Sei sulla pagina 1di 6

Questes de Paleontologia:

1) As posies dos continentes afetaram o clima e a habilidade dos vertebrados de migrar de regio para regio. A continuidade geogrfica da Pangea, no final da era Paleozica e no inicio da Mesozica, permitiu os tetrpodes migrar livremente pelos continentes e as faunas eram bem similares por todo o globo. Entretanto, no final da era Mesozica, a Pangea deixa de existir como uma entidade nica. Mares epicontinentais se estenderam pelo centro da America do Norte e da Eursia, e os continentes do sul foram se separando do continente do norte.O isolamento de diferentes blocos continentais resultou no isolamento de sua faunas de tetrpodes, limitando as possibilidades de migrao.Como resultado, as faunas de tetrpodes foram se tornando progressivamente mais distintas em continentes diferentes.Distines regionais se tornaram aparentes nas faunas de dinossauros do final da Era Mesozica, sendo uma das caractersticas proeminentes das faunas de mamferos da era Cenozica.Tanto a fragmentao das massas de terras as alteraes climticas durante a era Cenozica, foram fatores importantes para evoluo dos mamferos. 2) Os mamferos da Era cenozica so um grupo altamente diversificado de organismos, adaptados a uma grande variedade de estilos de vida e apresentando uma gama de diversidades ecomorfologicas. Os trs principais tipos de mamferos viventes monotremados, marsupiais e eutrios podem ser distinguidos por diferenas profundas quanto a sua reproduo. Diferenas das especializaes morfolgicas tambm podem ser observadas no crnio e nos dentes relacionadas alimentao, no esqueleto ps- craniano, para a locomoo, no crebro e nos rgo do sentido. Mamferos da era cenozica se diversificaram em uma variedade de tipos de alimentao, refletidos nas anatomias distintas de seus crnios e suas denties. Os crnios e os dentes dos herbvoros so em geral, mais especializados do que os dos onvoros e dos carnvoros, pois um material vegetal fibroso e mais difcil de mastigar e tem efeito abrasivo sobre os dentes. A Vegetao tambm mais difcil de ser digerida do que outras dietas, e muitos herbvoros evoluram uma associao

simbionte com os microrganismos em seus tratos digestrios, os quais fermentam a fibra vegetal e auxilia na sua quebra qumica. Os dentes dos mamferos herbvoros so particularmente especializados. E forma a cortar o material vegetal duro, as cspides originais se uniram em laminas cortantes, ou lofos. Alm disso, os mamferos herbvoros devem garantir que seus dentes durem por toda a vida, um problema compartilhado por todos os mamferos, j que eles substituem seus dentes apenas uma vez, e os molares nunca so substitudos. Mamferos carnvoros usualmente possuem um par de dentes cortantes especializados, os carniceiros. O modo de locomoo dos mamferos , algum tipo de salto. Com a radiao de mamferos maiores, na era cenozica, mamferos mais especializados alongaram seus membros e alteraram suas posturas dos ps, restringindo o movimento dos membros e, algumas vezes, reduzindo o numero de dgitos. Embora tais especializaes auxiliem na corrida rpida, e assumisse que os membros longos tenham co evoludo entre as presas e os predadores, os ungulados, na verdade, evoluram seus membros mais longos muitos milhes de anos antes dos carnvoros. 3) A Era Cenozica foi marcada pelo aparecimento de 28 ordens de mamferos, 16 das quais ainda vivem. No paleoceno e no eoceno viveram mamferos de tipo arcaico que no fim do Eoceno e no Oligoceno foram substitudos, exceto na Amrica do Sul, pelos ancestrais dos mamferos modernos. No decorrer de milhes e milhes de anos deu-se a modernizao das faunas que culminou na produo de mamferos adiantados, especializados, do mundo moderno. Os processos que conduziram elaborao das faunas modernas datam do Pleistoceno e do ps-Pleistoceno. Distingue-se a fauna atual da fauna do Pleistoceno, principalmente pelo empobrecimento, advindo da extino de vrias formas. Foi na era Cenozica que surgiram os primeiros onvoros. Formaram tambm as cadeias de montanhas, e ocorreram as grandes glaciaes, surgindo novas espcies de vida. J no fundo dos oceanos, houve o aparecimento de dorsais (cadeias de montanhas que so formadas nas zonas aonde as placas dos continentes se separam).

