Sei sulla pagina 1di 67

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 05 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA / CRIMES CONTRA AS FINANAS / CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO E LEI DE LAVAGEM DE DINHEIRO
Caros alunos, sejam bem vindos nossa quinta aula!!!

Hoje trataremos de temas interessantes e importantes para a sua PROVA. Comearemos a aula tratando dos delitos contra a administrao da justia e, assim, finalizaremos o tema crimes contra a Administrao Pblica (questo quase certa em sua PROVA). Posteriormente, analisaremos os crimes contra as Finanas Pblicas os quais tambm esto definidos no Cdigo Penal. Posteriormente, iremos fechar o Cdigo e iniciar a anlise dos crimes relativos ao sistema financeiro e, por fim, trataremos da lei de lavagem de dinheiro, abordando aquilo que relevante para a sua PROVA.

Vamos comear!

Bons estudos!!! ************************************************************************** 5.1 DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA

Futuro (a) Aprovado (a), a partir de agora passaremos a analisar os crimes contra a Administrao da Justia e, como voc perceber, um tema bem amplo. Desta forma, abordarei aquilo que voc precisa saber para sua PROVA sob a tica do CESPE. Assim, concentre seus estudos ao que est sendo apresentado. Nesta reta final, como conversamos na aula demonstrativa, a objetividade ser fundamental e, portanto, evite aprofundamentos desnecessrios e divergncias doutrinrias que em nada acrescentaro para sua PROVA. Vamos comear a adquirir conhecimento!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

CRIME
REINGRESSO DE ESTRANGEIRO EXPULSO

CONDUTA
Reingressar no territrio nacional o estrangeiro que dele foi expulso.

OBSERVAES

Trata-se de crime prprio, pois o tipo exige qualificao especial do sujeito ativo, qual seja, a de estrangeiro. O delito consuma-se no momento em que o estrangeiro expulso de nosso territrio, nele penetra. admissvel a tentativa.

DENUNCIAO CALUNIOSA

Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de invstigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente.

Este delito no se confunde com a calnia. Na calnia o sujeito somente atribui falsamente ao sujeito passivo a prtica de um fato descrito como delito. Na denunciao caluniosa ele, alm de atribuir vtima, falsamente, a prtica de um delito, leva tal fato ao conhecimento da autoridade e, com isso d causa a instaurao de inqurito policial ou de ao penal. O delito se consuma com a instaurao da investigao policial, o processo penal etc. A tentativa admissvel como, por exemplo, no caso em que a autoridade policial no leva a srio a falsa comunicao. TIPOS QUALIFICADO E PRIVILEGIADO: A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno.

COMUNICAO FALSA DE CRIME OU DE CONTRAVENO

Provocar a ao de autoridade, comunicando-lhe a ocorrncia de crime ou de contraveno que sabe no se ter verificado.

Este delito no pode ser confundido com a denunciao caluniosa. Nesta, como vimos, o sujeito indica uma determinada pessoa como suposta autora. Diferentemente, na comunicao falsa, o indivduo apenas noticia autoridade um fato que no ocorreu, deixando de lhe apontar a autoria.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

Assim, para sua PROVA, pense:


1 - APONTOU CALUNIOSA. AUTORIA DENUNCIAO

2 - S COMUNICOU UM FATO COMUNICAO FALSA.

Consuma-se o delito com a ao da autoridade e a tentativa possvel.


AUTO-ACUSAO FALSA

Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem.

O objeto da auto-acusao deve ser crime. Se for contraveno, o fato ser atpico. A conduta deve ocorrer perante autoridade (policial, judicial ou administrativa). Se ocorrer perante funcionrio pblico, no h caracterizao do delito A consumao ocorre quando a autoridade toma conhecimento da auto-acusao. A tentativa possvel na auto-acusao realizada por escrito.

FALSO TESTEMUNHO OU FALSA PERCIA

Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral.

Trata-se de crime prprio, pois s pode ser cometido por testemunha, perito, contador, tradutor e intrprete. H uma grande divergncia doutrinria quanto possibilidade da existncia de concurso de pessoas nesta espcie de delito. A maioria da doutrina inclina-se pela impossibilidade de coautoria e participao. Mas qual o entendimento do CESPE? Vamos conhecer: (CESPE / Analista - TRE-BA / 2010) Francisco, renomado advogado eleitoral, em audincia, induziu a testemunha Jos a fazer afirmao falsa em processo judicial, instruindo-o a prestar depoimento inverdico, com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em ao penal em curso. Com base nessa situao hipottica, julgue o

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
item que se segue: Segundo os tribunais superiores, no se admite a participao de Francisco no crime de falso testemunho, por se tratar de crime de mo prpria, isto , somente Jos pode ser seu sujeito ativo. GABARITO: ERRADA Assim, conclumos que, para o CESPE, admitese a participao no crime de falso testemunho. O falso testemunho se consuma com o encerramento do depoimento e a tentativa admissvel (Ex: O depoimento, por qualquer circunstncia, no se encerra). A falsa percia se consuma com a entrega do laudo autoridade. admissvel a tentativa. FIGURAS TPICAS AGRAVADAS: As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se: 1. O crime praticado mediante suborno; 2. O crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal; 3. O crime ocorre em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. RETRATAO: O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
CORRUPO ATIVA DE TESTEMUNHA, PERITO, CONTADOR, TRADUTOR OU INTRPRETE.

Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete, para fazer afirmao falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, percia, clculos, traduo ou interpretao.

Consuma-se no momento em que o sujeito d, oferece ou promete o objeto material, independentemente de qualquer resultado. A forma tentada s admitida nos casos em que o sujeito emprega a forma escrita para dar, oferecer ou prometer a vantagem. Exemplo: Carta com a promessa interceptada pela autoridade policial. FIGURA TPICA AGRAVADA: As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta

COAO NO CURSO DO PROCESSO

Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral. Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite.

Trata-se de crime de forma vinculada, ou seja, que s pode ser praticado mediante violncia ou grave ameaa. O processo pode ser judicial, administrativo ou em curso em juzo arbitral. Tambm se inclui o inqurito policial. A consumao ocorre com o emprego da violncia ou grave ameaa, no importando que o sujeito consiga o fim que objetiva. Admite-se a tentativa. Exige-se, para a caracterizao do delito, a legitimidade da pretenso ou, ao menos, que o sujeito suponha legtima a sua pretenso com base em razes convincentes. Assim, se o dono de imvel alugado invade a casa, a fim de obter, atravs de objetos do inquilino, o aluguel devido, teremos o exerccio arbitrrio das prprias razes e no o furto. O delito consuma-se com o emprego dos meios executrios para a satisfao da pretenso. admissvel a tentativa.

EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
AO PENAL: Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa, ou seja, a ao ser privada.
SUBTRAO OU DANO DE COISA PRPRIA EM PODER DE TERCEIRO

Tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa prpria, que se acha em poder de terceiro por determinao judicial ou conveno.

Trata-se de crime prprio que s pode ser cometido pelo proprietrio do objeto material. Tem sua consumao no momento em que o sujeito subtrai, destri, suprime, ou danifica o objeto material. Admite-se a tentativa.

FRAUDE PROCESSUAL

Inovar artificiosamente, na pendncia de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito.

Este delito tambm denominado de estelionato processual. A diferena entre a fraude processual e o estelionato reside no fato de que neste (estelionato) a fraude objetiva permitir que o sujeito venha a obter vantagem ilcita em prejuzo alheio. Na fraude processual a inteno enganar o Juiz ou Perito. No havendo modificao no mundo externo, ou seja, no se inovando (alterando) um local (lugar), uma coisa (mvel ou imvel) ou pessoa (fisicamente), sem transformar seu o estado original, real, no haver crime. Neste sentido, vale transcrever o seguinte entendimento que versa sobre a inovao: (...) inovar artificiosamente o estado de lugar, coisa ou pessoa, escreve Heleno Cludio Fragoso, citando Manzini, significa provocar em lugar, coisa ou pessoa modificaes materiais, extrnsecas ou intrnsecas, de forma a alterar o aspecto ou outra propriedade probatria que o lugar, coisa ou pessoa tinha precedentemente, e idneas para induzir o juiz ou perito. No mesmo sentido, importante se faz constar o entendimento abaixo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
Inova-se artificiosamente: o estado de lugar, quando, por exemplo, se abre um caminho, para inculcar uma servido itineris; o estado de coisa, quando, verbi gratia, se eliminam os vestgios de sangue numa pea indiciria da autoria de um homicdio, ou se coloca um revlver junto a uma vtima de homicdio, para fazer crer em suicdio; o estado (fsico) de pessoa, quando, in exemplis, se suprimem, mediante operao plstica, certos sinais caractersticos de um individuo procurado pela justia. Cabe ressaltar que, se for a fraude tida como grosseira, constatvel primeira vista, no se configurar o crime, pois o artigo 347 do CP trs em sua redao a palavra artificiosamente o que integra seu tipo. Por iguais razes, no incorrer no crime aqui tratado o agente que, mesmo intencionalmente, corta ou deixa crescer seus cabelos, extrai seu bigode, passa a usar culos ou pratica qualquer ato similar com o intuito de no ser reconhecido onde, portanto, tais condutas no configuram o tipo penal, ou seja, a inovao artificiosa. Quanto consumao, apesar de haver divergncias, para a sua PROVA entenda que ocorre com a inovao, no sendo necessrio que o sujeito engane o Juiz ou Perito. A tentativa admissvel.
FAVORECIMENTO PESSOAL

Auxiliar a subtrair-se ao de autoridade pblica autor de crime a que cominada pena de recluso.

Distingue-se a conduta do agente que presta auxlio ao criminoso daquele que exerce a coautoria ou participao no crime. No crime aqui tratado o agente presta auxlio desempenhando qualquer ao que vise a subtrao do criminoso ao da autoridade. indispensvel, para a existncia do crime, que o auxlio no tenha sido prestado ou prometido antes ou durante o crime precedente, pois, de outro modo, o que haveria a reconhecer, como claro, seria a co-participao. As aes mais comuns que levam o agente a incorrer no crime de favorecimento pessoal so, entre outras, ocultar o criminoso dando-lhe abrigo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
(esconderijo); auxili-lo a disfarar-se, fornecerlhe transporte para evaso. Em relao s condutas que levam o agente a incorrer no crime, cabe transcrever o seguinte entendimento jurisprudencial: O favorecimento pessoal pode ser praticado por qualquer meio, desde que traduza uma ao positiva e direta, com referncia ao escopo pretendido, podendo ser considerado como modalidade de auxilio o fato de subtrair o criminoso s diligncias realizadas pela autoridade para encontr-lo. O sujeito ativo do crime poder ser qualquer pessoa, excetuado o co-autor do delito precedente, ainda que sua participao no crime se tenha limitado promessa de auxiliar, aps a prtica criminosa. A consumao opera-se no momento da prestao do auxlio que subtraiu o criminoso autoridade. admissvel a tentativa. FIGURA TPICA PRIVILEGIADA: Quando imposta abstratamente antecedente pena de deteno. ESCUSA ABSOLUTRIA: Se quem presta o auxlio ascendente, descendente, cnjuge ou irmo do criminoso, fica isento de pena.
FAVORECIMENTO REAL

ao

crime

Prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptao, auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime.

