Sei sulla pagina 1di 28

DIREITO EMPRESARIAL

HISTRICO
I TEORIA DOS ATOS DE COMRCIO (francesa) Antes do novo Cdigo Civil, tnhamos o Cdigo Comercial de 1850, que adotou uma teoria, chamada Teoria dos Atos de Comrcio, que uma teoria francesa. importante que voc saiba que o Cdigo Comercial foi subdividido em trs partes: Parte I Do Comrcio em Geral Parte II Do Comrcio Martimo Parte III Das Quebras Tratava, de falncia, de concordata. O Cdigo Comercial de 1850, que adotava a Teoria dos Atos de Comrcio, o que tratava na Parte I, do captulo do comrcio em geral? Tratava da figura do comerciante e da sociedade comercial. Ento, antes do Cdigo Civil, o que ns tnhamos? Tnhamos o Cdigo Comercial de 1850, que l no seu Captulo I, que tratava do comrcio em geral, cuidava das figuras do comerciante e da sociedade comercial. Para a Parte I, que tratava do Comrcio em Geral, o Cdigo Comercial de 1850 adotou a Teoria dos Atos de Comrcio, que uma teoria francesa. E com base nessa teoria foram criadas duas figuras interessantes: Pessoa Fsica: Comerciante Pessoa Jurdica: Sociedade comercial. Ento, quando o assunto era comrcio em geral, era importante que voc tivesse conhecimento da figura do comerciante e da figura da sociedade comercial. Quem era um e quem era outro? O comerciante era a pessoa fsica. A sociedade comercial era a pessoa jurdica. Mas para que uma pessoa fsica fosse considerada comerciante ou para que uma pessoa jurdica fosse considerada uma sociedade comercial, o que era mais importante? Verificar qual era o tipo de atividade desenvolvida por eles. Se a pessoa fsica explorasse ou desenvolvesse atividade que era considerada por legislao como ato de comrcio, ento ele seria comerciante. Se a pessoa jurdica explorasse atividade considerada atividade mercantil, ento ela seria uma sociedade comercial. Ento, o que tnhamos que analisar? O tipo de atividade explorada. Se a atividade fosse um ato de comrcio, a pessoa jurdica seria uma sociedade comercial e a pessoa fsica seria um comerciante. A ANLISE era OBJETIVA! Como assim? Voc tinha que analisar a atividade. A atividade praticada era considerada ato de comrcio? Sim. Ento, nesse caso, vai ser comerciante ou sociedade comercial. Voc s poderia chamar algum de comerciante ou de sociedade comercial se tivesse a presena dos seguintes elementos: Habitualidade, Finalidade lucrativa O mais importante: teria que praticar atos de comrcio.

Ento, s era comerciante quem praticasse atos de comrcio. S era sociedade comercial pessoa jurdica que praticasse atos de comrcio. O problema que os atos de comrcio no estavam no Cdigo Comercial, estavam todos elencados em um regulamento, que era o Regulamento 737/1850. Eu tinha que pegar o regulamento e verificar se aquela atividade que e pessoa fsica ou jurdica estava ali explorando estava elencada no regulamento. Se no estivesse no regulamento, no era ato de comrcio e se no era ato de comrcio, no poderia ser nem comerciante e nem sociedade comercial. E esse regulamento trazia poucas situaes. Havia poucos atos considerados atos de comrcio. E quais eram esses atos? O Regulamento 737/1850, no seu art. 19, trazia os seguintes itens que elencava como atos de comrcio: ) Compra e venda de bens mveis ento, se voc tinha uma loja de carros, era uma atividade considerada ato de comrcio (comerciante ou sociedade comercial). Atividade de cmbio troca de moeda estrangeira Atividade bancria Atividade de transporte de mercadorias qualquer um que praticasse atividade de transporte era, ou comerciante ou sociedade comercial. Fabricao e depsito de mercadorias indstria em geral (considerada atividade mercantil) Espetculos pblicos Contratos martimos Fretamento de navios Ttulos de crdito em geral

)
) ) ) ) ) )

Isso era um grande problema. D at para entender esse nmero pequeno de atividades em 1850, mas na nossa atividade atual, no d para admitir s essas atividades como mercantis. Ser que imobiliria atividade comercial? Ela tem habitualidade, tem finalidade lucrativa, s que a atividade que ela pratica a compra e venda de bens imveis. E essa atividade no estava no regulamento. Portanto, a imobiliria no poderia ser sociedade comercial. Outro exemplo: prestadora de servio antes no era considerada sociedade comercial porque no estava elencava no regulamento de 1850 e, por isso, no poderia ser classificada como sociedade comercial. Mas qual era o problema de no ser sociedade comercial? O problema que antes do Cdigo Civil, se uma empresa estava em crise, s podia pedir concordata se fosse sociedade comercial ou comerciante. S esses tinham o benefcio de uma concordata. A imobiliria em crise no podia pedir concordata. E esse era o problema enfrentado pelo direito empresarial. Ento, o Cdigo Civil veio e tratou esse assunto de forma muito melhor, mais abrangente. Adotou uma nova teoria. Agora no se fala mais em Teoria dos Atos de Comrcio. Antes de falar da nova teoria adotada, vamos ver como o Cdigo Civil fez isso. Vejam o que diz o art. 2045, do Cdigo Civil, questo que cai em prova (tpico de exame oral) e voc tem que saber. Imagina que o examinador te pergunta: O Cdigo Civil revogou totalmente o Cdigo Comercial de 1850? O art. 2.045 responde isso: Art. 2.045. Revogam-se a Lei no 3.071, de 1 de janeiro de 1916 - Cdigo Civil e a Parte Primeira do Cdigo Comercial, Lei n 556, de 25 de junho de 1850. O que o Cdigo Civil revogou no foi a parte II e nem a Parte III do Cdigo Comercial. Revogou apenas a Parte I, do Cdigo Comercial!! O legislador civil revogou a Parte I do Cdigo Comercial de 1850! Significa que o Cdigo Civil no revogou totalmente o Cdigo Comercial. O Cdigo Civil revogou a Parte III? No. A Parte III j havia sido revogada pelo Decreto-Lei 7.661/45. Portanto, antes do Cdigo Civil, o que tnhamos em vigor, era a Parte I e a Parte II.

Importante ressaltar que esse Decreto-Lei j foi revogado tambm pela Lei 11.101/05 (Nova Lei de Falncia). O Cdigo Civil revogou to-somente a Parte I do Cdigo Comercial, significando que a Parte II do Cdigo Comercial, que trata do comrcio martimo, ainda est em vigor. Ento, ficou: Parte I Do Comrcio em Geral Parte II Do Comrcio Martimo Parte III Das Quebras Tratava, de forma especfica, do instituto da falncia. Em vigor, hoje, portanto, apenas a parte II, que trata do Comrcio Martimo. muito raro um edital constar comrcio martimo. Mas se isso ocorrer, voc tem que recorrer aos dispositivos do Cdigo Comercial de 1850. Mas em que pese ser raro voc encontrar esse tema no seu concurso, h uma questo interessante de ser abordada, at porque est voltando a entrar na moda em razo do que temos visto por a. O Cdigo Comercial de 1850, quando trata do comrcio martimo, traz um instituto interessante que o examinador costuma perguntar, que a chamada arribada forada. O art. 740, do Cdigo Comercial de 1850 traz a chamada arribada forada. O que vem a ser isso, lembrando que estamos tratando de comrcio martimo? Arribada forada Quando um navio sai do porto, ele tem que ter o seu ponto de chegada previamente definido, assim como as paradas que vai efetuar ao longo da viagem (qual o porto que vai parar, qual o porto de chegada). O trajeto dele tem que estar previamente definido. Ele no pode, a princpio, parar em nenhum outro porto que no estivesse previamente definido antes de sua partida. Antes de iniciar a viagem, o trajeto j est todo traado e o navio no pode parar em nenhum porto que no esteja previamente definido. Quando um navio faz isso, nesse caso, chamamos essa parada de arribada forada. Ele vai ser forado a parar em determinado lugar que no estava previamente definido. Mas isso s possvel ante a presena de justa causa. Como no faz parte da regra, como se trata de exceo, s se admite a arribada forada quando presente uma justa causa. E qual a justa causa prevista no Cdigo Comercial de 1850, que cai na prova? a do art. 741, que trata do receio ou temor fundado de ataque de pirata. Isso acaba caindo na prova e a gente pensa que viagem do examinador. Mas isso justa causa para a arribada forada. Art. 741 so causas justas para a arribada forada: 1 falta de vveres ou aguada; 2 qualquer acidente acontecido equipagem, cargo ou navio, que impossibilite este de continuar a navegar; 3 temor fundado de inimigo ou pirata. Quando o Cdigo Civil revoga a Parte I do Cdigo Comercial, ele adota uma nova teoria. Cai por terra a Teoria dos Atos de Comrcio (francesa) e adota a Teoria da Empresa (italiana). II. TEORIA DA EMPRESA (italiana)

Quando adotamos uma nova teoria, nossa nomenclatura tambm vai ter que modificar. No chamaremos mais de comerciante a pessoa fsica e no mais de sociedade comercial a pessoa jurdica. A partir de agora, fica assim:

Pessoa Fsica: Comerciante corresponde a EMPRESRIO INDIVIDUAL

Pessoa Jurdica: Sociedade comercial corresponde a EMPRESRIO COLETIVO


ou ento, e o caso mais comum nos manuais, SOCIEDADE EMPRESRIA. S que agora, essa classificao tomou uma outra conotao. Significa que quem era comerciante virou empresrio individual e quem era sociedade comercial virou sociedade empresria? No! Ns vamos ver que agora, a anlise no mais objetiva. Voc no fica mais s analisando o tipo de atividade. Voc vai fazer tambm uma anlise subjetiva (analisa-se a estrutura de quem est praticando a atividade). Voc vai ter que analisar quem est exercendo a atividade e qual o tipo de atividade. Agora no temos mais uma anlise objetiva: praticou o ato , no praticou o ato no . Isso acabou! Agora a anlise muito mais abrangente, muito mais ampla. E vamos analisar agora o conceito de empresrio e de sociedade empresria do Cdigo Civil.

