Sei sulla pagina 1di 18

RESUMOS DA MATRIA PARA O EXAME DE QUIMICA -I

1. Postulados da teoria atmica de Dalton


1.1 1.2 1.3 1.4 Toda a matria constituda por pequenas partculas - os tomos. Os tomos so indestrutveis e indivisveis. Os compostos so formados por uma combinao de dois ou mais tomos. Uma reaco qumica consiste num rearranjo de tomos.

Nota: ver Matria para o teste III pgina 1, 1.

2. Experincia de Rutherford
2.1 Os resultados permitiram mostrar que os raios catdicos eram formados por partculas carregadas negativamente - electres - e independente da intensidade dos campos aplicados, da natureza do gs na ampola e do metal usado para ctodo: e/m= 1,76 x 1011 C kg-1 (razo entre a carga e a massa). 2.2 Permitiu a descoberta do ncleo.
Nota: ver Matria para o teste III pgina 1, 1.

3. Experincia de Millikan
A partir da fora do campo elctrico necessria para contrariar a fora da gravidade que faz cair as gotas Millikan estimou a carga do electro.
e = 1,602 x 10-19 C me = 9,109 x 10-31 Kg

4. Problemas com o modelo atmico de Rutherford


4.1 A mecnica clssica descreve o modelo nuclear do tomo? Qual a fora que actua entre o electro e o ncleo de um tomo de hidrognio? 4.1.1 Lei de Coulomb: Fora de atraco entre partculas de cargas opostas, ou seja, entre o ncleo e o electro.

Para que a fora electrosttica no faa o electro cair no ncleo, ela ter que ser compensada pela fora centrifuga que se exerce sobre ele e que tende a arranc-lo do tomo. 4.1.1.1 O electro ao descrever um movimento acelerado e peridico deveria emitir uma radiao cuja frequncia fosse igual frequncia do seu movimento. 4.1.1.2 A energia do electro iria pois tornar-se cada vez mais negativa o que faria que o raio da sua rbita diminusse progressivamente; o electro passava a descrever uma rbita em espiral acabando por cair no ncleo. 4.2 Evidncias espectroscpicas do tomo de hidrognio e espcies hidrogenides.

4.2.1

As experincias de Rydberg, Balmer e outros cientistas mostraram que os espectros pticos de tomos hidrogenides so espectros de riscas, isso quando excitados esses tomos emitem radiao a c.d.o. bem definidos e num nmero limitado.

4.2.1.1 Balmer verificou que os c.d.o. das linhas espectrais conhecidas at ento podiam se obtidos a partir da expresso. 4.2.1.2 A expresso de Balmer foi modificada por Rydberg para uma forma que mostrou ajustar-se no apenas s linhas espectrais conhecidas at ento mas igualmente ser expandida para ter em conta outras sries de risca que foram sendo descobertas.

Forma actual da expresso de Rydberg.

5. Teoria Quntica
5.1 A ideia de que alguns fenmenos escala atmica no tm um comportamento contnuo mas sim descontnuo, foi introduzida pela primeira vez em 1900 por Planck para interpretar a chamada, emisso do corpo negro. 5.1.1 Por definio um corpo negro um corpo que absorve toda a radiao que nele incide. Amplitude, A altura da onda no seu mximo at ao nvel central. Comprimento de onda, - a distncia entre dois mximos sucessivos. Frequncia, f n de ciclos completos do unidade de tempo. Intensidade, I quadrado da amplitude. Perodo, T tempo que um ciclo leva a ficar completo (T=1/f). Velocidade da onda, v = x f

5.2 Propriedades das ondas. 5.2.1 5.2.2 5.2.3 5.2.4 5.2.5 5.2.6

5.3 A luz visvel constituda por ondas electromagnticas (Maxwell). Velocidade da luz (c) no vcuo = 3,00 x 108 m/s
Nota: ver Matria do 10Ano - Fisica

5.4 Corpo Negro. 5.4.1 5.4.2 5.4.3 Um objecto quente emite radiao electromagntica porque os seus tomos constituintes esto num movimento incessante e em torno e posies de equilbrio. A temperaturas elevadas um parte considervel da radiao corresponde regio do visvel. medida que a temperatura aumenta a proporo de luz azul (c.d.o. menor) aumenta, mudando a nossa percepo da cor para branco.

medida que a temperatura aumenta o mximo da intensidade da radiao emitida ocorre para c.d.o. cada vez menores, por outras palavras medida que a temperatura a contribuio dos c.d.o. menores aumenta.

