Sei sulla pagina 1di 17

Humanos e no-humanos simtricos? E o ser histrico, como fica?

Carlos Alvarez Maia (UERJ - docente) alvarez@iis.com.br

Resumo

Quando Callon-Latour propem a simetria entre humanos e no-humanos eles esto designando exatamente o qu? Seres equivalentes entre si do ponto de vista ontolgico? O humano perde sua distino histrica em relao aos no-humanos? E como fica a histria nesse quadro de referncia?

Entre o ser humano considerado como animal biolgico, como representante da espcie Homo Sapiens, e o ser humano tomado como animal eminentemente histrico h um fosso compreensivo. Para a disciplina histria o ser humano pensado como um ser constitudo ao longo de seu avatar existencial, atravs de suas relaes com a sociedade j instituda e com o mundo que o cerca. No se nasce humano, torna-se. E isso lhe d uma distino fundamental que justifica o objeto das denominadas Cincias Humanas.

H necessidade de desfazer a ambigidade existente no lxico callon-latouriano para adequar histria as novas orientaes que embasam os science studies. A questo que norteia este trabalho especificar o significado dessa noo de simetria para o pensamento histrico.

Introduo: a lgica e o horizonte dessa pesquisa

Entre os dilemas contemporneos, especialmente nos Science Studies, encontra-se a questo do relativismo sociolgico e lingstico que se ope a uma compreenso realista do mundo, tal como a
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

que ocorre nas cincias naturais. J desde Mannheim paira sobre a sociologia a acusao de relativismo e de ser impotente para tratar da produo cientfica efetiva. Instituram-se dicotomias encadeadas interno-externo, natureza-cultura, objetividade-subjetividade, natural-social que demarcam espaos prprios e excludentes para a ao cognitiva das hard sciences e das soft sciences. Esses registros marcaram as dificuldades para a constituio de uma histria e de uma sociologia da cincia efetivamente vinculadas aos marcos terico-conceituais das soft sciences, durante grande parte do sculo XX.

Em anos mais recentes, dcadas de 1970/1980, novo ingrediente das cincias humanas tornou essa polarizao ainda mais conflitante. Trata-se do discursive turn ou linguistic turn que alou a linguagem como constitutiva da realidade social e assim abalou-se ainda mais a compreenso objetivista e realista do conhecimento cientfico. Nesse relativismo radical somente os agentes discursivos em sociedade eram considerados construtores da realidade. Na tentativa de ultrapassar tais rupturas, a orientao de Callon-Latour1 resgatou o compromisso com um realismo redesenhado que salta do realismo cientificista e incorpora matizes construtivistas. Essa proposta escudada por um certo princpio de simetria que promove uma equivalncia entre os dois tipos de agenciamentos um, realista, dado pelas coisas do mundo e outro, construtivista, dado pelos agentes sociais humanos. Assim, retomam alguns elementos do antigo realismo e consideram a paridade de agenciamento entre os humanos e os no-humanos. Ambos passam a ser considerados como agentes construtores, simetricamente institudos. Tratam-se de duas modalidades de agentes que interagem, entre si, produzindo uma realidade simultaneamente social e natural. Esse passo foi fundamental para refinar nossa compreenso do saber cientfico, entretanto persistem algumas dificuldades nessa simetrizao. H especialmente duas:

1 Postular a simetria entre humanos e no-humanos acentua o estado ontolgico destes agentes em vez de valorizar a funo agenciadora por eles exercida. Do ponto de vista etnogrfico, seria mais correto dizer agenciamento recproco do que falar de uma simetria genrica. E mais, h que se demonstrar a forma especfica pela qual este agenciamento recproco, entre coisas e humanos, efetivamente ocorre. Como as coisas agem sobre os humanos e a sua recproca.
As obras de Bruno Latour utilizadas e que sintetizam bem o olhar callon-latouriano aqui apresentado foram: Bruno Latour, A esperana de Pandora, Bauru, So Paulo, EDUSC, 2001. Bruno Latour, Cincia em ao, So Paulo, Editora UNESP, 2000. Bruno Latour, Jamais fomos modernos, Rio de Janeiro, Editora 34, 1994.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.
1

Tanto Callon quanto Latour simplesmente o fazem atravs de dramatizaes metafricas que advogam um hilozosmo improvvel. As coisas so antropomorfizadas em dilogos volitivos com os humanos, revelando um antropocentrismo desnecessrio. O modo concreto pelo qual as coisas interagem com os humanos fica sem explicao. A metfora callon-latouriana que resgata o antigo animismo das coisas do mundo oculta aquilo que merecia uma ateno mais precisa. H a necessidade de tomar-se a simetria no como um princpio ontolgico mas como uma etnografia do agenciamento recproco.

