Sei sulla pagina 1di 12

ISSN 1414-4182

Banco de dados hidrometeorolgicos do projeto HidroJipa

16
Circular Tcnica
Campinas, SP Dezembro, 2011

Introduo
O projeto Modelagem hidrolgica e sensores orbitais para estudos de impactos de mudana de uso e cobertura das terras sobre a disponibilidade hdrica na Bacia do Rio Ji-Paran (RO) (HidroJipa) visa avaliar a utilizao de dados oriundos de sensores remotos orbitais como fonte de dados para modelos hidrolgicos de grandes bacias. O projeto em questo objetiva aplicar o MGB-PIH (Modelo de Grandes Bacias do Instituto de Pesquisas Hidrulicas) Bacia do Rio Ji-Paran, RO (Figura 1).

Autores
Daniel de Castro Victoria
Engenheiro Agrnomo, Doutor em Cincias, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satlite, Campinas, SP daniel@cnpm.embrapa.br

Ricardo Guimares Andrade


Engenheiro Agrcola, Doutor em Meteorologia Agrcola, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satlite, Campinas, SP ricardo@cnpm.embrapa.br

Figura 1. Localizao da Bacia do Rio Ji-Paran, RO.

Adriano Rolim da Paz


Engenheiro Civil, Doutor em Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental, Professor Adjunto I do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraba adrianorpaz@yahoo.com.br

Uma das etapas do projeto a obteno e organizao de uma srie de dados que caracterizem a bacia estudada, como informaes pedolgicas, topografia, cobertura vegetal, alm de dados meteorolgicos e fluviomtricos de estaes convencionais. Esta circular descreve as ferramentas e o banco de dados montado para armazenar as informaes das estaes fluviomtricas e meteorolgicas localizadas na rea de estudo, disponvel no website do projeto HidroJipa (http://www.cnpm.embrapa.br/ projetos/hidrojipa/). No objetivo desta circular ser um tutorial para bancos de dados SQL ou para a extenso SQLite Manager, utilizada para o manuseio dos dados. Para isso, o leitor deve buscar outras fontes de informao, referenciadas ao longo do texto.

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Dados meteorolgicos e fluviomtricos necessrios para a simulao MGB-IPH


O modelo MGB-IPH necessita de dados dirios de estaes fluviomtricas e meteorolgicas. Os dados fluviomtricos so utilizados para a calibrao e verificao da acurcia do modelo, por meio da comparao entre a vazo simulada e a observada nos postos fluviomtricos. J os dados meteorolgicos so as forantes do modelo, necessrios para a simulao do ciclo hidrolgico. Dados faltantes podem ser substitudos pelas mdias mensais. Mais informaes sobre o modelo MGB-IPH e os dados necessrios podem ser encontradas em Collischonn (2001), Collischonn et al. (2007) e no website do modelo1. Os dados meteorolgicos necessrios para a utilizao do modelo so: 1) temperatura mxima e mnima do ar; 2) precipitao; 3) velocidade do vento; 4) radiao incidente (ou insolao) e 5) umidade relativa do ar.

Fontes e consistncia dos dados


Dados fluviomtricos
Os dados fluviomtricos contidos no banco de dados foram obtidos junto ANA (Agncia Nacional de guas), por meio do sistema online de informaes hidrometeorolgicas HidroWeb (ANA, 2011). Ao todo, 11 estaes fluviomtricas da ANA pertencentes Bacia do Rio Ji-Paran foram inseridas no banco. A Figura 2 mostra a localizao de todas as estaes contidas no banco de dados. A quantidade de dados disponvel varia de estao para estao, sendo que algumas apresentam medidas de descarga desde o fim da dcada de 1970 e que os dados mais atuais se estendem at 2006. Ao todo, a tabela com os dados fluviomtricos apresenta 94.235 registros. A estrutura das tabelas contidas no banco de dados ser explicada mais adiante.