FAVORECIMENTO REAL X PESSOAL: No real o agente objetiva tornar seguro o proveito do delito. Diferentemente, no pessoal, visa tornar seguro o autor do crime antecedente. Por proveito do crime devemos entender qualquer vantagem, material ou imaterial. A ttulo de exemplo podemos citar como vantagem material a posse do objeto furtado anteriormente, e imaterial o valor pago pela

Ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
aparelho telefnico de comunicao mvel, de rdio ou similar, sem autorizao legal, em estabelecimento prisional.

pratica, ou seja, a coisa (dinheiro) que veio a substituir o objeto do material do crime. FAVORECIMENTO REAL X RECEPTAO: Na receptao o proveito deve ser econmico enquanto no favorecimento real pode ser econmico ou moral. Na receptao o agente age em proveito prprio ou de terceiro, que no o autor da conduta anterior. No favorecimento real age, exclusivamente, em favor do autor do crime antecedente. No favorecimento real a ao do sujeito visa ao autor do crime antecedente enquanto na receptao a conduta recai no objeto material do delito anterior. O crime de favorecimento real no comporta a modalidade culposa, pois o agente uma vez exprimindo sua vontade em auxiliar o autor de crime, sabedor se tratar da ilicitude do objeto, exerce vontade consciente, dolosa. Consuma-se com a prestao do auxlio e a tentativa admissvel.

EXERCCIO ARBITRRIO OU ABUSO DE PODER

Art. 350 - Ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre o funcionrio que: I - ilegalmente recebe e recolhe algum a priso, ou a estabelecimento destinado a execuo de pena privativa de liberdade ou de medida de segurana; II - prolonga a execuo de pena ou de medida de

H divergncias quanto revogao do art. 350 do CP pela lei de abuso de autoridade. O entendimento majoritrio o de que no houve revogao total, mas apenas do inciso III do citado dispositivo. De qualquer forma, devido a estas divergncias, dificilmente este delito aparece em PROVAS do CESPE e, para voc, basta uma noo geral das condutas descritas nos incisos I, II e IV.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de executar imediatamente a ordem de liberdade; III - submete pessoa que est sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei; IV - efetua, com abuso de poder, qualquer diligncia.

FUGA DE PESSOA PRESA OU SUBMETIDA MEDIDA DE SEGURANA

Promover ou facilitar a fuga de pessoa legalmente presa ou submetida a medida de segurana detentiva.

Para a caracterizao do delito necessrio que a pessoa esteja legalmente presa ou submetida a medida de segurana. Caso a priso ou medida de segurana seja ilegal, no haver o delito por atipicidade do fato. TIPOS QUALIFICADOS: Se o crime praticado a mo armada, ou por mais de uma pessoa, ou mediante arrombamento, a pena de recluso, de dois a seis anos. A pena de recluso, de um a quatro anos, se o crime praticado por pessoa sob cuja custdia ou guarda est o preso ou o internado. FORMA CULPOSA No caso de culpa do funcionrio incumbido da custdia ou guarda, aplica-se a pena de deteno, de trs meses a um ano, ou multa. A consumao ocorre no momento da fuga e a tentativa, salvo na modalidade culposa, admissvel.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
EVASO MEDIANTE VIOLNCIA CONTRA A PESSOA

Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivduo submetido a medida de segurana detentiva, usando de violncia contra a pessoa.

Trata-se de crime prprio, pois s pode ser cometido por preso ou indivduo submetido medida de segurana. A consumao ocorre com o emprego da violncia fsica contra a pessoa. Observe que a tentativa admissvel, mas, como tratada no prprio tipo penal (tentar evadir-se), tem a mesma pena da forma consumada.

ARREBATAMENTO DE PRESO

Arrebatar preso, a fim de maltrat-lo, do poder de quem o tenha sob custdia ou guarda.

Este crime praticamente no aparece nas provas do CESPE. Consuma-se com o arrebatamento do preso e a tentativa admissvel. Obs.: Arrebatar significa tirar, arrancar, tomar.

MOTIM DE PRESOS

Amotinarem-se presos, perturbando a ordem ou disciplina da priso.

Este crime, assim como o anterior, tambm no vem sendo muito exigido em provas do CESPE. Trata-se de crime prprio que s pode ser cometido por presos. Atinge sua consumao com a efetiva perturbao da ordem ou disciplina e admite-se a forma tentada.

PATROCNIO INFIEL

Trair, na qualidade de advogado ou procurador, o dever profissional, prejudicando interesse, cujo patrocnio, em juzo, lhe confiado.

Trata-se de crime prprio que s pode ser praticado por advogado regularmente inscrito na OAB ou por estagirio de advocacia nos termos do art. 3 do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. Consuma-se com a produo do prejuzo e admissvel a tentativa na forma comissiva.

PATROCNIO SIMULTNEO OU TERGIVERSAO

Incorre na pena deste artigo o advogado ou procurador judicial que defende na mesma causa, simultnea ou sucessivamente, partes contrrias.

Trata-se de crime praticado por advogado ou procurador judicial que defende na mesma causa, simultnea ou sucessivamente, partes contrrias. O sujeito ativo s pode ser o advogado, regularmente inscrito na OAB ou procurador

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
judicial (estagirio ou provisionado inscrito na Ordem). A disposio no inclui os membros do Ministrio Pblico e os Procuradores do Estado. O tipo penal prev duas condutas: 1. Patrocnio simultneo; e 2. Patrocnio sucessivo das contrrias (tergiversao). partes

No primeiro caso, o advogado, ao mesmo tempo, defende interesses, na mesma causa, de partes contrrias. No necessrio que seja no mesmo processo, uma vez que a figura penal fala na mesma causa, pois uma causa pode ter mais de um processo. Na segunda hiptese, o advogado, aps defender um litigante, passa a defender o outro. As parte contrrias so as pessoas com interesses diversos na mesma causa (pessoas fsicas ou jurdicas, autor, ru, ofendido etc.), no sendo suficiente que haja coliso de interesses, pois necessrio que as partes sejam contrrias. Como mesma causa deve-se entender a mesma pretenso jurdica, ainda que ela se estenda em processos diversos, como, por exemplo, a cobrana de alimentos por perodos sucessivos. A consumao ocorre com a efetiva prtica de ato processual no interesse simultneo de partes contrrias. O consentimento exclui a ilicitude da conduta. admissvel a tentativa na modalidade de defesa simultnea, mas no na de patrocnio sucessivo. Exemplo: Em uma separao consensual, no qual o advogado defende interesses de ambos os

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
cnjuges h inexistncia de crime, podendo os cnjuges contratar o mesmo advogado, pois inexistem partes contrrias. Em uma separao litigiosa, o advogado que defende ambos os cnjuges pratica o crime de patrocnio simultneo.
SONEGAO DE PAPEL OU OBJETO DE VALOR PROBATRIO

Inutilizar, total ou parcialmente, ou deixar de restituir autos, documento ou objeto de valor probatrio, que recebeu na qualidade de advogado ou procurador Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha.

Este crime quase no encontrado em provas do CESPE e, para sua PROVA, basta o conhecimento da conduta tpica.

EXPLORAO DE PRESTGIO

Trata-se de delito bem parecido com o trfico de influncia que analisamos na aula passada. A diferena reside no fato de que aqui a lei expressamente cita as pessoas que servem justia (em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha). O rol taxativo. A consumao ocorre com a solicitao ou recebimento e a tentativa admissvel no caso de solicitao por escrito e no recebimento. TIPO QUALIFICADO: As penas aumentam-se de um tero, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade tambm se destina a qualquer das pessoas referidas no dispositivo legal.

VIOLNCIA OU FRAUDE EM ARREMATAO JUDICIAL

Impedir, perturbar ou fraudar arrematao Judicial; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem.

Este crime quase no encontrado em provas do CESPE e, para sua PROVA, basta o conhecimento da conduta tpica.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
DESOBEDINCIA A DECISO JUDICIAL SOBRE PERDA OU SUSPENSO DE DIREITO

Exercer funo, atividade, direito, autoridade ou mnus, de que foi suspenso ou privado por deciso judicial

Trata-se de crime prprio, pois s pode ser cometido por quem foi suspenso ou privado por deciso judicial, de exercer funo, atividade, direito, autoridade ou mnus. Consuma-se o delito no momento em que o sujeito desobedece a deciso judicial e passa a exercer atividade, direito, funo etc. Admite-se a tentativa.

5.2 DOS CRIMES CONTRA AS FINANAS

Os crimes contra as Finanas Pblicas foram introduzidos no Ordenamento Jurdico Penal brasileiro atravs da Lei n 10.028, de 19 de outubro de 2000, ao acrescentar os art. 359-A a 359-H (Ttulo XI, Captulo IV) no Cdigo Penal. As condutas tpicas definidas no CP so:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Aumento de despesa total com pessoal no ltimo ano do mandato ou legislatura; e Oferta pblica ou colocao de ttulos no mercado. Prestao de garantia graciosa; Assuno de obrigao no ltimo ano de mandato ou legislatura No cancelamento de restos a pagar; Inscrio de despesas no empenhadas em restos a pagar; Contratao de operao de crdito Ordenao de despesa no autorizada;

Para efeito de PROVA necessrio ao menos um conhecimento bsico da nomenclatura das tipificaes que compe os crimes contra as finanas e muitas vezes a tentativa de decorar um incentivo AO PNICO dos concurseiros. Exatamente por isso, a fim de facilitar o aprendizado, basta que voc tenha conhecimento desta expresso: AO PANICO, www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO pois, conforme voc pode observar acima ela contm a primeira letra dos delitos que voc precisa saber que compe o grupo dos crime contra as finanas. So crimes de ao penal incondicionada e tambm crimes prprios por exigir qualidade especial do sujeito ativo (agente pblico). A descrio desses crimes no Cdigo Penal representa uma forma de dar efetividade Lei Complementar nmero 101/00, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal. Vamos, agora, comear a analisar os tipos penais:

5.2.1 CONTRATAO DE OPERAO DE CRDITO


O delito encontra previso no Cdigo Penal nos seguintes termos:

Art. 359-A. Ordenar, autorizar ou realizar operao de crdito, interno ou externo, sem prvia autorizao legislativa: Pena recluso, de 1 (um) a 2 (dois) anos. A ttulo de conhecimento, operao de crdito, nos termos do art. 29, III da LC 101/00 : compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. A operao de crdito ser interna quando tiver como contraparte instituio financeira, rgo ou entidade nacional e externa se for contratada com organismo internacional. A autorizao legislativa mencionada no dispositivo consiste em autorizao especfica do Poder Legislativo para a realizao da operao. Portanto, visa o dispositivo punir o desrespeito exigncia legal de autorizao legislativa por parte dos agentes responsveis pelos atos de gesto financeira.

5.2.1.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO:

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio, s podendo cometer o delito aquele que possui competncia par autorizar/ordenar a contratao de operao de crdito. 2. SUJEITO PASSIVO: Unio / Estados / Municpios / Distrito Federal. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Ordenar Ex: Tcio manda Mvio realizar determinada operao de crdito. Autorizar Ex: Tcio permite que Mvio realiza operao de crdito. Perceba que aqui o agente no tem a iniciativa da contratao do crdito, mas lhe concede validade. Realizar Ex: Tcio resolve esquecer o Mvio e colocar a mo na massa, ou seja, ele prprio realiza a operao. Dolo;

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Trata-se de crime de MERA CONDUTA, consumando-se com a ordem, autorizao ou realizao da operao de crdito 2. admissvel a tentativa somente na modalidade realizar. Quanto aos verbos ordenar e autorizar, como impossvel fracionar a conduta, impossvel a tentativa.

