Sei sulla pagina 1di 15

DECIBEL

Indstria e Comrcio LTDA

SENSOR LASER PARA DOBRADEIRA

D 171

MANUAL DO USURIO

www.decibel.com.br

ATENO
de fundamental importncia a leitura completa deste manual, antes de ser iniciada qualquer atividade no manuseio do produto aqui descrito. Este manual apresenta instrues de como utilizar o Sensor Laser para Dobradeira D171 fabricados pela DECIBEL Indstria e Comrcio Ltda. responsabilidade do comprador / usurio, utilizar os dispositivos acima citados, de acordo com as normas especficas de proteo adotadas e aplicadas no pas de operao. O usurio final do Sensor Laser para Dobradeira D171 deve certificar-se que todos os operadores da mquina, onde esses dispositivos forem instalados e o pessoal de manuteno e supervisores, estejam familiarizados e tenham entendido as instrues de uso e funcionamento do produto, isto envolve: O conhecimento sobre o produto; A instalao; A integrao com o Sistema de acionamento da Mquina; A adequao aos Requisitos de Segurana; E a adequada aplicao do produto.

NDICE 1.SENSOR LASER PARA DOBRADEIRA D171 1.1. INTRODUO 1.2. CARACTERSTICAS BSICAS 1.3. DESCRIO DO FUNCIONAMENTO 1.3.1. PARTIDA DO SISTEMA 1.3.2. FALHA NA PARTIDA DO SISTEMA 1.3.3. SINALIZAO DE INVASO 2.SINALIZAO DOS ESTADOS DA OPERAO 3.ESPECIFICAES TCNICAS 4.DISTNCIA DE SEGURANA(Ds) 5.INSTALAO 5.1. TESTE FUNCIONAL PARA VALIDAO DA INSTALAO 5.2. DIAGRAMAS DE LIGAO 6.GARANTIA E ALTERAES 7.GLOSSRIO

1. SENSOR LASER PARA DOBRADEIRA D171 1.1. INTRODUO O Sensor Laser D171 um dispositivo monofeixe de raio laser visvel Classe 3R, utilizado para monitorar dobradeiras mecnicas ou mquinas industriais similares, de modo a detectar a invaso de dedos ou mos sob o puno durante a fase rpida de descida. O Sensor Laser D171 opera associado a um Rel de Segurana D173 ou D195 que funcionam como uma interface de sada redundante com a dobradeira a ser protegida.

1.2. CARACTERSTICAS BSICAS Invlucro de Aluminio 97 x 44 x 44 mm com tampas de acabamento e fixao; Feixe Laser 655nm visvel vermelho Classe 3R; Opera com 24 V DC; Possui dois microcontroladores em redundncia; Efetua autoverificao de estado permanentemente; Sinalizaes incorporadas aos mdulos TX e RX atravs de LEDs; Tempo de resposta de 10 ms; Capacidade de deteco 5 mm; Atende aos requisitos da Categoria 4.

1.3. DESCRIO DO FUNCIONAMENTO Para que o Sensor Laser D171 funcione corretamente, ele dever estar associado ao Rel de Segurana D173 ou D195 conforme diagrama em 5.2. Quando os mdulos Transmissor (TX) e Receptor (RX) do Sensor Laser D171 so energizados, em cada um dos mdulos acende um LED Verde sinalizando a entrada de energia nos mdulos. Imediatamente se inicia o autoteste dos circuitos internos para continuidade da operao. Caso seja detectada uma falha, o LED Vermelho do mdulo RX acender. Em seguida o mdulo RX, atravs do canal de Sincronismo (via o Rel de Segurana), envia um comando de incio de transmisso ao mdulo TX. O mdulo TX emite o feixe laser que recebido (se alinhado com o orifcio de recepo) no mdulo RX, o qual acende o seu LED Amarelo (sintonia correta). O mdulo RX quando sintonizado emite um par de sinais diferenciais (canais P e N) para o Rel de Segurana. O Rel de Segurana ao receber o par de sinais acende os LEDs Amarelos das entradas 1 e 2. A partir deste ponto, o sistema para entrar em operao requer a inicializao por parte do operador com uma primeira invaso proposital para iniciar a partida. Ao detectar a invaso o Rel de Segurana pisca os LEDs Amarelos e acende o LED Verde acionando os contatos de sada que fecham os circuitos que possibilitam a chegada de um comando de partida para a mquina. 1.3.1. SINALIZAO DE INVASO Quando o Sensor tem o seu feixe interrompido por uma invaso da rea de risco ele apaga o LED Amarelo e simultaneamente corta ambos os sinais diferenciais (P e N) para a entrada do circuito do Rel de Segurana.