Figura 2. Localizao das estaes pluviomtricas, fluviomtricas e meteorolgicas contidas no banco de dados.
1

http://galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/MGB-IPH/MGB.html

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Tambm foram inseridos no banco dados de 28 estaes fluviomtricas do Sinda (Sistema Nacional de Dados Ambientais), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) (INPE, 2011). Essas estaes apresentam medidas do nvel da rgua fluviomtrica, porm sem apresentar informaes sobre a curva chave, o que impossibilita estimar a descarga nessas estaes neste momento.

Dados pluviomtricos
Os dados pluviomtricos inseridos so provenientes de diferentes fontes: 106 estaes pluviomtricas do sistema HidroWeb 3 estaes agrometeorolgicas do Sinda 8 estaes meteorolgicas do Sinda 28 estaes fluviomtricas do Sinda (com dados de precipitao) 26 estaes do Agritempo As estaes provenientes do HidroWeb e do Agritempo apresentam dados dirios, enquanto as estaes do Sinda contm oito leituras dirias, abrangendo os anos de 2004 a 2010. Assim como o ocorrido com as estaes fluviomtricas, diversas estaes pluviomtricas apresentam perodos de falhas nas medidas e raramente deparamos com um longo perodo de observaes. Alm disso, algumas das estaes inseridas no sistema so repetidas, uma vez que o banco de dados Agritempo rene informaes de diferentes fontes, principalmente do Inpe e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), tambm listadas no Sinda.

Dados meteorolgicos
Os dados meteorolgicos inseridos no banco so provenientes de seis estaes da ANA, das estaes agrometeorolgicas (trs estaes) e meteorolgicas (oito estaes) do Sinda e do Agritempo (26 estaes). Entre os dados provenientes da ANA, algumas estaes apresentam leituras desde 1952, sendo a leitura mais recente a do ano de 2002. Os parmetros medidos variam de estao para estao e incluem: temperatura mxima e mnima do ar, presso atmosfrica, umidade relativa, temperatura da gua, leituras de evapormetro e do tanque evaporimtrico, precipitao e insolao. Os dados do sistema Agritempo incluem estaes meteorolgicas de diferentes instituies, como Inpe e Inmet, e apresentam medidas dirias de temperatura mnima e mxima do ar, umidade relativa mnima e mxima do ar e precipitao. As estaes meteorolgicas do Sinda apresentam medidas de direo do vento, precipitao, presso atmosfrica, radiao solar acumulada, temperaturas mxima e mnima do ar, umidade relativa do ar, velocidade do vento, velocidade mxima do vento e hora do vento mximo, todos com oito leituras dirias. As estaes agrometeorolgicas do Sinda medem a quantidade de gua no solo (200 mm e 400 mm), direo do vento, direo do vento mximo, precipitao, presso atmosfrica, radiao solar acumulada, radiao solar global, temperatura do ar, temperatura mxima e mnima do ar, temperatura do solo a 100 m, 200 m e 400 mm, umidade relativa do ar, velocidade do vento a 10 m, velocidade do vento a 5 m e velocidade do vento mximo.

Consistncia dos dados


O banco de dados montado para o projeto teve o intuito de organizar e armazenar informaes hidrometeorolgicas disponveis em diferentes fontes. Os dados compilados neste banco podem ser livremente acessados via internet, porm o uso comercial das informaes no permitido. No dada nenhuma garantia quanto aos dados disponibilizados, e tanto a Embrapa quanto as fontes originais dos dados no podem ser responsabilizadas por eventuais danos que provenham do uso desses dados. importante ressaltar que os dados das estaes inseridas no banco no foram alvo de uma anlise de consistncia. Dessa forma, podem existir falhas ao longo da srie temporal ou dados com valores duvidosos, portanto recomendado que o usurio realize um controle de qualidade por meio de

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

anlises temporais, espaciais e de coerncia climatolgica. Quanto aos dados provenientes da ANA, verificamos que esses apresentam dois nveis de consistncia para os dados pluviomtricos (brutos ou consistidos) e quatro nveis para dados fluviomtricos.

