Sei sulla pagina 1di 9

42 Ele deu...

a luz
E

A L AL AUU

42

ra noite e chovia torrencialmente. Roberto, prevenido, deu a sua ordem preferida: - Desliga a televiso que perigoso, est trovejando! Mal ele acabou a frase, surgiu um claro, seguido de um estrondo violento. Tudo ficou s escuras, o bairro inteiro. Seguiu-se aquela agitao tpica dessas ocasies. Todo mundo procurando fsforo, isqueiro, vela, qualquer coisa que produzisse uma claridadezinha, pelo menos. Mas, como sempre, nessas horas ningum acha nada. At que um claro iluminou a casa. Era Roberto, sempre prevenido, com uma lanterna na mo. - Olha a, me - gritou o garoto debochado. - O pai deu a luz! - , queria ver ele ligar o chuveiro com essa lanterninha, que eu estou querendo tomar um banho - provocou a me, sempre na oposio. Ernesto no perdeu a deixa: - E a, pai, mostra pra ela! - Voc j viu chuveiro eltrico a pilha? impossvel, filho! A gente ia precisar de uma pilha do tamanho desta casa! A resposta no foi muito convincente. Ernesto exigiu maiores esclarecimentos. Roberto no se apertou muito. Mostrou uma pilha de relgio, pequenininha, as pilhas pequenas do rdio e as maiores da lanterna. O tamanho da pilha, explicou, dependia do consumo de energia exigido pelo aparelho. E arrematou a conversa com uma argumentao definitiva: - Pilha que nem bicho. Quanto maior, mais forte! Como nas ocasies anteriores, as explicaes de Roberto estavam corretas, embora nem sempre sua linguagem seja muito precisa. As pilhas, de fato, tm a sua fora relacionada com o seu tamanho. Mas a palavra fora, embora aqui tambm seja usada costumeiramente pelos fsicos, no expressa bem o papel que a pilha desempenha. Na realidade, as pilhas no fazem fora. Elas transformam a energia originria de reaes qumicas que ocorrem entre as substncias nela contidas em energia eltrica. Assim como as baterias e acumuladores, elas so geradores res, dispositivos que transformam outras formas de energia em energia eltrica. O nome gerador, como se v, tambm no fisicamente correto - gerar quer dizer criar, no transformar - , mas continua a ser usado por razes histricas, por tradio.

A U L A

42

Existem dispositivos que funcionam no sentido oposto ao dos geradores, isto , que transformam a energia eltrica em outra formas de energia. o caso dos motores que transformam a energia eltrica em energia mecnica, por exemplo, ou do rdio e da televiso, que a transformam em luz e som. Esses dispositivos ou aparelhos so chamados de receptores receptores. Nesta aula vamos estudar os geradores e receptores.

Geradores
Gerador, como j foi dito, qualquer dispositivo que transforma outras formas de energia em energia eltrica. Por enquanto, no vamos nos preocupar com o processo de transformao de energia, apenas com os seus resultados. Em outras palavras, no vamos estudar como uma pilha transforma a energia qumica em energia eltrica. Sabemos que isso ocorre, e esse vai ser o nosso ponto de partida. Para voc entender como essa transformao ocorre, vamos fazer uma analogia. Suponha que uma criana coloque algumas bolas, de uma em uma, na parte mais alta de um escorregador. E que, medida que as bolas vo chegando ao cho, a criana as recoloque l em cima. fcil ver que se estabelece uma corrente de bolas no escorregador. Veja a Figura 1. mais ou menos isso o que um gerador faz. Ele fornece energia cargas eltricas (as bolas, na nossa analogia) estabelecendo uma diferena de potencial entre seus terminais (o que equivale diferena de altura entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo do escorregador). Em outras palavras, o gerador realiza, sobre cada carga eltrica q , um trabalho t, elevando o seu potencial eltrico.

Figura 1 Observe que a criana fornece energia s bolas para que a corrente se mantenha. Esse o papel do gerador.

