Sei sulla pagina 1di 42

INSPEO DE SEGURANA OU INSPEO DE RISCO

Enviado por: Viviann Maciel da Silva Alves | 0 comentrios Arquivado no curso de Engenharia Florestal na UFAC
Download

denunciar Creative Commons Inspeo de risco Prof: Viviann Alves CAPTULO I

INTRODUO

A inspeo de risco a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas reas e meios de trabalho, com o objetivo de descobrir e corrigir situaes que comprometam a segurana dos trabalhadores. Como sabemos, o acidente a consequncia de diversos fatores que, combinados, favorecem a ocorrncia do mesmo. Assim, a inspeo de risco ou de segurana uma vistoria tcnica feita nos locais de trabalho, reas externas e instalaes, observando os riscos existentes no ambiente, exemplo: falta de protetores em mquinas, protetores danificados, funcionando mal ou mal usados, desordem, desarrumao, disposio de materiais de maneira perigosa, uso de equipamentos de forma insegura, falta ou uso inadequado de equipamentos de proteo individual (EPI), falta ou uso inadequado de equipamentos de proteo coletiva (EPC), etc. Outro fator importante a ser observado numa inspeo o estado de conservao de materiais como: mquinas, mangueiras, cabos, ferramentas, escadas, EPIs etc., que devido a seu uso

frequente leva a desgastes naturais que deterioram gradualmente, e esta pode ser descoberta antes de causar danos pessoais, materiais e at ao meio ambiente. Quando detectamos estes problemas com antecedencia, as informaes so repassadas aos responsveis para manuteno evitando assim acidentes e doenas no ambiente de trabalho. Portanto, a inspeo um instrumento fundamental para se obter um retrato qualitativo do ambiente laboral, onde a partir dai podemos elaborar medidas preventivas e corretivas. muito importante localizar situaes que possam provocar acidentes e tomar as medidas prevencionistas necessrias. Por isso, o Profissional da Segurana do Trabalho e / ou o membro da CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) deve percorrer todo o ambiente para identificar fatores que podero ser causa de acidentes. Feito isto, o responsvel deve tomar as devidas providncias. A maioria dos acidentes uma combinao de condies inseguras do ambiente e atos inseguros dos trabalhadores, por exemplo: se os trabalhadores no fizerem absolutamente nada num local que oferea risco, eles no sero feridos. Por outro lado, se um trabalhador fosse executar uma tarefa sem qualquer ferramenta ou material de segurana, a probabilidade de ocorrer um acidente seria grande. Logo, todo acidente envolve aes e condies fsicas. Assim, o gerenciamento da segurana dever enfocar as condies inseguras do ambiente e o comportamento do trabalhador que ir executar as aes. As aes dos trabalhadores so influenciadas pelos prprios trabalhadores, por seus supervisores imediatos, e por toda a alta gerncia. Todos exercem um papel na manuteno da segurana. Para um empreendimento ser seguro, cada uma das partes deve estar comprometida para prover um ambiente de trabalho que conduza a um bom desempenho de segurana. Por este motivo todos devem participar das inspees de risco, seja executando as inspees, analisando seus resultados ou promovendo as aes corretivas e preventivas para sanar os problemas encontrados. As inspees so uma grande fonte de informaes que ajudam na determinao de medidas de segurana que previnem os acidentes do trabalho. Quando bem executadas e envolvendo a todos, as inspees possibilitam a determinao de meios preventivos antes da ocorrncia de acidentes; permite fixar nos trabalhadores a importancia de se ter segurana no trabalho, encorajando-os a agirem como inspetores de segurana; permite consolidar a relao entre trabalhador e empresa, uma vez em que eles observam o interesse da empresa pela segurana do trabalho; despertam a confiana na administrao e alcana a colaborao de todos para a preveno de acidentes. A inspeo de risco tem como objetivo fazer um levantamento das irregularidades existentes nos postos de trabalho e propor aes para resolver os problemas que comprometem a segurana e sade do trabalhador.

CAPTULO II

ANLISE PRELIMINAR DE RISCO

A Anlise Preliminar de Riscos (APR) teve seu desenvolvimento inicial na rea militar e um recurso a ser utilizado pela segurana do trabalho visando de forma a facilitar a detectar a totalidade dos riscos que envolvem as vrias operaes na rea fabril, detalhar as mesmas a um nvel que possam ser identificados os menores problemas, encontrar a forma mais eficiente de fazer o trabalho, normatizar os mtodos, materiais, ferramentas, instalaes e mquinas. A (APR) um estudo, durante a fase de elaborao, desenvolvimento de um projeto ou sistema de produo. Uma avaliao de riscos um exame sistemtico de todos os aspectos de trabalho, com o objetivo de apurar ao que poder causar danos, se ou no possvel eliminar os perigos, em caso negativo, que medidas preventivas poderam ser tomadas para controle. Ela usada portanto para uma anlise inicial, tendo importncia na conhecimento de sistemas novos de alta inovao tecnolgica e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experincia em riscos na sua operao deficiente. Apesar das caractersticas de anlise inicial, til utilizar a APR como uma ferramenta de reviso geral de segurana em sistemas j operacionais, revelando aspectos que s vezes passariam despercebidos. Na NR10 - que trata dos servios no Sistema eltrico previsto a aplicao da APR, quando da execuo destes servios. Para profissionais especializados na rea de inspeo de equipamentos em unidades industriais fcil entender a importncia do seu trabalho, pois, quando no h ocorrncia de acidentes durante um bom perodo de tempo porque se est colhendo os frutos do trabalho bem feito da inspeo. Entretanto, um outro aspecto a ser observado que este trabalho pode gerar interferncias na produo e custos para a manuteno, e por isso deve ser amplamente discutido em todos os setores e seus benefcios amplamente divulgados. APR tem uma maior importncia no que se refere determinao de medidas de controle e preveno de riscos, permitindo revises de projeto em tempo hbil, com maior segurana,

alm de definir responsabilidades no que se refere ao controle de riscos. Para isso deve-se fazer:

As revises dos problemas conhecidos, nos permite a determinao de riscos que podero estar presentes num sistema de operao que est em desenvolvimento, tomando como base a experincias conhecidas. Deve-se fazer a reviso da misso a que se destina a APR, atentar para os objetivos, exigncias de desempenho, principais funes e procedimentos, ambientes onde se daro as operaes, etc. Enfim, estabelecer os limites de atuao e delimitar abrangencia dessa misso, o que e quem so os atores envolvidos e como ser desenvolvida. Determinar os riscos principais, identificando os riscos com potencialidade para causar leses diretas e imediatas, perda de funo (valor), danos equipamentos e perda de materiais. Identificao dos riscos iniciais e quais fatores contribuem para sua ocorrncia, para cada risco principal detectado, os riscos iniciais e contribuintes associados. Reviso dos meios de eliminao ou controle de riscos, criando um levantamento para dos meios passveis de eliminao e controle de riscos, a fim de estabelecer as melhores opes, desde que compatveis com as exigncias do sistema. Realisar pesquisas de mtodos que sejam mais eficientes para a limitao dos danos gerados caso ocorra perda de controle sobre os riscos. Indicao de quem ser responsvel pela execuo das aes corretivas e/ou preventivas, designando tambm para setor unidade as atividades a desenvolver. A APR tem grande utilidade, porm, h a necessidede de que haja a verificao contnua desses fatores de risco, devendo ser complementada por tcnicas mais detalhadas e apuradas. Lembrando que a APR umaforma de se identificar possiveis riscos em um empreendiemnto antes do incio de sua operao.

