Sei sulla pagina 1di 9

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

GEOMETRIA NO PLANO

es Elementares Noc o

Ponto O objecto geom etrico mais elementar (sem dimens ao). Linha Conjunto innito de pontos que pode ser desenhado por um u nico movimento cont nuo (objecto geom etrico a uma dimens ao).

Figura 1: Linha.

Linha recta Tem uma s o direc c ao.

Figura 2: Linha recta.

Dois pontos distintos determinam uma u nica recta. Por um u nico ponto pode passar uma innidade de rectas que formam um feixe de rectas.

Figura 3: Feixe de rectas.

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

Linha curva Muda continuamente de direc c ao.

Curva simples

Curva simples fechada

Curva fechada

Semi-recta Por c ao de recta ilimitada num sentido e limitada no outro por um ponto que se designa origem. Segmento de recta Uma por c ao de recta compreendida entre dois dos seus pontos. Linha quebrada Constitu da por segmentos de recta dispostos topo a topo.

Semi-recta

Segmento de recta

Linha quebrada

Plano Superf cie ilimitada que cont em inteiramente qualquer recta denida por dois dos seus pontos. Rectas secantes Rectas com um s o ponto comum. Rectas paralelas Rectas n ao secantes: ou n ao t em pontos comuns ou t em todos os pontos comuns (coincidentes). Uma superf cie plana pode: 1. Ser completamente ilimitada plano. 2. Ser parcialmente limitada:

Por uma recta: Semi-plano

Por duas rectas paralelas: Banda

Por duas semi-rectas com a mesma origem: ngulo

3. Ser completamente limitada por uma linha fechada gura plana. A linha que limita a gura plana e a sua fronteira. A gura plana compreende a fronteira e o seu interior. As guras podem ser classicadas como convexas ou n ao convexas.

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

(1)

(2)

(3)

(4)

Uma gura diz-se convexa se o segmento de recta que une quaisquer dois dos seus pontos pertence completamente ao seu interior. As guras (1), (2) e (3) s ao convexas e a gura (4) e n ao convexa.

Angulo

Duas semi-rectas com a mesma origem determinam no plano duas regi oes chamadas angulos: um convexo e outro n ao convexo.

A C

NGULO CONVEXO

NGULO NO CONVEXO

As duas semi-rectas chamam-se lados do angulo e a sua origem comum v ertice do angulo. Podemos olhar para os angulos sob um ponto de vista din amico como rota c oes dos seus lados, inicialmente sobrepostos, em torno do v ertice. A quantidade de rota c ao determina a amplitude do angulo. Duas rectas concorrentes determinam quatro angulos convexos e quatro angulos n ao convexos. Se os angulos convexos tiverem todos a mesma amplitude as rectas dizem-se perpendiculares.

Classica c ao dos angulos


Atendendo ` a deni c ao de angulo dada anteriormente, consideremos que as duas semi-rectas encontram-se inicialmente sobrepostas confundindo-se, dizemos que o angulo que formam e um angulo nulo. Fixando uma das semi-rectas e deslocando a outra em torno do v ertice at e que as duas semi-rectas formem uma recta dizemos que as duas semi-rectas formam um angulo raso. Continuando este movimento at e que as duas semi-rectas voltem a sobrepor-se vericamos que foi gerado um angulo cheio ou tamb em designado angulo giro. O angulo formado por duas semi-rectas perpendiculares denomina-se recto, cuja amplitude e a quarta parte da amplitude de um angulo cheio. Este angulo e usado como refer encia para classicar os outros angulos: dizemos que um angulo e agudo quando apresenta uma amplitude inferior ` a de angulo recto e consideramos que um angulo e obtuso quando a sua amplitude for superior ` a de um angulo recto.

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

Pol gonos

Pol gono Figura plana cuja fronteira e uma linha quebrada. A fronteira de um pol gono e pois exclusivamente formada por um n umero nito de segmentos de recta - lados do poligono, cujos extremos se denominam v ertices. Qualquer segmento de recta que une dois v ertices n ao consecutivos designa-se por diagonal. Duas guras planas dizem-se congruentes se tiverem a mesma forma e o mesmo tamanho.
Polgonos No Polgonos

Classica c ao de pol gonos convexos e n ao convexos segundo o n umero de lados

CONVEXOS
4 LADOS 3 LADOS QUADRILTEROS TRINGULOS

NO CONVEXOS

A lista n ao e exaustiva: 7 lados - hept agonos; 9 lados ene agonos; 11 lados - undec agonos; 12 lados - dodec agonos; 15 lados - pentadec agonos; 20 lados - icos agonos.

10 LADOS DECGONOS

8 LADOS OCTGONOS

6 LADOS HEXGONOS

5 LADOS PENTGONOS

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

Propriedades dos pol gonos

Um pol gono e regular se tiver todos os lados de igual comprimento e todos os angulos de igual amplitude.

POLGONOS REGULARES

...

Tringulo Equiltero

Quadrado

Pentgono Regular

Hexgono Regular

Octgono Regular

POLGONOS IRREGULARES

Tri angulo e um pol gono de tr es lados que e sempre convexo. Os tri angulos podem ser classicados atendendo a dois crit erios: a amplitude dos seus angulos, um tri angulo: (a) quanto ` que apresente um angulo recto e designado rect angulo; que tenha apenas angulos agudos denomina-se acut angulo; com um angulo obtuso diz-se obtus angulo. (b) quanto ao comprimento dos seus lados, um tri angulo: e designado escaleno; cujos lados apresentem diferentes comprimentos que tenha dois lados com o mesmo comprimento denomina-se is osceles; com todos os lados de igual comprimento diz-se equil atero. O tri angulo equil atero e um caso particular do is osceles, uma vez que tem pelo dois lados isom etricos. A soma das amplitudes dos angulos de um tri angulo e igual ` a amplitude de um angulo raso.

