Sei sulla pagina 1di 3

Escola Carneiro Ribeiro. Coord.Pedaggica 2013.

08 DE MARO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER Atividades que podem ser aplicadas e/ou adaptadas nas diferentes sries:

Preparar o Cantinho do Jogo simblico com vrios materiais utilizados pela mame: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogo de brinquedo; computador de brinquedo, papis e revistas, livros etc. Em roda de conversa o professor motivar aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, iro pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem e a necessidade de ajudar a mame em casa, independente do sexo; Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profisso de suas mes e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a ateno para as diversas profisses em que as mulheres atuam: mdicas, professoras, motoristas, secretrias, desenhistas, domsticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profisses so importantes e fazem diferena na sociedade, alm de estarem relacionadas entre si. Pode enfatizar as mulheres da nossa escola; Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho da Mame; Propor um jogo de mmica, em que um aluno imita a mame para que os demais adivinhem o que ela est realizando. Garantir a participao de todos. Mural - propor um Mural com o registro coletivo das muitas profisses femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontnea dos alunos; Pesquisa sobre alguns temas: o surgimento do Dia da Mulher, Violncia contra a mulher, Lei Maria da Penha, Mulheres da Terceira Idade,outros; Poesias; Confeco de cartazes, cartes,flores e etc; Jogral; Msicas sobre msica (leitura e interpretao); Acrsticos; Confeco de um informativo expondo direitos das mulheres; Conhecendo as mulheres famosas - confeco de um painel.

TEXTO INFORMATIVO Como surgiu o Dia Internacional da Mulher? Durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado em 1919, na cidade de Copenhague, Dinamarca, essa data foi escolhida e oficializada como o dia ideal para o Dia Internacional da Mulher em homenagem ao assassnio de 129 mulheres, que foram queimadas em resposta a uma greve realizada na fbrica txtil Cotton, em Nova York, em 8 de maro de 1857. O motivo da greve era um protesto contra uma jornada diria de 16 horas de trabalho, aliada a baixos salrios. Como resposta manifestao, os patres ordenaram que fosse ateado fogo no prdio onde essas mulheres se encontravam

Mulher de A a Z Mulher que sabe ser Amada e Amar. Que se mantm Bonita mesmo com a correria do cotidiano. Sempre Companheira e Carinhosa no importando as intempries da vida. Sabe ser Doce nos momentos especiais e Dura principalmente se o que est sendo ameaado a sua famlia. Enfatiza suas regras e no abre mo delas, porm torna-se Frgil a um simples toque de mo. Gosta de tudo que bom, porm emociona-se diante de uma simples florzinha colhida em um jardim qualquer. Habilidosa, sempre tem um dom aflorado e Ideias no lhe faltam para mimar os que lhe so queridos. Seu senso de Justia est sempre ativo e no poupa esforos para defender sua cria. Suas ideias Kantianas lhe do subsdios para o entendimento humano propiciando um Lecionar contnuo na formao dos que a rodeiam. Me acima de tudo e de todos. Em momentos especiais Namoradinha e encanta quem escolheu para ser seu companheiro. De Opinio forte e segura a base de sustentao da sua famlia. Como Pacifista est sempre frente das grandes causas e seu Querer a alavanca para grandes aes. Romntica est sempre pronta para comemorar datas significativas e a Solido no lhe boa companheira. Suas Tarefas so interminveis principalmente se for uma mulher de aqurio, e por vezes se torna Utopista na esperana de que tudo se encaixe da melhor maneira. Vigilante, est sempre atenta a tudo que a cerca e sua famlia. como se tivesse um Wattmetro interior capaz de medir as correntes malficas que possam se aproximar. Xereta por natureza com quem ama . E se tem um filho Gerao Y se esfora em torna-se Y para entendlo.Faz tudo isso porque adora ser Zelosa com os que ama.

JOGRAL DIA DA MULHER

TODA MULHER DEVE SER... Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdo de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar. Como a esposa de No, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ningum quis acreditar na mensagem que ele pregava. Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se me de uma grande nao. Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar. Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitrias do povo de Deus. Como Rute, que deixando para trs seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda histria de amor! Como Dbora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justia. Como Ana, que orou pedindo um beb, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta. Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos. Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua f e pelo seu povo! Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grvida do Esprito Santo, antes de estar casada, numa poca, em que isso poderia lhe custar a vida! Como Maria Madalena, que aps ser convertida, expressou sua gratido a Jesus, de uma forma to singular, que sua histria, contada a t hoje! Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou! Como Ldia, mulher temente a Deus, de corao aberto s mensagem de Deus. Como Eunice e Lide, mulheres de f, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difceis! Todas estas grandes mulheres da Bblia, foram como ns, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de f, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverana e esperana! Que eu e voc sejamos como elas, todos os dias, alianadas com Jesus!

Potrebbero piacerti anche