Sei sulla pagina 1di 35

Sistema de Vos no Ensino da Arquitetura

Prof Dr. Joo Roberto Leme Simes Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero Profa. Dra. Claudia Oliveira
FAUUSP AUT Maro 2007

1. Introduo
1. Introduo
O ensino da Arquitetura do Sistema de Vos (aberturas/caixilharia interna e externa) do edifcio, No Departamento de Tecnologia da Arquitetura Grupo de Construo, da FAUUSP, segue a sistematizao implantada pelo Prof. Ariosto Mila, tornando-se referencia para alguns cursos, escolas e faculdades da Cidade de So Paulo. Sua sistematizao considera que o edifcio formado por rgos (elementos, segundo a Normalizao tcnica). Cada rgo responde por determinada funo. Para assegurar a funo, executa-se determinadas obras e servios, utilizandose materiais, tcnicas e tecnologias.

1. Introduo
O rgo Vos tem como funes a vedao e a comunicao dos ambientes internos e externos do edifcio. Ambos, conforme exposto, necessitam de obras e servios, executadas com materiais, segundo determinadas tcnicas e tecnologias para atender as condies de desempenho tcnico-construtivo e a qualidade a para satisfao dos usurios. Trata-se de um rgo relevante no projeto/obra dos edifcios, pois representa, segundo estudiosos dos custos do AUT, cerca de 7,0% e 16,5%, respectivamente para residncia unifamiliar e para edifcios de apartamentos padro de acabamento mdio sobre o custo da obra (Cobra). Face ao exposto devem inserir-se no ensino da arquitetura, nfase para o edifcio numa insero e interao do conhecimento, domnio e uso dos materiais, tcnicas e tecnologias nas fases do projeto, execuo, uso, avaliao e manuteno do ambiente construdo. .

2. Sistema de Vos
2. SISTEMA DE VOS 2.1. Introduo Este sistema, vincula-se ao rgo (elemento) vo (abertura) do edifcio cuja funo a comunicao entre os ambientes internos e externos. Para assegurar esta funo tm-se obras como: esquadrias (portas e janelas), laternins, domos e cortinas vazadas. Para sua construo, utilizam-se materiais: madeira, ao, alumnio, PVC, vidros, concreto armado, argamassa armada,combog. As obras se concretizam mediante as tcnicas vinculadas aos materiais utilizados: carpintaria / marcenaria, serralheria metlica (ao e alumnio), tcnicas do plstico (PVC), concreto armado e argamassa armada. 2.2. Condies de desempenho Segundo a ISO6241 requisitos dos usurios: estabilidade, segurana contra incndio, segurana em uso, estanqueidade, higrotermia, pureza do ar, conforto termo-acstico visual, dinmica, higiene, convenincia de espaos para usos especficos, durabilidade e economia. Iluminao, ventilao e insolao se fazem necessrias, cujas aberturas mnimas vinculam-se rea do piso do espao ambiente esto explicitadas no Cdigo de Obras da Cidade de So Paulo.

2. Sistema de Vos
Como exemplo, na rea de edifcios de habitao e ensino:
Local de uso do Espao / ambiente AP = rea do piso rea mnima p/ iluminao rea mnima p/ ventilao

Espao / ambiente de permanncia

1/10 AP 0,3 m2

50% da rea de

transitria (cozinha, banheiro, a.s.) Espao / ambiente de permanncia prolongada (salas, dormitrios) Salas de aula, leitura, Laboratrios, bibliotecas e/ou

1/7 AP 0,7

m2

iluminao 015 m2 50% da rea de iluminao 035 m2 60% da rea de iluminao 042 m2

1/5 AP 0,7 m2

2.3. Tipologias bsicas dos vos caixilharia Janelas de: abrir, basculante, reversvel, pivotante, correr, guilhotina, Maxim-AR, tombar.

3. Materiais e detalhes construtivos Caixilharia de madeira


3. Caixilharia de madeira
A vida til da caixilharia est ligada aos seus materiais constituintes, sua adequao ao meio ambiente, maneira de uso, manuteno, construo e detalhes construtivos, custo, aparncia final (equilbrio entre vos e vedos). Caixilhos de Madeira Aspectos gerais - a vida til da madeira depende da espcie botnica (resistncia natural aos cupins, fungos degradao biolgica) e das condies de exposio, vinculada ao intemperismo (sol, chuva, umidade). Para tanto deve-se tratar a madeira contra insetos xilfagos e sec-la em estufa ou sombra para conter em torno de 10% de umidade. Madeiras adequadas: angico preto, cabriva parda e vermelha, cavina, combaru, copaba, favereiro, guarat, Ip-pardo, Jatob, Mogno, Sucupira, Vinhtico, Imbuia e Jacarand da Bahia (Palcio da Alvorada). Acabamentos: encerado (cera de carnaba), verniz (brilhante, semi-fosco e fosco), pintura (esmalte, epxi), com mo-de-obra especializada. A seguir detalhes construtivos genricos de madeira.

