Sei sulla pagina 1di 32

Silogismos Categricos e Hipotticos

Resumo elaborado por Francisco Cubal


Apenas para publicao em Resumos.tk

Primeiros objectivos a alcanar:

Reconhecer os quatro tipos de proposies categricas. Enunciar proposies numa das formas tpicas

O Quadrado Lgico

Exerccios sobre proposies


1. Tendo em conta a concluso de um argumento, Logo, Nem tudo o que brilha ouro :
(Nota: Esta concluso detm valor de verdade)

1.1. Formule a concluso (a negrito) na forma padro. 1.1.1. Indique o seu valor lgico, qualidade, quantidade e tipo. 1.1.2. Classifique o sujeito e o predicado quanto sua distribuio. 1.1.3. Escreva a sua proposio contraditria e a sua proposio contrria e para cada indique o seu valor lgico, tipo, qualidade, quantidade e tipo de distribuio do sujeito e predicado.

Solues:
1.1. - Algumas coisas que brilham no so ouro. 1.1.1 Verdadeiro, Qualidade Negativa, Quantidade Particular e Tipo O. 1.1.2 Sujeito No Distribudo e Predicado Distribudo. 1.1.3 Proposio Contraditria: - Tudo o que brilha ouro. Valor lgico Falso; Tipo A ; Qualidade Afirmativa ; Quantidade Universal; Sujeito distribuido e Predicado no distribudo. - Proposio Contrria no existe.

Prximos objectivos a alcanar:

Identificar, num silogismo categrico, os seus constituintes Identificar o modo e a figura dos silogismos Avaliar a validade dos silogismos categricos regulares mediante a aplicao das regras Saber aplicar as regras do silogismo categrico

Regras de validade do silogismo categrico

Todos os silogismos para serem vlidos precisam de obedecer a certas regras. Elas podem dividir-se em: Regras dos Termos; Regras das Proposies;

Regras dos Termos


Um silogismo tem de ter trs e s trs termos, ex: As cadeiras tm ps O Antnio tem ps Logo, o Antnio cadeira

Como se pode ver existem quatro termos: Cadeira Objecto onde nos podemos sentar. - Antnio Nome Prprio. - Ps da cadeira - Ps do Antnio

Por isso, ps, no tem o mesmo significado em todas as premissas, logo o silogismo no vlido.

Regras dos Termos


O termo mdio no pode aparecer na concluso, ex: Scrates filsofo Scrates pequeno Logo, Scrates pequeno filsofo.

A concluso tem o termo mdio. O termo mdio tem que aparecer sempre nas duas premissas, mas no na concluso.

Nota: A concluso, num silogismo vlido, apenas tem que ter o termo menor e o termo maior.
Silogismo no vlido

Regras dos Termos


O termo mdio deve estar distribudo pelo menos uma vez, ex: Todos os lees so mamferos Tipo A Todos os gatos so mamferos Tipo A Logo, todos os gatos so lees O termo mdio, mamferos, nunca est distribudo, pois predicado nas premissas de tipo A.

Silogismo no vlido.

Regras dos Termos


Se um termo est distribudo na concluso, tem de estar distribudo na premissa onde ocorre, ex: Todos os carnvoros so seres vivos Tipo A Alguns mamferos no so carnvoros Tipo O Logo, nenhum mamfero um ser vivo Tipo E

Se observarmos bem, podemos ver que o termo maior ser vivo no est distribudo na primeira premissa e est distribudo na concluso, logo isto no pode acontecer. A isto chamamos Ilcita Maior, pois diz respeito ao termo maior.

Por outro lado, o termo menor mamfero encontra-se no distribudo na segunda premissa e distribudo na concluso, logo isto no pode acontecer. A isto chamamos Ilcita Menor, pois diz respeito ao termo menor.

