Sei sulla pagina 1di 21

A Estrela

Verglio Ferreira

O Autor
Nome: Verglio Ferreira
Data de nascimento: 28/01/1916 , em Melo, no concelho de Gouveia.
Data de morte: 1/03/1996, em Lisboa.

Estudos/habilitaes literrias: licenciatura em Filologia Clssica pela Universidade de Coimbra.


Profisso/cargos desempenhados: professor de Portugus, Latim e Grego, escritor, filsofo, ensasta e romancista. Obras publicadas: Manh Submersa; Contos; Apario; Conta Corrente; Para Sempre; At ao Fim; Na tua Face, etc. Perfil literrio: a sua obra caracteriza-se por uma reflexo constante sobre o sentido da Vida e da Morte, o Homem e o Mundo Prmios recebidos: Prmio Camilo castelo Branco; Prmio da Sociedade Portuguesa de Escritores; Prmio da casa da Imprensa; Prmio Cames

Mapeamento da Histria
Contextos?
- Quando aconteceu? Um dia, meia-noite (= Era uma vez). - Onde? Numa aldeia sem nome.

Personagens?
O jovem Pedro: personagem principal O pai e a me; o velho; o Cigarra; o Sr. Antnio Governo: personagens secundrias O Rui, o Roda Vinte e seis, o Pingo de Cera, a Raque Traque, a Pitapota e o Panano: figurantes

Qual o problema inicial?


Pedro desejava ter a estrela que viu, um dia, meia-noite, e decidiu empalm-la.

Quais so os acontecimentos principais?


Pedro saiu de casa e dirigiu-se igreja; subiu at ao campanrio e agarrou a estrela; j em casa, antes de se deitar, guardou-a numa caixa; ao acordar pensou que lhe tinham trocado a estrela e ficou transtornado; os pais recearam que Pedro estivesse metido em apuros; o velho descobriu o roubo e Cigarra divulgou-o aldeia, que ficou em alvoroo;

os habitantes da aldeia tomaram partido a favor de Cigarra contra o Sr. Antnio Governo;
os pais de Pedro descobriram a verdade; o pai de Pedro denunciou o filho e imps que este fosse repor a estrela no seu lugar; Pedro caiu do alto da torre e morreu;

a gente da aldeia chorou a sua morte.

Qual o desfecho?
A morte de Pedro, lamentada por toda a aldeia.

Espaos que Pedro percorre


1. Na rua 2. Na torre da igreja, 3. Na escada de ferro do campanrio,

Dificuldades e estratgias para os ultrapassar


teve tanto medo que desatou a correr e olhava para a estrela para ganhar coragem. assustou-se com o ranger da porta, com o escuro, com o cheiro, com as pedras frias, mas ao tocar o primeiro degrau sentiu-se animado. por causa da altura, e da falta de proteo, olhou para a estrela e no para baixo.

continuava a ter medo da altura mas, sem olhar 4. No topo da torre, para baixo, movimentou-se como fazia quando treinava a subir s rvores.

Caracterizao de personagens
A personagem principal

Pedro o protagonista, porque a partir do roubo da estrela, de que ele o autor, que se desenvolve toda a histria. parecido com tantas outras crianas da sua idade porque gostava de subir s oliveiras para ver os passarinhos nos ninhos e gostava de aventuras. Alm disso era teimoso, como a maioria das crianas. Queria a estrela, nem sabia para qu, e no descansou enquanto no a teve.

Pedro especial porque determinado e corajoso. Quis a estrela e foi busc-la, o que implicou muito esforo e aventurar-se por caminhos difceis. Mas, sobretudo, implicou muita coragem. Teve de vencer o medo da noite, o medo do escuro assustador da torre, o medo da altura e do perigo de cair. Parece que nada o fazia desistir do seu sonho, daquilo que desejava obter.

As personagens secundrias
A me do Pedro surpreende-o com a estrela na mo, quando repara que h uma luz estranha no quarto. De surpreendida passou a furiosa, quis bater-lhe, mas queimou-se na estrela. Ficou nervosa porque se preocupava com as opinies dos habitantes da aldeia. No final, dominada pelo receio, isolou-se no meio da multido, no tendo coragem para seguir os passos do filho. O pai quando viu que o filho tinha sido o autor do roubo, no lhe bateu, mas obrigou-o a corrigir o mal feito, porque estava preocupado com a opinio dos aldeos. O pai teve conscincia do perigo e tentou orientar o seu filho durante a escalada final.

A me

O pai

O Velho

O velho, como passava parte da noite acordado, deu pela falta da estrela no cu e comunicou-o ao Cigarra que, por sua vez, o fez saber a toda a aldeia.