3. Materiais e detalhes construtivos Caixilharia de madeira

4. Materiais e detalhes construtivos Caixilharia de chapa dobrada de ao


4. Caixilharia de Chapas dobradas de ao
4.1. Aspectos gerais O ao uma liga metlica de ferro com pequenas quantidades de carbono (0,002 a 2,0% com excelentes propriedades de resistncia mecnica e ductibilidade (principais). Inventado em 1856, por Henry Bessener que, injetando jatos de ar no ferro em fuso eliminava o carbono, convertendo o ferro gusa em ao. A partir desse fato a tecnologia do ao se desenvolve internacional e a nvel nacional, a partir de 1946, com a CSN Cia Siderrgica Nacional. No Brasil, vrias siderrgicas, nfase para a COSIPA (1963 entra em operao), produzem chapas de ao, que aps galvanizadas, so utilizadas na produo da caixilharia.

4. Materiais e detalhes construtivos Caixilharia de chapa dobrada de ao


4.2. Material utilizado caractersticas Perfis (chapas dobradas e/ou) com espessuras de galvanizao menores de 60 a 10 micra devem ser protegidos com pinturas de zarco. Cuidados especiais devem ser adotados nas regies de solda e corte. Aos aclimatveis so aqueles que recebem pequenas quantidades de elementos de liga, destaque para o cobre, que reagindo com o enxofre, formam sulfatos que se precipitam entre os poros da camada de xidos, formando uma camada protetora a ptina. Pintura do ao retarda a corroso quando se apresenta: uniforme, resistente aos agentes agressivos do meio ambiente, baixa porosidade, espessura adequada e boa aderncia com a base. 4.3. Detalhes construtivos genricos Deve-se escolher corretamente os perfis em funo da (s): resistncias mecnicas ao vento, impacto no sentido frontal, transversal (menos solicitado) observando um custo x benefcio compatvel. Dentre os perfis usuais, tm-se a seguir:

4. Materiais e detalhes construtivos Caixilharia de chapa dobrada de ao

Perfis bsicos

4. Materiais e detalhes construtivos Caixilharia de chapa dobrada de ao


Janela veneziana

9. Consideraes Finais

9. Consideraes Finais O ensino dos Vos na Arquitetura deve ser circunstanciado, baseado no conhecimento dos atributos tcnicos e condies de desempenho dos materiais, tcnicas e tecnologias existentes no mercado. H necessidade de uma efetiva interao entre o Grupo de Construo do AUT e a rea do Desenho Industrial na Faculdade para desenvolver o conhecimento e inovao tecnolgica, inserir-se no projeto de produo da caixilharia de edifcios em: concreto armado, argamassa armada, plstico, madeira, ao, alumnio e ouros materiais. Necessidade esta vlida para as demais Faculdades, Cursos de Arquitetura.

9. Consideraes Finais
9. Consideraes Finais Os conhecimentos tericos adquiridos na graduao devem associar-se s prticas do aprender pelo fazer no canteiro experimental, e visitas tcnicas s obras e indstrias, despertando a conscincia do alunato para que o sistema de vos, que representa 7% do custo da obra residencial unifamiliar e 16,5% do multi-familiar, para que tenha o desempenho tcnico-construtivo e a qualidade para atender as necessidades dos usurios, nfase para a durabilidade, conforto termo-acstico, racionalizao de energia, harmonia, equilbrio pleno entre vos e vedos e a beleza esttica de maneira a valorizar o patrimnio do ambiente construdo o edifcio. A seguir srie de fotos de edifcios que retratam pormenores do sistema de vos.

Bibliografia
Fernades, Dbora Kalil. Sistema de vos em PVC nos edifcios da Cidade de So Paulo. Relatrio FAPESP Iniciao cientfica. FAUUSP, So Paulo, 2002. Organizao Odebrecht. Sistemas em PVC na Construo Civil. 1996. Finestra. Esquadria caixilho basculante. Suplemento tcnico Finestra. Ano 3. n.o10. So Paulo, 2003. ABCI Manual Tcnico de Caixilhos / Janelas. CIP Cmara Brasileira do Livro. Editora Pini, So Paulo, 1991. ABA. Esquadrias de alumnio um produto nobre. Revista do Alumnio. So Paulo, 1988. Monsanto Saflex. A pelcula plstica do vidro laminado So Paulo Brasken. Esquadrias de PVC. Pr Editores Ass. Ltda. So Paulo. 2003. Trikem. Esquadrias de PVC Tecnologia, Especificao, Projetos. Organizao Odebrecht. So Paulo. 1997. Mila, Ariosto. O Edifcio. FAUUSP. So Paulo, 1970. Pini Ed. Sistemas Construtivos. Ed. Anual 1988. Ed. Pini. S.Paulo.1988. LHermite, Robert. Ao p do muro. Traduo L.A. Falco Bauer. SENAI, Centro e Tecnologia da Construo. Taguatinga Distrito Federal / Gois. Vidor, Elizabeth. Materiais de Construo Especifique. Menasce Publicaes. So Pulo, 1994. ABCI Ass. Brasileira Const. Industrializada. Manual Tcnico de Caixilhos / Janelas. Editora Pini. So Paulo, 1991.

Potrebbero piacerti anche