Sei sulla pagina 1di 2

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2 VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ITUMBIARA-GO.

Autos n.102/2013 Processo n. 201300300420 Vtima : COLETIVIDADE Acusado : RENATO SILVA DE MOURA

RENATO SILVA DE MOURA, qualificado nos autos supra, vem atravs deste procurador, honrosamente nomeado por Vossa Excelncia e aceitando desde j esta incumbncia, nos autos da ao penal que lhe move o Ministrio Pblico do Estado de Gois, vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia apresentar consoante previso contida no artigo 396 do Cdigo de Processo Penal,

RESPOSTA A ACUSAO, para tanto passando a aduzir e ao final requerer o que se segue: O acusado foi denunciado como incurso nas penas do Art. 14 da Lei n 10.826 03 sob a acusao de portar arma de fogo sem autorizao e em desacordo com determinao legal, conforme aduz as fls.02/03 da denncia do MP. Tais fatos se deram no dia 27/01/2013, s 10h e 50 min, na Rua Jardim Celma de Angelis, em Itumbiara GO.

DAS PRELIMINARES O ora acusado conforme consta na denuncia que havia sido esfaqueado, o mesmo apresentava leses de faca no peito, motivo este que o levou a estar portando a arma de fogo, a arma foi encontrada prximo ao Autor, na calada. E no termo de interrogatrio as fls. 08 do flagrante, afirma tentar se defender. O SERGINHO tentou lhe matar com uma facada, alega que s estava armado para tentar defender sua vida. Caso seja ultrapassada a discusso acerca da legitima defesa em relao aos crimes descritos na denncia, quais sejam porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo, imperioso que se reconhea a ocorrncia de crime progressivo, do crime de porte ilegal de arma de fogo, que absorvido pelo crime de disparo de arma de fogo, que foi praticado sob a gide da legitima defesa. Observa-se da narrativa dos fatos que o acusado Renato Silva de Moura praticou as condutas que lhes so imputadas sob a gide da legitima defesa.

Assim dispe o art. 25, do Cdigo Penal: Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem; Com efeito, a inteligncia da norma penal beneficiar o acusado, que praticou o ato delituoso apenas para garantir sua vida. Nesse sentido, vejamos os julgados do Egrgio Tribunal de Justia do Estado Rio de Janeiro:

TJRJ - ABSOLVIO SUMRIA. APELAO DO MINISTRIO PBLICO CONTRA SENTENA QUE ABSOLVEU SUMARIAMENTE O APELANTE. CRIME DE HOMICDIO E PORTE DE ARMA DE FOGO. FINDA A INSTRUO CRIMINAL, O MAGISTRADO DE PISO RECONHECEU A EXCLUDENTE DE ILICITUDE DA LEGTIMA DEFESA E ABSOLVEU SUMARIAMENTE O APELADO. IRRESIGNAO MINISTERIAL QUE VISA CONDENAR O APELADO PELO CRIME DE POSSE DE ARMA DE FOGO. LEI 10.826/2003, ART. 12. CP, ARTS. 23, II E 121. CPP, ART. 415. (TJRJ - Ap. Crim. 16.906/2012 - Rel.: Des. Paulo Rangel - J. em 04/12/2012 - DJ 07/12/2012- Doc. LEGJUR 131.4070.1000.0700).

Diante do exposto, para requer a Vossa Excelncia, que julgue improcedente, a denuncia sendo o acusado absolvido sumariamente nos termos do artigo 397, incisos I, II ou III, do Cdigo de Processo Penal Invocando os Doutos Conhecimentos do Emrito Julgador, so os termos em que espera deferimento e JUSTIA.

Itumbiara, 19 de maro de 2013.

Fabio Gonalves Junior OAB/GO 36.743

Potrebbero piacerti anche