EMPRESRIO INDIVIDUAL
1. CONCEITO

Quando analisamos o conceito, quero que voc tenha em mente o seguinte: o conceito do art. 966 do Cdigo Civil se aplica, tanto para a pessoa fsica, como tambm para a pessoa jurdica. Esse conceito que voc vai analisar comigo agora, do art. 966 se aplica tanto para a pessoa fsica, quanto para a pessoa jurdica. Daqui pra frente a nomenclatura ser: Pessoa Fsica: EMPRESRIO INDIVIDUAL Pessoa Jurdica: SOCIEDADE EMPRERIA (ou empresrio coletivo) Mas antes de comear a histria, tem gente que est com dvida. Tem gente que pensa: Eu sou empresrio individual, e eu tenho CNPJ. Se voc diz que empresrio individual pessoa fsica e no pessoa jurdica, no estou entendendo isso... O empresrio individual tem CNPJ por uma nica finalidade: para que ele tenha o mesmo tratamento tributrio que a pessoa jurdica. No justo que a pessoa jurdica tenha uma alquota pequena e a pessoa fsica que explora a mesma atividade que a pessoa jurdica, tenha uma alquota muito superior. Como seria a concorrncia nesse caso? Ento, s para que tenha o mesmo tratamento tributrio, mas no porque tem CNPJ que pessoa jurdica. Vou dar um exemplo: condomnio tem CNPJ, mas condomnio no pessoa jurdica. Ento, o empresrio individual, ainda que tenha o CNPJ no considerado pessoa jurdica. pessoa fsica que organiza de forma individual, sozinho, uma atividade empresria. Se ele quiser, sozinho, montar uma churrascaria, vai ser empresrio individual. Se quiser montar, sozinho, um cinema, ser empresrio individual. Agora, se que quero ajuda de mais algum, se eu quero um scio, ento vou ter que constituir uma pessoa jurdica. Nesse caso, eu vou ser scio de uma pessoa jurdica. Vamos considerar que eu, Alexandre, sou scio do Joo. Montamos uma sociedade limitada. Quem vai explorar a atividade a pessoa jurdica, no sou eu ou o Joo, mas a sociedade que constitumos. Ento, essa sociedade uma sociedade empresria e eu, Alexandre, no posso ser considerado empresrio individual. Eu sou scio de uma sociedade empresria. Eu s vou ser empresrio individual se eu, Alexandre, sozinho, sem a ajuda do Joo, organizar esta atividade empresarial que ns vamos analisar daqui pra frente. Ento, quando eu, sozinho, de forma individualizada, organizo a atividade empresarial, sou empresrio individual. Mas se fao isso com mais algum, no sou empresrio individual, mas scio de uma sociedade empresria. Ento quando voc vai fazer seu credirio e o cara

pergunta a sua profisso, voc, scio do Joo, na mesma hora diz: sou empresrio. Mas isso tecnicamente incorreto porque eu no sou empresrio, eu seria empresrio sem a ajuda de Joo e organizasse uma atividade empresarial. Mas como ns temos uma pessoa jurdica, eu sou scio de uma sociedade empresria. O que eu posso colocar como profisso seria diretor, administrador, enfim, a atividade que eu exero dentro da sociedade, mas no poderia dizer que sou empresrio, j que empresrio aquele que, individualmente, organiza uma atividade empresarial. Pergunta maldosa de segunda fase: h desconsiderao da personalidade jurdica para a empresa individual? O que voc responde? Como que eu vou desconsiderar aquilo que no existe? Ento, se o empresrio individual no pessoa jurdica no h que se falar em desconsiderao da personalidade jurdica. No existe personalidade jurdica. No d para desconsiderar aquilo que no existe. S h desconsiderao para a sociedade empresria, ela sim, pessoa jurdica. Diante disso, eu quero que voc analise a regra do art. 966, do Cdigo Civil: Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Quem considerado empresrio (esse o conceito de empresrio)? Empresrio todo aquele que profissionalmente exerce uma atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios. Esse o conceito do caput do art. 966, do Cdigo Civil. Profissional Quando a lei traz a expresso profissionalmente, o que significa isso? Que s pode ser empresrio quem pratica aquela atividade com habitualidade. necessrio que haja uma continuidade. aquilo que habitual. necessrio habitualidade. Para ser empresrio ele tem que praticar aquela atividade com continuidade. Se eu vender meu carro hoje para pagar uma dvida que eu tenho junto ao banco do Brasil, eu no sou empresrio do ramo de veculos porque essa atividade foi eventual. necessrio que haja uma continuidade. Eu fiz uma festa universitria. Quer dizer que eu sou empresrio? Se essa festa foi algo eventual, espordica, ento, nesse caso, voc no empresrio j que empresrio quem explora a atividade com continuidade com habitualidade. Alm da habitualidade necessrio que ele exera uma atividade econmica. O que significa isso? Atividade Econmica Significa atividade lucrativa. Para ser empresrio tem que ter lucro. Esse o objetivo do empresrio: angariar lucro. A lei tambm exige que essa atividade seja organizada. Tanto assim, que no direito civil, faz-se uma comparao entre associao e sociedade, sendo que a associao no tem finalidade lucrativa, a sociedade tem. A associao at pode ter finalidade lucrativa, mas como meio, no como fim. Organizao - Minha inteno preparar para concurso pblico. O que interessa o que cai na prova. O que vem a ser organizao para concurso pblico? Eu quero que vocs anotem o posicionamento de Fbio Ulhoa Coelho a respeito da organizao: Organizao a reunio dos quatro fatores de produo. So quatro os fatores de produo: ) ) ) ) Mo-de-obra Matria-prima Capital Tecnologia

Olha que informao preciosa. So quatro os fatores de produo. Na ausncia de UM deles, no h mais que se falar mais em organizao. Se, porventura estiver faltando um dos fatores de produo, no se fala mais em organizao e isso importante porque se no

tem organizao, olha o que acontece: no pode ser considerado nem empresrio, se for pessoa fsica e nem sociedade empresria, pessoa jurdica. Vamos dar alguns exemplos: Mo-de-obra um fato de produo. Para Fbio Ulhoa, no havendo mo-de-obra contratada, seja no regime da CLT, profissional autnomo. Contratao exigida! No h Mode-obra contratada, no tem organizao e sem organizao, no pode ser considerado empresrio. Essa regra do empresrio se aplica, tanto para a figura do empresrio individual quanto para a sociedade empresria Eu fiz as trufas, eu embrulho as trufas e vendo as trufas. Eu tenho habitualidade (fao isso constantemente). Tenho finalidade lucrativa (quero remunerao por isso). Tem mo-deobra contratada? No. Se assim, no tem organizao e se no tem organizao, no posso ser considerado empresrio individual. interessante porque tinha uma questo que caiu para delegado federal em 2004 e o examinador dizia que dois scios montaram uma pizzaria, contrataram um chefe de cozinha e um motoboy. Se voc entendesse que aquilo era uma sociedade empresria voc responderia metade da questo. Eu e o Ronaldo montamos um barzinho(questo magistratura/DF), eu trabalho no barzinho e nos finais de semana o Ronaldo. Ningum foi contratado. O examinador perguntou: que tipo de sociedade essa?. Esse barzinho tem habitualidade, tem finalidade lucrativa, mas falta mo-de-obra. Se falta mo de obra, est ausente um fator de produo e, via de consequencia, no tem organizao. Portanto, no ser considerada uma sociedade empresria (e nem empresrio individual). Vai ser o qu ento? Vai ser sociedade simples, mas assunto que veremos na prxima aula. Esse posicionamento de Fbio Ulhoa tem sido adotado na maioria dos concursos: so necessrios os quatro fatores de produo. Sem os quatro fatores, no se tem organizao e no pode ser nem empresrio individual e nem sociedade empresria. Porm, alguns concursos tm tratado essa questo de outra forma. Para alguns concursos, tem alguns doutrinadores que afirmam o seguinte sobre a organizao. Eles afirmam o seguinte: A organizao ocorre quando a atividade-fim no depender exclusivamente da pessoa fsica empreendedora ou do scio da sociedade. Quando assim, h que se falar em organizao. Se depende s do scio a atividadefim, essa no pode ser uma sociedade empresria. Quando o scio de forma pessoal quem exerce a atividade, na maioria das vezes, no ser uma sociedade empresria. Mas, volto a dizer, a maioria dos concursos entende de outra forma: s h que se falar em organizao quando houver a reunio dos quatro fatores de produo. Questo de concurso: PFN/2006: Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios Isso est certo. Esse o conceito de empresrio. Agora, j caiu na magistratura/PR a seguinte situao: Empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo de bens e servios O gabarito para essa questo saiu errado. Por que errado? Porque empresrio no s aquele que produz bens ou servios. tambm aquele que circula bens e circula servios. No constitui apenas a atividade empresarial a produo de bens ou de servios. Quero que voc lembre na hora da prova que circulao de bens ou de servios tambm atividade empresarial. Para que fique muito claro, eu quero que voc anote quatro exemplos de atividade empresarial nos moldes dessa regra do caput do art. 966, para que voc entenda melhor isso. 1. Volkswagen uma sociedade empresria? Vamos analisar: tem habitualidade, tem finalidade lucrativa, tem mo de obra, matria prima, tecnologia. O que ela faz? Produo de veculos, ou seja, produo de bens. Produzir bens est no contexto? Ento sociedade empresria.

2. Produo de Servio: Banco tem habitualidade, tem finalidade lucrativa, tem


mo de obra, matria-prima, capital, tecnologia. Ou seja, possui organizao. Isso est no contexto? Sim. O que o banco faz? Produo de servios bancrios. Ento uma sociedade empresria.

3. Loja de roupas no shopping faz circulao de bens. Tem habitualidade, tem

finalidade lucrativa, tem mo de obra (gerente, estoquista, vendedor), matriaprima (roupas), capital, tecnologia. Possui organizao. O que ela faz? Adquire a mercadoria na fbrica e leva para o consumidor final. Fez a ponte. Fez a intermediao, o que ns chamamos de circulao de bens. Circulao de bens est no contexto? Est. Ento um sociedade empresria, se for pessoa jurdica. Agora se for algum sozinho, montando uma loja, empresrio individual.

4. Agncia de turismo Se for pessoa jurdica, sociedade empresria: tem

habitualidade, atividade lucrativa, possui organizao, etc. Ela faz circulao de servio de hospedagem e circulao de servio de transporte areo. Circulao de servio est no contexto? Est. Ento sociedade empresria. Empresrio aquele que produz bens ou servios ou tambm aquele que circula bens ou circula servios.