A relao entre o trabalho realizado sobre a carga e o valor dessa carga chamada de fora eletromotriz (fem) do gerador, cujo smbolo e. Define-se, portanto, fora eletromotriz pela relao: = q A unidade da fem o volt volt, a mesma da diferena de potencial, pois ambas as grandezas so definidas a partir da razo entre o joule joule, unidade de trabalho, e o coulomb coulomb, unidade de carga. Na realidade, fora eletromotriz um nome inadequado, utilizado at hoje tanto por tradio como pela falta de um nome melhor.

A fora eletromotriz de um gerador no uma fora. a diferena de potencial que ele poderia fornecer se no houvesse perdas dentro do prprio gerador. Como isso inevitvel (o gerador tambm oferece uma resistncia passagem da corrente), a diferena de potencial fornecida sempre menor do que aquela originria do trabalho do gerador. Por essa razo, a representao simblica de um gerador costuma estar acompanhada de um pequeno resistor. Veja a Figura 2. Para distinguir a diferena de potencial que o gerador fornece, de fato, da diferena de potencial que ele poderia fornecer em condies ideais, denomina-se esta ltima de fora eletromotriz. Essas consideraes nos permitem escrever a equao do gerador, a partir da lei de Ohm. Vamos chamar de r a resistncia interna do gerador. Se ele for percorrido por uma corrente eltrica i , de acordo com a lei de Ohm, haver uma queda na diferena de potencial entre os seus terminais, correspondente ao produto r i i. Assim, a diferena de potencial V que um gerador fornece nos seus terminais ser a sua fora eletromotriz e menos a diferena de potencial correspondente ao produto r i i. Teremos ento: V = e - r i Essa expresso conhecida como equao do gerador gerador. Pode-se notar que numa situao ideal, em que no haja perdas no gerador, ou seja, quando a sua resistncia interna r for nula, teremos V = e. Embora isso seja impossvel, essa uma condio que costuma aparecer nos problemas para simplificar sua soluo.

A U L A

42
i r
Figura 2 Representao simblica de um gerador. O trao maior corresponde ao plo positivo. Observe que o sentido da corrente deve estar presente nesta representao.

Passo a passo
1. Uma pilha tem fora eletromotriz de 1,5 V e resistncia interna de 0,5 W quando percorrida por uma corrente eltrica de 0,4 A. Determine, nessas condies, a diferena de potencial entre seus terminais.

Soluo:
Basta aplicar a equao do gerador, uma vez que o que se quer a diferena de potencial V entre seus terminais. Portanto: V = e - r i V = 1,5 - 0,5 0,4 V = 1,5 - 0,2 V = 1,3V

2.

Vamos admitir que a resistncia interna de uma bateria de fem e = 9,0 V seja constante e valha r = 1,5 W. a) a partir da equao do gerador, preencha a tabela abaixo:

V (volts) i (amp res) (amp

1,0

2,0

3,0

4,0

5,0

6,0

b) com os dados da tabela, construa o grfico V (volts) i (ampres)

A U L A

Soluo:
a) Aplicando a equao do gerador, temos: V = 9,0 - 1,5 i Fazendo a substituio pelos valores de i sugeridos, completamos a tabela:
V (volts) res) i (amp (amp 9,0 7,5 6,0 4,5 3,0 1,5 0

42

1,0

2,0

3,0

4,0

5,0

6,0

V (v)
9,0 7,5 6,0 4,5 3,0 1,5 0

b) Colocando os valores num grfico, obtemos uma reta de inclinao negativa. Isso significa que, medida que a intensidade da corrente aumenta, diminui a tenso ou diferena de potencial fornecida pela bateria. Como voc v, a resistncia interna um fator que limita a utilizao de uma pilha ou bateria. Esse grfico costuma ser chamado de curva caracterstica do gerador. fcil mostrar tambm que o coeficiente angular dessa reta numericamente igual resistncia interna r do gerador

1,0

2,0

3,0

4,0

5,0

6,0

i (A)