FORMAS SECUNDRIAS Nos termos do pargrafo nico do art. 359-A, incorre na mesma pena quem ordena, autoriza ou realiza operao de crdito, interno ou externo: 1. Com inobservncia de limite, condio ou montante estabelecido em lei ou em resoluo do Senado Federal; e

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
O AGENTE, EMBORA TENHA AUTORIZAO LEGISLATIVA PARA CONTRATAO DE CRDITO, VAI ALM DOS LIMITES PERMITIDOS. A

2. Quando o montante da dvida consolidada ultrapassa o limite mximo autorizado por lei.
O AGENTE, ATRAVS DA CONTRATAO DA OPERAO DE CRDITO, DESRESPEITA O LIMITE MXIMO DO MONTANTE AUTORIZADO.

5.2.2 INSCRIO DE DESPESAS NO EMPENHADAS EM RESTOS A PAGAR


A descrio tpica encontra-se no art. 359-B que define: Art. 359-B. Ordenar ou autorizar a inscrio em restos a pagar, de despesa que no tenha sido previamente empenhada ou que exceda limite estabelecido em lei: Pena deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.

CONHECER PARA ENTENDER!!! O conceito de Restos a Pagar esta ligado aos Estgios da Despesa Pblica, representados pelo Empenho, Liquidao e Pagamento. O Empenho o primeiro estgio da despesa pblica e de onde se origina o processo de Restos a Pagar. Portanto, sendo emitido o empenho, fica o Estado obrigado ao desembolso financeiro, desde que o fornecedor do material ou prestador dos servios atenda a todos os requisitos legais de autorizao ou habilitao de pagamento. A Liquidao o segundo estgio da despesa pblica e consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. O Pagamento o terceiro estgio da despesa e resulta na extino da obrigao. Quando o pagamento deixa de ser efetuado no prprio exerccio, procede-se, ento, a inscrio em Restos a Pagar.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO O que visa garantir o Cdigo Penal que a inscrio em restos a pagar respeite os limites estabelecidos em lei e que sempre haja prvio empenho. 5.2.2.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio s podendo ser cometido por quem competente para assumir obrigao de despesa, incluindo-a em restos a pagar 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Ordenar; e Autorizar.
Inscrio em restos a pagar de despesa no empenhada. Inscrio de despesa acima do limite legal.

2. SUBJETIVO: Dolo;

3. NORMATIVO: Est na expresso que exceda o limite legal estabelecido em lei.

CONSUMAO E TENTATIVA

1. delito de mera conduta, consumando-se com a vigncia da ordem ou autorizao para inscrio de despesa em restos a pagar. 2. No admissvel a figura tentada.

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

5.2.3 ASSUNO DE OBRIGAO NO LTIMO ANO DO MANDATO OU LEGISLATURA


Caro(a) aluno(a), imagine que voc recebeu um carto de crdito com limite de R$100,000,00. Todo ms voc realiza compras e paga a sua fatura. Ocorre que em determinado dia voc fica sabendo que a partir do ms que vem um outro indivduo vai ser responsvel pelo pagamento de tudo que voc gastar... Agora, me responda, sinceramente, voc vai economizar ao mximo ou vai fazer a festa (dos lojistas do shopping)? Caso voc tenha respondido a segunda opo, fazendo uma analogia, exatamente para evitar esse tipo de situao, que ocorria constantemente na sucesso de cargos polticos, que o legislador penal achou por bem tipificar a seguinte conduta: Art. 359-C. Ordenar ou autorizar a assuno de obrigao, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano do mandato ou legislatura, cuja despesa no possa ser paga no mesmo exerccio financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exerccio seguinte, que no tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Esse dispositivo visa impedir atos de gestores do dinheiro pblico que resultem em prejuzo para seus sucessores e para a regularidade da gesto fiscal do Estado. 5.2.3.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio s podendo ser cometido pelo titular do mandato. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo:

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
A assuno de obrigao, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano do mandato ou legislatura, cuja despesa no possa ser paga no mesmo exerccio financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exerccio seguinte, que no tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa.

Ordenar; e Autorizar.

DOIS LTIMOS QUADRIMESTRES

JAN FEV MAR ABR

MAI

JUN JUL AGO

SET OUT NOV

DEZ

2. SUBJETIVO: Dolo;

CONSUMAO E TENTATIVA 1. delito de mera conduta, consumando-se com a ordem ou autorizao de indevida assuno de obrigao. 2. No admissvel a figura tentada.

IMPORTANTE PERCEBER QUE PARA A CARACTERIZAO DO CRIME DEVE SER VERIFICADA A DATA DA ASSUNO DA OBRIGAO E NO A DO ATO ADMINISTRATIVO DE ORDEM OU AUTORIZAO. ASSIM, SE TCIO, PRESIDENTE, EMITE UM ATO ADMINISTRATIVO DOIS ANOS ANTES DO TRMINO DO MANDATO, ASSUMINDO UMA OBRIGAO PARA O LTIMO QUADRIMESTRE DE SUA PERMANNCIA, O DELITO ESTAR CARACTERIZADO.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

5.2.4 ORDENAO DE DESPESA NO AUTORIZADA


Para disciplinar a gesto financeira no tocante criao de despesas, necessrio a existncia de lei oramentria. Caso o gestor ordene despesa sem previso legal estar cometendo o crime de ordenao de despesa no autorizada.

O delito encontra-se tipificado no art. 359-D do Cdigo Penal nos seguintes termos:
Art. 359-D. Ordenar despesa no autorizada por lei: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

5.2.4.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio s podendo ser cometido por quem possui competncia para ordenar despesas. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Ordenar (despesa no autorizada por lei) Dolo; 2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. delito de mera conduta, consumando-se a emisso do ato administrativo de ordem. 2. No admissvel a figura tentada.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

5.2.5 PRESTAO DE GARANTIA GRACIOSA


O delito encontra-se tipificado no art. 359-E do Cdigo Penal nos seguintes termos:

Art. 359-E. Prestar garantia em operao de crdito sem que tenha sido constituda contragarantia em valor igual ou superior ao valor da garantia prestada, na forma da lei Segundo a lei de responsabilidade fiscal a garantia estar condicionada ao oferecimento de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida, e adimplncia da entidade que a pleitear relativamente a suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por este controladas. Traduzindo isto tudo que foi dito, ou seja, deixando claro para sua PROVA, o que voc precisa saber que a lei veda as aes gentis (graciosas) dos gestores na hora de prestar garantia em operao de crdito. O administrador pblico no pode confiar em uma suposta adimplncia daqueles que contratam com o poder pblico devendo constituir contragarantia em valor igual ou superior ao da garanta prestada.

5.2.5.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio s podendo ser cometido por quem possui competncia para prestar garantia em operao de crdito. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Prestar (garantia em operao de crdito, sem contragarantia em valor igual ou superior.) Dolo;

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 1. delito de mera conduta, consumando-se quando o agente concede a garantia sem constituir a contragarantia exigida por lei. 2. No admissvel a figura tentada.

5.2.6 NO CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR


Como j vimos, os Restos a Pagar so as despesas que foram empenhadas e no foram pagas at o fim do exerccio financeiro, ou seja, 31 de dezembro do ano em curso. Dentre estes empenhos distinguem-se os empenhos de despesa j liquidada e despesa no liquidada. As despesas liquidadas so aquelas onde o implemento de condio da constituio de obrigao de pagamento j se cumpriu, enquanto que as no liquidas, ainda pedem deste mesmo implemento de condio. Todos aqueles restos a pagar que tiverem origem em despesas assumidas pelo gestor do mandato anterior, nos ltimos dois quadrimestres e que no tinham provisionamento de caixa em 01 de janeiro do exerccio subseqente, devem ser cancelados pelo atual gestor, sob pena de incorrer no crime tipificado no art. 359F: Art. 359-F. Deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei: Pena deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos

5.2.6.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio s podendo ser cometido por quem possui competncia para corrigir o desvio do montante de restos a pagar. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Deixar de ordenar; Deixar de autorizar;
O cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Deixar de promover

2. SUBJETIVO: Dolo;

CONSUMAO E TENTATIVA 1. delito omissivo prprio e, portanto, atinge a consumao com a conduta negativa (omissiva) do agente. 2. No admissvel a figura tentada.

5.2.7 AUMENTO DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL NO LTIMO ANO DO MANDATO OU LEGISLATURA
Situao muito comum antigamente era a ocorrncia de aumentos salariais ao trmino do mandato. O governante que estava deixando o cargo deixava todos felizes com o aumento, menos um...O novo governante que teria que suportar o encargo financeiro. Exatamente para evitar este tipo de situao, hoje, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, prev o Cdigo Penal:

Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

Conforme leciona Damsio: Tutela-se, pois, a regularidade das contas pblicas, no tocante rotatividade dos gestores das finanas pblicas, titulares de mandato. 5.2.7.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio s podendo ser cometido por titulares de mandato com competncia para ampliar a despesa com pessoal. 24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Ordenar; Autorizar; Executar.
Ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura.

2. SUBJETIVO: Dolo;

CONSUMAO E TENTATIVA 1. delito de mera conduta e consuma-se com o ato que ocasiona o aumento de despesa total com pessoal 2. No admissvel a figura tentada nas modalidade ordenar e autorizar. Diferentemente, com relao ao verbo executar, admitida a tentativa.

5.2.8 OFERTA PBLICA OU COLOCAO DE TTULOS NO MERCADO


O delito encontra previso no art. 359-H do Cdigo Penal nos seguintes termos:

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Art. 359-H. Ordenar, autorizar ou promover a oferta pblica ou a colocao no mercado financeiro de ttulos da dvida pblica sem que tenham sido criados por lei ou sem que estejam registrados em sistema centralizado de liquidao e de custdia: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Torna-se crime, portanto, a ao irregular de administradores na movimentao do mercado financeiro, por intermdio da emisso de ttulos da dvida pblica.

5.2.8.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime prprio s podendo ser cometido por agentes pblicos responsveis pela ordenao, autorizao ou promoo das condutas descritas no tipo penal. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Ordenar; Autorizar; Promover.
A oferta pblica ou a colocao no mercado financeiro de ttulos da dvida pblica sem que tenham sido criados por lei ou sem que estejam registrados em sistema centralizado de liquidao e de custdia.

2. SUBJETIVO: Dolo;

CONSUMAO E TENTATIVA 1. No que diz respeito ao ato de ordenar e autorizar, trata-se de delito de mera conduta, consumando-se com o aperfeioamento do ato administrativo.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Com relao modalidade Promover, consuma-se o crime quando o agente promove a oferta pblica ou a colocao de ttulos da dvida pblica no mercado financeiro. delito de mera conduta. 2. No admissvel a figura tentada nas modalidade ordenar e autorizar. Diferentemente, com relao ao verbo promover, admitida a tentativa. Para finalizar, esquematizando os delitos:

CRIMES CONTRA AS FINANAS PBLICAS CRIME CONDUTA OBSERVAES

CONTRATAO DE OPERAO DE CRDITO

Ordenar, autorizar ou realizar operao de crdito, interno ou externo, sem prvia autorizao legislativa.