Ento, esse o conceito de empresrio, o conceito do caput do art. 966, do Cdigo Civil, aquilo que considerado atividade de empresrio. Mas esse conceito ainda no est completo porque precisamos analisar o pargrafo nico do art. 966. O caput traz o conceito de empresrio. O pargrafo nico, por sua vez, faz justamente o contrrio (diz o que no se considera empresrio), ao trazer a seguinte situao: Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Esse dispositivo traz aquilo que no se considera empresrio. No empresrio todo aquele que exerce profisso intelectual, literria ou artstica. Ainda que tenha ajuda de auxiliares e colaboradores. Mas coloca uma vrgula, dizendo salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. No se considera empresrio quem no se considera empresrio? Quem exerce profisso intelectual. Exerceu profisso intelectual de natureza cientfica, literria ou artstica, no ser considerado empresrio. Profisso intelectual Cientfica Literria Artstica

Quem no Brasil hoje exerce esse tipo de atividade? o chamado profissional liberal. Os profissionais autnomos. Profisso intelectual cientfica: mdico. O mdico no empresrio porque sua profisso intelectual cientfica, o mdico desenvolve cincias mdicas. A mesma coisa ocorre com a figura do contador. O contador no pode ser empresrio porque sua profisso intelectual cientfica: cincias contbeis. Portanto, no pode ser considerado empresrio. E o rol aqui, bem extenso. Podemos citar a figura do engenheiro, do arquiteto, advogado. O advogado no pode ser empresrio porque sua profisso intelectual cientfica. Mas eu j disse que toda a nossa anlise, toda a regra do art. 966 est voltada tanto para a pessoa fsica, quanto para a pessoa jurdica. Ento, significa o qu? Que voc tambm aplica isso para a pessoa jurdica. Uma sociedade entre mdicos, no uma sociedade empresria porque atividade intelectual cientfica. Uma sociedade entre contadores, no uma sociedade empresria porque atividade intelectual cientfica. Ento,

uma sociedade entre contadores, entre mdicos, entre advogados no sociedade empresria porque explora atividade intelectual cientfica. Uma sociedade de advogados NUNCA ser empresria, primeiro porque o prprio estatuto da OAB probe e segundo porque o Cdigo Civil tambm veda. Da mesma forma, aquele que exerce profisso intelectual literria: temos o escritor, por exemplo. A prova da magistratura/RJ perguntou sobre o jornalista. Ser que o jornalista empresrio? No. Sua profisso intelectual literria, ento, no pode ser considerado empresrio. Da mesma forma aquele que exerce uma profisso intelectual artstica: desenhista, artista plstico, o cantor, ator de teatro, de novela, o danarino so exemplos tpicos de atividade intelectual artstica e quem as exerce no pode ser considerado empresrio. Da leitura do pargrafo nico, se percebe que o legislador traz mais duas informaes relevantes que merecem ser analisadas para ficar bem claro. Exemplo (questo de concurso): Meu primo ortopedista e eu tambm agora sou ortopedista. Resolvemos constituir uma sociedade. Nossa clnica mdica uma sociedade empresria? Resposta: no. Por que no? Porque a nossa profisso intelectual cientfica. Mas e se o examinador quiser te confundir e colocar o nome fantasia? Isso pode acontecer, por exemplo, com uma veterinria. Se eu sou veterinrio e monto uma veterinria com um colega, nossa sociedade empresria? No. uma sociedade intelectual cientfica. S que se a gente colocar o nome fantasia na frente da clnica. Na clnica de ortopedia a gente coloca por exemplo, o nome S Ossos. Ser que essa clnica passa a ser uma sociedade empresria s porque tem o nome fantasia na frente? No. E se voc ampliar um pouquinho? Se eu contratar uma secretria, uma faxineira e uma enfermeira, ser que minha clnica agora passa a ser uma sociedade empresria? Resposta: continua no sendo. Porque voc leu comigo que o nico diz que no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual cientfica, intelectual ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores. Ento, ainda que tenha a ajuda de auxiliares e colabores, ainda assim no atividade de empresrio. Essa clnica no sociedade empresria. O problema que depois disso ainda tem uma outra vrgula e finaliza o pargrafo nico dizendo assim: salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Ento essa expresso salvo se que faz a diferena. Vamos tentar entender o que est dizendo o pargrafo nico: Est dizendo que profisso intelectual cientfica, artstica ou literria no atividade de empresrio, continua no sendo com o auxlio de auxiliares e colaboradores, mas agora passa a ser. Quando que passa a ser? Quando essa profisso intelectual, cientfica, literria ou artstica, tornar-se elemento de empresa. Quando a profisso intelectual tornar-se elemento de empresa, toda atividade passa a ser atividade empresria. Vamos pegar o mesmo exemplo de novo: A clnica mdica no sociedade empresria. Contratou secretria e faxineira, continua no sendo uma sociedade empresria, mas agora nossa clnica vai passar por uma nova ampliao. Vai ter uma UTI. Sem brincadeira, sabe qual a natureza jurdica do servio de UTI? Natureza jurdica de servio de hospedagem. Servio de hospedagem atividade de natureza intelectual cientfica, literria ou artstica? No. A nossa clnica agora, alm da UTI tem tambm venda de plano de sade. Isso atividade intelectual cientfica, literria ou artstica? Tambm no. Nossa clnica mdica tambm tem uma sala de cirurgia que alugada pelos mdicos da regio. Aluguel de sala atividade intelectual cientfica, literria ou artstica? No. A nossa clnica agora, para atender melhor aos pacientes, tem uma cafeteria. Isso atividade intelectual cientfica, literria ou artstica? Tambm no. O que aconteceu na nossa clnica? A profisso de mdico, a profisso intelectual cientfica tornou-se apenas um componente daquele complexo. Tornou-se um elemento integrante daquela atividade. Quando isso acontece, o que ns chamamos de elemento de empresa. Elemento de empresa, ento, isso: quando a atividade do mdico torna-se elemento de empresa, toda atividade passa a ser atividade de empresrio. Por isso que o hospital, por exemplo, uma atividade empresria porque ns no temos no hospital apenas a

atividade intelectual cientfica. H venda de remdios, de refeio, hospedagem, etc. O hospital , nada mais, nada menos do que um grande hotel que presta servio mdico. Mas h outras atividades que no a intelectual cientfica. Por isso que as veterinrias que h por a normalmente so sociedades empresrias porque alm de veterinrias tem um pet shop l dentro. Vende produtos, rao, presta outro tipo de servio que no s aquela atividade intelectual cientfica, como treinamento de ces, hotelzinho para cachorro. Ento, passa a ser sociedade empresria porque a atividade intelectual cientfica se torna apenas um elemento daquele complexo todo. Com base nisso, vamos responder a uma pergunta: PFN: No se considera empresrio quem exerce profisso de natureza intelectual, literria, cientfica ou artstica, ainda que realizadas com o concurso de colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Isso est certo. a redao do nico do art. 966. Cuidado com a pegadinha. Se o examinador disser que a atividade tornou-se elemento de empresa, a resposta muda. A princpio o que no era, se se tornar elemento de empresa passa a ser atividade empresria. Ento, fiquem atentos a essa palavrinha: elemento de empresa! Vai fazer diferena na hora da prova. Defini empresrio. E qual o conceito de empresa para que a gente no faa confuso na hora da prova? Empresa a atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios. Empresa significa atividade! Para o direito empresarial, empresa no aquilo que todo mundo acha que (meu pai est na empresa, fui mandado embora da empresa), no. Empresa significa atividade! Qual a empresa explorada por um restaurante? Comercializao de refeies. Qual a empresa de uma farmcia? Distribuio e comercializao de remdios. O MP/MG, que uma prova difcil, j perguntou assim: Assinale a alternativa que corresponde definio correta da palavra empresa. Dentre as alternativas, estava l: a empresa explorada por uma indstria .... Ento, empresa atividade! Outro detalhe, no confundam a seguinte situao: restaurante, pessoa jurdica que tem como scios Alexandre e Joo. Quem exerce a empresa a sociedade empresria, no os scios! Significa o qu? Se eu vou preencher um cadastro na Casas Bahia tecnicamente errado dizer que minha profisso empresrio. Eu serei empresrio se eu, sozinho, individualmente, exercer uma atividade empresarial. No exemplo que eu dei, eu no estou sozinho, tenho um scio e quem exerce a atividade, no sou eu, Alexandre, a pessoa jurdica. Ento, quem empresria a sociedade e no o scio. No confunda! No porque eu sou scio de uma sociedade que vou ser empresrio. Empresrio aquele que, sozinho, organiza uma atividade empresarial. O empresrio de jogador de futebol no empresrio. agente! Veremos isso quando analisarmos o contrato de agncia. 2. REQUISITOS PARA SER EMPRESRIO INDIVIDUAL

Daqui pra frente, eu s vou falar do empresrio individual (PESSOA FSICA). Direito societrio a gente vai esquecer por enquanto. Direito societrio a gente vai falar nas prximas aulas. Quem o empresrio individual? a pessoa fsica. Ento, se eu compro um imvel, pinto o imvel, coloco um letreiro l fora, contrato um gerente, garons, coloco mesas e cadeiras, fao uma cozinha industrial, eu tenho uma churrascaria. Eu sou empresrio individual. Mas apara ser empresrio individual eu preciso de alguns requisitos. E esses requisitos esto no art. 972, do Cdigo Civil. E esse artigo diz que para ser empresrio individual necessrio o seguinte:

Estar em pleno gozo da capacidade civil e

)
2.1.

No ter impedimento legal.

GOZO DA CAPACIDADE CIVIL

O MENOR poder ser empresrio individual?:


Ser que o menor pode ser empresrio individual? No estou perguntando se ele pode ser scio. Ser que sozinho, ele pode organizar uma atividade empresarial? A resposta : depende

Menor emancipado Se o menor est enquadrado em algumas das hipteses de


emancipao, ele est ou no est em pleno gozo da capacidade civil? Est. Se ele est enquadrado em algumas das hipteses de emancipao, est em pleno gozo da capacidade civil, no h impedimento legal para esse menor exercer atividade empresarial.

Menor no emancipado Se o menor no est enquadrado nas hipteses de


emancipao, a muda a histria. O menor pode iniciar a atividade empresarial? No. Iniciar a atividade ele no pode. Se quiser ter padaria, montar auto-escola vai ter que esperar. Mas continuar uma empresa, antes exercida por seus pais ou por autor de herana, ele pode!

o Iniciar NO pode!
o Continuar pode! Ele pode continuar uma empresa antes exercida por seus pais ou por autor de herana. O examinador pode perguntar assim: isso uma regra de proteo ao menor? No. uma regra de preservao da empresa. A empresa j estava em atividade. O menor vai preserv-la. Vai continuar uma empresa que j estava em atividade. Vamos manter em atividade aquela empresa que j estava em atividade. Exemplo: menor tem um pai que tem uma distribuidora de bebida e falece. Ser que o menor pode continuar essa atividade? Sim. Iniciar no pode, mas continuar, ele pode. Ento, essa palavrinha, continuar, faz a diferena. Vamos esquecer um pouco do menor e falar daquele que tem capacidade, d incio atividade, comea como empresrio, mas que, por uma infelicidade da vida, tem uma incapacidade superveniente (ficou louco, por exemplo): A INCAPACIDADE superveniente: Ser que ante a incapacidade superveniente, ele pode continuar a atividade? A resposta : tambm pode! Ele tambm pode continuar a empresa. Imaginem essa situao: o camarada tem uma padaria e est em pleno gozo da capacidade civil. S que por uma infelicidade, ele passa por uma incapacidade superveniente. Ficou louco. Ele tinha capacidade, deu incio atividade. Ser que depois da incapacidade, possvel continuar a atividade empresarial? A mesma regra que se aplica para o menor tambm se aplica para os casos de incapacidade superveniente. Lembrando que tudo isso est no art. 974, caput: Art. 974. Poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herana. 1 Nos casos deste artigo, preceder autorizao judicial, aps exame das circunstncias e dos riscos da empresa, bem como da convenincia em continu-la, podendo a autorizao ser revogada

10

pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuzo dos direitos adquiridos por terceiros. Ento, ele pode continuar, tanto o menor quanto aquele que teve incapacidade superveniente, podem continuar a empresa. Mas que para eles (o menor e o que foi acometido pela incapacidade superveniente) possam continuar a empresa necessria a presena de dois requisitos. Para que o menor, para que o interdito continue a empresa ele precisa de dois requisitos. Quais so eles?

