Sei sulla pagina 1di 24

O LEGADO GREGO NA TERMINOLOGIA GRAMATICAL BRASILEIRA

Maria Helena de Moura NEVES*


RESUMO: Este estudo tem como objetivo pesquisar a existncia de um legado grego terminolgico na organizao gramatical brasileira, considerando que a gramtica incipiente grega a fonte da nossa gramtica, por via da gramtica latina, e que o recorte de campo que ela preparou um ponto de referncia para o estudo da evoluo do pensamento ocidental sobre a linguagem. A orientao terico-metodolgica se assenta na Lingustica Histrica, na linha que orientou a ampla pesquisa sobre a emergncia da gramtica no Ocidente que constitui a fonte das informaes que aqui se organizam (NEVES, 2005). As reflexes dirigem-se especialmente para o exame da nomenclatura, entendendo que ela mapeia conceptualmente o conjunto das posies assumidas, e em geral mantidas, que merecem apreciao. Entre outras coisas o exame ops: termos gregos legados na corrente contnua do pensamento gramatical a termos gregos introduzidos posteriormente; termos transliterados do grego a termos decalcados da traduo latina. Alm disso, verificaram-se casos de alterao de nome com manuteno de conceito, e casos de alterao de conceito para um nome conservado. De todo modo, o exame da nomenclatura revela a indiscutvel existncia de um legado grego organizao da gramtica portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Nomenclatura gramatical brasileira. Gramtica alexandrina. Gramtica ocidental.

Introduo indiscutvel a existncia de um legado grego ao modo de organizao da gramtica portuguesa, como representante que da gramtica ocidental, oriunda da latina, que calcada na grega. O histrico de constituio de uma terminologia gramatical de significao notvel na evoluo do pensamento sobre a linguagem, tendo merecido ateno dos estudiosos pelo que representa de apreciao dos pressupostos e dos princpios que dirigiram e at hoje sustentam a instituio da disciplina gramtica entre ns. As reflexes que aqui se fazem enveredaram por um componente particular dessa herana na terminologia gramatical, entendendo que assim se mapeia
* UPM Universidade Presbiteriana Mackenzie. Centro de Comunicao e Letras Programa de Ps-Graduao em Letras. UNESP Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, Faculdade de Cincias e Letras, Departamento de Lingustica Araraquara SP Brasil. 14801-30 mhmneves@uol.com. br. Pesquisadora do CNPq.

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

641

conceptualmente o conjunto das posies assumidas, e em geral mantidas, que merecem apreciao. Tomando como universo de exame os termos constantes da vigente Nomenclatura Gramatical Brasileira1 (de agora em diante, NGB), este estudo procura verificar em que extenso e de que modo se conservam, na exposio gramatical oficial, os termos criados na gramtica grega, implicada, a, a verificao de correspondncias com as escolhas terminolgicas da gramtica latina, sucednea da grega. O que aqui se traz uma amostra, que bastante abrangente mas no esgota a questo, e ficam necessariamente sem avaliao, dada a restrio de espao, muitas implicaes envolvidas, relacionadas, por exemplo, aos pressupostos filosficos de base e ao consequente recorte de campo particular de cada conjunto.

As fontes gregas A fonte principal das indicaes que aqui se fazem o estudo publicado no livro A vertente grega da gramtica tradicional: uma viso do pensamento grego sobre a linguagem (NEVES, 2005), no qual, a partir de fontes diretas e de estudos precedentes sobre essas fontes, analiso e avalio a emergncia da disciplina gramatical entre os gregos. Dado o fato de que o recurso a fontes foi muito extenso e muito particularizado para tantos fatos em estudo, deixo de indicar aqui, a cada momento, a fonte especfica da informao, e tambm deixo de oferecer a bibliografia completa, ao final. No h, portanto, remisso a fontes a cada fato de gramtica informado, o que perturbaria a prpria leitura do texto. Se necessrio, qualquer indicao poder ser localizada, com facilidade, no captulo especfico do livro fonte, no qual est tambm a lista completa das referncias. As poucas citaes de obras que aparecem no curso deste texto so feitas com remisso a esse livro. Apenas forneo, nas referncias bibliogrficas, ao final, as obras citadas que so as fontes diretas mais constantes: especialmente as edies de Dionsio o Trcio (sc. II-I a.C.) e de Apolnio Dscolo (primeira metade do sc. II d.C.), s quais tambm remetem algumas notas de rodap. Cabe observar, ainda, que as lies que se creditam a Dionsio o Trcio (de agora em diante, DT) representam, na verdade, referncia a toda a Escola de Alexandria (sculos III e II a.C.), qual ele pertencia.2 Sabe-se que o grande mestre da Escola, Aristarco da Samotrcia (215-145), apontado como autor de centenas
1

Para poder fixar-se em um determinado conjunto de nomenclatura proposto e evitar disperso, este trabalho tem como referencial a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) oficial, que a que rege as intervenes oficiais no setor. A Portaria e o texto da NGB foram publicados no Dirio Oficial (da Unio), de 11/5/1959, Seo I, p. 11.088. O texto fonte est referenciado como Barbosa (1962). Indique-se, ainda, que a autoria de seu manual tem sido contestada, fato que aqui fica fora de questo, por no pertinente quanto ao resgate de saber que interessa.

642

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

de volumes de comentrios e de tratados crticos, j reconhecia as mesmas oito partes do discurso (mre lgou) de DT. Entretanto, tudo o que Aristarco tenha escrito se perdeu, e dos outros gramticos alexandrinos restam apenas fragmentos e informaes vindas por referncias indiretas. a DT que se atribui uma Arte da gramtica (Tchne grammatik), a primeira gramtica do Ocidente, que foi editada pela primeira vez em 1715,3 e que representa a gramtica alexandrina. Por sua vez, Apolnio Dscolo4 (de agora em diante, AD), da Escola de Prgamo, deixou uma longa obra, mas a maior parte do que foi produzido no chegou at ns. So fontes do estudo da doutrina de AD, alm das quatro obras que restaram (Do pronome, Das conjunes, Dos advrbios, Da sintaxe das partes do discurso), todas elas consultadas para o estudo, os Esclios da Gramtica de DT onde a doutrina de AD se ope deste gramtico e a obra de Prisciano, que, comprovadamente, usou AD como modelo5. Essas fontes diretas registre-se mais uma vez so listadas nas referncias finais.

A direo de anlise O exame empreendido verificou uma primeira distino entre termos gregos trazidos na corrente contnua do pensamento gramatical e termos de formao grega introduzidos posteriormente. Outra bipartio verificada refere-se a termos transliterados diretamente do grego e termos oriundos da traduo latina da gramtica grega. Por outro lado, o exame dos termos vigentes mostrou casos de alterao da denominao e manuteno do conceito (ou da aplicao), e, inversamente, casos de alterao do conceito (ou da aplicao) e manuteno da denominao. Uma questo que se mostra de grande interesse e importncia a distribuio pelos diversos compartimentos da gramtica desses diversos tipos de processamento histrico das denominaes, o que se explicitar na exposio. Na seo referente s partes do discurso, foco de interesse dos filsofos, dentro de seu esforo de categorizao e de estudo da proposio, esto muito presentes entre ns as denominaes gregas, j que um compartimento desse tipo (embora desviado o foco de interesse) era votado a especial abrigo na organizao
3

O estudo valeu-se especialmente da edio de G. Uhlig, Dionysii Thracis Ars grammatica, de 1883 e, ainda, da de I. Bekker, Anecdota graeca, de 1965. A edio de Bekker traz tambm numerosos esclios de escritores bizantinos, a que se tem de recorrer, para elucidao. Consta que esse cognome (Dscolos) tenha vindo do fato de sua linguagem no elegante e, s vezes, de difcil compreenso. As obras suprstites de AD esto editadas por B. G. Teubner, em Grammatici graeci, 1867-1910 (APOLONIUS DISCOLUS, 1919), com aparato crtico e comentrios de G. Uhlig ou G. Schneider. As obras Das conjunes e Dos advrbios esto editadas por I. Bekker, Anecdota graeca, 1965. Os textos de Prisciano esto em Grammatici latini, ed. H. Keil, 1961. (PRISCIANO, 1961).

