Sei sulla pagina 1di 3

Primeira Lista de Exerccios Redes de Computadores Captulo 1 1. Qual e a diferena entre um host e urn sistema final?

? Cite os tipos de sistemas finais. Urn servidor Web e um sistema final? 2. A palavra protocolo e muito usada para descrever relaes diplomticas. De um exemplo de um protocolo diplomtico. 3. O que um programa cliente? O que e urn programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe servios de um programa cliente? 4. Quais so os dos is tipos de servios de transporte que a Internet prove as suas aplicaoes? Cite algumas caractersticas de cada um desses servios. 5. Afirma-se que controle de fluxo e controle de congestionamento so equivalentes. Isso valido para o servio orientado para conexao da Internet? Os objetivos do controle de fluxo e do controle de congestionamento so os mesmos? 6. Utilizando uma analogia com nossos atos, faa uma breve descrio de como o servio orientado para conexo da Internet prove transporte confivel. 7. Qual e a vantagem de uma rede de comutao de circuitos em relao a uma de comutao de pacotes? Quais so as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutao de circuitos? 8. Por que se afirma que comutao de pacotes emprega multiplexao estatstica? Compare a multiplexao estatstica com a multiplexao que ocorre em TDM. 9. Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissao entre a maquina de origem e o comutador e entre este e a maquina de destino sao R1 e R2 respectivamente. Admitindo que um roteador use comutaao de pacotes do tipo armazena-e-reenvia (store-andforward), qual o atraso total fim-a-fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formao de fila, atraso de propagao e atraso de processamento.) 10. O que quer dizer informao de estado de conexo em uma rede de circuitos virtuais? Se a taxa de estabelecimento e interrupo de conexes em um comutador de uma rede de CVs for de uma conexo por milissegundo (em media), a que taxa a tabela de transmisso do comutador precisa ser modificada? 11. Suponha que voc esteja desenvolvendo o padrao para um novo tipo de rede de comutao de pacotes e precisa decidir se sua rede usar CVs ou roteamento de datagramas. Quais so os pros e os contras da utilizaao de CVs? 12. Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso mvel. 13. A taxa de transmisso HFC e dedicada ou e compartilhada entre usurios? E possvel haver colises na direo provedor- usurio de um canal HFC? Por qu? 14.Qual e a taxa de transmisso de LANs Ethernet? Para uma dada taxa de transmisso, cada usurio da LAN pode transmitir continuamente a essa taxa? 15.Cite alguns meios fsicos utilizados para instalar a Ethernet.

16.Modens discados, HFC e ADSL so usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma faixa de taxas de transmisso e comente se a largura de banda compartilhada ou dedicada. 17.Considere o envio de um pacote de uma mquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes do atraso que formam o atraso fim-a-fim. Quais deles so constantes e quais so variveis?

18.Quais so as cinco camadas da pilha do protocolo da Internet? Quais as principais responsabilidades de cada uma dessas camadas?

19.0 que e uma mensagem de camada de aplicao? Um segmento de camada de transporte? Um datagrama ou pacote de camada de rede? Um quadro de camada de enlace?

20.Que camadas da pilha do protocolo da Internet um roteador implementa? Que camadas um comutador de camada de enlace implementa? Que camadas um sistema final implementa?

Captulo 2 21.Relacione cinco aplicaes da Internet no proprietrias e os protocolos de camada de aplicao que elas usam. 22.Qual a diferena entre arquitetura de rede e arquitetura de aplicao? 23.De que modo mensagem instantnea um hbrido das arquiteturas cliente-servidor e P2P? 24.Para uma sesso de comunicao entre um par de processos, qual processo o cliente e qual o servidor? 25.Em uma aplicao de compartilhamento de arquivos P2P, voc concorda com a afirmao: no existe nenhuma noo de lados cliente e servidor de uma sesso de comunicao? Por que sim ou por que no?

26.Que informao usada por um processo que est rodando em um host para identificar um processo que est rodando em outro host?

27.O que significa protocolo de apresentao (handshaking protocol)?

28.Por que HTTP, FTP, SMTP, POP3 e IMAP rodam sobre TCP e no sobre UDP?

29.Considere um site de comrcio eletrnico que quer manter um registro de compras para cada um de seus clientes. Descreva como isso pode ser feito com cookies.

30.Qual a diferena entre HTTP persistente com paralelismo e HTTP persistente sem paralelismo? Qual dos dois usado pelo HTTP/1.1?

31.Descreva como o cache WEB pode reduzir o atraso na recepo de um objeto desejado. O cache WEB reduzir o atraso para todos os objetos requisitados por um usurio ou somente para alguns objetos? Por qu?

32.Por que se diz que o FTP envia informaes de controle fora da banda?

33. possvel que o servidor WEB e o servidor de correio de uma organizao tenham exatamente o mesmo apelido para um nome de host (por exemplo, foo.com)? Qual seria o tipo de RR que contm o nome de host do servidor de correio?

Potrebbero piacerti anche