Figura 3. Grfico V

Potncia de um gerador
Se voc reparar com ateno, vai notar que todas as pilhas - das pequeninas pilhas de relgio s pilhas maiores, usadas em lanternas - fornecem sempre a mesma diferena de potencial, 1,5 volts. (Existem baterias de 9,0 volts que, na verdade, so uma associao de 6 pilhas de 1,5 volts ligadas em srie). Por que, ento, essa diferena de tamanho? Por que no colocamos uma pilha de relgio numa lanterna, se ela fornece a mesma diferena de potencial que a pilha grande? A resposta simples: para que um aparelho eltrico funcione, no basta liglo diferena de potencial correta; preciso que ele seja percorrido, tambm, pela corrente eltrica adequada. Em outras palavras, preciso fornecer a ele a potncia eltrica necessria para que ele possa funcionar, para a qual foi projetado. Um relgio digital de pulso, por exemplo, precisa de uma potncia de cerca -6 de 30 microwatts (30 10 watts) para funcionar. Lembrando a aula passada, a relao entre potncia, diferena de potencial e corrente eltrica P = V i. Portanto, a corrente de que esse relgio precisa : P = V i i = P V i = 30 10
-6

1,5 i = 2,0 10

-6

Como se v, esse relgio precisa de uma corrente muito pequena para funcionar, de 0,000002 A. Para fornecer essa corrente, basta uma pilha pequena. No caso de uma lanterna comum, a potncia necessria para acender uma lmpada , em geral, da ordem de alguns watts (assim como nos relgios, esses valores variam muito). Suponha que essa potncia seja de 3 watts. Repetindo os clculos anteriores, temos: P = V i i = P V i = 3 1,5 i = 2,0 A

Portanto, a corrente eltrica necessria para acender uma lmpada pode ser at 1 milho de vezes maior que a necessria para o funcionamento do relgio. Note que a corrente eltrica depende de partculas materiais, os eltrons, e por isso depende da quantidade ou massa das substncias qumicas contidas na pilha, o que no acontece com a diferena de potencial. Por essa razo, a diferena de potencial no depende do tamanho da pilha, mas a corrente depende. Quanto maior a corrente eltrica que uma pilha deve fornecer, maior deve ser o seu tamanho. Como voc v, h, de fato, uma relao direta entre o tamanho da pilha e a sua fora, como foi dito na introduo.

A U L A

42

Anlise da equao do gerador - Rendimento


Muitas vezes, uma anlise matemtica pode nos dar indicaes fsicas muito importantes. o que vamos fazer agora. Inicialmente, reescrevemos a equao do gerador: V = e - r i Agora, multiplicamos os termos dessa equao por i. Obtemos: V i = e i - r i
2

Arrumando os termos de forma mais conveniente, temos:


2 e i = V i + r i

Lembrando a aula passada, notamos que o termo V i a expresso da 2 potncia fornecida corrente eltrica e que r i a expresso da potncia dissipada pela resistncia interna do gerador. Portanto, o termo e i a soma da potncia fornecida pelo gerador corrente eltrica mais a potncia dissipada devido sua resistncia interna. Em outra palavras, se a funo do gerador produzir uma corrente eltrica, V i a potncia til por ele fornecida e e i a potncia total desenvolvida pelo gerador. O valor r i2 , como j afirmamos, a potncia dissipada, ou seja, a diferena entre o a potncia total e potncia til. Em outras palavras, temos: P TOTAL = PTIL + PDISSIPADA A partir dessa relao, podemos obter uma expresso para o rendimento h de um gerador. Basta lembrar a aula passada, em que retomamos a definio de rendimento: PU = PT Como P U = V i e P T = e i , temos:

interessante notar que a tenso ou diferena de potencial fornecida pelo gerador, V, sempre menor que a sua fora eletromotriz e, o que mais uma vez mostra que o rendimento sempre menor que a unidade.

A U L A

Passo a passo
3. Uma pilha tem fem de e = 1,5 V e resistncia interna r = 0,4 W. Supondo que a sua resistncia interna permanea constante, determine a potncia total, a potncia til, a potncia dissipada e o rendimento dessa pilha quando percorrida por uma corrente eltrica a) i = 0,5 A b) i = 3,0 A

42

Soluo:
Em ambos os casos, basta aplicar as relaes acima deduzidas. A potncia til poderia ser calculada pela diferena entre a potncia total e a potncia dissipada. Aqui, no entanto, preferimos determin-la pela diferena de potencial V fornecida pelo gerador em cada caso. a) PT = e i PT = 1,5 0,5 PT = 0,75 W Para determinar a potncia til, vamos aplicar a equao do gerador e obter o valor de V: V = e - r i V = 1,5 - 0,5 0,4 V = 1,3 V Podemos agora determinar a potncia til: PU = V i PU = 1,3 0,5 P U = 0,65 W A potncia dissipada pode ser calculada diretamente:
2 2 PD = r i PD = 0,4 0,5 P D = 0,10 W