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

643

altamente taxonmica da gramtica helenstica. Uma indicao importante refere-se ao fato de que DT, na sua tchne grammatik (11), do primeiro sculo antes de Cristo, na linha de pensamento dos gramticos alexandrinos, como j observei, j distingue oito partes do discurso, compondo um esquema com o qual o de nossas gramticas tem bastante semelhana: nome (noma), verbo (rhma), artigo (rthron), pronome (antonyma), preposio (prthesis), advrbio (eprrhema) e conjuno (sndesmos), alm de particpio (metoch), que hoje no est distinguido como uma classe parte.6 Alm disso, essa classificao de DT representa as reflexes filosficas de muitos sculos, uma vez que vrias das denominaes j se registravam nos filsofos, como mostrarei. Um compartimento parte a que se deve fazer aluso, abrigado especialmente na Morfologia, constitui-se de termos novos (pouco numerosos), ligados a preocupaes mais recentes de classificao, para os quais em geral a tradio prescindiu de filiao a uma formao grega, ou recorreu posteriormente a uma formao, na base de elementos gregos, pelo latim ou no. Eles sero tratados na parte final do texto.

A origem das denominaes abrigadas na Nomenclatura Gramatical Brasileira A primeira observao na anlise das denominaes das trs grandes partes do documento, e que so as partes tradicionais da gramtica Fontica, Morfologia e Sintaxe , que elas tm formao grega, mas s sintaxe (sntaxis) termo ocorrente nos estudos filosficos gregos sobre a linguagem (estoicos), embora no faltem consideraes de cunho fontico j em Plato. Por outro lado, porm, dado o fato de que a sintaxe grega tinha total compromisso com a lgica, orientadora de toda a reflexo grega nessa rea, dentro desse terceiro compartimento da Nomenclatura oficial que est o menor nmero de termos gregos originais (apenas sujeito e predicado, vindos pela traduo latina). O prprio compartimento Sntaxis no existe na gramtica alexandrina incipiente, j ligada crtica e filologia, e sem a bno direta da filosofia. Na sequncia se analisam as denominaes constantes da NGB dos fatos e dos elementos que tenham vindo na tradio da gramtica. A anlise vai apresentando os termos segundo a seo da NGB em que esto inseridos. Como j indiquei, os termos que constituam denominaes novas, ausentes da tradio gramatical, sero vistos em seo parte. Tambm estaro em seo parte os termos que no esto no corpo da NGB, mas se abrigam no Apndice desse documento.
6

Em sentido contrrio vai a indicao de que os gregos no distinguiam a classe interjeio (latim: interjectio, em Prisciano).

644

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

A primeira seo da NGB: a Fontica Como j apontei, o termo Fontica ausente da gramtica grega incipiente, o que no significa que se deixasse completamente sem tratamento essa rea. Pelo contrrio, dos cerca de cinquenta e cinco termos da NGB nesse compartimento (em geral, subclassificaes de vogais e de consoantes, que os gregos ainda no faziam, o que naturalmente o exclui do nosso exame), onze so de herana da gramtica grega. As consideraes fonticas dos gregos eram sobretudo vinculadas ao aspecto acstico, e os termos usados o revelam. Verifica-se que a tradio gramatical mantm uma classificao de base acstica, mas, na subclassificao, como mostrarei, mesclam-se critrios acsticos e articulatrios. por via da traduo que chegam ao portugus esses termos, j usados por Plato, Aristteles e os gramticos alexandrinos: vogais (j em Plato: t phonenta, as que soam por si, as vozes, ou t phonmata grmmata, as letras com voz; latim: vocales; consoantes (em DT: t smphona, as que no so vozes, soando apenas quando combinadas com vozes; latim: consonantes); semivogais (j em Plato: t hemphona, as que so meio vozes, as que no so vozes, mas tm rudo7; latim: semivocales). Outros seis termos da NGB abrigados na Fontica so transliteraes do grego, ou seja, no passaram por traduo latina: ditongo (em DT: diphthongu, som distinto, voz), referncia feita apenas aos ditongos decrescentes; slaba (em Plato, Aristteles e gramticos alexandrinos: syllab, reunio; latim: syllaba), devendo-se observar que AD, quando admite a slaba de apenas uma vogal, chama a isso emprego abusivo, o que consequncia da considerao do significante a partir do elemento (at chegar ao lgos); oxtono (oxtonos, agudo); paroxtono (paroxtonos); proparoxtono (proparoxtonos); ortopia (em Plato: ortopeia, dico correta); prosdia (prosoda, termo frequente em Aristteles, referindo-se a tudo o que serve para acentuar a expresso, como aspirao, acento prosdico, apstrofo). Merecem ateno especial, na NGB, o caso de fonema, que termo j da cincia lingustica e o caso de tritongo, emprstimo recente, analogicamente formado (ambos transliterados do grego). Tanto esses termos como o seu conceito esto ausentes, no registro do pensamento grego sobre a linguagem. O termo fonema introduziu-se, nos estudos lingusticos, como denominao

Como se v, os elementos assim classificados no correspondem s que hoje se denominam semivogais: trata-se de consoantes, daquelas que no so mudas (j em Plato: phona, sem som), aquelas que tm algum som, embora audvel apenas quando se unem s vogais. Aristteles fala disso referindo-se, por exemplo, s emisses de s e de r, resultantes de uma aproximao de lngua ou lbios. Isso faz a diferena entre as semivogais (determinadas consoantes que no so mudas) e as vogais, j que estas so audveis sem que haja tal aproximao (Potica 20, 1456b 25-26; apud NEVES, 2005, p.137).

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

645

da unidade mnima da Fonologia, e, portanto, com sentido j vinculado teoria fonolgica.8 Observo, por fim, que quase toda a terminologia que aparece no item relativo tonicidade (tnica, tona, subtnica, etc.), embora abrigue palavras de formao grega, no transpe nenhuma ordem de consideraes que se possa entender como significativa na gramtica grega, pois o que sobrelevava no exame dos elementos da cadeia falada era a quantidade voclica e silbica, da decorrendo a tonicidade.

A segunda seo da NGB: a Morfologia Na NGB essa parte se divide em: a) estrutura e formao das palavras; b) flexes; c) classificao de palavras. No tratamento, do mesmo modo que ocorria no manual de DT, cada item vem seguido das flexes. Segue a anlise, pela ordem da NGB. Estrutura e formao das palavras Desse primeiro item, pouco se encontra na gramtica incipiente grega. Quanto estrutura, apenas um termo da NGB l est: tema, transliterado do grego (thma, o que colocado, o que depositado; na gramtica, forma primria).9 Quanto formao, acontece que a etimologia grega no reduziu a um sistema o processo de formao de palavras. AD chega a uma diferena entre radical e terminao, mas no tem um termo tcnico para raiz ou radical. Ele sabe que as alteraes no so caprichosas e desligadas, mas pode-se verificar no h entre os gregos uma preocupao de anlise mrfica, pelo contrrio, o movimento o inverso. Ainda nesse campo, tambm no se encontra na gramtica grega uma apresentao que contemple os processos em si: derivao, composio ou hibridismo, relacionados na NGB. Por outro lado, semelhantemente ao que
8

Na gramtica grega o que havia era stoicheon (elemento) e grmma (letra / som). DT explica esses termos: grmmata, porque se moldam com caracteres, e stoichea, porque tm uma ordem e um lugar (NEVES, 2005, p.139), devendo-se registrar que este ltimo termo se referia no apenas a elementos sonoros mas tambm a outros elementos da organizao lingustica. Quanto a grmma, usado por Plato no Sofista (253a), onde a gramtica vem como modelo para a dialtica (j que a gramtica o sistema regulador da combinao das letras, assim como a dialtica o sistema regulador da combinao dos gneros), cabe observar que o termo no tem, a, o sentido etimolgico de smbolo grfico, mas refere-se a som, pois Plato fala da possibilidade de concordncia entre si, de unio (ou no), dos grmmata. (NEVES, 2005, p.114) Essa forma primria, para o grego, , por exemplo, o presente em relao ao futuro, ou a palavra que serve para formar outra.