2 Ao perder seu carter distintivo, o humano em Callon-Latour descaracterizado como um ser historicamente constitudo. Perde-se a percepo de que o humano uma condio uma condio histrica e fica-se com uma tipologia inata de seres. Ora, no se nasce humano, tornase. Assim, confundem-se dois conceitos homnimos: humanidade como algo historicamente constitudo uma condio , e humanidade como conjunto de indivduos que formam uma espcie uma taxionomia de essncias. O ser biolgico denominado Homo Sapiens insuficiente para definir a qualidade humana que somente se d como vir-a-ser histrico, na sua existncia concreta e na linguagem. E isto, tanto na instncia filogentica da formao histrica de sua condio humana que estimula o gnero, a espcie humana, quanto na instncia ontogentica da formao histrica de cada indivduo como pessoa humana, em seu devir particularizado. Na lgica da simetria h que se delinear um espao de atuao para as cincias histricas, aquelas classicamente denominadas cincias humanas.

Para corrigir esses aspectos da proposta de simetria, convoco Ludwik Fleck que incorpora a til noo de um agenciamento recproco entre coisas e humanos, e a relocaliza em um cenrio mais adequado para as cincias histricas do homem, sem a necessidade das narrativas metafricas, animistas, de Callon e Latour. Em Fleck, os humanos interagem com as coisas sem anularem sua condio histrica, de seres constitudos em humanos atravs da linguagem na histria. Com a adio de Fleck, o realismo cientfico e o construtivismo scio-lingstico encontram uma sntese harmnica e, alm disso, esta sntese est mais afinada com o pensamento histrico que postula por uma identidade para a pessoa humana.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

O quadro originrio de problemas

Nos anos da dcada de 1960, Thomas Kuhn ao produzir uma renovao historiogrfica na rea da histria da cincia introduz aspectos que apontam para um relativismo epistemolgico. Mostrou-se quanto o sujeito um agente construtor, ativo, que interfere no produto do conhecer. Especialmente com seus herdeiros, o aparecimento do programa forte de sociologia do conhecimento de David Bloor e S. B. Barnes, na dcada de 1970, consolida-se um olhar construtivista radical.2

Este programa forte, caracterizado por seu princpio de simetria, expe a necessidade de tanto o conhecimento considerado verdadeiro quanto o falso serem construes sociais e esse princpio torna-se o alicerce da nova sociologia do conhecimento cientfico sociology of scientific knowledge, SSK, base dos social studies of science, SSS. A verdade uma produo social. Assim se implode o lugar de confinamento em que a sociologia da cincia estava aprisionada at esse instante, somente autorizada a tratar dos desvios da verdade e da objetividade cientficas desvios motivados por interferncias do social, a posio madrasta da sociologia do erro.3

Nessa nova sociologia, os fatos cientficos so colocados entre aspas fatos devido insurgncia da sociedade, das aes do social. a era da construo social da realidade. Com isso abriu-se a arca das fantasmagricas alternativas relativistas e as subjetividades alam vos soturnos. A realidade passa a ser vista como uma construo, a objetividade encarada no mais como uma aura do objeto real mas como um acordo entre sujeitos, um consenso intersubjetivo. a fase do construtivismo sociolgico que parece prescindir de qualquer referncia ao mundo como seu avalista derradeiro.

Ao seu lado surge um novo componente, a linguagem como questo, o que radicaliza ainda mais esse processo construtivista. O carter discursivo de uma prtica se apresenta como a forma de agenciamento efetivo pelo qual a realidade constituda. Ocorre a a fratura total da clssica trilogia significante-significado-referente que amparava a certeza das palavras falarem sobre o real, de
David Bloor, Knowledge and Social Imagery, London, Routledge & Kegan Paul, 1976. Barry Barnes, Scientific Knowledge and Sociological Theory, London, Routledge & Kegan Paul, 1974. 3 Trata-se de um deslocamento radical imposto sociologia da cincia de linhagem mertoniana e um resgate do olhar mannheimiano, da sua sociologia do conhecimento.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.
2

designarem com segurana algo do mundo. A palavra no mais se conecta univocamente s coisas do mundo. O referente de um discurso desaparece do horizonte material, concreto. Nem mesmo o seu significado bem determinado e os significantes entrelaam-se entre si, sem um pouso no real. Assim, a realidade, lingstica e societria, esfumaa-se e o realismo cientfico olhado com desconfiana e ceticismo. O referente emudece. No h mais como distinguir a realidade da fico e, doravante, tudo se mostra como discurso, o mundo texto, diz-se, tudo texto, clama-se, nesse construtivismo lingstico.

Com essas orientaes, o linguistic turn alou a linguagem como elemento fundador da realidade social e assim abalou-se ainda mais a compreenso objetivista e realista do conhecimento cientfico. O realismo foi desmontado, mesmo o estritamente cognitivo. A atividade cientfica perde seu diferencial ante um sistema de crena qualquer.4 E a entra-se em um impasse. H necessidade dos estudos de cincia darem conta do que lhe especfico, de seu lugar j institudo na sociedade como o lugar de produo de conhecimentos pretensamente verazes e que falem sobre o mundo. Cincia uma instituio e sua sociologia precisa saber demarc-la como tal. Como faz-lo? Fim de todo e qualquer realismo? Estamos assim ante uma proposta que monta um cenrio insatisfatrio para equacionar as aporias que se colocam.

