Sei sulla pagina 1di 9

DELEGACIA DE SAUDE DE SANTA CRUZ

ADOLESCENTES PROMOTORES DE SADE

UMA PROPOSTA DE CAPACITAO

Pedra Badejo Maio de 2012

NDICE
APRESENTAO.......................................................................................................9 FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGGICA ...................................................5 OBJETIVOS QUE ORIENTAM A PRTICA EDUCATIVA ........................................5 COMO DESENVOLVER A PRTICA EDUCATIVA...................................................7 CONTEDOS PROGRAMTICOS DAS OFICINAS .................................................8 BENEFICIRIOS..8 CRONOGRAMA .. 8 RESPONSABILIDADES .8 ORAMENTO9

APRESENTAO

A adolescncia uma etapa evolutiva da vida que se caracteriza pela passagem da infncia para a idade adulta e envolve um vasto conjunto de transformaes fsicas, psicolgicas e sociais como a maturao sexual, o acirramento dos conflitos familiares e o processo de formao e cristalizao de atitudes, valores e comportamentos que iro determinar sua vida futura, a cobrana de maiores responsabilidades e a definio do futuro profissional. Muitos so os desafios e as mudanas prprias desse perodo, no qual muitos adolescentes e jovens podem incorrer em comportamentos de risco. Para que esse perodo possa ser saudvel necessrio uma ao do Estado visando a reduo de riscos aos quais esse segmento populacional encontra-se mais exposto, como a gravidez precoce, as doenas sexualmente transmissveis, a Sida, o uso de drogas, os acidentes e as diferentes formas de violncia.
A preocupao com a sade destes vem crescendo a cada dia no nosso pas impondo uma mudana de postura com relao a melhor abordagem especialmente na ateno primria sade. Para isso torna-se necessrio que nas parcerias de trabalho tenha a educao para a sade como a linha mestra de suas aces voltadas para este segmento populacional. Muitas estratgias tm sido desenvolvidas para ampliar os factores de proteco sade desse segmento. Uma das mais eficazes tem sido, em outros pases, a capacitao de adolescentes como educadores em sade para que desenvolvam aces de promoo e preveno. A fora da tendncia grupal na busca da identificao, a linguagem comum, a partilha dos mesmos interesses e necessidades, das mesmas curiosidades, o impulso para a mudana, entre outras caractersticas da adolescncia, faz dos adolescentes os mais efectivos e mais aceitos educadores entre seus iguais, o que comprovado por vrios estudos e pesquisas realizados a nvel mundial.

Este programa de capacitao prev a participao dos adolescentes e jovens do municpio e, a partir dela, os jovens agentes podero atuar no mbito de suas comunidades, sensibilizando e mobilizando em especial seus pares, a fim de, juntos possam transformar sua realidade de forma positiva.

Tendo uma previso de 66hs de oficina visa abordar as questes mais relevantes para a preveno da sade da populao adolescente e jovem, atravs de uma metodologia dinmica em educao para a sade cujo foco central o desenvolvimento da pessoa, apoiado no conhecimento de si mesmo, no fortalecimento da auto estima e utilizao do potencial criativo, a pessoa passa, ento, a se comportar da maneira mais flexvel, a ter uma melhor e mais diversificada percepo de si mesma, do outro e de sua realidade sociocultural. Esta metodologia favorece no adolescente ou jovem, o crescimento da autonomia, autoconfiana e redefinio de valores socioculturais e pessoais, imprescindveis para que seja saudvel, crtico, inovador e, por conseguinte, um cidado activo e actuante na sua comunidade.

Como parceiros, a Delegacia de Sade de Santa Cruz, pretende contar com o Ministrio da Sade, Ministrio da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Ministrio da Educao e Desporto e a Bonefondem para que, juntando recursos e esforos para promover qualidade de vida dos adolescentes e jovens Cabo-Verdianos, possamos assim contribuir para o desenvolvimento do Pas.

FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGGICA


A proposta rene trs ideias, que norteiam o instrumental terico-metodolgico para as aces educativas: Processo educativo que concebe a formao de mulheres e homens como fontes de iniciativa, liberdade e compromisso, agentes ativos construtores da Histria; Utilizao da fora transformadora da adolescncia como fator de desenvolvimento da pessoa e da sociedade; Respeito e entendimento s especificidades da fase evolutiva da que transformam o mundo, humanizando-o, atores da sua prpria histria e

adolescncia, bem como aos interesses dos adolescentes. Procura, ainda, criar espaos educativos onde os adolescentes assumam o papel activo de sujeito de sua aprendizagem, como agentes de mudana, em termos individuais e sociais.