646

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

ocorre nesse documento, as indicaes de subclassificaes do tipo de primitivo ou derivado se fazem, l, dentro do estudo das diversas classes de palavras. E assim se far na apresentao deste trabalho. Exatamente por isso, a flexo das palavras, vista no geral (a considerao de palavras variveis e palavras invariveis, constitui uma verdadeira chave de entrada para a considerao dos termos e de sua subclassificao, na gramtica grega incipiente. Se a filosofia se fixou nessa questo mais para verificar a existncia de declinao (de ptsis, caso), que tinha grande importncia na organizao da proposio lgica, j nos estoicos se levantam quadros de flexo como paradigmas, e, paralelamente, levantam-se os desvios e irregularidades que o uso determinou. Os gramticos gregos fixam-se fortemente na flexo de cada classe (distinguindo categorias com ou sem flexes), e apresentam um feixe das categorias gra maticais aplicveis s diversas partes do discurso da lngua grega, com isso organizando as formas em um sistema de flexo que fornece um padro. Entretanto, quando a referncia flexo aparece nas definies das diversas classes, em geral o que est em questo , mesmo, a flexo casual; por exemplo, verifica-se que, no advrbio, a definio registra explicitamente o termo kliton que significa sem flexes, invarivel, no ligado indicao de casos. Classificao das palavras (e flexo) Neste amplo compartimento, pode-se dizer que uma teoria das partes do discurso chegou a ser bastante completa e claramente construda na gramtica grega. As denominaes das classes vm, no geral, por traduo latina, embora nem sempre haja correspondncia exata de conceito ou de sua aplicao. o que se pode dizer, muito especialmente, da denominao portuguesa substantivo (hyprktikos, que subsiste por si, ligado a hparxis, existncia; latim: substantivus), termo que, na gramtica grega, no designa classe de palavras. O termo grego que nomeia a classe correspondente a substantivo noma, nome, mas, de certo modo, a aplicao do termo semelhante. Para Plato os nomes buscam imitar a essncia das coisas (mmesis), e em DT, o tratamento da categoria nome recorre a ousa (aquilo que , a essncia), enquanto AD fala em poites, qualidade. Descartados os compromissos filosficos, fica o substantivo (comum) como o nome que d uma descrio daquilo que nomeado.10

10

Em AD o conceito de nome refere-se indicao da essncia, mas por meio de uma qualidade comum ou particular, o que coloca o conceito de nome em relao complementar com o conceito de pronome, que apenas indica existncia, como comentarei adiante.

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

647

No caso do termo artigo (em Aristteles, estoicos11 e gramticos, rthron, articulao; latim: articulus, articulao), que um elemento gramatical de que a lngua latina no dispunha, v-se que, no portugus, o conceito se altera e a aplicao se restringe. Em DT portanto, j na gramtica alexandrina e tambm em AD,12 entre os artigos ficava no somente o artigo propriamente dito, referido como (artigo) que se coloca antes (rthron protaktikn), mas tambm o pronome relativo, referido como (artigo) que se coloca depois (rthron hypotaktikn).13 o que mostro no estudo dos pronomes. Mas na grande maioria dos casos de denominao das classes de palavras, como se v a seguir, diferentemente do que ocorre com o termo artigo, a denominao se mantm (por traduo latina), e o conceito, ou a abrangncia, se altera. No caso do adjetivo (em DT: eptheton, que acrescentado, que faz atribuio; latim: adiectivum), h grande diferena na partio de campo dos diversos estudiosos. Em primeiro lugar, como mostrarei logo adiante, no se tratava de uma classe parte, conforme demonstra o prprio modo de denominao encontrado, no qual eptheton vem como adjunto nominal: noma eptheton, nome adjetivo. Alm disso, nem sempre os eptheta se incluram entre os nomes. Inicialmente, pela possibilidade de os elementos assim denominados funcionarem como predicado, eles se incluam entre os verbos (entre os rhmata, em Plato e Aristteles), depois, sim, eles passaram a ser classificados como nomes. DT os incluiu entre as vinte e quatro espcies (ede) nocionais dos nomes, e tambm AD os incluiu entre os vinte tipos de nomes que distinguiu. No caso do numeral (arithmetikn; latim: numerale), do mesmo modo no se postulava uma classe parte, como tambm mostrarei. DT e AD o colocaram entre as diferentes subclasses nocionais dos nomes, dando exemplos apenas de cardinais, que seriam os numerais por excelncia. O (nome) ordinal (em

11

Os estoicos abrigavam inicialmente, entre os chamados artigos, alguns elementos pronominais, enquanto os pronomes pessoais ficavam entre os nomes comuns. Mais tarde, eles reconheceram a diferena entre a natureza do nome e a do pronome e colocaram os pronomes pessoais entre os artigos. Esta a classificao que se resgata nos estoicos: a) (artigos) definidos (horismna), que so definidos em relao s pessoas gramaticais; trata-se dos pronomes pessoais e dos possessivos; b) (artigos) indefinidos (aoristde), que so os artigos definidos e outros pronomes em geral, menos os possessivos e pessoais. Desses termos volto a falar quando tratar das denominaes definido, indefinido e pessoal. AD aponta que o prprio do artigo a anfora, ou seja, referir-se a uma pessoa j determinada. A considerao dos artigos definidos, juntamente com os pronomes relativos, entre os artigos (como artigo prottico e artigo hipottico, respectivamente), deve-se ao fato de que AD considerava a relao (anaphor) como a marca principal do artigo. Ele no desconhecia a diferena entre os dois tipos de entidade, pelo contrrio, apontava distino no apenas de forma e de colocao mas tambm de sintaxe (Da sintaxe 1, 142; apud NEVES, 2005, p.185). Essa diferena se refere especialmente ao fato de o artigo prottico e o nome que ele acompanha formarem frase com o mesmo verbo, enquanto o hipottico requer outro verbo: o artigo hipo ttico liga-se ao nome pela anfora, mas relaciona-se com um verbo prprio, dessa relao dependendo o seu caso.

12 13

648

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

DT e em AD: taktikn, referente ao alinhamento; latim: ordinale) outra das subclasses. No caso do pronome (em DT e em AD: antonyma, denominao que traz o prefixo anti, no lugar de; latim: pronomen, com o prefixo pro-, correspondente ao grego -anti)14, o campo recoberto era bem diferente do que hoje se entende na organizao da gramtica. O manual de DT inclui entre os pronomes15 apenas aqueles que ele subclassifica como primitivos16 e derivados, que so, respectivamente, os pessoais (prsopoi) e os que chamamos possessivos, os quais, entretanto, no recebem essa denominao, mas so chamados bipessoais (diprsopoi), porque encerram a ideia de possuidor e de possudo17. AD faz essa mesma classificao, mas alarga o domnio dos pronomes, no chegando a abrigar, entretanto, os nossos pronomes relativos, que, como j mostrei, ele deixa entre os artigos antepostos. E, como mostrarei, ele pe como subclasses dos nomes as outras palavras que hoje se consideram pronomes18. Tambm mostrarei que, em DT, o termo relativo (anaphorikn, de relao, relativo;19 latim: relativum), era usado para designar uma subclasses dos nomes. No caso da preposio (em DT e em AD: prthesis, palavra que se coloca antes, em composio ou em construo; latim: praepositio), a classe inclua os prefixos, e o significado do termo grego explica esse fato.20

14

Outras denominaes vm registradas como dadas por gramticos ao pronome, segundo o depoimento de AD no Do pronome: paronomasa, nome derivado (Dionisodoro de Treznia); semeosis, designao, indicao (Tiranio); antonomasa, que outra forma de antonyma (Comano). (NEVES, 2005, p.166) Segundo AD, DT no distinguiu uma classe pronome, incluindo esse elemento entre os artigos, sob a rubrica de artigo demonstrativo (rthron deiktikn). Entretanto, no manual que chegou at ns h uma subclassificao entre artigo e pronome, que aqui registro. Essa referncia de AD serve de argumento para muitos defenderem que o manual que possumos no de autoria de DT. Entretanto, essa no questo para ser aqui discutida. Como se percebe, o conceito das denominaes primitivo e derivado referidas a pronome no corresponde ao conceito geral dessas denominaes na nossa Nomenclatura. Lembre-se que os casos de denominaes da NGB que no tm ocorrncia na gramtica grega incipiente sero comentadas na parte final desta exposio, neste ponto elas so apenas indicadas. A distino que AD faz entre nomes e pronomes diz respeito ao fato de que o nome expressa a qualidade de um sujeito corpreo, enquanto o pronome apenas faz indicao da coisa, apenas expressa a sua existncia (Do pronome, p.31 e p.33; Da sintaxe I, 138; apud NEVES, 2005, p.187). Outra diferena que ele aponta refere-se ao fato de que o nome, ao contrrio do pronome, s exprime a terceira pessoa, nunca podendo indicar nem o falante nem o ouvinte (Da sintaxe II, 43-47; apud NEVES, 2005, p.188). Para AD todo pronome demonstrativo / ditico (deiktik) ou relativo / anafrico (anaphorik); os de primeira e de segunda pessoa so sempre diticos; os de terceira pessoa so demonstrativos e relativos (Do pronome, p.10; Da sintaxe II, 8; II, 11; apud NEVES, 2005, p.189-190). Essa subclasse recebia, ainda, as denominaes: homoiomatikn, de semelhana; dektikn, demonstrativo; antapodotikn, de correspondncia. Para a preposio, AD j d a importante lio de que, quando em posio livre, ela s se segue de nomes em caso oblquo.

