Sei sulla pagina 1di 16

IRB Brasil Resseguros S. A.

Escola de Administrao Fazendria Concurso Pblico - 2005/2006

Cargo: ANALISTA

Prova B.1
Nome: N. de Inscrio

Instrues
1- Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2- O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. 3- Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra para posterior exame grafolgico:

cursiva,

Toda diculdade vem acompanhada de meios para solucion-la.


4- DURAO DA PROVA: 3h30min., includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 5- Na prova h 50 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. 6- No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 7- Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 8- Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 9- Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10- Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11- Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso.

Boa prova!
Escola de Administrao Fazendria Rodovia BR 251 Km 04 - Braslia-DF www.esaf.fazenda.gov.br

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA Leia o seguinte texto para responder s questes 01 e 02. A palavra tica, no cotidiano brasileiro, ganhou um status paradoxal: muito falada, muito cortejada e sinnimo de transformao da realidade, mas, na prtica, parece algemada a um passado prisioneiro de prticas que ferem a lei e, portanto, a prpria tica. Nesse contexto h inmeros obstculos a vencer. No h dvida de que os avanos se tm sucedido. E o balano do debate em torno da tica nos negcios, na poltica, no dia-a-dia do cidado demonstra: a agulha magntica da defesa da tica tem se movido em ritmo ascendente, num mutiro dos mais construtivos. Embora o percurso a vencer seja acidentado e longo, no h dvida de que a perplexidade, de natureza passiva, ir ceder lugar, mais rapidamente do que se possa imaginar, fora da ao; esta, sim, a chave para fazer da tica no pas um valor permanente e de natureza coletiva.
(Emerson Kapaz, Perplexidade e indignao, Correio Braziliense, 22 de dezembro de 2005, com adaptaes)

d) O emprego da vrgula depois de ascendente(l.11) introduz uma expresso adverbial; por isso obrigatrio e sua omisso resultaria em erro gramatical. e) A orao que se segue ao sinal de ponto e vrgula linha 15 constitui uma armao enftica, de acordo com a argumentao do texto, e por isso esse sinal poderia ser substitudo pelo travesso simples, para destacar o nal do enunciado. 03- Assinale a opo gramaticalmente correta que d continuidade coerente e coesa ao seguinte texto: O recente anncio do IBGE da melhora da distribuio de renda no pas trouxe uma armadilha pouco percebida pela classe mdia. Embora o Brasil tenha crescido nos ltimos anos e gerado milhes de empregos com carteira assinada, as remuneraes tpicas da classe mdia no evoluram. Ou pior, caram. O avano da educao nos ltimos anos chave para entender o problema: h muito mais gente qualicada disputando as mesmas vagas e muitas dessas vagas encontram-se em extino.
(POCA NEGCIOS, 12 de dezembro de 2005, com adaptaes)

10

15

01- De acordo com o desenvolvimento da argumentao, assinale a opo que no est includa na situao referida pela expresso Nesse contexto (l.6). a) Prticas que ferem a lei, contrrias a uma transformao tica da realidade social. b) Atuao coerente da tica na sociedade, como valor permanente e de natureza coletiva. c) Contradio entre o uso freqente de uma palavra e as prticas que no correspondem ao seu signicado. d) Mutiro dos mais construtivos no debate sobre a implantao de uma tica de valor permanente na sociedade. e) Apesar dos obstculos, avanos em torno da tica em vrios campos: nos negcios, na poltica, no dia-a-dia do cidado. 02- Considerando o desenvolvimento das idias do texto, assinale a opo incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuao no texto. a) O sinal de dois pontos na linha 2 introduz um esclarecimento sobre o que foi anunciado como status paradoxal. b) A substituio da vrgula que separa a orao iniciada por mas (l.3) de sua orao coordenada anterior pelo sinal de ponto e vrgula teria a vantagem de separar oraes em um perodo que j tem alguns termos intercalados, demarcados por vrgulas. c) Desconsiderando os ajustes na letra maiscula, o emprego da conjuno coordenativa iniciada por E o balano(l.7e 8) indica que o ponto que a antecede poderia ser omitido ou substitudo por vrgula sem que isso resultasse em erro gramatical ou incoerncia textual.
Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006 2

a) As pesquisas revelaram que os brasileiros mais pobres ganharam algum alento, especialmente com o aumento do nmero de programas sociais. Embora pouco, sua renda melhorou. J os mais ricos nem sequer aparecem no estudo. Quem perdeu mesmo foi a classe mdia. b) Por isso, em dez anos o ganho mdio dos trabalhadores de classe mdia decresceu 19,4%. Por outro lado, as despesas aumentaram com o peso dos impostos na renda nacional de 20% desde o Plano Real. S as tarifas pblicas tiveram um aumento de 290%. c) Nesse contexto, seu mercado de trabalho cou mais competitivo, seja por que o Pas cresce pouco e gera poucos empregos, seja por que as universidades esto formando mais; o resultado a queda na renda, especialmente entre as categorias, tpicas do meio da escada social. d) Apesar de os critrios de renda sempre gerem controvrsias, para os institutos de pesquisa uma famlia que ganha R$ 3.000,00 pode ser considerada de classe mdia; posto que uma renda familiar desse porte no garante a uma famlia sobretudo se ela for grande o padro tpico de consumo da classe mdia. e) Ainda assim, ela perdeu espao no mercado de trabalho, viu seu salrio encolher e as despesas aumentar. Concorre com cada vez mais gente qualicada pelas mesmas vagas e est endividada para manter o padro de vida do passado.