CAPTULO III

ELEMENTOS IMPORTANTES UTILIZADOS NA INSPEO

As inspees possuem grande importancia na preveno de perdas, devendo ser feita em todas as reas do ambiente de trabalho. Por isso, uma inspeo para ser bem aproveitada precisa ser planejada, e o primeiro passo definir o que se pretende com a inspeo e como faz-la, para isso precisamos saber:

1 - O que ser inspecionado: pode ser todo o ambiente de trabalho ou apenas algum setor especfico como o escritrio, linha de produo, almoxarifado, etc.

2 - Quem ser o responsvel: o tcnico, o engenheiro, um membro da CIPA.

3 - O intervalo de tempo entre uma inspeo e outra: de quanto em quanto tempo ela dever ser feita, semanalmente, mensalmente, bimestralmente...

4 - Informaes sobre historico de antecedentes do local analisado: procurar saber se j houve acidentes, quantos, a quanto tempo, qual sua gravidade, em que setores, porque?

5 - Formulrio para registro dos dados coletados: tudo que for observado, deve ser registrado, pois, servir para elaborao de medidas preentivas e / ou corretivas. ( ver modelo de formulrio no anexo).

PONTOS IMPORTANTES UTILIZADOS NA INSPEO

Alm desses elementos, necessrio que o profissional estabelea alguns pontos como prioridades durante a averiguao do ambiente, em razo das informaes disponveis acerca do local a ser inspecionado, pois, estas tambm sero usadas como indiadores de necessidades a serem observadas. So eles:

1 - Acidentes recorrntes no mesmo local e pela mesma causa; quantos acidentes e em que intervalo de tempo, e se eles ocorreram devido s condies ou atos inseguros.

2 - Em casos onde j houve acidente importante observar se as correes foram feitas e quais foram estas: verificar se j foram tomadas as me didas corretivas e preventivas, quais foram, seforam empregadas corrtamente.

3 - Ocorrncia de leses graves: tipo de leso, gravidade, e at mesmo obtos.

4 - Necessidade de desenvolver normas de segurana e treinamento com funcionrios na empresa: verficar se h algum programa de treinamento, qual esse programa, de que forma tem sido aplicado, se est sendo eficiente.

CAPTULO IV

TIPOS DE INSPEO

Ainda hoje verifica-se na maioria das empresas brasileiras, especialmente as empresas do setor industrial, ainda um certo descaso para com as condies de trabalho e,

consequentemente, com a qualidade de vida dos seus colaboradores. Poucas firmas como algumas empresas multinacionais, e em algumas grandes empresas nacionais, a sade e segurana do trabalho est sendo utilizada como ferramenta para melhorar a eficincia e as condies de trabalho dos funcionrios. Uma prova disso que em todo o mundo, milhes de trabalhadores se acidentam, adoecem e milhares morrem no exerccio do trabalho a cada ano. Segundo estimativas da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente cerca de 270 milhes de acidentes de trabalho no mundo, alm de aproximadamente 160 milhes de casos de doenas ocupacionais. Do total de trabalhadores mortos, 22 mil so crianas, vtimas do trabalho infantil. Ainda segundo estimativas da OIT, todos os dias morrem cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenas ocupacionais. Segundo o boletim anual Sistema de Referncia em Anlise e Preveno de Acidentes de Trabalho (SIRENA) que resultado de um convnio entre o Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministrio da Previdncia, em 2010, 846 pessoas morreram vtimas de acidente de trabalho no Brasil, e constatou-se 1.944 acidentes ocorridos no ano passado. Ao todo, 2.252 trabalhadores se acidentaram em horrio de servio no pas. A maior porcentagem dos acidentes aconteceu no setor da indstria de transformao (36%), seguida pela construo civil (30%) e comrcio (10%). De acordo com o boletim, 95,2% dos trabalhadores acidentados possuam carteira assinada. A faixa etria da maioria atingida est entre 21 e 50 anos (81,5%) e do maior nmero de acidentes fatais tambm (78,8%). Os ndices tambm apontaram que 9,9% do total de acidentados era do sexo feminino, o equivalente a 224 trabalhadoras, sendo que, 2,8% delas morreram, o que representa 24 trabalhadoras. De acordo com dados da assessoria do Ministrio da Previdncia Social - Cobertura Previdenciria Estimada (Copes), em janeiro deste ano 510 mil trabalhadores passaram pela percia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste sentido, a inspeo no local de trabalho um dos procedimentos mais importantes em relao Segurana e Medicina do Trabalho, por ser uma ferramenta importante para identificao e elaborao de mtodos de correo e preveno de riscos. Por isto ideal que os profissionais adotem procedimentos de inspeo para eliminar riscos de baixo, mdio e grande porte, oferecendo aos ambientes laborais e aos colaboradores da empresa qualidade e segurana. Aps a inspeo impressindvel que fique claro cada risco existente, quais as pessoas que podero ser afectadas num possvel acidente. Assim, ser mais fcil identificar a melhor forma prevenir esse, isto no significa elaborar uma lista com os nomes das pessoas, mas identificar grupos, como: pessoas que trabalham no almoxarifado, no armazm, escritrio, segurana, linha de produo, ou transeuntes, os profissonais de limpeza, os contratantes, etc. Deve ser prestada especial ateno s questes de gnero e a grupos de trabalhadores que podem correr riscos acrescidos ou ter requisitos especficos, como trabalhadores idosos, com algum tipo de deficncia. Em cada caso, importante identificar a forma que esses danos