Incide na mesma pena quem ordena, autoriza ou realiza operao de crdito, interno ou externo: I com inobservncia de limite, condio ou montante estabelecido em lei ou em resoluo do Senado Federal; II quando o montante da dvida consolidada ultrapassa o limite mximo autorizado por lei.

Ordenar ou autorizar a inscrio em restos a pagar, de despesa que no tenha sido previamente empenhada ou que exceda limite estabelecido em lei. INSCRIO DE DESPESAS NO EMPENHADAS EM RESTOS A PAGAR

RESTOS A PAGAR Dentre as vrias limitaes atividade administrativa impostas pela LRF, encontra-se a que veda o gestor pblico contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro de seu mandato "ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Estas obrigaes, denominadas "restos a pagar", tm como raiz a organizao da atividade financeira.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
Ordenar ou autorizar a assuno de obrigao, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano do mandato ou legislatura, cuja despesa no possa ser paga no mesmo exerccio financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exerccio seguinte, que no tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa.

ASSUNO DE OBRIGAO NO LTIMO ANO DO MANDATO OU LEGISLATURA

ORDENAO DE DESPESA NO AUTORIZADA

Ordenar despesa autorizada por lei.

no

PRESTAO DE GARANTIA GRACIOSA

Prestar garantia em operao de crdito sem que tenha sido constituda contragarantia em valor igual ou superior ao valor da garantia prestada, na forma da lei. Deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura.

NO CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR AUMENTO DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL NO LTIMO ANO DO MANDATO OU LEGISLATURA

OFERTA PBLICA OU COLOCAO DE TTULOS NO MERCADO

Ordenar, autorizar ou promover a oferta pblica ou a colocao no mercado financeiro de ttulos da dvida pblica sem que tenham sido criados por lei ou sem que estejam registrados em sistema centralizado de liquidao e de custdia.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 5.3 CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO

Os crimes contra o sistema financeiro nacional esto previstos na Lei n 7.492/86. Mas o que quer dizer a expresso sistema financeiro nacional? O sistema financeiro compreende o conjunto de instituies, sejam monetrias, bancrias e sociedades por aes, e o mercado financeiro de capitais e valores mobilirios. Em seu artigo 1 a Lei 7.492/86 define o que se compreende como instituio financeira. Observe: Artigo 1 Considera-se como instituio financeira, para efeito desta lei, a pessoa jurdica de direito pblico ou privado, que tenha como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no, a captao, intermediao ou aplicao de recursos financeiros (vetado) de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custdia, emisso, distribuio, negociao, intermediao ou administrao de valores mobilirios. Pargrafo nico. Equipara-se instituio financeira: I- a pessoa jurdica que capte ou administre seguros, cmbio, consrcio, capitalizao ou qualquer tipo de poupana, ou recursos de terceiros; II- a pessoa natural que exera quaisquer das atividades referidas neste artigo, ainda que de forma eventual. Antes de prosseguirmos tratando das particularidades da norma que define os crimes contra o sistema financeiro nacional, vamos traar um panorama geral da Lei n 7.492/86 a fim de que voc consiga organizar as idias. A citada lei possui 35 artigos, organizados da seguinte maneira: O primeiro artigo, como vimos, conceitua, para fins penais, instituio financeira; Os artigos 2 ao 24, estabelecem os crimes contra o sistema financeiro nacional; e Os artigos 25 ao 35 cuidam da aplicao e do procedimento criminal.

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO claro, caro (a) aluno (a), que o mais importante para a sua PROVA so as condutas definidas nos arts. 2 ao 24, pois definem as criminalizaes. Ressalto que o CESPE, quanto aos crimes contra o sistema financeiro, restringe-se a exigir do candidato o conhecimento das condutas, no sendo necessrio adentrarmos em particularidades referentes aos delitos. Sendo assim, ateno total com o nosso prximo tpico:

5.3.1 CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


Podemos resumir o tema para a sua PROVA da seguinte forma:

CRIME

CONDUTA

OBSERVAES

IMPRESSO OU PUBLICAO NO AUTORIZADAS

Incorre na mesma pena quem imprime, fabrica, divulga, distribui Imprimir, reproduzir ou, de qualquer ou faz distribuir prospecto ou modo, fabricar ou pr em material de propaganda relativo circulao, sem autorizao escrita aos papis referidos. da sociedade emissora, certificado, cautela ou outro documento representativo de ttulo ou valor mobilirio.

DIVULGAO FALSA OU INCOMPLETA DE INFORMAO

Divulgar informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira.

GESTO FRAUDULENTA OU TEMERRIA

Observao: Apesar, da afronta a inmeros princpios constitucionais Gerir fraudulentamente instituio devido a vagueza absoluta com que descreve o crime, os Tribunais financeira. tm reconhecido a validade do dispositivo, tratando de prench-los por meio de conceitos doutrinrios e produo jurisprudencial.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
Dessa forma, podemos definir gesto fraudulenta como a prtica de atos de gesto que envolvam qualquer espcie de fraude, ardil, embuste, falcatrua ou desfalque. Podemos exemplificar este tipo de prtica com a falsificao de balanos com o objetivo de enganar investidores, passando a impresso de uma falsa sade financeira.

APROPRIAO INDBITA E DESVIO DE RECURSOS

Apropriar-se, quaisquer das pessoas mencionadas no art. 25 (abaixo reproduzido), de dinheiro, ttulo, valor ou qualquer outro bem mvel de que tem a posse, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio. Art. 25. So penalmente responsveis, nos termos desta lei, o controlador e os administradores de instituio financeira, assim considerados os diretores, gerentes (Vetado). 1 Equiparam-se aos administradores de instituio financeira (Vetado) o interventor, o liqidante ou o sndico.

Incorre na mesma pena qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, que negociar direito, ttulo ou qualquer outro bem mvel ou imvel de que tem a posse, sem autorizao de quem de direito.

SONEGAO DE INFORMAO

Induzir ou manter em erro, scio, investidor ou repartio pblica competente, relativamente a operao ou situao financeira, sonegando-lhe informao ou prestando-a falsamente.

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
Emitir, oferecer ou negociar, de qualquer modo, ttulos ou valores mobilirios:

EMISSO, OFERECIMENTO OU NEGOCIAO IRREGULAR DE TTULOS OU VALORES MOBILIRIOS

I - falsos ou falsificados; II - sem registro prvio de emisso junto autoridade competente, em condies divergentes das constantes do registro ou irregularmente registrados; III - sem suficientes, legislao; lastro nos ou garantia termos da

IV - sem autorizao prvia da autoridade competente, quando legalmente exigida.

EXIGNCIA DE REMUNERAO ACIMA DA LEGALMENTE PERMITIDA

Exigir, em desacordo com a legislao, juro, comisso ou qualquer tipo de remunerao sobre operao de crdito ou de seguro, administrao de fundo mtuo ou fiscal ou de consrcio, servio de corretagem ou distribuio de ttulos ou valores mobilirios: Fraudar a fiscalizao ou o investidor, inserindo ou fazendo inserir, em documento comprobatrio de investimento em ttulos ou valores mobilirios, declarao falsa ou diversa da que dele deveria constar.

FRAUDE FISCALIZAO OU AO INVESTIDOR

DOCUMENTOS CONTBEIS FALSOS OU INCOMPLETOS

Fazer inserir elemento falso ou omitir elemento exigido pela legislao, em demonstrativos contbeis de instituio financeira, seguradora ou instituio integrante do sistema de distribuio de ttulos de valores mobilirios.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

CONTABILIDADE PARALELA

O delito traz no bojo a figura do caixa dois, ou seja, pune a movimentao escusa de recursos Manter ou movimentar recurso ou sem que haja qualquer espcie de valor paralelamente contabilidade registro da atividade independentemente da finalidade que pode exigida pela legislao. ser satisfazer despesas no demonstrveis, majorar indevidamente os lucros de diretores ou gerentes sem a devida incidncia tributria. Deixar, o ex-administrador de instituio financeira, de apresentar, ao interventor, liquidante, ou sndico, nos prazos e condies estabelecidas em lei as informaes, declaraes ou documentos de sua responsabilidade.

OMISSO DE INFORMAES

DESVIO DE BEM INDISPONVEL

Desviar (Vetado) bem alcanado pela indisponibilidade legal resultante de interveno, liqidao extrajudicial ou falncia de instituio financeira.

APRESENTAO DE DECLARAO OU RECLAMAO FALSA

Apresentar, em liquidao extrajudicial, ou em falncia de instituio financeira, declarao de crdito ou reclamao falsa, ou juntar a elas ttulo falso ou simulado.

MANIFESTAO FALSA

Manifestar-se falsamente o interventor, o liquidante ou o sndico, (Vetado) respeito de assunto relativo a interveno,

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
liquidao extrajudicial ou falncia de instituio financeira.

OPERAO DESAUTORIZADA DE INSTITUIO FINANCEIRA

Fazer operar, sem a devida autorizao, ou com autorizao obtida mediante declarao falsa, instituio financeira, inclusive de distribuio de valores mobilirios ou de cmbio.

Tomar ou receber, qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta lei, direta ou indiretamente, emprstimo ou adiantamento, ou EMPRSTIMO A deferi-lo a controlador, a ADMINISTRADORES administrador, a membro de conselho estatutrio, aos OU PARENTES E respectivos cnjuges, aos DISTRIBUIO ascendentes ou descendentes, a DISFARADA DE parentes na linha colateral at o 2 grau, consangneos ou afins, ou a LUCROS sociedade cujo controle seja por ela exercido, direta ou indiretamente, ou por qualquer dessas pessoas.

Incorre na mesma pena quem: I - em nome prprio, como controlador ou na condio de administrador da sociedade, conceder ou receber adiantamento de honorrios, remunerao, salrio ou qualquer outro pagamento, nas condies referidas neste artigo; II - de forma disfarada, promover a distribuio ou receber lucros de instituio financeira.

VIOLAO DE SIGILO BANCRIO

Violar sigilo de operao ou de servio prestado por instituio financeira ou integrante do sistema de distribuio de ttulos mobilirios de que tenha conhecimento, em razo de ofcio.

OBTENO FRAUDULENTA DE FINANCIAMENTO

Obter, mediante financiamento em financeira.

A pena aumentada de 1/3 (um fraude, tero) se o crime cometido em instituio detrimento de instituio financeira oficial ou por ela credenciada para o repasse de financiamento.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
Aplicar, em finalidade diversa da prevista em lei ou contrato, recursos provenientes de financiamento concedido por instituio financeira oficial ou por instituio credenciada para repass-lo.

APLICAO IRREGULAR DE FINANCIAMENTO

FALSA IDENTIDADE Atribuir-se, ou atribuir a terceiro,

Incorre na mesma pena quem, para o mesmo fim, sonega falsa identidade, para realizao de informao que devia prestar ou operao de cmbio. presta informao falsa.