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

Leia o seguinte texto para responder s questes 04 e 05. O mundo plano, livro do jornalista Thomas Friedman, mostra que h uma nova globalizao por a. Ela achatou o planeta e explodiu as noes de distncia, tempo e trabalho. Recriou a China e a ndia. Ao contrrio da globalizao nanceira dos anos 90, nessa h lugar para brasileiros. Na primeira, ganhava quem tinha dinheiro. Agora, pode ganhar quem tem educao, quer aprender mais e acredita no seu trabalho. nessa hora que se abre espao para Pindorama. Se os jovens brasileiros comearem a brigar por mais computadores em suas casas, escolas e trabalho, a brincadeira ter comeado. O livro no arruma empregos para seus leitores, mas ensina como eles acabam, onde reaparecem e como reaparecem.
(Elio Gaspari, Um livro muito bom: O mundo plano, Folha de So Paulo, 18 de dezembro de 2005, com adaptaes)

Leia o texto abaixo para responder s questes 06 e 07. Quando surgiu a preocupao tica no homem? Em que momento da sua histria sentiu o ser humano necessidade de estabelecer regras denindo o certo e o errado? Essas indagaes, possivelmente existentes desde que o homem comeou a pensar, tm ocupado o tempo e o esforo de reexo dos lsofos ao longo dos sculos. O fato que, desde seus primrdios, as coletividades humanas no apenas pactuaram normas de convivncia social, mas tambm foram corporicando um conjunto de conceitos e princpios orientadores da conduta no que tange ao campo tico-moral. Esta necessidade tica, sinalizando parmetros de comportamento em todas as esferas da atividade humana, naturalmente tinha que alcanar o exerccio das prosses.
(Adaptado de Ivan de Arajo Moura F, Desaos ticos - prefcio)

10

15

06- Analise as seguintes inferncias: I. O homem tem preocupao tica desde o incio da histria e, possivelmente, desde que comea a pensar.

04- A expresso gurada do ttulo do livro mencionado est diretamente associada idia de que a) a globalizao alterou as noes de distncia, tempo e trabalho. b) os brasileiros aprenderam a planejar melhor seu mercado de trabalho. c) os empregos surgem, desaparecem e reaparecem com grande rapidez. d) os espaos dos pases emergentes so mais bem aproveitados na economia mundial. e) a educao tornou-se to importante quanto o trabalho na busca pelo sucesso. 05- Assinale a opo em que o termo da primeira coluna retoma, no texto, o termo da segunda. a) b) c) d) e) nessa (l.6) primeira (l.6) nessa hora (l.10) Pindorama (l.10) eles (l.15) globalizao nanceira dos anos 90 (l.5) nova globalizao (l.2) Agora (l.7) livro do jornalista Thomas Friedman (l.1 e 2) leitores (l .14)

II. Filsofos tm se dedicado a reetir sobre as regras que denem o certo e o errado ao longo dos sculos. III. Prosses so resultados de conjuntos de conceitos e princpios norteadores de conduta. A argumentao do texto permite a) todas as inferncias. b) apenas a inferncia I. c) apenas a inferncia II. d) apenas as inferncias I e II. e) apenas as inferncias II e III.

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

07- Trechos destacados do texto foram reescritos na voz passiva. Assinale aquele em que essa transformao no respeita as regras gramaticais ou os sentidos do texto original. a) Em que momento da sua histria sentiu o ser humano necessidade de estabelecer regras? Em que momento de sua histria foi sentida pelo ser humano a necessidade de estabelecer regras? b) Essas indagaes tm ocupado o tempo e o esforo de reexo dos lsofos ao longo dos sculos. Ao longo dos sculos, o tempo e o esforo de reexo dos lsofos tm sido ocupados por essas indagaes. c) Desde seus primrdios, as coletividades humanas no apenas pactuaram normas de convivncia social. No apenas desde seus primrdios, normas de convivncia social foram pactuadas pelas coletividades humanas. d) Foram corporicando um conjunto de conceitos e princpios orientadores da conduta no que tange ao campo tico-moral. Um conjunto de conceitos e princpios orientadores da conduta, no que tange ao campo tico-moral, foram sendo corporicados. e) Esta necessidade tica naturalmente tinha que alcanar o exerccio das prosses. Naturalmente, o exerccio das prosses tinha que ser alcanado por esta necessidade tica. 08- Assinale a opo em que uma das duas alternativas propostas no preenche as lacunas do texto de maneira correta e textualmente coerente. preciso entender ___(a)___ a cultura, mesmo quando ___(b)___ restritamente ao mbito das artes, no simplesmente um campo passivo ___(c)___ foras sociais interagem, um mero reexo de uma realidade social ou mesmo uma rea sagrada ___(d)___ as empresas simplesmente se aproveitam em nome de benefcios scais e mercadolgicos. ___(e)___ no desenvolvimento do mercado da cultura no s diferentes formas e valores de troca, mas tambm a diferenciao da prpria produo artstica segundo novas formas de comercializao da arte.
(Adaptado de Valria Oliveira e Adriana Casali, Cultura, relaes pblicas e tica uma viso crtica)