1. 2.

Tem que estar devidamente assistido ou representado. Tem que ter autorizao judicial (art. 974, 1)

Alm de estar devidamente assistido ou representado necessrio autorizao judicial na forma do 1, do art. 974. Ento, o menor e o incapaz podem continuar uma empresa estando devidamente representados e mediante autorizao judicial. Eu vou ter que abrir um parntesis um pouco grande com vocs agora. Olha o que acontece: o empresrio individual a pessoa fsica. Prestem ateno nisso, super importante, caiu na segunda fase do MP/SP. Ele tem seus bens pessoais (carro, casa, imveis) e tem tambm o imvel que ele comprou para sua representao comercial. Ele comprou um carro, que o carro que ele usa para fazer as visitas aos clientes. Ento, ele tem os bens pessoais e os bens empresariais. Tem como separar esse patrimnio? Se essa representao comercial no d certo, as dvidas comerciais s recairo sobre os bens usados na atividade empresarial, sem atingir seus bens pessoais? Resposta: no! Recairo sobre os bens pessoais e sobre os bens empresariais. Isso porque o direito civil brasileiro adotou o princpio da unidade patrimonial. No Brasil, ns temos esse princpio. Significa que tanto a pessoa fsica, quanto a pessoa jurdica (tanto faz) s possuem um nico patrimnio. Com isso, eu quero dizer o seguinte: quando voc est diante da figura do empresrio individual, quem ele? a pessoa fsica. Ento, significa que o empresrio individual na qualidade de pessoa fsica, s tem um patrimnio. Voc no pode dividir o patrimnio do empresrio individual da seguinte forma: os bens X esto destinados atividade empresarial e os bens Y so os bens pessoais do empresrio. Voc no pode separar patrimnio, dizendo que X de responsabilidade da atividade empresarial e Y so os bens pessoais. pergunta tpica da segunda fase do MP/SP. Isso j caiu trs vezes: Os bens pessoais do empresrio individual respondem pelas dvidas empresariais? O credor pode pedir a constrio dos bens pessoais do empresrio individual? Sim, porque no tem separao de patrimnio. A resposta : pode em razo do princpio da unidade patrimonial porque o empresrio individual, como pessoa fsica, tem um patrimnio s, um patrimnio nico que no pode ser desmembrado. Ento, se ele tem dvidas empresariais, essas dvidas vo recair sobre os bens empresariais e tambm sobre os bens pessoais do empresrio. Da mesma forma que o contrrio tambm verdadeiro. Se ele tem uma dvida pessoal, que no tem nada a ver com a sua atividade empresarial, esse crdito tambm pode recair sobre os bens destinados atividade empresarial porque ele s tem um patrimnio. Ah! Mas eu acho isso injusto. Meus bens esto comprometidos numa atividade. Havendo insucesso da atividade, eu vou responder com meu patrimnio pessoal? Ora, se voc no concorda com isso, ou seja para separar patrimnio voc vai ter que fazer diferente: montar uma sociedade. Quando voc constitui uma sociedade, voc coloca os bens em nome da pessoa jurdica. A, tem como separar patrimnio. Haver os bens pessoais dos scios e os bens da pessoa jurdica. Eu e Ana constitumos uma sociedade. Alexandre tem seus bens pessoais. Ana tambm. A sociedade ter seus bens empresariais. Mas, pelo princpio da unidade patrimonial, cada um tem um nico patrimnio. S que, esses bens pessoais no esto com o Alexandre mais, esto com a pessoa jurdica, com a sociedade. Ento, se a sociedade tem dvidas, a princpio, essas dvidas vo recair sobre os bens da sociedade e no sobre os bens dos scios. a foram que voc tem de separar patrimnio: constituir uma sociedade, uma pessoa jurdica. Mas, enquanto voc empresrio individual, empresrio individual no tem personalidade jurdica e o patrimnio um s.

11

Por isso, que uma perguntinha tambm tpica de segunda fase a seguinte: D para falar em desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica para o empresrio individual? Resposta: no. Primeiro porque o empresrio individual nem pessoa jurdica. pessoa fsica. Em segundo lugar: no h finalidade nenhuma porque voc desconsidera a personalidade para qu? Para poder invadir o patrimnio dos scios. No caso do empresrio individual um patrimnio s. Os bens da atividade empresarial recaem sobre os bens pessoais e vice-versa, ento no h finalidade desse tipo de ato praticado com o empresrio individual. Ento, onde eu quero chegar? Eu expliquei tudo isso pelo seguinte: vamos imaginar que o menor tinha bens pessoais. Ele tinha uma fazenda deixada pelo falecido av. Agora, o pai dele faleceu e ele continua a empresa (distribuidora de bebidas) do pai. Mas a atividade comea a contrair dvidas. Essas dvidas vo recair sobre os bens da atividade e sobre os bens pessoais? O examinador gosta de perguntar isso quando se trata de MP ou Magistratura estadual: o menor pode continuar uma empresa, mas e se, por exemplo, ele j tinha alguns bens herdados, o av dele deixou para ele um stio. Ele j tinha um bem pessoal antes de comear a atividade empresarial. Ele vai ter um patrimnio desmembrado? No. Vai ter um patrimnio nico. E esse bem do menor (o stio) no corre risco? Corre. Ento, o que a lei faz para proteger o menor? A lei diz o seguinte: art. 974, 2: 2 No ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz j possua, ao tempo da sucesso ou da interdio, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvar que conceder a autorizao. Ento, voc, na qualidade de juiz, quando der autorizao para o menor continuar a atividade, no alvar tem que constam os bens que ele j possui. Se constar no alvar, esses bens no sero usados para pagamento de dvidas empresariais. Constando do alvar de autorizao, esses bens no sejam objeto de constrio. Eles esto blindados. uma blindagem patrimonial que se faz para o menor. Se o examinador perguntar, voc pode, sim, afirmar que se trata, nesse caso, de um patrimnio de afetao.

2.2. NO TER IMPEDIMENTO LEGAL


H alguns casos previstos expressamente em lei que probem a pessoa de exercer atividade empresarial. Ser que o juiz pode ser empresrio individual? Ser que um promotor pode ser empresrio individual? O delegado de polcia pode ser empresrio individual? Funcionrio pblico pode ser empresrio individual? Militares na ativa podem ser empresrios individuais? A pergunta que estou fazendo aquela que est relacionada figura do empresrio individual. Quem o empresrio individual? aquele que, sozinho, organiza uma atividade empresarial. Ser que o juiz pode, sozinho, organizar uma atividade empresarial? Ou o delegado de polcia? A resposta : no. Mas pode ser scio de sociedade empresria! Membro do MP pode ser scio de sociedade empresria, desde que no exera a administrao. Juiz, promotor, delegado, servidor pblico e militares na ativa no podem ser empresrios individuais. Mas eu conheo um delegado que tem um despachante. Eu conheo um juiz que tem um cursinho, um promotor que tem uma seguradora. Eles no podem ser empresrio individual, mas podem ser scios de uma sociedade empresria, desde que no exeram a administrao. Ento tem um material que eu quero que voc pegue no site, que so os casos de impedimento que encontramos na legislao (isso est no material de apoio): Os impedidos de ser empresrio: Membros do Ministrio Pblico para exercer o comrcio individual ou particular de sociedade comercial (art. 128, 5, II, c, da CF), salvo se acionista ou cotista, obstada a funo de administrador (art. 44, III, da Lei 8.625/93.) Eles no podem

12

exercer o comrcio individual, mas podem participar da sociedade. O acionista quem participa da sociedade annima e o cotista aquele que participa de uma sociedade limitada. Magistrados (art. 36, I, Lei Complementar n 35/1977 Lei Orgnica da Magistratura) nos mesmos moldes da limitao imposta aos membros do Ministrio Pblico. O juiz no pode ser empresrio individual, mas pode ser scio em uma sociedade empresria. Empresrios falidos, enquanto no forem reabilitados (lei de Falncias, art. 195).

Leiloeiros (art. 36, do Decreto n 21.891/32) probe os leiloeiros de exercerem a empresa direta ou indiretamente, bem como constituir sociedade empresria, sob pena de destituio). Corretores (art. 20, da Lei 6.530/78).

Despachantes aduaneiros (art. 10, inciso I, do Decreto n 646/92 no podem manter empresa de exportao ou importao de mercadorias nem podem comercializar mercadorias estrangeiras no pas); Cnsules, nos seus distritos, salvo os no-remunerados (Decreto n 4868/82, art. 11 e Decreto 3529/89, art. 82). Mdicos, para o exerccio simultneo da farmcia, drogaria ou laboratrios farmacuticos e os e os farmacuticos, para o exerccio simultneo da medicina (Decreto n 19606/31 c/c Decreto 20.877/31 e Lei 5991/73); Pessoas condenadas a pena que vede, ainda que temporariamente o acesso a cargos pblicos, ou por crime falimentar, de prevaricao, peita ou suborno, concesso, peculato ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrncia, contra as relaes de consumo, a f pblica ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenao. Servidores pblicos civis da ativa (lei 1.711/52) e servidores federais (Lei 8112/90, art. 117, X, inclusive Ministros de Estado e ocupantes de cargos pblicos comissionados em geral). Aqui importante observar que o funcionrio pblico pode participar como scio cotista, comanditrio ou acionista, sendo obstada a funo de administrador. Servidores militares da ativa das Foras Armadas e das Polcias Militares (CPM, arts. 180 e 204, DL 1.029/69; arts. 29 e 35 da lei n 6.880/80), neste caso, tambm podero integrar sociedade empresrio na qualidade de cotista ou acionista, sendo obstada a funo de administrador. Os deputados e senadores no podero ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa, que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, nem exercer nela funo remunerada ou cargo de confiana, sob pena de perda do mandato arts 54 e 55 da Constituio Federal). Conforme bem observa Ricardo Negro, a lei no inclui alguns outros agentes polticos, como o Presidente da Repblica, ministros de Estado, secretrios de Estado e prefeitos municipais, no mbito do Poder Executivo, mas menciona as mesmas restries dos senadores e deputados federais aos deputados estaduais e vereadores (art.29, IX, da Constituio Federal). Ademais, o prestigiado autor tambm afirma que por se tratar de norma de carter restritivo, no h como estender a relao para englobar esses outros agentes polticos, quando a lei, podendo faz-lo, no o fez. A esses membros

13

do Executivo a lei no restringiu o exerccio da atividade empresarial, e, assim, no cabe ao intrprete inclu-los na proibio, sob pena de estabelecer privao de direito no prevista em lei. Observa-se, contudo, que seus atos de administrao devero pautar-se pelos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e demais regras previstas no art. 37 da Constituio Federal. Ao contratar, portanto, aplicam-se-lhes as mesmas restries do art. 54, II, da Constituio Federal. Estrangeiros (sem visto permanente art. 98 e 99 da Lei n 6.815/80 Estatuto do Estrangeiro) esto impedidos de serem empresrios individuais, porm no estaro impedidos de participar de sociedade empresria no pas; estrangeiro (com visto permanente), para o exerccio das seguintes atividades: pesquisa ou lavra de recursos minerais ou de aproveitamento dos potenciais de energia hidrulica; atividade jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens, com recursos oriundos do exterior; atividade ligada, direta ou indiretamente, assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei; serem proprietrios ou armadores de embarcao nacional, inclusive nos servios de navegao fluvial e lacustre, exceto embarcao de pesca; serem proprietrios ou exploradores de aeronave brasileira ressalvada o disposto na legislao especfica. Devedores do INSS (art. 95, 2, da Lei n 8.212/91).

