Sei sulla pagina 1di 5

Simplificao de Circuitos Lgicos Uma vez obtida a equao do circuito lgico, a partir da tabela verdade, pode -se reduzir

a expresso obtida a uma forma mais simples, com um nmero menor de termos ou de variveis, em um ou mais termos.A expresso simplificada pode ser usada para implementar o circuito que equivalente ao circuito original mas tem menos portas e conexes. A figura abaixo mostra que o circuito da Figura 1(a) pode ser simplificado para resultar no circuito da Figura 1(b). Os dois circuitos realizam a mesma lgica, porm o circuito da Figura 1(b) melhor porque tem menos portas, ser menor, mais simples e mais barato que o circuito original.Alm disso, a confiabilidade do circuito melhorar pois h menos conexes que podem causar defeitos.

Fig.1 Os mtodos de simplificao de funes lgicas existentes so os seguintes:


  

Mtodo Algbrico ( Algbra Booleana) Mtodo Grfico(Mapas de Karnaugh) Mtodo Tabular (Quine-McCluskey)

O mtodo algbrico emprega as equaes e teoremas de Boole e DeMorgan, sendo intuitivo e dependente da prtica; o mtodo grfico sistemtico, com procedimentos passo-a-passo; o mtodo tabular mais aplicad o para simplificao usando programas especficos em microcomputadores.

Simplificao Algbrica Este mtodo de simplificao usa as equaes e teoremas de Boole e DeMorgan. No

existe uma regra que indique quais teoremas devem ser utilizados para simplif icar uma determinada equao.Tambm no h uma maneira de ter a certeza que a expresso obtida a mais simples ou se comporta outras simplificaes.Ento este mtodo um processo de tentativas e erros, onde prtica e experincia so importantes para se obter bons resultados. Para aplicar o mtodo algbrico na simplificao de equaes lgicas deve -se empregar dois passos bsicos: A expresso original deve ser colocada na forma soma -de-produtos, pela aplicao dos teoremas de DeMorgan e multiplicao de termos. Uma vez que a expresso est na forma soma -de-produtos, os termos produtos so verificados em busca de fatores comuns e a fatorao deve ser feita quando possvel.A fatorao deve resultar na eliminao de um ou mais termos.

y y

Como exemplo, a simplificao da equao do circuito da Figura 1 realizada abaixo:


Equao original do circuito Aplicando teorema 17 Cancelando dupla inverso Eliminando parnteses A AND A A B OR NOT B 1 AC AND1 AC Fatorando A Equao simplificada

Fig.1 A Figura 2 abaixo mostra um circuito lgico com duas entradas A e B e uma sada z. A simplificao de z est em seguida.

Simplificao:
Equao original do circuito Transformando em soma-de-produtos

Fig.2 Circuito simplificado:

Fig.3

O circuito est implementado na Figura 3 e comparando com o circuito original vemos que o circuito tem o mesmo nmero de portas e de conexes.A simplificao produziu um circuito equivalente mas no um circuito mais simples. Regras para Avaliar Expresses Lgicas 1.Calcular todas as inverses de termos simples; 2.Calcular todas as expresses dentro de parnteses; 3.Calcular operaes AND antes de OR, a menos que um parntese indique o contrrio; 4.Se uma expresso est complementada, ento calcule a expresso primeiro e, em seguida, inverta o resultado. Projetando Circuitos Lgicos Combinacionais Quando o nvel lgico de sada de um circui to lgico dado para todas as combinaes possveis das entradas, ento o resultado pode ser colocado em uma tabela verdade. A equao do circuito pode ser derivada da tabela verdade considerando que as linhas da tabela verdade que apresentam sadas no n vel lgico 1correspondem a mintermos que participam da funo expressa como soma padro de produtos. Aps obtida a equao da funo deve -se proceder a simplificao e, em seguida, implementar o circuito.Os passos a serem seguidos para projetar um circuit o lgico com este mtodo so os seguintes: Obter a tabela verdade

y y y y

Escrever o termo AND(mintermo) para cada linha da tabela verdade cuja sada igual ao nvel lgico 1 Escrever a expresso soma-de-produtos para a equao da sada Simplificar a expresso da equao da sada Implementar o circuito para a expresso final simplificada.

Exemplo. Projetar um circuito lgico que tem trs entradas A, B e C e uma sada x que ser ALTA somente quando a maioria das entradas ALTA.
y

Deduzir a tabela verdade O problema estabelece que a sada x ser 1 quando duas ou mais entradas sejam iguais a 1; para todos outros casos a sada x ser igual a 0 Linha A B C x 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 2 0 1 0 0 3 0 1 1 1 4 1 0 0 0 5 1 0 1 1 6 7 1 1 0 1 1 1 1 1

Escrever os termos AND(mintermos) para cada linha da tabela verdade cuja sada igual ao nvel lgico 1 Existem quatro linhas cujas sadas so iguais ao nvel lgico 1: linhas 3, 5, 6, e 7. Os mintermos esto indicados nas linhas correspondentes. Observe que o nmero dos mintermos igual ao nmero da linha. Determinar a expresso soma padro de produtos para a sada x Escrevendo a expresso OR para os termos AND indicados na tabela verdade, temos:

Simplificar a expresso da sada A expresso da sada x ser simplificada empregando os teoremas da lgebra de Boole, conforme abaixo:

Equao original do circuito Somando ABC a outros termos Fatorando os pares de termos

Termos entre parnteses so 1 Eliminando os parnteses Equao simplificada

Implementar o circuito para a expresso final A expresso final est na forma soma -de-produtos, ento o circuito ser trs portas AND com uma porta OR.

Fig.4

Implementando o Projeto Final No projeto anterior o circuito final foi implementado empregando uma estrutura com portas AND e OR.Uma expresso na forma soma-de-produtos sempre fornecer uma ou mais portas AND que acionam apenas uma porta OR.O principal motivo para usar a forma soma-de-produto que podemos implementar o circuito emepregando somente portas NAND, sem aumentar a complexidade do circuito. Isto pode ser feito substituindo cada porta da estrutura AND-OR obtida por portas NAND, sem fazer quaisquer outras mudanas. A Figura 5 mostra a estrutura NANDNAND para o circuito de maioria.

Fig.5

Potrebbero piacerti anche