podero assumir, ou seja, o tipo de leso ou problema de sade que pode ocorrer, essa observaes facilitam a elaborao de programas de preveno. De rotina: uma atividade que ocorre no dia-a-dia, diriamente so observados a presena ou no de riscos no ambientee fica sobre responsabilidade do pessoal de manuteno, dos membros da CIPA e de chefias imediatas. Exemplo de pontos a serem observados: 1. .Remoo de proteo em mquinas; 2. .Falta de organizao no setor; 3. .Falta de Uniformizao; 4. .Ordem, organizao e limpeza; 5. .Uso inadequado de equipamentos de segurana; 6. .Disposio insegura ou inadequada de materiais; 7. .Atos inseguros ou condies inseguras, etc. importante que a pessoa responsvel por esta atividade utilize um frmulrio prprio, e dirigido a cada setor inspecionado, e que os mesmos no fiquem esquecidos em suas gavetas pois so fonte de informaes para elaborao de medidas preventivas de segurana. Peridica: efetuadas em intervalos regulares (semanais, mensais, bimestrais ou trimestrais), e programada com antecedencia objetiva apontar riscos previstos como: desgastes, fadigas, esforo e exposio a certas intemperies a que so submetidos mquinas, ferramentas (essas inspees so indicadas pelo fabricante), instalaes, podem incluir a inspeo de toda a fbrica, de um departamento, uma seo, certos tipos de operaes, determinados equipamentos e aspectos relativos a higiene, sendo indicado a elaborao de um relatrio final. Pode-se utilizar como mtodo de inspeo o sinal da cruz (em cima, em baixo, direita, esquerda), destacando que sempre ser importante a participao dos principais envolvidos (produo, superviso, manuteno, lderes, membros da cipa, convidados imparciais que so pessoas que no esto acostumadas e com o local. Especial: so programadas e quando houver ocorrncia de problemas que precisam ser analisados com mais detalhe, requer conhecimentos e/ou aparelhos especializados. Inclui-se aqui a manuteno em de caldeiras, elevadores, medio de nvel de rudos, de iluminao, entrada em reservatrios, vasos pressurizados, manuteno eltrica e civil, seja por firmas especializadas ou no.

Geral: envolve todos os setores da empresa, sendo observados todos os aspectos relacionados a segurana e higine no trabalho com auxilio de um checklist. No entanto este tipo de inpeo no detalha as irregularidades, apena ponta quais so. efetuado num perodo de 30 dias. Em locais onde no h servio especializado de segurana e sade no trabalho a CIPA pode coordenar as inspees. (Voc pode encontrar o modelo completo de um checkliste no anexo). Exemplo de tens que deve constar em um Checklist

TENS PARA INSPEO GERAL Layaut (disposio fsica do mquinrio no setor de produo) Iluminao natural Iluminao artificial Limpeza Estado de conservao mquinas Outros equipamentos Edificaes (paredes, piso, forro) Escadas e corrimes Instalaes eltricas Instalaes hidrulicas Faixas e corredores Equipamentos de ventilao Bebedouros Mesas e cadeiras Ferramentas manuais

IRREGULARIDADES OBSERVADAS

Sinalizadores Estoque de materiais Equipamentos de emergncia Equipamento de combate a incndio Equipamento de proteo individual Atos inseguros Etc...

Parcial: realizada sem dia ou perodo pr-estabelecido e com o envolvimento do tcnico em segurana. realizada nos setores da empresa ou em certos tipos de trabalho, onde j se sabe da ocorrncia de problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrncia de doenas e acidentes do trabalho. Deve ser uma inspeo mais detalhada e criteriosa. Pode ser feita em equipamentos, mquinas, etc. Oficial: inspeo feita pelos rgos oficiais. Neste este caso, muito importante que os responsveis pelo servio de segurana da empresa apresentem todos os documentos referentes s inspees anteriores, livro de atas de reunies da CIPA, fichas de entrega e devoluo de EPIs e atestados de sade ocupacional como forma de controle de tudo. que ocorre e do andamento de tudo o que estiver pendente para que estejam em condies de atender e informar devidamente a fiscalizao, no acarretando prejuzos para a empresa. Abordaremos um pouco mais no captulo v . **Dica: Filmar e/ou fotografar as irregularidades observadas durante a inspeo, e realizar reunio em conjunto com a gerncia, chefia e superviso da rea envolvida, engenharia de processos, manuteno ou outra interessada, afim de se discutir os itens levantados, propondo solues, prioridades, responsabilidades e prazos de execues.

Exemplo de formulrio: Frente do formulrio

RELATRIO DE INSPEO DE SEGURANA

N:____________ DATA: ___/___/___ RESPONSVEL INSPEO: DEPARTAMENTO: HORA:

INSPEO DO:

LOCAL INSPECIONADO:

LOCAL EQUIPAMENTO OPERAO

RESPONSVEL PELO SETOR:

Verso do formulrio

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE RECOMENDAO DATA SITUAO

COMPLETADA EM ___/___/___

CAPTULO V

FASES DE INSPEO

A ispeo composta por seis fases que completam o ciclo das inspees de segurana e propiciam o controle da situao, desde a observao inicial at o fim quando se esperam resultados favorveis, so elas: Observao: Nesta fase, o profissional observar, coletar dados e definir as condies inseguras presentes no ambiente laboral. Neste momento fundamental que ele saiba o que ser observado, cabendo aqui a elaborao de um roteiro apontando o que deve ser verificado, isso d mais segurana e confiabilidade ao seu trabalho. Comunicao: o momento onde os responsveis so interados sobre possiveis irregularidades. Este ato deve ser realizado de forma imediata e verbal ao responsvel e discutidas as medidas corretivas, se achar necessrio o tcnico pode propor uma reunio com todos os nveis hierarquicos de empresa para expor a realidade encontrada. Registro: logo aps a comunicao verbal registra-se todas as observaes feitas durante a inspeo num documento, um formulrio padronizado ou relatrio na qual deve constar: o objeto observado (equipamentos, instalaes, etc.), a data e o horrio em que foi realizada a inspeo, local (setor ou estabelecimento), e as sugestes de melhorias. Encaminhamento: importante que nesta fase todos os relatrios e formulrios sejam encaminhados, evitando que assim que as melhorias fiquem apenas no papel. As sugestes e medidas preventiva devem ser rpidamente repassadas ao setor responsvel da empresa, se possivel envolva todos os setores para que as providncias sejam tomadas o mais depressa possvel. Acompanhamento: necessrio que o profisional de segurana acompanhe e se possivel assessore as pessoas que iram executar as medidas preventivas, esta etapa impressidvel para o sucesso de seu trabalho e para a segurana de toda a empresa. Aprovao: aps implantadas as modificaes necessrias, verifica-se que esto adequadas as medidas implantadas e ento o profissional de segurana emitir parecer final, que tambm deve ser documentado e assinado. Dependendo do tipo de inspeo a ser realizada e em ambientes de trabalho que no possuam profissionais de segurana e sade do trabalho a CIPA responsvel pelas inspees e desenvolvimento de todas as fases. CAPTULO VI