As peculiaridades faunstica da Austrlia, so devidas ao isolamento que manteve desde o Cretceo em relao sia. A forma ancestral do cavalo data do Eoceno e recebeu o nome de Eohippus; viveu no hemisfrio norte. O Equus, isto , cavalo propriamente dito, surgiu na Amrica do Norte bem mais tarde, donde migrou para a sia, no Pleistoceno. 4) A evoluo separada de diferentes estoques basais de mamferos, em continentes distintos, ilustra bem a evoluo convergente de ecomorfos nos mamferos da era Cenozica. Herbvoros corredores especializados incluem os litopternios extintos da America do sul, o antlope artiodtilo holartico de origem euro-asitica e os cavalos perissodtilos (a maior parte da evoluo dos cavalos ocorreu na America do norte). Estes ungulados so muito similares em muitos aspectos.at mesmo os marsupiais australianos,tais como canguru, demonstram convergncias nas mandbulas, nos dentes e no comportamento de alimentao com os herbvoros eutrios.A Evoluo convergente tambm ocorreu entre os Herbvoros lentos e corpulentos, tais como os rinocerontes holarticos (perissodtilos), os elefantes, os quais se originaram na frica os extintos notoumgulados da America do Sul e os extintos diprotodontios marsupiais da Austrlia. Os mamferos especializados na alimentao por formigas e cupins incluem o tamandu gigante da America do Sul, o oricteroptero, na frica, o pamgolin na sia tropical e na frica e o equidena (um monotremado), na Austrlia. As especializaes convergentes desses mamferos no aparentados, ou de parentescos distantes incluem a reduo do numero e do tamanho dos dentes, alteraes na forma e na fora do crnio e das maxilas e membros peitorais modificados para escavao.Alguns mamferos, de ancestralidade carnvora, adotaram estilo de vida mirmecfago e apresentaram especializaes similares, embora menos extensivas . Estas espcies incluem um tamandu marsupial, numbate Australiano, uma Hiena africana, o aardwolf e um viverridio de Madagascar, o fanalouc. 5) A era Cenozica foi em geral, um perodo mais seco do que a era mesozica, embora sua primeira parte (at a metade o Eoceno), a cerca de 50

milhes de anos, tenha sido um momento de relativo calor. O final da Era cenozica foi caracterizado pela formao de gelo nos plos, culminando em uma era do gelo no inicio do pleistoceno, a 2 milhes de anos aproximadamente. Nota-se que as alteraes das adversidades dos mamferos acompanharam as mudanas do clima na terra, em grandes latitudes, ao longo da era cenozica, com picos observados no eoceno, e no mioceno mdio. Este padro faz sentido quando pensamos no mundo atual, no qual existe uma variedade muito maior de mamferos nas florestas tropicais do que nas temperadas. Na Amrica do Sul no perodo glacial onde predominava clima quente e seco, quando teve o derretimento das calotas polares ocorreu uma diversificao da fauna da Floresta amaznica e mata atlntica e tambm alteraes na diversidade faunstica do cerrado e caatinga. No hemisfrio sul, as calotas polares aumentaram, os cumes das montanhas se encheram de gelo e a umidade do ar diminuiu por no haver calor para a evaporao. Na Amaznia, a temperatura mdia caiu pelo menos 4,5 graus centgrados. Nos perodos secos, a regio era dominada por savanas e cerrados e a mata se reduzia a pequenas manchas de vegetao tropical (chamadas refgios) restritas a galerias ao longo dos rios. No entanto, toda essa megafauna desapareceu quando as florestas voltaram a crescer, no fim da ltima glaciao (que durou de 30 mil a 12 mil anos atrs). Apenas alguns animais de pequeno e mdio porte sobreviveram extino generalizada por possurem adaptaes que lhes permitiam viver tanto em florestas pluviais ou decduas, cerrados, charcos e caatingas. Arara, a anta, o tatu e o porco do mato so exemplos de megafauna.

Perguia Megatherium.

Os marsupiais ( mamiferos que carregam os seus filhos numa bolsa, como os Cangurus) evoluram em outra direco, tornando-se carnvoros. Um deles Gato Dentes de Sabre da Amrica do Norte.

Glyptodonte

Alguns animais que evoluram na Amrica do Sul migraram na direco oposta, estabelecendo-se no Norte assim so exemplo disso: O Papa-Formigas, Porco Espinho, o Oppossum e Armadillo.

Papa-Formigas

Porco - Espinho

opossum

armadillo

Refrencia Bibliografica:
Pough, F.H., C. M. Janis e J. B. Heiser. 2003. A Vida dos Vertebrados: 3a ed. Atheneu, So Paulo.

http://prehistoria.freewebpages.org/humanorigem.htm 21/11/2011.

Acesso

em

http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/docs_expo/Megafaun a.pdf. Acesso em 21/11/2011.

Potrebbero piacerti anche