2. SINALIZAO DOS ESTADOS DA OPERAO Ambos os LEDs Verdes acesos no TX e RX sinalizam a alimentao ligada. O LED Amarelo aceso no RX sinaliza que a sintonia do feixe laser esta correta. O LED Amarelo apagado no RX sinaliza que ocorreu uma invaso. Um LED Vermelho aceso sinaliza Falha Interna no RX.

3. ESPECIFICAES TCNICAS

Sensor Laser para Dobradeira D171


Tenso de operao 24 V DC. Distncia de Operao 7 metros (TX - RX) Consumo mximo 720 mW (30 mA / 24 V DC). Proteo da Alimentao Configurao de Sada IO sada Tempo de Resposta Circuito de Proteo contra transientes e polaridade invertida. Dois sinais diferenciais (P e N) para o Rel de Segurana. P = 150 mA / 24 V DC. N = 150 mA / 24 V DC. 10 milisegundos. Comprimento de Onda Tpico 655 nm. Potncia de sada 2.2 - 2.5 mW / Vcc 3 V. Caractersticas eltricas Laser (25C) Classe 3R. Dimetro do feixe a 10 m <10 mm. MTTF 2.5mW 25C >10.000h. LED Verde - Alimentao Eltrica (Ligado). Sinalizao Construo Classificao Ambiental Condies de Operao Normas Aplicveis LED Vermelho - Falhas internas / Sinal / Feedback. LED Amarelo 1 - Sinaliza a Entrada 1 ativada. Invlucro de Alumnio 97 x 44 x 44 mm com tampas de acabamento e fixao. EC IP 54. Temperatura: 0 a 50 C; Umidade Relativa Mx: 90% a 50 C. NBR 14153 - Categoria 4, IEC 60825-1:2007.

4. DISTNCIA DE SEGURANA (Ds) A Distncia de Segurana (Ds) a distncia mnima necessria perpendicular, Zona de Deteco de um Sensor e o ponto central da rea de risco (ferramenta) de um potencial acidente. A Distncia de segurana depende de alguns fatores, dentre eles, a velocidade do objeto que invade a rea de proteo, o Tempo de parada de mquina, um Fator de segurana devido desgastes, o Tempo de resposta da Cortina de luz e por ltimo o Fator de profundidade de penetrao, em funo da sensibilidade da cortina. Frmula da Distncia de Segurana (Ds):

Ds = K. (Tm. Fs +Tr) + Fpp

Onde: Ds = Distncia de Segurana K = Velocidade constante mnima baseada na mo do operador, 63 a 100 polegadas por segundo (1.600 a 2.540 mm/seg). Tm = Tempo total de parada da mquina; considerado desde a aplicao do sinal de parada at o trmino do movimento na mxima velocidade da mquina. Ele inclui todos os elementos de controle, com os seus respectivos tempos. ATENO:
A medio do Tempo total de parada da mquina (Tm) deve incluir o tempo de resposta de todos os dispositivos e controles que atuam na parada da mquina. A Distncia de Segurana abaixo do especificado aumenta os fatores de risco. Seja precavido, pesquise e inclua todos os tempos nos seus clculos.

Fs = Fator de Segurana, percentual adicional de correo para compensao do desgaste no sistema de frenagem das mquinas com bom tempo de uso. recomendvel a utilizao de at 20% de Fs, conforme o caso. Tr = Tempo de resposta do sensor (vide a Especificao Tcnica). Fpp = Fator de profundidade de penetrao, o avano mximo que pode ocorrer em direo rea perigosa atravs da zona de proteo, antes da sinalizao da parada.