15

16

17

18

19

20

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

649

No caso da conjuno (desde Aristteles21: sndesmos; unio, vnculo; latim: coniunctio), inicialmente ficam abrangidas coisas muito diferentes (conjunes, preposies, pronomes). Com os estoicos22 j no se incluem os pronomes, mas inclui-se tudo o que indeclinvel, com a definio feita pela funo: ligar as outras partes do discurso. Esse tambm o carter acentuado em DT, que ainda insiste no valor de tal elemento na ordenao do pensamento. AD tambm faz indicao da ordem (txis), mas pe a seu lado a fora (dnamis) o que poderia querer lembrar, j na definio, a subordinao ao lado da coordenao. No caso do advrbio (nos estoicos, em DT e em AD: eprrhema, ao lado do/sobre o verbo; latim: adverbium), a denominao traz o mesmo prefixo ep (sobre) que est em eptheton23, adjetivo. Ou seja, o termo eprrhema um correspondente do termo eptheton, no sentido de que eptheton est para nome assim como eprrhema est para verbo24. AD diz claramente que o advrbio uma espcie de adjetivo do verbo, e deve vir aps a preposio, que se liga ao nome.25 Resta observar o caso do termo verbo (nos filsofos e nos gramticos: rhma, o que se diz, predicado; latim: verbum). Essa denominao grega e a denominao portuguesa verbo fazem conceituao anloga, mas no idntica, j que a denominao de uma funo (ento vista a partir da lgica), como a de predicado representa um deslizamento de domnio, se tomada para denominar uma classe gramatical. Saindo das denominaes daquelas que hoje se consideram classes de palavras, vamos a outras denominaes, seja para subclassificao (principalmente na classe dos nomes, onmata), seja para flexo (principalmente na classe dos
21

Cumpre observar que Aristteles distingue esse elemento no como fato de gramtica, ou mesmo como parte do lgos, mas como recurso de estilo, pela sua eficincia em fazer de muitas coisas uma unidade, ou seja, de, no discurso, fazer da multiplicidade uma unidade (Retrica III, 5 apud NEVES, 2005, p.148). O exame desse grupo, que abrangia um nmero muito maior de elementos do que o da nossa classe das conjunes, interessa-lhe, pois, mais como pea do discurso do que de proposies logicamente constitudas, ou seja, interessa-lhe mais como arte. O exame das proposies no simples muito importante na dia ltica estoica porque esta concerne s relaes entre um fato que objeto da percepo e um que no o , ou seja, determi nao de um fato obscuro por meio de suas relaes com um fato conhecido. Assim, a conceituao de conjuno (grupo que abrangia a conjuno, a preposio e outros elementos indeclinveis) tem nfase no seu papel de conexo lgica (implicao, inferncia, juno, disjuno, causa, comparao). A denominao foi a vitoriosa entre outras, que se registram nos estoicos: mestes, intermdio; pandktes, que abrange tudo. Segundo um esclio, a denominao mestes se explica pelo fato de que os advrbios eram derivados justamente do caso que no distinguia o gnero em sua desinncia, o genitivo plural. (BEKKER, 1965, p.939, 18-19, p.940, 6 apud NEVES, 2005, p.170). AD registra, mesmo, eptheton rhmatos, ou seja, epteto (adjetivo) do nome (Da sintaxe, p.21, 17; apud NEVES, 2005, p.156). Segundo um esclio, o advrbio assim visto indica poites, qualidade (BEKKER, 1965, p.939, 23-25, p.940, 2426 apud NEVES, 2005, p.170).

22

23

24

25

650

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

verbos, rhmata). Verifica-se que, na denominao das subclassificaes, bem como na das flexes, h uma maioria de tradues (geralmente latinas), cerca de trinta e cinco, nas quais em geral se mantm (em um sentido amplo) o conceito (muitas vezes mudando a aplicao do termo), e se altera a forma. A gramtica grega incipiente no s classificou minuciosamente as partes do discurso como tambm desenvolveu bastante o estudo das flexes, uma caracterstica da gramtica emergente que deve ser destacada:
Quando examina as indicaes de gnero, nmero, caso, tempo, modo, voz e pessoa (t parepmena, os acessrios), a, ento, que a gramtica se move entre os fatos que poderamos considerar mais especificamente gramaticais. Os filsofos naturalmente notaram esses fatos e teorizaram sobre eles, vinculando-os, sempre, porm, a um sistema filosfico. Notaram o geral, e apenas ocasionalmente, vendo aquilo que era evidente no exerccio da linguagem, e sem um interesse especfico. Os gramticos, por sua vez, tinham de ter sua ateno despertada em particular para esses fatos, porque neles especialmente o criticismo encontrava as discrepncias de uso em relao linguagem dos poetas, e ainda porque eles facilmente se poderiam organizar em uma codificao emprica. Necessaria mente essas indicaes implicam entidades morfolgicas, ou, mais ainda, morfossintticas, e, assim, elas so as consideraes formais26 por excelncia no exame lingustico. Sua considerao leva forosamente a uma caracterizao e sistematizao de formas. Assim, foi esse exame que mais diretamente instituiu paradigmas, o ponto bsico da organizao gramatical, nos moldes em que ela surgiu. Co mo nos outros aspectos, porm, o que a gramtica ps em um qua dro prtico, concreto e manipulvel se apoiou na pesquisa espont nea e ocasional que estava disponvel no material da filosofia. (NEVES, 2005, p.133-134).

Entretanto, s flexes o estudioso s pode chegar pelas subclassificaes, e o que aqui se faz. Os comentrios se iniciam pelos termos introduzidos por traduo ou por transliterao das denominaes gregas. A denominao por termos novos ser vista mais adiante, uma discriminao que se justifica pelo fato de que o foco, neste estudo, exatamente o modo, ou seja, o tipo de denominao. A primeira indicao refere-se s duas espcies principais de nomes em DT: o (nome) primitivo (prottypon, que o primeiro; latim: primitivum) e o (nome) derivado (pargogon, termo relacionado com o verbo pargo, conduzir para outro lado, derivar; latim: derivatum ), sendo os nomes derivados subclassificados, depois, em sete subespcies, como mostrarei mais adiante. Do mesmo modo, como j indiquei, em DT tambm os pronomes podem ser
26

Usa-se formal, aqui, no sentido tradicional, em oposio a nocional; ope-se, ento, forma a sentido.

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

651

primitivos27 (que so os pessoais) e derivados (que so os possessivos), denominaes e conceituaes que no so mantidas em nossa gramtica. Cabe observar que, em princpio, a derivao no teria de ser considerada classe por classe, mas sim no geral das formas da lngua, independentemente de sua categorizao no sistema. Na verdade, a indicao, que tambm a NGB faz, de uma subclassificao em primitivo e derivado, separadamente, para as diversas classes28, perde a oportunidade de considerar a formao das palavras como um processo independente de sua classificao. Entre as sete subclasses de nomes derivados indicadas por DT, seis envolvem denominaes que a NGB registra,29 muitas vezes com outras aplicaes, como indicarei:
(nome derivado) comparativo (em DT: synkritikn taktiks, ligado ao verbo synkrno, reunir, combinar, e, da, comparar; latim: comparativum); trata-se de formas como andreiteros, mais corajoso, portanto, trata-se dos (nomes) adjetivos em grau comparativo; (nome derivado) superlativo (em DT: hyperthetikn, ligado a hyprthesis, ao de transpor; latim: superlativum); trata-se de formas como oxtatos, agudssimo, portanto, trata-se dos (nomes) adjetivos em grau superlativo; (nome derivado) diminutivo (em Aristteles, tratando de retrica: hypokorismn; em DT, hypokoristikn, termo que se liga a kor, marca de ternura, de atenuao; latim: diminutivum); trata-se de formas como anthropskos, homenzinho; (nome derivado) verbal (em DT: rhematikn; trata-se de formas como Filmon, derivada do verbo filo; latim: verbale); (nome derivado) possessivo (em DT: ktetikn; latim: possessivum); trata-se de formas como Platonikn, de Plato; (nome derivado) patronmico (em DT: patronymikn; latim: patronimicum); trata-se de formas como Peledes, filho de Peleu.

Como j indiquei, em geral as denominaes subsistem na gramtica com conceito similar, mas com aplicaes bem diferentes, j que nem derivao nem expresso de grau levam, de fato, a uma subespecificao da classe dos substantivos. A denominao patronmico subsiste na NGB apenas como termo de gramtica histrica. Outra subcategorizao grega para os nomes vai ao que DT indica, logo a seguir, como figuras (schmata), referindo-se existncia de um nome
27 28 29

Ver nota 17. A NGB faz essa subclassificao para trs delas: substantivos, adjetivos e verbos. A outra subclasse traz uma denominao corrente nos estudos lingusticos, mas que a NGB no registra: parnimo.