Silogismo no vlido

Regras das Proposies


De duas premissas negativas nada se pode concluir, ex: Nenhum avarento pobre Tipo E Alguns padeiros no so avarentos Tipo O Logo, Nenhum padeiro avarento Silogismo no vlido

Regras das Proposies


De duas premissas afirmativas no se pode derivar uma concluso negativa, ex: Todos os filsofos so grandes pensadores Tipo A Alguns escritores so filsofos Tipo I Logo, nenhum escritor grande pensador Tipo E Silogismo no vlido

Regras das Proposies


A concluso segue sempre a parte mais fraca, ex: Nenhum poltico filsofo Alguns filsofos so sbios Logo, todos os sbios so polticos

A concluso deve ser negativa se houver uma premissa negativa. A concluso deve ser particular se houver uma premissa particular.

Silogismo no vlido

Regras das Proposies


De duas premissas particulares nada se pode concluir, ex: Alguns jovens so desportistas Alguns desportistas so profissionais Logo, alguns profissionais so jovens

Silogismo no vlido

Exerccios para aplicao das regras


1. Indica se os silogismos so vlidos e justifica. Tudo o que rasteja morre Nenhum Homem rasteja Logo, Nenhum Homem morre No vlido, pois na concluso o termo maior morre est distribudo e na premissa de onde ele ocorre, ou seja, na premissa maior, ele no est distribudo, logo existe uma Ilcita Maior. Todos os atenienses so gregos Alguns gregos so filsofos Todos os filsofos so atenienses No vlido, pois a concluso deveria seguir a parte mais fraca e ficar particular. Alm disso, o termo menor filsofos encontra-se distribudo na concluso e no distribudo na premissa menor, logo existe uma Ilcita Menor.

Figuras do Silogismo
Um silogismo da 1 figura se o termo mdio for sujeito na premissa maior e predicado na premissa menor. Um silogismo da 2 figura se o termo mdio for predicado nas duas premissas. Um silogismo da 3 figura se o termo mdio for sujeito nas duas premissas.

Um silogismo da 4 figura se o termo mdio for predicado na premissa maior e sujeito na premissa menor.

Modos do silogismo categrico


Para identificar o modo de um silogismo basta identificar os tipos das premissas e concluso, ou seja, ver se so tipo A, E, I, O. Por exemplo, Nenhum desportista preguioso Tipo E Alguns homens so preguiosos Tipo I Alguns homens no so desportistas. Tipo O O silogismo do tipo EIO.

Os nicos Modos Vlidos

Exerccios de aplicao
Indique se o seguinte silogismo vlido. Se no vlido, justifique.

Todos os mamferos so gatos Todos os leopardos so mamferos Logo, todos os leopardos so gatos.

ltimos objectivos a atingir:

Indica os tipos de silogismos hipotticos Identifica o modo vlido dos silogismos hipotticos Identifica diferentes tipos de falcias formais Realiza exerccios relativos aos silogismos categricos e hipotticos

Silogismos Hipotticos
O que so? So silogismos cuja premissa maior no afirma nem nega de forma categrica ou absoluta, mas sim sob condio ou, ento, aqueles em que nessa premissa se estabelece uma alternativa. Existem dois tipos: Condicional Disjuntivo

Silogismos Condicionais
O que ? um silogismo cuja premissa maior uma proposio condicional dividida em duas partes: - A condio (ou antecedente) - Condicionado (ou consequente) Este silogismo pode ter um modo positivo e um modo negativo, ambos vlidos. O Modo Positivo chamado modus ponens : Consiste em afirmar o antecedente na premissa menor Consiste em afirmar o consequente na concluso.

Se A, ento B A Logo, B.

Modo Positivo - Exemplos


Se compro a casa, gasto imenso dinheiro Ora, compro a casa Logo, gasto imenso dinheiro.

Se chover, no vamos ao cinema Chove Logo, no iremos ao cinema.

Se Joana telefonar, porque est em casa Ora, Joana telefonou Logo, Joana estava em casa.