Callon-Latour entram em cena

Dos mltiplos e diversificados herdeiros dessa revoluo paradigmtica da sociologia e da linguagem, h uma reao que se tornou notvel. Essa reao, capitaneada por Bruno Latour e Michel Callon, mostra-se bastante crtica dos relativismos scio-lingsticos e termina por rejeitar a nomenclatura de social para marcar seu afastamento dessas correntes. Callon-Latour aceitaram o desafio de enfrentar tal dificuldade e de mostrarem o especfico da cincia, abandonando o radicalismo sociolgico. Isso justifica uma outra designao: estudos de cincia e tecnologia science and technology studies, STS substituindo aquela denominao restrita s influncias da

Neste momento, dcadas de 1960-1970, popularizou-se a releitura da obra clssica Bruxaria, magia e orculos entre os Azande, de Evans-Prichard, como norte para entender a atividade de cientistas e suas crenas.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

sociedade presente nos social studies of science.5 O cerne da questo escapar dos arroubos relativistas sem recair na antiga tradio da objetividade que emerge das coisas em si, dos fatos da natureza, dos eventos que compem a realidade do mundo. Seu alvo desfazer-se tanto do construtivismo sociolgico como do lingstico, advogando algum neo-realismo que d s prticas cientficas o direito de estarem falando sobre o mundo, mas que simultaneamente tambm o construam. Assim, a realidade persiste como construo societria mas igualmente um agente ativo, com alguma autonomia dos sujeitos. A orientao de Callon-Latour resgatou o compromisso com um realismo redesenhado que salta do mero realismo cientificista e incorpora matizes construtivistas.

Esses autores, no clima da polmica com o programa forte, adotam a nomenclatura diferencial de Bloor com a finalidade de mostrar sua superao, de que foram mais alm e o ultrapassaram. Assim estabelecem um outro princpio de simetria agora, generalizado , situado entre sociedade e natureza. Pretendem que o mesmo tratamento analtico dado para as questes sociais deva tambm ser dado aos objetos naturais. Dessa forma, relativismo e realismo, grosso modo, embaralham-se sem que nenhum deles alcance uma posio absoluta.

Da emerge uma til e renovada apreciao para a antropologia, doravante designada como antropologia simtrica, habilitada para tratar com eqidade o mundo social e o natural. Uma antropologia focada agora nas sociedades contemporneas e que observa os cientistas em ao como seus nativos. So cientistas-nativos submetidos igualmente tanto aos ditames da natureza quanto aos da sociedade. Delineia-se uma postura metodolgica bastante produtiva baseada na anlise etnogrfica que segue os passos efetivos dos agentes na produo do conhecimento os chamados estudos de laboratrio.

Porm se esta etnografia dos laboratrios mostra-se adequada para historicizar a produo do conhecimento ao invs de submet-la aos cnones epistemolgicos dados a priori , h uma questo decorrente do lxico usado no enfrentamento com Bloor e que se mostra bastante

Ver a excelente sntese do perodo realizada em Andrew Pickering (ed.). Science as practice and culture, Chicago: University of Chicago Press, 1992, que expe inmeras avaliaes recprocas entre as principais correntes de ento. A discusso marcante, para nosso propsito, a que ocorre entre Latour e seus crticos: Collins e Yearley.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

problemtica. A adoo do termo princpio de simetria apresenta algumas implicaes nefastas para uma histria das relaes estabelecidas e que gera mal-entendidos.

Quando esses autores designam sociedade e natureza como estados simtricos no expressam tanta ambigidade esto se referindo a uma situao tpica para a antropologia quando esta se aplica s sociedades frias , afinal a compreenso caracterstica da antropologia para as sociedades selvagens exatamente esta: tratar como de igual importncia tanto o mundo natural quanto o mundo social. Dir-se-ia mundos simtricos. Neste sentido, ao se utilizarem da antropologia para estudar as nossas sociedades, a sociedade moderna, e ao denominarem esta nova antropologia de simtrica eles no produziram nenhuma revoluo, esto simplesmente sendo rigorosos e consistentes com o prprio suporte terico-metodolgico da antropologia, com as suas exigncias conceituais, que solicitam igualdade de tratamento para os objetos naturais e os eventos culturais. Nada demais, em sentido estrito. Assim, a inovao trazida pelo termo antropologia simtrica, efetivamente, nada mais do que um pleonasmo e to somente um pleonasmo. A novidade, claro, encontra-se no uso da antropologia para analisar a nossa sociedade moderna e no a deles, as sociedades frias dos eternos nativos, como era usual. A grande novidade est em olhar esse objeto cincia como um objeto antropolgico, em transformar cientistas em nativos.