Banco de dados do projeto


O banco de dados foi montado utilizando a biblioteca SQLite, que possibilita a criao de bancos de dados relacionais que seguem os padres definidos pela linguagem SQL (Structured Query Language). Diferentemente dos bancos de dados SQL tradicionais, um banco SQLite no necessita de um servidor de banco de dados, o que simplifica a sua implementao, pois dispensa a etapa de configurao dos servios. Dessa forma, todo o banco de dados est contido em apenas um arquivo, que pode ser facilmente distribudo para outros usurios. Alm das caractersticas de fcil implementao e distribuio dos dados, outras que levaram escolha do SQLite foram: Software livre (open source), que no resulta em custos para o projeto; Fcil acesso aos dados do banco a partir de ferramentas grficas ou por meio de linguagem de programao; Capacidade de armazenar grandes quantidades de informaes (bancos com terabytes). Mais informaes sobre a linguagem SQL e a biblioteca SQLite podem ser encontradas no website http://www.sqlite.org/. Como forma de interface para o banco de dados, recomenda-se o SQLite Manager2, uma extenso do navegador Firefox que permite ao usurio criar, gerenciar e realizar consultas em bancos SQLite. A extenso SQLite Manager gratuita, pode ser instalada a partir do gerenciador de extenses do Firefox e compatvel com os sistemas operacionais mais comumente utilizados (Windows, Mac OS X, Linux). A tela do SQLite Manager apresenta-se da seguinte maneira (Figura 3):

Figura 3. Tela do SQLite Manager.


2

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/sqlite-manager/

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Na barra superior (1), so encontradas as opes para criar um novo banco de dados, abrir um banco j existente, alm de adicionar e remover tabelas, importar dados de arquivos texto, gerar ndices e visualizaes (views), entre outras funcionalidades. Na coluna da esquerda (2), listado o contedo do banco de dados (tabelas, views, ndices). Nesse caso, o banco do projeto contm 12 tabelas e 34 views. A parte central da interface (3) varia de acordo a aba ativa (4), onde o usurio tem as opes de ver a estrutura da tabela ou view selecionada (Structure), ver os dados da tabela ou view (Browse & Search), executar algum comando SQL (Execute SQL) ou verificar as configuraes do banco de dados (DB Settings). Mais informaes sobre o SQLite Manager e suas funcionalidades podem ser encontradas no site http://code.google.com/p/sqlite-manager/. O banco de dados do projeto contm 11 tabelas com dados hidrometeorolgicos e uma tabela com informaes internas do sqlite (sqlite_stat1). O tamanho do banco 166 Mb, e ele pode ser manipulado por computadores pessoais comuns, no h necessidade de usar mquinas com capacidade de processamento especial. A Figura 4 apresenta uma representao esquemtica de todas as tabelas contidas no banco de dados e das relaes entre elas. Uma descrio mais detalhada de cada tabela apresentada a seguir.

Figura 4. Representao esquemtica das tabelas contidas no banco de dados e as relaes entre suas colunas.

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Tabela das estaes contidas no banco de dados (estacoes)


Na tabela de estaes (nome no banco: estacoes), esto listadas as estaes contidas no banco de dados, identificando sua localizao (latitude e longitude) e a fonte dos dados. A estrutura dessa tabela apresentada a seguir.
Nome da coluna
rowid codigo

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao Para estaes da ANA e do Inpe, foram utilizados os mesmos cdigos do banco de dados original; para estaes Agritempo, foram gerados cdigos prprios. Nome da estao Latitude da estao Longitude da estao Tipo da estao: AGRO-CPTEC: agrometeorolgica do Inpe MET-CPTEC: meteorolgica do Inpe H-CPTEC: fluviomtrica do Inpe ANA: Agncia Nacional de guas (pluviomtrica ou meteorolgica) Agritempo: estaes do Agritempo Ana fluv: estaes fluviomtricas da ANA

nome lat lon tipo

Dados de precipitao (dados_chuva_ana)


