Sei sulla pagina 1di 4

Um exemplo de grupo teraputico so os grupos de orientao vocacional, ofertados a comunidade atravs do projeto chamado: Orientao Vocacional na Comunidade, o qual

realiza atividades de orientao frente s dificuldades na rea vocacional, tais atividades so realizadas na clnica psicolgica da UEL e em colgios estaduais da cidade que solicitarem o servio. O papel da psicologia auxiliar o adolescente nesta etapa to delicada, vencer os mitos e barreiras por meio de informaes, orientaes, esclarecimentos, tcnicas e de um espao compartilhado com o adolescente que esta nesse processo de escolha e seus pares. Este projeto segue os conceitos tericos do psicanalista Rodolfo Bohoslavsky, que entende por orientao vocacional os procedimentos dos psiclogos especializados, cujos clientes so as pessoas que enfrentam, em determinado momento de sua vida, a possibilidade e a necessidade de tomar decises. Isto faz da escolha, um momento crtico de mudana na vida dos indivduos. Como as pessoas enfrentam e elaboram estas mudanas, depender o desenvolvimento posterior, a situar-se em algum ponto do continuum, que vai da sade a doena (BOHOSLAVSKY 1995). Por isso, a escolha vocacional vai muito alm da mera escolha de uma profisso, que seria uma funo mais utilitarista e voltada somente para a sobrevivncia material do sujeito num ambiente capitalista. A escolha vocacional implica o sujeito num processo de autoconhecimento e de resoluo de conflitos internos, tendo por finalidade a escolha de quem se quer ser, e no simplesmente do que fazer. Sendo assim tais grupos visam sade psquica de seus integrantes. Os objetivos destes grupos de orientao vocacional so: Analisar junto aos adolescentes as motivaes relacionadas com a escolha de uma carreira;

Proporcionar oportunidade para que os prprios elementos do grupo possam expor seus pontos de vista, trocar experincias, expectativas e vivncias enriquecedoras tanto a nvel individual quanto grupal; Esclarecer, informar e apoiar o adolescente para que a escolha surja de uma deciso pessoal (sem delegao de responsabilidade); Orientar o adolescente na procura pessoal de informao sobre carreiras.

O modo pelo qual se busca atingir esses objetivos dentro dos grupos atravs da psicoterapia de grupo onde por meio de atividades busca-se identificar e elaborar a parte do processo de escolha vocacional em que cada integrante se encontra, essa psicoterapia de grupo ento se fortalece e acontece a medida em que os participantes se sentem identificados por algumas caractersticas semelhantes entre si, e comeam a se unificar quando percebem que possuem condies de se ajudar reciprocamente. Os participantes do grupo no esto necessariamente na mesma parte do processo de escolha essa diversidade no grupo o enriquece, podendo as experincias de um ajudar ao outro, de acordo com Bohoslavsky esse processo de escolha composto por quatro situaes, que variam de acordo com o acmulo de ansiedade, o tipo de conflito e as defesas evidenciadas. So elas: predilemtica, dilemtica, problemtica e de resoluo (BOHOSLAVSKY, 1985). A situao predilemtica aquela em que o sujeito, ainda no se deu conta do conflito e de que deve fazer uma escolha. Normalmente levado por outros orientao vocacional e, devido imaturidade, estabelecem uma relao flio-paterna com o psiclogo. A situao dilemtica a daquele adolescente que j se apercebeu da necessidade de fazer uma escolha, mas que se confunde e angustia diante dela. No consegue distinguir ainda as profisses das disciplinas escolares, estas dos professores e estes dos pais. Os conflitos ainda so ambguos e ambivalentes. Utilizam-se mecanismos de defesa como a dissociao, a identificao projetiva e a negao. Na situao problemtica, o adolescente vive ansiedades moderadas, mas que podem ser persecutrias e depressivas, com rpidas oscilaes entre umas e outras. Os conflitos so bivalentes, h mais discriminao entre eu e outro, h menos confuso, porm ainda sem integrao. A situao de resoluo marcada mais por conflitos combivalentes do que ambivalentes, ou seja, o sujeito j consegue ter uma viso eticamente total, integrada do objeto, ao qual j no se ama e nem odeia, mas se conhece. Ao final deste processo poder haver dois tipos de escolha: a madura e a ajustada. A escolha madura pressupe que o adolescente elaborou seus conflitos e no