09- Os seguintes fragmentos foram adaptados do texto Opinio alheia no interessa, de Mrcia De Luca, (Revista GOL, novembro de 2005). Assinale a ordem em que devem ser escritos para que componham um pargrafo coerente e coeso. ( ) Como isso no acontece, o ego sofre; egos inados dependem de uma constante entrada de mais ar para se manterem assim, ou comeam a esvaziar. ( ) Mas, se exagerada, torna-se um sentimento nocivo e uma porta aberta para o sofrimento. ( ) Para todo ser humano, a auto-estima um valor fundamental. ( ) Isso porque quem endeusa a si prprio espera que os demais o tratem de forma condizente, ou seja, reconhecendo-o como ser superior. ( ) Assim, quem tem certeza do que e do que pode, no precisa de ningum para conrmar isso. A ordem obtida a) 3 - 5 - 1 - 4 - 2 b) 4 - 3 - 1 - 5 - 2 c) 4 - 2 - 1 - 3 - 5 d) 5 - 4 - 3 - 2 - 1 e) 5 - 3 - 2 - 4 - 1 10- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. O reconhecimento _________ trabalho um elemento ______ integra a vida dos jovens no Brasil pouco ajuda para a compreenso das relaes entre esse mundo e a congurao da identidade. Ou seja, a sociabilidade tecida pela mediao dos vnculos com o mundo do trabalho, extremamente diversicado, pleno de situaes de instabilidade, tende _________ menor fora na conformao da identidade do jovem. Tanto a uidez, a precariedade e a indenio das relaes de trabalho no Brasil, ________ os seus possveis efeitos na auto-imagem do trabalhador podem contribuir para o enfraquecimento do orgulho pelo trabalho, _________o orgulho do provedor.
(Marlia P. Sposito, A sociabilidade juvenil e a rua: novos conitos e ao coletiva na cidade (com adaptaes) Tempo social, 165)

a) que no qual com produzindo b) que o em que a exercer quanto ao produzir c) do que em como produz d) de que o que a exercer como produzindo e) de que o qual com produzir

a) que / de que b) referindo-se / se rera c) onde / em que d) da qual / de que e) Identicam-se / So identicadas

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

11-Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de natureza semntica. Durante cem anos, o eixo da economia mundial repousou sobre o Atlntico Norte, que conecta os Estados Unidos Europa Ocidental. H duas dcadas, esse eixo deslocou-se(1) para a bacia do Pacco, puxado pela expanso industrial asitica. Os pilares sob(2) os quais se(3) apia o novo eixo so os Estados Unidos e o Japo. A parceria entre as duas potncias econmicas evoluiu no sentido da assimetria e do desequilbrio. Essa(4) a fonte da crise que atualmente as(5) assombra.
(Adaptado de Demtrio Magnoli, Jos Arbex e Nelson Bacic Olic, Panorama do Mundo 2, So Paulo: Scipione, p. 25)

13- Assinale a opo que apresenta truncamento sinttico. a) Duas pesquisas, divulgadas nos ltimos dias, mostram que as polticas sociais e de combate fome implementadas pelo governo federal comeam a apresentar resultados concretos na melhoria das condies de vida do povo brasileiro. b) Um estudo da Fundao Getlio Vargas, intitulado Misria em Queda, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio (Pnad), do IBGE, conrmando que a misria no Brasil caiu em 2004, e atingiu o nvel mais baixo desde 1992. c) O nmero de pessoas que esto abaixo da linha da pobreza passou de 27,26% da populao, em 2003, para 25,08% em 2004. Em 1992, esse percentual era de 35,87%. d) considerado abaixo da linha da pobreza quem pertence a uma famlia com renda inferior a R$ 115 mensais, valor considerado o mnimo para garantir a alimentao de uma famlia. O estudo da FGV mostrou que o ndice de misria no Brasil caiu 8% de 2003 para 2004, deixando o pas com a menor proporo de miserveis desde 1992. e) A reduo da taxa foi fortemente inuenciada pela queda na distncia entre os ricos e pobres no Brasil, registrada em trs anos consecutivos. Somente em 2004, a desigualdade caiu duas vezes mais do que no ano anterior.
(Trechos adaptados de Em Questo, Subsecretaria de Comunicao Institucional da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, n. 379, Braslia, 30 de novembro de 2005)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 12- Assinale o trecho do texto que apresenta erro gramatical. Machado de Assis Um gnio Brasileiro, de Daniel Piza a) Na apresentao da biograa de Machado de Assis (1839-1908), o jornalista Daniel Piza observa que o autor foi, ao mesmo tempo, uma expresso de sua poca e uma exceo a ela. b) Em seus contos e romances, ele deixou um retrato acurado do Rio de Janeiro do sculo XIX, mas sua crtica cida sociedade brasileira nem sempre foi percebida pelos seus contemporneos. c) Piza busca demonstrar que Machado era muito diferente do protagonista de seu ltimo romance, Memorial de Aires. d) O escritor no tinha tdio a controvrsias, pois, na verdade, participou dos grandes debates pblicos de sua poca. e) A asceno social do mulato no Brasil escravista e a epilepsia esto entre os aspectos de sua vida examinados no livro.
(Adaptado de Revista VEJA, 28 de dezembro de 2005, p.196)

14- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de graa de palavra. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio, realizada pelo IBGE, revelou que(1) a renda das famlias parou de cair em 2004, interrompendo uma trajetria(2) de queda que acontecia desde 1997, e que houve(3) diminuio do grau de concentrao da renda do trabalho. Enquanto a metade da populao ocupada que(4) recebe os menores rendimentos teve ganho real de 3,2%, a outra metade, que tem rendimentos maiores, teve perda de 0,6%. Os resultados da PNAD mostraram, tambm, que o Brasil melhorou em tens(5) como nmero de trabalhadores ocupados, participao das mulheres no mercado de trabalho, indicadores da rea de educao e melhoria das condies de vida.
(Trechos adaptados de Em Questo, Subsecretaria de Comunicao Institucional da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, n. 379, Braslia, 30 de novembro de 2005)

