caminho que ia dar nos arredores da cidade; como paraste, cansada, sombra das rvores, ou foste pedir, na tua lngua de trapos, um pouco de gua para a tua sede (...) Assinale o nico item que no apresenta uma orao subordinada substantiva objetiva direta. a) (...) a no ser o que me contavam em casa (...) b) (...) que eras ruivo como eu. c) (...) e abandonaste logo a tua pobre lavoura (...) d) (...) como venceste as veredas e picadas (...) e) (...) ou foste pedir (...) um pouco de gua para a tua sede 18) PUC - preciso (I) levar tudo isso em conta (II) quando se analisa o (III) que est ocorrendo em nossos dias. A classificao das oraes subordinadas sublinhadas , respectivamente: a) adjetiva (I), adverbial (II), substantiva (III); b) substantiva (I), adjetiva (II), substantiva (III); c) adverbial (I), substantiva (II), adjetiva (III); d) substantiva (I), adverbial (II), adjetiva (III); e) adverbial (I), adverbial (II), substantiva (III).

19) ESPCEX - Marque a alternativa que indica a correta classificao das oraes sublinhadas, segundo a ordem em que estas aparecem nas frases abaixo: 1) Robertinho, com ser inteligente, no foi aprovado no concurso. 2) No permitido transitar por esta rua. 3) Chocou-nos o seu modo spero de falar, embora no tivesse o propsito de ofender a pessoa alguma. a) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva; b) subordinada adverbial conformativa, subordinada substantiva predicativa, subordinada completiva nominal; c) subordinada adverbial concessiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva completiva nominal; d) subordinada substantiva apositiva, subordinada substantiva subjetiva, subordinada adjetiva. Resposta: __________ 20) Colgio Naval - No perodo: Quando o rei Herodes mandou decapitar crianas, eu o levei na fuga para o Egito, as oraes classificam-se, respectivamente: a) subordinada adverbial temporal / subordinada substantiva objetiva direta / principal; b) subordinada adverbial temporal / principal; c) principal / substantiva objetiva direta / coordenada assindtica; d) coordenada sindtica conclusiva / coordenada assindtica; e) subordinada adverbial proporcional / principal. 21) UNIRIO - Em Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplao dos dois. orao principal segue-se uma orao subordinada: a) substantiva subjetiva; b) substantiva objetiva direta; c) adjetiva restritiva; d) adverbial causal; e) adverbial concessiva. 22) ESFAO - Que orao subordinada substantiva em destaque completiva nominal: 1) desejo que um dia me restitua uma parte de sua estima. 2) habituei-me a considerar a riqueza primeira fora. 3) pensando que os poderia refazer mais tarde. 4) e os exemplos ensinavam-me que o casamento era meio legtimo. 5) o casamento era meio legtimo de adquiri-la.

23) EFOMM - Marque a classificao correta das oraes destacadas no perodo: Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresrios afirmaram que a produo e o lucro eram bastante razoveis. a) subordinada adverbial temporal - subordinada substantiva objetiva direta; b) principal - subordinada substantiva completiva nominal; c) subordinada adverbial temporal - subordinada adjetiva restritiva; d) principal - subordinada adverbial final; e) subordinada adverbial condicional - subordinada substantiva subjetiva. 24) Colgio Naval - Marque a alternativa em que a orao destacada no se encontra corretamente classificada. a) Parece que eu no acreditava na histria - orao subordinada substantiva subjetiva; b) (...) torcamos para ele subir mais - orao subordinada adverbial final; c) Lembro-me (...) desse jardim que no existe mais. - orao subordinada adjetiva restritiva; d) L fora, uma galinha cacareja, como antigamente. - orao subordinada adverbial comparativa; e) Diziam que So Pedro estava arrastando os mveis - orao subordinada substantiva subjetiva. 25) UNIRIO - No perodo Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...), as duas oraes subordinadas so respectivamente: a) adjetiva e adverbial temporal; b) substantiva predicativa e adjetiva; c) adverbial temporal e adverbial temporal; d) adverbial temporal e adverbial consecutiva; e) adverbial temporal e adjetiva. 26) EFOMM - Assinale a opo em que uma orao subordinada destoa das demais: a) Nunca souberam como ele morreu. b) proibido falar ao motorista. c) Diz-se que amor com amor se paga. d) Nunca se sabe quando ele fala srio. e) Importa apenas que os dois se respeitem.

