Sei sulla pagina 1di 6

Chave de fluxo ou fluxostato

Definio: A Chave de Controle de Fluxo serve para indicar a presena ou ausncia de fluxo dentro da tubulao, atuando como um dispositivo complementar de segurana e proteo para ligar e/ou desligar motores, compressores, mquinas, bombas dgua, enviar sinal para sinalizar, etc,

ajudando a detectar problemas como: quebra de correia, enripamento de bombas ou mancais. Este dispositivos atuam na deteco da vazo em determinados pontos do range de trabalho (medio) em uma escala de 0 a 100%. Esses pontos so valores de vazo / fluxo em processos industriais que, quando atingidos, devem acionar um outro dispositivo na mesma malha de controle. Como por exemplo: - ligar ou desligar uma bomba, - acionar uma segunda bomba para aumentar a vazo, - ligar ou desligar uma resistncia de aquecimento, uma caldeira, - prever a necessidade de desligar um reator, digestor ou trocador de calor devido falta de fluxo de alimentao, o que no pode acontecer em processos contnuos. - activao de dispositivos de sinalizao; - activao de dispositivos de alarme;

Funo: A funo desta chave, atuar como sensor, acionando alarmes, rels e chaves de partida, ou seja, envia um sinal on/off (continuidade ou descontinuidade) para o sistema de controle utilizado nos processos industriais. Alguns exemplos de aplicao: Instalao de climatizao O fluxostato encontra a utilizao ideal nas mquinas em que a circulao de gua seja fundamental ao seu prprio funcionamento. Um exemplo tpico representado pelo grupo frigorfico mostrado na figura.
Os dois fluxostatos intervm para interromper o funcionamento do compressor, caso se verifique uma das seguintes condies: - caudal insuficiente ou nulo de gua de arrefecimento no condensador (perigo de sobreaquecimento). - caudal insuficiente ou nulo de gua refrigerada (perigo de formao de gelo no evaporador e de retorno de lquido aspirao do compressor)

Instalao hidrosanitria Nas instalaes de produo instantnea de gua quente sanitria a partir de um permutador de calor, o fluxostato tem a tarefa de comandar a bomba e permitir a circulao da gua no circuito primrio do prprio permutador sempre que esta

solicitada pela utilizao. Tipos Chave de fluxo tipo palheta Chave de fluxo tipo disperso trmica Chave de fluxo tipo eletromagntica

CHAVE DE FLUXO TIPO PALHETA Esta chave possui uma palheta que movimentada proporcionalmente vazo em uma tubulao. encontrada nos modelos para vazo de gua e de ar. Na figura 1, temos o fluxostato pra gua e na figura 2, para ar.

Figura 1

Figura 2

Funcionamento: Conforme a vazo atinge o valor de ajuste para o chaveamento, a palheta se movimentar acionando assim um contato reed switch que se encontra na parte do circuito de sada que est hermeticamente separada da parte sensora e, por sua vez, da parte molhada do processo. Vantagem: Este tipo de chave de fluxo possui instalao mais simples e no depende da energia eltrica para operar. Desvantagem: possuem partes mveis e, portanto, necessitam de manuteno preventiva e corretiva. Muitas vezes necessrio substituir a palheta, dependendo da falha.

Fluxostato para gua Indicao: so empregadas para deteco e controle de fluxo em gua e lquidos no agressivos s ligas de cobre, so ideais para fluidos limpos com baixa viscosidade e com baixo ndice de slidos em suspenso.

Nota: Essas chaves no so indicadas para gases e lquidos com alta viscosidade, pastosos com tendncia em agregar-se na palheta sensora. Aplicao: para uso nas reas de ar condicionado, segurana de incndio, indstrias qumicas, mecnicas e plsticas, assim como no controle de tratamento de gua de piscina ou em qualquer situao em que se necessite ligar ou desligar um equipamento na presena ou no de fluxo. Vo desde a indstria qumica, petroqumica, farmacutica, fabricantes de mquinas e ferramentas e de eletroeletrnicos at plantas de gerao de energia.

Fluxostato para ar Indicao: Indicado para controle de fluxo de ar em dutos, constatando a presena ou ausncia deste (ar). Aplicao: Atua como sensor, acionando alarmes, rels e chaves de partida em sistemas de condicionamento e misturadores de ar, exausto e ventilao em geral. Detecta a quebra de correia, mancal, obstruo da passagem de ar, mau funcionamento do ventilador, protegendo, desta forma, o motor, o conjunto de aquecimento e o sistema de umidificao (FAN COIL, FAN COIL BABY, etc) Dados tcnicos de aplicao da chave de fluxo tipo palheta Disponibilizao: compacta; Montagem: topo da tubulao atravs de uma conexo, que pode ser fornecida junto com a chave para facilitar a montagem. Para o fluxostato de ar ele pode ser montado na parte inferior da tubulao Pontos de controle: um ponto por chave/instrumento; Tipos de palheta: redonda ou retangular; Sada : contato do tipo reed switch; Temperatura de operao: -20 a 120 C; Presso de operao: atmosfrica at 100 bar (250 bar em construes especiais).