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006 5 Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

15- Assinale a justicativa incorreta para o emprego do sinal de pontuao. Desde 1993,(1) houve a apreenso de 582 mil m3 de madeira em tora. O Ibama emitiu multas no valor de R$ 1,8 bilho, 241 pessoas envolvidas em aes ilegais foram presas (63 delas servidores pblicos e 178 empresrios madeireiros, despachantes e contadores). O governo conscou 26 tratores,(2) 54 caminhes e 459 motosserras. Para manter e aprofundar resultados na luta contra o desmatamento,(3) o governo luta pela aprovao do Projeto de Lei de Gesto de Florestas Pblicas,(4) que tramita h nove meses no Congresso. O Projeto permitir ao governo implantar Distritos Florestais para estmulo de manejo sustentvel de produtos e servios da oresta. O primeiro deles j tem endereo certo:(5) a regio da BR163 (16 milhes de hectares - 5 milhes destinados ao manejo e produo de 4,1 a 6,7 milhes de m3 de toras, com gerao de 100 mil empregos diretos).
(Rubens Amadori - Ibama)

LNGUA INGLESA Read the text below, entitled 2005 First Nine Months Results, in order to answer questions 16 to 18: 2005 First Nine Months Results Source: www.iii.org Dec 27th, 2005 (Adapted) The property/casualty insurance industry reported a statutory rate of return on average surplus of 9.5 percent through the rst nine months of 2005. The results were released by the Insurance Services Ofce (ISO) and the Property Casualty Insurers Association of America (PCI). The nancial performance of the industry during the period featured a surprisingly low combined ratio of 100, a gure that provided stunning proof of the resilience of the property/casualty insurance industry in the face of record catastrophe losses approaching $50 billion. Insurers also beneted from rising interest rates and modest stock market gains to generate $40.7 billion on their investment portfolio. Policyholder surplus also climbed by $20.4 or 5.2 percent, through the rst nine months, again a surprise. Protability in the industry is still disappointingly low, however, coming in well below the expected 14 percent return for the benchmark Fortune 500 group of companies this year. Prior to Hurricane Katrina the industry was on a trajectory to record its highest level of protability since 1987. 16- In paragraph 1, the author refers to the resilience of the property/casualty insurance industry. In other words, its a) ability to recover. b) current nancial losses. c) inability to predict trends. d) undeniable prosperity. e) delayed recovery. 17- The text a) focuses on the effort by insurers to reassess risk. b) predicts the losses to be faced by insurance companies. c) states that reinsurance prices will rise in 2006. d) foresees a sluggish growth for the sector in 2006. e) also recalls a period of nancial growth. 18- In paragraph 2, the author refers to the insurers investment portfolio which a) is about to be created. b) has brought signicant gains. c) produced fairly small gains. d) was beyond their expectations. e) has been impressively expanded.

a) 1 - para separar adjunto adverbial anteposto. b) 2 - para separar elementos que compem uma enumerao. c) 3 - para separar orao subordinada adverbial anteposta principal. d) 4 - para isolar orao subordinada adjetiva explicativa. e) 5 - para indicar uma citao de outra voz.

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

Read the text below, which is entitled Avian Inuenza (Bird Flu) in order to answer questions 19 and 20: Avian Inuenza (Bird Flu) Source: www.iii.org Dec 2005 (Adapted)

DIREITO ADMINISTRATIVO 21- Considerando-se os princpios que regem a Administrao Pblica, relacione cada princpio com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta. (1) Impessoalidade (2) Moralidade (3) Publicidade (4) Ecincia ( ( ( ( ( ) Punio de ato de improbidade. ) Divulgao dos atos da Administrao Pblica. ) Concurso Pblico. ) Pagamento por precatrio. ) Escolha da melhor proposta em sede de licitao.

A current inuenza outbreak, formally called H5N1 after two distinctive proteins on the u virus, (but commonly referred to as bird or avian u), has so far mainly affected birds. However, four countries Thailand, Vietnam, Indonesia and Cambodia have reported a total of 120 human cases of the H5N1 u since 1997. These people are thought to have caught the disease by their contact with infected poultry. There has been no known human-to-human transmission of the virus. Even if the H5N1 strain does not mutate to infect humans, the economic costs associated with avian u strains could easily be in the billions if other countries, such as Mexico, impose bans on imported U.S. poultry and U.S. consumers avoid buying domestic poultry. Still, the economic costs are very different from the insurance costs.The following is an overview of two potential types of insurance coverages involved: Workers Compensation: Workers involved in the handling of poultry could be at risk. Because such an exposure is work-related, workers compensation coverage would apply. Tort-Related Exposures: If the infected poultry were found to have gotten into the food supply and people become ill as a result, litigation could ensue. 19- According to the author, insurance costs related to the avian u a) could reach billions of dollars in Mexico. b) have been estimated by four specic countries. c) equal to the economic costs recently estimated. d) may include at least two possibilities. e) exclude workers compensation in the USA. 20- In paragraph 2, the author a) resorts to scientic data to explain the virus mutation. b) points out the economic interdependence between two countries. c) provides exact gures related to the economic and social losses. d) explains why workers compensation might cause liquidity problems. e) denes the duration of the outbreak and/or quarantine.

a) 1/3/4/2/2 b) 2/3/1/1/4 c) 4/2/1/3/1 d) 3/4/2/1/4 e) 3/2/2/1/4 22- Assinale a opo que contempla exemplo de ato administrativo desprovido de executoriedade. a) Apreenso de mercadoria. b) Interdio de estabelecimento. c) Cassao de licena para conduzir veculo. d) Demolio de edifcio em situao de risco. e) Cobrana de multa administrativa. 23- Nos termos da Lei n. 8.666/93, assinale a opo que contemple a penalidade que a Administrao pode aplicar ao contratado cumulativamente com outras sanes administrativas. a) Multa. b) Advertncia. c) Suspenso temporria de participao em licitao. d) Declarao de inidoneidade para licitar. e) Retomada do objeto.

