Sei sulla pagina 1di 17

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

TECNICAS DE EXAMES CONTRASTADOS

PROFESSORA DENISE ALMEIDA

ALUNAS: ELEN PAPAROTTI TEREZINHA FERREIRA

Sumrio

1- Introduo 2- Sulfato de Brio 3- Exame de Esofografia 4- Exame de Transito Intestinal 5- Exame de Enema opaco duplo contraste 6- Lipiodol 7- Mtodo de infuso 8- Farmacologia 9- Substituio do Lipiodol 10- Imagens de exames de angiografia

INTRODUO

Meios de contraste so substncias qumicas usadas na radiologia com o objetivo de permitir a diferenciao entre estruturas adjacentes que possuem densidade similar. Permite esta diferenciao com o aumento de contraste entre elas.

SULFATO DE BRIO

O Sulfato de brio um contraste radiopaco utilizado exclusivamente em exames radiolgicos do trato gastrintestinal, com esfago, estmago, duodeno e clon, administrados por via oral ou retal. Sua primeira aplicao ocorreu em 1910, com Bachem e Gnter, que utilizaram como enema opaco na explorao gastrintestinal. Apresenta caractersticas qumicas como um sal, que na forma de p, insolvel em gua e gordura. Sua solubilidade de 0,00022g por 100ml de gua a uma temperatura de 18 C. a solubilidade aumenta com a elevao da temperatura. Embora apresente uma alta taxa de toxidade, possvel ingeri-lo em grandes quantidades. Sua atuao na parede gastrintestinal onde se adere com excelncia, sem ocasionar floculao, evitando a formao de aglomerados hiper-radiodenosos. Quando h a emisso dos raios X, o brio opaco a eles, conseqentemente as reas do corpo aparecem brancas quando o filme revelado. utilizado para verificar condies especiais ou patologias existentes.

Sulfato de Brio

EXAME DE ESOFOGRAFIA

Preparo: o paciente orientado a permanecer em jejum de 8 10h. No fumar nem mascar chicletes durante o perodo que antecede o exame. O tcnico / tecnlogo dever explicar todos os procedimentos a serem realizados, bem como fazer uma previa anamnese, anotando todos os dados na ficha do mesmo. O paciente ir ingerir o sulfato de brio em pequenos goles. Observam-se atravs da monitorao de TV acoplada a um computador as imagens da coluna de brio passando pela poro cervical do esfago, onde est localizada a faringe; a poro torcica do esfago, e por fim a parte abdominal do esfago.

Posicionamento do paciente em obliqua 30 a 40

Exame radiogrfico do esfago.

EXAME DE TRNSITO INTESTINAL

Preparo: o paciente inicia tomando 200 ml de brio, sendo a primeira radiografia realizada em 10 minutos aps a ingesto. Em seguida ingerir mais 200 ml de brio, para radiografias posteriores realizadas de 30 em 30 minutos, paciente em decbito ventral at que seja visualizada a vlvula ileocecal. Encerrando o exame.

Posicionamento do paciente

Exame de Trnsito intestinal

EXAME DE ENEMA OPACO BARITADO E DUPLO CONTRASTE

Neste exame alm do sulfato de brio tambm introduzido ar no intestino grosso. essencial que o intestino esteja absolutamente limpo. O exame realizado em dois estgios: Aps o brio alcanar todo intestino grosso, instila se ar no intestino, a seguir solicita ao paciente que evacue o mximo que possvel. No segundo estgio, devemos insuflar o intestino com uma grande quantidade de ar, que desloca a principal coluna de brio para frente, deixando apenas o brio aderido mucoso. Esses procedimentos so realizados sob controle de um fluroscopio, pois no permitido que a coluna de ar entre na frente da coluna de brio.

Exame de enema baritado

Exame de enema duplo contraste

INDICAO E CONTRA INDICAO

indicado para estudar radiograficamente forma e a funo do intestino grosso, bem como quaisquer condies patolgicas. ex: Colite, neoplasias, apendicite...etc contra indicado aos pacientes que foram submetidos aos exames sigmoidoscopia ou colonoscopia com bipsia, pois durante esses procedimentos a poro do clon pode estar enfraquecida, o que pode levar a perfurao.

FARMACOLOGIA

Sulfato de Brio .................... 1 g Veculo q.s.p. .................... 1 ml Veculo: benzoato de sdio, sacarina1 sdica, citrato de sdio, lcool etlico, metilparabeno, propilparabeno, aroma ma, carboximetilcelulose, sorbato de potssio, gua purificada.

INFORMAES TCNICAS - O BARIOGEL Sulfato de Brio

Sulfato de Brio a 100%) apresenta caractersticas que o aproximam do contraste radiolgico ideal: Alta densidade radiolgica; Baixa viscosidade; Alta fluidez; Grande estabilidade;

LIPIODOL

STERES ETLICOS DOS CIDOS GRAXOS DO LEO DE PAPOULA IODADO

Lipiodol extrado da semente da papoula, amplamente utilizado como contraste radiogrfico. Tem aparncia de leo vegetal natural, com a mesma cor e fluidez. Foi descoberto em 1901 pelo Prof. Marcel Guerbet e em 1926 tornou-se o primeiro meio de contraste iodado para radiologia.

Semente da papoula

Ampola de lipiodol 10ml

INDICAO

utilizado e como meio de contraste na realizao da linfografia, Histerossalpingografia, uretrografia retrgrada, sialografia, colangiografia pr ou ps-operatria, fistulografia.

MTODO DE INFUSO

Vias de acesso Injeo intralinftica, o produto liberado no sangue, captado pelo fgado, pulmes, (onde a matria lipdica degradada em nvel de alvolos pulmonares), bao e tecidos adiposos.

FARMACOLOGIA

Teor de iodo: 480 mg/ml Densidade: 1,280 a 15C Viscosidade: 25 centipoise a 37C 1 g de Lipiodol uf contm 0,38 g de iodo 1 ml de Lipiodol uf contm 0,48 g de iodo

SUBSTITUIO DO LIPIODOL

H bastante tempo o lipiodol deixou de ser utilizado como agente contrastante em exames radiogrficos, pelo fato de ter uma reabsoro muito lenta pelo organismo, sendo substitudo por contrastes hidrossolveis.

IMAGENS

Angiogrfica de tumores hepticos.

Angiogrfica da artria pulmonar direita mostrando complexo no lobo superior e inferior

REFERNCIAS

Livro de Radiologia Fsica bsica bases farmacolgicas aplicadas na imaginologia Autor Denis Honorato costa

Pesquisas na internet.

Potrebbero piacerti anche