CHAVE DE FLUXO TIPO DISPERSO TRMICA Esta chave possui dois sensores trmicos, um de leitura da temperatura do fludo e outro de disperso de temperatura.

Funcionamento: Seu princpio de funcionamento est baseado na disperso trmica, onde um sensor de temperatura aquecido internamente em alguns graus Celsius acima da temperatura do fluido controlado. Quando o fluido escoa pela tubulao onde a chave de fluxo est instalada, o calor gerado neste sensor disperso pela velocidade do fluido. Resumindo: quanto maior for a disperso trmica maior ser a vazo, visto que o sensor aquecido tende a reduzir sua temperatura conforme aumenta a vazo. Um segundo sensor de temperatura, no aquecido, colocado para medir a temperatura do fluido, possibilitando uma referncia de comparao. A temperatura do sensor aquecido medida e comparada com sua temperatura antes do aquecimento (que mede a temperatura do fluido de processo) para efeito de comparao e correo. Indicao: As chaves de fluxo tipo disperso trmica so indicadas para gases e lquidos limpos, sujos, com alta viscosidade, com slidos em suspenso, abrasivos, corrosivos ou mesmo lquidos pastosos com tendncia em agregar-se na haste sensora, desde que a viscosidade no ultrapasse determinado valor. Aplicaes: As aplicaes para a chave de fluxo tipo disperso trmica vo desde a indstria qumica, petroqumica, siderrgica, alimentos e bebidas, farmacutica, automobilstica, txtil, fertilizantes, metalrgica, gerao de energia, leo e gs, papel e celulose, fabricantes de mquinas e ferramentas, eletroeletrnicos at centros de pesquisa. Vantagem: Elas so altamente confiveis, robustas, no possuem partes mveis e sua instalao, montagem e configurao so bastante simples, alm de no gerarem perdas de carga na tubulao. Desvantagens: devido a sua eletrnica ser um tanto complexa se comparada com outros tipos de chave de fluxo, necessita de alimentao externa, que dependendo do fabricante do instrumento, pode possuir opes de alimentao de 110, 220 VAC ou 24 VDC. Dados tcnicos de aplicao da chave de fluxo tipo disperso trmica Disponibilizao: compacta Montagem: topo da tubulao; Pontos de controle: um ponto por chave/instrumento; Tipos de sensor: termo-resistncias encapsuladas pequena haste rgida;

Sada: contato do tipo rel ou transistor; Temperatura de operao: -20 a 135 C; Presso de operao: vcuo at 100 bar.

CHAVE DE FLUXO TIPO ELETROMAGNTICA Esta chave possui um par de bobinas pequenas e par de eletrodos, na sua parte sensora, onde ser induzida uma tenso eltrica. Funcionamento: Seu princpio a lei de Faraday, onde ocorre a gerao de uma tenso induzida em um condutor que se movimenta em direo de um campo magntico. Isso tambm acontece na medio e deteco do fluxo, visto que o fluido condutivo se movimenta em direo ao campo magntico, e este gerado por um par de bobinas. A tenso induzida proporcional a velocidade do fluido e ela captada por um par de eletrodos incorporados ao sensor. Os eletrodos captam a tenso induzida e a enviam a um amplificador de sinal. Depois, essa tenso vai para um circuito eletrnico microprocessado que avalia o sinal amplificado e o transforma em sinal de vazo atravs de clculos. O circuito eletrnico microprocessado faz parte da unidade sensora. Quando este circuito mede o valor de fluxo, ele envia suas coordenadas atravs de um sinal digital para a unidade de sada da chave de fluxo simultneamente, para que ela execute (ou no) sua sada conforme ajuste do valor de fluxo para chaveamento. Indicaes: Geralmente esto presentes na indstria qumica, gerao de energia, tratamento de gua, esgoto e efluentes, indstria de alimentos e bebidas, siderrgicas, laticnios, metalrgicas, farmacutica e papel e celulose.

Aplicaes: lquidos condutivos acima de 20 microSiemens/cm, so ideais para lquidos de alta viscosidade, sujos, com slidos em suspenso, pastosos com tendncia em agregar-se na haste ou limpos. Vantagem: so confiveis e sua preciso est em torno de 2%, o que para uma chave de fluxo muito bom. Alm disso so robustas, no possuem partes mveis, sua instalao, montagem e configurao so muito simples e ainda no geram perda de carga significante na tubulao, mesmo em dimetros menores. Desvantagem: Elas possem uma unidade eletrnica, mas devido ao campo magntico necessrio na gerao da tenso induzida, tm um consumo de energia eltrica em torno de 2,5 W. Normalmente, os fabricantes desse tipo de chave de fluxo a fornecem com possibilidade de alimentao de at 24 VDC. Dados tcnicos de aplicao da chave de fluxo tipo eletromagntica Disponibilizao: compacta; Montagem: topo da tubulao; Pontos de controle: um ponto por chave/instrumento; Tipos de sensor: bobina excitadora e eletrodos encapsulados haste; Sada: contato do tipo rel; Temperatura de operao: -20 a 120 C; Presso de operao: mximo 16 bar para temperatura de 25 C e 10 bar para temperatura de 120 C

Potrebbero piacerti anche