At a, no h maiores divergncias, pode-se aceitar o uso do termo simetria como uma metfora pouco problemtica que simplesmente expressa uma vontade metodolgica e epistmica de dar o tratamento eqipolente para a anlise tanto da Natureza quanto da Sociedade em nosso mundo contemporneo.

Porm, quando esses autores trasladam esse binmio Natureza/Cultura para outro formado por seus pretensos elementos constitutivos, o par humanos/no-humanos, a situao fica bem mais complexa e imprecisa. O que quer dizer um princpio de simetria entre humanos e no-humanos? O tal princpio at por ser um princpio impe uma certa equivalncia ntica, entre humanos e no-humanos, no dizer desses autores, e assim a etnografia fica submetida a um princpio que contrabandeia uma ontologia para seus domnios. A metfora da simetria entre os dois tipos de agentes sugere que se trata de uma distino entre estados de ser, estados simtricos.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Como descrio da ao interativa entre os agentes seria mais prprio dizer agenciamento recproco do que postular um princpio e uma simetria. E para ser fiel ao olhar etnogrfico essa questo ficaria melhor colocada se observasse a forma de interao recproca entre os agentes em vez de propor simetria entre estados hipotticos j cristalizados para as entidades que atuam. E mais, antes de serem olhados como estados estveis inatos essas categorias de humanos e nohumanos, por coerncia, deveriam ser observadas como produes que ganharam estabilidade societria justamente atravs desse mesmo agenciamento recproco.

Afinal, esta a boa novidade callon-latouriana o agenciamento recproco entre coisas e humanos , mas que infelizmente fica assim ofuscada pela disputa mertoniana com Bloor. O embate com Bloor foi a fonte originria de inspirao para Callon-Latour proporem o seu princpio generalizado e a sua nomenclatura de estados simtricos para os seres. Envolvidos nesse combate, a compreenso mais precisa de uma etnografia das relaes entre agentes, tal como expressa o termo agenciamento recproco, ocultada. mascarada por um princpio generalizado que foi politicamente mais til para derrotar Bloor, para superar o antigo princpio de simetria que era tanto o baluarte quanto o estandarte do programa forte de Bloor.

Entra-se assim num labirinto. Latour toma como fato aquilo que necessita de explicao etnogrfica: como ocorre o agenciamento recproco? Em vez de supor uma relao animista entre coisas e humanos h que descrever como que esse agenciamento ocorre. Como as coisas efetivamente atuam sobre os humanos. E, por tal questo no ser posta, outras ainda mais instigantes so impedidas de aparecer, como a que se pergunta sobre que humano esse. Ser uma essncia biolgica ou ser uma condio histrica? E tambm aquela que mais interesse desperta para a antropologia: como e o que que transforma um indivduo biolgico em uma pessoa, humana? Ou seja, como se obtm o tal humano como um artefato? Afinal, o que uma pessoa?

Os humanos: seres inatos ou pessoas histricas?

Esse aspecto revela uma grave lacuna na antropologia desenhada por Callon-Latour. Eles no se perguntaram que humano este? e no correr de seus textos persiste um uso ambguo do termo
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

humano, ele empregado de forma bastante indefinida e genrica. Como veremos adiante, justamente por se constiturem em pessoas que os ditos humanos podem interagir em geral com as coisas e, reciprocamente, as coisas podem atuar sobre as pessoas. Sem sua condio de pessoa, na maioria dos casos, essa interao deixa de acontecer.

Penso que humano seja uma condio do ser dada em cada indivduo histrico e no uma qualidade esttica, uma essncia intrnseca biologia do ser. Essa condio de humanidade ocorre ao se configurar na categoria de pessoa. Pessoa uma condio adquirida pelos indivduos biolgicos decorrente de seu agenciamento recproco no mundo. Essa a sua condio histrica. A pessoa no nasce como tal, um artefato construdo ao longo de sua histria em seus agenciamentos recprocos com as coisas do mundo. Esta a ontogenia de cada indivduo que se reconhece e reconhecido como tal, como uma pessoa.6

Esta uma dificuldade na proposta callon-latouriana de simetria. A linha de pesquisa desenvolvida na extensa obra desses autores buscou inspirao nas tcnicas estruturais da narrativa actancial greimasiana. Os actantes, seres semiolgicos presentes como sujeitos gramaticais em uma narrativa, restrita sua instncia literal, como agentes da ao lingistica indicada pelo verbo, so vistos na teoria ator-rede Actor-Network Theory, ANT, como conhecida como cristalizaes de presenas concretas, de agentes materiais. Callon-Latour convocam os actantes discursivos e, atravs de uma alquimia realista, os metamorfoseiam em agentes efetivos no mundo extralingstico. H aqui um salto ousado, talvez temerrio, na passagem realizada por CallonLatour do estritamente literal para o mundo material.7

