Sei sulla pagina 1di 4

ID: NRGGGQSSGQ-003

Projeto: SGQ / Sistema de Gesto da Qualidade

Data: 01/10/2008

Verso: 12.0

Norma Geral de Tratamento de No-Conformidade, Ao Corretiva e Preventiva


1. Objetivo
Esta norma geral tem por objetivo estabelecer o tratamento de no-conformidade, aes corretivas e preventivas necessrias melhoria do Sistema de Gesto da Qualidade - SGQ do Departamento de Informtica do SUS - DATASUS.

2. Aplicao
Esta norma geral se aplica s reas do DATASUS definidas no Sistema de Gesto da Qualidade SGQ.

3. Documentos de Referncia
MNL-GGQS-SGQ-001 Manual da Qualidade do DATASUS. Norma NBR ISO 9000 Sistema de Gesto da Qualidade Fundamentos e Vocabulrio. Norma NBR ISO 9001 Sistema de Gesto da Qualidade Requisito 8.3, 8.5.2 e 8.5.3.

4. Definies e Siglas
Alm das definies e siglas listadas a seguir, tambm so adotadas as definies contidas na norma NBR ISO 9000 Sistema de Gesto da Qualidade Fundamentos e Vocabulrio e no DOC-GGQS-SGQ-002 - Glossrio do SGQ do DATASUS, disponvel no site do SGQ.

Ao Corretiva - NC que aconteceu e foi identificada. Ao Preventiva - NC que existe uma probabilidade de ocorrer no sistema. AD Alta Direo. GGQS Gerncia de Garantia da Qualidade de Software. OM - Oportunidade de Melhoria - Possibilidade de realizao de melhorias no sistema. SGQ Sistema de Gesto da Qualidade. RD Representante da Direo. RNC Registro de No-Conformidade.

Arquivo: NRG-GGQS-SGQ-003TratamentoNaoConformidade.odt

Modelo: FRM-GGQS-SGQ-006/001-20/04/04

Pg.:1/4

ID: NRGGGQSSGQ-003

Projeto: SGQ / Sistema de Gesto da Qualidade

Data: 01/10/2008

Verso: 12.0

5. Responsabilidades
Responsvel
Equipe da Gerncia de Garantia da Qualidade de Software. Gerente da Gerncia de Garantia da Qualidade de Software. Representante da Direo. Responsveis descritos de acordo com o item 6 desse documento.

Atividades
Elaborar, publicar e monitorar esse documento. Revisar esse documento. Aprovar esse documento. Realizar as atividades documento. descritas neste

6. Procedimentos
6.1. Consideraes Gerais
Visando a melhoria do SGQ do DATASUS, toda no-conformidade ou oportunidade de melhoria observada deve ser descrita conforme estabelecido nas normas e procedimentos. Aes corretivas, preventivas ou melhorias propostas devem ser definidas e implementadas com o objetivo de evitar as ocorrncias de noconformidade, corrigi-las ou melhorar o desempenho do sistema. O detalhamento das aes executadas referentes ao preenchimento do RNC com os dados iniciais, tratamento e anlise da no-conformidade, definio e implementao de aes corretivas, aes preventivas ou oportunidades de melhorias e anlise crtica das aes realizadas esto descritos no PRC-GGQS-SGQ-004 Tratamento de NoConformidade.

6.2. Descrio 6.2.1. Tratamento e Anlise da No-Conformidade


O preenchimento do campo Tratamento, no RNC, destina-se a determinar uma ao que elimine uma no-conformidade j ocorrida. Este campo s preenchido quando for possvel corrigir esta no-conformidade. A anlise da no-conformidade destina-se a identificar a causa que levou a sua ocorrncia.