os negou. J na escolha ajustada, os conflitos no so elaborados e resolvidos e sim, controlados ou negados, ou seja, o exame do mundo interior adiado. Sendo assim, o desenvolvimento dos conceitos e a investigao das hipteses explanadas por Bohoslavsky (1995), conduzem a certos fundamentos. Tais fundamentos so utilizados na elaborao de um modelo dos problemas de orientao vocacional e nos possveis caminhos de trabalha-los, em face de seu tratamento e preveno, tal como a elaborao de um diagnstico e de um prognstico. Diante dos conceitos tericos embasam-se as atividades a serem realizadas; no contexto do projeto proporcionado pelo departamento de psicologia e psicanlise da Universidade Estadual de Londrina atende-se a populao sobre duas formas: o cadastro efetuado por pessoas que ouviram falar do projeto e se inscrevem na Clnica Psicolgica e a apresentao (mediante a solicitao de algum funcionrio da escola) do projeto diretamente para os alunos dos 2 e 3 anos do Ensino Mdio. Destacamos que na apresentao so expostas algumas caractersticas normais para a adolescncia, que podem variar deste as mudanas corporais a aspectos psicolgicos, bem como a dificuldade nas escolhas no somente no mbito das profisses. Deste modo busca-se atender no somente o adolescente que est mortificado na dvida da escolha profissional, mas, tambm, aqueles que se interessam pelas questes levantadas na apresentao do projeto e aqueles que buscam um maior nvel de autoconhecimento. No final de cada palestra so apresentadas informaes gerais a respeito dos encontros, mesmo assim, ao incio da primeira sesso explicado novamente como sero os encontros e suas regras, tal pratica denominada enquadre. O enquadre consiste na explanao de que havero, no mximo, dez participantes por grupo, sero realizados dez encontros, sendo estes semanais, com cerca de uma hora e meio de durao. advertido que sero toleradas duas faltas no mximo. O modelo de atividade a serem realizadas em cada encontro segue-se por esta base, tendo em vista que o que se segue uma descrio breve das atividades realizadas nos encontros;

1 sesso: realizao do texto com o tema: Por que estou aqui?, bem como a apresentao do grupo e os objetivos deste.

2 sesso: confeco de um cartaz com colagens de figuras de revistas sobre o tema: Passado, e outro cartaz sobre o tema: Presente.

3 sesso: resumo das atividades realizadas at o momento, confeco de cartaz com colagens de figuras de revistas sobre o tema: Futuro. Desenho sobre como imaginam a entrada na Universidade.

4 sesso: Enumerao de 15 profisses e debate sobre como os adolescentes imaginam os profissionais de cada rea.

5 sesso: Realizao de um desenho sendo o tema uma foto com profissionais anteriormente enumerados pelos adolescentes (tcnica R-O). Apresentao de informaes das profisses procuradas pelos adolescentes no decorrer da semana.

6 sesso: aplicao da BPR-5. 7 sesso: visitas aos departamentos de cursos no Campus. 8 sesso: entrevistas cruzadas (role playing) entre os adolescentes sobre as profisses escolhidas, e confeco de uma redao com o tema: Como eu me vejo daqui a 10 anos?.

9 sesso: avaliao pessoal sobre o processo vivido no grupo e preenchimento do questionrio de avaliao sistematizado.

10 sesso: devolutivas individuais. Com o material obtido nas diversas atividades realizadas podem ser

verificados alguns aspectos, como; por meio dos dilogos e redaes feito uma anlise dos discursos dos adolescentes, as atividades de desenho e colagem so analisadas a partir de pressupostos tericos da tcnica projetiva.

Potrebbero piacerti anche