A forma retrica pela qual esse princpio de simetria generalizada comparece nos textos advoga um hilozosmo absolutamente sem sentido. Fornece cores poticas ao texto, certo, porm com o custo muito alto de introduzir iluses de realismo fantstico que perturbam a potncia e consistncia da relao interativa entre os agentes humanos e os agentes materiais, j muito bem estabelecida pela hiptese de agenciamento recproco. Descaracteriza a hiptese, a desfaz por enredos de brilho
6

Tim Ingold. Humanidade e Animalidade in Revista Brasileira de Cincias Sociais no. 28. A publicao na ntegra do artigo encontra-se em http://www.anpocs.org.br/portal/content/view/112/54/ 7 O actante textual transmuda-se atravs de uma tcnica descritiva anmica em agente material, simplesmente por uma narrao dramatizada. Mas no por intermdio de uma simulao dramatizada que palavras e coisas se renem. necessrio mais, e desnecessrio o apelo animista para integrar coisas ao mundo humano. Latour possui os instrumentos adequados e no os utiliza.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

literrio em narrativas hilozostas improvveis, narrativas que a camuflam sob um novo imbrglio metafsico totalmente desnecessrio.8

Somente posso compreender o estabelecimento deste princpio como decorrente do calor do momento de confronto com a verso anterior dos STS; as circunstncias de debate impem tticas discursivas, afinal, trata-se de um combate. O uso dessa nomenclatura princpio de simetria generalizada uma arma retrica fatal contra o seu oponente, um outro princpio mais limitado o de Bloor , que est sendo derrotado pois que ultrapassado, afinal em nossa modernidade supe-se que o novo generaliza o velho, e melhor, vai mais alm, mais completo. A escolha dos termos generalizada e simetria sugere que algo falta simetria anterior, que a atual amplia, complementa e supera. Nessa situao de luta mertoniana entre Latour e Bloor, sim, compreensvel o fetiche dado simetria. Mas s. Conquistado o territrio, marcado o espao autoral, deslanchada a nova orientao, basta!

A noo de simetria entre humanos e no-humanos parece um non sense para historiadores que se perguntam que humano este de que fala Latour?.

Ao delinear sua narrativa no estilo de um drama pitoresco, como instrumento de sua ao poltica, Latour define uma estratgia pessoal de produo de impacto e diferenciao autoral, que surpreende o leitor com seu relato de apelo dramtico, coisa que sem dvida esse autor realiza com sucesso e elegncia. Porm o enredo explcito nos embates entre os actantes por sua dramaticidade textual e nfase teatral monta um cenrio implcito de agentes antropomorfizados, pictricos. Se por denotao so meros actantes funcionais da e na linguagem, j por sua conotao dramtica, antropomrfica, emergem como entes volitivos. Os actantes semiolgicos mediadores como funes discursivas transmudam-se em seres, e o mais grave: de lugares actanciais simtricos no texto tornam-se equivalentes ontolgicos na ao. As funes discursivas moldam seres, substncias com propriedades existenciais. Por suas associaes estilsticas o drama descrito por Latour sugere uma leitura realista. Na conotao, de maneira implcita, a narrativa dramatrgica latouriana eleva ontologicamente aquela simetria de lugares textuais expondo-a como ontologia simtrica efetiva entre as bactrias e Pasteur, entre humanos e no-humanos. E a cria-se um
H um exame da simetria em Domnech e Tirado (1998: 35-38). Na coletnea de Pickering (1992) h artigos antolgicos com rplicas, ver especialmente sobre a simetria p. 312 ss, e uma referncia ao carter hilozosta, p. 317.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.
8

problema e um embarao. No h como um historiador tomar bactrias e coisas como equivalentes ontolgicos a humanos. O humano de Latour apresenta ambigidades e dissonncias, e sua simetria ontolgica com no-humanos simplesmente as amplifica.

O humano de Latour mostra-se irreconhecvel para o pensamento histrico, tanto na instncia filogentica, de sua hominizao antropolgica que constri a espcie, como tambm na ontogentica, de sua humanizao dada pela historicidade vivencial de cada indivduo biolgico em seu devir humano.

Compreende-se em histria que cada indivduo biolgico, dito humano, no nasce humano, tornase humano por suas relaes coletivas, societrias, em suas interaes com o mundo. Em histria nega-se a preeminncia da natureza humana e aposta-se na sua condio humana, de pessoa. Aposta-se na constituio histrica do humano, em vir a ser o sujeito humano que se torna sujeito na humanizao, em um processo de vir-a-ser que o caracteriza e particulariza. Humanizao que inscreve cada indivduo biolgico no devir constitutivo da humanidade, na cadeia de hominizao que forja uma historicidade diacrnica para a espcie. A ontologia de cada sujeito humano advm dessa dupla condio histrica, e a se encontra a sua singularidade. Uma singularidade que o constitui como artefato histrico.