Um desses casos, deciso recente do STJ merece destaque. Foi um caso envolvendo mdicos e farmacuticos. O que o STJ decidiu recentemente sobre esse assunto? Que quem est desenvolvendo atividade de farmacutico no pode exercer atividade de mdico de forma concomitante. Se eu sou farmacutico, eu no posso ser mdico. Mdico no pode ser scio de farmcia. E vice-versa. J havia uma referncia legal, mas havia uma discusso doutrinria e agora vem o STJ e decide a respeito desse assunto dizendo: mdico? No pode ser farmacutico! farmacutico? No pode ser mdico. Para ter farmcia, o mdico teria que pedir desligamento do Conselho de Medicina. (Intervalo)

2.3. O EMPRESRIO INDIVIDUAL CASADO


Tem um assunto que tambm interessa bastante e se voc pegar as provas, voc vai ver como esse assunto j caiu em prova, que a regra envolvendo a figura do empresrio casado. O empresrio individual casado quer ampliar as atividades da sua videolocadora e, para tanto, compra um imvel. Ele faz isso, ou seja, compra um imvel destinado para a atividade empresarial. Nesse momento de crise, ele se v obrigado a vender esse imvel. S que ele um empresrio individual casado e a esposa dele no est concordando com a venda do imvel e j disse que no vai autorizar a venda. E a? Nesse caso, ser que o empresrio casado precisa da autorizao do cnjuge? Se voc estuda apenas o direito civil, voc erra a questo. Isso porque o direito civil tem uma regra geral, a do art. 1647, do Cdigo Civil: Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao. Inciso I Essa a regra geral. Vai vender um bem imvel, ou vai d-lo como hipoteca, precisa da autorizao do cnjuge, exceto em se tratando de regime de separao absoluta. S

14

que para o empresrio se aplica uma regra especfica, que a regra do art. 978. Essa, totalmente diferente da regra geral, despenca em concurso: Art. 978. O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. Ele no precisa de autorizao do cnjuge, independentemente do regime de bens. O empresrio casado pode, no precisa de autorizao do cnjuge pode alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. Ento, totalmente diferente da regra do art. 1647. Aquilo l voc vai responder em direito civil. Quando o assunto empresrio, a resposta art. 978. Ele pode, no precisa da autorizao do cnjuge qualquer que seja o regime de bens. Essa questo j caiu em diversos concursos. O 978 est despencando em concurso! Olha o que acontece como empresrio casado hoje no Brasil. Ele tem um imvel e na frente do imvel, coloca a atividade empresarial, uma papelaria, por exemplo. Nos fundos, o que acontece? Ele reside com a famlia. Isso muito comum. Vende algo ali na frente e no fundo mora com a famlia. A pergunta : esse imvel penhorvel ou no? O que o STJ diz a respeito do assunto? STJ: Se esse imvel est registrado em nome do empresrio individual (no tem como separar patrimnio do empresrio individual), significa que esse imvel impenhorvel e sobre ele recai a lei 8009/90. Vamos imaginar que ele tenha uma sociedade empresria. Ele e a esposa constituram uma pessoa jurdica, uma sociedade empresria, algo muito comum no Brasil. Mas quando vai fazer o registro do imvel registra em nome da pessoa jurdica, ao invs de fazer em nome da pessoa fsica. O que diz o STJ? STJ: Se o imvel est registrado em nome da pessoa jurdica, o imvel penhorvel. O STJ entende, pois, que para que o imvel seja penhorvel, alm de ser a residncia, tambm tem que estar em nome da pessoa fsica. Se est em nome da pessoa jurdica, a princpio esse imvel est destinado atividade empresarial e no residncia. Ns vimos aqui o item 2, que so os requisitos para a atividade empresarial.

3.

OBRIGAES DO EMPRESRIO 3.1. REGISTRO ART. 967, DO CDIGO CIVIL Art. 967. obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade.

Antes de comear a atividade, o empresrio tem que providenciar o seu registro. E a lei diz que ele tem que fazer o registro no Registro Pblico de Empresas Mercantis. S que no assim que cai na prova. Esse Registro Pblico de Empresas Mercantis definido na Lei 8.934/94, que a que trata do registro publico de empresas mercantis. E para essa lei, o registro pblico de empresas mercantis o chamado SINREM (Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis). Esse SINREM est dividido em dois rgos, o DNRC (Departamento Nacional de Registro de Comrcio) e tambm a Junta Comercial.

15

DNRC (rgo Federal) Normatizador e fiscalizador SINREM JUNTA COMERCIAL (rgo Estadual) - Executor Cada UF possui uma junta comercial. S que, no mbito de competncia desses rgos, o DNRC um rgo normatizador e fiscalizador. Ao passo que a JUNTA COMECIAL um rgo executor. Diante desse contexto, respondam uma questo: onde o empresrio faz o registro? Na Junta Comercial. Importante para magistratura federal: A junta comercial tem subordinao. E essa subordinao pode ser tcnica ou administrativa. A quem a junta comercial est subordinada no mbito tcnico ou administrativo? No mbito tcnico, ela est subordinada ao DNRC, que o rgo normatizador. J no mbito administrativo, ela est subordinada ao Estado. o Estado, por exemplo, que paga a remunerao dos funcionrios da junta. Perguntinha muito comum na rea federal: ser que cabe mandado de segurana contra ato do presidente da Junta Comercial? Voc quer fazer um registro e a Junta Comercial no permite esse registro. Ou quer fazer alguma alterao no registro e a Junta Comercial no permite. A resposta : lgico que cabe mandado de segurana. Mas o problema saber onde voc vai ajuizar o MS. na Justia Comum Estadual ou na Justia Federal? Ento, para responder essa pergunta voc vai ter que conhecer um pouco mais sobre a junta comercial. Lembre-se do seguinte: a junta comercial tem dois tipos de subordinao: ela tem a subordinao administrativa e a subordinao tcnica.

Subordinao Administrativa da Junta Comercial No mbito administrativo


a Junta Comercial est subordinada unidade federativa. Quem paga a remunerao dos seus funcionrios o Estado. J no mbito tcnico no assim.

Subordinao Tcnica da Junta Comercial No mbito tcnico, a junta


comercial est subordinada ao Departamento Nacional de Registro de Comrcio, ao DNRC, que um rgo federal. Se assim, o mandado de segurana contra o ato do presidente da junta comercial, tem que ser ajuizado na Justia Federal porque tecnicamente ela est subordinada a um rgo federal. O STF decidiu assim no RE 199793/RS (04/04/00) a respeito do mandado de segurana contra ato do presidente da junta comercial: EMENTA: Juntas Comerciais. rgos administrativamente subordinados ao Estado, mas tecnicamente autoridade federal, como elementos do sistema nacional dos Servios de Registro do Comrcio. Conseqente competncia da Justia Federal para o julgamento de mandado de segurana contra ato do Presidente da Junta, compreendido em sua atividade fim. Ento, esse mandado de segurana contra ato do Presidente da Junta de competncia da Justia Federal. Isso porque a Junta Comercial est tecnicamente subordinada autoridade federal.

a)

Exceo obrigatoriedade do registro

Ento, o registro e mera condio de regularidade. No vai ser empresrio s porque fez registro. Mas para essa obrigao de registro tem alguma exceo? Sim. A exceo a do art. 971, do Cdigo Civil. Quando voc leu o art. 967 comigo, voc viu que o legislador disse assim: que o empresrio deve fazer o registro. Quando o legislador vai tratar do empresrio rural, ele pega menos pesado. Olha o que diz o art. 971:

16

Art. 971. O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. A lei no est dizendo que ele deve, est dizendo que ele pode. Significa o qu? Que para o empresrio rural, o registro no obrigatrio, mas facultativo. Para empresrio rural, o registro e facultativo. S que eu quero que voc acompanhe o raciocnio. Na verdade o que ocorre: temos no Brasil dois lados muito opostos da moeda: o cara que trabalha na lavoura e tem 20 filhos. No podemos exigir dele que faa o registro. Ele s far se quiser. Se, porventura, tratar-se de agroindstria, a diferente. O que acontece nesse caso? A agroindstria precisa de uma conta-corrente, de CND, de outras coisas. Mas a lei traz uma expresso importante: diz que pode fazer o registro, mas se fizer o registro, ficar equiparado para todos os efeitos ao empresrio sujeito a registro. Diz que pode fazer se quiser. Se o empresrio rural fizer o registro, as regra de direito empresarial, tambm vai repercutir sobre ele. Ento, as mesmas obrigaes que o empresrio comum tem, o rural tambm vai ter. Na verdade, em outras palavras, o que o art. 971 est dizendo? Se o rural no faz o registro, eu no o considero empresrio e as regras empresariais no se aplicam a ele. Que se o empresrio rural quiser fazer o registro, ele faz, porm, se fizer o registro, a sim ele vai ser considerado empresrio mesmo porque at ento ele no tem as obrigaes do empresrio. Ele s passa a ter as mesmas obrigaes do empresrio se efetuar o registro. S se aplica o direito empresarial para o empresrio rural com registro na junta comercial. Se para o empresrio comum o registro mera condio de irregularidade, para o rural, diferente porque ele s vai ser considerado empresrio se ele fizer o registro.

b)

Natureza Jurdica do Registro

E a surge uma pergunta difcil de responder: Magistratura/SC, SP (exame oral), etc. O examinador perguntou: Qual a natureza jurdica do registro do empresrio rural? Vamos comear a pensar considerando o empresrio comum: Eu preciso de registro para ser considerado empresrio? Para uma sociedade ser considerada empresria eu preciso de registro ou tenho que analisar se o empresrio tem habitualidade, finalidade lucrativa, organizao, se produz bens ou servios, etc? O registro do empresrio comum mera condio de regularidade. Para o empresrio comum, o registro mera condio de regularidade. Se eu tenho registro, eu sou regular. Se eu no tenho registro, eu sou irregular. E isso o que esto dizendo os Enunciados do Conselho da Justia Federal da III Jornada 198 e 199 Enunciado CJF: 198 Art. 967: A inscrio do empresrio na Junta Comercial no requisito para a sua caracterizao, admitindose o exerccio da empresa sem tal providncia. O empresrio irregular rene os requisitos do art. 966, sujeitando-se s normas do Cdigo Civil e da legislao comercial, salvo naquilo em que forem incompatveis com a sua condio ou diante de expressa disposio em contrrio. Eu queria que voc anotasse isso: que o registro no requisito para caracterizao do empresrio e da sociedade empresria. isso que tem cado nas provas. No porque fiz o registro na junta comercial que sou empresrio. No porque ela fez o registro na junta comercial que ela ser uma sociedade empresria. Eu posso exercer atividade empresarial sem fazer o registro, s que serei irregular.