AUDITORIAS DE SEGURANA

As auditorias permitem verificar a eficincia e eficcia do sistema de Sade e Segurana no Trabalho - SST em uma empresa. Ela fundamental, pois retrata a real situao do sistema e contribui para definir o plano estratgico de aes a mdio e longo prazo consolidando a implantao do mesmo e atingindo um nvel de desempenho que satisfaa s partes interessadas. Elas so realizadas por fiscais dos orgos oficiais, e tem por objetivo a verificao das condies de trabalho, podem ser feitas verificaes gerais ou especfica como exemplo em caldeiras de indstrias. Estas auditorias so baseadas nas NRs (de acordo com o tipo de atividades da empresa), as normas de Higine Ocupacional que foram desenvolvidas pelo FUNDACENTRO - Fundao Jos Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho , as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Em situaes no encontradas na legislao brasileira, so adotadas as recomendaes de entidades internacionais como a American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), da Ocupational Safety and Health Administration (OSHA) e do National Institute of Safety and Health. Quando os profissionais em sade e segurana so designado para elaborar um plano de sade e segurana, a partir da anlise prvia de riscos, deve-se levar em conta que da mesma forma que as condies externas e internas do local podem sofrer alteraes, os processos de segurana tambm podem sofrer modificaes, no esquecendo da populao fixa e flutuante que habitam a firma, ou seja as condies de segurana devem ser planejadas e implementadas de acordo com o emprendimento em questo, as condies se alteram e a segurana tem que acompanhar esta mudana. Neste sentido importante pensar nos processos de auditoria que a empresa pode passar, lembrando que se no hover um plano de sade e segurana que comtemplem todas as necessidades isso acarretar custos finaceiros e at mesmo problemas judiciais, que podem ser evitados. No pasado, os auditores seram temidos, pois, se preocupavam com detalhes sem importncia, constumavam intimidar, apresentavam opinies que pareciam mais sentenas. Com o passar dos anos, houveram mudanas na forma em que as auditorias so executadas, os auditores se reuniram como um grupo de especialistas, que ainda criticam o trabalho dos outros, mas que aproveitam as oportunidades para corrigir e explicar como poderiam ter feito melhor. .

importante destacar que a auditoria no deve ser confundida com uma anlise de segurana, porque ela vai analisar os procedimentos realisados na empresa, observando se est dentro da rotina dos processos, se h diferena entre o procedimento e a prtica, e se existir uma no conformidade esta dever ser sanada, por uma ao corretiva ou de correo.

A auditoria uma funo necessria e importante, deve ser conduzida por profissional qualificados. Os auditores so pessoas que tem o mesmo talento de todos os que trabalham na organizao, a diferena que seu trabalho uma maneira contribuir para a melhoria da sade e segurana ocupacional. As auditorias tem o foco nas conformidades, sendo observadas as adequaes dos sistemas de SST e se os mesmos tm o potencial de serem bem sucedidos, analisando se os mesmos esto sendo implementados como projetados, sua eficcia e se eles esto atingindo os resultados pretendidos. As auditorias devem concentrar-se nos fatos, portanto, os auditores no podem fazer julgamentos uma vez que a auditoria apenas um trabalho de verificao que leva a melhoria contnua. Assim, essa fiscalizao cabe ao Ministrio do Trabalho e do Emprego - MTE, que recentemente delegou poderes aos fiscais da ANVISA Agnia Nacional de Vigilcia Sanitria , as normas seguidas por esses profissionais so baseados nas NRs que fornecem orientaes detalhadas sobre os rumos das aes e processos. A segir veja o que observado numa auditoria de acordo com o ramo de atuao de cada empreendimento: 1. .NR- 2 Inspeo Prvia - Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, dever solicitar aprovao de suas instalaes ao orgo do Ministrio do Trabalho. 1. .NR- 4: diz a respeito aos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT), dependendo do porte da empresa e seu nmero de funcionrios a presena desses profissionais passa a ser obrigatria. 2. .NR-5 Comisso Interna de Preveno de Acidentes: As empresas privadas, pblicas e orgos governamentais que possuam empregados regidos pela CLT so obrigados a organizar e manter em funcionamento uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes. 3. .NR-6 Equipamento de Proteo Individual: observar se empresa esta cumprindo a obrigatoriedade em fornecer aos empregados gratuitamente os EPI. 4. .NR-7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional: a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregados e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO. 5. .NR-8 Edificaes: observa-se o cumprimento de requisitos tcnicos mnimos nas edificaes que garantam a segurana e o conforto.

6. .NR-9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais: verifica a existencia da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA. 7. .NR-10 Servios em Eletricidade: verificao de condies mnimas para garantir a segurana dos que trabalham em instalaes eltricas, em sua estapas, incluindo projeto, execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao e ainda, usurios e terceiros. 8. .NR-11 trata de assuntos especficos relacionados a movimentao de cargas, em especial aquelas que so perigosas (qumicas, explosivas, pesadas, contaminantes, inflamveis e etc..), quanto a maneia de transportar, movimentar e armazenar tais cargas pelas empresas. 9. .NR-12 aborda mquinas e equipamentos tratando do arranjo fsico e das condies mnimas de segurana onde sero utilizadas as mquinas e ferramentas que ofeream risco de acidente, define o espaamento entre as mquinas (Layaut) verificao dos tipos de manuteno as quais devem ser submetidas tais mquinas, presena dos dispositivos de segurana que devem existir alm da obedincia aos requisitos legais de cada equipamento. 10. .NR-13 caldeiras e vasos sob preso: nesse tipo de auditoria esto enquadrados caldeiras de todo tamanho e dimenso, compressores, auto-claves que devido ao grande nmero de acidentes que causaram no passado, hoje tm uma NR s para esse assunto. verificado se pessoas que manuseiam esses equipamentos esto recebendo treinamentos de habilitao, a periodicidade e a realizao peridica das manutenes preventivas nessas mquinas. 11. .NR-14 trabalhos com fornos : verificado a obedincia das medidas de segurana contra radiao de calor, riscos de exploses e incndios, disperso de gases nocivos que podm originar o fogo. 12. .NR-15 atividades e operaes insalubres: verificam se h medidas preventivas e corretivas para riscos que so apenas qualificveis, ou seja, ele identificvel mas no existem meios de se quantificar, um exemplo do risco ergonmico como posturas inadequadas por longo perodo de tempo, carregamento de peso, movimentos repetitivos e etc. 13. .NR-16 atividades e operaes perigosas: tense como exemplo dessas atividades a extrao, transporte, manipulao e armazenamento de substanciais explosivas e/ou inflamveis. Nesses casos medidas de preveno devem ser tomadas, diminuindo as chances de acontecer algum acidente, no entanto elas no podem ser anuladas. Atividades perigosas so aquelas que garantem ao trabalhador receber um adicional de 30% sobre o salrio por estarem em situao de risco eminente. 14. .NR-17 ergonomia: durante a auditoria observado o conforto do trabalhador ao realizar atividades como carregamento de peso, trabalhos repetitivos trabalhos em posturas