Nesta tabela, esto listados os dados das estaes pluviomtricas da ANA. Ao todo, a tabela contm 902.923 registros.
Nome da coluna
rowid codigo consistencia

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao (mesmo da tabela estaes) Nvel de consistncia dos dados 1: Bruto 2: Consistido (A descrio dos valores est na tabela consist.) Dia da medida Ms da medida Ano da medida Precipitao (mm)

dia mes ano valor

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Dados das estaes meteorolgicas da ANA (dados_met_ana)


Tabela com dados das estaes meteorolgicas da ANA. Contm 335.746 registros.
Nome da coluna
rowid codigo consistencia

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao (mesmo da tabela estaes) Nvel de consistncia dos dados, semelhante tabela de dados pluviomtricos Dia da medida Ms da medida Ano da medida Hora da medida Parmetro meteorolgico medido (descrito na tabela met_parm_ana) Medida do parmetro

dia mes ano hora Parametro

Valor

Cdigos de consistncia (consist)


Tabela descrevendo os cdigos de consistncia utilizados pelas estaes pluviomtricas e meteorolgicas da ANA. Apresenta apenas duas colunas, uma com o cdigo de consistncia (1 ou 2) e sua descrio (bruto ou consistido, respectivamente).

Nome da coluna
rowid codigo descricao

Descrio
Identificador da linha Cdigo do do nvel de consistncia Descrio do do nvel de consistncia

Cdigos dos parmetros meteorolgicos medidos nas estaes da ANA (met_parm_ana)


Cdigo dos parmetros meteorolgicos medidos nas estaes da ANA.
Nome da coluna
rowid parm_codigo descricao

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo do parmetro Descrio do parmetro medido

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Dados dirios de descarga das estaes fluviomtricas da ANA (dados_fluv_ana)


Tabela com dados dirios de descarga das estaes fluviomtricas da ANA. A tabela contm 94.235 registros.
Nome da coluna
rowid codigo consistencia

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao (mesmo da tabela estaes) Nvel de consistncia dos dados Difere da medida de consistncia dos dados meteorolgicos e pluviomtricos. Valores: OK; Duvidoso; Estimado ou Rgua Seca. Dia da medida Ms da medida Ano da medida Descarga medida (m3 s-1) Valor -1 indica ausncia de dados.

dia mes ano valor

Dados das estaes agrometeorolgicas do Sinda (inpe_agro)


Tabela contendo 47.253 registros das estaes agrometeorolgicas do Sinda.
Nome da coluna
rowid codigo dia mes ano hora aguaSolo200 aguaSolo400 dirvento dirventoMax chuva pressao radSolAcum tempAr tmax tmin tsolo100 tsolo200 tsolo400 umidade velVento10m velVentoMax data_local

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao (mesmo da tabela estaes) Dia da medida Ms da medida Ano da medida Hora da leitura (GMT) Contedo de gua no solo a 200 mm (m3 m-3) Contedo de gua no solo a 400 mm (m3 m-3) Direo do vento (0 = N) Direo do vento mximo Precipitao acumulada (mm) Presso baromtrica (mB) Radiao solar acumulada (MJ m-2) Temperatura do ar (C) Temperatura mxima do ar (C) Temperatura mnima do ar (C) Temperatura do solo, 100 mm (C) Temperatura do solo, 200 mm (C) Temperatura do solo, 400 mm (C) Umidade relativa Velocidade do vento (m s-1) Velocidade mxima do vento (m s-1) Data e hora local

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Dados das estaes hidrometeorolgicas do Sinda (inpe_hidro)