652

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

simples (em DT: haplon; latim: simplice), de um nome composto (em DT: sntheton; latim: compositum) e de um nome derivado do composto (em DT: parassntheton). Alm disso, nova grande subcategorizao dos nomes oferecida depois daquela primeira classificao que parte das grandes categorias primitivo e derivado. Agora, baseando-se em critrios mais nocionais, DT apresenta vin e e quatro espcies bastante diversificadas de nomes.30 As duas ordens de classificao que ele apresenta so paralelas, e uma no interfere na outra. Nessa nova relao, as denominaes oscilam entre termos que sofreram traduo, termos que se transliteraram e termos novos (e que, portanto, so tratados neste texto31), e termos que foram completamente abandonados, ou no constam da NGB (e que, portanto, no vm aqui comentados).32 Por outro lado, vrias dessas denominaes se referem, na nossa gramtica, a outras classes que no a dos substantivos, e, assim, so comentadas em outros pontos deste trabalho.33 Uma das subclasses a do (nome) demonstrativo (em DT e em AD: dektikn; latim: demonstrativum), e o exemplos so tal e tanto (portanto, pronomes, em nossa gramtica). Outro subtipo o (nome) indefinido (em DT e em AD: ariston; latim: infinitum), cujo conceito no recobre o mesmo campo que o desse termo na nossa gramtica: entre os exemplos de DT h relativos e correlativos, por exemplo o correspondente a qualquer que (ou seja, mais uma vez um pronome indefinido). Outro subtipo, ainda, o (nome) interrogativo (em DT e em AD: erotematikn; peustikn; latim: interrogativum), cujos exemplos so qu? qual? (ou seja, o que denominamos pronome interrogativo). Nessa relao, uma subclasse que claramente se abriga entre os substantivos, e que legou um termo para a nossa NGB a do coletivo (em DT: perilptikon, que pode ser abarcado, que compreende em si; latim: collectivum, recolhido, ligado ao verbo colligo, recolher), com o exemplo povo. Trata-se, pois, de um caso em que a traduo latina no conserva exatamente a acepo do termo grego, embora a aplicao seja a mesma. Acoplam-se s subclassificaes as flexes do nome, na exposio gramatical dos gregos.

30

AD oferece vinte subclasses, coincidindo as indicaes em dezessete casos. Subclasses que apenas esto em AD so ptrio, temporal e locativo, ausentes de nossas classificaes. Como subclasses dos nomes desse grupo, j foram tratados: adjetivo, numeral, ordinal. Sero tratados logo a seguir: demonstrativo / relativo, interrogativo, indefinido. Sero tratados mais no final do texto, na parte referente a denominaes novas: prprio e comum. Cito algumas das denominaes dessas duas ltimas categorias de nomes: fernimo, dinimo, epnimo, tnico, distributivo, compreensivo, onomatopaico, genrico, especfico, absoluto, partitivo. Cito os termos: homnimo, sinnimo.

31

32

33

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

653

DT e AD indicam os trs tipos de gnero gramatical (gnos; latim: genus) da lngua grega, j nomeados desde os filsofos: masculino (rren, arrenikn / arsenikn, macho, do sexo masculino, masculino; latim: masculinum); feminino (thly, thelykn, de mulher, feminino; latim: femininum); neutro (oudteron, nem um nem outro34; latim: neutrum), este ltimo, um gnero gramatical inexistente na lngua portuguesa. DT acrescenta os termos koinn, comum e epikoinn, sobrecomum. Foi pelo entendimento do termo comum como comum ao masculino e ao feminino que se fixou a denominao comum de dois, entretanto o sentido de comum explicitado nos esclios sobre DT outro o que tem a mesma declinao, mas se acompanha de diferentes artigos. O sentido de epikoinn tambm vem explicitado nesses esclios: o que, com a mesma palavra, indica os dois gneros, e, para essa indicao, recebe apenas um dos dois artigos, ou o masculino ou o feminino. Nossa Nomenclatura abriga, ainda, a transliterao do termo grego epikoinn, epiceno, que tem aplicao diferente, o que coloca o termo traduzido e o transliterado em distribuio complementar, dentro de uma determinada zona de acepo: o substantivo epiceno aquele que sobrecomum para animais, enquanto o sobrecomum se aplica a pessoas. Acrescente-se que, do mesmo modo que os gramticos gregos, a NGB abriga esses cinco termos sob a rubrica Gnero. DT e AD tambm nomeiam os trs tipos de nmero (arthmos, quantidade de coisas contveis; nmero) dos nomes da lngua grega: singular (henikn, ligado forma neutra hn do numeral um; latim: singulare); plural (plethyntikn, ligado ao verbo plethno, tornar numeroso, e aos substantivos pleths, multido e pleths, grande quantidade; latim: plurale); dual (dikn), este ltimo, um nmero gramatical inexistente na lngua portuguesa. Quanto subclassificao do pronome (antonyma), a indicao das espcies j se fez necessria, aqui, quando foi tratada a classe em geral, porque s assim se pde diferenciar tal classe da classe do nome (noma). Quanto aos chamados advrbios, h em DT uma ampla subdiviso (vinte e seis subclasses). As denominaes gregas encontradas correspondem, na NGB, exceto no caso de interrogativo, a denominaes feitas com expresses, e no, como no grego, feitas com adjetivos simples: (advrbio) de lugar (topikn, relativo a lugar, tpico); de tempo (chrnou, de tempo); de negao35 (arnseos,
34

Um esclio observa que alguns consideravam apenas dois gneros, e define oudteron pelo seu valor negativo (BEKKER, 1965 apud NEVES, 2005, p.199). Esse mesmo esclio indica que a diferena de gnero apenas gramatical, no refletindo diferenas do mundo real. Com diferentes pontos de partida, Protgoras usa, para neutro, skeos, coisa, artigo, e Aristteles usa metax, intermedirio. H outra subclasse distinguida por DT que complementar dessa, no campo em que esto hoje os nossos advrbios denominados como de negao, j que havia advrbios desse tipo (correspondentes ao nosso no) diferentes, para diferentes tipos de sequncias textuais. Enquanto essa subclasse dos advrbios de negao exemplificada com a negao ou, no (usada, por exemplo, nas declaraes, com indicativo), outra subclasse de advrbios semelhantes, denominados como de interdio (apogoreseos), exemplifica-se

35

654

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

de denegao, ligado a rnesis, ato de negar e ao verbo arnomai, dizer que no, desmentir); apophseos, de recusa, ligado ao verbo apfemi, dizer que no, recusar); de afirmao (synkatathseos, de assentimento)36; de dvida (eikasmo, de conjetura); de intensidade37 (epitseos, de tenso, de aumento de intensidade), interrogativo (erotseos, de interrogao, ligado ao verbo eroto, inquirir, interrogar, e ao substantivo ertesis, interrogao, questionamento; latim: interrogativum). Os advrbios que denominamos como de modo correspondem a duas das subclasses de DT: os advrbios chamados de qualidade (poitetos), como lx, com o p (px), e os chamados de posio intermdia (mestetos), que so os correspondentes aos nossos advrbios em mente. Tambm os subgrupos das conjunes so muito especificamente indicados na gramtica grega incipiente. J havia uma cuidada subclassificao na filosofia, feita pelos estoicos, que distinguiram treze subespcies, com denominaes grandemente ligadas lgica e bastante discrepantes das nossas. Mesmo que a ateno seja posta nos gramticos gregos, dificilmente relacionamos as denominaes de nossas conjunes aos seus sndesmoi, elementos sempre fortemente distinguidos pela sua importncia no relacionamento lgico das proposies. DT distingue oito subclasses e AD, mais desligado do esprito alexandrino dos gramticos e mais ligado inspirao estoica, distingue dezenove subclasses. Apenas uma denominao que conservamos por traduo latina consta dessas trs subclassificaes gregas a que me refiro: a denominao que corresponde ao nosso termo causal (latim: causalis), correspondente a dois termos gregos: aitiologiks, que concerne busca ou indicao indicao das causas, relativo s causas, causal, denominao de DT e AD; aitides, que contm a causa, que exprime a ideia de causa, causal, denominao dos estoicos e de AD38. Outras duas denominaes que se encontram nessas subclassificaes gregas correspondem a conceitos semelhantes aos de subespcies que a NGB registra, mas no traduzem os termos gregos: copulativas ( symplektiko, que entrelaam), as nossas

com a negao m, no (usada, por exemplo, nas proibies). Distinguia-se, ainda, o advrbio de negao por juramento (apomotikn) e de afirmao por juramento (katomotikn), exemplificados com partculas praticamente intraduzveis.
36

Hoje incluem-se nessa classe os que DT denominava como de certeza (bebaiseos, de confirmao, de consolidao). Nossos advrbios chamados de intensidade correspondem a esses (a exemplificados com muito, fortemente), mas tambm correspondem aos que DT chamava de quantidade (postetos), com o exemplo de muitas vezes (pollkis), e aos que ele chamava de comparao (synkrseos), com os exemplos de mais e menos. H dois termos em AD porque ele fazia, nesse campo, uma especificao mais mida, considerando, dentro de uma classe que seria a das causais lato sensu (s quais ele dava o nome de aitides), as causais propriamente ditas (s quais a que ele dava o nome de aitiologiko).

