Sei sulla pagina 1di 7

MDULO 7 - LEGISLAO ESCOLAR A ORGANIZAO EDUCACIONAL A educao brasileira convive com um forte processo de descentralizao, uma vez que

as responsabilidades de formulao e implementao da poltica educacional so distribudas entre as trs instncias governamentais: a Unio, os Estados e os Municpios. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9394/96, determina que a Unio, os Estados, O Distrito Federal e os Municpios organizem, em regime de colaborao, seus respectivos sistemas de ensino. Ento: Lei n 9394/96 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm estabelece as diretrizes e bases da educao nacional
Artigo 8 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro, em regime de colaborao, os respectivos sistemas de ensino. 1 Caber Unio a coordenao da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas e exercendo funo normativa, redistributiva e supletiva em relao as demais instncias educacionais. Artigo 9, pargrafo 1 Na estrutura educacional, haver um Conselho Nacional de Educao, com funes normativas e de superviso e atividade permanente, criado por lei.

O Conselho Nacional de Educao, criado e implementado por leis do Congresso Nacional, integra o Ministrio da Educao < http://portal.mec.gov.br/index.php. > O Conselho Nacional de Educao <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=12449&Itemid=754> um rgo especfico da administrao direta do Ministrio da Educao (MEC) o qual, por sua vez, exerce as atribuies do poder pblico federal em matria de educao. Foi criado pela Lei n 4024/61 com nova redao dada pela Lei n 9131/95, a fim de interpretar campos

especficos da legislao e aplicar as normas a situaes especficas, como meio de satisfazer um direito de cidadania, conforme o artigo 205 e o artigo 175 da Constituio Federal de 1988. um rgo pblico, administrativo e colegiado, com funes normativas, consultivas e de assessoramento. Sua atividade de carter permanente. A eles (MEC e CNE) cabem as determinaes da Lei n 9784 de 1999 que regula o processo administrativo na administrao pblica federal. A atual Lei 9394/96, das Diretrizes e Bases da Educao Nacional, decorrente do artigo 22, XXIV da Constituio, recepciona, em seus artigos 8 e 9, o j criado Conselho Nacional de Educao pela Lei n 9131/95 e incumbe Estados, Distrito Federal e Municpios, da criao de seus rgos normativos dentro de seus Sistemas de Ensino. Por fora de suas Constituies Estaduais e Leis Orgnicas, por continuidade do que era exigido pela artigo 19 da Lei 4024/61, no caso dos Estados, tais rgos se denominam Conselhos (Estaduais/Municipais/Distrital) de Educao. Nesse sentido, o exerccio da funo normativa prerrogativa desses entes federativos no que tange s suas atribuies referentes educao escolar, atuando sempre como rgos normativos em cooperao recproca, conforme postulado nos artigos 211 e 213 da Constituio Federal. nessa hierarquia que um Parecer e especificamente uma Resoluo, enquanto atos administrativos, emanados de um rgo colegiado normativo, criado por lei, ligado administrao pblica, de acordo com o artigo. 1 da Lei 9131/95, possuem atribuies normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educao, para assuntos ou matrias de sua competncia. Pela homologao ministerial, um Parecer do Conselho Nacional de Educao e, quando houver, a respectiva Resoluo, prpria do Conselho Pleno e/ou de suas Cmaras, ganham fora de lei j que essa fora advm, de um lado, da delegao expressa dada pelo Congresso Nacional e, de outro lado, pelas competncias da Presidncia da Repblica (MEC).

Nesse sentido, Pareceres e Deliberaes do Conselho Nacional, investidos de poder legal, materializam em ato a potncia do Estado, contida na norma, em vista do interesse pblico na rea de sua competncia. Tais atos disciplinam um campo legalmente estabelecido para, de modo idneo e por meio de atos de uma vontade coletiva esclarecida, normatizar uma matria de competncia estabelecida. O zelo pela qualidade do ensino a ser ofertado por instituies pblicas e privadas evidencia que tal servio pblico deve ser avaliado desde seu processo de autorizao. A atuao do poder pblico, pelos mecanismos de credenciamento e reconhecimento so cruciais para que no haja uma formao de (pseudos) profissionais desqualificados atuando no mercado profissional. De fato, o Parecer e a Resoluo, como atos administrativos de carter deliberativo e normativo, destinam-se a regulamentar a aplicao das leis, com fora de lei e com o apoio direto em lei quando assim ela o determinar. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO Um Conselho Estadual de Educao < http://www.cee.pr.gov.br/ > , antes de tudo, um rgo pblico voltado para garantir, na sua especificidade, um direito constitucional da cidadania. Tem como prioridade a funo normativa, pela qual um conselheiro interpreta a legislao com os devidos cuidados. A funo normativa, entretanto, se faz aproximar da organizao da educao nacional para, dentro da lei, interpretando-a, aplic-la em prol das finalidades maiores da educao escolar. Todas as instituies esto sujeitas legislao de ensino, aos atos e Deliberaes do Poder Executivo Federal (MEC), do Conselho Nacional de Educao (CNE), do Conselho Estadual de Educao (CEE) e da Secretaria de Estado da Educao.