Tabela com 1.025.270 registros das estaes hidrometeorolgicas do Inpe.
Nome da coluna
rowid codigo dia mes ano hora NivRegua Pluv24H12GMT pluvio SPressao tempAgua

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao (mesmo da tabela estaes) Dia da medida Ms da medida Ano da medida Hora da leitura (GMT) Nvel de Rgua (cota do rio, cm) Precipitao das ltimas 24 horas (mm) Precipitao acumulada a cada leitura (mm) Presso (da cota do rio) Temperatura da gua (C)

Dados das estaes meteorolgicas do Sinda (inpe_met)


Tabela com 127.317 registros das estaes meteorolgicas do Inpe.
Nome da coluna
rowid codigo dia mes ano hora dirvento chuva pressao radSolarAcum TempAr tmax tmin umidade velVento10m velVentoMax horaVento data_local

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao (mesmo da tabela estaes) Dia da medida Ms da medida Ano da medida Hora da medida (GMT) Direo do vento (0 norte verdadeiro) Precipitao (mm) Presso baromtrica (mB) Radiao solar acumulada (MJ m-2) Temperatura do ar (C) Temperatura mxima do ar das ltimas 24 horas (C) Temperatura mnima do ar das ltimas 24 horas (C) Umidade relativa do ar Velocidade do vento (m s-1) Velocidade mxima do vento (m s-1) Hora da medida de velocidade mxima do vento Data e hora local

10

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

Dados de estaes do Agritempo (agritempo)


Tabela com 143.406 registros das estaes do Agritempo.
Nome da coluna
rowid codigo dia mes ano tmin tmax urmin urmed urmax rad chuva vento2 dirvento horavento press_max press_min daas

Descrio
Identificador interno da linha da tabela Cdigo da estao (mesmo da tabela estaes) Dia da medida Ms da medida Ano da medida Temperatura mnima do ar (C) Temperatura mxima do ar (C) Umidade relativa mnima do ar (%) Umidade relativa mdia do ar (%) Umidade relativa mxima do ar (%) Radiao solar (tabela no apresenta dados) Precipitao (mm) Velocidade do vento a 2 m (m s-1) Direo do vento Hora do vento mximo Presso baromtrica mxima (mB) Presso baromtrica mnima (mB) Disponibilidade de gua no solo (mm)

Tabela com pesos para auxiliar nos clculos da mdia diria de temperatura e umidade relativa do ar (pesos)
Tabela para auxiliar no clculo de temperatura e umidade relativa mdia diria, a partir das frmulas:

T med =

T max+ T min + T 9h+ 2T 21h 5

UR med =

UR9h + UR15h + 2UR 21 4

Onde: Tmed e URmed: valor mdio dirio de temperatura ou umidade relativa; Tmax e Tmin: temperaturas mximas e mnimas; T9h e T21h: temperatura medida s 9 h e s 21 h; UR9h, UR15h e UR21h: Umidade relativa medida s 9 h, 15 h e 21 h. Os pesos contidos nesta tabela so utilizados nas views que exportam os dados do banco.

Banco de dados hidrometeorolgicos o projeto HidroJipa

11

Views
Todas as consultas realizadas em um banco de dados SQL podem ser armazenadas de forma que o usurio possa acess-las novamente mais tarde. Estas consultas so chamadas de views. No banco de dados em questo, esto disponveis 34 views utilizadas para avaliar os dados. Selecionando qualquer uma das views disponveis e escolhendo a aba Structure, o usurio pode verificar o comando SQL utilizado para criar a consulta. Para observar os resultados da consulta, o usurio deve escolher a aba Browse & Search. Tambm possvel criar novas consultas usando a aba Execute SQL e salv-las como novas views. No banco de dados, esto inseridos dois tipos de views, um para a contagem do nmero de leituras e outro para a exportao dos dados no formato necessrio para o MGB-IPH. As views de contagem comeam com a palavra conta. Por exemplo, a view onta_chuva_ana_consistido fornece o nmero de medidas de chuva para cada ano, em cada estao pluviomtrica da ANA. J a view conta_chuva_ana_consistido_ano fornece os mesmos dados, porm organiza a tabela de forma diferente, com apenas uma linha por estao da ANA. Para ver os dados, basta ao usurio selecionar a view desejada e escolher a aba Browse & Search. O cdigo SQL que gerou a consulta pode ser visto na aba Structure. As views para exportao iniciam com a palavra exporta e foram criadas para facilitar a transferncia dos dados para o modelo MGB-IPH. Nelas, so calculados os dados dirios a partir dos dados produzidos de trs em trs horas pelo Inpe, e dados falhos so substitudos pelo valor -1.