37

38

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

655

aditivas39, com o exemplo e; disjuntivas (diazeuktiko, que disjungem, ligado ao verbo diazegnymi, disjungir), as nossas alternativas40, com o exemplo ou. Apenas mais um termo de AD corresponde a denominao nossa: adversativa (enantiomatiks, que marca oposio). H, ainda, nos estoicos, em DT e em AD, uma denominao que prxima da traduo latina de uma entidade apenas similar: conclusiva (prosleptiks, ligado ao verbo lambno, que, na voz mdia, no campo da lgica, significa ligar-se a, especialmente no sentido da ligao da premissa maior com a concluso; latim: praesumptiva), por exemplo algumas partculas gregas correspondentes ao nosso ora. A ltima classe de que aqui trato, com referncia a subclassificaes e/ou flexes, o verbo (rhma). especialmente nessa classe que a existncia de flexes constitui pea determinante da conceituao. AD insiste no fato de que, no caso do verbo, uma mesma palavra que, alterando-se, adapta-se aos tempos, s pessoas e a todas as ideias que lhe so acessrias, enquanto o advrbio, que tambm pode indicar tempo, no o faz por mudana de forma. Desse modo, o que est em questo no puramente o fato de a palavra fazer todas essas indicaes, mas o fato de ser prprio dela essa alterao da forma para expressar as diferen as: especificamente, as diferenas de tempo e as diferenas entre atividade ou passividade (voz).41 H, pois, grande nmero de termos designadores de subespecificaes de formas verbais. O primeiro termo a comentar conjugao (em DT e em AD: syzyga, unio sob o mesmo jugo; latim: coniugatio). Por outro lado, esse termo designador de sistematizao e exercitao metalingustica no era do interesse dos filsofos. As lies gregas especificam o tempo verbal (chrnos; latim: tempus) considerando-o na sua ligao temporal com a elocuo (exatamente a categoria lingustica tempo), mas tambm incluem no exame das flexes verbais da lngua grega muitas indicaes que correspondem ao que denominamos, nos estudos lingusticos, como aspecto verbal. J Aristteles tratou do tempo nos verbos, observando distines na forma verbal em correspondncia com distines na relao temporal com a elocuo. Quanto aos estoicos, a sua preocupao peculiar de definir as relaes de causalidade e os modos de concluso lhes
39

No Anteprojeto da NGB (CHEDIAK, 1960), verifica-se que a comisso que elaborou o documento escolheu a denominao aditiva entre outras concorrentes, e uma delas era, exatamente, copulativa. A comisso que elaborou a NGB escolheu a denominao alternativa entre outras concorrentes, e uma delas era, exatamente, disjuntiva (CHEDIAK, 1960). AD (Da sintaxe III, 51-59 apud NEVES, 2005, p.181) no considera como algo prprio do verbo nem a expresso do n mero nem a do modo, porque essas categorias pertencem s pessoas, bem como no considera que seja da natureza do verbo a indicao das pessoas. Assim, para AD, se o que particular ao verbo expressar, por suas transformaes, a diferena dos tempos e das vozes (e no das pessoas), o infinitivo est includo entre os verbos, uma indicao que nem sempre foi feita na histria da gramtica grega (ver nota 53).

40

41

656

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

proporcionou motivo para definir muito especialmente essas relaes, e, por a, levou distino qudrupla em dois tempos verbais considerados determinados (presente e passado), com dois valores aspectuais em cada um (durativo e completado).42 DT altera a classificao dos estoicos especialmente quanto separao operada entre presente (que fica sem distines aspectuais) e passado (que tem indicados quatro valores aspectuais), e quanto incluso do futuro.43 De AD h a dizer que existem informaes fragmentadas de sua doutrina sobre os tempos. A recolha geral da correspondncia das denominaes dos trs tempos verbais de nossa NGB pode ser resumida como vem a seguir. Verificase uma correspondncia com o quadro da gramtica grega, tanto nos tempos como nas denominaes: presente (em Aristteles: he pronta; nos estoicos e em DT: enests, particpio presente de enstemi, estabelecer-se em, tomar consistncia; latim: praesens); pretrito (nos estoicos: paroichomnos, que passou, particpio presente de parochomai, ser passado, ter transcorrido; em DT: paralelyts, que passou, particpio presente de parrchomai, passar alm, transcorrer; latim: praeteritum); futuro (nos estoicos e em DT: mllon, que est por vir, particpio presente de mllo, estar a ponto de, estar para; latim: futurum). Tambm no caso do modo verbal (em DT e em AD: nklisis44, inclinao; em AD, tambm dithesis (ts psykhs), disposio (da alma);45 latim: modus), os filsofos no trabalharam com o conceito gramatical da categoria, prendendo-se ao valor lgico ou retrico das frases.46 Os gramticos, por sua vez, assentaramse nas formas gramaticais, no nos tipos de frases, para a indicao dos modos. Nesse campo, nossa Nomenclatura gramatical abriga correspondncia (exata
42

Combinam-se dois critrios, que correspondem ao que entendemos como tempo (presente e passado) e aspecto (durativo e completado). A bipartio segundo cada um desses critrios leva a uma diviso em quatro tipos, atribuindo-se a cada um deles um nome duplo: 1) enests paratatiks ou atels, presente durativo, ou imperfeito, que o presente grego; 2) enests synteliks ou tleios, presente completado, que o perfeito grego; 3) paroichemnos paratatiks (ou atels), que o imperfeito grego; 4) paroichemnos synteliks (ou tleios), que o mais-que-perfeito grego. Esses eram os tempos determinados (horismnoi), mas havia os indeterminados (aristoi). Entre os indeterminados que se alinha o futuro, ao lado do prprio aoristo grego. A classificao trplice de DT a que segue: 1) enests, que o presente; 2) mllon, que o futuro; 3) parelelyths, que o passado, com os subtipos: paratatiks, durativo, que o imperfeito grego; parachemenos, completado, que o perfeito grego; hypersyntlikos, completado no passado, que o mais-que-perfeito grego; aristos, indeterminado, que o aoristo grego. Observe-se que esse o mesmo termo que designa a flexo. Por a, o modo no precisa ria referir-se unicamente ao verbo. AD aponta uma diferena entre uma nklisis optativa do verbo e uma do advrbio, com o exemplo ethe, oxal (Da sintaxe III, 95 apud NEVES, 2005, p.212). Neves (2005, p.210-211) relaciona os seguintes tipos indicados por filsofos, com as fontes. Aristteles: a or dem (entol), o pedido (euch), a narrao (digesis), a ameaa (apeiI), a interrogao (ertesis) e a resposta (apkrisis) (Potica, 19, 1456b). Protgoras, em Digenes Larcio, IX, 53: a imprecao (euchol), a interrogao (ertesis), a resposta (apkrisis) e a ordem (entol). Estoicos, em Digenes Larcio, IX, 66: a proposio, que o fundamento da considerao, e da qual se distinguem: a questo, a interrogao, o imperativo, o juramento, a imprecao, a sugesto, o vocativo e o que semelhante proposio.