17

Isso significa o qu? Que o registro do empresrio comum no de natureza constitutiva. meramente declaratrio. Isso significa o qu? Que ele no vai ser empresrio s porque teve registro na Junta Comercial. O registro na JC mera condio de regularidade. Se ele no tem registro, irregular. O que vai definir se a pessoa fsica empresrio ou no ou se a pessoa jurdica sociedade empresria ou no e a atividade que ela explora: se tem organizao, tem habitualidade, tem finalidade lucrativa, produziu um bem ou produziu um servio (ou circulou um bem ou circulou um servio), desse contexto que voc vai apreciar a classificao e dizer se empresrio individual ou sociedade empresria. No porque eu fiz um registro que eu sou sociedade empresria. Ento, significa o seguinte: uma sociedade entre mdicos empresria? No porque a atividade no de empresria. Se eu sou mdico e pego meu contrato social e levo na Junta Comercial, eu no passo a ser sociedade empresarial por causa desse registro. S vai ser sociedade empresria se explorar uma atividade de empresria.

O Enunciado 199 complementa o 198: Enunciado CJF: 199 Art. 967: A inscrio do empresrio ou sociedade empresria requisito delineador de sua regularidade, e no da sua caracterizao. Ele vai ser regular! No significa que vai ser empresrio s porque fez o registro na juta comercial. S que esse o registro do empresrio comum. E o registro para o empresrio rural? Como a lei diz que o sujeito s vai ser empresrio rural se fizer o registro, ento, o registro de natureza constitutiva porque ele s vai ser empresrio se fizer o registro na junta comercial. O registro facultativo, mas a natureza constitutiva porque s vai ser empresrio se fizer o registro na Junta Comercial L no registro do empresrio comum a natureza declaratria. Aqui, a natureza constitutiva. S ser considerado empresrio se fizer o registro. E nesse sentido, o Enunciado CJF 202: Enunciado CJF: 202 Arts. 971 e 984: O registro do empresrio ou sociedade rural na Junta Comercial facultativo e de natureza constitutiva, sujeitando-o ao regime jurdico empresarial. inaplicvel esse regime ao empresrio ou sociedade rural que no exercer tal opo.

c)

Consequncias da ausncia de registro


1 Consequncia:
No pode pedir falncia de um terceiro.

Quem no tem registro, no pode pedir falncia de terceiro. Veja bem: pode sofrer pedido de falncia. O que no pode pedir falncia de um terceiro.

2 Consequncia Tratando-se
scios ilimitada

de

sociedade,

responsabilidade

dos

3 Consequncia No poder pleitear recuperao judicial. 4 Consequncia No poder participar de licitao.


Ns vimos a primeira obrigao (registro). Agora vamos para a segunda obrigao do empresrio:

18

3.2. ESCRITURAO DOS LIVROS COMERCIAIS ART. 1180, DO CC

*Esse assunto cai bastante! Dar destaque no caderno! Primeira coisa que temos que saber que o livro pode ser:
Obrigatrio aquele exigido por lei. Subdivide-se em:
Livro Obrigatrio Comum Exigido de todo empresrio! Livro Obrigatrio Especial aquele que obrigatrio, a lei exige, mas exige em casos excepcionais, como, por exemplo, o livro de registro de duplicata. Ele s vai ser escriturado por empresrio que emite duplicata. Se O empresrio no emite duplicata, no tem a obrigatoriedade de escriturar esse livro.

Facultativo No exigido por lei, utilizado para facilitar a vida do empresrio,


para gerenciar a atividade empresarial.. O que temos que saber? A primeira situao que temos que saber a seguinte: o examinador pode perguntar na prova qual o livro obrigatrio comum, que isso que interessa. Ou seja, o livro que todo empresrio a princpio tem que escriturar. O que o livro obrigatrio comum. A resposta a essa pergunta voc localiza no art. 1180, do Cdigo Civil. Art. 1.180. Alm dos demais livros exigidos por lei, indispensvel o Dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. Esse o livro obrigatrio comum, o livro dirio. Ento, no o livro-caixa, no o livroconta-corrente, no o livro-razo, no o livro conta-corrente, nada disso. O livro que todo empresrio tem que escriturar o livro dirio . s voc lembrar que dirio rima com empresrio. Alm dessa informao, h uma outra informao que tambm cai na prova: que o art. 1180 diz que esse livro pode ser substitudo por fichas, s que isso s permitido no seguinte caso:

Quando se tratar de uma escriturao mecanizada ou eletrnica.


Ento, o que o examinador pergunta? Pergunta se o Cdigo Civil admitiu a escriturao eletrnica. E a resposta est a. Ento, o livro dirio pode ser substitudo por fichas em caso de escriturao mecanizada ou eletrnica.

a)

O princpio que rege a escriturao dos livros

Anote a pergunta: Qual o princpio que rege a escriturao dos livros? O examinador pode perguntar qual o princpio que rege a escriturao dos livros empresariais. Ser que o da publicidade? No. O princpio o da sigilosidade. Princpio da sigilosidade que voc encontra no art. 1.190, do Cdigo Civil. A sigilosidade, quando cai na prova, um trauma. Quando voc bate o olho no art. 1.190, colocado como uma alternativa de prova, a impresso que voc tem essa: eu tenho certeza que essa no . Art. 1.190. Ressalvados os casos previstos em lei, nenhuma autoridade, juiz ou tribunal, sob qualquer pretexto, poder fazer ou ordenar diligncia para verificar se o empresrio ou a sociedade

19

empresria observam, ou no, formalidades prescritas em lei.

em

seus

livros

fichas,

as

Nenhuma autoridade, juiz ou tribunal, sob qualquer pretexto! Isso sigilosidade! Soa estranho, mas a redao da lei e se cair tem que ser colocado como resposta correta. Os livros do empresrio so sigilosos. A preocupao do art. 1.190 com a concorrncia desleal. Se um concorrente toma conhecimento do faturamento, dos livros da outra empresa, isso pode ser fatal para a outra empresa. Ento, os livros so sigilosos. Mas h excees previstas em lei a essa sigilosidade e isso que vamos analisar a partir de agora.

*EXCEES AO PRINCPIO DA SIGILOSIDADE


Entre a letra a e a letra b tem uma diferena muito sutil, mas que cai na prova: a) b) Exibio parcial dos livros Exibio total dos livros

A diferena sutil, mas despenca em prova. Vou contar uma histria para voc lembrar na hora da prova e no errar a questo: l em casa, somos eu e minha irm. Ela dois anos mais nova do que eu. Quando ela tinha 10, eu tinha 12 e brigvamos muito. Meu pai achava que por eu ser mais velho e ser homem, eu tinha que apanhar. Ela tinha uma caixinha de madeira com cadeado onde ela tinha um dirio. Eu ficava desesperado para ler aquilo. Um belo dia, olhei na cama e o dirio estava l, escancarado. Tranquei a porta do quarto e comecei a ler o que estava escrito. De repente, me deparo com o seguinte: hoje eu provoquei o bobo do Alexandre. Ele caiu. Hahaha. Ele vai apanhar. Ela me provocava, eu brigava com ela e ela fazia isso s para eu apanhar. Passou um tempo, ela me provocou, eu ca, meu pai chegou noite pronto para me bater. A eu disse que, antes de me bater, que lesse o que estava dentro da caixa. A ela comeou a chorar. Ele pegou o livro e o que estava escrito? Provoquei o Alexandre, ele vai apanhar. Foi a primeira vez que ele bateu nela. Fui dormir feliz da vida. Mas meu pai, antes, quis conversar: Esse livro no aquele livro que sigiloso e que ningum pode passar perto? Como voc sabia o que estava escrito ali? Eu respondi que o livro estava aberto e eu passei o olho. E meu pai: Voc invadiu a privacidade dela sem autorizao. Exatamente. E me bateu para eu nunca mais fazer de novo. Por que estou contando isso? Porque se porventura, numa analogia ridcula, esse briga desse uma ao judicial, eu quisesse pedir para apresentar o livro judicialmente eu podia? Sim. Porque numa ao judicial, eu posso pedir exibio parcial de livros. Ento, a exibio parcial de livros permitida em qualquer ao judicial. Qualquer ao! Qualquer caso! Qualquer situao admite a exibio parcial. J a exibio total, no. O juiz no pode ordenar a exibio total em qualquer circunstncia, mas nos casos do art. 1191, do Cdigo Civil, que so apenas quatro situaes. E eu quero que vocs anotem essas hipteses. Quando o juiz pode determinar a exibio total? Em quatro situaes: ) ) Em caso de sucesso Sociedade/comunho Administrao ou gesto conta de outrem quando h um terceiro administrando o negcio. Eu acho que deveria ser reintegrao de posse, mas a lei fala que deve ser exibio total. Em caso de falncia

)
)

S nessas quatro situaes que o art. 1191 permite que o juiz determine exibio integral. Em nenhum outro caso mais. Art. 1.191. O juiz s poder autorizar a exibio integral dos livros e papis de escriturao quando necessria para resolver

20

questes relativas a sucesso, comunho ou sociedade, administrao ou gesto conta de outrem, ou em caso de falncia. Exibio parcial em qualquer ao Exibio total s quando incidir uma das quatro hipteses do art. 1.191 c) Autoridades Fazendrias

Terceira e ltima exceo: art. 1.193, do Cdigo Civil. Imagina essa situao: o empresrio est l, liga para o advogado e diz assim: O fiscal do ICMS est aqui na porta da empresa e quer ver os livros, o que eu fao? A o advogado, que fez curso no LFG e viu que nenhuma autoridade, juiz ou tribunal pode exigir, ele conclui que melhor no mostrar e responde (art. 1190): O cara fiscal? Manda ele embora! Isso est errado. Por qu? Porque ns temos uma exceo do art. 1.193 que diz que essa sigilosidade no se aplica s autoridades fazendrias quando do exerccio da fiscalizao do pagamento de impostos. o que diz a regra do art. Art. 1.193. As restries estabelecidas neste Captulo ao exame da escriturao, em parte ou por inteiro, no se aplicam s autoridades fazendrias, no exerccio da fiscalizao do pagamento de impostos, nos termos estritos das respectivas leis especiais. Olha a questozinha que caiu no MPF/22 Concurso: Com relao escriturao, podese afirmar que:

) )

) ) )

Segundo o novo Cdigo Civil, todo empresrio est obrigado a possuir livros empresariais, mais precisamente o Dirio e o Copiador de Cartas; - O dirio, sim! O outro no. Em qualquer hiptese pode o Juiz, inclusive de ofcio, determinar a exibio integral dos livros e papis de escriturao, quando necessria para auxiliar a soluo de uma pendncia judicial; - Muitos marcaram essa como correta. No em qualquer hiptese. Se fosse exibio parcial, tudo bem. Se houver determinao judicial para o empresrio exibir seus livros, caso este se recuse, no ensejar confisso ficta; A falta ou indevida escriturao nos livros obrigatrios enseja srias consequncias, inclusive no mbito penal, podendo configurar infrao penal. O empresrio est obrigado a fazer a escriturao em livros, no podendo utilizar a escriturao eletrnica.

