Sei sulla pagina 1di 4

FATEA Faculdades Integradas Teresa Dvila Plano de Ensino Curso: Pedagogia Carga Horria: 36h Ano: 2011 Professor:

: Ana Clia Disciplina: Organizao das Polticas Pblicas na Educao Bsica Perodo: 1 ano Turno: noturno

JUSTIFICATIVA Justifica-se a incluso da disciplina Organizao das Polticas de Educao na Educao Bsica, na formao profissional dos alunos do Curso de Pedagogia, considerando: - o necessrio conhecimento das polticas da Educao Bsica, expressas na legislao brasileira (Constituio Federal, Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Parmetros Curriculares Nacionais, Pareceres, Indicaes, Deliberaes e Resolues), suas orientaes condutoras, contextualizadas por movimentos scio-histricos e pela realidade do cotidiano educacional; - a construo de uma conscincia crtica - individual e coletivamente -sobre as polticas de Educao, no Brasil, capaz de fomentar aes transformadoras,produzidas pelos alunos egressos do Curso; - a articulao entre o conhecimento de questes candentes das Polticas Pblicas Educacionais e as demais disciplinas do Curso de Letras, com vistas a novas reflexes e decises, sempre considerando o ponto de vista do discurso,este pautado por representaes construdas tanto pelos que produzem, como pelos que pem em prtica as Leis , Regulamentos e Normas.

EMENTA O estudo das Polticas Pblicas na Educao Bsica contempla: as formas organizacionais de ensino, previstas nos textos legais e seus respectivos contextos histrico-poltico-sociais, o exerccio de um olhar crtico sobre a realidade educacional brasileira, buscando estratgias transformadoras dessa realidade, a abordagem das novas demandas da Sociedade do Conhecimento e da Informao, a discusso sobre questes que permeiam, transversalmente, a Educao (a diversidade - raa/etnia, gnero - e a incluso), bem como as possveis relaes entre formao profissional e gesto educacional; busca tratar os temas numa perspectiva ps-crtica que pretende [...] questionar quem est autorizado a conhecer o mundo, a narr-lo, a falar pelo outro em termos de identidade, cidadania e diferena (Andrade, 2005); pretende a ampliao e o aprofundamento dos conhecimentos do alunado por meio de reflexes, debates, leituras complementares (vdeos, imagens, peridicos, experincias prticas),para alm da bibliografia especfica.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Formar o novo pedagogo, com capacidade de planejar, conduzir e avaliar processos pedaggicos em instituies escolares e no-escolares. Professores para exercer funes de magistrio na Educao Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental,

nos cursos do Ensino Mdio, na modalidade Normal, de Educao Profissional na rea de servios e apoio escolar e em outras reas, propiciando a construo de conhecimentos e habilidades necessrias elaborao e aplicao de propostas educacionais inovadoras, que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para a elaborao e anlise das polticas pblicas na rea de Educao.

OBJETIVOS ESPECIFICOS DA DISCIPLINA Aprender a ver, desenvolvendo um olhar investigativo sobre a realidade, considerando que o conhecimento produzido em qualquer rea uma representao (linguagem) parcial e limitada desta realidade; da a necessria construo de uma prtica reflexiva que possibilite ir alm dos limites postos pelos saberes disciplinares (Lck, 1995). Competncias e Habilidades: - Conhecer e relacionar as tentativas de formulao dos primeiros Planos Nacionais de Educao a contextos histrico-poltico-sociais; - Reconstruir a trajetria das Constituies brasileiras, relacionando-as s Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e respectivas formas organizacionais; - Contextualizar a Educao Bsica, a partir das novas demandas sociais e de seus contextos de significao (Estado, Neoliberalismo e Sociedade da Informao); - Discutir e ampliar conceitos sobre questes transversais, presentes na Educao (equidade,qualidade e igualdade social), relacionando-os construo das Polticas Educacionais; - Relacionar e avaliar, de forma crtica, as questes de gnero/raa e etnia e as Polticas Pblicas de incluso; - Estabelecer possveis relaes entre Gesto Educacional e Formao profissional,discutindo-as nos contextos das Instituies Escolares. FundamentosTerico-Prticos: - Na perspectiva dos autores referenciados na bibliografia, a disciplina busca desenvolver instrumentos de observao e anlise das Polticas Pblicas e respectivas legislaes, sempre com vistas elucidao de causas, interdependncias, confrontos de pontos de vista, conflitos e desafios s possibilidades de transformao.