27) UFRRJ - Tal era a fria dos ventos, que as copas das rvores beijavam o cho. Neste perodo, a orao subordinada adverbial: a) concessiva; b) condicional; c) consecutiva; d) proporcional; e) final. 28) EFOMM - Depois que o velho morresse, no teria mais graa saltar o muro para roubar fruta na sua horta. As duas ltimas oraes do perodo so, respectivamente: a) subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal; b) subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final; c) subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal; d) subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final; e) subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal. 29) CESGRANRIO - Assinale a classificao correta da orao sublinhada: Cara no fim do ptio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. a) subordinada adverbial temporal; b) subordinada adverbial proporcional; c) subordinada adverbial consecutiva; d) coordenada sindtica conclusiva; e) coordenada assindtica. 30) Colgio Naval - No perodo: E era uma tal multido de astros a tremeluzir que, juro, s vezes, tinha a impresso de ouvir o burburinho infantil de suas vozes., o vocbulo sublinhado introduz uma orao: a) subordinada adjetiva explicativa; b) subordinada adverbial causal; c) subordinada substantiva objetiva direta; d) subordinada adverbial consecutiva; e) subordinada adverbial concessiva.

31) PUC - quando eu quiser sei onde ach-lo. As oraes sublinhadas so classificadas, respectivamente, como: I a) adverbial / adjetiva; b) adverbial / adverbial; c) adverbial / substantiva; d) adjetiva / substantiva; e) principal / adverbial. 32) EFOMM - Todas as oraes esto analisadas corretamente, exceto: a) Sem que me ajudasses, nada poderia fazer. (sub. adverbial condicional) b) Os empregados estavam esgotados de modo que se retiraram imediatamente. (sub. adv.consecutiva) c) Admira-me que no tenhas podido chegar a tempo. (sub. substantiva subjetiva) d) Plante, que o Joo garante. (coordenada sindtica explicativa) e) Fazia um calor de fritar ovos no cho. (sub. substantiva completiva nominal) 33) ESFAO - Marque a opo correta: Comparando-se as duas falas de Esopo: 1 Com a lngua se ensina, se persuade ... se afirma. 2 a lngua que mente, que esconde ... que corrompe. Verifica-se na estruturao a seguinte caracterstica: a) apenas perodos compostos por subordinao; b) na primeira, um perodo composto por coordenao; na segunda, um perodo composto por subordinao; c) oraes sem sujeitos, pois todos os verbos so impessoais; d) identidade sinttica, mas oposio semntica; e) semelhana semntica, sinttica e morfolgica. 34) Colgio Naval Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitfios. E, alis, gosto dos epitfios; eles so, entre a gente civilizada, uma expresso daquele pio e secreto egosmo que induz o homem a arrancar morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Da vem, talvez, a tristeza inconsolvel dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podrido annima os alcana a eles mesmos. (Quincas Borba - M. de Assis) (...) que a podrido annima os alcana a eles mesmos.uma orao:

a) adjetiva restritiva; b) adjetiva explicativa; c) adverbial condicional; d) substantiva subjetiva; e) substantiva objetiva direta. 35) UNIRIO - (...) fi-la construir de propsito, levado de um desejo to particular que me vexa imprimi-lo, mas v l. O vocbulo sublinhado introduz orao que denota: a) tempo; b) causa; c) condio; d) comparao; e) conseqncia.

GABARITO 01) D // 02) D //03) B //04) C //05) D //06) C //07) C //08) B //09) B //10) B // 11) A //12) E //13) C //14) E //15) A //16) B //17) A //18) D //19) C //20) A //21) A 22) 5 //23) A //24) E //25) E //26) A //27) C //28) D //29) E //30) D //31) C // 32) E //33) B //34) D //35) E

Potrebbero piacerti anche