EVASO DE DIVISAS

Incorre na mesma pena quem, a qualquer ttulo, promove, sem Efetuar operao de cmbio no autorizao legal, a sada de autorizada, com o fim de promover moeda ou divisa para o exterior, ou evaso de divisas do Pas. nele mantiver depsitos no declarados repartio federal competente.

PREVARICAO FINANCEIRA.

Omitir, retardar ou praticar, o funcionrio pblico, contra disposio expressa de lei, ato de ofcio necessrio ao regular funcionamento do sistema financeiro nacional, bem como a preservao dos interesses e valores da ordem econmicofinanceira.

5.3.2 PROCEDIMENTO CRIMINAL


Ao comear a tratar sobre o procedimento dos crimes contra o sistema financeiro nacional dispe a lei que so penalmente responsveis, nos termos desta lei, o controlador e os administradores de instituio financeira. www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Posteriormente a lei trata do instituto da delao premiada e define que nos crimes previstos na Lei, cometidos em quadrilha ou co-autoria, o co-autor ou partcipe que atravs de confisso espontnea revelar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ter a sua pena reduzida de um a dois teros. Quanto a competncia, e aqui temos um ponto importante para a PROVA de vocs, dispe a lei que a ao penal dos delitos descritos na lei ser promovida pelo Ministrio Pblico, perante a JUSTIA FEDERAL. Ressalta-se que, para os crime contra o sistema financeiro nacional no h cabimento da ao penal privada subsidiria da pblica, pois, segundo o art. 27, quando a denncia no for intentada no prazo legal, o ofendido poder representar ao Procurador-Geral da Repblica, para que este a oferea, designe outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la ou determine o arquivamento das peas de informao recebidas. Assim, reafirmando, a competncia para o julgamento dos crimes contra o sistema financeiro cabe a Justia Federal, que j dispe de varas especializadas em alguns Estados da Federao objetivando punir esses crimes. J ocorreram questionamentos com relao validade dessas varas especializadas, vejamos o posicionamento do Superior Tribunal de Justia:

Habeas corpus. Processo Penal. Crimes contra o sistema financeiro nacional e de Lavagem de dinheiro. Especializao da 11 Vara Federal da Seo Judiciria do Cear. Resoluo 10-A/2003 do TRF da 5 Regio. Resoluo 314 do Conselho da Justia Federal. Denncia no oferecida. Redistribuio. Possibilidade. Ofensa aos princpios da reserva de lei, da separao dos poderes e do juiz natural. Inocorrncia. Ordem denegada. 1.A especializao de vara Federal para processamento e julgamento dos crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, por meio da Resoluo 10-A/2003 do TRF da 5 Regio e da Resoluo 314 do Conselho da Justia Federal, no ofende os princpios da reserva de lei, da separao dos poderes e do juiz natural. 2.Se a denncia ainda no havia sido oferecida quando da especializao da 11 Vara Federal para julgamento de tais crimes impe-se a redistribuio do feito. 3.Ordem denegada.( STJ -HC 41643/CE - Rel. Ministro Hlio Quaglia Barbosa -DJ 03.10.2005, p. 338)

Vale ressaltar que o artigo 28 da Lei n 7.492/86 estabelece que o Banco Central do Brasil ou a Comisso de Valores Mobilirios - CVM, no exerccio de suas atribuies legais, verificando a ocorrncia de crime previsto na referida lei, dever informar ao Ministrio Pblico Federal, inclusive enviando-lhe os documentos necessrios comprovao dos fatos. www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Por fim, cabe tratar da priso preventiva estabelecida no art. 30 da lei. Como voc j sabe, a priso preventiva, ao lado da liberdade provisria, uma das medidas cautelares pessoais previstas no processo penal brasileiro. Para sua imposio incidem duas ordens de pressupostos: uma delas de natureza probatria (o fumus comissi delicti expresso no art. 312 do estatuto processual penal pela prova do crime e da autoria) e outra de natureza cautelar (o periculum libertatis, tambm expresso pelo mesmo art. 312 do Cdigo de Processo Penal: garantia da ordem pblica, garantia da ordem econmica, convenincia da instruo criminal e asseguramento da aplicao da lei penal). Nos crimes contra o sistema financeiro nacional, o art. 30 da Lei 7.492/86, ostenta um pressuposto especfico para a priso preventiva: a magnitude da leso causada. Tal pressuposto pode tanto apresentar natureza probatria quanto cautelar. Na doutrina h quem assuma posio no sentido de que o legislador quis a elencar mais um pressuposto de natureza probatria em razo da no ostentao de qualquer finalidade cautelar pelas expresses em destaque. O argumento defensvel na medida em que possa ser oposto ao Estado pelo imputado por infraes contra o sistema financeiro e que demonstrem pouca lesividade, como, por exemplo, aquela do artigo 19 da lei (obteno de emprstimo em instituio financeira mediante fraude). Portanto, prova da autoria e da infrao deve-se somar a prova de alta densidade da leso para que se mostrem presentes os pressupostos de natureza probatria. Entretanto, o ponto de vista prevalente tem sido no sentido de que, com um pressuposto especfico, quis a lei estabelecer um referencial mais ou menos objetivo, indefectivelmente ligado a finalidades cautelares extraprocessuais. Assim, na verdade, o contido no dispositivo legal em destaque nada mais traz do que um referencial expressivo da gravidade da infrao. E esse o entendimento que tem sido acatado tanto pela doutrina quanto pela jurisprudncia, passando ao largo do critrio como atentatrio ao princpio constitucional da presuno de inocncia. ****************************************************************************************************
FUTURO(A) APROVADO(A), MUITO BOM!!! AQUI VOC ACABA DE FINALIZAR MAIS UM IMPORTANTE TEMA RUMO TO SONHADA APROVAO. A CADA INSTANTE VOC EST ADQUIRINDO MAIS E MAIS CONHECIMENTO E ISSO QUE FAR A DIFERENA NO DIA DE COLOCAR O ESFORO EM PRTICA. DITO ISTO, RESPIRE FUNDO, RECARREGUE AS SUAS ENERGIAS E VAMOS LUTA COM O LTIMO TEMA DE NOSSA AULA!!!

**************************************************************************************************** www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 5.4 LEI DE LAVAGEM DE DINHEIRO A lei n. 9.613/98 dispe sobre os delitos de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores. Mas o que esta tal de lavagem de dinheiro?
LAVAGEM DE DINHEIRO UMA EXPRESSO QUE SE REFERE A PRTICAS ECONMICOFINANCEIRAS QUE TM POR FINALIDADE DISSIMULAR OU ESCONDER A ORIGEM ILCITA

DE determinados ATIVOS FINANCEIROS OU BENS PATRIMONIAIS, DE FORMA A QUE TAIS ATIVOS APARENTEM UMA ORIGEM LCITA. DAR FACHADA DE DIGNIDADE A DINHEIRO DE ORIGEM ILEGAL.

muito comum a diviso do processo de lavagem em trs fases ou etapas: 1. Colocao; 2. Ocultao; 3. Integrao. No processo de Colocao, o dinheiro introduzido no Sistema Financeiro, atravs de depsitos ou pequenas compras de ativos. Na segunda etapa, a Ocultao, os valores so transferidos sistematicamente entre contas ou entre as aplicaes em ativos de maneira a despistar o trfego e ao mesmo tempo, concentrar os valores, aglutinando-os progressivamente. Finalmente, na Integrao, os valores so introduzidos na economia formal, sob a forma de investimentos - geralmente isso acontece em praas onde outros investimentos j vm sendo feitos ou esto em crescimento, de forma a confundir-se com a economia formal. Segundo a referida lei, em seu artigo 1, constitui crime, penalizado com recluso de trs a dez anos e multa, ocultar ou dissimular a natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crime:

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

1. DE TRFICO ILCITO DE SUBSTNCIAS ENTORPECENTES OU DROGAS AFINS; 2. DE TERRORISMO E SEU FINANCIAMENTO 3. DE CONTRABANDO OU TRFICO DE ARMAS, MUNIES OU MATERIAL DESTINADO SUA PRODUO; 4. DE EXTORSO MEDIANTE SEQESTRO; 5. CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA; 6. CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL;

A pena ser aumentada de um a dois teros, nos casos previstos nos itens 1 a 6, se o crime for cometido de forma habitual ou por intermdio de organizao criminosa.

7. PRATICADO POR ORGANIZAO CRIMINOSA; 8. PRATICADO POR PARTICULAR ADMINISTRAO PBLICA. CONTRA A

Para a caracterizao do delito, importa sobremaneira a caracterizao do elemento subjetivo do tipo o dolo especfico. Deve haver indcios suficientes de que o agente efetivamente pretenda ocultar ou dissimular, e no somente guardar, o provento do crime. Mas, professor...Como assim? Imagine que o agente recebe R$ 100.000,00 proveniente de corrupo e o gasta em roupas, restaurantes e deposita parte em sua conta bancria com o mero intuito de em seguida gast-lo. Neste caso, teremos o delito em questo? A resposta negativa, pois no ter agido com o elemento subjetivo do tipo. A falta do dolo especfico desfigura a prtica do crime de lavagem de dinheiro. Se, ao contrrio, apanha o dinheiro e deposita em conta de terceira pessoa (um parente, amigo ou testa-de-ferro), para depois repass-lo sua prpria conta, haver fortes indcios de que tenha buscado dissimular a verdadeira origem do dinheiro, configurando, em tese, a prtica criminosa. Ainda no art. 1 da lei em questo temos disposio de que incorre na mesma pena quem, para ocultar ou dissimular a utilizao de bens, direitos ou valores provenientes de qualquer dos crimes acima citados:

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

OS CONVERTE EM ATIVOS LCITOS; OS ADQUIRE, RECEBE, TROCA, NEGOCIA, D OU RECEBE EM GARANTIA, GUARDA, TEM EM DEPSITO, MOVIMENTA OU TRANSFERE; IMPORTA OU EXPORTA BENS COM VALORES NO CORRESPONDENTES AOS VERDADEIROS. UTILIZA, NA ATIVIDADE ECONMICA OU FINANCEIRA, BENS, DIREITOS OU VALORES QUE SABE SEREM PROVENIENTES DE QUALQUER DOS CRIMES ANTECEDENTES REFERIDOS; PARTICIPA DE GRUPO, ASSOCIAO OU ESCRITRIO TENDO CONHECIMENTO DE QUE SUA ATIVIDADE PRINCIPAL OU SECUNDRIA DIRIGIDA PRTICA DOS CRIMES ACIMA CITADOS.

Para finalizar, cabe ressaltar que com relao aos delitos at agora tratados, embora previstos em lei especial, a tentativa punida nos termos do pargrafo nico do art. 14 do Cdigo Penal segundo o qual se pune a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. Alm disso, so efeitos da condenao: A perda, em favor da Unio, dos bens, direitos e valores objeto do crime, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f; A interdio do exerccio de cargo ou funo pblica de qualquer natureza e de diretor, de membro de conselho de administrao ou de gerncia das pessoas jurdicas referidas na lei (ainda veremos), pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada.