CONTEDO PROGRAMTICO I Poltica Educacional e Planos de Educao no Brasil: - Poltica Educacional brasileira e Regulao do Setor:uma abordagem histrica; - As primeiras tentativas de um Plano Nacional de Educao; - Diretrizes e Bases da Educao Nacional;

- O Setor educacional e o Processo de modernizao brasileira (disputas, projetos, estruturao e avaliao). II Leis Bsicas da Educao Nacional contribuies: - Constituies brasileiras (de 1824 a 1988); - Substratos das LDBs Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (4024/1961; 5692/1971; 9393/1996); III Administrao e Polticas Educacionais responsabilidades compartilhadas. - As novas demandas sociais na sociedade brasileira:Neoliberalismo, Estado e Educao; - Universalizao da Educao Bsica e as novas matrizes tericas; - Polticas educacionais: as questes de gnero e raa/etnia.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO Aula Expositiva: em seqncia didtica e com uso de data-show; Leitura de Imagens: anlise e interpretao de vdeos,filmes, imagens que possam aprofundar os contedos, analisando-os sob diferentes perspectivas; Estudo de Caso: anlise de situaes reais ou simuladas,com base na legislao vigente e respectivo apontamento de possveis aes e encaminhamentos; Dinmicas de Grupo: fundamentadas na leitura inferente de textos, sob a orientao do professor, na realizao de atividades afins; Pesquisa:para coleta de dados e socializao das concluses e encaminhamentos.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAO Na perspectiva terica da avaliao diagnstica, contnua, somativa e formativa,tal processo ocorrer por meio de: Prova dissertativa:observadas a coerncia e a coeso de idias, consistncia da argumentao,capacidade de sntese e solues criativas; Trabalhos e relatrios: registro de atividades de pesquisa ou registro das atividades em grupo, com suas respectivas aquisies; Atividades Prticas: com base em pesquisa e coleta de dados para orientaes e encaminhamentos pertinentes situao estudada.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BIBLIOGRAFIA BSICA: AZANHA, Jos M. P.Educao: Temas Polmicos. So Paulo:Martins Fontes, 1995. CARNEIRO, Moaci A.Breve histria das Leis Bsicas da Educao Nacional. In: CARNEIRO, Moaci A. LDB fcil Leitura Crtico-CompreensivaArtigo a Artigo. Editora Vozes, 4 edio, 2004. DOURADO, Luiz F.Plano Nacional de Educao: Avaliaes e Retomada do Protagonismo da Sociedade Civil Organizadana Luta pela Educao. GARCIA, Walter E. Demandas Retardatrias em Tempos Difceis. SILVA,Reinaldo da. Gesto da Educao nos anos 90: Equidade e Conservadorismo.AGUIAR, Mrcia A. da S. Desenvolvimento com Igualdade Social, Educao e Gestoescolar: Notas para um Debate. In: FERREIRA, Naura S. C. (org.), SEVERINO,Antonio J., CURY, Carlos R. J. et al. PolticasPblicas e Gesto da Educao. Braslia: Lber Livro Editora, 2006. FERREIRA, Naura S.C. e AGUIAR, Mrcia ngela da S. (orgs.) et al. O Estado, A PolticaEducacional e A Regulao do Setor Educao no Brasil: Uma Abordagem Histrica.In: FERREIRA, Naura S. C. e AGUIAR, Mrcia ngela da S. (orgs.) et al. Gesto da educao Impasses, perspectivas ecompromissos. So Paulo: Cortez, 2008. 6 ed.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Lei n.9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. CARVALHO,Marie J. S. Polticas pblicas emeducao e dinmicas de gnero, raa/etnia e classe social. /Apresentado aEncontro Regional de Educao, Porto Alegre: 38 Ncleo - CPERGS/SIN, 25 out.1996. GADOTTI,M. Universalizao da Educao Bsica e Novas Matrizes Tericas. Sociedade dainformao e Educao. In: GADOTTI, M. Pers pectivas atuais da educao .Porto Alegre, Ed. Artes Mdicas, 2000. PERRENOUD,Philippe. Escola e cidadania: o papel da escola na formao para a democracia;traduo: Ftima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005. Data: 17/2/2011

Coordenadora do Curso de Pedagogia

Ciente: Olga Aparecida Arantes Pereira

Potrebbero piacerti anche