Sei sulla pagina 1di 5

TESTAMENTO VIVO [RE]CONHECENDO CRISTO NA ANTIGA ALIANA | AULA 1 INTRODUO O Antigo Testamento pode ser dividido de vrias maneiras.

Em nossas Bblias dividido em 39 livros. Esta diviso vem da Septuaginta, atravs da Vulgata Latina. A Septuaginta foi a primeira traduo das Escrituras (s o AT), feita do hebraico para o grego, cerca de 285 a.C em Alexandria no Egito. Os livros tambm so divididos pelos seguintes assuntos: Pentateuco ou Lei: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio. Livros Histricos: Josu, Juzes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crnicas, Esdras, Neemias e Ester. Livros Poticos: J, Salmos, Provrbios, Eclesiastes, Cantares de Salomo.

Livros Profticos: Profetas Maiores: Isaas, Jeremias, Lamentaes, Ezequiel e Daniel. Profetas Menores: Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. A ordem dos livros por assuntos tambm vem da Septuaginta. A diviso da Bblia Hebraica, utilizada pelos judeus, diferente da nossa. Ela possui 24 livros. Na realidade, so os mesmos 39 livros do nosso AT, s muda a diviso. Os judeus chamam o AT de Tanach. So divididos da seguinte forma. Lei (Tor): Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio. Profetas (Neviim): Primeiros Profetas: Josu, Juzes, Samuel e Reis. ltimos Profetas: Isaas, Jeremias, Ezequiel e O Livro dos Doze. Escritos (Ketubin): Livros Poticos: Salmos, Provrbios e J. Os Cinco Rolos: Cantares de Salomo, Rute, Lamentaes, Eclesiastes e Ester. Livros Histricos: Daniel, Esdras e Neemias e Crnicas. Devemos entender que nesta diviso: - 1 e 2 Samuel so um livro s. - 1 e 2 Reis so um livro s. - 1 e 2 Crnicas so um livro s. - Esdras e Neemias formam um livro s. - Os doze profetas menores formam um livro s.

Nas Bblias de edio catlica romana, o AT possui 46 livros. So os 39 livros da nossa Bblia e mais sete livros, sem contar os acrscimos em Ester e Daniel. Os sete livros mais so: - Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomo, Eclesistico ou Sircides e Baruque. - Os 39 livros das nossas Bblias, os catlicos os chamam de protocannicos. - Os outr os 7 l i v r os, os catl i cos os chamam de deuterocannicos. - 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis so chamados pelos catlicos de 1,2,3 e 4 Reis, respectivamente. - 1 e 2 Cr. so chamados pelos catlicos de 1 e 2 Paralipmenos. O PENTATEUCO: Escrito e compilado por Moiss no perodo da peregrinao dos israelitas no deserto entre 1446 e 1406 AC. Joo 1.1-4 e 14 "No princpio era o Verbo (a Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens... E o Verbo se fez carne e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade, e vimos a sua glria, glria como do unignito do Pai." Joo 5.43-47 "Eu vim em nome de meu Pai, e no me recebeis; mas, se outro vier em seu prprio nome, a esse recebereis. Como podeis crer, vs que recebeis glria uns dos outros e no buscais a glria que vem do nico Deus? No penseis que vos acusarei perante o Pai. H outro que vos acusa, que Moiss, em quem tendes esperana.

Pois se crsseis em Moiss, crereis em mim; porque ele escreveu a meu respeito. Mas, se no credes no que est escrito, como crereis nas minhas palavras?" Genesis (no original hebraico bereshit: no principio) comea falando de Jesus, pois como temos fundamentado em nossa caminhada, cremos que Ele Deus. Ao olharmos a estrutura de Genesis que chamada de Toledot (geraes) percebemos no desenrolar dos perodos de Ado e No, bem como nos perodos dos patriarcas Abrao, Isaque e Jac, a revelao de Jesus como o Messias, o ungido de Deus. Nestas geraes e famlias vemos Cristo sendo sinalizado em Genesis 3.15 como a semente ou descendncia da mulher: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e a descendncia* dela; esta te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar." Do contexto da tentao e da queda, vemos na histria do povo de Israel, Deus dando sinais de conserto, com o desejo de resgatar os seus da condio de desvio e inimizade. O animal que foi sacricado para vestir Ado e Eva (Gn 3.21); o sangue derramado de Abel (Hb 12.24); a arca de No como transio para uma nova realidade (1Pe3.20,21); a vida e a obra de Jos; Melquisideque, o rei de Salem e sacerdote do Deus Altssimo (Gn14.18) Isaque em Mori e em seu casamento com Rebeca tipicam Jesus e sua obra de reconciliao para com a humanidade, restaurando ao propsito original que, no princpio, foi sinalizado em Ado, feito imagem e semelhana de Deus e expresso de sua soberania na terra (Gn 1.26-31).

A Revelao Messinica em Moiss: Exodo (do grego: partida e no original hebraico schmot: nomes) o relato da trajetria de libertao dos israelitas que estavam no Egito. Cordeiro Pascal: Ex. 12.1-11. Levtico (relacionado aos levitas; no original hebraico vayikr: e chamou) um registro legislativo dos sacerdotes da tribo de Levi. Cremos que Jesus foi o sumo sacerdote que no apenas ofereceu as cinco ofertas instruidas em Levtico 23.1-7, mas entregou-se como o prprio sacrifcio vivo. Nmeros (no original hebraico bemidbar: no deserto) um relato dos 38 anos de peregrinao dos israelitas no deserto, onde nos pilares de nuvem e de fogo de Nm 9.15,16 temos tipicada a promessa de Jesus de permanecer conosco at o m (Mt.28.20) Deuteronmio (no original hebraico 'elleh daddevarim: estas so as palavras) o registro onde a devoo e o amor a Deus so deixados como legado de paixo pela Palavra. Bibliograa recomendada: LONGMAN III, Tremper Longman. Como Ler Genesis. Vida Nova. DRISCOLL, Mark. Um Livro Que Voc Vai Realmente Ler Sobre Antigo Testamento. Editora Tempo de Colheita. Joo Costa | Maro de 2013

Potrebbero piacerti anche