5.4.1 DELAO PREMIADA


A Lei n. 9.613/98, que dispe sobre o crime de lavagem de dinheiro estabeleceu em seu art. 1 5 o instituto da chamada delao premiada nos seguintes termos:

5 A pena ser reduzida de um a dois teros e comear a ser cumprida em regime aberto, podendo o juiz deixar de aplic-la ou substitu-la por pena restritiva de direitos, se o autor, co-autor ou partcipe colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam apurao das infraes penais e de sua autoria ou localizao dos bens, direitos ou valores objeto do crime. www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

Prev-se o supracitado pargrafo a reduo de um a dois teros da pena, comeando esta em regime aberto, podendo o Juiz deixar de aplic-la ou substitu-la por pena restritiva de direitos.

DICIONRIO DO CONCURSEIRO
Entende-se pelo cumprimento do regime aberto aquele fundado na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, j que permanece ele em liberdade, sem custdia ou vigilncia durante o dia, para trabalhar, freqentar qualquer curso ou exercer qualquer outra atividade autorizada. S deve recolher-se casa do albergado ou outro estabelecimento no perodo noturno e nos dias de folga.

Para que a reduo da pena em virtude da delao premiada possa ocorrer, o autor, coautor ou partcipe devem colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam apurao das infraes penais e de sua autoria ou localizao dos bens direitos ou valores objeto do crime. importante ressaltar que embora o texto legal traga duas possibilidades de cabimento da reduo em virtude da delao premiada, basta um s dos elementos para caracterizar a colaborao: Ou a facilitao da apurao das infraes e sua autoria ou a localizao dos bens.

5.4.2 PESSOAS SUJEITAS S OBRIGAES DEFINIDAS NA LEI N. 9613/98


Futuro(a) aprovado(a), neste tpico veremos uma srie de pessoas que esto sujeitas a determinadas obrigaes definidas nos arts. 10 e 11 da lei de lavagem de dinheiro. Aqui, cabe uma leitura atenta, mas no recomendo que tentem decorar tudo, pois creio ser perda de tempo. Mas professor, perda de tempo? Quer dizer que este tema no cai muito em prova? Infelizmente, este assunto exigido pelo CESPE, todavia as questes no exigem pequenos detalhes, mas um conhecimento geral do tema, ou seja, basta ler atentamente e ter uma noo geral dos indivduos que so citados no art. 9 da lei em tela. Para facilitar os estudos, vou sublinhar os itens que mais so exigidos em PROVA. Vamos conhec-los:

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Segundo a lei de lavagem de dinheiro, sujeitam-se s obrigaes referidas nos arts. 10 e 11 as pessoas jurdicas que tenham, em carter permanente ou eventual, como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no:
A captao, intermediao e aplicao de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira; A compra e venda de moeda estrangeira ou ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial; A custdia, emisso, distribuio, liquidao, negociao, intermediao ou administrao de ttulos ou valores mobilirios.

Sujeitam-se s mesmas obrigaes:


As bolsas de valores e bolsas de mercadorias ou futuros; As seguradoras, as corretoras de complementar ou de capitalizao; seguros e as entidades de previdncia

As administradoras de cartes de credenciamento ou cartes de crdito, bem como as administradoras de consrcios para aquisio de bens ou servios; As administradoras ou empresas que se utilizem de carto ou qualquer outro meio eletrnico, magntico ou equivalente, que permita a transferncia de fundos; As empresas de arrendamento mercantil (leasing) e as de fomento comercial (factoring); As sociedades que efetuem distribuio de dinheiro ou quaisquer bens mveis, imveis, mercadorias, servios, ou, ainda, concedam descontos na sua aquisio, mediante sorteio ou mtodo assemelhado; As filiais ou representaes de entes estrangeiros que exeram no Brasil qualquer das atividades listadas neste artigo, ainda que de forma eventual; As demais entidades cujo funcionamento dependa de autorizao de rgo regulador dos mercados financeiro, de cmbio, de capitais e de seguros; As pessoas fsicas ou jurdicas, nacionais ou estrangeiras, que operem no Brasil como agentes, dirigentes, procuradoras, comissionrias ou por qualquer forma representem interesses de ente estrangeiro que exera qualquer das atividades referidas neste artigo; As pessoas jurdicas que exeram atividades de promoo imobiliria ou compra e venda de imveis; As pessoas fsicas ou jurdicas que comercializem jias, pedras e metais preciosos, objetos de arte e antigidades.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
As pessoas fsicas ou jurdicas que comercializem bens de luxo ou de alto valor ou exeram atividades que envolvam grande volume de recursos em espcie.

Bom, agora voc j sabe quais as pessoas esto sujeitas s obrigaes definidas na Lei de Lavagem de Dinheiro, mas que obrigaes so essas? Vamos conhec-las tambm! As pessoas acima apresentadas:
Identificaro seus clientes e mantero cadastro atualizado, nos termos de instrues emanadas das autoridades competentes;

Mantero registro de toda transao em moeda nacional ou estrangeira, ttulos e valores mobilirios, ttulos de crdito, metais, ou qualquer ativo passvel de ser convertido em dinheiro, que ultrapassar limite fixado pela autoridade competente e nos termos de instrues por esta expedidas;

Devero atender, no prazo fixado pelo rgo judicial competente, as requisies formuladas pelo Conselho criado pelo art. 14, que se processaro em segredo de justia.

Art. 14. criado, no mbito do Ministrio da Fazenda, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, com a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrncias suspeitas de atividades ilcitas previstas nesta Lei, sem prejuzo da competncia de outros rgos e entidades.

Dispensaro especial ateno s operaes que, nos termos de instrues emanadas das autoridades competentes, possam constituir-se em srios indcios dos crimes de lavagem de dinheiro;

Devero comunicar, abstendo-se de dar aos clientes cincia de tal ato, no prazo de vinte e quatro horas, s autoridades competentes:

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO
1. Todas as transaes constantes do inciso II do art. 10 que ultrapassarem limite fixado, para esse fim, pela mesma autoridade e na forma e condies por ela estabelecidas, devendo ser juntada a identificao a que se refere o inciso I do mesmo artigo;

Art. 10. As pessoas referidas no art. 9: I - identificaro seus clientes e mantero cadastro atualizado, nos termos de instrues emanadas das autoridades competentes; II - mantero registro de toda transao em moeda nacional ou estrangeira, ttulos e valores mobilirios, ttulos de crdito, metais, ou qualquer ativo passvel de ser convertido em dinheiro, que ultrapassar limite fixado pela autoridade competente e nos termos de instrues por esta expedidas;

2. A proposta ou a realizao de transao prevista no inciso I do art. 11.

I - dispensaro especial ateno s operaes que, nos termos de instrues emanadas das autoridades competentes, possam constituir-se em srios indcios dos crimes previstos nesta Lei, ou com eles relacionar-se;

5.4.3 CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS


O Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, rgo de deliberao coletiva com jurisdio em todo territrio nacional, criado pela Lei n. 9.613/98, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda. Tem por finalidade disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrncias suspeitas de atividades ilcitas previstas em sua Lei de criao, sem prejuzo da competncia de outros rgos e entidades. composto por servidores pblicos de reputao ilibada e reconhecida competncia, integrantes do quadro de pessoal efetivo do BACEN, da Comisso de Valores Mobilirios(CVM), da Superintendncia de Seguros Privados, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional,da Secretaria da Receita Federal, de rgo de Inteligncia do Poder Executovo, do Departamento de Polcia Federal, do Ministrio das Relaes Exteriores e da Controladoria-Geral da Unio, atendendo, nesses quatro ltimos casos, indicao dos respectivos Ministros de Estado. www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Apenas a ttulo de facilitar o entendimento, observe a atual estrutora do COAF:

Composio do Plenrio do COAF PLENRIO Presidente

NOME

Conselheiros

RGO COAF BACEN CVM ABIN MRE DPF SUSEP CGU MJ MPS PGFN RFB AGU

Convidada

O COAF poder requerer aos rgos da Administrao Pblica as informaes cadastrais bancrias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas e quando concluir pela existncia de crimes comunicar s autoridades competentes para a instaurao dos procedimentos cabveis. Art. 14 [...] 3o O COAF poder requerer aos rgos da Administrao Pblica as informaes cadastrais bancrias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas. O presidente do COAF ser nomeado pelo Presidente da Repblica, por indicao do Ministro de Estado da Fazenda ***********************************************************************************

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Companheiros de estudo, Sei que o volume de informaes grande, mas, sem dvida, os ensinamentos aqui aprendidos faro diferena na hora da to esperada PROVA. O importante que voc acaba de subir mais um degrau e est cada vez mais perto de conquistar seu objetivo!!! Abraos e bons estudos, Pedro Ivo

"O sucesso a soma de pequenos esforos - repetidos dia sim, e no outro dia tambm." (Robert Collier)

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

REVISO GERAL DOS TEMAS TRATADOS


1. (Advogado CEF / 2010) No que diz respeito lei penal no tempo e no espao, correto afirmar que a vigncia de norma penal posterior atender ao princpio da imediatidade, no incidindo, em nenhum caso, sobre fatos praticados na forma da lei penal anterior. No tocante lei penal no espao, o Cdigo Penal (CP) adota o princpio da territorialidade como regra geral. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado (CP, art. 2, pargrafo nico). Logo, incorreto afirmar que em nenhum caso lei posterior incide sobre fatos praticados na forma da lei penal anterior. Complementando, a parte final da questo est correta, pois o Cdigo Penal adota como regra o princpio da territorialidade.

2. (Promotor de Justia Substituto MPE-SE / 2010) De acordo com a lei penal brasileira, o territrio nacional estende-se a embarcaes e aeronaves brasileiras de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar (CP, art. 5, 1).

3. (Analista de Trnsito DETRAN-DF / 2009) O princpio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criao de crimes e penas pelos costumes. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O princpio da legalidade est previsto no art. 1 do Cdigo Penal, segundo o qual no h crime sem lei anterior que o defina e no h pena sem prvia previso legal. Tal princpio atribui unicamente lei a possibilidade de definir condutas delituosas e impor sanes. Assim, no possvel que os costumes, os atos normativos secundrios e a analogia penal in malam partem sirvam de base para a alterao do preceito incriminador. www.pontodosconcursos.com.br 47

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 4. (Analista Judicirio TJ-DF / 2008) Considere a seguinte situao hipottica. Entrou em vigor, no dia 1./1/2008, lei temporria que vigoraria at o dia 1./2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse perodo, no seria crime. Nessa situao, se Ktia praticou aborto voluntrio no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, no se aplica a lei temporria, mas sim a lei em vigor ao tempo da denncia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Conforme o art. 3 do Cdigo Penal, aplica-se a lei temporria aos fatos praticados durante sua vigncia. Assim, no caso apresentado, como o aborto foi praticado quando a norma temporria estava em vigor, esta dever ser aplicada, independentemente da data do oferecimento da denncia.

5. (Delegado Polcia Civil TO / 2008) Considere que um indivduo seja preso pela prtica de determinado crime e, j na fase da execuo penal, uma nova lei torne mais branda a pena para aquele delito. Nessa situao, o indivduo cumprir a pena imposta na legislao anterior, em face do princpio da irretroatividade da lei penal. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A regra no direito penal o da irretroatividade da lei penal, salvo quando a nova norma for mais benfica ao ru. Como no caso em tela trata-se de lei mais branda, esta retroagir, nos termos do pargrafo nico do art. 2 do Cdigo Penal.