ORGANOGRAMA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO RGO NORMATIVO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO RGO EXECUTIVO DO SISTEMA

SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO Lei n 4978 de 05/12/64

REDE ESTADUAL

REDE MUNICIPAL

REDE PARTICULAR

GOVERNO DO ESTADO DO PARAN

PREFEITURA MUNICIPAL

EMPRESA CNPJ

COORDENAO DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

A Estrutura e Funcionamento dos estabelecimentos educacionais integrantes do Sistema Estadual de Ensino, constitui dever do Estado para atender requisitos constitucionais relacionados aos direitos do cidado.

A atuao da Coordenao de Estrutura e Funcionamento da Secretaria de Estado da Educao tem o propsito de garantir a regularidade na vida legal das instituies de ensino e consequentemente, na vida escolar dos alunos, assegurando assim a qualidade dos servios prestados pelas instituies de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino. A Coordenao atua por meio de: Anlise de processos: anlise de processos que tramitam pela Coordenao com as solicitaes das instituies de ensino para a emisso dos atos oficiais (Resolues Secretariais).

Acompanhamento da Vida Legal das Instituies de Ensino: insero e atualizao dos atos oficiais emitidos pela Coordenao no Sistema VLE (Vida Legal do Estabelecimento). Publicao no Dirio Oficial do Estado - DIOE: encaminhamento das Resolues Secretariais diagramadas de acordo com as normas da Imprensa Oficial para publicao no Dirio Oficial do Estado. Legislao: cincia, anlise e interpretao da legislao. Organizao e arquivo das Resolues Secretariais, Pareceres e legislao educacional: federal , estadual e municipal.

Atos Oficiais Fazem parte da Vida Legal da Instituio de Ensino; So usados na documentao escolar dos alunos

Devem fazer parte do arquivo da instituio de ensino e para consulta da comunidade escolar.

Atos Oficiais de uma Instituio de Ensino: Credenciamento da Instituio de ensino para oferta da Educao Bsica em seus diferentes nveis e modalidades;

Renovao do Credenciamento; Autorizao para funcionamento; Renovao da Autorizao para funcionamento; Reconhecimento de curso; Renovao de Reconhecimento de curso; Mudana de endereo, mudana de denominao, mudana de entidade mantenedora; Cessao de cursos e/ou da instituio de ensino.

Modalidades de ensino Cada modalidade de ensino obedece legislao especfica (Deliberaes) normatizada pelo Conselho Estadual de Educao do Paran. Educao Infantil Deliberao n 02/05 Ensino Fundamental Deliberao n 02/10 Ensino Mdio Deliberao n 02/10 Educao para Jovens e Adultos Deliberao n 05/10 Educao Profissional Deliberao n 09/06 Educao Especial Deliberao n 02/03 Formao de Docentes Deliberao n 10/99 Educao a Distncia Deliberao n 01/07

Diretores das instituies de ensino

Compete ao Diretor: cumprir e fazer cumprir a legislao em vigor. Regimento Escolar No Estado do Paran, a nomeao de diretores das escolas da Rede Pblica se faz aps a realizao de consulta Comunidade Escolar. A entidade mantenedora da rede pblica, Governo do Estado do Paran, delega a funo de gesto da escola pblica ao professor indicado pela comunidade escolar. Os Diretores das instituies privadas de ensino so determinados por ato prprio do seu mantenedor. Dentre as vrias atribuies designadas pelo mantenedor, cabe ao Diretor a responsabilidade do cumprimento legislao educacional vigente, observando a regularidade dos Atos Oficiais relativos a Instituio de Ensino por ele gerida, evitando prejuzos vida escolar dos alunos, tendo em vista que os atos oficiais fazem parte da documentao escolar dos alunos.

Potrebbero piacerti anche