inadequadas por longos perodos de tempo. Verifica-se o cumprimento dos parmetros mnimos de adequao para atividades desse gnero, exige-se tambm um laudo ergonmico. 15. .NR-18 condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo civil: auditado todas as atividades desde manuteno e limpeza de edifcios at remoo, demolio, pintura e conservao em qualquer tipo de edificao. Em empresas desses ramos que possuem 20 ou mais trabalhadores, obrigatrio a implantao do PCMAT Programa de Condies de trabalho na Indstria da construo civil, verificando tambm o cumprimento dos parmetros mnimos que devem existir num canteiro de obras, desde a organizao limpeza, vestirios, refeitrios, reas de descanso, at medidas de segurana. 16. .NR-19 explosivos: observado se as determinaes das medidas de segurana para empresas que trabalhem na produo, transporte, estocagem e venda de materiais explosivos, estam em conformidade com os padres exigidos. 17. .NR-21 trabalho cu aberto: apesar do ttulo, numa verificao os fiscais preocupam-se muito mais com as condies das moradias oferecidas pelo empregador, as condies de higiene e sade e at de instalaes adequadas ao nmero de pessoas que iro habitar nelas. Com relao ao trabalho em cu aberto apenas observa-se a proteo contra intempries do tempo, como sol e calor excessivos. Chuva, frio e ventos. 18. .NR-22 segurana e sade ocupacional na minerao: preocupao de ve ser com relao s condies mnimas de sade e segurana para os trabalhos realizados em minas, uma vez que um espao confinado apresentam uma infinidade de riscos sade e a integridade fsica dos trabalhadores envolvidos. Analisa-se o cumprimento dos critrios mnimos de segurana para estes profisionais. 19. .NR-23 proteo contra incndios: verifica-se a presena de funcionrios qualificados, preparados para agir no combate a princpios de incndios e quando isso no for possvel que estejam sientes da evacuao imediata das reas atingidas, conhecendo a forma mais adequada e segura garantir a integridade fsica . muito comum encontrarmos e ouvirmos falar das equipes de brigada de incndio dentro das empresas 20. .NR-24 condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho: observadas as condies mnimas de higiene, existencia de sanitrios e refeitrios destinados a trabalhadores. Suas exigncias vo desde caractersticas tcnicas sobre cada pea do sanitrios at dimenses apropriadas para o nmero de trabalhadores envolvidos. 21. .NR-27 registro do profissional tcnico de segurana do trabalho: averigua-se a presena de um tcnico de segurana do trabalho registrado junto ao Ministrio do Trabalho. 22. .NR-29 segurana e sade no trabalho porturio: averigua-se as condies de segurana e medicina do trabalho para os trabalhos em portos, so englobados nessa observao as condies de trabalhos realizados em terra, quanto bordo.

23. .NR-30 segurana e sade no trabalho aquavirio: condies de segurana e sade para os trabalhadores de embarcaes, comerciais ou sendo obrigatrio a obedincia da OIT n 147 normas martimas e contempla tanto embarcaes com bandeiras nacionais como as estrangeiras. 24. .NR-31 segurana e sade nos trabalhos de agricultura, pecuria, silvilcultura, explorao florestal e aquicultura: so observados parmetros mnimos sendo obrigatria empresa adequar os trabalhos aos preceitos mnimos de segurana e sade ocupacional. 25. .NR-32 segurana e sade no trabalho em servios da sade: verifica-se a proteo dos trabalhadores da rea da sade aos riscos inerentes de suas atividades profissionais. H uma preocupao com o controle dos agentes biolgicos e qumicos que podem gerar patologias decorrentes das atividades profissionais. todas as atividades relacionadas rea da sade que vai desde a grandes hospitais e laboratrios at pequenos consultrios mdicos e veterinrios, inclusive os odontolgicos devem seguir essa os padres exigidos pela norma. 26. .NR-33 segurana e sade nos trabalhos em espaos confinados: observa-se as condies de segurana e sade dos trabalhadores que trabalham em espaos confinados, obrigatrio o cumprimento de condies que vo desde de segurana at treinamento especfico para cada situao.

ANEXOS

Anexo 1 - Modelo de questionrio de inspeo de risco.

Riscos Fsicos

01. Existe rudo constante no setor? 02. Existe rudo intermitente no setor? 03. Quais os equipamentos mais ruidosos:

04. Os funcionrios utilizam Proteo Auditiva. Quais? 05. Existe calor excessivo no setor? 06. Existem problemas com o frio no setor? 07. Existe radiao no setor? Onde? 08. Quais os pontos deficientes: 09. Existem problemas de vibrao em alguma mquina ou equipamento? Onde? 10. Existe umidade no setor? 11. Existem Equipamentos de Proteo Coletiva no setor? Eles so eficientes? Se no, quais as causas:

Observaes:

Recomendaes:

Riscos Qumicos

01. Existem produtos qumicos no setor? Quais? 02.Existem emanaes de poeiras, gases, vapores, nvoas, fumos, neblinas e outros? De onde so provenientes?

03. Como so manipulados os produtos qumicos? 04. Existem Equipamentos de Proteo Coletiva EPCs no setor? Quais? 05. Estes equipamentos so eficientes? Se no forem eficientes, quais as causas. 06. Quais so os Equipamentos de Proteo Individual EPIs utilizados no setor? 07. Existem riscos de respingos de produtos no setor? Por qu? 08. Existe risco de contaminaes? Atravs de qu? 09. Usam solventes? Quais? 10. Usam leos,graxas, lubrificantes em geral? 11. Sobre os processos de fabricao existem outros riscos a considerar?

Observaes:

Recomendaes:

Riscos Biolgicos

01. Existe problema de contaminao por vrus, bactrias, protozorios, fungos ou bacilos?

02. Existe problema com parasitas? 03. Existe problema de proliferao de insetos? Onde? 04. Existe problema de aparecimento de ratos? Onde? 05. Existe problema de mau acondicionamento de lixo orgnico?

Observaes:

Recomendaes:

Riscos Ergonmicos

01. O trabalho exige esforo fsico intenso? 02. Quais as funes e o local relativos a esforos fsicos. 03. O trabalho exercido em postura inadequada? Quais as causas? 04. O trabalho exercido em posio incmoda? 05. Qual a funo, o local e equipamentos ou objetos relativos posio incomoda.