O Cigarra

O Cigarra, indignado com a comunicao sussurrada do velho, divulgou o roubo da estrela a toda a aldeia. Mostrou-se to arreliado com os que tentaram desvalorizar tal ato, que muita gente, a pouco e pouco, comeou a pr-se do lado dele.

O Sr. Antnio Governo

O senhor Antnio Governo primeiro achou que uma estrela a mais ou a menos no tinha qualquer importncia, mas depois quis mostrar-se prestvel e mandou buscar umas escadas muito altas para se chegar melhor ao cimo da torre. Quis at que fosse o seu filho a colocar a estrela no cu, mas este, mal lhe pegou, queimou-se.

Os Figurantes
Os figurantes so designados por alcunhas engraadas e sugestivas: Roda Vinte e Seis, Pingo de Cera podem sugerir tamanho ou quantidade; Raque-Traque devido ao estrume que deitava nas couves e o odor da resultante; Em Pitapota pita galinha em linguagem popular; Panano muito sugestivo em termos fnicos e pode ser associado a pano, palerma, idiota.

O Narrador
O narrador subjetivo porque, embora no faa parte da histria, d as suas opinies, os seus pontos de vista.
O medo vinha tambm a correr atrs dele. Mas como vinha descalo, ele corria mais. Pode inferir-se que o narrador sente uma grande simpatia pelo protagonista pela forma como reala o esforo feito por Pedro. Este sabe bem o que quer e luta at ao limite, arriscando a prpria vida, nunca desistindo das suas motivaes. Parece compreender bem como a estrela o seduziu.

O narrador no participante porque no est presente na narrativa, como se comprova pelo uso de verbos e pronomes na 3 pessoa.

Nessa noite no aguentou. Meteu-se na cama , a me levou a luz, mas ele no dormiu.

O narrador omnisciente porque sabe tudo, incluindo os pensamentos das personagens.

... to contente ficou de a porta estar aberta, que s depois se lembrou de a ter ouvido ranger. E ento assustou-se.

A linguagem popular
No conto, constatamos que o narrador conhece muito bem a linguagem popular. O que a caracteriza, afinal?

A lngua popular revela despreocupao nas construes sintticas e correo do vocabulrio; marcadamente oral e espontnea. Pode surgir como: regionalismo(falares caractersticos de certas regies do Pas), gria(expresses ou falares caractersticos de certos grupos profissionais e sociais) ou calo(expresses ou formas marginais, que resultam de situaes particulares).

A linguagem popular no conto:


Palavras
empalmar; retoio; arreava; tramar; malhar; gramava; sacana; chatice; escachar

Expresses
arrombado de sono rijo que nem um cabrito punha-lhe o comer fizera uma das dele tivera mesmo uma ponta de cagao o filho da me malhar ali com o coiro na cadeia ningum gosta que lhe limpem o que seu. a bem dizer tanto se lhe dava como se lhe deu no fosse o diabo tec-las. ..apanh-lo com a boca na botija

A ao deste conto decorre numa aldeia e numa igreja sem nome e num tempo indefinido, para que esta situao seja lida como intemporal.

So marcas de tempo as seguintes expresses:


Um dia, meia-noite; a essa hora; nessa noite; No dia seguinte; Mas no dia seguinte; Aconteceu ento que no dia seguinte; Ora certa noite; um ano inteiro; hoje; J passaram muitos anos.

O espao
Os diferentes lugares onde decorre a ao so o quarto do Pedro, as ruas da aldeia, a torre da igreja e o adro.

O espao fsico mais importante a torre porque a partir dela que Pedro chega estrela, a partir dela que a colocar de volta e tambm ser ao escorregar dela que morrer e o seu sonho terminar.

A histria
Foi difcil ao Pedro concretizar o seu sonho porque no s o caminho era arriscado e difcil, como tambm encontrou a oposio de toda a gente.

Pedro uma criana que acredita no sonho, na capacidade da imaginao, ao contrrio dos adultos que vivem presos realidade. Da Pedro no se queimar com a estrela.

O simbolismo da estrela
A posse da estrela significa:
crescimento, busca da prpria identidade; nascimento para uma outra vida; desejo de conhecimento do mundo; nsia de liberdade; vitria sobre o medo; coragem.

Interpretaes possveis para este conto


Pedro morreu porque o seu sonho era demasiado ambicioso.
Pedro cometeu uma falta grave e por isso foi castigado. A maioria dos adultos perdeu a capacidade de sonhar e a sua incompreenso matou Pedro.

Pedro no estava interessado em viver num mundo onde no havia lugar para o sonho.
Pedro no morreu. Morreu a criana cheia de sonhos e fantasias; circunstncias da vida obrigaram o Pedro-criana a tornar-se adulto, sem tempo ou vontade de sonhar.

Potrebbero piacerti anche