6. (OAB-SP / 2009) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais e civis da sentena condenatria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Conforme preceituado no art. 2, caput, do Cdigo Penal, ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Assim, o fato de lei posterior deixar de considerar crime determinada conduta s atinge os efeitos penais, no atingindo os efeitos civis da sentena condenatria.

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 7. (OAB-SP / 2009) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O art. 6 do Cdigo Penal, ao definir o critrio adotado para a definio do local do crime, adota a teoria da ubiqidade, segundo a qual se considera praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Desta forma, o citado dispositivo legal garante a relevncia jurdica do local em que o resultado foi produzido.

8. (TJ-DF/ 2003) Ningum pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo, preservando-se, no entanto, os efeitos penais da sentena condenatria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Trata da abolitio criminis prevista no artigo 2, caput, do CP. Sabemos que a abolitio criminis faz cessar a execuo da pena, bem como os efeitos penais da sentena penal condenatria.

9. (TJ-DF/ 2003) A lei excepcional ou temporria, decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, perde a sua eficcia, mesmo com relao aos fatos praticados durante a sua vigncia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A lei excepcional ou temporria continua a reger os fatos ocorridos sob sua vigncia, mesmo depois de auto-revogadas (artigo 3, do CP).

10. (TJ-DF/ 2003) Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: De acordo com o artigo 4, do CP, considera-se praticado o crime no momento da conduta (atividade), independentemente de quando vem a ocorrer o resultado. 49 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado

11. (Analista Judicirio TRE-BA / 2010) A coao fsica irresistvel afasta a tipicidade, excluindo o crime. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A vontade um dos elementos da conduta humana. A coao fsica irresistvel exclui a voluntariedade do ato excluindo assim a conduta do agente e, por consequncia, a tipicidade. O coagido no pratica crime pois o fato ser atpico.

12. (Analista Judicirio TRE-MT / 2010) A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Assertiva correta conforme o 1 do art. 13 do Cdigo Penal.

13. (Analista Judicirio TRE-MT / 2010) Presentes os pressupostos legais da configurao do arrependimento eficaz, o efeito ser a reduo da pena de um tero a dois teros. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O tema exposto no art. 15 do Cdigo Penal. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo tratando da desistncia voluntria - ou impede que o resultado se produza aqui do arrependimento eficaz, s responde pelos atos j praticados. A reduo de pena de um a dois teros se d no arrependimento posterior.

14. (Polcia Federal / 2009) So elementos do fato tpico: conduta, resultado, nexo de causalidade, tipicidade e culpabilidade, de forma que, ausente qualquer dos 50 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO elementos, a conduta ser atpica para o direito penal, mas poder ser valorada pelos outros ramos do direito, podendo configurar, por exemplo, ilcito administrativo. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A culpabilidade no um elemento do fato tpico e sim pressuposto de aplicao de pena, de acordo com a teoria finalista. Compe o fato tpico: Conduta (ao ou omisso); Resultado; Relao de causalidade; Tipicidade.

15. (Polcia Federal / 2009) Os crimes comissivos por omisso tambm chamados de crimes omissivos imprprios so aqueles para os quais o tipo penal descreve uma ao, mas o resultado obtido por inao. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Descreve com perfeio os crimes omissivos imprprios, tambm chamados de comissivos por omisso. Nesta espcie de crime no h previso tpica da conduta omissiva, mas, devido a ela, um resultado naturalstico ocorre e o agente penalizado.

16. (Polcia Federal / 2009) Para que se configure a legtima defesa, faz-se necessrio que a agresso sofrida pelo agente seja antijurdica, contrria ao ordenamento jurdico, configurando, assim, um crime. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A legtima defesa encontra previso no art. 25 do Cdigo Penal: Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO O que exige o dispositivo legal que a agresso seja INJUSTA e no, necessariamente, ANTIJURDICA.

17. (OAB / 2009) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Reproduz o art. 24 do Cdigo Penal: Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se.

18. (OAB / 2009) Considera-se causa supralegal de excluso de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O Cdigo Penal, no artigo 23, elenca as causas de excluso da ilicitude, quais sejam, estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de direito. Existem outras causa que excluem a ilicitude, que no so encontradas na lei, so as chamadas causas supralegais de excluso de ilicitude como o consentimento do ofendido e para alguns a inexigibilidade de conduta diversa. Grande parte da doutrina considera a inexigibilidade de conduta diversa como uma causa de excluso da culpabilidade e este o entendimento do CESPE.

19. (OAB / 2009) Um bombeiro em servio no pode alegar estado de necessidade para eximir-se de seu ofcio, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo. GABARITO: CERTA www.pontodosconcursos.com.br 52

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: Nos termos do art. 24 1, no pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo.

20. (OAB / 2009) Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Reproduz perfeitamente o art. 25 do cdigo Penal: Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

21. (OAB / 2009) Crime unissubsistente o que se consuma com a simples criao do perigo para o bem jurdico protegido, sem produzir dano efetivo. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo associa o crime unissubsistente criao do perigo, independentemente de resultado, o que est incorreto. O crime unissubsistente, como o prprio nome diz, realiza-se apenas com um ato, ou seja, a conduta una e indivisvel (ex.: injria), coincidindo o ato, temporalmente, com a consumao, de modo que no admitem tentativa.

22. (OAB / 2009) No crime comissivo por omisso, o agente responde pelo resultado, e no, pela simples omisso, uma vez que esta o meio pelo qual o agente produz o resultado. GABARITO: CERTA COMENTRIOS:Trata do crime comissivo por omisso ou omissivo imprprio. Nesta espcie de delito responde o agente pelo resultado naturalstico advindo da omisso e no por esta propriamente dita.

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

23. (OAB / 2009) Crime prprio sinnimo de crime de mo prpria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo traz conceitos diversos e no sinnimos. Vamos compreender: Crimes prprios so aqueles que exigem ser o agente portador de capacidade especial. Este assunto est situado no campo da tipicidade: a descrio legal que exige, para configurao do tipo, que haja sujeito ativo especfico. (ex.: peculato) Crimes de mo prpria so passveis de serem cometidos por qualquer pessoa mas no podem ser praticados por intermdio de outrem (ex.: falsidade ideolgica).

24. (OAB / 2009) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo exige do candidato o conhecimento do art. 15 do Cdigo Penal que trata da desistncia voluntria e do arrependimento eficaz. Segundo o dispositivo legal no ocorre reduo de pena, mas sim responde o agente pelos atos j praticados. Observe: Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados.

25. (OAB / 2009) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O arrependimento eficaz e a desistncia voluntria so espcies de tentativa abandonada ou qualificada. Nelas o resultado no se produz por fora da vontade do agente, ao contrrio da tentativa, em que atuam circunstncias alheias e essa vontade. Pressupe um resultado que o agente pretendia produzir, mas que, em um segundo momento, desistiu ou se arrependeu. Segundo a doutrina majoritria, passam pelas trs fases descritas na questo: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. 54 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 26. (OAB / 2009) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Nos crimes de mera conduta e nos crimes formais a consumao INDEPENDE do resultado, logo no h que se falar em arrependimento eficaz.

27. (OAB / 2009) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Tenta confundir o candidato com os conceitos de arrependimento eficaz e arrependimento posterior. No arrependimento eficaz responde o agente pelos atos j praticados enquanto no arrependimento posterior, diferentemente do disposto na assertiva, cabvel uma reduo de pena de um a dois teros. Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

28. (Polcia Federal / 2009) Considere a seguinte situao hipottica. Tancredo recebeu, para si, R$ 2.000,00 entregues por Fernando, em razo da sua funo pblica de agente da Polcia Federal, para praticar ato legal, que lhe competia, como forma de agrado. Nessa situao, Tancredo no responder pelo crime de corrupo passiva, o qual, para se consumar, tem como elementar do tipo a ilegalidade do ato praticado pelo funcionrio pblico. GABARITO: ERRADO COMENTRIOS: Ainda que seja para a prtica de ato legal, se a autoridade pblica recebe vantagem indevida, haver corrupo passiva, denominada doutrinariamente de corrupo passiva imprpria.

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 29. (Polcia Federal / 2009) Caso um policial federal preste ajuda a um contrabandista para que este ingresse no pas e concretize um contrabando, consumar-se- o crime de facilitao de contrabando, ainda que o contrabandista no consiga ingressar no pas com a mercadoria. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: No crime de facilitao do contrabando e do descaminho (art. 318, CP), o crime se consuma com a facilitao, NO SENDO NECESSRIO QUE ESTEJA CONSUMADO O CONTRABANDO OU DESCAMINHO (crime formal). Em outras palavras, o crime SE CONSUMA com a AJUDA PRESTADA, INDEPENDENTEMENTE DO RESULTADO.

30. (TRE GO / 2009) No crime de corrupo passiva, se, por causa do delito, o funcionrio retardar a prtica de ato de ofcio, haver mero exaurimento da conduta delituosa, que no conduz ao aumento de pena. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria o pargrafo 1 do artigo 317, que traz causa de aumento de pena para a situao em que o funcionrio retarda a prtica de ato de ofcio em virtude da corrupo passiva. Veja: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: 1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional.

31. (TRE GO / 2009) No crime de prevaricao, a satisfao de interesse ou sentimento pessoal, que motiva a prtica do crime, necessria para a existncia do crime. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Est perfeita. O artigo 319 dispe:

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Vimos em nossa aula: Elemento SUBJETIVO: So dois: Dolo; A expresso para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Sem esta finalidade em consonncia com o dolo, a conduta atpica.

32. (TRE GO / 2009) Pratica crime de prevaricao o funcionrio que deixa, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Trata da condescendncia criminosa, tipificada no artigo 320 do Cdigo Penal: Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

33. (TRE GO / 2009) No crime de advocacia administrativa, a legitimidade ou ilegitimidade do interesse privado patrocinado perante a administrao pblica no influi na pena. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Na advocacia administrativa, a legitimidade ou ilegitimidade do interesse patrocinado influencia na pena, sendo maior, obviamente, se for ilegtimo. Veja: Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. Pargrafo nico - Se o interesse ilegtimo: www.pontodosconcursos.com.br 57

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Pena - deteno, de trs meses a um ano, alm da multa.

34. (TRE SC / 2005) A punibilidade do peculato culposo se extinge com a reparao do dano mesmo aps a prolao da sentena condenatria irrecorrvel. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: S extingue se ocorre ANTES da prolao da sentena irrecorrvel. Posteriormente sentena, como j vimos, reduz metade.

35. (TRE SC / 2005) O crime de advocacia administrativa s pode ser praticado pelo funcionrio pblico, que precisa ser bacharel em Direito e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: s vezes, eu no entendo de onde vem tanta criatividade por parte da banca. Necessidade em ser bacharel em direito e inscrito na ordem para praticar advocacia administrativa foi demais!!!

36. (TRE SC / 2005) O abandono de funo, ainda que outrem substitua o agente e perdure por pouco tempo, basta para a tipificao do crime previsto no artigo 323 do Cdigo Penal. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Para caracterizar o delito, o abandono deve ser por um perodo razovel e deve acarretar ao menos a probabilidade de dano ao poder pblico.

37. (TRE SC / 2005) A desobedincia crime que apenas o particular pode praticar contra a Administrao em geral. GABARITO: CERTA

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: Sabemos que o funcionrio, quando fora de suas funes, ou seja, ATUANDO COMO PARTICULAR, tambm pode cometer o delito, mas em nenhum momento isso torna incorreta a questo.