Observe que a relao PT = PU + PD verificada. O rendimento ser:

V 1,3 h = 0,87 ou h = 87 % 1,5

b) Analogamente ao item a, obtemos: PT = e i PT = 1,5 3,0 PT = 4,5 W Para determinar a potncia til, calculamos o valor de V: V = e - r i V = 1,5 - 3,0 0,4 V = 0,3 V PU = V i PU = 0,3 3,0 P U = 0,90 W A potncia dissipada pode ser calculada diretamente: PD = r i
2

PD = 0,4 3,0

P D = 3,60 W

O rendimento ser: V 0, 3 = = h = 0,2 ou h = 20 % 1,5

interessante notar como a mesma pilha pode ter rendimentos to diferentes, dependendo da corrente que passa por ela. por isso que, s vezes, uma pilha usada que no funciona mais para uma lanterna pode ainda ser til para um rdio, por exemplo. Isso ocorre porque o rdio, em geral, utiliza correntes bem menores que as lanternas.

A U L A

42

Receptores
Assim como os geradores transformam outras formas de energia em energia eltrica, existem dispositivos ou aparelhos que desempenham o papel oposto, ou seja, transformam a energia eltrica em outras formas de energia. Os exemplos mais comuns so os motores, que transformam a energia eltrica em energia mecnica, os inmeros aparelhos eletrnicos que transformam a energia eltrica em energia sonora e luminosa e os acumuladores ou pilhas recarregveis, que transformam a energia eltrica em energia qumica. Em todos esses casos, a fora eletromotriz atua no sentido oposto. No o dispositivo ou equipamento que realiza trabalho sobre as cargas eltricas: so as cargas eltricas que realizam trabalho sobre o dispositivo. a corrente eltrica que gera o movimento do eixo no motor; da mesma forma, ela que aciona os componentes eletrnicos que geram luz e som nos aparelhos de som e imagem e desencadeia as reaes qumicas que recarregam os acumuladores ou pilhas recarregveis. importante lembrar que, assim como nos geradores, a corrente eltrica tambm percorre os receptores e depende da resistncia interna de seus componentes. Por isso, costuma-se adotar para os receptores um smbolo semelhante ao do gerador, invertendo-se apenas o sentido da corrente. Veja a Figura 4. A diferena entre os smbolos do gerador e do receptor expressa claramente a diferena no papel exercido pela corrente ou pelas cargas eltricas nesses dois dispositivos. O gerador realiza trabalho sobre as cargas, da a definio de fem: = q No receptor, so as cargas que realizam trabalho. Por isso, define-se uma grandeza anloga fora eletromotriz, chamada de fora contra-eletromotriz fcem (fcem fcem), que representaremos por e' : e' =
q

+
Figura 4 Representao simblica de um receptor. Observe que, na prtica, a nica diferena dessa representao, em relao ao gerador, o sentido da corrente.

As definies so iguais, porque as grandezas envolvidas so iguais, mas muda o agente que realiza o trabalho. A unidade da fcem tambm a mesma, o volt. Analogamente equao do gerador, pode-se tambm escrever uma equao do receptor receptor. Chamando de r ' a resistncia interna do receptor, a diferena de potencial ou tenso, V, nos terminais de um receptor, ser dada por: V = e' + r r' i A interpretao fsica dessa expresso simples: a diferena de potencial nos terminais de um receptor equivale ao trabalho que as cargas realizam sobre ele ( o fator e') mais a perda devida sua resistncia interna (o fator r' i i). importante notar que um dispositivo que transforma a energia eltrica apenas em calor no considerado um receptor. Ele no tem fora contraeletromotriz - , simplesmente, um resistor.