Concluses
O banco de dados do projeto HidroJipa reuniu dados de diversas estaes meteorolgicas, fluviomtricas e pluviomtricas presentes na rea de estudo, oriundos dos repositrios da Agncia Nacional de guas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Agritempo. Nesta etapa, no foram levados em considerao problemas de consistncia nos dados ou repetio de informaes (por exemplo, algumas estaes esto includas em mais de uma base de dados). O uso de um banco de dados que segue as especificaes SQL permite que diversos aplicativos e plataformas tenham acesso s informaes. Por exemplo, possvel acessar as informaes a partir de diferentes linguagens de programao, o que possibilita a criao de programas e funes especficas para tratar e exportar os dados meteorolgicos. Tambm possvel realizar a ligao direta entre o banco de dados SQL com sistemas de informaes geogrficas, permitindo a interpolao dos dados e anlises espaciais mais complexas. O uso da biblioteca SQLite permitiu a criao de um banco de dados que pode ser facilmente distribudo, sem a necessidade de se utilizar um servidor prprio. Outra vantagem do SQLite que este um software livre, de cdigo aberto e gratuito, que dispensa a compra de licenas. O banco de dados descrito pode ser obtido no website do projeto HidroJipa.

Referncias
ANA. Agncia Nacional de guas. HidroWeb, Sistema de Informaes Hidrolgicas. Disponvel em: <http://hidroweb.ana.gov.br/>. Acesso em: 14 nov. 2011. COLLISCHONN, W. Simulao hidrolgica de grandes bacias. 2001. 270 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental) Instituto de Pesquisas Hidrulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponvel em: <http://galileu.iph.ufrgs.br/collischonn/ClimaRH/teses/teseWalter.htm>. Acesso em: 02 mar. 2010. COLLISCHONN, W.; ALLASIA, D.; SILVA, B. C.; TUCCI, C. E. M. The MGB-IPH model for large scale rainfall runoff modeling. Hydrological Sciences Journal, v. 52, n. 5, p. 878-895, 2007. INPE. SINDA - Sistema Nacional de Dados Ambientais. Disponvel em: <http://sinda.crn2.inpe.br/PCD/>. Acesso em: 14 nov. 2011.

Circular Tcnica, 16

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Monitoramento por Satlite Endereo: Av. Soldado Passarinho, 303 Fazenda Chapado, CEP 13070-115 Campinas, SP Fone: (19) 3211-6200 Fax: (19) 3211-6222 E-mail: sac@cnpm.embrapa.br www.cnpm.embrapa.br 1 edio 1 impresso (2011): verso on-line

Comit de publicaes

Presidente: Cristina Criscuolo Secretria: Shirley Soares da Silva Membros: Bibiana Teixeira de Almeida, Daniel de Castro Victoria, Davi de Oliveira Custdio, Graziella Galinari, Luciane Dourado e Vera Viana dos Santos

Expediente

Superviso Editorial: Cristina Criscuolo Reviso de texto: Bibiana Teixeira de Almeida Normalizao bibliogrfica: Vera Viana dos Santos Diagramao eletrnica: Shirley Soares da Silva

Potrebbero piacerti anche