*****(PROCURADOR / 2002 - Adaptada) Em relao aos crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, previstos na Lei 9.613/98 analise as questes abaixo: 38. No considerado efeito da condenao a interdio do exerccio de cargo ou funo pblica de qualquer natureza. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria o art. 7 da lei n. 9.613/98. Observe: Art. 7 So efeitos da condenao, alm dos previstos no Cdigo Penal: I - a perda, em favor da Unio, dos bens, direitos e valores objeto de crime previsto nesta Lei, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f; II - a interdio do exerccio de cargo ou funo pblica de qualquer natureza e de diretor, de membro de conselho de administrao ou de gerncia das pessoas jurdicas referidas no art. 9, pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada. (grifei) 39. No configura crime dissimular a localizao de bens provenientes direta ou indiretamente de crime contra o Sistema Financeiro Nacional. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Constitui crime previsto no art. 1, VI, da lei n. 9.613/98. Art. 1 Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crime: VI - contra o sistema financeiro nacional;

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 40. (PROCURADOR / 2009) Nos crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, pune-se a tentativa com a mesma pena do crime consumado, havendo, assim, exceo, por expressa disposio legal, regra geral prevista no CP. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Segundo disposio expressa prevista no art. 1 da lei 9.613/98, a tentativa punida nos termos do pargrafo nico do art. 14 do Cdigo Penal.

41. (PROCURADOR / 2009) Nos delitos de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, configura modalidade qualificada a prtica do crime de forma habitual ou por intermdio de organizao criminosa. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Essa questo uma verdadeira maldade da banca. Perceba que realmente encontramos tal previso na lei 9.613/98: Art. 1 [...] 4 A pena ser aumentada de um a dois teros, nos casos previstos nos incisos I a VI do caput deste artigo, se o crime for cometido de forma habitual ou por intermdio de organizao criminosa. Entretanto, a organizao criminosa citada no inciso VII, do art. 1 e, consequentemente no se enquadra na regra acima exposta.

42. (TJ-SP / 2010) Comete crime de denunciao caluniosa (CP, art. 339) quem d causa instaurao de investigao policial contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O delito de denunciao caluniosa encontra-se disposto no art. 339 do Cdigo Penal nos seguintes termos:

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Art. 339. Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa.

43. (Polcia Civil / 2009) O crime de denunciao caluniosa consiste em imputar a algum, que se sabe inocente, a prtica de crime, pois se a imputao for de prtica de contraveno penal restar configurado apenas um crime contra a honra. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O crime de denunciao caluniosa consiste em imputar a algum, que se sabe inocente, a prtica de crime. Se a imputao for de prtica de contraveno penal tambm estar configurado o crime de denunciao caluniosa. Neste caso, caber reduo da pena. Art. 339. Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. 1 - A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. 2 - A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno.

44. (Polcia Civil / 2009) O crime de auto-acusao falsa constitui-se na conduta de acusar-se perante a autoridade de crime ou contraveno inexistente ou praticado por outrem. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O crime de autoacusao falsa constitui-se na conduta de acusar-se perante a autoridade de CRIME inexistente ou praticado por outrem. www.pontodosconcursos.com.br 61

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Perceba que o texto legal do Cdigo Penal no fala em contraveno para a configurao deste crime: Art. 341 - Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa.

45. (Polcia Civil / 2009) A pessoa que ameaa testemunha, para que esta omita informao no curso de inqurito policial, no pode responder por coao no curso do processo, mas dever responder por crime de ameaa. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A pessoa que ameaa testemunha, para que esta omita informao no curso de inqurito policial, PODE responder por coao no curso do processo, desde que use de violncia ou grave ameaa. Veja: Art. 344 - Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa, alm da pena correspondente violncia.

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

LISTA DOS EXERCCIOS APRESENTADOS


1. (Advogado CEF / 2010) No que diz respeito lei penal no tempo e no espao, correto afirmar que a vigncia de norma penal posterior atender ao princpio da imediatidade, no incidindo, em nenhum caso, sobre fatos praticados na forma da lei penal anterior. No tocante lei penal no espao, o Cdigo Penal (CP) adota o princpio da territorialidade como regra geral. 2. (Promotor de Justia Substituto MPE-SE / 2010) De acordo com a lei penal brasileira, o territrio nacional estende-se a embarcaes e aeronaves brasileiras de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem. 3. (Analista de Trnsito DETRAN-DF / 2009) O princpio da legalidade veda o uso da analogia in malam partem, e a criao de crimes e penas pelos costumes. 4. (Analista Judicirio TJ-DF / 2008) Considere a seguinte situao hipottica. Entrou em vigor, no dia 1./1/2008, lei temporria que vigoraria at o dia 1./2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse perodo, no seria crime. Nessa situao, se Ktia praticou aborto voluntrio no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, no se aplica a lei temporria, mas sim a lei em vigor ao tempo da denncia. 5. (Delegado Polcia Civil TO / 2008) Considere que um indivduo seja preso pela prtica de determinado crime e, j na fase da execuo penal, uma nova lei torne mais branda a pena para aquele delito. Nessa situao, o indivduo cumprir a pena imposta na legislao anterior, em face do princpio da irretroatividade da lei penal. 6. (OAB-SP / 2009) Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais e civis da sentena condenatria. 7. (OAB-SP / 2009) Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu o resultado, sendo irrelevante o local onde deveria produzir-se o resultado.

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 8. (TJ-DF/ 2003) Ningum pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo, preservando-se, no entanto, os efeitos penais da sentena condenatria. 9. (TJ-DF/ 2003) A lei excepcional ou temporria, decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, perde a sua eficcia, mesmo com relao aos fatos praticados durante a sua vigncia. 10. (TJ-DF/ 2003) Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. 11. (Analista Judicirio TRE-BA / 2010) A coao fsica irresistvel afasta a tipicidade, excluindo o crime. 12. (Analista Judicirio TRE-MT / 2010) A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. 13. (Analista Judicirio TRE-MT / 2010) Presentes os pressupostos legais da configurao do arrependimento eficaz, o efeito ser a reduo da pena de um tero a dois teros. 14. (Polcia Federal / 2009) So elementos do fato tpico: conduta, resultado, nexo de causalidade, tipicidade e culpabilidade, de forma que, ausente qualquer dos elementos, a conduta ser atpica para o direito penal, mas poder ser valorada pelos outros ramos do direito, podendo configurar, por exemplo, ilcito administrativo. 15. (Polcia Federal / 2009) Os crimes comissivos por omisso tambm chamados de crimes omissivos imprprios so aqueles para os quais o tipo penal descreve uma ao, mas o resultado obtido por inao. 16. (Polcia Federal / 2009) Para que se configure a legtima defesa, faz-se necessrio que a agresso sofrida pelo agente seja antijurdica, contrria ao ordenamento jurdico, configurando, assim, um crime. 17. (OAB / 2009) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 18. (OAB / 2009) Considera-se causa supralegal de excluso de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa. 19. (OAB / 2009) Um bombeiro em servio no pode alegar estado de necessidade para eximir-se de seu ofcio, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo. 20. (OAB / 2009) Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. 21. (OAB / 2009) Crime unissubsistente o que se consuma com a simples criao do perigo para o bem jurdico protegido, sem produzir dano efetivo. 22. (OAB / 2009) No crime comissivo por omisso, o agente responde pelo resultado, e no, pela simples omisso, uma vez que esta o meio pelo qual o agente produz o resultado. 23. (OAB / 2009) Crime prprio sinnimo de crime de mo prpria. 24. (OAB / 2009) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros. 25. (OAB / 2009) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. 26. (OAB / 2009) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. 27. (OAB / 2009) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados. www.pontodosconcursos.com.br 65

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 28. (Polcia Federal / 2009) Considere a seguinte situao hipottica. Tancredo recebeu, para si, R$ 2.000,00 entregues por Fernando, em razo da sua funo pblica de agente da Polcia Federal, para praticar ato legal, que lhe competia, como forma de agrado. Nessa situao, Tancredo no responder pelo crime de corrupo passiva, o qual, para se consumar, tem como elementar do tipo a ilegalidade do ato praticado pelo funcionrio pblico. 29. (Polcia Federal / 2009) Caso um policial federal preste ajuda a um contrabandista para que este ingresse no pas e concretize um contrabando, consumar-se- o crime de facilitao de contrabando, ainda que o contrabandista no consiga ingressar no pas com a mercadoria. 30. (TRE GO / 2009) No crime de corrupo passiva, se, por causa do delito, o funcionrio retardar a prtica de ato de ofcio, haver mero exaurimento da conduta delituosa, que no conduz ao aumento de pena. 31. (TRE GO / 2009) No crime de prevaricao, a satisfao de interesse ou sentimento pessoal, que motiva a prtica do crime, necessria para a existncia do crime. 32. (TRE GO / 2009) Pratica crime de prevaricao o funcionrio que deixa, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. 33. (TRE GO / 2009) No crime de advocacia administrativa, a legitimidade ou ilegitimidade do interesse privado patrocinado perante a administrao pblica no influi na pena. 34. (TRE SC / 2005) A punibilidade do peculato culposo se extinge com a reparao do dano mesmo aps a prolao da sentena condenatria irrecorrvel. 35. (TRE SC / 2005) O crime de advocacia administrativa s pode ser praticado pelo funcionrio pblico, que precisa ser bacharel em Direito e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. 36. (TRE SC / 2005) O abandono de funo, ainda que outrem substitua o agente e perdure por pouco tempo, basta para a tipificao do crime previsto no artigo 323 do Cdigo Penal. 66 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA P/ ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

37. (TRE SC / 2005) A desobedincia crime que apenas o particular pode praticar contra a Administrao em geral. *****(PROCURADOR / 2002 - Adaptada) Em relao aos crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, previstos na Lei 9.613/98 analise as questes abaixo: 38. No considerado efeito da condenao a interdio do exerccio de cargo ou funo pblica de qualquer natureza. 39. No configura crime dissimular a localizao de bens provenientes direta ou indiretamente de crime contra o Sistema Financeiro Nacional. 40. (PROCURADOR / 2009) Nos crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, pune-se a tentativa com a mesma pena do crime consumado, havendo, assim, exceo, por expressa disposio legal, regra geral prevista no CP. 41. (PROCURADOR / 2009) Nos delitos de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores, configura modalidade qualificada a prtica do crime de forma habitual ou por intermdio de organizao criminosa. 42. (TJ-SP / 2010) Comete crime de denunciao caluniosa (CP, art. 339) quem d causa instaurao de investigao policial contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. 43. (Polcia Civil / 2009) O crime de denunciao caluniosa consiste em imputar a algum, que se sabe inocente, a prtica de crime, pois se a imputao for de prtica de contraveno penal restar configurado apenas um crime contra a honra. 44. (Polcia Civil / 2009) O crime de auto-acusao falsa constitui-se na conduta de acusar-se perante a autoridade de crime ou contraveno inexistente ou praticado por outrem. 45. (Polcia Civil / 2009) A pessoa que ameaa testemunha, para que esta omita informao no curso de inqurito policial, no pode responder por coao no curso do processo, mas dever responder por crime de ameaa. www.pontodosconcursos.com.br 67

Potrebbero piacerti anche