O Alexandre no comentou sobre a resposta certa, mas eu diria que a c (por excluso), j que a a, a b e a e esto flagrantemente erradas (a aula de hoje ensina) e a d, segundo me lembro de t-lo ouvido explicar em outra aula que ouvi (de 1997), penso que esteja errada porque no a escriturao indevida que gera efeitos penais, apenas a falta de escriturao!

b)

Quem dispensado da escriturao

Voc disse que o livro obrigatrio o livro dirio e que isso uma obrigao tem algum excludo essa obrigao? Tem. O art. 1.179, 2, traz uma figura interessante, que a figura do pequeno empresrio. 2 dispensado das exigncias deste artigo o pequeno empresrio a que se refere o art. 970. Quem ele? O Cdigo Civil diz que o pequeno empresrio est dispensado da obrigao de escriturar os livros. Para ele, no tem a obrigatoriedade de escriturar os livros. Ento, vamos

21

tomar cuidado com uma coisa: a lei no falou microempresa e nem empresa de pequeno porte (no vai errar na prova!). Falou em pequeno empresrio. Quem o pequeno empresrio? aquele do art. 68, da LC 123/06. Pequeno empresrio assunto para o Intensivo III. Se voc for l para a LC 123/06 ns temos l, no art. 3, a definio do que microempresa e do que empresa de pequeno porte. E quando vai trazer essa definio, diz o seguinte: que tanto o empresrio individual (pessoa fsica) como a sociedade empresria e a sociedade simples (que veremos mais adiante), qualquer um deles pode ser classificado como microempresa ou empresa de pequeno porte. Todos eles. A diferena reside na seguinte situao: faturamento bruto anual. isso que a gente vai ter que analisar: qual o faturamento bruto anual: Se o faturamento bruto anual : = ou < 40 mil reais Microempresa > 240 mil e = ou < a 2 milhes e 400 mil reais Empresa de Pequeno Porte S que o Cdigo Civil no disse que est dispensada a microempresa e a empresa de pequeno porte. Disse que quem est dispensado o pequeno empresrio. E quem o pequeno empresrio? Art. 68 da LC 123. Considera-se pequeno empresrio, para efeito de aplicao do disposto nos arts. 970 e 1.179 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, o empresrio individual caracterizado como microempresa na forma desta Lei Complementar que aufira receita bruta anual de at R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais). Pegadinha: qual a diferena do que voc j viu at agora para a redao do art. 68? Aqui diz que s pode ser pequeno empresrio a pessoa fsica e a pessoa jurdica ou s a pessoa fsica? S a pessoa fsica. s o empresrio individual. No fala de sociedade aqui. Significa que sociedade no pode ser classificada como pequeno empresrio. S pode ser pequeno empresrio o empresrio individual. E no qualquer empresrio individual. o empresrio individual que classificado como microempresa e que tenha uma empresa bruta anual de at 36 mil reais. A escriturao uma obrigao. O que acontece com o empresrio que deixa de escriturar os seus livros? NADA! Estamos tratando aqui do mbito empresarial (no tem nada a ver com o trabalhista, mbito fiscal...). O que acontece? A princpio, nada. Se ele deixa de escriturar, a princpio no acontece nada. Mas ele tem que pedir todos os dias para nunca passar por uma crise. Porque se ele passa por uma crise e se algum pede a falncia desse empresrio e o juiz decreta a sua falncia ou ento o juiz concede a recuperao judicial, aquilo que antes no era nada, passa a ser crime falimentar. Aquilo que antes no era nada, ou seja, o fato de eu ter deixado de escriturar o livro l atrs, passa a ser crime falimentar. Lei de Falncia (11.101/05), art. 178: Art. 178. Deixar de elaborar, escriturar ou autenticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar o plano de recuperao extrajudicial, os documentos de escriturao contbil obrigatrios: Pena deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa, se o fato no constitui crime mais grave. Quando ele tem que escriturar o livro obrigatrio e deixa de faz-lo, isso crime falimentar. A princpio no nada. S passa a ser crime falimentar, se teve uma sentena declaratria de falncia ou o juiz concedeu uma recuperao judicial ou homologou um plano extrajudicial. Se o empresrio no passa por uma crise, a princpio, no mbito empresarial isso

22

no nada. Mas se ele deixar de escriturar e ocorrer uma falncia, ou uma recuperao judicial ou uma recuperao extrajudicial, o fato de ter deixado de escriturar configurar crime falimentar. E se o empresrio falsificar esse livro? Que crime que ele cometeu? Crime de falsificao de documento. Mas documento particular ou pblico? O examinador pergunta e vocs erra! Cdigo Penal, art. 297: 2 - Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. Livros mercantis so equiparados a documentos pblicos para fins de falsificao. Ento, praticou crime de falsificao de documento pblico. Essa foi a segunda obrigao do empresrio. Vimos a obrigao da escriturao do registro, vimos a obrigao da escriturao dos livros, agora, qual a ltima obrigao?

3.3. REALIZAA DE DEMONSTRATIVOS CONTBEIS PERIDICOS


Eu nem quero perder muito tempo com ela porque no nos interessa, a no ser que o seu concurso fosse extremamente voltado para a rea fiscal, ainda assim, poderia ser que casse. Eu s quero que voc saiba isso: ele tem que ter os demonstrativos contbeis. E sobre o assunto, eu s quero que voc s anote isso, nada mais do que isso: que hoje, o empresrio, de acordo com o Cdigo Civil, tem obrigao de fazer dois tipos de balano: o balano patrimonial e o balano de resultado econmico.

Balano patrimonial art. 1188, do CC apura o patrimnio ou seja, ativo e


passivo.

Balano de resultado econmico art. 1198 do CC vai apurar o resultado do


empresrio. Perdas e lucros. O resultado so os lucros ou so as perdas? Aqui conclumos as obrigaes do empresrio. Vamos mudar de assunto e vamos tratar agora de um assunto que eu acho que talvez, estrategicamente falando, vai poder te salvar numa prova:

O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL ou COMERCIAL ou FUNDO DE COMRCIO ou HACIENDA ou FUNDO EMPRESARIAL

O estabelecimento empresarial, tambm chamado de estabelecimento comercial um assunto muito importante. Praticamente todos os editais exigem isso. A questo mais legal no assunto que ele est s no Cdigo Civil. So pouqussimos artigos: Do art. 1.142 ao 1.149, apenas. E no se preocupe com doutrina. O que falarmos aqui ser suficiente para sua prova. Dica: se voc vai fazer uma prova que tenha l mais de cinco questes de direito empresarial, uma questo de estabelecimento. No vou te iludir que caem duas ou trs. No cai. Mas eu no posso deixar de dizer que uma questo certa. A grande sacada que voc tem poucos artigos para estudar.

23

1.

CONCEITO

Estabelecimento todo complexo de bens organizado para exerccio da empresa, do empresrio ou por sociedade empresria. Conceito importantssimo. Cai toda hora. Se eu perguntar aqui o que estabelecimento, mais de 90% vo dizer que o imvel. E a voc errou a questo porque no tem nada a ver com isso. A gente tem uma falsa impresso sobre o conceito. Est no art. 1.142, do Cdigo Civil: Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. Ento, considera-se estabelecimento todo complexo de bens, mas um complexo de bens organizado, para exerccio da atividade, por empresrio, ou por sociedade empresria. A lei no diz que o imvel s, mas um conjunto de bens. Como a lei no faz distino, temos os chamados:

Bens corpreos ou materiais Mveis, utenslios, mercadoria, maquinrios, o


prprio imvel, veculos, etc.

Bens incorpreos ou imateriais Ponto comercial, marca, patente, nome


empresarial, so exemplos de bens imateriais. Ento, quando falamos em estabelecimento, significa tudo isso, um conjunto de bens, um complexo de bens. No s o imvel, mas o imvel tambm, tudo isso organizado para o exerccio da empresa. Qual seria o estabelecimento de um supermercado? O imvel, as prateleiras, as mercadorias, o freezer, os carrinhos, os caminhes, tudo compe o conceito de estabelecimento. Para voc estar assistindo aula na sua unidade, voc precisa de um telo, de um retroprojetor, cadeiras, etc. So bens indispensveis reunidos para exercer essa atividade. O estabelecimento indispensvel para o exerccio da atividade empresarial. Se voc no tem estabelecimento, no tem como exercer a atividade empresarial. Ele imprescindvel. Cuidado, ele o conjunto de bens que s vai fazer parte do estabelecimento se esses bens, materiais ou imateriais, esto diretamente relacionados atividade empresarial. Quando falamos de conjunto de bens, surge uma pergunta: Ser que estabelecimento, por ser um conjunto de bens, no se trata de uma universalidade? Essa universalidade uma universalidade de fato ou uma universalidade de direito? Temos que tomar cuidado com esse assunto porque h autores afirmando que se trata de uma universalidade de direito. Por que dizem isso? Porque dizem que o estabelecimento vem previsto expressamente no art. 1.142, do Cdigo Civil. Por entenderem que essa universalidade est prevista expressamente no Cdigo Civil, ela seria uma universalidade de direito. Esses so os doutrinadores mais modernos que entendem dessa forma, mas se voc der essa resposta no concurso, voc danou porque a resposta a posio majoritria. E o que diz a posio majoritria, que estabelecimento universalidade de fato! Isso porque para a posio majoritria a universalidade de direito ocorre quando esse conjunto de bens reunido por fora da vontade da lei.

24

Quando a reunio decorre da vontade da lei, universalidade de direito. Quem


rene os bens a lei (exemplo: herana e massa falida). Diferente do estabelecimento.