06. H ritmo de trabalho excessivo? Em quais funes? 07. O trabalho montono? Em quais funes? 08. H excesso de responsabilidade ou acmulo de funo? Em quais funes? 09. H problema de adaptao com EPIs? Quais?

Observaes:

Recomendaes:

Riscos de Acidentes

01. Com relao ao arranjo fsico, os corredores e passagens esto livres e sem obstculos? Quais os pontos onde aparecem estes problemas. 02. Se h presena de obstculos nas passagens , os mesmos esto convenientemente arrumados? 03. Os produtos qumicos esto devidamente organizados, em local adequado?

04. Os servios de limpeza so organizados no setor? 05. O piso oferece segurana aos trabalhadores? 06. Com relao a ferramentas manuais, estas so usadas em bom estado? 07. As ferramentas utilizadas so adequadas a realizao de cada atividade? 08. As mquinas e equipamentos esto em bom estado? Se no, quais os problemas, em que funo / local. 09. As mquinas esto em local seguro? 10. O boto de parada de emergncia da mquina visvel e est em local prximo a operador? Quais as mquinas onde o boto de parada est longe ou no funciona. 11. A chave geral das mquinas de fcil acesso? 12. Quais outros problemas de acionamento ou desligamento de equipamentos. 13. As mquinas tm proteo nas engrenagens, correntes, polias, etc. contra estilhaos. Quais os equipamentos e mquinas que necessitam de proteo. 14. Os operadores param as mquinas para limp-las, ajust-las, consert-las ou lubrific-las? Se no, qual o motivo. 15. Os dispositivos de segurana das mquinas atendem s necessidades de segurana? Se no, quais os casos. 16. Nas operaes que oferecem risco, os operadores usam EPIs? 17. Quanto aos riscos com eletricidade, existem mquinas ou equipamentos com fios soltos sem isolamento? Onde? 18. Os interruptores de emergncia esto sinalizados (pintados de vermelho)? Se no, onde falta? 19. Existem cadeados de segurana nas caixas de chaves eltricas, ao operar com alta tenso? Aponte onde falta. 20. A iluminao adequada e suficiente?

21. H instalaes eltricas provisrias? Onde. 22. Indique pontos com sinalizao insuficiente ou inexistente. 23. Quanto aos transportes de materiais, qual o meio de transporte e aponte os riscos. 24. Quanto edificao, existem riscos aparentes? Onde?

Observaes:

Recomendaes:

_________,_____de ________ _de_______. ______________________________ Respnsvel Tcnico

Anexo 2 - Roteiro de inspeo de segurana com o uso do Checklist. Exemplo de inpeo em uma Olaria.

DADOS GERAIS DA EMPRESA

NOME:

CNPJ:

ENDEREO:

BAIRRO:

MUNICPIO:

CEP:

UF:

TELEFONE:

PROPRIETRIO(s):

ENCARREGADO: MATERIAL PRODUZIDO: TIJOLO ARTESANAL OUTROS TELHA CERMICA

QUAIS?

GRAU DE RISCO DA ATIVIDADE PRINCIPAL:

GRAU DE RISCO REFERENTE A NR4:

NUMERO DE TRABALHADORES DA EMPRESA ( )HOMENS ( )MULHERES ( )MENORES ( )TOTAL DE TRABALHADORES

NOME DO TRABALHADORDATA DE ADMISSOESCOLARIDADE

1.

____ /____/____

2.

____ /____/____

3.

____ /____/____

____ /____/____ 4.

5.

____ /____/____

6.

____ /____/____

TRABALHADORES MENORES

NOME DO MENOR

DATA DE NASCIMENTO

DATA DE ADMISSO

ESCOLARIDADE

1.

____ /____/____

____ /____/____

2.

____ /____/____

____ /____/____

OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________ ____________________________________________________________________________ ______________ DOCUMENTAO E PROGRAMAS RELATIVOS A SAUDE DOS TRABALHADORES ( S ) SIM ( N ) NO ( I ) IRREGULAR

a) A Empresa possui CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes constituda?

Caso possua qual o nome do Cipeiro:

Caso no possua qual o nome do Designado:

c) A Empresa possui o PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais? - Portaria n 3.214 de 08/06/78 NR9.

d) A Empresa possui o PCMSO (Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional), e mantm disponvel as cpias dos ASO (Atestado de Sade Ocupacional) para a fiscalizao? Portaria n 3.214 de 08/06/78 NR7.

OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________ ____________________________________________________________________________ ______________

TREINAMENTO EM PREVENO DE ACIDENTES ( S ) SIM ( N ) NO ( I ) IRREGULAR

a) Todos os funcionrios admitidos receberam treinamento de Segurana no Trabalho? b) realizada palestra especfica/peridica sobre Segurana do Trabalho?

OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________

____________________________________________________________________________ ______________

SINALIZAO E PLACAS DE SEGURANA ( S ) SIM ( N ) NO ( I ) IRREGULAR

a) As instalaes dispem de placas de sinalizao? b) A quantidade satisfatria?

OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________ ____________________________________________________________________________ ______________

EXTINTORES ( S ) SIM ( N ) NO ( I ) IRREGULAR

a) As instalaes da Empresa dispem de extintores apropriados? Modelos existentes no local: ___________________________________________ b) A quantidade atende as exigncias da portaria n 3.214 de 08/06/78 NR23? c) H algum extintor sem condies de uso? (descarregado, despressurizado, etc..). d) Os extintores so sinalizados e desobstrudos?

e) Existe uma equipe de combate a incndio na Empresa? f) Esta equipe recebeu treinamento em preveno e combate a incndio? OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________ ____________________________________________________________________________ ______________

EPIs DE USO PERMANENTE ( S ) SIM ( N ) NO ( I ) IRREGULAR

a) Todos os funcionrios esto usando roupas e/ou uniformes adequadas ao servio que executa? b) Os operadores de mquinas so treinados e habilitados?

c) So fornecidos gratuitamente a todos os funcionrios, os Equipamentos de Proteo Individual adequados ? c.1) Sapato de segurana c.2) Protetor auricular c.3) culos de proteo c.4) Avental c.5) Luvas c.6) Mscara c.7) Botas de borracha

c.8) Capacete

OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________ ____________________________________________________________________________ ______________

REFEITRIOS E BANHEIROS ( S ) SIM ( N ) NO ( I ) IRREGULAR

a) Os funcionrios fazem refeies no local de trabalho? b) Existe refeitrio ou um local com boas condies de higiene? c) A empresa disponibiliza fogo ou aquecedor de refeies? d) Existem banheiros separados por sexo? e) Os vasos sanitrios atendem as necessidades em nmero e higiene? f) Existem torneiras para lavar as mos, antes ou depois das refeies ou quando necessrio ? g) A quantidade satisfatria? h) Os banheiros e refeitrios so limpos e higienizados diariamente? i) Existem armrios individuais para os trabalhadores guardarem seus pertences (roupas)? j) Existem chuveiros com gua quente e fria? k) Existe gua potvel?

OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________ ____________________________________________________________________________ ______________

ESTRUTURA EM GERAL ( S ) SIM ( N ) NO ( I ) IRREGULAR

a) As partes mveis da maromba/correias de transmisso esto devidamente protegidas? b) As correias transportadoras esto com suas partes mveis/transmisso protegidas? c) Os carrinhos para transporte de material, esto em boas condies de uso?

d) Nos equipamentos acima citados ou outros, so feitas manuteno peridica para diminuir rudos? e) As instalaes eltricas, chaves de partida/parada dos equipamentos atendem as normas de segurana? f) Os equipamentos/mquinas esto com suas carcaas aterradas?

g) A iluminao/instalao satisfatria? h) A limpeza (varredura) nas instalaes feita a seco ou umedecida?

i) A manipulao dos produtos nos fornos/queimadores, so feitas com a temperatura no prejudicial aos funcionrios que o executam? j) As prateleiras usadas para secagem dos produtos esto em boas condies?

OBSERVAES: ____________________________________________________________________________ ______________ ____________________________________________________________________________ ______________

_________________,_______de__________________de________.

Tcnico Responsvel

Representante dos Trabalhadores

RECEBIDO

2. V I A

_____/______/_______

____________________________________________ Carimbo e/ou assinatura da Empresa

Lista de exerccios

Nas questes de 1 3, marque com um X a resposta verdadeira:

1)De acordo com o que foi estudado, o que inspeo de risco? a) parte do controle de riscos e consiste em efetuar vistorias nas reas e meios de trabalho. b)Permite descobrir e corrigir situaes que comprometam a segurana dos trabalhadores. c) a consequncia de diversos fatores que, combinados, favorecem a ocorrncia do mesmo. d) uma vistoria tcnica feita nos locais de trabalho, reas externas e instalaes, observando os riscos existentes no ambiente.

e) a observao do estado de conservao de materiais.

2)Qual o objetivo da inspeo de risco? a) Descobrir e corrigir situaes que comprometam a segurana dos trabalhadores.

b) Fazer um levantamento das irregularidades existentes nos postos de trabalho e propor aes para resolver os problemas que comprometem a segurana e sade do trabalhador. c) Observar a postura do trabalhador em seu ambiente de trabalho. d) Resolver todos os problemas de sade e segurana que existirem no local inspecionado. e) Nenhuma das respostas.

3)O que deve ser observado numa inspeo? a)Somente as mquinas, mangueiras, cabos, ferramentas, escadas, EPIs etc, que no estiver em bom estado.

b)Se os funcionrios esto uniformizados.

c)Os riscos existentes no ambiente, exemplo: falta de protetores em mquinas, protetores danificados, funcionando mal ou mal usados, desordem, desarrumao, uso de equipamentos de forma insegura, etc.

d)Apenas a disposio de materiais de maneira perigosa. e)Se as NRs esto sendo utilizadas corretamente.

4)Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) As inspees so uma grande fonte de informaes que ajudam na determinao de medidas de segurana que previnem os acidentes do trabalho.

( ) As inspees no possibilitam a determinao de meios preventivos antes da ocorrncia de acidentes, sendo necessrio a elaborao de outros meios de preveno. ( ) Permite fixar nos trabalhadores a importancia de se ter segurana no trabalho, encorajandoos a agirem como inspetores de segurana. ( ) Permite consolidar a relao entre trabalhador e empresa, uma vez em que eles observam o interesse da empresa pela segurana do trabalho. ( ) Despertam uma certa desconfiana na administrao e no alcana a colaborao de todos para a preveno de acidentes.

5)O que significa APR? a)Anlise Preliminar de Riscos b)Anlise de Proteo de Risco. c)Associao dos Produtores Rurais. d)Anlise de Produtos de Risco. e)Anlise e Preveno de Risco

6)Para que utilizada a APR em segurana do trabalho? a)Para que a CIPA desenvolva a inspeo dentro da empresa. b)Para facilitar a detectar a totalidade dos riscos que envolvem as vrias operaes na rea fabril, detalhar as mesmas a um nvel que possam ser identificados os menores problemas, encontrar a forma mais eficiente de fazer o trabalho, normatizar os mtodos, materiais, ferramentas, instalaes e mquinas.

c)Para que os riscos sejam identificados antes mesmo de ocorrerem. d)Para facilitar as auditorias e evitar que as firmas recebam multas emitidas pelo MTE. e)Nenhuma das anteriores.

7)Qual a importncia da APR? a)Em sistemas j conhecidos pelos tcnicos, que tenham alta inovao tecnolgica e /ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experincia em riscos na sua operao deficiente.

b)Para facilitar a inspeo de risco. c)Impedir que ocorram acidentes em canteiros de obras. d)Em industrias de alta inovao tecnolgica e / ou pouco conhecidos, quando a experincia em riscos na sua operao deficiente.

e)No conhecimento de sistemas novos de alta inovao tecnolgica e / ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experincia em riscos na sua operao deficiente.

8)Marque V ou F, com relao aos tipois revises em APR: ( ) As revises dos problemas conhecidos, nos permite a determinao de riscos que podero estar presentes num sistema de operao que est em desenvolvimento, tomando como base a experincias conhecidas.

( ) No h necessidade em se fazer a reviso da misso a que se destina a APR, nem atentar para os objetivos, exigncias de desempenho, principais funes e procedimentos, ambientes onde se daro as operaes, etc. ( ) No preciso determinar os riscos principais, identificando os riscos com potencialidade para causar leses diretas e imediatas, perda de funo (valor), danos equipamentos e perda de materiais. ( ) Identificao dos riscos iniciais e quais fatores contribuem para sua ocorrncia, para cada risco principal detectado, os riscos iniciais e contribuintes associados. ( ) Reviso dos meios de eliminao ou controle de riscos, criando um levantamento para dos meios passveis de eliminao e controle de riscos.

9)O que precisamos saber antes de inspecionar um local? a)O que ser inspecionado; quem ser o responsvel; o intervalo de tempo entre uma inspeo e outra; informaes sobre historico de antecedentes do local analisado; formulrio para registro dos dados coletados.

b)O que ser inspecionado e qual o tcnico responsvelo tipo de inspeo. c)Somente o que ser inspecionado; quem ser o responsvel e formulrio para registro dos dados coletados.

d)O intervalo de tempo entre uma inspeo e outra e qual o tipo de inspeo ser feita. e)O que ser inspecionado, historico de antecedentes do local analisado; formulrio para registro dos dados coletados.