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

24- Assinale a opo que arrola hiptese de inexigibilidade de licitao, de acordo com a Lei n. 8.666/93. a) Compra efetuada por meio do sistema de registro de preos. b) Alienao de bem imvel a rgo ou entidade da Administrao Pblica de qualquer esfera de governo. c) Locao de imvel destinado ao atendimento das nalidades precpuas da Administrao, cujas necessidades de instalao e localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia. d) Contratao de prossional de qualquer setor artstico, diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. e) Interveno da Unio no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento.

DIREITO CIVIL 26- So pessoas jurdicas de direito pblico interno, entre outras, a) Unio, Estados, Territrios, autarquias, fundaes e partidos polticos. b) Fundaes, associaes, autarquias e Municpios. c) Unio, Estados, Distrito Federal e partidos polticos. d) Associaes, fundaes pblicas e autarquias. e) Autarquias, Unio, Estados e fundaes pblicas. 27- Assinale a opo correta. a) Na condio suspensiva, a ocorrncia do acontecimento futuro e incerto produz efeitos ex nunc. b) Sobrevindo a condio resolutiva, extingue-se o direito que a ela se ope. c) Enquanto no ocorrer o fato previsto como condio resolutiva aposta no contrato o negcio jurdico no operar efeitos. d) Pendente a condio resolutiva no haver direito adquirido, mas expectativa de direito ou direito eventual. e) A condio suspensiva subordina a eccia do negcio a um evento futuro e certo. 28- Assinale a opo correta. a) Na simulao relativa a declarao enganosa da vontade exprime um negcio jurdico bilateral ou unilateral, mas no h inteno de realizar o negcio. b) Na simulao absoluta h intencional desacordo entre a vontade interna e a externa. c) A simulao oculta ao conhecimento de outrem uma situao existente. d) vlido o ato jurdico dissimulado se vlido for na forma e na substncia. e) A dissimulao provoca falsa crena num estado no real. 29- Assinale a opo correta. a) A novao por substituio do devedor pode ser efetuada independentemente do consentimento deste. b) Diz-se qurable, ou quesvel, a dvida que houver de ser paga pelo devedor no domiclio do credor. c) Portvel, ou portable, a dvida que deve ser paga no domiclio do devedor. d) Diz-se solidria a obrigao quando puder ser total ou parcialmente exigida a prestao por qualquer dos credores de quaisquer dos devedores. e) Ocorrendo vrias cesses prevalecer a derradeira. do mesmo crdito,

25- Assinale a opo que descreva hiptese em que a responsabilidade administrativa do servidor pblico ser afastada. a) Sentena civil transitada em julgado que isente o servidor de responsabilidade. b) Sentena penal que absolva o servidor por falta de provas. c) Sentena penal que absolva o servidor por inexistncia do fato. d) Sentena penal que absolva o servidor por reconhecer que o mesmo atuou em legtima defesa. e) Sentena civil que isente o servidor de responsabilidade por reconhecer a existncia de fora maior.

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

30- Assinale a opo correta. a) No responde o alienante pelos vcios redibitrios se a coisa for vendida em hasta pblica. b) O alienante no responde pela evico se a venda houver sido realizada em hasta pblica. c) A resilio unilateral do contrato direito potestativo de um dos contratantes. d) A clusula da exceo do contrato no cumprido (exceptio non adimpleti contractus) compatvel com a clusula solve et repete. e) Em homenagem ao princpio pacta sunt servanda e soberania da vontade dos contratantes, pedra angular do Direito das Obrigaes, deve ser conservado o contrato a despeito de causas supervenientes e alheias vontade das partes. rea para rascunho

ESTATSTICA 31- No campo estatstico, ogivas so: a) polgonos de freqncia acumulada. b) polgonos de freqncia acumulada relativa ou percentual. c) histograma de distribuio de freqncia. d) histograma de distribuio de freqncia relativa ou percentual. e) o equivalente amplitude do intervalo. 32- Sendo qx a probabilidade de uma pessoa de idade x falecer nesta idade x e qy a probalidade de uma pessoa de idade y falecer nesta idade y e px = (1 qx) e py = (1 - qy), pode-se armar que o resultado da equao [1 px py] indica: a) a probabilidade de ambos vivos. b) a probabilidade de pelo menos um vivo. c) a probabilidade de pelo menos um morto. d) a probabilidade de ambos mortos. e) a probabilidade de x vivo e y morto ou y vivo e x vivo. 33- O grau ao qual os dados numricos tendem a dispersar-se em torno de um valor mdio chama-se a) mdia. b) variao ou disperso dos dados. c) mediana. d) correlao ou disperso. e) moda. 34- Histograma e Polgono de freqncia so a) a mesma representao grca (idnticas) de uma distribuio de freqncia. b) um texto descritivo e uma representao grca de uma distribuio de freqncia. c) um texto descritivo e uma funo grca de uma distribuio de freqncia. d) duas representaes grcas de uma distribuio de freqncia. e) duas representaes grcas de uma distribuio de freqncia, porm com sentidos opostos. 35- Sendo a moda menor que a mediana e, esta, menor que mdia, pode-se armar que se trata de uma curva a) Simtrica. b) Assimtrica, com freqncias desviadas para a direita. c) Assimtrica, com freqncias desviadas para a esquerda. d) Simtrica, com freqncias desviadas para a direita. e) Simtrica, esquerda. com freqncias desviadas para a

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA FINANCEIRA BSICA


(Se necessrio, utilize a tabela da p. 13).