Vou examinar um caso, descrito pelo prprio Latour, que expe a necessidade de que a categoria de pessoa seja considerada para que o agenciamento recproco ocorra. O notvel artigo Referncia circulante relata como uma anlise antropolgica se desenvolve sobre o trabalho de campo de cientistas em ao.9 Os personagens humanos, tal como descritos por Latour, so: Helosa, gegrafa, brasileira; Edileusa, brasileira, botnica; Armand, francs, pedlogo; Ren, francs, pedlogo; e o prprio Latour na funo de antroplogo. A cena se completa com os personagens no-humanos, o solo entre a savana e a floresta, e a vegetao tpica dessas duas regies em contato. A questo que se coloca saber se a savana que est invadindo a floresta promovendo a preocupante desertificao da Amaznia , ou se o contrrio, se a floresta est fertilizando o rido solo da savana. O trabalho tcnico desenvolvido por esses atores totalmente dependente das suas respectivas formaes cientficas para desvendar a questo de qual dos dois lados est se
Bruno Latour. Referncia circulante in Latour. A esperana de Pandora, Bauru, So Paulo, EDUSC, 2001. 39-96. Ver especialmente, p 40-43.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.
9

expandindo, se a savana ou se a floresta. Se todo o seu conhecimento de botnica faz com que Edileusa fique do lado da floresta, todo o conhecimento de pedologia de Armand f-lo inclinar-se para a savana.10

No possvel substituir qualquer um desses personagens por um leigo, ou por outro humano qualquer. A interao simtrica que possa ocorrer entre as plantas e Edileusa, ou entre os gros de solo e Armand, decorrem da especificidade dessas pessoas. Decorrem daquilo que as faz pessoas. Somente haver agenciamento recproco entre as plantas ou o solo e o personagem humano se este indivduo humano adquiriu a formao especializada correspondente. atravs da categoria de pessoa que Edileusa ou Armand podem interagir com as coisas. Para que os no-humanos, plantas e solo, possam coagir os humanos necessrio que estes sejam pessoas, e pessoas particulares: botnica e pedlogo. Tornaram-se pessoas ao se formarem historicamente dentro de um espao simblico e os agenciamentos dos quais participam somente ocorre nesse espao simblico que constitui aquelas entidades biolgicas humanas em pessoas. No se pode substituir esses espcimes de indivduos biolgicos humanos por outros, isto , a relao estabelecida no a de uma simetria entre humanos e no-humanos, mas uma coero das coisas sobre um determinado tipo de pessoa.

Claro, a interao d-se no confronto entre as coisas e o sistema simblico que conforma os atores; no por uma pretensa essncia humana inata mas, sim, por sua condio histrica dada por viverem ou como botnica ou como pedlogo. Somente uma botnica poder ler o que dizem as plantas e, analogamente, somente um pedlogo poder recolher as informaes explicitadas pelo solo. Eles sero afetados, ou dito de outra maneira, entraro em um agenciamento recproco com os nohumanos, devido justamente aos seus sistemas simblicos constitutivos das pessoas que se tornaram.

Eles so pessoas por terem se constitudo como brasileira ou como francs, isto , pertencerem a um idioma, a uma nao com seus hbitos e costumes. So pessoas, por terem se constitudo num espao simblico acadmico, seja de pedlogo ou seja de botnica. Edileusa fala portugus do Brasil e se formou em botnica no Brasil. So ambos o idioma e a titulao acadmica universos discursivos histricos constitutivos de pessoas. Edileusa, Armand, Ren e Helosa so pessoas.
10

dem, p. 42

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Este espao simblico no qual a interao se d o espao de suas historicidades de coisas e de pessoas , o espao da histria.

Na ausncia de uma etnografia que explicite como a pessoa conformada interativamente tanto no mundo natural quanto no social decorrem algumas percepes tradicionalistas a respeito das qualidades humanas e que invadem inesperadamente o cenrio callon-latouriano. A mais grave o entendimento que apresentam para a linguagem.

Assim, inesperadamente para uma proposta to renovadora persiste uma viso ortodoxa de linguagem prisioneira de arcasmos. A linguagem perde a oportunidade de ganhar uma verso atualizada com a etnografia estabelecida e deixa de ser vista como instrumento e agncia das mltiplas interaes entre indivduos e entre estes e o mundo que os cerca , como elo entre as pessoas; um elo formador e que as articula com as coisas. Ora, no agenciamento recproco h uma atribuio fundante para a linguagem como escritura de inscries materiais11 e que constitutiva das entidades humanas e no-humanas que povoam o mundo. E isto completamente desconsiderado por Callon-Latour: a linguagem tomada como o prprio agenciamento. Claro, tratase de uma outra concepo de linguagem bem afastada da tradicional percepo que a confina como se fosse algo produzido por mentes de indivduos racionais em comunicao entre si. Trata-se da linguagem como agncia material.