10)So pontos importantes a serem observados na inspeo? a)Apenas Acidentes recorrntes no mesmo local e pela mesma causa; em casos onde j houve acidente importante observar se as correes foram feitas e quais foram estas; empresa;

b)Somente a necessidade de desenvolver normas de segurana e treinamento com funcionrios na empresa;

c)Acidentes recorrntes no mesmo local e pela mesma causa; ocorrncia de leses graves; necessidade de desenvolver normas de segurana e treinamento com funcionrios na empresa;

d)Acidentes recorrntes no mesmo local e pela mesma causa; em casos onde j houve acidente importante observar se as correes foram feitas e quais foram estas; ocorrncia de leses graves; necessidade de desenvolver normas de segurana e treinamento com funcionrios na empresa;

e)Observae se em casos onde j houve acidente as correes foram feitas.

11)Marque V para verdadeiro e F para falso com relao aos tipos de inspeo: ( ) Inspeo de rotina uma atividade que ocorre no dia-a-dia, diriamente so observados a presena ou no de riscos no ambientee fica sobre responsabilidade do pessoal de manuteno, dos membros da CIPA e de chefias imediatas. ( ) A inspeo peridica efetuada em intervalos regulares (semanais, mensais, bimestrais ou trimestrais), e programada com antecedencia objetiva apontar riscos previstos. ( ) Especial: so programadas e quando houver ocorrncia de problemas que precisam ser analisados com mais detalhe, no requer conhecimentos e / ou aparelhos especializados. ( ) Geral: envolve todos os setores da empresa, sendo observados todos os aspectos relacionados a segurana e higine no trabalho com auxilio de um checklist. ( ) Parcial: realizada sem dia ou perodo pr-estabelecido e com o envolvimento do tcnico em segurana. ( ) Especial: no so programadas e quando houver ocorrncia de problemas que precisam ser analisados com mais detalhe, precisam apenas de que o tcnico faa uma observao mais crtica.

12)So exemplos de materiais observados em uma inspeo geral: f)Layaut, iluminao natural e artificial, temperatura ambiente, ferramentas manuais, cadeiras mesas, etc.

g)Conservao dos carros, intalao eltrica, corrimes e escadas. h)Bebedoruros, banheiros, equipamentos de emergncia, roupas dos funcionrios.

i)Fichas de entrega e devoluo de EPIs e atestados de sade ocupacional. j)Manuteno em de caldeiras, elevadores, medio de nvel de rudos, de iluminao, entrada em reservatrios, vasos pressurizados.

13)Sobre os tipos de inspees julgue V ou F: ( ) So pontos a serem observados na inspeo de roitna: Remoo de proteo em mquinas; falta de organizao no setor; falta de uniformizao; etc. ( ) Na inspeo de rotina no preciso que a pessoa responsvel por esta atividade utilize um frmulrio prprio, e dirigido a cada setor inspecionado, e que os mesmos no fiquem esquecidos em suas gavetas pois so fonte de informaes para elaborao de medidas preventivas de segurana. ( ) Na inspeo peridica pode-se utilizar como mtodo o sinal da cruz (em cima, em baixo, direita, esquerda), destacando que sempre ser importante a participao dos principais envolvidos. ( ) Durante a inspeo especial n incluida a manuteno em de caldeiras, elevadores, medio de nvel de rudos, de iluminao, entrada em reservatrios, vasos pressurizados, manuteno eltrica e civil, seja por firmas especializadas ou no. ( ) na inspeo ofical muito importante que os responsveis pelo servio de segurana da empresa apresentem todos os documentos referentes s inspees anteriores, livro de atas de reunies da CIPA, fichas de entrega e devoluo de EPIs e atestados de sade ocupacional como forma de controle de tudo.

14)So fases de uma inspeo: f)Somente a comunicao e o registro. g)Observao e comunicao aos responsveis. h)A observao e o acompanhamento. i)Apenas a observao e o registro.

j)A observao, comunicao, registro, encaminhamento, acompanhamento e aprovao.

15)Enumere as fases de isnpeo: 1-Observao 2-Comunicao 3-Registro 4-Encaminhamento 5-Acompanhamento 6-Aprovao ( ) Momento em que os responsveis so inteirados sobre possiveis irregularidades. ( ) Fase em que o tcnico de segurana observa, coleta dados e defini as condies inseguras presentes no ambiente laboral. ( ) O profisional de segurana acompanha e se possivel assessore as pessoas que iram executar as medidas preventiva. ( ) Nesta fase todos os relatrios e formulrios sejam encaminhados, evitando que assim que as melhorias fiquem apenas no papel. ( ) So implantadas as modificaes necessrias, verifica-se que esto adequadas as medidas implantadas e ento o profissional de segurana emiti um parecer final. ( ) registra-se todas as observaes feitas durante a inspeo num documento.

Das questes 16 22 marque V ou F, com relao a auditorias: 16) Permitem verificar a eficincia e eficcia do sistema de Sade e Segurana no Trabalho SST em uma empresa. ( )

17) Ela fundamental, pois retrata a real situao do sistema e contribui para definir o plano estratgico de aes a mdio e longo prazo consolidando a implantao do mesmo e atingindo um nvel de desempenho que satisfaa s partes interessadas. ( ) 18) Tem por objetivo a verificao das condies de trabalho, podem ser feitas verificaes gerais ou especfica como exemplo em caldeiras de indstrias. ( ) 19) Elas so realizadas pela CIPA. ( ) 20) Deve-se levar em conta que da mesma forma que as condies externas e internas do local podem sofrer alteraes, os processos de segurana no sofrem modificaes, no sendo necessria mais de uma auditoria. ( ) 21) A auditoria no deve ser confundida com uma anlise de segurana, porque ela vai analisar os procedimentos realisados na empresa, observando se est dentro da rotina dos processos, se h diferena entre o procedimento e a prtica, e se existir uma no conformidade esta dever ser sanada, por uma ao corretiva ou de correo. ( ). 22) As auditorias tem o foco nas conformidades, sendo observadas as adequaes dos sistemas de SST e se os mesmos tm o potencial de serem bem sucedidos, analisando se os mesmos esto sendo implementados como projetados, sua eficcia e se eles esto atingindo os resultados pretendidos. ( )

Gabarito

1)D 2)B 3)C 4)V, F, V, V, F 5)A 6)B 7)E

8)V, F, F, V, V 9)A 10)D 11)V, V, F, V, V, F

12)A 13)V, F, V, F, V 14)E 15)1, 2, 5,4, 6, 3, 16)V 17)V 18)V 19)F 20)F 21)V 22)V

0 Comentrios

Potrebbero piacerti anche