Modo Negativo
O modo negativo tambm chamado de modus tollens: O condicionado (consequente) negado na premissa menor. A condio (antecedente) negada na concluso. Se A, ento B No B Logo, no A Exemplo: Se Joana estivesse em casa, telefonaria. Joana no telefonou Logo, Joana no estava em casa.

Silogismo Disjuntivo
aquele cuja premissa maior uma proposio disjuntiva. A premissa menor afirma ou nega um dos membros. A concluso afirma ou nega o outro. Um dos modos legtimos:

Modus ponendo-tollens (Modo positivo-negativo): A premissa menor afirma uma das alternativas e a concluso nega a outra ou as outras, ou seja, a premissa menor afirmativa e a concluso negativa. Ou penso ou sinto Penso Logo, no sinto.

Mais exemplos do modus ponendo - tollens


Exemplo 1: Ou sou bombeiro ou padeiro ou professor Sou bombeiro Logo, no sou padeiro nem professor Exemplo 2: Ou estou cansado ou no estou desconcentrado. Estou cansado Logo, estou desconcentrado.

No 2 exemplo, afirmou-se a primeira alternativa na segunda premissa e negou-se a segunda alternativa na concluso. Como a segunda alternativa j era negativa, ao neg-la tivemos de a colocar na forma Afirmativa, pois negar uma negao equivale a afirmar.

O outro modo legtimo


Para alm do modus ponendo-tollens existe outro modo: o modus tollendo-ponens. Modus tollendo ponens (ou modo negativo positivo): A premissa menor nega uma das alternativas. A concluso afirma a outra. Exemplo: Neste momento, ou chove ou faz sol. No chove Logo, faz sol.

Mais exemplos do modus tollendo-ponens


Ou no fico em casa ou no vou para a rua Fico em casa Logo, no vou para a rua.

Ele tem mais que 16 anos ou ele criana Ele no tem mais que 16 anos. Logo, ele criana.

Falcias de Silogismos
No silogismo hipottico ou condicional: -> Este silogismo pode ter um modo positivo modus ponens e um modo negativo modus tollens , ambos vlidos. -> Se, em vez de se afirmar o antecedente na premissa menor (modus ponens), se afirma o consequente, comete-se a falcia da afirmao do consequente (exemplo A).

-> Se, em vez de se negar o consequente na premissa menor (modus tollens), se nega o antecedente, comete-se a falcia da negao do antecedente (exemplo B).
Exemplo A: Se chove, fico em casa
(antecedente -> consequente)

Exemplo B: Se chove, fico em casa


(antecedente -> consequente)

Fico em casa
(afirmao do consequente)

Ora, no chove
(negao do antecedente)

Logo, chove.
(afirmao do antecedente)

Logo, no fico em casa.


(negao do consequente)

Em smula
A falcia da afirmao do consequente comete-se quando, a partir de uma proposio condicional, se afirma o consequente na premissa menor, concluindo-se com a afirmao do antecedente. Se Pedro canta, Ana ri (antecedente -> consequente) Ana ri (afirmao do consequente) Logo, Pedro canta. (afirmao do antecedente)

Falcias da negao do antecedente


A falcia da negao do antecedente comete-se quando, a partir de uma proposio condicional, se nega o antecedente na premissa menor, concluindo-se com a negao do consequente. Exemplo: Se Pedro canta, Ana ri (antecedente -> consequente) Ora, Pedro no canta (negao do antecedente) Logo, Ana no ri. (negao do consequente)

Exerccios de Aplicao

1. Com base em: Se o doente no melhorar, vai fazer terapia escreva a premissa menor e a concluso seguindo o modus ponens. O doente no melhora Logo, vai fazer terapia

2. Com base em: Se o doente no melhorar, vai fazer terapia escreva a premissa menor e a concluso seguindo o modus tollens No vai fazer terapia Logo, o doente melhora.

Potrebbero piacerti anche