OBJETIVOS QUE ORIENTAM A PRTICA EDUCATIVA


Promover o crescimento pessoal dos adolescentes promotores da sade, com vistas ao desenvolvimento da sua autonomia, sociabilidade, auto-estima e autoconfiana, factores indispensveis para a vida, para o seu processo decisrio como ator social que busca incansavelmente o auto-cuidado e o desenvolvimento comunitrio integrado, visando a melhoria da qualidade de vida. Contribuir para que os adolescentes promotores de sade entendam a sade como um processo influenciado pela interao entre os fatores sociais, ambientais, biolgicos e psicolgicos do ser humano.

Fornecer subsdios bsicos sobre a sade do adolescente e os fatores que influenciam na sua promoo e preveno. Contribuir para que os adolescentes promotores de sade entendam que a sade uma construo coletiva e permanente. Para a construo do novo conhecimento, as oficinas educativas tero a seguinte base estrutural: Desenvolver reflexo crtica em um processo gradativo e crescente de compreenso de si mesmo e do mundo. Dessa maneira, o conhecimento do adolescente sobre o tema em discusso, construdo a partir de seus saberes, valores, crenas, tabus e preconceitos enriquecido, amadurecido e, s vezes, mudado com a apreenso de outros elementos, uma vez que as novas informaes conduzem a uma anlise mais ampla e aprofundada desse processo; Criar um clima de liberdade psicolgica de vontade e escolha que comprometam e faam emergir a motivao para a aprendizagem; Favorecer o sentimento de auto-confiana e confiana na relao profissional do adolescente; Permear o processo educativo com situaes ldicas e de incentivo criatividade que favoream a manifestao do potencial criativo individual; Promover o desenvolvimento da auto-estima; respeitar os valores pessoais e socioculturais dos adolescentes procurando, atravs da reflexo crtica, facilitar-lhes o processo de conscientizao que lhes do a condio de resignificar esses valores, se essa for sua vontade.

CONTEDO PROGRAMTICO DAS OFICINAS


Alm de veicularem informaes cientficas atualizadas sobre sade, os temas do contedo programtico devero refletir as necessidades, sentimentos e interesses dos adolescentes. Assim sendo, sero definidos aps uma observao prvia e cuidadosa da populao alvo, contextualizada dentro da nossa cultura, costumes familiares e sociais, estrato econmico-social e poltico. Essa contextualizao servir de base para a anlise dos temas dentro da vida real dos adolescentes, o que facilitar a reflexo sobre as consequncias de suas decises para um estilo de vida de baixo risco. Considerando-se que longas exposies levam ao cansao e disperso da ateno do grupo, o desenvolvimento do contedo programtico efetivar-se- atravs de informaes curtas e concisas, de forma a motivar o interesse, participao e incorporao do contedo pelos adolescentes.

PROPOSTA DE CONTEDOS PROGRAMTICOS DAS OFICINAS*


Apresentao e integrao do grupo;

Expectativas e experincias do grupo; Sade integral/Promoo da sade; Adolescncia - uma viso biopsicossocial; Vulnerabilidade na adolescncia; Conceito de vulnerabilidade; Projeto de vida; Planeamento: noes de planeamento de aes de promoo e preveno para sade do adolescente. Sexualidade e sade reprodutiva na adolescncia, com enfoque de gnero;

BENEFICIRIOS Beneficirios diretos: Sero beneficirios directos desse projecto 30 (trinta) adolescentes e jovens da Escola secundria Alfredo da Cruz Silva, dos Voluntrios do Centro de Juventude de Santa Cruz. Beneficirios indiretos: Sistema de sade, Populao de Santa Cruz e toda sociedade civil de uma forma geral.

CRONOGRAMA O projeto ser executado no segundo semestre do corrente ano, ou seja, entre os meses de Junho a Setembro, com frequncia semanal.

RESPONSABILIDADES ENTRE AS PARTES s partes envolvidas cabero as seguintes responsabilidades: Delegacia de sade de Santa Cruz: Disponibilizao tcnicos que iro ministrar a formao; Escola Secundria Alfredo da Cruz Silva: Disponibilizao de espao para as actividades; Bornefonden: 50% do Oramento previsto; Direco Geral da Juventude: Restantes 50% previstos no oramento.

ORAMENTO

Designao Lanches para 31 pessoas

Preo Unitrio

Preo total

9300/oficina 6000.00 500.00 20.00 20.00 20.00 120.00 30.00 120.00 120.00 150.00 150.00 100.00 50.00 250.00

148800 6000.00 1000.00 600.00 600.00 600.00 3600.00 300.00 240.00 960.00 150.00 1200.00 400.00 200.00 250,00 164900.00

16 Oficinas

Combustvel 2 Resmas de papel A4 30 Borrachas 30 Lpis 30 Canetas 30 pastas 10 Cartolinas 2 pcts de caneta de feltro 8 Tesoura 1 Fita crepe 8 colas branca em tubo 4 Marcadores 4 papel embrulho 1 bolsa bales

Total

Projecto elaborado por Vanda Dris Pires Oliveira, Psicloga.

Potrebbero piacerti anche