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

g n

ul

os

ag

os ud

1 ngulo recto

1 g n ul o ob so tu

ES

CA L

EN

OS

ISSCELES

gu

lo

o ud ag

1 ngulo recto

ISSCELES

1 n gu lo t ob us o

gu

s lo

os ud g a

1 ngulo recto
gu n

(impossvel)

(impossvel)

Quadril atero e um pol gono de quatro lados que pode ser, ou n ao, convexo. A soma das amplitudes dos angulos de um quadril atero e igual ` a amplitude de um angulo cheio. A classica c ao dos quadril ateros e de tipo hier arquico, uma vez que resulta da introdu c ao sucessiva de condi c oes: trap ezios: t em pelo menos dois lados paralelos; paralelogramos: t em os lados paralelos dois a dois; rect angulos: t em todos os angulos rectos; losangos: t em os lados isom etricos; quadrados: os lados isom etricos e todos os angulos rectos.

EQUILTERO

EQ UI L TE RO S
1 lo t ob us o

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

DR UA

TER IL

OS

IOS PZ TRA

PAR AL

ELO GR AM

OS

QUADRADO

RE

CT N

GU

LO S

OS NG SA O L

.............................................................................................. C rculo e uma superf cie plana limitada por uma linha fechada designada circunfer encia, de tal modo que todos os pontos desta linha s ao equidistantes de um ponto que designa-se centro. O c rculo cont em a circunfer encia, a qual constitui a sua fronteira. Ao segmento de recta que une qualquer ponto da circunfer encia ao seu centro denomina-se raio. Ao segmento de recta que bissecta o c rculo designa-se di ametro. Padr ao Um padr ao quer na natureza quer na arte baseia-se em tr es caracter sticas: uma unidade, uma repeti c ao e um sistema de organiza c ao. Os padr oes no plano podem ser divididos em fun c ao da exist encia, ou n ao, de uma de uma ou mais rectas que dena direc c oes da repeti c ao:

no existe recta - Roscea

existe exactamente uma recta - Frisos

existe mais do que uma recta - Papel de Parede

Pavimenta c ao uma cobertura do plano, sem espa cos nem sobreposi c oes, por guras planas congruentes de um tipo ou v arios tipos (gura do papel de parede ). Exemplos familiares de pavimenta c oes s ao os padr oes formados por azulejos ou calcetamentos com paralelep pedos ou tijolos. Isometria ou movimento r gido Um movimento r gido preserva o tamanho e as formas das guras. Em particular, qualquer par de pontos est a igualmente afastado antes e depois do movimento, angulos e dist ancias permanecem inalterados. Para guras planas vamos considerar tr es isometrias: reex ao, transla c ao e rota c ao.

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

Reex ao ou Simetria Axial Uma reex ao e um movimento determinado por uma linha, chamada linha de reex ao, de modo que, depois do movimento, toda a parte do plano que est a de cada lado da linha de reex ao passa para o outro lado, mantendo-se na mesma posi c ao os pontos sobre a linha de reex ao. Isto implica que, para cada ponto do objecto imagem, a sua dist ancia ` a linha e a mesma que a dist ancia do seu correspondente ponto original ` a mesma linha.

B'

A'

C'

linha de reflexo

Figura 4: Uma reex ao. um movimento determinado pelo deslizar (sem rodar) de um objecto numa Transla c ao E dada direc c ao uma certa quantidade.

Figura 5: Duas transla c oes. um movimento determinado pelo movimento de um objecto em torno de um ponto Rota c ao E xo chamado centro de rota c ao, de modo que se mantenha sempre ` a mesma dist ancia desse ponto. A quantidade a rodar pode ser expressa como uma frac c ao de uma volta completa ou em graus no sentido do movimento os ponteiros o rel ogio.

Figura 6: Rota c oes. Uma gura tem simetria se, depois, de aplicada uma isometria, se mant em inalterada. 8

Escola Superior de Educa c ao de Coimbra

Uma gura tem Simetria reexional ou Simetria de reex ao se, depois de aplicada uma reex ao, relativamente a uma certa linha de reex ao, chamada linha de simetria, se mant em inalterada. Assim uma gura tem linha de simetria, se essa linha de simetria a divide em duas importante lembrar que uma gura partes congruentes (a mesma forma e o mesmo tamanho). E pode ter mais que uma linha de simetria. Um rect angulo tem duas linhas de simetria, um quadrado tem quatro linhas de simetria. Uma gura tem Simetria rotacional ou Simetria de rota c ao se, quando rodada menos que uma volta completa em torno do seu centro, a gura obtida coincide com a inicial (parece que n ao se mexeu). O paralelogramo e um objecto sim etrico, porque tem simetria rotacional, pois pode ser rodado em torno do seu centro de 180o e parece que n ao se mexeu.

ncias Refere Bennett, A. and Nelson, L. (1979) Mathematics - An informal approach. USA: Lorraine Perrotta. Fernandes, A. (1952)Elementos de Geometria. Lisboa: Livraria Did actica. Roegiers, X. (1989). Guide mathematique de base. Bruxelas: De Boeck-Wesmael, s.a.

Potrebbero piacerti anche