6.2.2. Ao Corretiva
As aes corretivas destinam-se a eliminao das causas das no-conformidades identificadas, evitando sua re-ocorrncia. Devem ser realizadas a partir de um dos seguintes eventos: No-conformidades observadas a partir de medies e monitoramento da realizao dos projetos e/ou produtos; No-conformidades observadas a partir da realizao dos processos; Reclamaes pertinentes dos clientes, formalmente encaminhadas; Resultado das auditorias (internas e externas); Resultado das anlises crticas.
Modelo: FRM-GGQS-SGQ-006/001-20/04/04 Pg.:2/4

Arquivo: NRG-GGQS-SGQ-003TratamentoNaoConformidade.odt

ID: NRGGGQSSGQ-003

Projeto: SGQ / Sistema de Gesto da Qualidade

Data: 01/10/2008

Verso: 12.0

6.2.3. Ao Preventiva
As aes preventivas destinam-se a eliminao das causas que possam gerar as noconformidades, evitando sua ocorrncia. Devem ser empreendidas a partir de um dos seguintes eventos: Planejamento dos processos, nos quais seja possvel identificar os modos de falhas potenciais; Aes preventivas observadas a partir da realizao dos processos; Anlise de RNC ocorrido no processo e que evidencie o risco de ocorrerem em outras reas abrangidas pelo SGQ; Reclamaes ou sugestes dos clientes formalmente encaminhadas por qualquer meio e que demonstrem a necessidade da conduo de anlises especficas; Concluses da anlise das pesquisas de satisfao dos clientes.

6.2.4. Melhoria Proposta


As melhorias propostas destinam-se a aperfeioar o desempenho do SGQ. Devem ser empreendidas a partir de um dos seguintes eventos: Planejamento dos processos, nos quais seja possvel identificar alguma possibilidade de melhoria; Oportunidade de melhoria observada a partir da realizao dos processos; Sugestes dos clientes, formalmente encaminhadas por qualquer meio e que demonstrem a possibilidade de melhoria; Concluses da anlise das pesquisas de satisfao dos clientes; Resultado das auditorias (internas e externas); Resultado das anlises crticas; Qualquer outro processo que permita a identificao de oportunidade de melhoria do SGQ.

6.2.5. Controle das Aes Corretivas, Preventivas e das Melhorias Propostas


O controle deve ser realizado atravs do acompanhamento da implementao do tratamento, quando aplicvel, e das aes propostas (aes corretivas, preventivas e melhorias propostas) nas datas previstas nos RNCs, assim como da realizao das anlises crticas destas aes. O RNC s considerado concludo aps a realizao da anlise crtica da ao proposta implementada. A relao de RNCs pendentes ao final do ms encaminhada ao RD para elaborao de um plano de ao em conjunto com os envolvidos. A GGQS deve informar ao RD os casos em que o prazo definido para implementao de ao proposta ou realizao da anlise crtica seja alterado frequentemente ou que seja definido um prazo muito longo, para a execuo da ao. As informaes consolidadas sobre os RNCs so divulgadas para a AD e para o RD atravs do Relatrio Gerencial emitido pela GGQS a cada trimestre.

Arquivo: NRG-GGQS-SGQ-003TratamentoNaoConformidade.odt

Modelo: FRM-GGQS-SGQ-006/001-20/04/04

Pg.:3/4

ID: NRGGGQSSGQ-003

Projeto: SGQ / Sistema de Gesto da Qualidade

Data: 01/10/2008

Verso: 12.0

7. Tratamento das No-Conformidades


No aplicvel.

8. Documentos Complementares
PRC-GGQS-SGQ-004 Tratamento de No-Conformidade.

9. Anexos
No aplicvel.

10. Controle dos Registros


Identificao Armazenamento e Tempo mnimo de Recuperao proteo reteno Descarte

Arquivo eletrnico armazenado no Sistema de Controle de E-mail de Verso, no mdulo Pela GGQS ou pessoa comunicao GGQS, pasta SGQ/ de RNCs NaoConformidade/Ema autorizada, por il/SituacaoMensal, sob assunto e data. pendentes a guarda da GGQS. Protegido atravs de Login, Senha e Backup.

12 meses

A critrio da rea responsvel.

Arquivo: NRG-GGQS-SGQ-003TratamentoNaoConformidade.odt

Modelo: FRM-GGQS-SGQ-006/001-20/04/04

Pg.:4/4

Potrebbero piacerti anche