5. INSTALAO Para assegurar a correta instalao e alinhamento do suporte do Sensor laser D171 observe as instrues a seguir: Entendendo o Suporte: 1.Os suportes dos mdulos do sensor laser so constitudos por uma torre de formato retangular que aloja em seu interior um fuso com dois elementos para a fixao de cada um dos mdulos atravs de parafusos M4. 2.Esta mesma torre possui em sua parte superior uma manopla que possibilita o ajuste da altura dos mdulos sensores e na sua base, alm da extremidade do fuso que serve como elemento de centralizao, dois furos oblongos que alojam parafusos para o ajuste do giro horizontal da torre se necessrio. 3.Todo este conjunto esta parafusado sobre uma base em formato de L que deve ser fixada nas laterais da mquina ou na travessa superior conforme o caso. 4.A base do suporte possui tambm uma manopla que possibilita a inclinao da lateral da torre para a entrada da matriz ou puno, durante a preparao da mquina (set up). 5.A base em formato de L est associada a uma placa de fixao com dois furos oblongos para a passagem dos parafusos na fixao e ainda quatro parafusos Allen localizados nos cantos da placa, para o ajuste do nivelamento da mesma, junto a lateral da mquina.
Manopla de ajuste da altura

Elementos para fixao

Torre retangular

Mdulo receptor

Fuso

Furos oblongos de fixao

Manopla de inclinao lateral

Placa de fixao

Base em formato de L

Parafuso de ajuste do nivelamento

A instalao: 1.Fixar um dos mdulos em um dos suportes, com dois dos parafusos M4, observe a orientao das sada do cabo, conforme a posio da instalao, se ao lado da matriz ou ao lado do puno (na parte superior). 2.Deslocar o mdulo atravs da manopla superior da torre prximo a extremidade inferior do fuso (aproximadamente a 10 mm). 3.Tomando como base a matriz com a chapa, alinhe o suporte junto lateral da mquina observado que o furo de sada ou entrada do feixe laser, (conforme o caso) fique alinhado com o centro da matriz e pouco acima da chapa colocada sobre ela. 4.Marque a furao de fixao do suporte em ambas as laterais da mquina, fure e faa a fixao de ambos os suportes(furos oblongos da placa). 5.Caso a fixao seja na parte superior adote as medidas equivalentes, tomando como base a ferramenta de cima. 6.Ateno - Antes de qualquer ao operacional analise a adequao das orientaes aqui apresentadas e faa as adequaes necessrias a sua situao em particular. 7.Passe o cabo nos conduites at o painel onde est instalado o Rel de Segurana; 8.Conecte os fios Am, Vm e Pt do mdulo transmissor (TX) e os fios Pt, Vm, Am, Az e Bc do mdulo receptor RX nos bornes do Rel de Segurana (vide o diagrama em 5.2.).

5.1. TESTE FUNCIONAL PARA VALIDAO DA INSTALAO 1.Verificar e assegurar que as ligaes entre os mdulos do Sensor laser D171 e o Rel de Segurana esto corretas. 2.Ligar a alimentao eltrica. 3.Observar que o LED Verde de alimentao (Ligado), acende em ambos os mdulos (TX e RX) do Sensor. 4.Imediatamente se inicia o autoteste dos circuitos internos para continuidade da operao. (Caso seja detectada uma falha o LED Vermelho do mdulo RX acender). 5.Observar no mdulo RX a recepo do feixe laser emitido e o acendimento do LED Amarelo, informando que a sintonia est correta. 6.Simular uma invaso da Zona de Deteco para que o sistema de proteo seja ativado (Partida). 7.Observar que o Rel de Segurana sinalize os LEDs Amarelos das Entradas 1 e 2 do acusando o recebimento do par de sinais do sensor e preparando a ativao do circuito de partida da mquina, atravs dos circuitos redundantes de sada (Led Verde acende).

Ateno No olhe diretamente no feixe laser emitido pelo mdulo Transmissor (TX), ele pode causar graves danos ao olho humano.

5.2. DIAGRAMAS DE LIGAO D171 Receptor


Cor Vermelho Preto Amarelo Azul Branco Descrio 24 V DC Comum Sincronismo Sada negativa Sada positiva

D171 Transmissor
Cor Vermelho Preto Amarelo Descrio 24 V DC Comum Sincronismo

10

11

ATENO Manuteno do sensor laser D171 No abra o produto ou mesmo tente fazer a sua manuteno. Isto pode causar acidentes com srias consequncias. Em caso de manuteno encaminhe o produto para a DECIBEL.