43

44 45

46

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

657

ou no) com denominao grega nos casos do imperativo (prostaktik, ligado ao verbo prostsso, comandar; latim: imperativus) e do subjuntivo (em DT e em AD: hypotaktik, posto sob que serve para limitar; ligado ao verbo hypotsso, subordinar, sujeitar uma coisa a outra; latim: subiunctivus). Outra correspondncia que fica evidente a do termo particpio, que, entretanto, como j mostrei, no se colocava entre os modos do verbo, mas constitua uma das oito classes gramaticais em DT e em AD (metoch, participao, ligado ao verbo metxo: participar de; latim: participium). As demais designaes de flexes verbais vm estudadas mais adiante, quando tratarei de denominaes novas da NGB. Quanto voz verbal os estoicos fazem uma tripartio, que reflete o sistema grego de trs vozes, mas que no tem base propriamente gramatical, dirigindo-se mais s predicaes do que aos verbos.47 Os gramticos, por sua vez, partem das alteraes das formas verbais na expresso da voz, prendendose ao conceito de disposio (em DT e em AD: dithesis;48 latim: vox), a qual ativa (energetik) ou passiva (pathetik), desaparecendo o conceito de neutro, para a categoria voz. As trs vozes da lngua grega se classificam, assim, em ativa (enrgeia, fora de ao; latim: activa), passiva (pthos, aquilo que se experimenta; latim: passiva) e mdia (mestes, o que est no meio, inexistente na lngua latina), com correspondncia absoluta dos dois primeiros termos com aqueles que nomeiam as duas vozes da lngua portuguesa.49 Ainda nesta seo dedicada s classes de palavras, suas subclassificaes e flexes, chega-se a um compartimento de termos da nossa NGB que devem ser destacados como diferentes, tanto na forma como no conceito, das designaes dadas pelas primeiras gramticas gregas. Novamente se comea pela classe do nome (noma), to ampla e diversificada nas propostas originrias. Destacam-se os termos prprio (em DT e em AD: krion, aplicado a uma pessoa; latim: proprium) e comum (em DT e em AD: prosegorikn, que serve para chamar ou saudar, que nomeia, apelativo; latim: commune); prosegora, nome apelativo50. Em grego, chama-se, pois,
47

Os predicados (kategormata) so classificados em ativos (orth, retos), passivos (hptia, supinos) e neutros (oudtera, nem um nem outro). A transliterao desse termo, ditese, corrente nos estudos lingusticos, mas no abrigada na NGB. Entretanto, no se deve esquecer que a voz, em portugus, no representa, como representava no grego, correspondncia com flexo verbal. Apesar da denominao, Prisciano atribui a AD a definio segundo a qual o nome a parte do discurso que mostra a qualidade prpria ou comum do sujeito corpreo ou incorpreo: Secundum Apollonium (nomen est) pars orationis quae singularum corporalium rerum vel incorporalium sibi subiectarum qualitatem propriam vel communem manifestat (Part. XII vers. Aen. V, 95 apud NEVES, 2005, p.174). Assim, de todo modo, nossas denominaes so caudatrias do pensamento grego sobre a linguagem.

48 49

50

658

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

apelativo ao nome que verdadeira mente nomeia, ao nome por natureza, j que o nome prprio se institui necessariamente por conveno, posio que bem lembra a querela filosfica entre analogia e anomalia, e que no est refletida exatamente nos termos portugueses (e latinos). Na classe dos pronomes merece novo comentrio o termo possessivo (j no latim: possessivum) com que denominamos aqueles que os gramticos gregos denominavam pargogoi, derivados (termo ligado a forma), ou diprsopoi, bipessoais (termo ligado a funo), denominaes que no carregam a noo de posse, e que so muito bem aplicadas. Outros casos de denominaes diferentes em relao ao grego esto no campo dos modos verbais, outro setor de grande ligao com o pensamento filosfico, nos estudos gregos. No corresponde designao grega (e fiel denominao latina) o termo indicativo (em DT e em AD: horistik, que serve para delimitar, definitrio; ligado a horisms, definio; latim: indicativus).51 Um pouco diferente o caso do termo infinitivo, de base latina mas no exatamente correspondente traduo latina do grego (em DT e em AD: aparemphatiks / aparmphatos indefinido (quanto a pessoa, nmero e modo); ligado ao verbo paremphano, fazer ver, pr em evidncia, reproduzir (uma imagem); latim: infinitus), considerado um dos cinco modos verbais pela maioria dos gramticos gregos.52 Quanto denominao dos tempos verbais, em vrios casos mudam os nomes e muda tambm a aplicao do conceito. Lembre-se, especialmente, que termos com imperfeito, perfeito e mais-que-perfeito, que hoje se indicam como denominaes de tempos, aparecem com denominao e tambm conceituao ligada mais a aspecto, na gramtica grega, que mostra uma sensvel compreenso das duas categorias, uma distino metodolgica que facilitada pelo modo de expresso flexional dos verbos gregos: imperfeito (em DT e em AD: parattiks, que continua incompleto; latim: imperfectum); perfeito (em DT e em AD: parakemenos, colocado lado a lado, da, que est presente; latim: perfectum); mais-que-perfeito (em DT e em AD: hypersyntlikos, completado no passado; latim: plus quam perfectum);. Dos trs, o termo grego correspondente
51 52

Fica sem indicao, por no termos esse modo verbal em nossa sistematizao, o optativo (euktik). Seguindo a opinio dos estoicos, AD via no infinitivo a prpria essncia do verbo, e encontrava nele a ideia verbal em toda a sua pureza: o infinitivo o verbo por excelncia, a forma mais geral (genikotte) do verbo (Da sintaxe III, 58-60 apud NEVES, 2005, p.182). Para AD, como o verbo s representa as pessoas e os nmeros quando exprime as disposies de alma, e como o infinitivo no representa nenhum movimento da alma, ele no representa pessoas nem nmeros (BEKKER, 1965, p.883, 1-7 apud NEVES, 2005, p.182). Portanto, os infinitivos se incluem entre os verbos, j que eles so precisamente as formas que no exprimem os estados de alma e no distinguem as pessoas (BEKKER, 1965, p.883, 7-13, apud NEVES, 2005, p.182). O gramtico alexandrino Trifo (sculo I a. C.), pelo contrrio, fundamentando-se no carter abstrato do infinitivo e no fato de que ele pode assumir o papel de um substantivo quando precedido de artigo, no o admitia entre os modos do verbo e lhe chamava noma rhmatos, nome verbal. (EGGER, 1854, p.150 apud NEVES, 2005, p.181).

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

659

a imperfeito o que est mais prximo da conceituao do tempo verbal assim denominado em portugus. Entre os termos relativos s vozes verbais, merece meno, nesta seo, a aplicao do termo reflexivo (em DT e em AD: antipeponthta, inverso, recproco, ligado ao verbo antipscho , sofrer em troca, experimentar igualmente), hoje destacado da noo de reciprocidade. Finalmente, chega-se considerao de termos totalmente novos, que, no geral, correspondem a sees ou a entidades da gramtica que, como j observei em parte mais inicial deste texto, no mereceram interesse na gramtica emergente, ou ainda no poderiam ter sido tratadas, no ponto de evoluo do pensamento gramatical em que se instituiu a gramtica no Ocidente. So, por exemplo, denominaes desse elenco, na NGB (apresentadas pela ordem): morfologia; (nome) concreto, abstrato;53 coordenativa, coordenao; subordinativa, subordinao; (numeral) multiplicativo, fracionrio; sintaxe, e todos os termos ligado a esse componente da gramtica, exceto sujeito e predicado, que so termos traduzidos: sujeito (hypokemenon); predicado (rhma).

A terceira seo da NGB: o Apndice Pode-se dizer que o Apndice da NGB o fecho grego do documento. Entretanto, poucos dos termos vieram por uma tradio de estudos gramaticais, o que se revela, mesmo, no fato de eles serem, em grande parte (trinta, em setenta e sete) transliteraes, e no tradues provindas do latim, o que os retira de um curso na histria das ideias gramaticais. Comecemos pelas Figuras de sintaxe, que tm todas as quatro denominaes constitudas por transliteraes do grego: anacoluto (anakolothos, que no a sequncia de, inconsequente); elipse (ellepsis, falta, insuficincia; oposto a hyperbol; ligado ao verbo ellepo, deixar atrs de si, deixar de lado); pleonasmo (pleonasms, excesso, abundncia, ligado ao verbo pleonzo, ser excessivo); silepse (sllepsis, ao de abarcar, compreenso, termo encontrado em DT para falar de advrbios que tm ideia de reunio). O mesmo ocorre com os Vcios de linguagem, com todas as quatro denominaes constitudas por transliteraes do grego: barbarismo (barbarisms, j em Aristteles: uso de uma lngua estranha; em AD, incorreo no uso da palavra, por ser estranha ao helnico); solecismo (soloikisms, j em Aristteles: falta contra as regras da lngua; em AD, incorreo na construo da frase);54 cacofonia (em AD, kakophona: voz desagradvel).
53 54

Lembre-se que a gramtica grega sugeriu a distino, mas no cunhou os termos. Sloi era colnia ateniense (na Cilcia), onde se falava mal.