5.5 Lei de Wien. 5.6 Lei de Stefan-Boltzman. 5.7 Quantificao de Energia. 5.7.1 Para explicar as caractersticas radiao do corpo negro Planck props que a energia de cada tomo (oscilador electromagntico) est limada a certos valores discretos e bem determinados. Ao limitar a energia a valores discretos fez o que se designa por quantificao da energia.

5.8 Planck deu o nome de quantum mais pequena quantidade de energia que pode ser emitida (ou absorvida) na forma de radiao electromagntica.

5.9 Efeito Fotoelctrico: Ejeco de electres por um metal quando a sua superfcie exposta a radiao ultravioleta. 5.9.1 5.9.2 5.9.3 5.10 No so ejectados electres at que a radiao tenha uma frequncia acima de um dado valor caracterstico do metal. Os electres so ejectados independentemente da intensidade da radiao. A energia cintica dos electres ejectados aumenta linearmente com a frequncia da radiao

Fotes

5.10.1 A energia de cada foto est relacionada com a frequncia da radiao pela expresso de Planck. 5.10.2 Radiao electromagntica = fluxo de fotes.

5.10.3 A energia necessria para remover um electro da superfcie do metal designada funo de trabalho. Se a energia do foto for inferior f.t., no ser ejectado nenhum electro, independentemente da intensidade da radiao. 5.10.4 Se a energia do foto for superior f.t observar-se- o efeito fotoelctrico, sendo ejectados electres com energia cintica igual a:

5.11

Modelo Atmico de Bohr

Segundo Bohr os electres descreveriam rbitas circulares estacionrias em torno do ncleo. O movimento dos electres seria regulado pelos seguintes postulados: 5.11.1 Os electres s podem deslocar-se em rbitas para as quais o mdulo do momento angular (mvr) igual a nh/2, onde h a constante de Planck e n=1,2,3 5.11.2 As rbitas permitidas so estacionrias, i.e., embora o electro esteja animado de um movimento peridico e acelerado ele no radia energia (i.e., os tomos so estveis). 5.11.3 Quando o electro passa de uma rbita estacionria para outra, o tomo absorve ou emite uma quantidade de energia que igual diferena de energia entre as duas rbitas.
4

A partir da sua teoria Bohr deduziu expresses que permitem calcular o raio:

O grande sucesso do modelo de Bohr consistiu na interpretao do espectro ptico do tomo de hidrognio tal como era conhecido at ento.

6. Onda
6.1 Difraco um dos fenmenos onde claramente evidente a natureza ondulatria da luz. 6.2 Todas as partculas devem ser consideradas como tendo propriedades de ondas. Se o electro se comporta como uma onda no tomo de hidrognio ento o comprimento de onda tem que se ajustar exactamente circunferncia da rbita.

A energia do electro depende da dimenso da rbita e o seu valor tem de estar quantificado. 6.3 Com base na hiptese As ondas podem comportar-se como partculas e as partculas podem exibir propriedades de ondas Broglie chegou seguinte relao .
5

7. Principio de Incerteza de Heisenberg


7.1 Como se pode determinar com exactido a posio de uma partcula sub-atmica que se comporta como onda? Se a localizao de uma partcula conhecida dentro de uma certa incerteza, x, ento o momento linear, p, paralelo ao eixo dos xx s pode ser conhecido dentro da incerteza p, sendo:

As consequncias prticas do principio de incerteza no caso dos corpos macroscpicos so desprezveis mas tm grande importncia no caso de partculas sub-atmicas.

8. Equao de Schrodinger
8.1 A dualidade onda-partcula do electro impede que o seu movimento possa ser descrito pelas leis da mecnica clssica desenvolvida para objectos que se deslocam em trajectrias bem definidas. Foi desenvolvida, por esse motivo, uma nova mecnica de carcter ondulatrio, designada MECNICA QUNTICA, adequada descrio do comportamento de partculas sub-atmicas.

8.2 Equao de Schrdinger para o sistema da partcula na caixa de energia potencial. Uma partcula de massa m movimentando-se numa nica dimenso entre duas paredes rgidas distanciadas de L e sob a influncia de um potencial V(x) =0 para 0 x L.

As funes de onda e as energias para uma partcula com um grau de liberdade dependem de um nmero quntico, n.

9. tomo de Hidrognio
A equao de Schrdinger para o electro do tomo de hidrognio tem que considerar que o electro sofre atraco do ncleo:

A soluo da equao para os nveis de energia permitidos para o electro no tomo de hidrognio :

9.1 Orbitais Atmicas As funes de onda dos electres nos tomos so designadas por orbitais atmicas e so obtidas resolvendo a equao de Schrdinger no a uma nica dimenso mas considerando um sistema de trs coordenadas.