A reunio de bens do estabelecimento decorre da vontade do empresrio ou da


sociedade empresria e no da vontade da lei. Se assim, ento se trata de uma universalidade de fato. E eu tomo cuidado para falar sobre isso para que voc veja as questes que j caram em concurso. PFN/2007: O estabelecimento como universalidade de fato constitui: a) um conjunto de bens materiais que no pode ser desmembrado; b) um conjunto de bens materiais e imateriais que serve ao exerccio de atividades econmicas; c) complexo de relaes jurdicas ativas e passivas derivadas do exerccio da empresa; d) uma criao do direito para promover a organizao da empresa. O examinador, j no enunciado afirmou que se trata de universalidade de fato. E qual era a resposta? A alternativa b). Procurador/PR/2007: O estabelecimento comercial: a) Tem natureza jurdica de universalidade de fato e composto de bens, direitos e interesses, materiais e imateriais, necessrios, teis e efetivamente aplicados ao exerccio da empresa; b) Inclui, no caso do comerciante individual, seus bens pessoais, ainda que no aplicados ao exerccio da empresa; c) sua alienao incondicionada e, ao teor da lei, pode ser livremente realizada, bastando, para tanto, em qualquer hiptese, a s vontade do respectivo titular, seja pessoa natural ou jurdica; d) pressupe uma organizao funcional e racional dos bens imveis de titularidade do comerciante, o que implica um aumento do respectivo valor e do valor do fundo de comrcio de cada qual, enquanto tais imveis estiverem reunidos, ainda que em uso particular do empresrio; e) As alternativas C e D esto corretas. A resposta a alternativa A. Ento, para posio de concurso, esta a resposta: estabelecimento universalidade de fato e no de direito. Se estabelecimento conjunto de bens, universalidade de fato, eu pergunto: Ser que estabelecimento sujeito de direito? Essa pergunta foi feita na magistratura de SP, no exame oral. A resposta est no conceito anotado no seu caderno: o complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. Estabelecimento conjunto de bens, mas um conjunto de bens considerado sujeito de direito? Quem explora a atividade o estabelecimento? No! Quem exerce a atividade o empresrio ou a sociedade empresria. Ento, quem sujeito de direito nessa histria o empresrio individual ou a sociedade empresria. Estabelecimento no sujeito de direito, mas objeto de direito. Por isso o art. 1.143, do Cdigo Civil, diz que o estabelecimento objeto unitrio de direitos. Eu tenho que examinar o estabelecimento como um todo, como uma unidade. Sujeito de direito vai ser o empresrio individual ou a sociedade empresria. Para exercer a empresa, precisamos dos bens materiais e imateriais e, portanto, o estabelecimento objeto de direito nos moldes do art. 1.143, do Cdigo Civil: Art. 1.143. Pode o estabelecimento ser objeto unitrio de direitos e de negcios jurdicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatveis com a sua natureza. Translativo esto relacionados com transferncia (compra e venda). Eu posso comprar ou vender um estabelecimento. E tambm ele pode ser objeto de negcio jurdico constitutivo, por isso que muitos autores afirmam, inclusive, a possibilidade do penhor sobre o estabelecimento comercial. Ento, ele objeto de direito. Eu quero que voc guarde essa

25

informao, que anote essa informao! O estabelecimento objeto e no sujeito de direito! Pode ser vendido, pode ser arrendado, pode ser dado como usufruto porque ele objeto de direito. O que interessa nessa histria a compra e venda do estabelecimento. 2. A COMPRA E VENDA DO ESTABELECIMENTO

Para haver compra e venda do estabelecimento, necessrio um contrato que instrumentalize essa compra e venda. E importante que voc saiba que esse contrato no se chama nem contrato de compra e venda e nem contrato de alienao. Ele tem um nome prprio, dado pela doutrina e se chama trespasse. Trespasse o nome que se d para o contrato de compra e venda de estabelecimento empresarial. Cuidado com o seguinte: a padaria Po Limitada possui dois estabelecimentos, o Estabelecimento 1 e o Estabelecimento 2. Pergunto: se porventura o estabelecimento 2 for vendido, o contrato que se faz o de trespasse porque o que est sendo vendido o estabelecimento comercial. Se, contudo, o 2 no for estabelecimento, mas for s um imvel e a padaria resolver vender esse imvel, esse no um contrato de trespasse, mas um contrato de compra e venda de imvel. Uma questo do TRF, da 5 Regio (Cespe): No acervo patrimonial de determinada pessoa jurdica h dois imveis. O primeiro sede das sociedade empresria, enquanto o segundo localizado em outra unidade da federao, encontra-se alugado. Os valores recebidos, a ttulo de aluguis desse segundo imvel, so aplicados no ativo patrimonial da referida sociedade empresria. Nessa situao, o imvel alugado no faz parte do estabelecimento empresarial da mencionada pessoa jurdica. Isso est certo ou errado? Uma padaria tem dois imveis. O imvel 1 onde est estabelecida a padaria. O imvel 2 est alugado e o valor do aluguel revertido em favor da padaria, para compra de matria prima, por exemplo. O imvel 2 integra o estabelecimento? A resposta no. S faz parte do estabelecimento os bens que esto diretamente relacionados atividade empresarial. Aquele imvel faz parte do patrimnio da padaria, mas no integra o estabelecimento. A padaria possui um patrimnio e dentro dele, tem um estabelecimento. Esse imvel no integra o estabelecimento. Ele faz parte do patrimnio. Esse exemplo fica fcil de compreender com a seguinte situao: imagina que a padaria comprou aes da Petrobras. Essas aes fazem parte do patrimnio da padaria, mas no integra o estabelecimento empresarial, que um conjunto de bens diretamente relacionado ao exerccio da atividade empresarial. Aqui chegamos a uma concluso muito importante: estabelecimento diferente de patrimnio. O estabelecimento integra o patrimnio, mas no significa que o estabelecimento o patrimnio. Nem sempre! Se aquela padaria tem um estabelecimento, mas tem o imvel 02 que no faz parte do estabelecimento e aes da Petrobras, est investindo em gado. Tudo isso faz parte do patrimnio, mas no integra o estabelecimento. Ento, no vamos confundir patrimnio com estabelecimento. 2.1. RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE

Professor, meu pai tem uma cafeteria no shopping e est vendendo, voc tem um modelinho de contrato de cesso de cotas? Eu respondo: at tenho, mas no o caso. Se seu pai est vendendo uma cafeteria, est vendendo um conjunto de bens (cafeteira, mesa, cadeira, balco, mercadoria). Isso trespasse! Quando voc vende um estabelecimento, o que acontece? Temos a figura do alienante e a do adquirente. Se, por exemplo, voc comprar essa cafeteria hoje, daqui para frente, todas as despesas da cafeteria so de quem? De quem comprou. Muito simples. E quem comprou responde pelas dvidas anteriores? Ser que o adquirente responder pelas dvidas anteriores do estabelecimento? E a resposta est no art.

26

1.146, do Cdigo Civil. E esse artigo diz que o adquirente responde, sim, pelas dvidas anteriores, s que faz uma ressalva. Diz assim: responde desde que a divida esteja regularmente contabilizada. E se no estiver contabilizada? O adquirente no responde. Se est contabilizada, ele pode, inclusive, diminuir o valor do que ele iria pagar diante da dvida contabilizada que ter que assumir. Art. 1.146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos dbitos anteriores transferncia, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos crditos vencidos, da publicao, e, quanto aos outros, da data do vencimento. Mas essa regra do art. 1.146 no se aplica nos seguintes casos:

Dvida trabalhista Neste caso, aplica-se uma regra prpria, que aquela
contida no art. 10 e 448, da CLT.

Dvida tributria Cai na regra do art. 133, do CTN.


Ento, para toda dvida que no seja tributria ou trabalhista aplica-se a regra do art. 1.146, do Cdigo Civil. Essa a responsabilidade de quem comprou. 2.1. RESPONSABILIDADE DO ALIENANTE

O alienante, nos termos do art. 1.146, responde de forma solidria. Cuidado! A lei traz um prazo: 1 ano. O alienante responde de forma solidria pelo prazo de um ano. S que voc tem que saber, alm disso, como que se conta esse prazo porque tambm cai na prova. E como feita essa contagem? Depende da dvida:

Dvida vencida Neste caso, diz a lei, conta-se um ano da data da publicao.
Feito o contrato de trespasse, ele tem que ser levado para a junta comercial. A padaria tinha dois estabelecimentos, agora s tem um. preciso modificar essa situao perante a junta comercial. L vai ser averbado o contrato de trespasse e vai ter uma publicao na imprensa oficial para deixar pblico que fulano vendeu aquela empresa e outra empresa atividade adquiriu aquele estabelecimento. Ento, da data da publicao.

Dvida vincenda se a dvida ainda no venceu, conta-se um ano da data do


vencimento. Ento, esse o prazo para quem vende estabelecimento. Agora, cuidado! Muita gente acha que esse prazo de dois anos porque faz confuso. Mas confuso com o qu? Quando voc vende o estabelecimento, faz um trespasse. Exemplo: Antes, Kipo Ltda era titular. Depois, quem passa a titular Forno Quente Ltda. Houve transferncia da titularidade. Era Kipo, passou a ser Forno Quente. Isso trespasse! Diferente de outra histria: Vamos imaginar que a Kipo Ltda tenha como scios Joo (60%) e Alfredo (40%). A Forno Quente adquire as cotas de Joo (que sai da sociedade), passando a ser scia da Kipo com 60%. Quem era o titular da unidade, antes desse contrato, chamado em direito societrio de cesso de cotas? Quem era o titular? A Kipo. Vem a cesso de cotas, Joo deixa de ser scio. Passa a ser scia a Forno Quente. Quem agora o titular da unidade 02? Continua sendo a pessoa jurdica Kipo. Ento, os efeitos so distintos. Aonde que quero chegar? Se a Kipo vende o estabelecimento, o prazo de responsabilidade de quem vendeu de 1 ano. Agora, se Joo sai da sociedade (ele era scio), responde pelas

27

dvidas da sociedade? Responde. S que o art. 1.003, nico, diz que responde pelo prazo de 2 anos. Mas aqui diferente. A operao foi diferente. Voc no esta vendendo o estabelecimento, mas transferindo a sua participao na sociedade, as cotas. Se sou scio numa sociedade e transfiro as minhas cotas, eu ainda respondo pelo prazo de 2 anos. Se sua me sua scia, no adianta querer preserv-la da crise porque passa a empresa retirando-a da sociedade porque o scio que sai responde por dois anos. Mas esse prazo para a sociedade, no para trespasse. O prazo, no caso de trespasse, de 1 ano! Art. 1.003. Pargrafo nico. At 2 (dois) anos depois de averbada a modificao do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionrio, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigaes que tinha como scio.

28

Potrebbero piacerti anche