Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS

NOME DO AUTOR 1 NOME DO AUTOR 2 NOME DO AUTOR 3

TTULO DO RELATRIO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experincia.

ILHUS-BAHIA 2012

SUMRIO (exemplo)

1 2 3 4 5 6 7

INTRODUO ......................................................................................................... 1 OBJETIVOS .............................................................................................................. 1 PARTE EXPERIMENTAL ou METODOLOGIA ................................................ 1 RESULTADOS .......................................................................................................... 1 DISCUSSO .............................................................................................................. 1 CONCLUSES.......................................................................................................... 2 REFERNCIAS ........................................................................................................ 2

1 INTRODUO Descrio de toda teoria necessria ao entendimento da prtica e da discusso dos resultados. Deve ser uma sntese prpria dos vrios livros consultados, sempre citando a referncia bibliogrfica consultada ao final do pargrafo correspondente. Evite rodeios. A introduo no deve ultrapassar duas pginas. O objetivo do trabalho deve aparecer no ltimo pargrafo da introduo, ou tambm pode ficar separado desta para maior destaque. No final deste pargrafo explicativo, segue o exemplo de uma citao bibliogrfica (RAITZ; BARICCATI, 2009).

2 OBJETIVOS Item opcional, pois pode aparecer na parte final da introduo. Corresponde a um pargrafo que descreve aquilo que se almeja atravs da conduo de determinado experimento.

3 PARTE EXPERIMENTAL (ou METODOLOGIA) Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados. Preferencialmente dividir em dois subitens: Materiais e Reagentes, e Procedimento Experimental.

4 RESULTADOS

Consiste na apresentao de todos os dados colhidos em laboratrio ou calculados a partir deste. Devem ser apresentados na forma de tabelas, grficos etc., de modo a comunicar melhor a mensagem. 5 DISCUSSO Discutir os dados obtidos luz da teoria exposta e comparar com os dados da literatura. Analisar as fontes de erros, a exatido e preciso da anlise, e sempre que possvel comparar com a literatura ou com informaes sobre a amostra. A discusso a parte do relatrio que exige maior maturidade do aluno.

Obs.: Estes dois itens podem ser agrupados em um nico item: Resultados e Discusso.

6 CONCLUSO Sntese pessoal sobre as concluses alcanadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. No deve apresentar nenhuma concluso que no seja fruto da discusso.

7 REFERNCIAS Livros e artigos usados para escrever o relatrio. Devem ser indicados cada vez que forem utilizados. Exemplos de citaes de referncias bibliogrficas: Livros ATKINS, P.; JONES, L. Princpios de qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman: Porto Alegre, 2001. Artigo retirado de revista cientfica: AFONSO, J. C.; BUSNARDO, R. G.; BURSNADO, G. N. Baterias de ltio: novo desafio para a reciclagem. Cincia hoje, v. 35, n. 205, p. 72-75, 2004. Teses e dissertaes: ALEGRO, R. C. Conhecimento prvio e aprendizagem significativa de conceitos histricos no ensino mdio. 2008. 239 f. Tese (Doutorado em Educao). Programa de PsGraduao em Educao, Universidade Estadual de So Paulo, Marlia, 2008. Artigos retirados de consultas internet: SANTOS, J. C. F. O desafio de promover a aprendizagem significativa. 2006. Disponvel em <http://www.juliofurtado.com.br/textodesafio.pdf >. Acessado em 14 dez. 2011. WOLFF, E.; CONCEIO, S. V. Residuos slidos: a reciclagem de pilhas e baterias no Brasil. 2001. Disponvel em <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR104_0146.pdf>. Acessado em 13 out. 2011.

UTILIZAO DE FIGURAS Quando possuir figuras, elas devem estar numeradas e citadas no texto antes de aparecerem no corpo do relatrio. Exemplo: A Figura 6 ilustra o esquema bsico de uma bateria base de chumbo.

Figura 6 Esquema de uma bateria chumbo/cido. Fonte: Skoog et al., p. 604.

UTILIZAO DE TABELAS Quando possuir tabelas, elas devem estar numeradas e citadas no texto antes de aparecerem no corpo do relatrio. Exemplo:
Tabela 1 Energias de ligao EC e EE, em kJmol1, para os compostos de frmula geral (PhE) 2. S CE EE 287,0 264,0 Se 246,9 202,0 Te 213,4 149,8

OBS.: Para documentos oficiais, a UESC aceita apenas as fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e espaamento 1,5 para o corpo do texto, e tamanho 10 com espaamento simples para ttulos de tabelas e ilustraes e, tambm, para a lista de referncias.

Potrebbero piacerti anche