36- Em um nanciamento, 80% do capital foram obtidos a juros compostos taxa de 3% ao ms enquanto os 20% restantes do capital foram obtidos taxa de 3,5% ao ms, juros simples. Calcule o valor mais prximo do capital nanciado, dado que decorrido um ano aps o financiamento nenhuma amortizao havia sido feita e os juros totais devidos ao fim do ano eram de R$ 233.534,40. a) R$ 450 000,00 b) R$ 480 000,00 c) R$ 500 000,00 d) R$ 510 000,00 e) R$ 550 000,00

40- Calcule o valor mais prximo do valor presente no incio do primeiro ano da srie de receitas lquidas abaixo, cada uma relativa ao m de cada ano, taxa de juros compostos de 12% ao ano.

Ano 1 Receita 5 000 Ano 6 Receita 1 000


a) 13 275 b) 13 973 c) 14 139 d) 14 645 e) 15 332

2 3 4 5 3 000 3 000 3 000 3 000 7 8 9 10 1 000 1 000 1 000 1 000

37- Um bnus colocado no mercado internacional com as seguintes caractersticas: US$ 1,000.00 de valor de face, dez cupons semestrais de US$ 80.00 vencendo o primeiro ao m de seis meses aps a colocao do bnus e resgate ao m de cinco anos pelo valor de face mais o pagamento do ltimo bnus. Indique o valor mais prximo do retorno esperado para o comprador considerando que ele pagou US$ 935.82 por cada bnus. a) 6% ao semestre b) 7% ao semestre c) 8% ao semestre d) 9% ao semestre e) 10% ao semestre

rea para rascunho

38- Um capital de 1000 unidades monetrias foi aplicado durante um ms a 3% ao ms, tendo o montante ao m do ms sido reaplicado no segundo ms a 4% ao ms e o montante ao m do segundo ms sido reaplicado no terceiro ms a 5% ao ms. Indique o montante ao m do terceiro ms. a) 1 170 b) 1 124,76 c) 1 120 d) 1 116,65 e) 1 110

39- Indique o valor mais prximo da taxa de juros equivalente taxa de juros compostos de 4% ao ms. a) 60% ao ano b) 30% ao semestre c) 24% ao semestre d) 10% ao trimestre e) 6% ao bimestre
Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006 10 Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

CONTABILIDADE DE SEGUROS

45- Esto obrigadas a apresentao do Formulrio de Informaes Peridicas a) as sociedades seguradoras, as sociedades operadoras de sade, as entidades abertas de previdncia privada e as empresas de capitalizao. b) as entidades abertas e fechadas de previdncia privada, as sociedades seguradoras e as empresas de capitalizao. c) o Instituto de Resseguros do Brasil IRB, as sociedades seguradoras, e as entidades abertas e fechadas de previdncia privada. d) as entidades abertas de previdncia privada, as sociedades seguradoras e as empresas de capitalizao. e) a SUSEP, as empresas de capitalizao, o Instituto de Resseguros do Brasil IRB e as sociedades seguradoras.

41- A conta Receitas Operacionais de Exerccios Futuros tem como objetivo o registro das receitas a) j efetivamente recebidas com ou sem possibilidade de devoluo, mas sem considerar as despesas pertinentes. b) faturadas no exerccio, mas com expectativa de recebimento em exerccios futuros, com compromisso de restituio de parte do prmio. c) j efetivamente recebidas, deduzidas das correspondentes despesas, incorridas ou a incorrer, sem qualquer tipo de possibilidade de devoluo. d) a serem recebidas em exerccios futuros, desde que as despesas pertinentes tenham sido registradas no passivo. e) recebidas ou no, sem qualquer condio de devoluo e desde que suas despesas tenham sido apropriadas ao resultado.

42- O recebimento de desgio originado da cesso de carteiras deve ser registrado a a) crdito da sub-conta de proviso de prmios no ganhos. b) dbito da conta proviso de insucincia de prmios. c) crdito da conta de despesas com cesso de carteiras. d) dbito da conta de proviso de benefcios a conceder. e) crdito da sub-conta de receita com prmios de seguros. 43- Na ocorrncia de sinistros nos quais h presena de honorrios de sucumbncia a serem pagos, estes devem ser contabilizados a dbito de a) proviso para sinistros a liquidar. b) despesas com honorrios advocatcios. c) proviso para prmios no ganhos. d) despesas extraordinrias. e) despesas com sinistros.

44- O cancelamento das retrocesses aceitas deve ser contabilizado a dbito da conta a) Prmios Pagos. b) Prmios Retidos. c) Proviso para prmios no ganhos. d) Prmios Ganhos. e) Proviso para variaes de prmios.

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

11

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

SEGURO E RESSEGURO

50- Os limites de reteno da seguradora so calculados em funo a) dos prmios ajustados. b) dos lucros apurados. c) do patrimnio lquido ajustado. d) dos ativos permanentes lquidos. e) do capital social ajustado.