Em Callon-Latour, alm de sociedade e linguagem serem instncias separadas, a linguagem compreendida como um produto mental, uma produo imaterial dos humanos, entre os humanos latourianos. Curiosamente, Latour se apraz em criticar a viso mentalista de linguagem e no investe em outra, em uma mais alinhada com a sua etnografia.

Na ausncia do entendimento de que a linguagem o prprio agenciamento recproco ocorre um vcuo explicativo. O agenciamento em si deixa de ser o motor das explicaes sendo substitudo por uma retrica extica. Em vez de detalharem a ao etnogrfica pela qual os agentes interagem, h uma fantasiosa compreenso animista nas relaes simtricas entre humanos e no-humanos simulando ficcionalmente a forma de agncia. Callon-Latour arquitetam um cenrio de Disneyland
11

Ver essa questo em Carlos A Maia. A materialidade da linguagem na histria e na cincia. 2006.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Park para o mundo e suas entidades. Essa viso animista da natureza e que antropomorfiza as coisas do mundo a maneira encontrada por esses autores para explicar como se d a interao concreta entre os agentes humanos e os no-humanos. As coisas tornam-se agentes intencionais. Os nohumanos, as coisas, atuam volitivamente sobre os humanos, em vez da necessria etnografia do agenciamento recproco que a e assim se d. A relao entre os agentes meramente descrita por alegorias figuradas, metafricas, que so insuficientes como relatos etnogrficos.

Assim, Callon-Latour escapam do problema a ser enfrentado, ocultando-o em narrativas dramticas e hilozostas. justamente essa antropomorfizao que se torna a soluo explicativa, nesses autores, para as efetivas relaes sociolgicas e histricas que os humanos estabelecem atravs da linguagem, entre si e com as coisas das quais se apropriam. O animismo torna-se a explicao como simulacro de uma soluo montada atravs de metforas abusivas. Especialmente Latour desqualifica repetidamente a sociologia e a anlise do discurso como construtivismos simplificados e os v imprprios para tratarem da cincia.

E assim a equao histrica da linguagem como ao constitutiva foi apagada. Ora, o agente humano somente ganha essa designao por ser constitudo na histria, no espao simblico, ou seja, o que o mesmo, na linguagem, pela linguagem em seu encontro existencial com o mundo. A linguagem como forma de agncia interativa que o constitui como humano, uma pessoa. O animal biolgico no nasce humano, torna-se. Torna-se uma pessoa humana ao ingressar no mundo das aes simblicas, da histria, da linguagem como ao histrica. Instala-se um certo imbrglio metafsico, a e assim. H aqui dois equvocos, um ontolgico e um histrico. A simetria produz um paradoxo ontolgico, apaga o especfico e constitutivo daquilo que ele denomina de humanos tornando-os equivalentes ontolgicos aos no-humanos. Ao seu lado produz uma incongruncia histrica, emudece a histria e a historicidade dos seres.

Necessitamos retomar um olhar etnogrfico e apoiado em uma semiologia diversa daquela a estrutural de Greimas que informou o olhar de Latour. Uma etnografia das relaes entre os humanos e as coisas do mundo. Uma etnografia que rena em um nico processo linguagem, sociedade e construo material de sentido, como um processo de construo da realidade. Uma realidade simultaneamente social e natural, inseparveis em seu vir-a-ser. Este o dilema contemporneo. E tambm o maior desafio aqui, da pesquisa subjacente a este artigo. Um desafio
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

que me conduz em busca de uma soluo que seja adequada e compatvel ao pensamento histrico propriamente dito. Uma soluo centrada na historicidade das coisas; sejam coisas sociais, naturais ou discursivas.

Em contraponto aos impasses edificados por Callon-Latour, resgato Ludwik Fleck, revigorando seus conceitos fundamentais no quadro de uma matriz analtica histrica. Tomo Fleck como alternativa que avana para alm dos limites contraditrios da viso de Latour, especialmente, e a complementa historicamente de forma mais rica e satisfatria. Com a adio de Fleck, o realismo cientfico moderado e o construtivismo lingstico e sociolgico encontram uma sntese mais afinada com a histria. Este meu objeto: quo harmnica esta sntese? Trata-se de um realismo construtivo?

Fleck: caminhando para um realismo construtivo

Fleck12 possui o olhar scio-histrico necessrio para se pensar a linguagem como um modo de ao construtor de sentidos sobre a realidade e tambm como constitutivo dos prprios falantesagentes. Seus conceitos vinculados de estilo de pensamento (Denkstil) e de coletivo de pensamento (Denkkollektiv) fornecem as expresses sociais e materiais que agenciam o carter protocolar e histrico de todo processo de conhecimento atravs de prticas coletivas que so, por isso mesmo, prticas discursivas.13

Diramos com os exemplos tomados de Latour, no artigo Referncia circulante, que a botnica Edileusa l o mundo e suas coisas atravs de seu estilo de pensamento, o de botnica. As plantas afetam, sensibilizam, Edileusa diferentemente do que ocorre com Armand, o pedlogo. A forma de agenciamento das coisas sobre os humanos depender do estilo. Essa a novidade fleckiana.

