Sei sulla pagina 1di 4

PREPARATRIO PARA OAB

DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO


Professor: Dr. Carlos Toledo

CAPTULO 14 AULA 1 TEMAS ATUAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO


Coordenao: Dr. Carlos Toledo

Aula 1
Tema I - Estatuto da cidade
O Estatuto da Cidade, Lei 10.257/2001, veio regular os artigos 182 e 183 da Constituio Federal de 1988. Principais instrumentos previstos no Estatuto da Cidade: - Edificao ou utilizao compulsrios: Com base nas regras contidas no Plano Diretor, o Municpio pode estabelecer, por meio de lei especfica, que determinadas reas sejam obrigatoriamente parceladas, edificadas ou utilizadas pelos seus proprietrios (Estatuto da Cidade, art. 5), de maneira que suas propriedades cumpram a sua funo social. - Progressivo no tempo: Aps a notificao pelo Municpio, se o proprietrio no promover o parcelamento, a edificao ou a utilizao do imvel, no prazo legal, o Estatuto permite a majorao anual da alquota do IPTU, durante cinco anos (Estatuto da Cidade, art. 7). - Desapropriao do imvel com pagamento em ttulos: usados os instrumentos anteriores, sem resultado, o Estatuto permite a desapropriao do imvel com carter punitivo. a chamada desapropriao-sano pelo descumprimento da funo social da propriedade urbana (art. 8 do Estatuto da Cidade), cuja desvantagem para o proprietrio o fato de ele no receber a indenizao em dinheiro, mas em ttulos da dvida pblica resgatados em at dez anos, em parcelas anuais, com juros de 6% ao ano. - Usucapio especial de imvel urbano: instituto de natureza social, vem regulamentar o artigo 183 da CF/88, que j previa esse instituto. Tem direito usucapio especial aquele que possuir como sua rea ou edificao urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia. necessrio que o interessado no seja proprietrio de outro imvel e no se reconhecer esse direito mais do que uma vez para a mesma pessoa. O Estatuto tambm previu uma modalidade coletiva, com requisitos prprios, para atender situao dos moradores de favelas e cortios. Outorga onerosa do direito de construir: O Estatuto da Cidade permite que o Plano Diretor estabelea reas nas quais se poder construir acima do coeficiente de aproveitamento fixado para aquela rea, desde que o proprietrio preste uma contrapartida (art. 28). Os recursos arrecadados com a "venda" do direito de construir devem ser utilizados para finalidades ligadas ao desenvolvimento urbana e qualidade de vida da cidade.

Tema II - Parcerias Pblico-privadas


Figura criada pela Lei n. 11.079/2004, a pblico-privada uma nova espcie de concesso, com regime especfico, que se subdivide em duas modalidades: a concesso patrocinada ou administrativa.

"Proibida a reproduo total ou parcial, por qualquer meio ou processo, assim como a incluso em qualquer sistema de processamento de dados. A violao do direito autoral crime punido com priso e multa (art. 184 do Cdigo Penal), sem prejuzo da busca e apreenso do material e indenizaes patrimoniais e morais cabveis (arts. 101 a 110 da lei 9.610/98 - Lei dos Direitos Autorais). www.r2direito.com.br

01

A concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. Na concesso patrocinada, a Administrao paga ao parceiro privado um valor pela prestao do servio, que poder corresponder a at 70% da remunerao prevista ao concessionrio, ou at mais do que isso, se houver autorizao legislativa (art. 10, 3). A concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, que deve envolver tambm a execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. Para que um contrato seja considerado parceria pblico-privada, alm das caractersticas acima, h necessidade de que: I - tenha valor igual ou superior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhes de reais); II - que a prestao do servio seja igual ou superior a 5 (cinco) anos; III - que envolva, alm do fornecimento de mode-obra, o fornecimento e instalao de equipamentos ou a execuo de obra pblica. Essas so, portanto, as duas modalidades de concesso que so caracterizadas como PPPs. As concesses de servio pblico comuns continuam regidas pela Lei 8.987/95 e os contratos administrativos em geral continuam regidos pela Lei 8.666/93. A nota mais relevante para a compreenso das PPPs que elas propiciam maiores garantias para os parceiros privados e para os financiadores dos empreendimentos. A garantia mais relevante a criao de um Fundo Garantidor de Parcerias, que tem personalidade jurdica e patrimnio prprio que pode ser gravado e executado, para garantia das obrigaes do parceiro pblico.

"Proibida a reproduo total ou parcial, por qualquer meio ou processo, assim como a incluso em qualquer sistema de processamento de dados. A violao do direito autoral crime punido com priso e multa (art. 184 do Cdigo Penal), sem prejuzo da busca e apreenso do material e indenizaes patrimoniais e morais cabveis (arts. 101 a 110 da lei 9.610/98 - Lei dos Direitos Autorais). www.r2direito.com.br

02

Potrebbero piacerti anche