660

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

Continuemos com os termos de Gramtica histrica (trinta e quatro), muitos deles formados no portugus (como ditongao, vocalismo, vocalizao), com treze transliteraes, mantendo-se ou o conceito e/ou a aplicao. Nos casos seguintes no h uma idntica aplicao de conceito: analogia (analoga), denominao que na NGB entra como questo de gramtica histrica, e na histria do pensamento lingustico grego entra na controvrsia filosfica de analogia versus anomalia; etimologia (etymologa, sentido verdadeiro ou primitivo de uma palavra), que na nossa viso uma questo tcnica (gramtica histrica), e no pensamento grego tinha profundas implicaes filosficas; crase (krsis; sentido ativo: mistura, ao de misturar, oposto a mxis, mistura em que as coisas continuam distintas (gros); sentido passivo: mistura, resultado de mistura), termo de grande significao na filosofia, hoje questo formal e de aplicao sinttica. Em alguns casos, a correspondncia de conceito bastante prxima, embora sem geral a apreciao dos fatos denominados tenha diferentes direes: afrese ( apharesis , retirada; em AD, queda de uma letra); apcope ( apokop , amputao, ligado ao verbo apokpto , golpear, cortar; em AD, supresso de letras no final das palavras); epntese ( epnthesis , intercalao, ligado ao verbo epentthemi, intercalar); haplologia (haplos, simples + lgos); hiperbibasmo (hyperbibasms, transposio, ligado ao verbo hyperbibzo, fazer passar para outro lado); mettese (metthesis, transporte, transposio); neologismo (nos + lgos); prtese (prthesis, adio); paragoge (paragog, ao de trazer, ao de puxar; verbo pargo , conduzir de lado; em AD, derivao); prtese (prthesis, adio), termo que, nos gramticos, tambm denomina a classe das preposies); sncope (synkop, fracionamento em pequenos pedaos; em AD, supresso de letras). Vamos Ortografia (dezoito termos), que tem oito denominaes ligadas ao grego, entretanto com apenas duas que so representativas de transliterao de termos constantes nas primeiras reflexes gramaticais gregas: homfono (homphonos, que fala a mesma lngua, que tem o mesmo som; exemplo: nominativo e vocativo); apstrofo (apsthrophos, que se desvia, de que algum se desvia, ocorrente nos esclios de DT e em AD indicando eliso de vogal final). Trs outras (alfabeto, dgrafo, homgrafo) tm formao com elementos gregos, mas no representam preocupaes terminolgicas da tradio grega.55 O termo trema, embora transliterao do grego (trema, furo, buraco, pontos sobre um dado, ligado ao verbo tetrano, furar, cortar), tambm no era ocorrente como termo da gramtica.
55

Alphabetum, ressalve-se, est em Prisciano.

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

661

Na parte referente Pontuao (treze termos), apenas um constitui transliterao de termo grego constante dos estudos sobre lngua e linguagem:56 asterisco (asterskos, pequena estrela), designao do sinal em forma de estrela com que os crticos marcavam as passagens de texto consideradas esprias, e que tambm era usado como sinal de mtrica. Por outro lado, designaes novas, nesse compartimento, so ponto e vrgula, correspondente ao grego mse stigm, meio ponto, e vrgula, correspondente ao grego hypostigm (literalmente: subponto). No setor da Significao das palavras, dois termos (que, na verdade se referem a subclasses de nomes, na gramtica grega, e que, portanto, tm outra aplicao na NGB) vm por transliterao: homnimo (homnymos, que tem o mesmo nome) e sinnimo (synnymos, que tem o mesmo sentido). So dois termos muito importantes na viso aristotlica da relao entre as palavras e as coisas, ou seja, no tratamento da significao. O Apndice da NGB tambm traz denominaes (cinco) que constituem traduo de denominaes gregas. Termos da Ortografia so: acento (tnos, ligado ao verbo teno, estender; latim: accentus); agudo (oxs, agudo; latim: acutus); grave (bars, pesado; latim: gravis); circunflexo (perispmenos, ligado ao verbo perispo, fazer uma converso direita ou esquerda, fazer obliquar duas vezes; latim: circumflexus. Desse mesmo tipo o termo de Pontuao denominado ponto final (stigm57 ou telea stigm, ponto (final), com o adjetivo: tleios, ltimo, final). Ao final chegamos a preocupaes novas de denominao, resultantes de direes que o campo de estudo tomou, e que so pouco numerosas. Como j apontei no incio, esses termos so notados especialmente na Morfologia, e principalmente na parte referente estrutura e formao de palavras. Muitas apresentam formao verncula ligada ao grego, outras representam traduo latina. Citem-se, alm de todas as denominaes ligadas classificao das vogais e consoantes: analtico / sinttico; regular / irregular; (verbo) defectivo, abundante, auxiliar; monosslabo, disslabo, etc.; tnico, tono, rizotnico, etc.; raiz, radical afixo, prefixo, sufixo, desinncia, vogal temtica, vogal de ligao, cognato, derivao, composio, hibridismo.

56

Os termos gregos para tal fim institudos aparecem com os primeiros gramticos alexandrinos. Aristfanes de Bizncio (257-180) reduziu a acentuao e a pontuao a um sistema definido (SANDYS, 1915, p.38 apud NEVES, 2005, p.119-120). O universo de considerao era o da crtica filolgica, especialmente a recenso de textos. O termo grego stigm, estigma designava sinal para marcar suspeita de condio espria de uma palavra.

57

662

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

Consideraes finais Como pea que do conjunto ocidental da consolidao de uma viso sistematizada da gramtica da lngua, a organizao da gramtica vigente no Brasil tributria, por via da gramtica latina, da organizao gramatical que emergiu do esforo de preservao da lngua dos estudiosos de Alexandria, que, nas suas formulaes, amparavam-se no aparato herdado do pensamento filosfico grego. Consequentemente, essa organizao tributria tambm da terminologia referente s entidades envolvidas. Apesar de todos os novos encaminhamentos que a cincia lingustica deu viso e ao estudo da linguagem e da lngua, em todo o Ocidente as organizaes oficialmente institudas conservam um ncleo comum bastante fixo do conjunto de termos que designam unidades, categorias e funes ligadas ao funcionamento das diversas lnguas dessas naes. No portugus do Brasil, h um documento em que se registra a nomenclatura gramatical oficializada, preparado no sentido de garantir um modo de referncia comum s entidades, e, assim, uma uniformizao mnima de referncias. No se discutem, aqui, as vantagens e desvantagens da existncia desse documento, ele apenas foi tomado como ponto de partida do exame pela convenincia de poder-se contar com um elenco de termos que, instituidamente, so vigentes no Brasil e podem testemunhar o que este estudo se props. Como j indiquei ao configurar o propsito do trabalho, partindo desse ncleo comum de designaes oficialmente vigentes no Brasil, foi possvel chegar a uma amostra que mapeia conceptualmente posies relativas a lngua e linguagem assumidas (e mantidas ou no), na histria do pensamento ocidental sobre gramtica, nossa fonte histrica natural.

NEVES, M. H. M. The legacy of Greek in the Brazilian grammatical terminology. Alfa, Araraquara, v.55, n.2, p.641-664, 2011. ABSTRACT: This study aims at investigating the existence of a Greek terminological legacy in the Brazilian grammatical organization, taking into account that the initial Greek grammar is the source of our grammar, through the Latin grammar, and that the field defined by it is a reference point for studying the evolution of Western thought about language. The theoretical and methodological approach is based on Historical Linguistics along the lines that guided the extensive research on the emergence of grammar in the West, which is the source of the information organized here (NEVES, 2005). The reflections focus on the examination of nomenclature, considering that it conceptually maps the set of positions assumed, and in general maintained, that deserve consideration. Among other things, the survey compared both Greek terms inherited in the continuous current of the grammatical thinkingwith Greek terms introduced later, and terms transliterated from the Greek with terms modeled on the Latin translation. In addition, there have been cases of names that were changed while the

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

663

concept was kept and cases of concepts that were changed while the name was kept. Anyway, the examination of the nomenclature reveals the undeniable existence of a Greek legacy in the organization of the Portuguese grammar.

KEYWORDS: Brazilian grammatical nomenclature. Alexandrian grammar. Western grammar. REFERNCIAS APOLONIUS DISCOLUS. Grammatici graeci. Aparato crtico e comentrios de G. Uhlig e G. Schneider. Leipzig: Teubner, 1910. BARBOSA, N. S. S. Interpretao da nomenclatura gramatical brasileira. Rio de Janeiro: CADES, 1962. BEKKER, I. Anecdota graeca. Graz: Akademische Druck u.Verlagsanstalt, 1965. 3v. CHEDIAK, A. J. (Org.). A elaborao da Nomenclatura Gramatical Brasileira. Rio de Janeiro: CADES, 1960. NEVES, M. H. M. A vertente grega da gramtica tradicional. 2. ed. rev. So Paulo: Ed. da Unesp, 2005. PRISCIANO. Editado por H. Keil. Grammatici latini. Hildesheim: G. Olms, 1961. UHLIG, G. Dyonisii Thracis Ars Grammatica. Leipzig: Teubner, 1883.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA SEXTUS EMPIRICUS. Works. Translated by R. G. Bury. Cambridge: Harvard University Press; London: William Heinemann, 1953-1959. 4v.
Recebido em maro de 2011. Aprovado em julho de 2011.

664

Alfa, So Paulo, 55 (2): 641-664, 2011

Potrebbero piacerti anche