A U L A

Potncia e rendimento em um receptor


Se multiplicarmos ambos os termos da equao do receptor por i, como fizemos com a equao do gerador, podemos fazer um estudo matemtico das relaes de potncia num receptor: V i = e' i + r' i
2

42

Uma anlise fsica dessa expresso mostra que o primeiro termo, V i i, a potncia total fornecida ao receptor. O segundo termo, e' i i, a potncia til consumida pelo receptor. O ltimo termo, r i2, a potncia dissipada devido sua resistncia interna. Em outras palavras, no receptor a relao de potncias a mesma do gerador: PTOTAL = PTIL + PDISSIPADA invertendo-se, porm, as expresses de clculo da potncia til e da potncia total. A expresso do rendimento: PU = PT aplicada ao receptor, ser, tambm, invertida. Teremos, portanto: e' V

Como a tenso aplicada ao receptor sempre maior que a sua fcem, aqui tambm, como em todo rendimento, o valor de h sempre menor que 1,0.

Passo a passo
4. Um motor de brinquedo de fcem 2,0 V s funciona dentro de suas especificaes quando submetido a uma tenso de 3,0 V e percorrido por uma corrente eltrica de 0,8 A. Determine a resistncia interna e o rendimento desse motor.

Soluo:
Para determinar a resistncia interna do receptor, basta aplicar a sua equao: V = e' + r' i 3,0 = 2,0 + r' 0,8 r' = 1,25 W Aplicando a expresso do rendimento para o receptor, temos: e' 2,0 h = h = 0,67 ou h = 67% = V 3,0 Nesta aula voc aprendeu: o conceito de gerador e de fora eletromotriz; como calcular a potncia de um gerador; a equao do gerador e o clculo do seu rendimento; o conceito de receptor, sua equao e rendimento.

Nas trs ltimas aulas estudamos a corrente eltrica, os resistores e, agora, os geradores e receptores. Estamos, portanto, em condies de reunir todos esses elementos em conjuntos, os circuitos eltricos. Um circuito eltrico um caminho fechado pelo qual as cargas eltricas se movimentam, realizam trabalho e perdem energia nos receptores e resistores e recebem energia de volta nos geradores, repetindo o ciclo. Nossas casas tm sempre um ou mais circuitos eltricos ligados rede de transmisso da companhia de eletricidade, que tambm um enorme circuito eltrico. Esse circuito imenso o que nos liga a gigantescos geradores localizados, s vezes, a centenas de quilmetros de distncia - as usinas eltricas eltricas. H circuitos eltricos extraordinariamente complexos, como aqueles dos aparelhos eletrnicos e computadores, por exemplo. Ns vamos estudar alguns circuitos mais simples. Felizmente, os circuitos domsticos so relativamente simples, e ns poderemos saber, enfim, por que na casa dos nossos amigos no era possvel assistir televiso com o chuveiro ligado. Este ser o assunto da prxima aula.

A U L A

42

Exerccio 1 Uma bateria tem uma fora eletromotriz de 9,0 V e resistncia interna de 0,5 W quando percorrida por uma corrente eltrica de 0,8 A. Determine, nessas condies, a diferena de potencial entre seus terminais. Exerccio 2 No exerccio anterior, qual seria a mxima corrente que essa bateria poderia fornecer, supondo que a sua resistncia interna seja constante? Exerccio 3 Vamos admitir que a resistncia interna de uma pilha de fem e = 1,5 V seja constante e valha r = 0,25 W. a) a partir da equao do gerador, preencha a tabela abaixo:
V (volts) i (amp res) (amp

1,0

2,0

3,0

4,0

5,0

6,0

b) com os dados dessa tabela, construa o grfico V (volts) i (ampres). Exerccio 4 Uma pilha tem uma fem de e = 1,5 V e resistncia interna r = 0,2 W. Supondo que a resistncia interna permanea constante, determine a potncia total, a potncia til, a potncia dissipada e o rendimento dessa pilha quando percorrida por uma corrente eltrica a) i = 0,4 A b) i = 5,0 A Exerccio 5 Um motor de brinquedo de fcem 6,0 V s funciona dentro de suas especificaes quando submetido a uma tenso de 9,0 V e percorrido por uma corrente eltrica de 1,2 A. Determine a resistncia interna desse motor. Exerccio 6 Nas condies do problema anterior, qual o rendimento do motor?

Potrebbero piacerti anche