12 13

Ludwik Fleck, The Genesis and Development of a Scientific Fact, Chicago. University of Chicago Press, 1979. O estilo pode ser definido como um perceber direcionado que corresponde a uma elaborao objetiva daquilo que assim percebido. Fleck, The Genesis, op. cit., 99.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

O conceito estilo de pensamento se constitui no elemento circunstancial coercitivo dos atos sciomentais individuais e guarda proximidade ultrapassando-o com o introduzido por Mannheim, em 1925, fortalecido em Ideologia e Utopia.14 O estilo de pensamento exerce sobre as percepes individuais uma coero, converte-se na percepo imediata das formas correspondentes, tal que qualquer observao mesmo a cientfica ser uma funo do estilo de pensamento que a sustenta. O estilo prov uma propenso para a percepo de algumas formas (Gestalten) e proporciona a disposio para um perceber orientado, um ver formativo (Gestaltsehen) que condiciona sua elaborao objetiva.15 O estilo forja o modo pelo qual indivduos vem e interagem com o mundo. Forja os indivduos como pessoas.

Assim Fleck enfrenta a idia de fatos em si, de uma realidade absoluta, o Real metafsico, e considera a observao livre de suposies uma fantasia do realismo extremo. Nesse processo que os fatos, supostos absolutos, so produzidos e que a realidade paulatinamente delineada. A realidade um constructo, um artefato, continuamente redesenhado em decorrncia da percepo dos fatos do mundo. A realidade um artefato produto/produtor de fatos. Fatos que somente so visveis e estveis em um estilo determinado e que do materialidade aos conceitos e noes. Os fatos cimentam a base para ancorar os conceitos. A meta de todas as cincias empricas a elaborao deste solo firme de fatos.16

No h em Fleck o risco dos exageros dos relativismos, sociolgico ou lingstico. O acordo que os agentes possam promover entre si est sempre condicionado por este solo firme de fatos. O mundo no uma inveno de mentes incorpreas, o desenho do mundo depende da sensibilizao que o mundo produza sobre os ditos observadores. Porm, esses observadores no so, pelo seu lado, meros transmissores de uma verdade que j esteja l, no mundo. H uma coero mtua entre o sujeito que conhece e o objeto. E essa coero, o agenciamento recproco, um exerccio da linguagem que os constitui ambos, sujeito e objeto, como tais em agentes. A linguagem conforma a realidade, condiciona as formas de vida e os estilos de pensamento que instituem os agentes ditos humanos como pessoas.

14

Karl Mannheim, Ideologia e Utopia, Rio de Janeiro, Guanabara, s. d. Karl Mannheim (edited by Paul Kecskemeti), Essays on the Sociology of Knowledge, London, Routledge & Kegan Paul, 1952. 15 Fleck, The Genesis, op. cit., 99, 133, 134, 142. 16 Fleck, The Genesis, op. cit., 95.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Bibliografia

Alesandro Duranti. Antropologa lingstica. Madrid: Cambridge Univ., 2000. Andrew Pickering (ed.). Science as practice and culture. Chicago: Univ. of Chicago, 1992. David Bloor. Knowledge and Social Imagery. London: Routledge & Kegan Paul, 1976. Barry Barnes. Scientific Knowledge and Sociological Theory. London: Routledge & Kegan Paul, 1974. Jacques Derrida. Gramatologia. So Paulo: Perspectiva, 1999. Jos Ferrater Mora. Diccionario de Filosofia. Madrid: Alianza, 1981, 4v. Bruno Latour. A esperana de Pandora. Bauru, So Paulo: EDUSC, 2001. Bruno Latour. Cincia em ao. So Paulo: Editora UNESP, 2000. Bruno Latour. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. Carlos A. Maia. A materialidade da linguagem na histria e na cincia. In Lingstica Textual, Pragmtica etc. Rio de Janeiro: Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingsticos, 2006. v. X, no. 13, p. 45-56. Ludwik Fleck. The Genesis and Development of a Scientific Fact. Chicago: Univ. of Chicago, 1979. Luiz Antonio Marcuschi. Cognio, linguagem e prticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. Miquel Domnech e Francisco Javier Tirado (comps). Sociologa simtrica. Barcelona: Gedisa, 1998. Thomas Kuhn. A Estrutura das Revolues Cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1975. Tim Ingold. Humanidade e Animalidade. in Revista Brasileira de Cincias Sociais no. 28. http://www.anpocs.org.br/portal/content/view/112/54/ Karl Mannheim. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Guanabara, s. d. Karl Mannheim (Paul Kecskemeti, ed.). Essays on the Sociology of Knowledge. London: Routledge & Kegan Paul, 1952. Volker Meja and Nico Stehr (ed.). Knowledge and Politics. The sociology of knowledge dispute. London: Routledge, 1990.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Potrebbero piacerti anche