A resoluo da equao de Schrdinger (que s conseguida de modo exacto no caso do tomo de hidrognio) demonstra que cada funo de onda est associada a 3 nmeros qunticos. 9.1.1 n n quntico principal - relativo s dimenses e energia das orbitais (n = 1,2,3,).

9.1.1.1 Num tomo com um nico electro todas as orbitais atmicas com o mesmo valor de n tm a mesma energia e pertencem mesma camada. 9.1.1.2 Quanto maior o nmero de camadas mais afastados do ncleo esto os electres. 9.1.2 l n quntico do momento angular orbital (ou n quntico azimutal) relativo configurao das orbitais.

Este n quntico traduz o momento orbital angular, isto , uma medida da velocidade a que o electro circula volta do ncleo.

9.1.3

ml n quntico magntico - relativo orientao das orbitais no espao.

9.2 Densidade de Probabilidade

10

As orbitais p so caracterizadas por dois lbulos separados por um plano nodal.

11

9.2.1

ms n quntico magntico de spin - De acordo com a mecnica quntica um electro pode ter dois estados de spin: +1/2 ou -1/2

10. tomos Polielectnicos


Nas espcies hidrogenides a energia potencial do electro resulta apenas da interaco.

Nos tomos polielectrnicos h que considerar um maior nmero de interaces nem todas do mesmo tipo. Exemplo: tomo de Hlio (Z=2)

12

Nos tomos polielectrnicos. 10.1.1 A energia das orbitais depende tanto da camada (valor de n) como da subcamada (valor de l). 10.1.2 As orbitais tm energia mais baixa do que as respectivas orbitais nas espcies hidrogenides.

10.1.3 REGRAS DE SLATER para o clculo do efeito de blindagem (S)

10.1.3.1 Escrever a configurao electrnica agrupando os electres da seguinte forma: (1s)(2s2p)(3s3p)(3d)(4s4p)(4d)(4f)(5s5p) etc. 10.1.3.2 Os electres em grupos direita do grupo onde se encontra o electro sobre o qual se exerce o efeito de blindagem que se est a calcular, no contribuem para esse efeito. 10.1.3.3 Todos os electres do grupo do electro em causa contribuem com um factor 0,35 (se o electro pertence ao grupo (1s) o outro electro contribui com 0,30).
13

10.1.3.4 Se o electro em causa pertence ao grupo (nsnp) todos os electres com (n-1) contribuem com 0,85 e todos com nmero quntico principal n-2, ou inferior contribuem com 1,00. 10.1.3.5 Se o electro em causa est numa orbital d ou f todos os electres em grupos esquerda contribuem com 1,00.

10.1.4 Princpios de preenchimento para orbitais em tomos. 10.1.4.1 Princpio da energia mnima - no estado fundamental os electres ocupam as orbitais de mais baixa energia. 10.1.4.2 Princpio de Excluso de Pauli - no mesmo tomo no podem haver dois (ou mais) electres com os valores dos quatro nmeros qunticos iguais, ou seja, o nmero mximo de electres por orbital dois e nesse caso tero diferentes nmeros qunticos de spin. 10.1.4.3 Princpio da construo ou de aufbau - no preenchimento de orbitais ao passar de um elemento para o elemento seguinte (nmero atmico superior em uma unidade) basta adicionar um proto ao ncleo e um electro configurao electrnica anterior. 10.1.4.4 Regra de Hund - electres com o mesmo valor de n e l ocuparo orbitais com valores diferentes de m mantendo os spins paralelos; quando todas essas orbitais estiverem semipreenchidas inicia-se o acoplamento de spins de acordo com o Princpio de Excluso de Pauli.

14

11. Tabela Periodica dos Elementos


11.1.1 Lei das Trades: Os elementos agrupar-se-iam em trades de elementos com comportamento qumico semelhante. A massa atmica de um dos elementos aproximadamente igual mdia aritmtica das massas atmicas dos outros dois elementos. 11.1.2 Lei das Oitavas: Os elementos eram agrupados segundo a ordem crescente das suas massas atmicas, comeando pelo hidrognio. Os elementos eram agrupados em 7 grupos de 7 elementos. 11.1.3 Actual Tabela Peridica: A variao do volume atmico em funo da massa atmica apresentada em 1864, contm implcita a classificao peridica que foi apresentada em 1869 por Mendeleev.

15

16

17

18

Potrebbero piacerti anche