46- So caractersticas do contrato de seguro, exceto, a) estabelecer direitos e obrigaes entre as partes que so segurador e segurado. b) a certeza do momento em que ocorrer o evento que est sendo segurado. c) garantir contra riscos o direito legtimo do segurado, relativo a pessoa ou coisa. d) a obrigao de uma das partes de indenizar a outra mediante recebimento de uma quantia denominada prmio. e) o pagamento de prmio em troca do direito de ser indenizado.

47- Representa um objetivo do resseguro de risco nito a) o aumento do risco segurado na seguradora. b) a diminuio seguradora. da capacidade capacidade de de reteno reteno da da

c) o aumento da resseguradora. e) o aumento seguradora.

d) a diminuio do risco segurado na resseguradora. imediato do patrimnio liquido da

48- Dene-se como estipulante toda pessoa fsica ou jurdica que a) contrata seguro por conta de terceiros. b) paga o seguro junto seguradora. c) contrata o resseguro por conta prpria. d) transfere o seguro para a resseguradora. e) recebe seguro por conta de terceiros.

49- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. Risco o evento ____________ ou de data __________ que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual feito o seguro. O risco _______ o risco proveniente de ato ___________ do segurado para fraudar a seguradora. Risco ____________ aquele que no est compreendido na cobertura principal do ramo. a) certo / certa / culposo / voluntrio / complementar b) improvvel / certa / doloso / involuntrio / suplementar c) certo / incerta / culposo / voluntrio / adicional d) incerto / incerta / doloso / voluntrio / acessrio e) provvel / aleatria / doloso / involuntrio / composto

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

12

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

TABELAS UTILIZVEIS NA SOLUO DOS PROBLEMAS DE MATEMTICA FINANCEIRA


TABELA I
n/i 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1% 1,010000 1,020100 1,030301 1,040604 1,051010 1,061520 1,072135 1,082856 1,093685 1,104622 1,115668 1,126825 1,138093 1,149474 1,160969 1,172578 1,184304 1,196147

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL


2% 1,020000 1,040400 1,061208 1,082432 1,104081 1,126162 1,148685 1,171659 1,195092 1,218994 1,243374 1,268242 1,293606 1,319479 1,345868 1,372786 1,400241 1,428246 3% 1,030000 1,060900 1,092727 1,125508 1,159274 1,194052 1,229873 1,266770 1,304773 1,343916 1,384233 1,425760 1,468533 1,512589 1,557967 1,604706 1,652847 1,702433 4% 1,040000 1,081600 1,124864 1,169858 1,216652 1,265319 1,315931 1,368569 1,423311 1,480244 1,539454 1,601032 1,665073 1,731676 1,800943 1,872981 1,947900 2,025816 5% 1,050000 1,102500 1,157625 1,215506 1,276281 1,340095 1,407100 1,477455 1,551328 1,628894 1,710339 1,795856 1,885649 1,979931 2,078928 2,182874 2,292018 2,406619

an = (1 + i)n
7% 1,070000 1,144900 1,225043 1,310796 1,402552 1,500730 1,605781 1,718186 1,838459 1,967151 2,104852 2,252191 2,409845 2,578534 2,759031 2,952164 3,158815 3,379932 8% 1,080000 1,166400 1,259712 1,360488 1,469329 1,586874 1,713824 1,850930 1,999004 2,158925 2,331639 2,518170 2,719623 2,937193 3,172169 3,425942 3,700018 3,996019 9% 1,090000 1,188100 1,295029 1,411581 1,538624 1,677100 1,828039 1,992562 2,171893 2,367363 2,580426 2,812665 3,065804 3,341727 3,642482 3,970306 4,327633 4,717120 10% 1,100000 1,210000 1,331000 1,464100 1,610510 1,771561 1,948717 2,143588 2,357947 2,593742 2,853116 3,138428 3,452271 3,797498 4,177248 4,594972 5,054470 5,559917 12% 1,120000 1,254400 1,404928 1,573519 1,762341 1,973822 2,210681 2,475963 2,773078 3,105848 3,478549 3,895975 4,363493 4,887112 5,473565 6,130393 6,866040 7,689966 15% 1,150000 1,322500 1,520875 1,749006 2,011357 2,313061 2,660020 3,059023 3,517876 4,045558 4,652391 5,350250 6,152787 7,075706 8,137061 9,357621 10,761264 12,375453

6% 1,060000 1,123600 1,191016 1,262476 1,338225 1,418519 1,503630 1,593848 1,689478 1,790847 1,898298 2,012196 2,132928 2,260903 2,396558 2,540351 2,692772 2,854339

18% 1,180000 1,392400 1,643032 1,938777 2,287758 2,699554 3,185474 3,758859 4,435454 5,233835 6,175926 7,287592 8,599359 10,147244 11,973748 14,129022 16,672246 19,673251