ATENO Em hiptese alguma utilize instrumentos pticos para observar o feixe laser. Isto pode causar acidentes com srias consequncias.

CUIDADO Interfaces nas sadas de segurana No utilize fiao paralela ou interligue dispositivos intermedirios que possam de algum modo falhar e causar uma perda da funo de segurana do comando de parada. Isto pode causar acidentes com ferimentos graves.

CUIDADO O Sensor Laser D171 e o Rel de segurana devem estar ligados na mesma rede de alimentao eltrica. Esta condio previne o surgimento de diferenas de potenciais, que podem causar falhas na operao do sistema.

12

6. GARANTIAS E ALTERAES

CERTIFICADO DE GARANTIA A DECIBEL garante este equipamento por 12 (doze) meses a contar da emisso da Nota Fiscal. Esta garantia assegura ao adquirente a correo dos eventuais defeitos de fabricao, desde que sejam constatadas falhas em condies normais de uso do equipamento. No esto cobertas nesta garantia: carcaas e outras partes do produto que venham apresentar danos provocados por acidente, agentes da natureza, se utilizado em desacordo com o manual de instrues, se estiver ligado a sistema de alimentao imprpria, ou ainda, apresente sinais de ter sido violado, ajustado ou consertado por pessoa no credenciada pela DECIBEL. A DECIBEL se reserva o direito de alterar parcial ou totalmente as caractersticas tcnicas do Sensor Laser para Dobradeiras D171, qualquer que elas sejam; mecnicas, eletrnicas ou pticas, bem como o contedo deste manual, a qualquer tempo sem prvio aviso. A DECIBEL assegura que as eventuais modificaes introduzidas no Sensor Laser para Dobradeira D171 no alteraro as caractersticas de atendimento aos requisitos das normas de segurana que o regulamenta.

Verso:........................................... N do Pedido de Compra:...................................

N da Nota Fiscal:........................... N de Srie:........................................................

13

7. GLOSSRIO Autoverificao - A Autoverificao em um dispositivo Categoria 4 envolve assegurar que a qualquer tempo dentro do ciclo de operao do dispositivo sejam detectadas eventuais falhas na operao e o dispositivo tenha o seu funcionamento interrompido ainda dentro do respectivo ciclo de operao. Para isso o projeto deve prever recursos de autoteste e diagnstico contnuo. Condio de Falha - (Lockout Condition) - Condio de travamento ou parada de segurana situao em que detectado um problema de sistema, caracterizado por uma falta momentnea de energia ou uma eventual falha diagnosticada na autoverificao do sistema, o que indicaria uma perda da manuteno das condies de operao da mquina. Dispositivo de segurana Categoria 4 (NBR 14153 seo 6) - um dispositivo onde as partes relacionadas a segurana so projetadas de tal forma que um defeito isolado em qualquer dessas partes no leva perda da funo segurana (essa funo sempre cumprida). Ainda nesse caso, o defeito isolado detectado durante ou antes da prxima demanda da funo segurana. Se isso no for possvel, o acmulo de defeitos no pode levar a perda da funo segurana (os defeitos so detectados a tempo de impedir a perda das funes de segurana). Microcontrolador - um componente programvel, em um chip otimizado para controlar dispositivos eletrnicos. uma espcie de microprocessador, com memria e interfaces de E/S(I/O) integrados, enfatizando a auto-suficincia, em contraste com um micro processador de propsito geral o qual requer chips adicionais para prover as funes necessrias. NBR 14153 Norma de Segurana de mquinas Partes de sistemas de comando relacionadas segurana Princpios gerais para projeto. Norma Brasileira editada pela ABNT- Associao Brasileira de Normas Tcnicas, que tem por objetivo especificar os requisitos de segurana e estabelecer um guia sobre os princpios para projeto de partes de sistemas de comando relacionados a segurana. Utiliza como texto de referncia a Norma Europia EN 954 Safety of machinery Safety related parts of control systems Part 1; General principles for design. Redundncia - Configurao de um sistema ou parte dele em duplicidade para o atendimento de uma funo de tal modo que uma falha na primeira configurao cumprida pela segunda, e consecutivamente o sistema retirado de operao para ter reconfigurada sua condio de redundncia, s aps a eliminao da falha.

14

Potrebbero piacerti anche