an i = TABELA II
i/n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

FATOR DE VALOR ATUAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS IGUAIS


1% 0,990099 1,970395 2,940985 3,091965 4,853431 5,795476 6,728194 7,651678 8,566017 9,471304 10,367628 11,255077 12,133740 13,003703 13,865052 14,717874 15,562251 16,398268 2% 0,980392 1,941561 2,883883 3,807728 4,713459 5,601431 6,471991 7,325481 8,162237 8,982585 9,786848 10,575341 11,348374 12,106249 12,849263 13,577709 14,291872 14,992031 3% 0,970874 1,913469 2,828611 3,717098 4,579707 5,417191 6,230283 7,019692 7,786109 8,530203 9,252624 9,954004 10,634955 11,296073 11,937935 12,561102 13,166118 13,753513 4% 0,961538 1,886094 2,775091 3,629895 4,451822 5,242137 6,002054 6,732745 7,435331 8,110896 8,760477 9,385074 9,985648 10,563123 11,118387 11,652295 12,165669 12,659297 5% 0,952381 1,859410 2,723248 3,545951 4,329476 5,075692 5,786373 6,463213 7,107821 7,721735 8,306414 8,863251 9,393573 9,898641 10,379658 10,837769 11,274066 11,689587 6% 0,943396 1,833393 2,673012 3,465105 4,212364 4,917324 5,582381 6,209794 6,801692 7,360087 7,886874 8,383844 8,852683 9,294984 9,712249 10,105895 10,477259 10,827604 7% 0,934579 1,808018 2,624316 3,387211 4,100197 4,766539 5,389289 5,971298 6,515232 7,023581 7,498674 7,942686 8,357650 8,745468 9,107914 9,446648 9,763223 10,059087 8% 0,925926 1,783265 2,577097 3,312127 3,992710 4,622879 5,206370 5,746639 6,246888 6,710081 7,138964 7,536078 7,903776 8,244237 8,559478 8,851369 9,121638 9,371887

9% 0,917431 1,759111 2,531295 3,239720 3,889651 4,485918 5,032953 5,534819 5,995247 6,417657 6,805190 7,160725 7,486904 7,786150 8,060688 8,312558 8,543631 8,755625 10% 0,909091 1,735537 2,486852 3,169865 3,790787 4,355261 4,868419 5,334926 5,759024 6,144567 6,495061 6,813692 7,103356 7,366687 7,606079 7,823708 8,021553 8,201412

(1 + i )n 1 n i (1 + i )
12% 0,892857 1,690051 2,401831 3,037349 3,604776 4,111407 4,563756 4,967640 5,328250 5,650223 5,937699 6,194374 6,423548 6,628168 6,810864 6,973986 7,119630 7,249670 15% 0,869565 1,625709 2,283225 2,854978 3,352155 3,784482 4,160420 4,487321 4,771584 5,018768 5,233712 5,420619 5,583147 5,724475 5,847370 5,954235 6,047161 6,127966 18% 0,847457 1,565642 2,174273 2,690062 3,127171 3,497602 3,811527 4,077566 4,303022 4,494086 4,656005 4,793225 4,909513 5,008062 5,091578 5,162354 5,222334 5,273164

TABELA III
i/n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1% 1,000000 2,010000 3,030100 4,060401 5,101005 6,152015 7,213535 8,285670 9,368527 10,462212 11,566834 12,682503 13,809328 14,947421 16,096895 17,257864 18,430443 19,614747

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS IGUAIS 2% 1,000000 2,020000 3,060400 4,121608 5,204040 6,308121 7,434283 8,582969 9,754628 10,949721 12,168715 13,412090 14,680331 15,973938 17,293417 18,639285 20,012071 21,412312 3% 1,000000 2,030000 3,090900 4,183627 5,309136 6,468410 7,662462 8,892336 10,159106 11,463879 12,807795 14,192029 15,617790 17,086324 18,598914 20,156881 21,761588 23,414435 4% 1,000000 2,040000 3,121600 4,246464 5,416322 6,632975 7,898294 9,214226 10,582795 12,006107 13,486351 15,025805 16,626837 18,291911 20,023587 21,824531 23,697512 25,645413 5% 1,000000 2,050000 3,152500 4,310125 5,525631 6,801913 8,142008 9,549109 11,026564 12,577892 14,206787 15,917126 17,712983 19,598632 21,578563 23,657492 25,840366 28,132384 6% 1,000000 2,060000 3,183600 4,374616 5,637093 6,975318 8,393837 9,897468 11,491316 13,180795 14,971642 16,869941 18,882137 21,015066 23,275970 25,672528 28,212880 30,905652 7% 1,000000 2,070000 3,214900 4,439943 5,750739 7,153291 8,654021 10,259802 11,977989 13,816448 15,783599 17,888451 20,140643 22,550488 25,129022 27,888053 30,840217 33,999035 8% 1,000000 2,080000 3,246400 4,506112 5,866601 7,335929 8,922803 10,636627 12,487558 14,486562 16,645487 18,977126 21,495296 24,214920 27,152114 30,324283 33,750225 37,450244 9% 1,000000 2,090000 3,278100 4,573129 5,984710 7,523334 9,200434 11,028474 13,021036 15,192930 17,560293 20,140720 22,953384 26,019189 29,360916 33,003398 36,973704 41,301338

Sn i =

(1 + i )n 1
i
15% 1,000000 2,150000 3,472500 4,993375 6,742381 8,753738 11,066799 13,726819 16,785842 20,303718 24,349276 29,001667 34,351917 40,504705 47,580411 55,717472 65,075093 75,836357 18% 1,000000 2,180000 3,572400 5,215432 7,154210 9,441968 12,141522 15,326996 19,085855 23,521309 28,755144 34,931070 42,218663 50,818022 60,965266 72,939014 87,068036 103,740283

10% 1,000000 2,100000 3,310000 4,641000 6,105100 7,715610 9,487171 11,435888 13,579477 15,937424 18,531167 21,384284 24,522712 27,974983 31,772481 35,949730 40,544703 45,599173

12% 1,000000 2,120000 3,374400 4,779328 6,352847 8,115189 10,089012 12,299693 14,775656 17,548735 20,654583 24,133133 28,029109 32,392602 37,279714 42,753280 48,883674 55,749715

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

13

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

14

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

Analista - IRB Brasil Re - 2005/2006

15

Prova B.1

www.pciconcursos.com.br

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche