Sei sulla pagina 1di 64

(P-330)

UM HOMEM IGUAL A RHODAN


Autor

WILLIAM VOLTZ
Traduo

RICHARD PAUL NETO

Digitalizao e Reviso

ARLINDO_SAN

Uma arma terrvel da polcia do tempo arremessou a Crest IV para o sistema estelar M-87, com Perry Rhodan, Atlan, Roi Danton e outros personagens importantes do Imprio Solar a bordo. Os homens que tripulam a Crest encontram-se a cerca de trinta milhes de anos-luz da Terra, o que uma distncia fantstica, considerando que at ento os homens com suas prprias foras no tinham ido mais longe que at a nebulosa de Andrmeda, relativamente prxima. Mas apesar da situao desesperadora em que se encontram no desanimam. Saem vitoriosos na luta com o estranho ano pertencente frota dos esquifes de vidro, que espalha o terror na Crest com seus atos de sabotagem. E tambm vencem mal e mal o conflito travado no planeta em que os seres vivos parecem ter enlouquecido depois da chegada da Crest. Mas, apesar de tudo isso, a situao de Perry Rhodan e seus companheiros no nada brilhante. Mas qual ser a situao do sistema central do Imprio Solar, que vem sendo ameaado por Old Man e os vigilantes de vibraes?... Os subversivos entram em cena, atiando o medo dos homens, e um poltico que conta com o apoio secreto de uma organizao criminosa acha que sua hora chegou... Mas este poltico tem de enfrentar algum que at ento fora desconhecido Um Homem Igual a Rhodan.

=======

Personagens Principais: = = = = = = =

Heiko Anrath Um homem que se parece com Perry Rhodan. Reginald Bell, Julian Tifflor, Allan D. Mercant e Mory Rhodan-Abro Que carregam a responsabilidade pela preservao do Imprio Solar. Professor Faite Nabore Um especialista em operaes plsticas. Dr. Lofton e Dr. Giuffre Os assistentes siganeses do Professor Nabore. Gwydlin Grichert Um inimigo de Perry Rhodan.

Prlogo
Dia: 12 de janeiro de 2.436. Local: Na regio do sol gigante Navo Nord, situado na grande nuvem de Magalhes. Ouvintes: Trinta milhes de astronautas espalhados em quarenta mil espaonaves terranas. Palestrante: Marechal-de-Estado Reginald Bell, substituto do Administrador-Geral e possuidor de um ativador de clulas. Sabemos que a paz e a ordem no Imprio Solar dependem em grande parte da presena de Perry Rhodan. Somente ele seria capaz de obter a maioria de dois teros das pessoas com direito de voto, necessria para promulgar a legislao de emergncia. Eu no estaria em condies de conseguir essa maioria, nem mesmo no caso de um ataque de Old Man, porque grande parte dos deputados coloca suas ambies pelo poder frente dos interesses gerais. Old Man desapareceu no espao linear. Enviei quatro naves equipadas com sensores de semi-espao para seguir o rob gigante. O grosso da frota ir dentro de instantes. Todos sabem que a Crest IV desapareceu com Perry Rhodan, Atlan e Roi Danton a bordo, juntamente com a nave de guerra dos halutenses Icho Tolot e Fancan Teik. Todos fazemos votos para que Perry Rhodan encontre um meio de voltar antes que seja tarde. Por isso devo pedir-lhes que guardem sigilo absoluto sobre o desaparecimento do AdministradorGeral.

1
L em cima, na sala de controle, quase no se ouvia o rudo das bombas de grande potncia. Heiko Anrath olhou ligeiramente para o relgio. Faltavam trinta minutos para a meia-noite, quando seu substituto viria de New Tripoli para revez-lo. O engenheiro via as luzes de New Tripoli atravs das paredes de vidro. Vivia na metrpole gigantesca, mas no havia nada que o ligasse a ela. Nas horas livres, quando deixava que as velozes esteiras rolantes o transportassem junto aos modernos shopping centers, sentia saudades pelo ambiente tranqilo das bombas de irrigao do conjunto Saara XI. L ficava sozinho na sala de controle, observando os instrumentos, enquanto mais embaixo centenas de milhares de toneladas de gua do Mediterrneo eram recalcadas a cada hora para dentro dos canais subterrneos. A gua que servia para irrigar o Saara atravessava ultrafiltros e era dessalinizada. Pouco antes da meia-noite Heiko Anrath ligou a televiso para ouvir as notcias. A imagem tridimensional colorida do Sistema Solar apareceu na tela. O locutor da Terra Television comeou a falar. Segundo informaes de fontes bem informadas, dentro em breve ser dado o alarme geral no Imprio Solar. Quase todas as naves da frota metropolitana regressaram no dia vinte de janeiro. Segundo comunicado oficial da Administrao Solar, o Administrador-Geral Perry Rhodan ainda se encontra na grande nuvem de Magalhes, para acompanhar a erradicao das ltimas bases dos agentes de cristal. Os mais de mil e cem administradores que atualmente se encontram na Terra para participar de uma sesso especial do Parlamento sentem-se inseguros. Existem boatos segundo os quais a guerra travada na grande nuvem de Magalhes acarretar conseqncias desagradveis para o Imprio. Anrath apertou um boto. A tela escureceu. O engenheiro estava preocupado com o rumo que estavam tomando os acontecimentos. No entendia muito de poltica, mas acreditava que muitos administradores faziam o possvel para aumentar o nervosismo do povo. Pouco depois da meia-noite Anrath ouviu o helicptero de Wilson Fencher pousar na cobertura do posto. Olhou mais uma vez para os controles. Dali a pouco Fencher entrou. O substituto de Anrath era um homem baixo e gordo, que no parecia muito gil. Cumprimentou com um aceno de cabea. Tudo em ordem? perguntou. Tudo em ordem respondeu Anrath. A uma hora voc pode reduzir a potncia para a metade. E no se esquea do suprimento especial do setor azul s seis horas. Fencher sorriu. Sempre preocupado de que eu possa esquecer alguma coisa, no mesmo? Sempre confirmou Anrath em tom srio. Fencher ergueu os braos num gesto de resignao. Nunca vi um homem to meticuloso como voc, Perry. Anrath fitou-o por um instante.

No me chame de Perry! exclamou. Voc sabe que no gosto. No seja to sensvel retrucou Fencher. Afinal, no nenhuma vergonha algum se parecer com o Administrador-Geral. No acredito que eu seja to parecido com ele murmurou Heiko Anrath. A semelhana fsica desaparecer dentro de alguns anos. Ao contrrio de Rhodan, eu envelheo. Fencher deixou-se cair na poltrona anatmica que ficava frente dos controles. J se conformara que seu colega era um esquisito, que levava a vida muito a srio. Mas Anrath era um homem no qual se podia confiar. Como encarregado dos controles de Saara XI nunca cometera qualquer erro. Enquanto isso Fencher, mais de uma vez, introduzira quantidades erradas de gua em diversos canais. O que pretende fazer? perguntou Fencher. Vou dormir informou Anrath enquanto tirava o jaleco para colocar uma jaqueta. Caramba! exclamou Fencher. Quando vai procurar uma moa bonita e lev-la para danar? Heiko Anrath no respondeu. Saiu caminhando para a sada e despediu-se com um gesto. No se esquea de abastecer o helicptero gritou Fencher. Fiquei sem dinheiro. O encarregado dos tanques sorriu. At ento Fencher nunca abastecera o veculo. Esta parte do trabalho conjunto tambm ficava por conta de Anrath. Mas este no se zangava com a fraqueza humana do companheiro. Anrath entrou no elevador e subiu cobertura. Quando saiu, sentiu a brisa fria da noite acariciar-lhe o rosto. Anrath esticou instintivamente o corpo. sua frente estendiase o gigantesco deserto do Saara, transformado em terra frtil. Anrath dirigiu-se ao helicptero. De repente quatro homens saram de trs da pequena construo da estao meteorolgica instalada na cobertura do edifcio. Heiko Anrath percebeu imediatamente que havia algo de errado. Achava que Fencher sabia da presena desses homens. Por que no o avisara? Anrath parou. Quem so os senhores? perguntou. E o que desejam? Alguma coisa encostou em seu corpo. Por um instante Anrath teve a impresso de que seu organismo se contraa. Balanou. Antes que casse, dois homens o seguraram. No disseram nada. Parecia que sabiam perfeitamente o que deviam fazer. O choque paralisou a mente de Anrath. Compreendeu que fora atacado e posto fora de ao com um paralisador. Mas ignorava completamente os motivos do atentado. Anrath tentou gravar os rostos dos homens, para descrev-los Polcia depois que tivesse sido libertado. Mas estava to escuro que no distinguia quase nada. Os homens agiam com tamanha preciso que Anrath teve a impresso de que o ataque fora minuciosamente planejado. Tiraram seu carto de identidade e sua identificao profissional. Em seguida despiram-no. Anrath foi carregado para um helicptero estacionado atrs do posto meteorolgico. O aparelho s podia ter pousado no momento em que Fencher chegara. O barulho do helicptero de Fencher abafara os rudos do outro aparelho. Pela primeira vez Anrath teve raiva do homem baixo que estava sentado l embaixo, frente dos controles, fazendo de conta que no sabia de nada.

Quando os homens que o carregavam passaram perto do helicptero de Fencher, Anrath viu que havia um homem deitado nele. Pela posio devia estar morto. Heiko Anrath sentiu-se dominado por um pavor indefinido. Que acontecimentos infelizes eram estes em que estava sendo envolvido? Trs dos quatro homens colocaram-no no helicptero, enquanto o quarto desapareceu no interior do aparelho de Fencher, levando as roupas e os documentos de Anrath. Os dois helicpteros decolaram ao mesmo tempo. Anrath sabia que demoraria algum tempo at que ele pudesse mexer-se de novo. Achava que no tinha a menor chance de atrapalhar os planos dos seqestradores. Pela maneira de agir deles via-se que trabalhavam para uma grande organizao e que no era a primeira vez que faziam este tipo de servio. No era um simples assalto, percebeu Anrath. Havia coisas mais importantes em jogo. De repente houve uma exploso duzentos metros atrs dele. o helicptero de Fencher!, pensou Anrath, desesperado. O aparelho cara com um cadver a bordo. Dentro de mais alguns minutos o quarto homem voltou, usando seu traje voador. Fez um sinal para os outros. Estava tudo em ordem. Para eles pode estar, pensou Heiko Anrath, deprimido. Para Heiko estava tudo errado. *** O agente de polcia entregou ao companheiro uma marca de identidade calcinada que encontrara entre os destroos do helicptero acidentado. O nome do morto Heiko Anrath disse. Era o encarregado dos controles do conjunto de bombas de irrigao. Foi um acidente disse o outro policial. Acho que no h necessidade de realizarmos investigaes. O agente policial enfiou o carto de identidade no bolso. Dali a algumas horas os primeiros jornais do dia 21/01/2.436 comearam a circular em New Tripoli. Esses jornais noticiaram sem o menor destaque a morte de um homem esforado e muito estimado pelos colegas. O pblico recebeu a notcia com a indiferena de sempre. Para o mundo Heiko Anrath tinha morrido.

2
Heiko Anrath viajou deitado e por isso no pde ver onde tinham pousado. Colocaram outras vestes nele. Tinham voado cerca de duas horas pelas camadas superiores da atmosfera. A paralisia desaparecera, mas o resto no mudara nada. Trs dos seqestradores estavam sentados num banco em ferradura nos fundos do helicptero. Um deles segurava um paralisador e no tirava os olhos de Anrath. O ltimo ocupava o assento do piloto. Por enquanto os desconhecidos s tinham trocado algumas palavras. Anrath tinha certeza de que estava sendo confundido com algum. Perguntou-se o que fariam os criminosos quando descobrissem que se tinham enganado. Provavelmente o matariam. Anrath examinou os rostos dos homens que o vigiavam. No via o piloto, mas tinha certeza de que a expresso de seu rosto era to indiferente quanto a dos outros. O engenheiro no se iludiu. Sabia que algum usara o cadver de um homem desconhecido, para levar a polcia a acreditar que o encarregado dos controles de Saara XI morrera num acidente ocorrido com seu helicptero. Era a nica explicao para os acontecimentos que se tinham verificado perto do conjunto de bombas. Anrath levantou a cabea. Imediatamente os olhares dos trs homens fixaram-se nele. Acho que no sou aquele que esto procurando disse Anrath com a voz rouca. Como encarregado dos controles de um conjunto de bombas de irrigaes, no posso revelar nenhum segredo. Anrath esboou um sorriso: E tenho l minhas dvidas de que seja dinheiro o que querem de mim. Os homens ouviram-no em silncio. Parecia que as palavras de Anrath nem chegaram aos seus ouvidos. No houve resposta. Para onde estou sendo levado? perguntou. Um dos homens levantou-se, abriu uma bolsa e tirou uma jaqueta forrada de peles. Atirou-a para Anrath. Vista isto disse em tom indiferente. Os seqestradores ficaram atentos enquanto Anrath colocava a jaqueta. O jeito de olharem deixou o engenheiro nervoso. At parecia que s esperavam que fizesse um movimento em falso para se precipitarem sobre ele. O ar zangado e resoluto deixou Anrath confuso. Neste instante o rudo dos propulsores mudou. A mquina estava pousando. Anrath fitou o homem que segurava o paralisador com uma expresso indagadora. O desconhecido acenou com a cabea. Levante-se! disse. A voz no era forte, mas insistente. Parecia que a idia de que Anrath pudesse resistir nem lhe passava pela cabea. Anrath espantou-se com a insegurana que sentiu ao ficar de p. Olhou para fora. O aparelho estava pousado numa rea cercada de edifcios. Anrath viu alguns vultos encapuzados examinarem uma pequena espaonave que se encontrava a apenas cinqenta metros do helicptero. Um dos homens colocou um capuz de pele sobre a cabea de Anrath. Em seguida a carlinga do helicptero foi aberta. O frio era tamanho que Anrath teve de prender a respirao.

Vamos! disse um dos homens em tom delicado. Onde estamos? perguntou Anrath. Para seu espanto, desta vez obteve uma resposta. Na Antrtida. V andando! Anrath saltou do helicptero e olhou em volta. Parecia que ningum ligava sua presena. Perguntou-se qual seria a organizao que podia manter uma base deste tamanho na Antrtida. Anrath viu reforadas as suspeitas de que havia gente muito importante envolvida em seu seqestro. Ao mesmo tempo aumentou o sentimento de impotncia. Anrath estremeceu de medo. Quer morrer de frio? perguntou algum. V para l! Um homem segurou-o pelo brao e arrastou-o em direo pequena espaonave que estava pousada por perto. O corao de Anrath bateu mais forte. Ser que seria levado para o espao? Tudo no devia passar de um terrvel engano. Afinal, Anrath no possua nada que pudesse compensar todos estes gastos. Parou. Os senhores esto cometendo um erro disse aos homens que o acompanhavam. Tenho certeza de no ser a pessoa que esto procurando. No sei o que Wilson Fencher andou lhes contando, mas sei que mentiu. Em toda vida no fiz outra coisa seno cuidar de bombas de grande potncia. Estas bombas podem ser adquiridas em qualquer loja especializada e... Anrath interrompeu-se. Estava enganado, ou olhavam mesmo para ele com uma expresso de compaixo? O seqestrado deu de ombros e saiu andando. Vamos sair da Terra? perguntou ao homem que estava a seu lado quando entrou na eclusa. Vamos respondeu este laconicamente. Anrath entesou o corpo. Teve vontade de agarrar-se em alguma coisa, para evitar a partida no ltimo instante. Ser que um dia voltarei? perguntou. O homem olhou-o de forma estranha. O senhor ter de voltar disse. Anrath ps-se a refletir sobre a resposta misteriosa, da qual se tirava pelo menos um dado tranqilizador. No tinham a inteno de mat-lo. O piloto da espaonave estava espera de Anrath na sala de controle. Era um homem baixo, de cabelos negros. Os olhos mexiam de um lado para outro, dando a impresso de que acompanhavam os movimentos de Anrath. J esteve no espao csmico? perguntou a Anrath. O engenheiro sacudiu a cabea. O astronauta de estatura baixa deu uma risadinha e com lentido deixou-se cair na poltrona que ficava frente dos controles. Por um instante deu a impresso de que estava refletindo sobre alguma coisa. Inclinou-se na poltrona e virou o rosto para Anrath. Neste instante, o homem que o trouxera para dentro da nave disse: Fique quieto, Gransom. Ele no deve receber informaes. Gransom retorceu o rosto numa expresso contrariada e recostou-se na poltrona. Disse-lhe pelo menos que no precisa ficar preocupado? quis saber. No precisa ficar preocupado disse o homem que estava ao lado de Anrath. Este tentou sorrir. Por mais que me esforce, no consigo. Gransom bateu palmas.

Est vendo? disse em tom de triunfo. Mr. Anrath est com medo. Isso deveria ter comeado de outra forma. O homem que acompanhava Anrath aborreceu-se. Cale-se disse. Heiko Anrath foi obrigado a sentar-se numa poltrona. Viu Gransom mexer nos controles. Parecia que o astronauta e o acompanhante de Anrath no se davam muito bem. Mas o engenheiro tinha suas dvidas de que pudesse tirar algum proveito disso. Os acontecimentos eram cada vez mais estranhos. At parecia um sonho fantstico. Gransom falou pelo rdio com algum que se encontrava no centro de controle, junto ao campo de pouso. Anrath ficou cada vez mais espantado com a naturalidade com que agiam os criminosos. A permisso de decolagem solicitada por Gransom foi concedida imediatamente. A pequena nave-disco comeou a subir. Pode tirar a jaqueta disse o acompanhante de Anrath. O engenheiro perguntou-se para onde estava sendo levado. Algumas naves de pequeno tamanho tinham um alcance considervel. Era bem possvel que o levassem para fora do Sistema Solar. Esta idia fez com que Anrath se sentisse ainda mais perdido. Recostou-se na poltrona e fechou os olhos. Naquela hora normalmente estaria acordando em sua residncia em New Tripoli. Telefonaria para Fencher para saber se estava tudo em ordem no centro de controle. Provavelmente a essa hora as autoridades competentes j tinham nomeado outra pessoa para tomar conta do centro de controle de Saara XI. Wilson Fencher compareceria ao enterro de uma pessoa que sabia perfeitamente no ser Heiko Anrath. Sem querer, Anrath cerrou os punhos. Quanto teria recebido Fencher para cooperar no seqestro? No ser um vo demorado observou Gransom. Anrath levantou os olhos. Pousaremos na Lua prosseguiu o astronauta de estatura baixa. Anrath olhou com uma expresso de incredulidade para a grande tela instalada sobre os controles. Ser que a organizao criminosa era to influente que podia atreverse a levar um homem seqestrado Lua? Afinal, Anrath sabia perfeitamente que o satlite do planeta Terra estava cheio de especialistas e agentes da Segurana Solar. Talvez houvesse alguma esperana. Talvez na Lua terrana conseguisse entrar em contato com algum. Bastaria que os homens que o vigiavam ficassem desatentos por um instante. No teria nenhuma dvida em aproveitar qualquer oportunidade que se oferecesse. Heiko Anrath ficou bastante decepcionado ao notar que assim que obteve permisso de pousar Gransom levou a nave-disco para a galeria aberta de um hangar de superfcie. No parecia que na Lua Anrath teria possibilidade de entrar em contato com alguma pessoa que no estivesse ligada aos seqestradores. Gransom ligou os projetores antigravitacionais e levou a nave ao lugar em que ficaria pousada. Anrath sabia que a Lua fora completamente escavada por dentro. Gigantescos estaleiros espaciais tinham sido instalados sob a superfcie. E o grande centro de computao positrnica chamado Nat tambm fora montado l. Alm disso boa parte das autoridades do Imprio Solar mantinha pequenos escritrios na Lua. Gransom levantou-se. Olhou com uma expresso de simpatia para Anrath. Meu trabalho terminou disse. Podem lev-lo ao posto. O homem que acompanhara Anrath desde a Terra dirigiu-se eclusa, onde ficou espera do engenheiro.

Por favor, no pense em fazer bobagens preveniu. Terei de lev-lo a certo lugar e no terei dvida em usar o paralisador caso tente impedir-me. No se preocupem! gritou Gransom para os dois, enquanto se afastavam. Anrath e o desconhecido de estatura alta saram da nave-disco. Entre as reas de estacionamento de espaonaves havia esteiras rolantes que levavam aos elevadores antigravitacionais. Vamos descer mais um pouco disse o homem que acompanhava Anrath. O encarregado do posto de controle teve a impresso de que a voz do seqestrador j no era to tensa. Cumprira sua tarefa e certamente j pensava em outra coisa. Mas no tirava os olhos de Anrath. No primeiro cruzamento de corredores apareceram alguns homens. Uma pequena plataforma de reparos flutuava em cima de suas cabeas. Anrath olhou para o grupo. Parecia que o homem que cuidava dele adivinhara seus pensamentos. Deu uma risadinha. Anrath compreendeu que seria intil tentar qualquer coisa. Seu acompanhante sentia-se bem seguro. Certamente no se arriscaria que Anrath se aproximasse de pessoas que pudessem ajud-lo. Os dois homens que viajavam na esteira rolante logo chegaram ao elevador antigravitacional mais prximo. Ouviu-se um rudo abafado, vindo no se sabia de onde. Na opinio de Anrath devia ser um propulsor sendo testado. Trs homens uniformizados saram do elevador. Anrath viu imediatamente que estavam armados. Olhou fixamente para eles. Seus ouvidos zuniram. Anrath levantou o brao e apontou para o seqestrador. Ajudem-me! gritou. Este homem um criminoso. Prendam-no. Os trs homens uniformizados saram andando como se no tivessem visto nem ouvido Anrath. O engenheiro sentiu que estava tremendo. Seus ombros fraquejaram. Imaginou que as acusaes que acabara de formular deviam ter parecido absurdas. O homem que o acompanhava segurou-o pelo brao e puxou-o para dentro do poo do elevador. Parecia que nem se lembrava mais do incidente. Enquanto desciam, Anrath tentou contar as plataformas, para descobrir a que profundidade se encontravam. Quando saram do elevador, deviam ter descido uns trs mil metros. Anrath foi levado por um corredor largo. No viram ningum, mas a grande variedade de rudos provava que nos recintos que davam para o corredor se estava trabalhando. J se sentia mais calmo. Talvez fosse uma espcie de resignao. De repente o homem que o acompanhava parou frente de uma porta aberta. Vou deix-lo s disse. Olhou para Anrath como se quisesse dizer mais alguma coisa, mas acabou empurrando-o pela porta. Anrath ouviu esta fechar-se ruidosamente. Nem tentou abri-la. Tinha certeza de que no conseguiria.

Encontrava-se numa sala espartana. Junto a uma das paredes havia uma mesa e duas cadeiras simples. Anrath viu uma pia e um espelho num nicho quadrado. A sala era iluminada por trs lmpadas redondas instaladas no teto. Havia cmeras de televiso em toda parte. Estou sendo observado, pensou Anrath. Seu seqestro parecia cada vez mais misterioso. Por que fora trazido a este lugar? O que queriam dele? Mexa-se! disse uma voz sada de um alto-falante. Ande de um lado para outro. Anrath estremeceu. Refletiu um instante se devia atender ao desejo do homem invisvel, mas acabou caminhando de um lado para outro. Se no fizesse o que estavam dizendo, seus inimigos talvez pudessem obrig-lo. Vire algumas vezes! Anrath obedeceu, enquanto no seu ntimo amaldioava o observador que no podia ver. Mais devagar! disse a voz metlica sada do alto-falante. Gire bem devagar. Pare de vez em quando. Anrath fez tudo que estava sendo exigido. Sua mente no parava de trabalhar. Tentava descobrir algum sentido no que estava acontecendo. V para perto da mesa. Sente-se em uma das cadeiras. Muito bem. Cruze as pernas. Muito bem. Agora com a perna esquerda por cima. Um momento. Levante-se. Apie-se com ambas as mos na mesa. Gire bem depressa. Para ambos os lados. J basta. Pegue o papel que est em cima da mesa. Levante-o. Leia em voz alta. Leia da forma que o senhor acha que um texto destes deve ser lido. Anrath quase no ouvia o que estava sendo dito. Olhou fixamente para a folha impressa. As letras confundiram-se diante de seus olhos. Tratava-se de instrues da Frota datadas do ano anterior. Tudo no passava de um terrvel pesadelo. Anrath pigarreou. A folha de papel tremeu em suas mos. Sentiu-se perdido naquela sala, observado de todos os lados pelas lentes das cmeras automticas. Teve vontade de sair correndo. Mas no havia para onde fugir. Leia! ordenou a voz sada do alto-falante. Faa um esforo para falar alto e claro. Anrath comeou a ler. Assustou-se com a prpria voz. Quando completou duas frases, recebeu ordem de parar. Acalme-se disse a voz. Quando conseguir controlar a voz, comece a ler. Dominado por um sentimento indefinvel, Anrath amassou o papel e jogou-o fora. Ficou plido. No quero! gritou. Deixem-se sair daqui. Acalme-se! disse a voz sada do alto-falante. V para perto da mesa, onde encontrar outra folha. Leia o texto em voz alta e clara. *** Quando se afastou das telas, o Marechal-de-Estado Reginald Bell teve a impresso de que acabara de sofrer uma derrota. Evitava olhar diretamente para os homens que o cercavam. Sabia que veria neles a mesma decepo que estava sofrendo. Os senhores viram disse.

No se esquea do estado em que se encontra esse homem ponderou o Marechal Solar Julian Tifflor. Bell riu ligeiramente. Tifflor sempre encontrava um motivo de dizer algumas palavras a favor de um homem que no podia defender-se. Mas o simples fato de Tifflor tomar o partido do seqestrado era a melhor prova de que ele mesmo no acreditava em seus planos. Bell olhou para Mory. A esposa de Rhodan estava sentada, calma. Seus olhos pareciam mirar bem ao longe. Bell lamentou ter sido obrigado a arranjar este encontro. Mas achava que Mory era bastante corajosa para defrontar-se com um homem que tinha uma semelhana surpreendente com Perry Rhodan. Neste momento entrou o Marechal Solar Allan D. Mercant, interrompendo as reflexes de Bell. Quem no o conhecesse nunca seria capaz de imaginar que aquele homem baixo pudesse ser o chefe da Segurana Solar. O quartel-general de Mercant ficava naquele lugar, trs mil metros abaixo da superfcie da Lua. A estao Luna I ficava bem ao lado do centro de computao Nat. Mercant olhou ligeiramente para as telas de imagem e colocou cuidadosamente sobre a mesa a pasta que estava carregando. Vejo que j tiveram oportunidade de admirar nosso candidato constatou. Sabem que o homem que fora treinado para ser o ssia do Administrador-Geral morreu h quatro dias, num acidente. Existem quatro homens que se parecem muito com Rhodan. Entre eles escolhemos o engenheiro Heiko Anrath. Na Terra acredita-se que Mr. Anrath esteja morto. Encenamos um acidente com o cadver do ssia de Rhodan. Bell contemplava as telas. Heiko Anrath estava sentado junto mesa, cabisbaixo. Mantinha um dos braos apoiado na coxa e o outro na mesa. Bell teve pena dele. Mas Anrath no poderia ser informado sobre seus planos enquanto no tivessem certeza de que era o homem apropriado para desempenhar o papel de Perry Rhodan. Se fosse recusado, s poderia voltar Terra com um nome suposto e documentos falsos. Seria enviado Austrlia, onde comearia vida nova. Nunca saberia por que fora levado Lua. Bell receava que no tivessem muito tempo. Old Man no demoraria a chegar ao Sistema Solar. A Perry Rhodan teria de aparecer em pblico, se no haveria uma catstrofe. Vejo que esto calados disse Mercant s pessoas reunidas. Logo, duvidam de que d certo. Este engenheiro nunca ser capaz de representar meu marido disse Mory Rhodan-Abro. pena que no o viu quando leu as instrues da frota. Mas basta observar seus movimentos. No tem nenhum talento para assumir a personalidade de um chefe. desajeitado e inexperiente. Tem complexos. Alm disso muito medroso. Tudo isso verdade disse Mercant em tom amvel. Mas a interpretao dos dados mostrou que este homem capaz de assumir, dentro de uma semana, o papel do Administrador-Geral. Mory fez um gesto de desprezo. Uma semana! enfatizou. Infelizmente no podemos dispor de mais tempo respondeu Mercant. Os comandantes das naves de reconhecimento informaram que Old Man j completou a quinta etapa de vo linear. Pela rota que segue conclui-se que o rob gigante dever chegar ao Sistema Solar dentro de oito dias. claro que poder haver um atraso. Mas se Old Man aparecer aqui no dia trinta de janeiro, ento precisaremos de um Perry Rhodan, se no assistiremos pior catstrofe poltica da histria do Imprio Solar.

Bell abriu as mos num gesto de recusa. Allan disse em tom contemporizador. O senhor sabe perfeitamente que ser impossvel preparar este homem dentro de alguns dias para um papel destes. No diria que impossvel disse o chefe da Segurana. Mas pouco provvel. Acho, porm, que no devemos perder nenhuma chance. No concordo! protestou Mory. Em vez de perder tempo tentando treinar um homem incapaz, deveramos concentrar nossas foras na preservao da estabilidade dentro do Sistema. Queira desculpar, madame respondeu Mercant, calmo. Acho que suas objees so, ao menos em parte, de fundo emocional. Pode contar com nossa compreenso, mas no nos levar a mal se nos guiarmos antes de mais nada pelo interesse de seu marido, que continua desaparecido. Bell viu que Mory estava mordendo o lbio. Estava plida e com sombras embaixo dos olhos, mas para Bell continuava a ser a corporificao da beleza feminina. Estava triste por v-la assim e amaldioou a frieza com que Mercant falava sobre seus sentimentos. Se quiser defender os interesses de meu marido, no poder permitir que seu lugar seja ocupado por um homem como Heiko Anrath disse Mory. Est se agarrando esperana de que Perry volte no ltimo instante , pensou Bell, cansado. Bem que gostaria de ajudar, mas sabia que um abismo intransponvel o separava desta mulher. Para ele sua mente sempre seria um livro fechado. Era orgulhosa demais para querer que algum a ajudasse. Talvez devssemos dar uma chance ao Anrath disse Tifflor, cauteloso. Vamos examin-lo mais. Mas antes de mais nada deveramos verificar se est realmente disposto a colaborar. Certamente mudar se souber que poder ser muito importante para a humanidade. Bell reprimiu um sorriso. Tifflor tentou descobrir uma soluo conciliatria. No queria contrariar os desejos de Mory. Ningum melhor que Tifflor para quebrar a resistncia da esposa de Rhodan. O senhor est mais bem informado sobre ele que qualquer um de ns disse o epsalense Osman Frent a Mercant. Depois do desaparecimento de Atlan, Frent assumira o comando supremo da USO. Tem bastante inteligncia para fazer o que queremos? Mercant abriu uma pasta e distribuiu vrios documentos. Aqui est tudo que sabemos a respeito de Anrath. Frent passou os olhos pelo documento. No um homem muito inteligente constatou. Mas esforado e ajuizado disse Mercant. No h nada que se possa criticar em sua vida particular. Acho que seu QI muito baixo respondeu Frent, obstinado. pouco inferior ao seu informou Mercant em tom delicado. Frent resmungou surpreso. Em seguida soltou uma estrondosa gargalhada, que os outros acompanharam agradecidos. Parece que est mesmo decidido a transformar este homem no AdministradorGeral disse o almirante da USO. Estou, sim respondeu Mercant. Aqui consta que Heiko Anrath especialista em bombas de alta potncia disse um dos cientistas que participavam da reunio. No deve possuir conhecimentos

diversificados. Por isso ser necessrio submet-lo a um hipnotreinamento, o que representar uma considervel perda de tempo. Mercant voltou a pegar a pasta. Elaborei um cronograma. Examinem, por favor. No cronograma expliquei como deve ser em minha opinio o treinamento de Anrath. Todos ficaram calados por algum tempo, lendo o cronograma. Finalmente Tifflor levantou os olhos. Quando que Anrath vai dormir? quis saber. Mercant fez como se no notasse a ponta de ironia que havia na voz do Marechal Solar. Dormir o menos possvel retrucou Mercant, lacnico. Anrath talvez no agente objetou Tifflor, srio. Realmente reconheceu Mercant. Para ser franco, o que mais me preocupa o equilbrio psquico de Anrath. Ningum capaz de dizer quais sero suas reaes quando se apresentar pela primeira vez no papel de Rhodan. Seu psicograma apresenta um fator desconhecido. J comeo a me interessar por isso confessou Bell, enquanto fazia um gesto ameaador para Mercant. Parece que nos quer apresentar sua presa de uma forma bem apetitosa. Mercant folheou os documentos que trouxera. Exatamente respondeu. Bell levantou-se. Sugiro que convidemos Mr. Anrath a vir para c disse. Vamos esperar mais um pouco. Mercant aproximou-se das telas de imagem: No vamos submeter este engenheiro a um conflito psquico que no seja necessrio. Se acharem que incapaz de desempenhar o papel que lhe reservamos, melhor nem falarmos com ele. Desta forma ele no ter tantas dificuldades em voltar ao convvio dos outros homens. Todos os olhares se voltaram para Mory Rhodan-Abro. Bell percebeu que a deciso ficaria por conta da esposa do Administrador-Geral. Quando compreendeu o significado dos olhares que convergiam sobre ela, Mory ergueu as sobrancelhas. Sei qual a resposta que esperam disse em tom indiferente. Mande chamar o engenheiro, Mr. Bell. Mercant levantou o brao. Um instante disse. Quero agradecer pela compreenso demonstrada. Mercant fez uma ligeira mesura. Bell ligou o interfone. Traga Mr. Anrath sala de conferncias ordenou ao agente especial da Segurana que estava postado do lado de fora. *** Nos primeiros minutos de silncio, Heiko Anrath ficou satisfeito porque os altofalantes se tinham calado. Mas naquele momento j tinha vontade de ouvir novamente seus sons metlicos. Afinal, representavam uma ligao com o mundo fora daquela sala e eram a nica fonte de informaes de que dispunha. Anrath quase chegou a sorrir ao reconhecer os motivos mais profundos que guiavam seus pensamentos. J se conformara com a situao e queria obter resposta s perguntas que trazia na mente. J no acreditava que seu seqestro fosse obra de um bando de criminosos. No se tratava de um simples caso de roubo ou espionagem. Os homens que o tinham trazido da

Terra certamente mantinham ligaes com as autoridades mais importantes. Anrath desconfiou de que at havia membros da Administrao Solar metidos nisso. Mas estas hipteses no representavam uma resposta pergunta que o martirizava. Por que fora trazido justamente Lua? Anrath levantou-se e ps-se a caminhar de um lado para outro. No sabia se estava sendo observado. E nem importava. Anrath ps-se a refletir. Neste momento a porta foi aberta. Um homem de uniforme entrou. Atirou um conjunto de plstico simples para Anrath. Vista isto! ordenou. Anrath obedeceu. O homem contemplava-o sem dizer uma palavra. Venha comigo! disse o homem em tom spero, assim que Anrath acabou de vestir o conjunto de plstico. O encarregado dos controles do posto de bombeamento saiu para o corredor e esperou que o homem que o acompanhava dissesse para onde devia ir. Quando tinham andado uns trinta metros, o guarda parou frente de uma porta. Mr. Anrath est aqui, senhor disse para dentro do microfone instalado junto porta. Mande-o entrar respondeu uma voz calma. Entre! disse o homem de uniforme a Anrath. Heiko Anrath abriu a porta. No interior da sala havia vinte homens e uma mulher sua espera. A mulher era Mory Rhodan-Abro. Olhava para Anrath, que a conhecia de inmeros retratos. Tambm conhecia um dos homens Era o Marechal-de-Estado Reginald Bell. Seja bem-vindo Lua, Mr. Anrath! disse Bell em tom amvel e caminhou em sua direo, com a mo estendida.

3
Heiko Anrath esperara encontrar gente importante na Lua, e nos ltimos minutos estivera se preparando para isso. Mas quando se deparou com os dirigentes mais importantes do Imprio Solar, a insegurana voltou a tomar conta dele. As pessoas reunidas naquela sala eram responsveis por seu seqestro. Para Heiko Anrath isso representava um choque. Nem percebeu que Bell lhe estendia a mo. Recuou. O senhor... o senhor! balbuciou com a voz trmula. Mandou matar um homem e colocou o cadver num helicptero que explodiu, para que pensassem que fosse eu. O fato de numa situao destas lembrar-se do morto depe a seu favor respondeu Bell em tom srio. Mas no somos assassinos. O homem morreu num acidente. Era um ssia de Perry Rhodan. Na situao em que nos encontramos lamentamos sua morte mais que qualquer outro. Os pensamentos atropelavam-se no crebro de Anrath. Esforou-se para falar calma e sensatamente. Por que mandaram seqestrar-me? No sabia que os colaboradores de Perry Rhodan usam estes mtodos. A acusao no deixa de ter sua razo de ser reconheceu Bell. Mas depois que conhecer as circunstncias que nos levaram a isto, h de reconhecer que no poderamos ter agido de outra forma. No fizemos isso somente no nosso interesse. A humanidade est em perigo. Um homem baixo foi para perto de Anrath. Segurou-o pelo brao e levou-o para uma poltrona desocupada. Meu nome Allan D. Mercant disse. Fui eu que organizei seu seqestro, como chefe da Segurana Solar. Espero que tenha sido bem tratado. Anrath fez um gesto afirmativo. J ouvira falar em Mercant, mas no o reconhecera, uma vez que no costumavam ser publicadas fotografias do chefe da Segurana Solar. Olhou em volta. Um dos presentes era um indivduo adaptado a um ambiente hostil, um epsalense. Observava-o atentamente, tal qual os outros. A presena da esposa de Rhodan deixou Anrath ainda mais confuso. J apreciara sua beleza em retratos, mas naquele momento ela ainda irradiava um magnetismo pessoal. Anrath teve a impresso de que era Mory que o examinava com olhos mais crticos. Parecia que enxergava at o fundo de sua alma. O que querem que eu faa? perguntou. Mais uma vez Bell tomou a palavra. Para que possa compreender o que acontece, temos de inform-lo de que Perry Rhodan desapareceu. Bell fez um relato minucioso dos acontecimentos que se tinham verificado na grande nuvem de Magalhes. As notcias divulgadas certamente j lhe deram uma idia da situao poltica concluiu. J respondeu Anrath.

Houve distrbios disse Bell. O que acha que acontecer se Old Man aparecer em nosso Sistema Solar com os policiais do tempo a bordo, e Perry Rhodan no estiver presente? Poder ser o caos respondeu Anrath. A presena de Bell fez com que ele se sentisse mais seguro. O substituto de Rhodan irradiava uma aura de calma e firmeza, que se comunicou a Anrath. O engenheiro tentou imaginar que Bell era o mesmo homem que voara Lua com Rhodan, no ano de 1.971. Os olhos cor de gua e o rosto sardento davam um aspecto juvenil ao Marechal-deEstado. Este homem no seria capaz de colaborar num crime, pensou Anrath. Se apoiara o seqestro, certamente o fizera no interesse da humanidade. Fico satisfeito por ter compreendido a situao em que nos encontramos disse Bell. Assim ser mais fcil expor nossas intenes. Perry Rhodan desapareceu. Infelizmente o homem que muitas vezes tem ocupado seu lugar em solenidades oficiais morreu num acidente, h quatro dias. Por isso fomos obrigados a procurar algum que o substitusse. Anrath engoliu em seco. Ficou apavorado ao compreender o que queriam que ele fizesse. Teve a impresso de que via um abismo sem fim sua frente. Olhou em volta que nem um animal acuado, dando a impresso de que procurava um lugar por onde pudesse fugir. Acho que j estamos entendidos disse Bell. Ele quer que eu assuma o papel de Perry Rhodan!, pensou Anrath. Devia ser igual ao terrano lendrio. A simples idia deixou Anrath estarrecido. Olhem para ele! disse Mory Rhodan-Abro em tom de compaixo. Acreditam mesmo que ele ser capaz? Bell respondeu. Sua voz parecia ter sado de uma nvoa. Sua figura atarracada parecia um balo inflado balanando frente de Anrath, que se encolheu na poltrona. No disse Bell. Tambm tenho minhas dvidas. Acham que poderiam esperar outra coisa? perguntou Mercant, aborrecido. Mr. Anrath um homem comum, que foi arrancado repentinamente do ambiente em que vivia. E agora defronta-se com uma tarefa que parece impossvel. Nestas condies bem natural que sofra um choque. Mande lev-lo de volta Terra pediu Bell, cansado. Faremos o possvel para reparar o erro. Um dia Anrath acabar esquecendo tudo. Pelo jeito com que falam de mim, at parece que sou um animal de laboratrio, pensou Anrath. Sentiu uma tremenda raiva, que o fez superar o choque psquico. Passou a mo pelo rosto. Esperem a! exclamou com a voz rouca. Estou disposto a desempenhar o papel do Administrador-Geral. Bell olhou-o demoradamente. Vejo que um homem corajoso disse finalmente. Mas a semelhana fsica com Rhodan no basta. Falta muito para que o senhor seja igual a Rhodan. E esta falta no pode ser compensada em uma semana. Anrath saltou da poltrona e segurou a mo de Bell. Deixe-me tentar! gritou com a voz estridente. Queria provar que no era o homem fracassado que eles acreditavam. Ser que no compreendiam que primeiro precisava digerir as informaes recebidas? Bell sacudiu as mos de Anrath.

O senhor s est interessado em sua prpria pessoa disse em tom de acusao. Quer provar a si mesmo que um grande homem. Acontece que a sorte da humanidade est em jogo. Precisamos de um homem que se conscientize de que qualquer falha sua poder representar a morte de bilhes de seres humanos. De um homem que no tenha a menor dvida em sacrificar a prpria vida para salvar a humanidade. O senhor s quer salvar a imagem que faz de Heiko Anrath. O sangue subiu cabea de Anrath. Bell enxergara at o fundo de sua alma. Anrath cobriu o rosto com as mos. Mais do que nunca, teve vontade de voltar ao trabalho a que estava acostumado. Mas para l no poderia voltar, mesmo que o levassem imediatamente Terra. Est bem disse Bell com a voz abafada. Vamos fazer uma experincia, Allan.

4
O senhor no deve desempenhar o papel de Perry Rhodan. Tem de ser o Administrador-Geral de corpo e alma disse Allan D. Mercant dali a alguns minutos, quando os dois estavam entrando nas salas de cirurgia da Segurana Solar. claro que sua semelhana com Rhodan no basta. Qualquer observador atento o desmascararia imediatamente. Faremos com que seja igual a Rhodan at os mnimos detalhes. Uma interveno cirrgica modificar os traos de seu rosto. Faremos uma correo em suas cordas vocais, para que o timbre de sua voz corresponda ao de Rhodan. A pigmentao da pele tambm ser modificada, da mesma forma que a cor dos olhos e dos cabelos. Mercant levantou os ombros: Isso e um treinamento hipntico so as nicas coisas que podemos fazer pelo senhor. O resto depender do senhor. Anrath sentiu-se que nem um homem que mergulhara e era impedido pela fora de vir tona. O mundo para o qual fora levado era estranho e ameaador. Os homens com os quais se defrontava no queriam destru-lo, mas viviam assediando-o para que abandonasse sua personalidade e assumisse outra. Oficialmente Heiko Anrath estava morto. O engenheiro imaginava que, para atender ao desejo de Bell e Mercant, teria de cometer uma espcie de suicdio. Seria obrigado a abandonar tudo que pudesse ter alguma ligao com Heiko Anrath. Nem deveria lembrarse dessas coisas. Devia largar tudo que de alguma forma se relacionasse com Heiko Anrath, rpida e completamente, que nem uma cobra largando a prpria pele. E no havia como voltar. Depois de ter sido Perry Rhodan nunca mais poderia voltar vida que levara antes. Quanto a isso no havia a menor dvida. Vejo que est calado disse Mercant enquanto passavam por um corredor que parecia no ter fim. Sei que para o senhor deve parecer um sonho, mas no lhe podemos dar nenhum descanso. Enquanto o Professor Nabore estiver trabalhando com o senhor, talvez tenha oportunidade de preparar-se psiquicamente para o que tem pela frente. Espantado, Anrath deu-se conta de que Mercant era o nico dirigente que acreditava nele. O senhor no enfrentar as mesmas dificuldades que Perry Rhodan prosseguiu Mercant. No ser obrigado a tomar decises. Cuidaremos disso pelo senhor. Mas h uma coisa que no podemos fazer. lidar com pessoas no informadas, sendo o homem sobre o qual em ltima anlise pesa toda a responsabilidade. No se esquea de que ter de ser o homem que criou o Imprio Solar e transformou a humanidade no maior poder da galxia. Anrath estava com a boca ressequida. Conseguiu resmungar alguma coisa para exprimir sua concordncia. s vezes encontravam-se com grupos de homens que trajavam uniformes de plstico de cor clara. Anrath nem notava sua presena. Caminhava que nem um sonmbulo ao lado de Mercant. No tem medo de eu contar tudo? exclamou. Imagine se eu for ao Parlamento e anunciar que no sou Perry Rhodan.

Parecia que os olhos de Mercant tinham assumido uma colorao mais escura. O chefe da Segurana andou mais devagar. Quer desafiar-me, Mr. Anrath? Anrath fez um gesto negativo. Confio no senhor respondeu em tom spero. melhor confiar no senhor recomendou Mercant, obstinado. Precisar de uma boa dose de autoconfiana. Os dois passaram por portas, nichos e corredores laterais. Anrath teve a impresso de que o silncio era cada vez mais profundo. O piso macio abafava o rudo dos passos. Finalmente o corredor terminou numa sala quadrada. Atrs desta porta fica o reino do Professor Nabore disse Mercant. o maior especialista em cirurgia bioplstica. Se quiser voltar, ainda est na hora. Anrath olhou fixamente para a porta. Era clara e convidativa, mas parecia representar a entrada de um mundo das trevas. Parecia que o pavor o espreitava atrs dela. Numa viso sombria Anrath viu-se amarrado numa mesa de operaes, enquanto alguns homens que sorriam debochadamente se esforavam para mutil-lo para todo o sempre. Mercant sentiu a hesitao de seu acompanhante. De repente Anrath entesou o corpo. Ps a mo no boto da porta. Teve a impresso de que uma eternidade se passara desde que estivera sentado pela ltima vez na sala de controle de Saara XI. Mercant empurrou-o delicadamente para a ante-sala da clnica. O senhor vai gostar do professor disse. Far tudo para tornar as coisas mais fceis para o senhor. O rosto de Mercant cobriu-se com um sorriso ligeiro: Talvez at acabe gostando do rosto com que vai ficar. Nunca gostei que algum aludisse minha semelhana com Rhodan disse Anrath. Foi por isso mesmo que adotei este estranho corte de cabelo. De fato, sua cabeleira nos atrapalhou um pouco confessou Mercant. Mas a coisa mais fcil de ser mudada. Entraram juntos no consultrio do cirurgio. Nabore no estava. Em cima de sua escrivaninha via-se a fotografia de um rosto humano em tamanho grande. A fotografia estava dividida em inmeros quadrados. o senhor disse Mercant depois de sentar-se numa poltrona. Entregamos a fotografia ao professor, para que possa estud-la minuciosamente. Anrath chegou perto da fotografia. Tocou nela com as pontas dos dedos. Em vrios quadrados havia sinais. Anrath no sabia o que significavam. Sentiu-se abalado por no ter reconhecido sua prpria fotografia. Parecera o retrato de um desconhecido. Nabore usa um mtodo novo explicou Mercant. Cultiva o biomolplast, altamente sensvel, num nutriente artificial que desempenha as mesmas funes da pele humana. Desta forma consegue uma simbiose altamente proveitosa deste material com o corpo sobre o qual ser implantado. Antes que Anrath pudesse dar uma resposta, o Professor Faite Nabore entrou. Era um afro-terrano de estatura baixa e aparncia gil. O cabelo branco encaracolado contrastava com o rosto negro. Havia dois minsculos siganeses no ombro direito do mdico. No tinham mais de quinze centmetros. O cirurgio fitou Anrath. ele! disse Mercant.

tal qual aparece na fotografia respondeu Nabore e apertou a mo de Anrath. Apontou com o polegar para os homenzinhos que estavam sentados em seu ombro: So meus assistentes, Dr. Lofton e Dr. Giuffre. Costumam ajudar-me nas operaes mais difceis. Os anes sorriram e acenaram com as mos. Tiveram de segurar-se no jaleco do mdico para no cair do ombro. Nabore apontou para a fotografia. O senhor se reconheceu nesta foto? perguntou. No respondeu Anrath meio atordoado. Nabore acenou com a cabea de uma forma compreensiva. Tirou a fotografia dos grampos e foi para perto de um aparelho instalado junto parede. Colocou a fotografia entre duas placas. J programei as modificaes por meio do raster disse. As placas iluminaram-se. O rosto de Anrath que se via na fotografia parecia transparente. Milmetro aps milmetro, outro retrato se sobreps ao primeiro. Era o retrato de Perry Rhodan. Assim notam-se perfeitamente as diferenas disse Nabore. Assinalei os quadrados que no precisam ser modificados. O professor desligou o aparelho. Anrath sentiu-se satisfeito porque o cirurgio falava na operao que estava para ser realizada como se fosse um trabalho corriqueiro. Acho que com um total de aproximadamente cinqenta intervenes conseguirei o resultado desejado disse Nabore. Anrath fitou-o com uma expresso de incredulidade. Teve a impresso de que no ouvira bem. Nabore percebeu que Anrath estava confuso e sorriu de uma forma tranqilizadora. No ser uma cirurgia demorada nem dolorosa. Afinal, posso confiar nos meus assistentes. Nabore apontou para os siganeses. Anrath olhou nos olhos de Mercant. Quanto tempo terei de ficar na clnica? perguntou. Cinco dias respondeu Nabore. Anrath deixou cair os braos num gesto de desamparo. Mais uma vez teve a impresso de estar num torvelinho de acontecimentos incontrolveis. Sentiu uma presso estranha sobre o peito. Mas... principiou. Quer dizer que depois disso s lhe restaro trs dias para adaptar-se psiquicamente ao seu novo papel e aprender tudo que tem de ser aprendido interrompeu Mercant. Anrath levantou o rosto. O Professor Nabore esquivou-se ao seu olhar. Havia uma expresso de incredulidade estampada no rosto do mdico. No acreditava que Anrath conseguisse. *** Heiko Anrath acordou da anestesia. No sentiu nenhuma dor ou depresso. Lembrou-se do que acontecera e sem querer retorceu o rosto. No mexa a cabea com tanta fora! gritou uma voz fina perto de seu ouvido. Um dos siganeses subiu pelos cabelos de Anrath, carregando uma lupa de um centmetro. Pousou na testa e examinou a pele. De vez em quando soltava um rudo quase imperceptvel para exprimir sua satisfao. Quem o senhor? perguntou Anrath. O Dr. Lofton ou o Dr. Giuffre?

O indivduo adaptado a um ambiente especfico sentou-se no nariz de Anrath e cruzou as pernas. Brandia a lupa como se fosse uma clava. Sou o Dr. Lofton! piou. Os sapatos macios do sigans fizeram ccegas no rosto de Anrath, que deu um espirro. O Dr. Lofton foi arrastado e bateu violentamente na coberta. Por que no presta ateno no que faz? gritou furioso. Quando quiser tossir ou espirrar, avise. Sinto muito respondeu Anrath, arrependido. Conte alguma coisa a respeito da operao. O Dr. Lofton mostrou-se mais acessvel. Desta vez levamos a efeito as intervenes bsicas disse. Graas ao tecido celular vivo que aplicamos sobre o senhor, no haver cicatrizes. Poderia dar-me um espelho? pediu Anrath. O Dr. Lofton saltou para o travesseiro, onde instalara uma minscula caixa de comando. Apertou alguns botes. Um espelho quadrado desceu do teto. O sigans apertou outro boto, e o espelho iluminou-se. Anrath encarou o rosto que o fitava. No se parecia nem com o seu, nem com o de Perry Rhodan. Ainda est meio esquisito explicou Lofton. Por enquanto colocamos biomolplast nos lugares em que isso parecia necessrio. Alm disso modificamos grande nmero de poros e pequenas cicatrizes. Anrath no conseguia tirar os olhos de sua imagem refletida no espelho. Parecia uma massa flcida, sem traos caractersticos. Anrath quis levantar a mo e pass-la pela testa, mas percebeu que ambos os braos tinham sido amarrados. O senhor s poder voltar a tocar seu rosto depois que o biomolplast se tiver fundido completamente com a pele disse o Dr. Lofton, triste. O professor achou que seria prefervel amarrar suas mos. Tem medo de que arranque os trapos de plasma? perguntou Anrath em tom irnico. Tem, sim respondeu o Dr. Lofton. Geralmente depois das primeiras intervenes os pacientes no gostam dos seus rostos. sempre o tempo mais difcil. Depois da trigsima operao geralmente conseguem ver aos poucos como ser seu rosto. Anrath fechou os olhos. No queria ver mais a superfcie cinzenta em que fora transformado seu rosto. Parecia que o Dr. Lofton imaginava o que estava acontecendo com seu paciente. Desligou a luz e fez subir o espelho. Sou o nico paciente internado nesta clnica? perguntou Anrath, que queria distrair o pensamento dos problemas que ocupavam sua mente. De forma alguma respondeu o Dr. Lofton prontamente. No momento trinta e dois homens e sete mulheres esto sob os cuidados do professor. Quem so eles? O Dr. Lofton suspirou e recostou-se numa minscula poltrona que se encontrava sobre a mesinha-de-cabeceira. Segurava um livro to pequeno que Anrath mal podia vlo. Em sua maioria trata-se de agentes especiais que esto sendo preparados para certas misses informou o sigans. Mas o Professor Nabore tambm cuida de pessoas que sofreram queimaduras produzidas por radiaes to graves que no podem mostrar o rosto em pblico. s vezes tambm aparecem pioneiros que querem que sua

pele seja imunizada contra as radiaes solares muito perigosas que existem em certos planetas coloniais. Sou um caso muito difcil para Nabore? Acredito que sim respondeu o Dr. Lofton. Geralmente basta fazer qualquer modificao nos rostos dos agentes especiais, para que estes no sejam reconhecidos durante as aes que tiverem de levar a efeito. Os pacientes que sofreram ferimentos graves ficam satisfeitos quando recebem novamente um rosto humano. Geralmente fica mais bonito do que era antes. Mas com o senhor as coisas so diferentes. Precisa de um certo rosto. Isso obriga o cirurgio a prestar ateno aos menores detalhes. Anrath examinou o prprio corpo. Pode desamarrar-me disse. No me descuidarei. O homem sempre se deixa levar pelo subconsciente disse o Dr. Lofton, recusando. Ter de ficar assim mais trs dias. *** Durante trs dias Heiko Anrath s viu o Professor Faite Nabore e seus assistentes siganeses. De vez em quando entrava uma enfermeira ou um medo-rob para cuidar dele. Anrath no se espantou nem um pouco por estar sozinho no quarto. Os outros pacientes no deviam saber o que se passava no quarto 23. s vezes Anrath ouvia gente rindo no corredor. Era uma prova de que outras pessoas gozavam de todas as liberdades possveis na clnica e sentiam-se felizes at onde as circunstncias permitiam. Enquanto isso ele j enfrentava barreiras que aumentariam cada vez mais, impedindo-o de levar uma vida normal. No segundo dia perguntou a Nabore por que no era submetido logo a um treinamento hipntico, para comunicar-lhe certos detalhes da vida de Rhodan que ele precisava conhecer. Isso o sobrecarregaria respondeu o professor. Primeiro precisa conformarse com as modificaes de seu aspecto fsico. No primeiro dia de internamento Nabore efetuou uma correo nas cordas vocais de Anrath. Por enquanto a voz do engenheiro era spera e costumava soar em falso. Anrath teve suas dvidas de que os grasnados que soltava um dia se transformariam em uma voz parecida com a do Administrador-Geral. No terceiro dia Allan D. Mercant fez uma visita a Anrath. Fazia quatro horas que este sofrer a ltima interveno cirrgica. H uma hora estava sentado na cama, com as mos amarradas. Mercant aproximou-se da cama e examinou Anrath demoradamente. O antigo encarregado dos controles das bombas mal conseguiu esboar um sorriso. Mercant dirigiu-se a Nabore, que entrara atrs dele. Apontou para Anrath. Acha que isso Rhodan? Ser corrigiu o mdico. Est tudo correndo segundo os planos. Depois de amanh poder vir busc-lo. Mercant deu de ombros. Parecia satisfeito com a informao de Nabore. Como se sente? perguntou a Anrath. Este no respondeu. No queria mentir ao chefe da Segurana, nem fazer com que este sentisse pena dele. Mercant entregou-lhe alguns formulrios. Faa o favor de preencher isto disse. Se possvel, logo. Gostaria de levar.

Anrath passou os olhos pelos papis. Deveria completar alguns desenhos. Havia alguns sinais nos quais devia escolher entre vrias opes. Alm disso teria de responder a algumas perguntas que pareciam inocentes. para os psiclogos? adivinhou Anrath. Pensou em mentir no preenchimento dos formulrios, mas acabou fazendo as tarefas corretamente. Mercant recebeu os formulrios sem examin-los. Suponhamos que eu no passe no teste disse Anrath. Nesse caso serei dispensado do servio. No respondeu Mercant. Se no passar, nossas preocupaes aumentaro, mas no podemos voltar atrs. *** Allan D. Mercant esperou pacientemente que a tela do videofone se iluminasse. Finalmente apareceu o rosto de um oficial da frota plofosense. Allan sacudiu a cabea, contrariado. Pedi uma ligao direta com Mory Rhodan-Abro. Diga-lhe que Allan D. Mercant quer conversar sobre Mr. Heiko Anrath. Dentro de alguns segundos o rosto de Mory apareceu na tela. Allan! exclamou Mory, surpresa. J ia pedir a Mr. Bell que entrasse em contato com o senhor. Por que quase no deu notcias nos ltimos trs dias? Mercant lembrou-se das operaes de agentes por ele organizadas. Lembrou-se do trabalho que ainda estava para ser feito no escritrio. Imagino perfeitamente que na Terra se sinta como se estivesse sentada num barril de plvora disse. Nossa organizao faz tudo que est ao seu alcance para evitar uma exploso. Pelas ltimas informaes, Old Man levar pelo menos mais dois dias para alcanar os limites da galxia disse Mory. Reginald Bell est preparado para colocar em estado de alerta mximo a frota metropolitana e o sistema de transmiforme. Nem mesmo os oficiais mais otimistas acreditam que o rob gigante possa mudar de rota. Felizmente os condicionados em segundo grau que se encontram a bordo de Old Man no esto em condies de aumentar consideravelmente a velocidade do objeto voador. Por isso podemos preparar-nos cuidadosamente para o ataque. Mercant sabia que ele e Mory estavam se esquivando ao verdadeiro problema. Mas no adiantava tentar escond-lo. Liguei para falar sobre Heiko Anrath disse Mercant com a voz pesada. Mory ergueu o sobrecenho. At parecia que Mercant a ofendera. Deixou cair a cabea e esperou que ela tomasse a iniciativa. Est progredindo? quis saber Mory. O Professor Nabore diz que sim respondeu Mercant. Mandei que fizesse o teste Quistair. Ah, ? disse Mory, curiosa. Qual foi o resultado? Parece que a senhora tinha razo. Anrath falhou em toda linha. No estado em que se encontra, nem sequer seria capaz de representar bem um oficial da frota de escalo inferior. Sinto muito disse Mory. No lhe comuniquei o resultado. Apesar de tudo, continuaremos com o tratamento.

Talvez tenha errado no preenchimento dos formulrios observou a plofosense. No retrucou Mercant. Nem mesmo um filsofo experimentado seria capaz de falsificar o teste Quistair, a no ser que dispusesse da psicochave. Anrath foi sincero. o nico ponto positivo apurado no teste. E agora? O que vamos fazer, Allan? Mercant sentiu mesmo naquela distncia o desespero profundo que se apoderara dessa mulher. Para ela as coisas eram bem mais difceis que para os outros. No se preocupava somente com a sorte do Imprio, mas tambm com o marido que estava desaparecido, e que talvez pudesse evitar a desgraa. Mercant sabia que Mory no se deixaria consolar com frases vazias. Estamos na linha de frente disse. E ficaremos nela at que tudo tenha passado. At parece uma sabedoria de coruja disse Mory. Allan esforou-se para sorrir. Faa o favor de informar Mr. Bell sobre o resultado do teste Quistair pediu. Diga-lhe que de qualquer maneira continuaremos com o treinamento de Anrath.

5
Nabore ficou atrs de Anrath. O hlito do mdico roou a nuca do paciente. Estavam ambos olhando para o espelho. Anrath levantou o brao devagar e apalpou o rosto com as pontas dos dedos. Viu Nabore sorrir satisfeito. Ele tem motivo para estar satisfeito, pensou Anrath. Seu rosto ficara exatamente igual ao do Administrador-Geral. At mesmo a cor da pele, dos olhos e dos cabelos fora modificada com injees e produtos bioqumicos. Agora, que contemplava seu novo rosto, Anrath compreendeu que sua semelhana com Rhodan no era to grande como acreditara. O homem que via no espelho at parecia um desconhecido. As modificaes ficaram excelentes afirmou Nabore, orgulhoso. Dentro de trs ou quatro dias sua voz se normalizar. A poder aparecer em pblico. At ento Anrath reprimira de propsito a idia de sua primeira apresentao no papel do Administrador-Geral. Mas as palavras do mdico o conscientizaram de que a parte mais difcil da mudana ainda estava para vir. Ficara igual a Perry Rhodan, mas pelos gestos e movimentos continuava sendo Heiko Anrath. Mr. Mercant o espera em meu consultrio disse Nabore. O senhor ter alta. Daqui em diante o marechal solar cuidar do seu treinamento. A cirurgia fizera sua parte na modificao da personalidade de Anrath. O que vinha depois lhe era indiferente. Provavelmente sua mente j estava ocupada com o prximo paciente. Pensativo, Anrath acompanhou o professor ao escritrio da clnica. Mercant e um oficial graduado da Segurana estavam sua espera. O oficial era um homem alto e louro, que no tirava os olhos dele. O senhor saiu-se muito bem disse Mercant a ttulo de cumprimento. Se continuar assim, no haver problemas. Anrath se perguntou se estas palavras eram sinceras. O rosto de Mercant permanecia impassvel. O jeito pelo qual o oficial o olhava incomodava Anrath. Major Santanjon disse Mercant a ttulo de apresentao. Daqui em diante Santanjon se encarregar do senhor. Santanjon acenou lentamente com a cabea. At parecia que somente ento, depois de refletir bastante, estava concordando com sua tarefa. Seus gestos so catastrficos disse a Mercant. Preparamos uma srie de filmes nos quais Mr. Anrath poder estudar os gestos e movimentos de Perry Rhodan informou Mercant. Os cientistas e oficiais que sero seus instrutores nos prximos dias conhecem muito bem o Administrador-Geral. Poderemos transmitir-lhe hipnoticamente parte dos conhecimentos de Rhodan respondeu. Mas h uma coisa que no pode ser transmitida dessa forma. a maneira de utilizar estes conhecimentos e de comportar-se. Poderamos obrig-lo hipnoticamente a comportar-se como Perry Rhodan, mas neste caso possvel que haja acidentes que o desmascararo. Naturalmente o senhor ser ajudado pelos melhores psiclogos. Mas a nica coisa que estes podem fazer dar-lhe um apoio. Mercant ps a mo no bolso e tirou dois objetos pequenos. Um deles era um recipiente oval preso a uma corrente.

seu ativador celular explicou o chefe da Segurana. claro que este aparelho no produz efeitos revitalizantes, mas em compensao emite radiaes parecidas com as do aparelho usado por Rhodan. Habitue-se a andar sempre com isto. Anrath sentiu na mo o contato frio do recipiente metlico. Era Um homem importante, mas no to importante que lhe entregassem um ativador de clulas de verdade. Anrath retorceu o rosto. Mercant entregou-lhe o outro objeto. Tratava-se de um aparelho para ser usado no pulso. um aparelho de mltiplas finalidades, do tipo que o Administrador-Geral usa no pulso esquerdo explicou Mercant. Acontece que este exemplar desempenha funes especiais. Traz uma pequena cpsula com um modulador de vibraes que irradia os mesmos impulsos emitidos pelo crebro e pelo tecido celular de Rhodan. A Segurana no esquece nenhum detalhe acrescentou Santanjon. Anrath perguntou-se por que no simpatizava com esse oficial vistoso. Antes Mercant tivesse escolhido outra pessoa para acompanh-lo. Mas Anrath achou que seria uma infantilidade protestar contra a presena de Santanjon. Bem que gostaria de sacudir o atordoamento que tomara conta dele. Sentia-se assim porque tinha certeza de que iria fracassar. Alm disso seu subconsciente travava uma luta desesperada para defender a personalidade de Heiko Anrath. Tal qual todas as pessoas capazes de experimentar sentimentos profundos, Anrath se rebelava contra qualquer modificao de seu ego. Dentro de alguns anos talvez seria capaz de abandonar a prpria personalidade. Mas s dispunha de alguns dias. E a pressa contribua para piorar ainda mais as coisas. Vamos priv-lo de seu paciente predileto disse Mercant, interrompendo as reflexes de Anrath. No todos os dias que se tem de criar um tipo igual a Rhodan disse Nabore. Anrath virou-se abruptamente. Provavelmente teria avanado contra o cirurgio, se Mercant no se tivesse levantado de repente, colocando-se sua frente. Anrath sentiu a presso das mos de Mercant em seus braos. Sou Heiko Anrath disse o engenheiro em tom obstinado. E o rosto que me deram no muda nada nesse fato. No crie problemas sem necessidade disse Santanjon em tom enrgico. Anrath soltou uma estrondosa gargalhada. Por que ningum se interessava pelos problemas que estavam sendo criados para ele? Por que todos se obstinavam para transform-lo em outro Rhodan? Mercant abriu a porta. Venha, Mr. Anrath pediu. Anrath notou que o oficial ficara bem a seu lado. At parecia que tinha medo de que houvesse um incidente. Havia um pequeno carro planador parado no corredor. Santanjon ficou no volante. Mercant e Anrath ocuparam os dois assentos traseiros. Santanjon ia depressa, desviando-se com muita habilidade dos veculos que vinham em sentido contrrio. Os movimentos do oficial de estatura alta davam a impresso de que seu corpo gerava mais energia do que conseguia desviar para o meio ambiente. Por isso o Major Santanjon transmitia a imagem de um homem sempre agitado. Mercant ficou calado. Dava a impresso de que sabia que o homem a seu lado no estava com vontade de conversar. Santanjon parou junto entrada de um elevador antigravitacional. Os trs subiram lado a lado, flutuando no poo.

Infelizmente meu trabalho no permite que continue a ocupar-me com o senhor disse Mercant com a voz triste. Mas manter-me-ei informado sobre seu aprendizado. Anrath foi levado s salas de ensino da Segurana. Tinha certeza de que os especialistas que estudavam l ficariam afastados durante sua permanncia. Foram substitudos por um verdadeiro enxame de oficiais e cientistas. Todos contemplaram Anrath como se fosse um animal a ser adestrado. O engenheiro parou instintivamente na entrada ao ver os homens que estavam sua espera. Mercant, que vinha atrs dele, empurrou-o. Santanjon correu para a frente, dando a impresso de que no podia perder tempo. Este Mr. Anrath disse Mercant aos homens reunidos. No se esqueam de que vieram para ajud-lo. *** Heiko Anrath dormiu com uma estranha touca de material flexvel na cabea. Dessa forma estava aprendendo. Seria impossvel transmitir-lhe todos os conhecimentos adquiridos por Perry Rhodan em seus quinhentos anos de vida. O Dr. Copson, encarregado do hipnotreinamento, at lhe deu razo. O senhor levaria vrios anos para atingir um ponto em que possa comparar-se com Rhodan informou o cientista. Vamos transmitir-lhe uma larga base de conhecimentos, para que possa dar uma opinio e compreenda o que est sendo falado. Copson era um homem de estatura mediana e rosto magro. Tinha o hbito de estalar os dedos toda vez que dizia alguma coisa que lhe parecia importante. As observaes do Dr. Copson fizeram com que Anrath se sentisse ainda mais inseguro. O senhor nem imagina at onde chega a capacidade de um crebro humano que vem funcionando h quinhentos anos. Tem trinta e sete anos. Acho que no preciso dizer mais nada. Anrath acenou obstinadamente com a cabea. Ficou calado. Ficou satisfeito quando pde dormir com o hipnocapacete na cabea. Mas Copson era um professor implacvel. No permitia que dormisse mais de quatro horas. Apesar da presena do Dr. Copson, o hipnotreinamento ainda era a parte mais agradvel do aprendizado. Bem piores que isso eram os exerccios que tinha de fazer diante dos oficiais reunidos, depois de assistir a um filme. Viviam dizendo que seus movimentos eram muito lentos, que parecia inseguro e que no conseguia imitar o jeito enrgico de Rhodan. O senhor muito lerdo dizia Santanjon. O Administrador-Geral talvez se comportaria assim se estivesse num transe. Anrath cerrou os dentes e esforou-se para acelerar os movimentos. Sua fala e a maneira de exprimir-se tambm sofreram restries. Faltava o humor seco de Rhodan, s vezes acompanhado de delicado sarcasmo. O senhor fala como um pequeno-burgus queixou-se Santanjon, exprimindo o que todos pensavam. No se esquea de que Rhodan o homem que soube defender o Imprio da humanidade contra todos os ataques. E um homem destes no tem a fala de um tcnico de bombas. Tcnico de bombas. Era a expresso predileta de Santanjon. Parecia que a usava para ofender Anrath. Este no conseguia livrar-se da impresso de que o major o invejava pela tarefa que lhe fora confiada. Provavelmente o major estaria disposto a dar alguns anos de sua vida para ocupar o lugar de Anrath.

Anrath passou a falar mais depressa. Deu um tom enrgico voz. Sorria enquanto falava. Feito isso, voltava a olhar os filmes. Aos poucos o rosto do Administrador-Geral foi-se transformando num pesadelo. A voz de Rhodan parecia acompanh-lo em toda parte. De vez em quando Santanjon falava, de forma arrogante e provocadora, grosseira e ofensiva. A sala de aula na qual Anrath passou a maior parte do tempo tinha vinte metros de comprimento e oito de largura. Nos fundos da sala havia algumas poltronas. Sempre que era exibido um filme, Anrath sentava na primeira fileira. Santanjon ficava a seu lado, tenso e impaciente, com os olhos semicerrados. Quando havia uma cena mais interessante, cutucava Anrath com o cotovelo. O gesto significava: Preste ateno para ver como tem de fazer. No segundo dia Anrath teve a impresso de que o treinamento degeneraria num duelo pessoal com Santanjon. Os outros oficiais e cientistas ocuparam posies secundrias. S se manifestavam de vez em quando atravs de perguntas e observaes, mas acabavam tendo de recuar diante da superioridade de Santanjon. Mal escapava deste martrio, Anrath ficava entregue aos cuidados do Dr. Copson, que de certa forma ainda era pior que Santanjon. Anrath voltou sala de aula depois de ter dormido quatro horas. Santanjon estava sua espera. Parecia que o major no dormia e era uma fonte inesgotvel de dissabores. Rhodan no costuma balanar os braos disse um dos oficiais depois de mais uma apresentao malsucedida de Anrath. Ainda no viu que quase no usa as mos para realar algumas palavras? Sua voz basta para dar a necessria nfase ao que ele diz. Anrath confirmou com um gesto martirizado. Esforou-se para ficar com as mos quietas enquanto falava, mas logo foi acusado de estar muito tenso. Depois de doze horas de aula, Santanjon atirou alguns jornais sobre a mesa, bem frente de Anrath. No disse uma palavra. O engenheiro leu as manchetes. Distrbios em toda parte. Quando Rhodan falar diante do Parlamento? Onde est o Administrador-Geral? A situao na Terra catastrfica. No temos muito tempo disse um dos homens que liam juntamente com Anrath. E ainda no progredimos nem um pouco completou Santanjon, desesperado. *** Novos clculos de rota, realizados em 28 de janeiro, confirmaram que Old Man se dirigia ao Sistema Solar. Reginald Bell, que se dirigia a uma conferncia com alguns administradores considerados leais, voltou ao seu escritrio para manter-se informado sobre todos os detalhes. Entrou em contato com os oficiais da frota metropolitana. Em seguida pediu uma ligao com o Marechal Solar Julian Tifflor. Tifflor j fora informado. Seu rosto juvenil projetado na tela do videofone parecia mais srio que de costume. Acho que est na hora de colocarmos em alerta a frota metropolitana e o sistema de transmiforme disse. No Sistema Solar havia sessenta mil fortalezas voadoras que formavam o sistema transmiforme. Tratava-se de pequenas plataformas voadoras, que com o correr do tempo haviam sido colocadas em diversas rbitas em torno da Terra. As rbitas eram to complicadas que havia necessidade de vrios centros de computao positrnica para determinar a posio de cada fortaleza em determinado momento. As fortalezas no possuam tripulao. Cada uma possua pelo menos um canho conversor. Os canhes

podiam ser disparados de vrios pontos de controle diferentes. Alm disso cada fortaleza transmiforme dispunha de um rastreador ultraluz de hiperondas. Bastava que uma espaonave entrasse no Sistema Solar sem ser anunciada, para que as plataformas abrissem fogo imediatamente. Para evitar o bombardeio, os canhes conversores tinham de ser desligados a partir de vrios pontos de controle. Estes pontos de controle ficavam nos nove planetas e nas respectivas luas, e em vrias estaes espaciais situadas no interior do sistema transmiforme. Na imensido do espao csmico os sessenta mil objetos voadores pareciam partculas de p dispersas. As plataformas no permaneciam no mesmo plano elptico. Do ponto de vista tico, algumas delas ficavam em cima e outras embaixo do Sistema Solar. Dessa forma a coliso com as espaonaves que viajavam no interior do sistema era quase impossvel. Reginald Bell sabia que as fortalezas espaciais no constituam uma proteo suficiente. Eram poucas para deter Old Man. Em que est pensando, senhor? perguntou Tifflor. Na vulnerabilidade de nosso Sistema Solar confessou Bell. Transformamos o setor espacial em que vivemos numa fortaleza csmica. Fizemos isso partindo de certos pressupostos. Nunca espervamos que um dia nos defrontssemos com inimigos como Old Man ou a polcia do tempo. De qualquer maneira devemos dar o alerta geral, senhor insistiu Tifflor. Bell empertigou-se. verdade. Darei as respectivas instrues. Enquanto estiver em Terrnia, o senhor ficar no comando das cinqenta mil unidades da frota metropolitana. Uma ruga vertical formou-se na testa de Tifflor. Somente com as naves no poderemos salvar a Terra disse. Quando Old Man aparecer no Sistema Solar, haver distrbios na Terra. Acho que sem Perry Rhodan perderemos o controle da situao. O rosto de Bell assumiu uma expresso sombria. Lembrou-se do homem de New Tripoli que naquele momento se encontrava na Lua, para transformar-se em Perry Rhodan. As informaes recebidas de Mercant eram bastante vagas. Mory o informara de que o engenheiro fora reprovado no teste Quistair. Como vai o treinamento de Heiko Anrath? perguntou Tifflor. At parecia que adivinhara os pensamentos do Marechal-de-Estado. Por enquanto Mercant permanece em silncio disse Bell. Receio que no sejamos bem-sucedidos com Anrath. *** ele? Sim, senhor! respondeu o Dr. Copson e ficou em posio de sentido quando o General Marus Otirian, comandante supremo da Lua, entrou na sala de controle. Otirian era um tipo atarracado. O queixo robusto era sinal de uma vontade forte. O general tinha fama de ser um homem grosseiro, que sabia cumprir suas obrigaes em toda linha. Otirian olhou para Heiko Anrath, que estava dormindo. Franziu a testa, pensativo. A semelhana com Rhodan de fato era perfeita. Apesar do capacete hipntico que encobria parte do rosto, Otirian seria capaz de jurar que aquele homem era o Administrador-Geral. Como vo as coisas, doutor? resmungou o general. Copson ficou vermelho e passou as mos nervosamente pelos bolsos superiores do jaleco.

No sei, senhor. No sabe! repetiu Otirian, contrafeito. O que significa isso? Tenho certeza de que Anrath j adquiriu muitos conhecimentos garantiu o cientista, apressado. Acontece que no os aplica. Como? Otirian parecia perplexo. Anrath ainda se comporta como um engenheiro de nvel mdio explicou Copson. Ignora tudo que tentamos ensinar. O Major Santanjon tambm se queixa de que Anrath no consegue estabelecer contato interior com o papel que deve desempenhar. No quer estabelecer contato afirmou o general. Ter de fazer um esforo de autocontrole disse Copson. Marus Otirian olhou ligeiramente para o relgio. Quanto tempo ele ainda vai dormir? Duas horas e meia, senhor. Otirian fez um gesto resoluto. Tire o capacete ordenou. Quero falar com ele. Mas... principiou Copson. Engoliu o resto, pois sabia que Otirian nunca revogava uma ordem que tivesse dado. A interrupo do sono no poderia prejudicar a sade de Anrath, mas o programa de ensino seria perturbado. No ser nenhuma tragdia, pensou o Dr. Copson com uma ponta de ironia. Tirou o capacete de cima da cabea de Anrath e acordou-o. O homem que deveria representar o papel de Rhodan olhou fixamente para a frente. No se interessou pelos dois homens parados ao lado de sua cama. Tive de acord-lo antes da hora disse o Dr. Copson. O General Otirian quer verificar como vai seu treinamento. O general viu o olhar de Anrath pousado nele. Sentiu-se bastante abalado pelo desespero estampado naqueles olhos. Era o olhar de um animal acuado que j no v nenhuma sada e est conformado. Devia sacudir aquele homem, seno nunca poderia ser enviado Terra para assumir o papel de Perry Rhodan. Otirian ficou com os olhos semicerrados. Qual seria a primeira coisa que faria se fosse mesmo Perry Rhodan? Promulgaria uma lei para proibir que qualquer pessoa fosse treinada para ser meu ssia disse Anrath. Otirian piscou os olhos, surpreso. Pensei que se tivesse apresentado como voluntrio. Depois de sua... bem... depois de sua viagem Lua, no lhe deram liberdade de voltar Terra? Anrath fez um gesto de pouco-caso e ps os ps fora da cama. Sentou-se. A espantosa semelhana com Rhodan fez com que o general tivesse de conscientizar-se novamente de que aquele homem era um engenheiro do Saara. Sinto-me moralmente obrigado disse Anrath. Mas Reginald Bell talvez tivesse razo ao afirmar que eu s queria provar a mim mesmo de que era capaz de fazer isso. A esta hora o senhor j pensa de forma diferente sobre sua capacidade, no mesmo? perguntou Otirian. Anrath apoiou a cabea nas mos. O general admirou-se por simpatizar com este homem. Talvez fosse porque parecia to indefeso. Afinal, Anrath fora arrancado de seu mundo e colocado num ambiente que para ele devia ser assustador. Otirian tinha certeza de que os psiclogos sabiam por que o engenheiro estava fracassando, mas no

encontravam nenhum meio de facilitar as coisas para ele. Anrath esta indissoluvelmente ligado personalidade que amadurecera dentro dele no curso de trinta e sete anos. Mudava devagar. Era obrigado a mudar, por causa de seu novo aspecto exterior e do ambiente em que vivia, mas esta mudana lhe tirava todo o nimo. Anrath tinha de escolher uma nova personalidade. Seu subconsciente certamente resolvera defender-se da coao que queriam exercer sobre ele, frustrando os planos dos responsveis. Anrath deixava-se levar, na iluso de continuar fiel vida que levara. Mas na verdade transformara-se num homem que corria o perigo do suicdio e das doenas mentais. Os psiclogos certamente j tinham compreendido tudo isso. E para Otirian, o fato de estes no conseguirem modificar as atitudes de Anrath provava que o antigo encarregado do controle devia possuir uma vontade muito forte. O senhor ainda no respondeu minha pergunta disse Otirian em meio ao silncio. Como encara a prpria personalidade? Vejo-me como um estranho respondeu Anrath. Ento era isso! Otirian sacudiu a cabea num gesto de dvida. O que Anrath temia no era tanto a tarefa que lhe fora confiada ou a perda da personalidade. Sentia um medo profundo, que lhe dava foras para resistir mudana que queriam realizar com sua pessoa. Era claro que tudo isso se passava no subconsciente de Anrath. Provavelmente o pobre-coitado at estava convencido de que tinha a maior boa vontade. muito rpido prosseguiu Anrath. No tenho tempo para refletir sobre as coisas que me querem ensinar. E acho que tenho de refletir antes de aceitar alguma coisa. O senhor no aceitaria nada do que lhe querem ensinar, mesmo que seus professores usassem os mtodos normais. At parece Santanjon falando queixou-se Anrath. No gosta dele? No! respondeu Anrath, enftico. Ele identifica o major com todos os dissabores que experimenta neste lugar , pensou Otirian, surpreso. Era completamente possvel que nos dois dias que talvez restassem Anrath pudesse transformar-se num ssia aproveitvel. Bem que poderiam modificar novamente o rosto do engenheiro e envi-lo de volta para a Terra. Mas quem devia fazer isso era Mercant. Anrath fora escolhido por Mercant e, pelo que ouvira Otirian, o chefe da Segurana era o nico que acreditava no sucesso da experincia. Pode continuar, Dr. Copson disse Otirian, calmo. Hoje o dia das leis e das reformas polticas disse o cientista. Alm disso Mr. Anrath dever ser informado a respeito dos conhecidos de Rhodan. No far mal se eu comear as transmisses hipnticas de novo. Venha comigo, Mr. Anrath. Otirian viu o engenheiro deixar-se cair na cama. Ajudou Copson a prender o capacete. O general fitou por mais algum tempo o homem com o rosto de Rhodan. Depois saiu com a pressa de um homem que tem coisas mais importantes para fazer que cuidar de uma misso condenada ao fracasso.

6
Os dedos do Major Santanjon tamborilavam nervosamente os controles das telas de imagem. A inquietao nunca o abandonava. Por isso sempre criava um ambiente tenso nos lugares em que aparecia. Mercant, Copson e vrios oficiais estavam sentados nas poltronas da sala de controle, perto de Anrath. A sala ficava a quinhentos metros abaixo da superfcie da Lua. Era o dia 30 de janeiro, e Heiko Anrath pudera sair pela primeira vez do posto Luna I, pertencente Segurana Solar. Mas no sabia por que fora trazido para este lugar. Durante as ltimas aulas Santanjon tambm se mostrara irritado e insatisfeito. Sua voz ficou igual de Perry Rhodan dissera o major. Acontece que no sabe us-la. Suas expresses no so refinadas nem inteligentes. A fala no corresponde aos gestos. Fale que nem Perry Rhodan! Faa os mesmos movimentos que Perry Rhodan! Anrath j estava cansado de tanto ouvir estas exigncias. Conhecia perfeitamente os erros que cometia. Por que no lhe davam paz e tempo para encontrar-se? Fazia votos de que Old Man logo aparecesse no Sistema Solar. A teria de ser tomada uma deciso. Allan D. Mercant inclinou-se na direo de Anrath. Recebemos notcias preocupantes da Terra murmurou. O alerta geral e a promulgao do estado de emergncia causaram graves tumultos. Seitas formaram-se em vrias regies da Terra. Os eternos insatisfeitos viram sua chance. E os setores oficiais enfrentam dificuldades, principalmente com cerca de cinqenta por cento dos administradores. Anrath admirou-se porque isso o interessava to pouco. At parecia que a Terra era um planeta estranho que ficava a um ano-luz. Mercant certamente dera a informao para lev-lo a esforar-se mais. No temos mais tempo prosseguiu Mercant. O desejo da presena de Perry Rhodan cada vez mais forte. Exige-se que comparea imediatamente diante do Parlamento e apresente uma declarao a respeito da situao atual. Est na hora, senhor! gritou Santanjon neste instante. Os oficiais comearam a movimentar-se. As telas clarearam. Heiko Anrath viu uma nave gigantesca que se preparava para pousar na Lua. sua nave-capitnia! disse Mercant. Anrath fitou-o com uma expresso de perplexidade. Ser que queriam chegar ao ponto de coloc-lo num ultracouraado de 2.500 metros de dimetro? Nas hipnoaulas aprendi tudo sobre as naves da Frota Solar disse em tom de recusa. Acho que basta. Esta nave a Teodorico II explicou Mercant, fazendo de conta que nem ouvira a objeo formulada por Anrath. Os cinco mil homens que esto a bordo dela pertencem a uma tropa de elite terrana. A nave foi transformada num estaleiro secreto da USO na Crest IV, que est desaparecida. O comandante o Coronel Norg Etron, um epsalense muito parecido com o verdadeiro comandante da Crest IV, que Merlin Akran. No posso ir Terra num barco espacial? perguntou Anrath.

No recusou Mercant. O regresso de Rhodan ter de ser acompanhado de uma encenao impressionante. O simples aparecimento da nave-capitnia nas telas de TV bastar para acalmar os vacilantes. Anrath compreendeu que durante a viagem de volta Terra no teria tempo para preparar-se para seu novo papel. Provavelmente haveria uma recepo oficial. Quando sasse da nave, as cmeras de televiso de todas as emissoras do mundo seriam dirigidas para ele. Seria visto por bilhes de seres humanos. Qualquer erro que cometesse, por mais insignificante que fosse, provocaria um caos. Anrath estremeceu. Desmaiaria assim que a eclusa se abrisse sua frente. No agentaria. Os testes a que fora submetido no tinham dado certo. Nem sequer conseguira deixar satisfeito Santanjon e os outros oficiais. Anrath recostou-se na poltrona. Olhava fixamente para as telas de imagem nas quais aparecia a nave. Anrath tremia e o suor brotou em sua testa. Pelo amor de Deus, senhor! cochichou ao ouvido de Mercant. No posso. Mercant virou-se para ele. Ficou estupefato. Que houve? perguntou, apavorado. Est doente? Foi uma coisa que me deu de repente respondeu Anrath com a voz apagada. Quando vi a nave, dei-me conta de que estou passando por uma coisa incrvel. H dez dias ainda trabalhava como encarregado dos controles de um conjunto de bombas de irrigao do Saara. E agora querem que eu seja Perry Rhodan. demais... demais mesmo. Mercant fitou-o com uma expresso estranha. O senhor vai fazer disse o chefe da Segurana Solar. Nem que eu tenha de acompanh-lo a cada passo e cochichar ao seu ouvido tudo que estiver fazendo errado. Anrath sentiu uma presso surda no peito. Quase no conseguia respirar. Bastava olhar aquele homem pequeno e decidido para reconhecer que no podia mais dar para trs. *** Reginald Bell suspirou e sentou-se junto escrivaninha. Finalmente a confuso de vozes desaparecera. Mandara sair os oficiais e funcionrios graduados da Administrao Solar com novas instrues. Novas instrues!, pensou num acesso de ironia. Estas instrues faziam parte da poltica de despistamento seguida por Mory, Tifflor e Mercant. Era claro que os inimigos de Rhodan no se deixavam enganar pelas medidas tomadas por Reginald Bell, mas, na situao reinante naquele momento, aqueles homens s podiam aumentar paulatinamente a presso que exerciam sobre o governo. O nome Rhodan era bastante respeitado para infundir segurana, mesmo naquela situao. Mas os inimigos estavam atentos e no perdiam nenhuma chance. Bell olhou para a resoluo que se encontrava sobre a escrivaninha. Trazia a assinatura de mais de metade dos 1.023 administradores que se encontravam na Terra. A resoluo exigia que Perry Rhodan comparecesse imediatamente ao Parlamento para dar explicao. Imediatamente! murmurou Bell, contrafeito. Naturalmente os administradores tinham providenciado para que a imprensa mundial tivesse acesso ao texto da resoluo. Reginald Bell olhou para o relgio. Viu que s faltavam alguns minutos para o incio da sesso do Parlamento marcada para aquele dia. Segundo os clculos de probabilidade realizados por Nat, ainda no convinha deixar que Anrath assumisse o papel de Perry Rhodan diante do Parlamento. Enquanto Old Man no representasse uma

ameaa iminente ao Imprio Solar, os administradores indecisos no se impacientariam muito. Bell sentiu-se que nem um homem lutando com um monstro de cinqenta cabeas. Mal decepava uma delas, nascia outra. Numa poca dessas via-se perfeitamente o que o lendrio Perry Rhodan representava para o Imprio Solar. O Administrador-Geral no se insinuara no posto, mas dele dependia em grande parte o progresso da humanidade. Bell ligou o interfone. No estava com vontade de comparecer pessoalmente ao Parlamento, ainda mais que o equipamento tcnico da Administrao permitia que falasse com os deputados atravs de um circuito de televiso. Preciso de uma ligao com o plenrio do Parlamento disse ao tcnico de planto. Transmita a sesso desde o incio para o meu escritrio. Mas no me coloque na tela enquanto eu no der ordens expressas para isso. Entendido, senhor. As mos de Bell brincaram com a extensa resoluo que relacionava todas as acusaes formuladas nos ltimos anos contra Rhodan e os outros dirigentes do Imprio Solar. A campanha na grande nuvem de Magalhes era apontada como uma caprichosa aventura, que levara a humanidade beira do abismo. Bell conhecia esse tipo de panfleto e no se impressionava com ele. Mas o pior eram os acontecimentos que no vinham tona. As telas instaladas na parede oposta iluminaram-se. A transmisso acstica dava uma idia da agitao reinante no Parlamento. Bell j conhecia alguns dos rostos que apareciam na tela. Os administradores ainda estavam discutindo apaixonadamente. De repente ouviu-se um zumbido. Era o incio da sesso. O presidente abriu os trabalhos. Anunciou o nmero dos deputados presentes e pediu o pronunciamento dos deputados. Bell sabia o que aconteceria em seguida. Estava preparado. Era ao menos o que pensava. O administrador que exercia o governo do sistema de Sempron, pertencente ao grupo das Pliades, pediu a palavra. Gwydlin Grichert era conhecido como forte adversrio de Rhodan. Condenou principalmente a nova lei da autonomia, segundo a qual uma colnia s podia adquirir a soberania cem anos depois do incio da colonizao. O sistema de Sempron s comeara a ser colonizado h vinte e oito anos. Grichert era dominado pela nsia do poder pessoal. No compreendia que a estrutura do Imprio tornava necessria a superviso sobre as colnias mais jovens. Grichert era alto e tinha um aspecto robusto. Apoiou os braos sobre o plpito, dando a impresso de que iria arrebent-lo. Era um homem que irradiava energia. Possua uma lgica penetrante, que lhe permitia aproveitar sem a menor contemplao qualquer fraqueza de seus adversrios polticos. No estou aqui para proferir um discurso principiou Grichert. Sabemos perfeitamente que quase no temos tempo para falar. Estou aqui como representante de todos os homens que tm senso de responsabilidade, para formular uma pergunta que est na cabea de todos. Grichert ergueu abruptamente a cabea. A transmisso de imagem era to boa que Bell viu o brilho dos olhos. A pergunta a seguinte: Onde est Perry Rhodan? No mesmo instante Bell fez uma ligao com a torre de controle. Mandou que o tcnico fizesse a ligao combinada.

Enquanto isso Grichert prosseguiu. No momento em que uma terrvel ameaa se aproxima, Perry Rhodan no est presente. Neste momento houve um sussurro entre os deputados. Era um sinal de que a imagem de Bell aparecia em tamanho natural na tela de imagem instalada no plenrio. Grichert interrompeu-se. Levantou os olhos. Se tiver mais alguma coisa a dizer, continue pediu Bell. Lamento que nem sequer se tenha dado ao trabalho de comparecer pessoalmente observou Grichert em tom de malcia. Sem dvida acha que assim ser mais fcil dar explicaes vagas. O senhor tem razo, mas s em parte respondeu Bell com a voz seca. Achei que o contato pessoal com o senhor envolvia certos riscos. Grichert ficou vermelho de raiva. Sabia perfeitamente o que Bell queria dizer, pois j estivera envolvido em vrias rixas. Faa o favor de sentar, Mr. Grichert pediu o deputado que presidia a sesso. Provavelmente o Marechal-de-Estado Bell quer formular uma declarao. Isso mesmo disse Bell. Mesmo a contragosto, Grichert abandonou a tribuna. Quero inform-los de que neste momento um cruzador-correio est chegando grande nuvem de Magalhes para trazer de volta o Administrador-Geral. Bell fez uma pausa, para que suas palavras pudessem fazer efeito nos administradores. Os senhores ho de reconhecer que o perigo noticiado pela imprensa, e que acaba de ser realado por Mr. Grichert, puramente abstrato. Normalmente no haveria motivo para que Perry Rhodan voltasse antes do tempo previsto. Mas o AdministradorGeral est disposto a atender ao desejo dessa casa, prestando uma declarao assim que regressar. Os administradores leais a Rhodan aplaudiram. Um poltico amigo de Grichert pediu a palavra. Quem nos garante que suas palavras no so uma manobra para acalmar-nos? perguntou o deputado em tom exaltado. Por enquanto s deu informaes vagas. Gostaria que marcasse a hora em que Rhodan subir na tribuna. Bell sabia que seria obrigado a firmar um compromisso em nome de um homem do qual no sabia se seria capaz de desincumbir-se da tarefa que lhe fora atribuda. Rhodan lhes dirigir a palavra o mais tardar at o dia dois de fevereiro disse. Em seguida mandou que a ligao com o plenrio do Parlamento fosse interrompida. Era estranho, mas aquilo o deixara exausto. O sentimento de culpa comeava a incomod-lo. Fizera uma promessa que s poderia ser cumprida por Heiko Anrath. Dali a mais alguns minutos a esposa de Rhodan entrou em contato com Bell. Mory parecia deprimida. Acompanhei a sesso do Parlamento desde o incio principiou. O Marechal-de-Estado sorriu e passou a mo pelos cabelos curtos. Tenho a impresso de que a resposta que dei a Grichert foi um lance inteligente respondeu satisfeito. Com isso ganhamos mais trs dias. Heiko Anrath poder aproveitar o tempo aprendendo mais alguma coisa. claro que Old Man aparecer antes do dia dois de fevereiro, mas tenho certeza de que os vigilantes de vibraes no atacaro to depressa.

A voz de Mory continuou a mesma. Falei com Allan disse. O tom em que foram ditas estas palavras fez com que Bell se espantasse. Teve a impresso de que acontecera uma coisa que ele ainda no sabia. Alguma novidade? perguntou. quanto a Heiko Anrath respondeu Mory. Foi demais para ele. No agentou. A imagem de Mory parecia desmanchar-se diante dos olhos de Bell. A certeza de ter entrado minutos atrs num beco sem sada deixou-o profundamente abalado. possvel que at o dia dois de fevereiro ele se recupere opinou Bell. o que espera Mercant respondeu Mory sem muita convico. *** No dia 31 de janeiro de 2.436, s 23:46 horas, tempo terrano, o rob gigante Old Man, controlado por seis condicionados em segundo grau, saiu do espao linear a um milho de quilmetros da rbita de Pluto. Demorou apenas algumas horas para que os comandantes de todas as naves terranas fossem informados. Os canhes conversores das plataformas voadoras foram preparados. Nos planetas e nas luas habitadas do Sistema Solar dezenas de milhares de caasmosquito aguardavam o momento de entrarem em ao. Quatro minutos depois de Old Man ter sado do semi-espao, Reginald Bell falou com Julian Tifflor, que se encontrava a bordo da Drusus III. A Drusus III era uma das unidades da frota metropolitana que operavam nas regies perifricas do Sistema Solar. Tifflor e Bell conversaram pelo hiper-rdio. Old Man est parado informou Tifflor. Conforme acreditvamos, os vigilantes de vibraes primeiro querem orientar-se. No acredito que o ataque seja iminente. Old Man aguardar mais algum tempo. Bell respirou aliviado. Qualquer demora o deixava mais satisfeito. Perguntou-se quanto tempo demoraria at que a notcia da chegada de Old Man se espalhasse em toda parte. Tratava-se de um acontecimento que no podia ser mantido em segredo. Quanto a isso, Reginald Bell no se iludia. Sabia que haveria distrbios. Vamos agir conforme foi combinado disse a Tifflor. Enquanto Old Man e a polcia do tempo no nos atacarem, no tomaremos conhecimento de sua presena. Providencie para que nenhum tipo impulsivo aja por conta prpria, provocando uma batalha espacial. As ordens dadas aos comandantes das unidades so bem claras retrucou Tifflor. Nossas naves bloquearo a regio em que se encontra Old Man, para evitar que algum capito de nave mercante se aproxime atrado pela curiosidade. No deixaremos que ningum chegue perto do rob gigante. Bell acenou com a cabea. Parecia satisfeito. Sabia que podia confiar em Tifflor. Mas a experincia e a competncia deste no bastariam para resolver todos os problemas. A figura-chave ainda era Perry Rhodan. O destino do Imprio dependia em grande parte da presena do Administrador-Geral. Tifflor prometeu que manteria Bell constantemente informado sobre os acontecimentos que se verificassem no espao csmico. O Marechal-de-Estado cuidaria exclusivamente dos problemas que surgissem na Terra.

E os problemas no demoraram a aparecer. Uma hora depois de sua conversa, uma multido de milhares de pessoas reuniu-se frente do edifcio principal da Administrao Solar. Agitada, a multido exigia explicaes sobre os ltimos acontecimentos. Bell entregou uma breve nota redao da televiso terrana. Na nota pedia-se calma e circunspeo ao povo. O texto da nota era repetido de hora em hora. O noticirio da noite falou em distrbios e demonstraes. O Parlamento estava reunido em sesso especial. Bell no saa do escritrio. Recusou vrios encontros com grupos de interesses, porque sabia que s ouviria acusaes. Os melhores diplomatas da Administrao foram enviados para todos os cantos, a fim de manter a ordem. Bell duvidava que os diplomatas conseguissem alguma coisa, mas era necessrio aproveitar todas as alternativas para evitar que o caos se generalizasse. Constantemente eram transmitidas notcias das colnias pelo rdio. Os habitantes queriam saber o que estava acontecendo no Sistema Solar. A desconfiana provocada pela supremacia da Terra, que durante muito tempo no se manifestara abertamente, voltara tona. Bell falou pelo rdio com vrios administradores e descobriu que o nmero dos adeptos de Rhodan diminua rapidamente. Enquanto isso a influncia dos que se opunham poltica de Rhodan aumentava cada vez mais. Pouco antes da meia-noite foi preso em Terrnia um homem que tentara pr fogo num edifcio pblico. Uma horda de bbedos tentou tomar de assalto a embaixada rumalense, porque o Administrador de Rumai defendera publicamente os planos da Administrao. Pouco depois da meia-noite, Mory Rhodan-Abro entrou em contato com Bell. Acabo de ouvir as ltimas notcias principiou Mory sem rodeios. Se as coisas continuarem no mesmo rumo, dentro de alguns dias os acontecimentos na Terra escaparo ao nosso controle. Nos outros planetas do sistema as coisas no devem estar melhores. J ordenei as providncias necessrias para evitar que isso acontea explicou Bell. A nica coisa que Old Man tem de fazer esperar que a anarquia se instale na Terra disse a esposa de Rhodan. Neste momento Gwydlin Grichert est fazendo um discurso perante o Parlamento. Apesar da hora avanada, todos os administradores compareceram sesso. O discurso de Grichert constantemente interrompido pelos aplausos. No tive tempo para acompanhar a sesso. Grichert mencionou pela primeira vez as leis de emergncia que regulam a sucesso de meu marido em caso de morte informou Mory. Bell arregalou os olhos. Ser que desconfia de alguma coisa? No sei respondeu Mory. H tempos suspeitamos de que Grichert mantm boas relaes com os aconenses, talvez at mesmo com a Condos Vasac. A Condos Vasac era uma organizao secreta de fins criminosos, que h anos trabalhava contra o Imprio Solar. Era principalmente a USO que se interessava por estes perigosos inimigos da humanidade. No posso mandar prender Grichert disse Bell em tom hesitante. Por enquanto no temos prova de que tenha infringido a lei. Alm disso, no momento, um escndalo s nos poderia prejudicar. J pensei em falar no Parlamento anunciou Mory. Qual a sua opinio?

Em condies normais uma mulher pode conseguir muita coisa reconheceu Bell. Principalmente uma mulher bonita. Mas no caso tenho minhas dvidas de que consiga despertar as simpatias dos adversrios. conhecida como possuidora de um ativador de clulas e chefe do sistema de Eugaul. Enfrentou corajosamente uma srie de conflitos. Se a esta altura quiser desempenhar o papel da mulher indefesa e seria o nico meio de conseguir alguma coisa com os administradores , ningum acreditar. Receio que sua interveno at piore a situao. Hoje o dia primeiro de fevereiro disse a esposa de Rhodan. Todo mundo j sabe que amanh o Administrador-Geral prestar declaraes perante o Parlamento. J imaginou o que poder acontecer se a promessa no for cumprida? Seria o desastre total. Em toda parte confia-se no Administrador-Geral. As pessoas acreditam que amanh Rhodan endireitar a situao. Nem me atrevo a pensar em Heiko Anrath murmurou Mory. *** Na manh do dia primeiro de fevereiro, Heiko Anrath acordou depois de ter dormido profundamente durante doze horas. O hipnocapacete estava pendurado numa armao junto cama. Anrath sentia um gosto desagradvel na boca. Mas sentia-se descansado. Bocejou e perguntou quando viria o Dr. Copson para trabalhar com ele. Aos poucos Anrath foi-se lembrando do que acontecera antes de ele adormecer. Adotara um comportamento estranho e o Dr. Copson lhe aplicara uma injeo. Meus nervos entraram em pane, pensou Anrath. A idia no o incomodou. Era um sinal de que o remdio injetado ainda fazia efeito. Isso tambm explicava o estranho sentimento de descontrao que tomara conta dele. Naquele momento no se importaria nem um pouco em aparecer no papel de Perry Rhodan. Anrath afastou a coberta e levantou-se. Estava um pouco tonto e as solas dos ps nem sentiam o contato do piso frio. Anrath teve a impresso de que caminhava sobre esteiras de borracha. Os ouvidos zumbiam. Anrath dirigiu-se ao banheiro que ficava ao lado do quarto. Abriu a ducha e ouviu algum entrar no quarto. Mr. Anrath! chamou a voz conhecida do mdico. Como se sente? Muito bem. respondeu Anrath. Pegou uma toalha e voltou ao quarto. Copson contemplou o engenheiro em silncio enquanto ele se enxugava. Anrath vestiu-se, sentou-se na cama e fitou o mdico com uma expresso indagadora. Seu estado psquico mudar dentro de algumas horas profetizou Copson. Depois que o efeito do medicamento passar, o senhor voltar a enfrentar as mesmas dificuldades. Anrath levou a toalha ao banheiro. Era o que eu imaginava disse atravs da porta aberta. Mas, pelo menos, j sabemos o que temos de fazer para que eu esteja preparado para comparecer amanh perante o Parlamento. Copson soltou uma risada forada. Acha mesmo que uma simples injeo resolver tudo? No resolve. Quando estiver falando no Parlamento, no pode estar sob a influncia de medicamentos. H um bom nmero de cientistas entre os administradores, e estes certamente seriam capazes de interpretar os sintomas. Alm disso haveria o perigo de o senhor cometer um erro grave. No estaramos em condies de prever o que vai fazer.

Se no me aplicarem nenhuma injeo, os senhores podem prever retrucou Anrath, irnico. Tero certeza absoluta de que fracassarei. O Dr. Copson suspirou. Parecia preocupado com seus problemas. Desde o incio no concordei que lhe confiassem esta misso disse. Afinal, o senhor no possui as mesmas faculdades de Perry Rhodan. Depois de dez anos de treinamento ainda estaramos no ponto em que comeamos. Anrath voltou ao quarto e deixou-se cair na cama. Sabia que Copson no simpatizava com ele, mas no compreendia que o mdico pudesse manifestar sua opinio com tamanha franqueza. Sempre estranhara as reaes de Copson. E suas ltimas palavras representavam uma posio negativa diante dos planos de Allan D. Mercant. O senhor se sentir aliviado se eu lhe disser que o hipnotreinamento terminou prosseguiu o Dr. Copson. Amanh viajar para a Terra. Parece que o Marechal Solar Mercant reconheceu que no ltimo dia no poder aprender mais nada. Anrath olhou para o teto. As observaes do Dr. Copson no o atingiam. O senhor dispe de dez horas para fazer um trabalho de auto-aperfeioamento disse o Dr. Copson. Daqui a dez horas o Major Santanjon vir busc-lo para coloc-lo a bordo da Teodorico II, cujo nome foi mudado para Crest IV. As ltimas horas antes da partida o senhor passar no interior da nave. Durante as dez horas terei de permanecer neste quarto? quis saber Anrath. Copson sacudiu a cabea. Pode dispor de todas as salas de aula. Fique vontade para ler na biblioteca ou assistir a filmes. Aproveite bem as horas que ainda lhe restam. Ningum sabe o que acontecer amanh na Terra. *** Allan D. Mercant no se surpreendeu quando soube que Mory Rhodan-Abro descera na Lua e fora para bordo da Teodorico II. A esposa de Rhodan certamente queria acompanhar a viagem, para ajudar Anrath dando-lhe conselhos. Mercant tambm resolvera acompanhar o engenheiro em sua viagem Terra. Desde o momento em que Old Man aparecera nas fronteiras do Imprio Solar, a Segurana Solar estava trabalhando a todo vapor. O nmero dos agentes e especialistas que trabalhavam para a organizao no era suficiente para controlar todas as reas de risco. O tumulto lavrava no Imprio Solar. Mercant certificou-se de que ainda faltavam trs horas para a partida da falsa Crest IV. Parar de preocupar-se com as notcias sobre distrbios e violncias que chegavam constantemente. No se passava um minuto sem que chegasse uma notcia preocupante. Mercant incumbira Nata de processar os acontecimentos mais importantes. Era o nico meio de concentrar a ao da Segurana Solar nos pontos crticos. No momento tudo indicava que a anarquia se instalaria no Sistema Solar. Na Terra muita gente largara o trabalho. Nas ruas, os chefes das seitas anunciavam o fim do mundo, embora ningum soubesse realmente o que estava acontecendo. Os adversrios de Rhodan largaram inmeros boatos. Segundo um desses boatos, uma gigantesca frota inimiga, formada por 300.000 naves vinda da grande nuvem de Magalhes, aproximavase do Sistema Solar. Alguns jornais chegaram a informar que o Sol se transformaria numa nova. At mesmo os homens mais sensatos eram incapazes de saber o que era verdade e o que era mentira. O Parlamento permanecia em sesso quase ininterruptamente.

Nas ltimas horas o ambiente na Terra tinha-se acalmado um pouco. Reginald Bell dirigira-se populao atravs da televiso terrana, informando que Rhodan devia chegar a qualquer momento. Diante desta notcia a situao se estabilizara. Mercant nem se atrevia a pensar no que aconteceria no momento em que Heiko Anrath sasse da Teodorico II para dirigir-se ao Parlamento. O videofone deu o sinal de chamada. Mercant desligou o aparelho. Cumprimentou com um aceno de cabea. Esperava mesmo que a senhora entrasse em contato comigo disse. Fico satisfeito por ter vindo. Talvez possa ajudar Anrath. Est trancado em seu camarote informou Mory. Depois que o efeito do remdio passou, voltou a ficar como antes. Tomara que no se suicide. No adianta entrarmos l fora disse Mercant. Provavelmente Anrath quer sossego. Quando pousarmos na Terra, sair do camarote. O rosto de Mory parecia desmanchar-se. Mercant passou as mos pelos olhos. Estava na hora de descansar um pouco. O chefe da Segurana conhecia perfeitamente os sintomas do esgotamento mental. O homem no podia ser tratado como uma mquina, mesmo que usasse um ativador de clulas. No consigo livrar-me da impresso de que fracassaremos em toda linha disse Mory. Bem que eu gostaria de poder mandar este homem de volta ao seu emprego, Allan. Mercant sabia que Mory s abandonaria no ltimo instante a esperana de que Rhodan regressasse em tempo. Amanh tudo ser diferente murmurou. No devemos ser pessimistas. Anrath dar conta da tarefa. Falei com o Major Santanjon informou Mory. Ele duvida de que Anrath chegue a subir na tribuna do Parlamento. Santanjon um excelente instrutor respondeu Mercant. Mas nunca o vi acreditando no sucesso de uma misso. Sempre duvida de si mesmo e do seu trabalho. Por isso um dos homens mais competentes da estao Luna I. Isso tambm se aplica ao Dr. Copson? Ele tambm acha que Anrath no capaz de cumprir a tarefa? Mercant estava ficando aborrecido. Por que seus colaboradores eram to duros no julgamento de Anrath? Por que faziam questo de compar-lo com o AdministradorGeral, em vez de faz-lo com o ssia de Rhodan que sofrer um acidente? Um forte zumbido interrompeu suas reflexes. Mercant viu que era uma ligao importante da Terra. Certamente Reginald Bell queria falar com ele. Mercant pediu licena a Mory e preparou-se para receber outras notcias desagradveis da Terra. *** Algum bateu levemente porta. Heiko Anrath levantou a cabea. Era a terceira vez, desde que se trancara em seu camarote na Teodorico II, que tentavam convenc-lo a abrir a porta. At ento no respondera s batidas e aos que o chamavam pelo nome. Queria ficar s para encontrar-se. As batidas ficaram mais fortes. Mr. Anrath! disse uma voz feminina. Quero falar com o senhor. Anrath teve a impresso de que era a voz de Mory Rhodan-Abro. Hesitou um instante, mas acabou levantando-se e abrindo a porta. Acendeu as luzes. Posso entrar? perguntou Mory. Anrath abriu-lhe passagem.

Naturalmente respondeu. No sabia que a senhora estava a bordo. Cheguei h uma hora. Norg Etron me disse que o senhor se trancou. Fiquei preocupada. A presena de Mory deixou Anrath confuso. No tinha experincia no relacionamento com as mulheres. E o fato de se defrontar com a esposa do homem cujo papel deveria assumir deixou-o ainda mais inseguro. O senhor igualzinho a Perry disse Mory em voz baixa. Na voz tambm no h diferena. S existe uma discrepncia na postura e no modo de falar. Anrath no respondeu. Sabia perfeitamente que ainda estava cometendo erros. Santanjon vivia acusando-o por isso. J foi informado sobre os acontecimentos no Sistema Solar? quis saber Mory. Informaram-me sobre a chegada de Old Man disse Anrath. Sei que nestas condies muito importante que eu aparea perante o Parlamento. Acha que tem chances? Pela primeira vez Anrath teve a impresso de que algum se interessava por ele, e no pelo papel que deveria desempenhar. Fitou Mory com uma expresso agradecida. Graas sua sensibilidade feminina, tinha mais facilidade em compreend-lo. A senhora poderia contar muita coisa a respeito de seu marido disse, entusiasmado. Conhece-o melhor que os homens encarregados de meu treinamento. Foi por isso que vim respondeu Mory, tranqila. Anrath foi ao beliche e pegou uma pasta. Tirou algumas folhas de papel. Tmido, entregou a primeira folha a Mory. Tentei redigir alguns discursos disse, embaraado. Santanjon me entregou vrios textos para decorar, mas no consigo familiarizar-me com eles. Sem dizer uma palavra, Mory ps-se a ler o texto escrito pelo antigo encarregado dos controles. Anrath mordeu o lbio ao v-la sacudir a cabea, triste. No nada mau disse. Mas meu marido no falaria assim. Ser que falaria assim? perguntou Anrath, desanimado, e entregou-lhe os discursos preparados por Santanjon. Mory deu uma olhada nos discursos e acenou com a cabea. A simpatia que Anrath sentira por ela desapareceu de repente. Desconfiou de que tinha vindo a pedido de Santanjon. De repente Mory levantou os olhos e encarou-o. Anrath ficou vermelho. Vim para ajudar afirmou a esposa de Rhodan. Anrath percebeu que no seria fcil esconder seus pensamentos dessa mulher. J vivera muito para deixar-se enganar por qualquer um. Que tal se fizssemos mais alguns exerccios? sugeriu Mory. Eu lhe digo o que estiver fazendo errado e o senhor tenta corrigir. Mory estendeu-lhe a folha com o discurso preparado por Santanjon. Anrath pegou-o com as mos trmulas. Pode comear disse Mory. Anrath comeou a falar com a voz insegura. Aos poucos foi-se acalmando e ps mais sentimento nas palavras. Tinha certeza de que nunca falara to bem. Isto lhe dava mais segurana. Passou a escolher cuidadosamente os trechos em que devia pr mais nfase e fez algumas pausas. Quando levantava a voz, passava os olhos por um pblico imaginrio. Um momento! interrompeu Mory. Fale mais devagar e procure ser objetivo. raro Perry tentar alcanar um efeito enfatizando certas palavras.

Pensei... pensei que desta vez me tivesse sado bem. Anrath baixou a mo que segurava o papel: Alguma coisa me dizia que estava quase acertando. Como Heiko Anrath o senhor saiu-se muito bem respondeu Mory. Acontece que o Administrador-Geral cujo papel deve desempenhar se chama Perry Rhodan. *** Reginald Bell observava na tela a gigantesca nave, enquanto ela se imobilizava. Bilhes de seres humanos acompanhavam ansiosos esta transmisso de mbito mundial. Bell no fora capaz de ir ao porto espacial para cumprimentar o falso Rhodan. Alm disso, no escritrio da Segurana Solar poderia agir mais depressa caso houvesse algum incidente. O Marechal-de-Estado no se lembrava de j ter estado to nervoso. Seu corao palpitava enquanto acompanhava os acontecimentos mostrados na tela. Os operadores das cmaras apresentaram um close-up da eclusa de ar. Dentro de instantes o Administrador-Geral sair desta eclusa disse o locutor. O regresso de Perry Rhodan ps fim aos boatos sobre sua morte. Rhodan e seus companheiros dirigir-se-o imediatamente Administrao Solar e o AdministradorGeral far um discurso perante o Parlamento. Um dado interessante: desde que a Crest chegou, reina a calma em todas as partes do mundo. A humanidade aguarda ansiosamente o discurso do grande terrano. Bell suspirou. Quem sairia da eclusa no seria Perry Rhodan, mas um homem desesperado chamado Heiko Anrath, que deveria desempenhar o papel do AdministradorGeral. As cmeras mudaram o enfoque, mostrando a multido que comparecera ao porto espacial. Eram aqueles habitantes de Terrnia que preferiam acompanhar os acontecimentos ao vivo. Era bem verdade que s veriam Rhodan de longe. Na opinio de Bell o maior perigo eram as imagens tiradas de perto. A emisso era transmitida diretamente para o plenrio do Parlamento. Os administradores ali reunidos detectariam imediatamente qualquer sinal de insegurana do Administrador-Geral. Reginald Bell cancelara todas as reunies e audincias. Queria acompanhar a chegada de Anrath e sua apresentao perante o Parlamento. Caso Anrath conseguisse desempenhar satisfatoriamente seu papel no porto espacial, Bell participaria da sesso do Parlamento. A eclusa abriu-se e dela saram alguns robs especiais que costumavam acompanhar Rhodan nas solenidades oficiais. Depois dos robs saram quatro tripulantes. Movimentavam-se descontraidamente. Bell suspirou aliviado. Sabia que podia confiar nas tropas de elite. A guarda de robs que acompanha Rhodan j entrou em posio disse o locutor. Acompanhar o Administrador-Geral ao veculo que o levar Administrao Solar. A imagem mudou. Bell viu o planador estacionado perto do supercouraado. Anrath teria de percorrer uns setecentos metros antes de entrar no veculo, onde estaria protegido. Naquele trecho seria acompanhado pelas cmeras da televiso terrana. Qualquer movimento em falso serviria para alertar os administradores desconfiados. Bell sentiu que estava ficando tenso. O que aconteceria se Anrath perdesse o controle dos nervos e se recusasse a participar dos planos? Por que Anrath demorava tanto em sair da eclusa? O elevador antigravitacional j estava parado junto ao passadio, pronto para receb-lo.

Neste instante um alvio imenso toma conta de todos ns disse o locutor. At mesmo os adversrios reconhecem a importncia da presena de Rhodan na situao em que nos encontramos. De repente um vulto apareceu na eclusa. Parecia indefeso e insignificante diante dos robs. Era um homem parecido com Perry Rhodan. Bell fechou os olhos. No queria ver o fracasso de Heiko Anrath. No podia ver! *** A variedade de rudos que chegava a ele no interior da eclusa condensou-se numa vaga acstica que se fechou sobre ele, enquanto se forava para sair para o passadio. A claridade da luz solar o fez piscar os olhos. As figuras atarracadas dos robs comearam a movimentar-se em direo ao elevador assim que Anrath saiu da eclusa. Anrath teve a impresso de que a voz de Mercant e Mory ainda soava aos seus ouvidos. Os dois o haviam alertado para que se dirigisse o mais depressa possvel ao planador. No deveria parar no caminho. Anrath saltou para o elevador e ficou de p, empertigado, sobre a plataforma. Parecia um sonho fantstico. A esfera gigantesca da falsa nave-capitnia abaulava-se em cima de sua cabea. Do outro lado do porto espacial viam-se os edifcios quadrados dos controles e das torres de comando. O ssia de Rhodan estava to tenso que bastaria qualquer incidente para faz-lo entrar em colapso. S desejava uma coisa: que aquilo passasse quanto antes. O elevador saiu com um solavanco. O rosto de Anrath continuou impassvel. Quando o elevador tocou o cho, os robs formaram alas. Anrath saiu movimentando-se automaticamente. Teve a impresso de que o cho em que pisava estava balanando. Era como se caminhasse beira de um abismo. O planador parecia estar muito longe. Anrath viu pelos cantos dos olhos alguns tcnicos do porto espacial levantarem as mos em cumprimento. Teve medo de retribuir os cumprimentos. Receava que qualquer movimento intil pudesse ser o fim. Numa terrvel alucinao, via centenas de milhares de homens que assistiam a tudo do lado de fora do porto espacial correrem em sua direo, gritando que haviam descoberto a encenao. Dois oficiais graduados da Administrao Solar estavam sua espera junto ao planador. Anrath no sabia se tinham sido informados. Cumprimentaram respeitosamente. Anrath foi obrigado a retribuir com um aceno de cabea. Fazia votos de no ter errado. Esquecera tudo que lhe fora ensinado sobre o procedimento que o Administrador-Geral costumava adotar. Quando Anrath ia entrar no planador, dois reprteres enfiaram-se entre ele e os robs. Por favor, senhor, uma pequena informao gritou um dos dois. Qual foi o resultado da luta com os agentes de cristal? Deixemos para mais tarde! resmungou Anrath, contrafeito. Em seguida afundou no assento macio do planador. Sua respirao era pesada. Os robs afastaram os reprteres e a porta do planador fechou-se. Logo ficou mais quieto em torno de Anrath. Um dos dois oficiais sentou-se junto direo. s vezes estes reprteres se tornam inconvenientes, senhor disse enquanto dava partida no motor.

Anrath fitou-o perplexo. Uma onda de calor subiu-lhe cabea quando se deu conta de que o homem que lhe dirigira a palavra viajava com um ssia de Perry Rhodan. Certamente o outro oficial tambm no fora informado. Anrath cerrou os dentes, amargurado, ao compreender o que isso significava. Mercant queria submet-lo a um teste final. Se os dois oficiais notassem que o homem que estavam levando Administrao no era Rhodan, ento no valeria a pena fazer Anrath enfrentar o Parlamento. Anrath teve de fazer um esforo para no tremer. Bem devagar, como se um gesto abrupto pudesse despertar desconfianas, enxugou o suor da testa. Muita coisa aconteceu na Terra durante sua ausncia disse o outro oficial. Anrath ficou apavorado ao v-lo sentar na poltrona a seu lado. Nem se atrevia a olhar para ele. J me disseram respondeu. Prestou ateno ao tom da prpria voz. Ser que falara certo? Meu Deus, que insegurana! Mesmo sem querer, teve de olhar para o homem ao qual acabara de dirigir a palavra. O oficial retribuiu o olhar. Anrath viu as divisas de major pregadas no uniforme. Isso vai mudar logo disse o homem, confiante. Anrath confirmou com um gesto. Sem dvida conseguiu dizer. Assim no possvel, pensou Anrath. No havia um tremor esquisito nos cantos dos olhos de seu interlocutor? Ser que ele sabia que o homem sentado a seu lado no era Perry Rhodan? Quanto tempo ainda levaremos para sair daqui?, pensou o engenheiro, ansioso. Finalmente o planador comeou a subir. Anrath tentou fingir-se de desinteressado das coisas que o cercavam. Era a primeira vez que via o porto espacial de Terrnia. Mas para o homem cujo papel devia desempenhar ser levado do porto espacial ao seu escritrio era uma coisa corriqueira. O planador sobrevoou os primeiros edifcios. Anrath estava satisfeito porque os homens que o acompanhavam permaneciam calados. Sabiam que a esposa de Rhodan e Allan D. Mercant estavam sua espera numa sala ao lado do gigantesco plenrio do Parlamento. O chefe da Segurana e Mory tinham ido na frente. Anrath fazia votos de que Reginald Bell tambm estivesse l. O senhor deve estar lembrado do caso Lansom disse de repente o major que ia ao lado de Anrath e deu uma risada. Lansom foi libertado. Anrath emitiu um rudo abafado. O oficial pretextava uma conversa para test-lo. Anrath no acreditava que fosse uma simples coincidncia. Os dois homens que o acompanhavam eram muito competentes. Certamente j estavam desconfiados. Naquele momento sentiu-se grato pelas informaes que o Dr. Copson lhe transmitira. J comeou de novo com suas invenes? perguntou no tom mais calmo possvel. Lembro-me de que nos criou muitos problemas com seu secontrom. Naquele tempo ocupamos juntos a base de Lansom, senhor. Deve estar lembrado de mim. Naturalmente. o Major Protkline. Na poca ainda era capito. Foi o caso Lansom que lhe rendeu a promoo. Protkline acenou calmamente com a cabea. Parecia que no sabia o que estava acontecendo com Perry Rhodan. Anrath ficou desesperado. O major estava se arriscando. Provavelmente entraria em contato com Mercant, para inform-lo de que por algum motivo que no se conseguia explicar Rhodan estava mudado.

Anrath resolveu tomar a iniciativa. Qual o problema, major? perguntou em tom benevolente. Certamente no est aqui para testar minha memria. Protkline estremeceu. Mexeu nervosamente na regulagem do assento. Cheguei a pensar... pensei... desculpe, senhor. Os ltimos acontecimentos me deixaram um tanto confuso. Anrath conseguiu sorrir. Isso bem compreensvel, major disse. Protkline ainda no tinha certeza, mas continuava desconfiado. Anrath se divertia. Resolveu informar Mercant sobre o incidente antes de subir tribuna. O chefe da Segurana certamente no deixaria de reconhecer que seria impossvel convencer os administradores. Anrath no estava mesmo em condies de desempenhar satisfatoriamente o papel de Rhodan. A prova disso era o encontro com o Major Protkline. J estamos chegando disse o oficial que pilotava o planador. Mr. Bell deu ordem de pousarmos na rea oficial. Est certo respondeu Anrath em tom forado. Sentiu o olhar de Protkline pousado nele. No sabia por que ainda estava preocupado. Talvez j tivesse sido desmascarado. Afinal, bilhes de seres humanos o tinham visto caminhar para o planador. Era bem possvel que Mercant s esperasse o momento de dizer-lhe que a triste encenao chegara ao fim.

7
Reginald Bell entrou na pequena sala de conferncias que ficava logo atrs do auditrio da Administrao Solar. Robs montavam guarda junto porta. Mercant, Mory Rhodan-Abro e vrios oficiais previamente informados j tinham chegado. Nenhum dos presentes parecia muito confiante. Heiko Anrath chegaria dentro de instantes. Na opinio de Bell, por enquanto Anrath no fora muito convincente no papel do AdministradorGeral. Mas o Marechal-de-Estado no pde deixar de reconhecer que Anrath ainda no fora submetido a um teste de verdade. Esperava mesmo que o senhor viesse disse Mory ao receber o velho amigo de Rhodan. Deve convencer Allan para que cancele o comparecimento de Anrath perante o Parlamento. Pode arranjar uma desculpa para tranqilizar os administradores. Como acha que isso poderia ser feito? quis saber Bell. Os deputados sabem que o Administrador-Geral vem para c. Acha que a esta hora ainda conseguiramos engan-los? J tarde para cancelarmos a ao de Anrath. O senhor o viu caminhando para o planador? perguntou Mory. No vi tudo. Muitas vezes fui obrigado a fechar os olhos de to nervoso que estava. Mas acho que por enquanto deu certo. Os administradores esto relativamente calmos. De qualquer maneira haver uma catstrofe afirmou Mory. Se a atuao de Anrath no for interrompida logo, a catstrofe ser ainda maior. Mercant estava sentado junto a uma mesa com a cabea apoiada nas mos. Falou em tom enftico, sem olhar para Bell. Gostaria de poder transferir a responsabilidade a outra pessoa. Respeito seu ponto de vista, Mory, mas ainda acho que devemos dar uma chance a Anrath. Mory foi para perto de Reginald Bell e colocou a mo sobre seu brao. Parece que quem vai decidir o senhor disse. O silncio foi tamanho que Bell ouvia o zumbido de vozes vindo da sala maior. Antes que pudesse dar uma resposta, a porta abriu-se. Heiko Anrath entrou. Os robs ficaram no corredor. O Major Protkline nos desmascarou exclamou Anrath. Desconfiou logo. Se assim, por que Protkline no veio para alertar-nos? perguntou Mercant, espantado. Explicou-lhe o que est acontecendo? No respondeu Anrath. Fiz o possvel para dissipar as suspeitas do major. Parece que conseguiu observou Mercant, satisfeito. Do contrrio Protkline j teria vindo para c. Bell aproximou-se do ssia de Rhodan. Os administradores esto sua espera disse. Ainda pretende dirigir-lhes a palavra? Acho que sou obrigado cochichou Anrath. Estava com o rosto plido e transpirava fortemente. Ns o acompanharemos at a porta disse Bell. Dali em diante ficar a ss com a guarda de robs e os administradores. Allan D. Mercant levantou os olhos. A deciso fora tomada. Heiko enfrentaria o Parlamento. Mas ningum podia prever o que iria acontecer no salo do plenrio.

Fiquem aqui disse Bell aos oficiais reunidos na sala. Depois da sesso recebero novas instrues. O Marechal Solar Mercant e Mory Rhodan iro ao plenrio comigo e com Mr. Anrath. Os trs homens e Mory saram. Bell observava discretamente Anrath. A marca das canseiras dos ltimos dias estava estampada no rosto do engenheiro. Bell gostaria de saber o que se passava em sua cabea naquele momento. Atravessaram o corredor. Bell abriu a porta que dava para o auditrio. Mandou que os robs fossem na frente. As vozes baixas que se faziam ouvir no salo silenciaram imediatamente. Os administradores esperavam que depois dos robs entrasse Rhodan. V diretamente tribuna disse Bell. O rosto de Anrath ficou encovado. O engenheiro estendeu as mos, dando a impresso de que procurava alguma coisa em que apoiar-se. V logo! chiou Bell. Anrath cambaleou. Bell e Mercant olharam-se. Era o fim. Anrath entraria em colapso de novo. No deixem que ele saia disse Mory com a voz estridente. Anrath saiu andando. Atravessou a pequena porta que dava para o plenrio do Parlamento. Mercant, Bell e Mory ficaram junto porta para observ-lo. S viam as costas de Anrath enquanto ele caminhava para a tribuna. Est indo muito devagar gemeu Bell. Por que no anda mais depressa? Heiko Anrath parou junto aos microfones. Vim para inform-los a respeito dos acontecimentos que se verificaram na grande nuvem de Magalhes principiou com a voz bem forte. Alm disso quero que saibam quem so os condicionados em segundo grau e quais so seus objetivos. Depois que tiverem ouvido minhas explicaes, compreendero melhor as coisas. As trs pessoas que permaneciam junto porta entreolharam-se. Ele fala que nem Rhodan! exclamou Mory. Mercant virou-se, bastante abalado. Ouam! gritou Bell enquanto abraava o chefe da Segurana. Ele conseguiu! Pelos planetas do Universo! No que conseguiu mesmo?

8
Mais tarde Heiko Anrath seria incapaz de explicar a mudana que houvera dentro dele. Enquanto caminhava para a tribuna, um sentimento de segurana penetrara em sua mente. Anrath empertigara-se involuntariamente e passara a caminhar bem ereto. Afinal, nunca cometera qualquer erro grave como encarregado dos controles das bombas de Saara XI e tambm haveria de dar conta dessa tarefa. Nunca se soube se foi por obstinao, medo ou talvez at vaidade que Heiko Anrath se transformou num ssia perfeito de Rhodan. Talvez tivesse sido o instinto da conservao da espcie, profundamente enraizado em todos os seres, que tivesse eliminado suas dvidas. Assim que pronunciou as primeiras palavras, ficou admirado com o tom da prpria voz. Sabia que estava falando que nem Perry Rhodan. Leu calmamente o texto que o Major Santanjon redigira para ele. Relatou com a maior franqueza o que tinha acontecido na grande nuvem de Magalhes. Ressaltou que a humanidade estava em perigo por causa de um equvoco da polcia do tempo. No deixou de mencionar que Old Man, que acabara de voltar Via Lctea, estava sob o controle de seis vigilantes de vibraes e representava um tremendo perigo. No sabemos quando ser desfechado o ataque! gritou para os deputados. Mas temos certeza de que ele vir. E este ataque no atingir somente a Terra, mas todos os mundos colonizados. A humanidade est em perigo. Estou desapontado com o comportamento de certos administradores que nem num momento destes conseguem esquecer as brigas e pequenas invejas. Para enfrentar a ameaa, teremos de unir a humanidade. Os deputados que tinham promovido manifestaes contra Rhodan permaneceram em silncio, constritos. Aplausos se fizeram ouvir nas fileiras dos administradores leais a Rhodan. Anrath olhou ligeiramente para o texto e prosseguiu. No acham lamentvel que alguns dos senhores mais uma vez tenham dado mais importncia s suas ambies polticas que ao bem comum? Ser que sempre teremos de defrontar-nos com um inimigo mortal, para que se compreenda que somos todos humanos, quer sejamos indivduos adaptados ao ambiente de Siga ou colonos que vivem em Rumal? Anrath interrompeu-se diante de um sinal do presidente da sesso. Sei que seu discurso ainda no terminou disse o presidente. Acontece que o administrador que governa o sistema de Sempron, Gwydlin Grichert, pediu a palavra em carter extraordinrio. Murmrios de protesto fizeram-se ouvir. Era extremamente indelicado Grichert querer entrar em cena justamente num momento destes. Anrath acreditava que o fantico administrador vindo do grupo das Pliades devia ter um motivo muito srio para pedir a palavra naquele momento. Grichert saltou da poltrona. Seu rosto enorme assumira uma cor vermelho-brilhante. Compreendo que estejam aborrecidos gritou para o plenrio. Mas no demoraro a compreender que no posso ficar sentado. Grichert passou correndo pelas fileiras de deputados. Parou bem frente de Anrath. Os olhos afundados nas rbitas chispavam.

Este homem gritou com a voz se atropelando no Perry Rhodan. A estas palavras seguiu-se um tumulto indescritvel. *** A euforia de Reginald Bell cedeu lugar consternao quando ouviu a acusao formulada por Grichert. Incrdulo, olhou para a sala de sesses. Como Grichert descobrira a verdade? E agora? perguntou Mercant, desesperado. Teve de levantar a voz para superar o barulho vindo da sala de sesses. Os administradores levantaram e exigiram explicaes. Alguns reprteres conseguiram chegar tribuna, mas foram detidos pelos robs de Rhodan. Grichert estava de p ao lado de Anrath, com as mos nos quadris. O sorriso de desprezo que esboou dava um aspecto repugnante ao seu rosto. O presidente da sesso tentava em vo fazer-se ouvir no meio do barulho. As cmeras de televiso continuavam a transmitir o espetculo para o mundo. Reginald Bell imaginava que naquele momento sete bilhes de seres humanos prendiam a respirao. Alguns administradores tentaram tomar de assalto a tribuna. Nos fundos da sala alguns adeptos de Grichert entraram em luta corporal com os encarregados da segurana. Precisamos tirar Anrath de l disse Bell. No ser capaz de enfrentar a situao. Amaldioou Grichert, que frustrara o plano justamente no momento em que Anrath aprendera a desempenhar seu papel. Bell nem se atrevia a pensar nas conseqncias do fracasso. Provavelmente o grupo de Grichert assumiria o poder dentro de algumas horas. De repente a sala de sesses ficou em silncio. Bell virou-se abruptamente. Deixou cair o queixo. Os robs que protegiam Anrath retiraram-se. Isto s podia significar que o engenheiro os mandara embora. Em seguida Bell olhou para Anrath. Os lbios do ssia de Rhodan crisparam-se no sorriso tpico do AdministradorGeral. Anrath levantou o brao. At parecia que Bell via Perry Rhodan sua frente. Estou indefeso diante dos senhores disse Anrath. Vamos comportar-nos como gente civilizada. Faam o favor de voltar aos seus lugares, para que possamos esclarecer o que levou Mr. Grichert a tomar essa atitude. Perry Rhodan em carne e osso! exclamou Reginald Bell. Um brilho de esperana surgiu nos olhos de Mercant. Talvez consiga convenc-los murmurou o chefe da Segurana. Enfrentando Grichert? Bell deu de ombros. No acreditava. *** Heiko Anrath sabia que teria de lutar, seno estaria tudo perdido. No tomou conhecimento da expresso odiosa dos olhos de Grichert. Sentiu que aquele homem era o inimigo mais perigoso com que se defrontava naquele momento. Se conseguisse pr Grichert fora de ao, estaria tudo em ordem. Antes de mais nada precisava saber como o administrador descobrira a verdade. Alm disso era importante verificar se Grichert podia provar suas acusaes. Vamos ouvir o que o administrador Grichert tem a dizer! exclamou Anrath.

Em seguida cedeu o lugar junto ao microfone. Gwydlin Grichert parecia ter esperado este momento. Segurou o microfone com uma das mos, enquanto a outra agitava alguns documentos. Quando este homem entrou principiou, apontando novamente para Anrath , acreditei da mesma forma que os senhores que era mesmo Perry Rhodan que tinha voltado. Senti um enorme alvio, pois mesmo como adversrio poltico do Administrador-Geral no posso deixar de reconhecer que no momento sua presena muito importante para o Imprio. Anrath passou os olhos pela sala para ver a reao dos administradores. Grichert certamente no possua muitos adeptos. Mas se fosse bem-sucedido em sua apresentao poderia contar com o apoio de todo o Parlamento. Anrath virou a cabea e viu Mercant e Bell fazerem sinais. Queriam que ele se retirasse. Anrath no tomou conhecimento dos sinais. H poucos minutos prosseguiu Grichert um dos funcionrios da casa trouxe alguns documentos enviados s pressas por meus amigos de Terrnia. Antes de passar ao exame destes documentos, gostaria de pedir a presena do Marechal-de-Estado Bell. Tenho algumas perguntas. Bell entrou imediatamente. Provavelmente s esperara a oportunidade de enfrentar Grichert no lugar de Anrath. Lanou um olhar de alerta para o ssia de Rhodan. verdade que o senhor deu ordem para que cinco mil naves comandadas pelo General Ems Kastori permanecessem na grande nuvem de Magalhes, senhor? perguntou Grichert assim que viu Bell junto ao microfone. Isso no nenhum segredo retrucou Bell, calmo. No deve ser difcil saber se o cruzador ligeiro Akiri pertencia a esse grupo de naves disse Grichert. Alm disso o centro de computao positrnica que nos mantm informados a qualquer momento sobre a posio das unidades da Frota Solar certamente poder confirmar que um certo sargento Kim Schachtner pertencia tripulao do Akiri. No vejo aonde quer chegar disse Bell. Grichert voltou a dirigir-se ao plenrio. Eis aqui um diagrama dos impulsos individuais de Schachtner gritou. Se o Marechal-de-Estado Bell quiser fazer o favor de confirmar que a Akiri pertence ao grupo comandado por Kastori, e que a bordo desta nave existe um sargento chamado Schachtner, ele certamente estar em condies de verificar que o diagrama est certo. Foi elaborado por astronautas aconenses que estiveram com Schachtner nas ltimas horas de sua vida. Anrath viu os cantos da boca de Bell tremerem. O Marechal-de-Estado deu ordem pelo interfone para que os dados fornecidos por Grichert fossem verificados. O administrador do sistema de Sempron forneceu prontamente os algarismos relativos aos impulsos individuais de Schachtner. Os aconenses viram-se desacreditados em virtude da propaganda promovida por Perry Rhodan e seus amigos, no curso de vrios anos prosseguiu Grichert. Mas agora v-se que esses aconenses tiveram conscincia de seu dever numa situao perigosa e nos forneceram informaes valiosas. O cruzador ligeiro Akiri estava viajando para a Via Lctea, a fim de consertar algumas avarias sofridas durante as batalhas com os perlians. Quando atingiu os limites da galxia, seus propulsores falharam e houve uma exploso devastadora. Houve poucos sobreviventes, que foram resgatados pela tripulao de uma nave aconense, mas acabaram no resistindo aos ferimentos. O sargento Kim

Schachtner confessou pouco antes de morrer que Perry Rhodan tinha desaparecido misteriosamente enquanto se encontrava a bordo da Crest IV e nunca mais voltara. No dia doze de janeiro deste ano, o Marechal-de-Estado Bell pediu aos tripulantes de todas as unidades que operam na grande nuvem de Magalhes que guardassem sigilo sobre o desaparecimento. Na situao em que nos encontramos, declarou Reginald Bell na ocasio, a presena de Rhodan indispensvel. Grichert fez uma pausa dramtica e prosseguiu em voz alta. Logo, quem nos dirigiu a palavra no foi Perry Rhodan, mas um rob ou um ssia do Administrador-Geral. Reforando as palavras de Grichert, os alto-falantes informaram os deputados de que o cruzador ligeiro Akiri pertencia ao grupo comandado pelo General Kastori, e que o sargento Kim Schachtner pertencia tripulao do Akiri. Um silncio profundo reinou na sala, enquanto os alto-falantes transmitiram as cifras correspondentes aos impulsos individuais de Schachtner, que correspondiam exatamente s fornecidas por Grichert. Um brilho de triunfo surgiu nos olhos de Grichert. Queriam enganar-nos queixou-se. Em vez de cuidar da criao de um governo estvel, os dirigentes perderam tempo simulando o regresso de Rhodan. Heiko Anrath esperou que o tumulto acabasse. A apresentao de Mr. Grichert sem dvida foi muito dramtica disse em tom irnico. Mas suas palavras s confirmam as velhas suspeitas de que ele mantm ligaes estreitas com os aconenses. No h dvida de que o sargento Kim Schachtner morreu a bordo de uma nave aconense. a nica explicao para o fato de o administrador Grichert ter sido capaz de fornecer os impulsos individuais deste astronauta. Mas duvido que Schachtner tenha confessado alguma coisa, a no ser que tenha sido coagido. Mas no pretendo convenc-los com palavras. Peo que vinte administradores que possuam conhecimentos cientficos venham para c. Diante deles me submeterei a um exame minucioso. Peo aos funcionrios da casa que tragam um aparelho de raios X e um registrador de impulsos. O senhor no se atrever! chiou Grichert. Os vinte homens que o examinaro sero escolhidos por mim. um direito seu retrucou Anrath. Enquanto os aparelhos estavam sendo trazidos, vinte administradores reuniram-se junto tribuna. Grichert falou com eles em tom exaltado. Sem dizer uma palavra, Heiko Anrath colocou-se frente do aparelho de raios X. Como vem, no se trata de um rob disse Reginald Bell. Verifiquem se no usa uma mscara de esqueleto! gritou Grichert. Dois homens puseram-se a examinar Anrath. um ser humano disse um deles em tom spero. Anrath fitou os homens reunidos junto tribuna. Desta vez foi longe demais disse a Grichert. A radiografia no prova nada afirmou Grichert. Vamos ver o diagrama dos impulsos individuais. Anrath se identificara tanto com seu papel que nem se espantou com a segurana que exibia. Em algum canto do crebro as velhas dvidas e angstias ainda tentavam abrir caminho, mas Anrath reprimiu todos os sentimentos capazes de tra-lo. Nem sentiu a tremenda tenso psquica a que estava submetido.

O registrador de impulsos individuais desceu sobre um campo antigravitacional. Anrath colocou-se embaixo do capuz. A tela diagramtica instalada na parte superior do aparelho iluminou-se. Os valores apurados foram exibidos nela, de forma bem visvel para cada um dos mil e cem administradores. Anrath sabia que os impulsos de Rhodan eram bem conhecidos. Sua cabea estava coberta pelo capuz. Por isso no via o que se passava na sala. A presso exercida pelo forro suave logo desapareceu. O capuz voltou a subir. Anrath viu o rosto plido de Gwydlin Grichert. O administrador deixara cair o queixo. Continuava a olhar fixamente para a tela diagramtica. Tenho a impresso de que a honestidade de seus amigos aconenses bastante duvidosa disse Anrath em tom irnico. O senhor mesmo provou com a histria do sargento Kim Schachtner que os diagramas de impulsos individuais merecem toda confiana. Grichert recuou para junto do microfone. Anrath compreendeu que tivera certeza do que afirmara. Logo, obtivera suas informaes junto aos mais elevados escales da hierarquia aconense. Era bem possvel que os comandos energticos dos aconenses ou a Condos Vasac estivessem envolvidos nisso. Anrath se perguntou que meios os aconenses teriam usado para obrigar o nufrago Schachtner a falar. Sem dvida o sargento Schachtner foi torturado prosseguiu Anrath. Os aconenses acreditavam que seria possvel aumentar ainda mais os distrbios que se verificavam na Terra, e Mr. Grichert lhes serviu de instrumento. Grichert ergueu os braos num gesto de defesa. Isso no passa de um terrvel engano! exclamou. Dem-me alguns dias para esclarecer tudo. De qualquer maneira deve ter havido um plano de fazer um ssia de Rhodan comparecer perante o Parlamento. H meses o senhor vive falando em planos misteriosos da Administrao Solar disse Anrath em tom de desprezo. Pelo que estou lembrado, nenhuma das suas previses se cumpriu. Grichert atirou a cabea para trs. Aos poucos foi recuperando o autocontrole. Agi assim exclusivamente no interesse da humanidade. disse em tom obstinado. Alguns deputados podem achar que meus mtodos sejam errados, mas peo-lhes que no se esqueam do que est em jogo. Ouviram-se algumas vaias. Os amigos de Grichert no se atreviam mais a apoiar o administrador. O homem vindo do sistema de Sempron acabara de sofrer uma derrota fulminante. Dali em diante dificilmente conseguiria adeptos para qualquer programa poltico. Qualquer um pode enganar-se disse Anrath. Convido-o a colaborar conosco, Mr. Grichert. O ssia de Rhodan enfrentou o olhar do administrador. Finalmente Grichert deixou cair a cabea e abandonou a tribuna sem dizer uma palavra. Vamos esquecer este incidente desagradvel sugeriu Heiko Anrath assim que a tribuna ficou livre. Temos tarefas importantes pela frente. Durante esta sesso promulgarei o estado de emergncia, usando os poderes de que disponho. Peo-lhes que voltem imediatamente aos seus sistemas para organizar a resistncia contra a polcia do tempo. ***

A sesso terminara. Allan D. Mercant olhou para o relgio, incrdulo. Heiko Anrath agentara mais de quatro horas. E no cometera nenhum erro. A televiso terrana transmitira a sesso do Parlamento no somente para todas as partes da Terra, mas para os planetas habitados por homens. No se precisava ser um profeta para prever o resultado do trabalho de Anrath. Graas ao regresso de Rhodan, a humanidade enfrentaria unida o ataque de Old Man e da polcia do tempo. Mercant, Mory e Reginald Bell esperaram que Anrath voltasse da sala de sesses. Bell comunicou-se pelo videofone com Julian Tifflor. Enquanto isso Mory ficava sentada sem dizer uma palavra, olhando fixamente para a frente entre as plpebras semicerradas. Mercant no se lembrara de que alguma vez j tivesse havido uma ligao to forte entre eles. Era por causa do sentimento geral de alvio. A catstrofe fora evitada. A humanidade combateria unida o perigoso inimigo. O senhor sempre defendeu Anrath disse Mory a Mercant. Como se explica que tenha confiado nele quando ningum mais acreditava que pudesse ser bem-sucedido? As pessoas do tipo de Anrath so imprevisveis disse Mercant. Em determinadas condies superam-se a si mesmas. O psicograma de Anrath inclui um fator indeterminvel. Foi por isso que o escolhi entre quatro candidatos. Felizmente foi uma escolha certa. No compreendo que Anrath pudesse mudar completamente dentro de alguns segundos observou Bell, que acabara de desligar o videofone. Mercant ia dar uma resposta, quando a porta se abriu e Heiko Anrath entrou. Estava com os ombros cados. Caminhava arrastando os ps e deixou-se cair na cadeira mais prxima. Seus lbios tremiam, dando a impresso de que no era capaz de dizer uma nica palavra. Mory saltou da poltrona. Encheu um caneco de caf e ofereceu a Anrath. Este jogou a cabea para trs. O que houve com ele? perguntou Bell, espantado. Quando saiu da sala de sesses deve ter-se dado conta do que fez opinou Mercant. Foi um choque. Psicologicamente encontra-se no mesmo estado que apresentava antes da sesso do Parlamento. Quer que chame um mdico? perguntou Mory, preocupada. Mercant respondeu que no. Vamos lev-lo Teodorico II sem que percebam disse. Anrath tem de sair da Terra antes que algum pense em conversar pessoalmente com ele. Espero que logo se recupere. Provavelmente se sentir mais confiante quando compreender que se saiu muito bem. Bell levantou-se e foi at a porta. Mandarei chamar a guarda de robs disse. Anrath tem de sair quanto antes do edifcio da Administrao Solar. Mory inclinou-se sobre o engenheiro e ajudou-o a levantar-se. Depois de se ter colocado de p, Anrath afastou as mos de Mory. Seu corpo balanava. Vamos dar-lhe um microdefletor sugeriu Bell. Ningum deve v-lo neste estado. Dentro de alguns minutos Heiko Anrath foi levado ao planador, protegido por um campo de deflexo. Reginald Bell pilotou o veculo que levou o homem exausto que desempenhara o papel de Rhodan ao porto espacial. Ficou satisfeito por poder atravessar as barreiras sem demora. Deixou Heiko Anrath aos cuidados dos mdicos da nave e

voltou ao planador. Alcanara os limites do porto espacial quando viu a falsa Crest IV comear a subir. Fez uma ligao radiofnica com a Administrao. Esperou que o rosto de um oficial graduado aparecesse na pequena tela de imagem do veculo. Mande espalhar a notcia de que Perry Rhodan partiu para o espao logo aps a sesso do Parlamento, a fim de organizar pessoalmente a resistncia contra Old Man e os vigilantes de vibraes ordenou. Cancele as audincias e discursos que constam da agenda do Administrador-Geral. Bell desligou e deu partida no planador. Enquanto sobrevoava as coberturas dos edifcios de Terrnia, deleitou-se com os escassos minutos de sossego que o vo lhe proporcionava. s vezes pensava em livrar-se de todos os compromissos. Mas justamente naquele momento, quando o verdadeiro Rhodan estava desaparecido, mais se precisava de Reginald Bell. O edifcio da Administrao apareceu bem ao longe. Bastaria uma ligeira presso na direo para que o planador seguisse em outra direo. Bell sacudiu a cabea. No podia ceder a desejos como este. O videofone zumbiu. Bell ligou na recepo. Um major da Frota Solar comeou a falar em tom exaltado. Faa o favor de voltar quanto antes, senhor! exclamou o homem. O Marechal Solar Julian Tifflor acaba de informar pelo hiper-rdio que um dos dolans se separou de Old Man e vem em direo Terra. Bell mordeu o lbio para reprimir o palavro que trazia na ponta da lngua. Estarei a dentro de dois minutos prometeu. Pea a Tifflor que por enquanto no tome nenhuma providncia. Bell acelerou e dali a pouco o planador pousou na cobertura do edifcio-sede da Administrao. Bell se perguntou se a polcia do tempo s estava fazendo um vo de reconhecimento, ou se o ataque era iminente. A resposta s poderia ser dada por Nat. O centro de computao biopositrnico instalado na Lua interpretaria os dados disponveis. Bell saltou do planador e correu para o elevador mais prximo. Sorriu forado ao lembrar-se de que h instantes ainda pensara em fugir daquilo. Provavelmente todo homem que assumia grandes responsabilidades passava por um momento como este. Nem mesmo aqueles que usavam ativadores de clulas estavam livres disso. Bell saiu do elevador e foi ao seu escritrio. Havia alguns oficiais sua espera. As telas de imagem do sistema de rdio-comunicaes estavam acesas. Numa outra tela aparecia um objeto de cerca de cem metros de dimetro, que era perseguido por um bando de pequenas naves. ele! disse Tifflor, zangado, quando viu em uma das telas instaladas na Drusus III que Bell acabara de chegar. Ainda no o atacamos. Sem dizer uma palavra, Bell deixou-se cair na poltrona. J forneceu a Nat todos os dados disponveis? perguntou. J confirmou Tifflor. Bell acenou com a cabea. Dentro de alguns minutos saberemos se voltaremos a negociar ou se atacaremos o dolan. *** O dolan j se encontrava a 600.000 quilmetros de Old Man, quando uma mensagem de Reginald Bell foi recebida na Drusus III. Tifflor ficou sabendo que segundo Nat no valia a pena tentar negociar.

Tifflor j esperara essa informao. Por enquanto tudo indicava que a polcia do tempo seguia padres especiais. Ningum conseguia levar os condicionados em segundo grau a abandonarem uma deciso que tivessem tomado. Mas nem por isso Tifflor deixou de ficar preocupado. No se iludia sobre as foras que se defrontariam de lado a lado no combate. Parecia que os policiais do tempo tinham conscincia de sua superioridade. O fato de terem enviado um nico dolan mostrava o que pensavam a respeito do sistema defensivo dos terranos. Tifflor olhou fixamente para a tela de imagem. Ele e Bell tinham elaborado uma ttica nova a ser adotada, caso um nico dolan se aproximasse da Terra. Tifflor observava o estranho objeto voador, quando este desapareceu das telas. Entrara no espao linear. Tifflor mandou pr em estado de alerta as unidades da frota metropolitana e as plataformas do sistema transmiforme. Era possvel que o dolan retornasse ao universo normal j no interior do Sistema Solar. Dali a alguns minutos o dolan apareceu de novo. Encontrava-se entre duas plataformas voadoras. O vigilante de vibraes, que certamente se encontrava no interior do ser gerado numa retorta, nem tomou conhecimento do bombardeio pelos canhes conversores dessas plataformas. Tifflor sentiu-se indefeso, ao ver o dolan desviar as energias liberadas para o hiperespao e prosseguir vo intacto. As fortalezas do sistema transmiforme no estavam em condies de evitar o desastre. Nesse instante Reginald Bell chamou pelo rdio. Falava mais depressa que de costume. As plataformas falharam afirmou. Deste jeito no conseguiremos deter o dolan. Farei mais uma tentativa de rechaar o vigilante de vibraes antes de passarmos execuo de nosso plano. Tifflor olhava obstinadamente para a tela de imagem. Acha que vale a pena entrar em contato com os policiais do tempo que se encontram a bordo de Old Man? Se eu no chamar dentro de cinco minutos, d as respectivas ordens disse Bell. Se no conseguirmos repelir o dolan, estamos perdidos. Tifflor viu o dolan destruir trs plataformas antes de entrar novamente no espao linear. Um grupo de trinta supercouraados que ia participar da luta no encontrou nada pela frente. Tifflor teve suas dvidas de que a deciso pudesse ser alcanada com as naves de grande porte. Olhou preocupado para Old Man, que continuava estacionado a um milho de quilmetros alm da rbita de Pluto. O que poderiam fazer se os cinco dolans restantes tambm partissem para o ataque? Tifflor preferia nem pensar nos ultracouraados que Old Man poderia lanar na luta. Quando voltou a aparecer, o dolan j estava perto da rbita de Marte. Tifflor olhou para o relgio. S tinham passado cinco minutos. Os policiais do tempo nem tinham tomado conhecimento da proposta de soluo pacfica formulada por Bell. Pareciam decididos a subjugar a humanidade pela fora. Tifflor deu uma ordem dirigida a todas as naves da frota. Os comandantes sabiam o que deviam fazer. No podiam permitir que o monstro de cem metros de dimetro alcanasse a Terra. ***

O General Nikolay Trestinow, comandante supremo das foras baseadas em Marte, raramente era encontrado em seu escritrio. Era um homem pragmtico, que cuidava pessoalmente dos trabalhos que deviam ser realizados. Mais de uma vez dirigira pessoalmente um dos grandes projetores de campo energtico, quando era necessrio descarregar uma nave mercante o mais depressa possvel. Trestinow preferia que os trabalhos burocrticos fossem executados por seus oficiais. Mas nas ltimas horas Trestinow no conseguira sair do escritrio. As coisas comeavam a precipitar-se. Logo depois da denota poltica que Rhodan infligira a Gwydlin Grichert, a situao em Marte parecia ter ficado mais tranqila. Os donos de mais de trs mil naves mercantes tinham assistido apresentao de Rhodan pela televiso. S hesitaram um pouco antes de se declararem dispostos a reiniciar novamente o comrcio em larga escala com o Imprio Solar. Mas dali a uma hora houve novos distrbios. Corriam boatos de que a polcia do tempo iria atacar a Terra. As declaraes tranqilizadoras de Trestinow no adiantaram nada. H instantes o dolan que partira de Old Man sara do semi-espao perto de Marte. Fora detectado at mesmo a bordo das naves mercantes que no dispunham de equipamentos sofisticados. Antes que Trestinow pudesse fazer qualquer coisa, cem comandantes de naves extraterrestres decolaram apressadamente e abandonaram o sistema. Isso levara Trestinow a colocar campos hiperenergticos sobre as naves restantes e estabelecer punies severas para os comandantes que tentassem fugir. As naves que decolassem de Marte s serviriam para aumentar a confuso reinante na frota metropolitana. Trestinow caminhava nervosamente de um lado para outro frente de sua escrivaninha, tentando concentrar-se em duas coisas diferentes: o dolan e os duzentos comandantes de naves mercantes que tinham comparecido ante-sala para protestar contra as medidas por ele tomadas. O ajudante do general, um jovem tenente, estava sentado do outro lado da escrivaninha, aguardando instrues. Trestinow ficou parado. Comeou a maltratar o enorme bigode com uma das mos. Que descaramento! resmungou. Quem eles pensam que so? Eles tm o direito de reclamar lembrou o jovem tenente com a voz tmida. Receio que suas medidas acabem provocando um boicote, senhor. Temos coisa mais importante em que pensar respondeu Trestinow. Expliquei a estes caras que o dolan saiu do espao linear nas proximidades de Marte. Nestas condies a decolagem equivaleria a uma tentativa de suicdio. Por que ser que os comandantes no querem reconhecer isto? porque no se sentem seguros aqui, senhor explicou o tenente. Parecia que Trestinow j tomara sua deciso. Saiu correndo sem olhar para o ajudante. O tenente recostou-se na poltrona, olhando com uma expresso de perplexidade para o interfone que zumbia ininterruptamente. Fazia votos de que Trestinow no contrariasse os mercadores a ponto de provocar futuras complicaes sistemticas. Futuras!, pensou o jovem oficial num acesso de sarcasmo. Se o Sistema Solar fosse consumido pelas chamas, as relaes comerciais se tornariam suprfluas. Trestinow atravessou algumas salas sem tomar conhecimento das perguntas e dos gritos de vrios oficiais. Finalmente atingiu o corredor que levava ante-sala. Aliviado, saltou para a esteira rolante que passou a transport-lo mais depressa.

Ouviu de longe a algazarra dos mercadores. Alguns guardas armados que no o reconheceram logo tentaram barrar-lhe o caminho. Trestinow, que raramente usava uniforme de general, teve de apresentar prova de identidade antes de prosseguir. Os guardas eram muito cuidadosos. No permitiram que qualquer mercador entrasse no edifcio principal, mas de outro lado obedeceram s instrues de Trestinow, de que ningum devia dar ateno aos comandantes. Assim que Trestinow entrou na sala, todos ficaram em silncio. Por que o general no vem pessoalmente? perguntou uma voz que soava que nem um grasnado. Trestinow empertigou-se. Eu sou o general retrucou. Vim para pedir que voltem s suas naves e permaneam calmos enquanto a situao continuar como est. Estas palavras foram recebidas com protestos generalizados. Trestinow desconfiava de que no teria sossego, enquanto continuasse o perigo representado por Old Man e pela polcia do tempo. Estou retendo suas naves no seu prprio interesse disse. Parece... Neste instante o general foi interrompido pelo sinal de chamada do rdio que trazia no pulso. Ligou na recepo. A luta com o dolan comeou, senhor! informou algum. J vou respondeu Trestinow. Em seguida fez um gesto para os mercadores, que ficaram estupefatos. No momento no tenho tempo para outras explicaes. Fiquem calmos. Trestinow saiu acompanhado pelos gritos de protesto dos comandantes enfurecidos, que foram ouvidos at o corredor.

9
Julian Tifflor se perguntou o que estaria pensando o vigilante de vibraes a bordo do dolan, que j chegara altura de Marte, ao ver de repente que as naves de guerra de grande porte dos terranos se retiravam. Provavelmente o condicionado em segundo grau acreditava que o inimigo capitulara. Para os terranos era bom que pensasse assim. De repente cerca de 30.000 impulsos de rastreamento de pequena intensidade surgiram em torno do dolan. Eram caas-mosquito de 26 metros de comprimento, que se aproximavam do inimigo para abrir fogo com os canhes conversores rigidamente montados na estrutura dos veculos espaciais. Reginald Bell e Tifflor no esperavam que pudessem sair vitoriosos de uma batalha contra o dolan, usando somente naves de grande porte. Depositavam suas esperanas principalmente nos caas espaciais que, graas ao seu pequeno tamanho, podiam chegar bem perto do dolan, viajando no espao linear, abrindo fogo assim que sassem da zona de librao. A Drusus III encontrava-se a uns 100.000 quilmetros do campo de batalha. Julian Tifflor confiava nos pilotos de elite que formavam a tripulao dos geis caas espaciais. No momento em que as primeiras esquadrilhas investiram contra o dolan, mais vinte mil caas-mosquito decolaram das bases do Sistema Solar. O dolan levantou um campo paratron. medida que as gigabombas explodiam, as respectivas energias eram desviadas para o hiperespao. A fenda estrutural aberta no conjunto espcio-temporal fez com que os rastreadores da Drusus III enlouquecessem. Cerca de duzentos veculos espaciais de pequeno porte, que no conseguiram fugir em tempo, foram atingidos pela fenda estrutural e desapareceram no hiperespao. Tifflor sabia que a potncia do campo paratron tambm tinha seus limites. Esperava que os caas-mosquito fossem capazes de ao menos criar dificuldades para o dolan. As pequenas naves atacavam em ondas sucessivas. O dolan j reduzira a velocidade. Via-se perfeitamente que o vigilante de vibraes no estava em condies de rechaar os atacantes, conforme estava acostumado. Os pilotos dos caas nem deram tempo para que o policial do tempo lanasse um contra-ataque. Tifflor achou que o momento decisivo estava para chegar. *** Fellmer Lloyd bateu nas costas do piloto do caa. Mude de rota! ordenou. Precisamos transmitir uma mensagem. Enquanto o astronauta fazia sair o pequeno veculo espacial em alta velocidade da rea de influncia do campo paratron, o mutante ligou o hiper-rdio. Conforme Lloyd esperara, as comunicaes com a Terra no eram boas. Mas a voz de Bell pde ser compreendida. Acabo de receber estranhos pedidos de socorro por via parapsquica informou Lloyd. Tenho certeza de que os executores que se encontram a bordo do dolan entraram em pnico. O qu? gritou Bell. Quase no o entendo, Fellmer. Temos de afastar-nos mais um pouco da fenda estrutural disse Lloyd ao piloto. Rpido. O Marechal-de-Estado tem de ordenar o ataque de mais um grupo.

Fellmer Lloyd repetiu a notcia, enquanto o caa atravessava o espao em alta velocidade. Poderia dar mais alguns detalhes? perguntou Bell, que certamente compreendera as palavras de Lloyd. Os impulsos so bem diferentes dos que conhecemos explicou Lloyd. Os executores tm medo de uma derrota. Querem levar o vigilante de vibraes a ordenar a retirada. Senhor! gritou o piloto de repente. Olhe! O dolan est fugindo! Fellmer Lloyd olhou para a tela. Viu que o piloto no se enganara. O que est acontecendo? perguntou Bell, impaciente. Fellmer Lloyd informou o que acabara de ver na tela de imagem. Reprimiu a sensao de alvio que comeava a apoderar-se dele. Ainda no se podia ter certeza se o ser gerado numa retorta realmente estava batendo em retirada. Talvez a manobra no passasse de um estratagema para levar os pilotos dos caas a se descuidarem. Fellmer Lloyd vasculhou o espao com seus sentidos telepticos. A distncia que o separava do dolan aumentara bastante, mas o telepata teve a impresso de que os pedidos de socorro dos executores eram ainda mais angustiosos. Lanarei no ataque mais vinte mil caas disse a voz de Bell sada do altofalante do rdio. Para evitar que os policiais do tempo voltem ao ataque, teremos de infligir-lhes uma derrota fulminante. Reduza a velocidade! ordenou Lloyd ao piloto. Quero ver o que vai acontecer. Alm disso gostaria de verificar o comportamento que os executores vo adotar quando mais alguns grupos participarem do ataque. *** Em Marte o General Nikolay Trestinow acompanhava a fantstica batalha espacial. Respirou aliviado quando apareceram os primeiros indcios de que os caas-mosquito sairiam vitoriosos, pois o planeta no qual exercia o comando supremo era o que corria maior perigo. Trestinow fazia votos de que, no ltimo instante, no aparecessem outros dolans para ajudar o policial do tempo que se via acuado. Um nico dolan no era capaz de enfrentar os caas-mosquito, que voltaram a entrar em forma de ataque em grande quantidade. Tudo dependia das concluses que os vigilantes de vibraes que ainda se encontravam em Old Man tirassem da sorte da batalha. Trestinow passou nervosamente a mo pelos cabelos curtos, que j comeavam a ficar grisalhos nas tmporas. Embora fosse apenas um espectador, os acontecimentos que se verificavam no espao deixaram-no abalado. Sabia perfeitamente que o conflito assumia uma importncia extraordinria. Se o dolan conseguisse abrir passagem para a Terra, a humanidade correria perigo de ser escravizada e at destruda. Possudos de um fanatismo cego, os condicionados em segundo grau castigariam os seres humanos por crimes cometidos pelos senhores da galxia, desaparecidos h muito tempo. O general j se esquecera dos mercadores, que ainda estavam sua espera. Seus problemas pareciam insignificantes, em comparao com os acontecimentos que se desenrolavam no espao csmico. Trestinow voltou a olhar para as telas dos rastreadores. A transmisso era pior que a bordo de uma espaonave, mas via-se perfeitamente o que acontecia no campo de batalha. O dolan continuava a retirar-se. Ao que parecia, o vigilante de vibraes no

estava em condies de desenvolver maior velocidade na fuga. Para Trestinow isso acontecia porque alguns dos executores tinham falhado. De repente uma fenda estrutural vermelho-brilhante surgiu nas proximidades de Marte. Parecia que o dolan estava inchando. Passou pelas zonas perifricas da fenda estrutural saltando que nem uma bola. Em seguida houve uma estranha exploso. At parecia que o ser de retorta com seus cem metros de dimetro se desmanchava. Os fragmentos, que emitiam um brilho ofuscante, desapareceram no hiperespao. O rastreador estrutural estalou ao saltar alm do ponto mximo. Mais tarde, Trestinow ficou sabendo que a mesma coisa acontecera a bordo de todas as naves terranas que se encontravam no interior do Sistema Solar. O hiperchoque era to intenso que no podia ser medido pelos instrumentos. Dali a instantes o dolan se tinha dissolvido de vez. *** Reginald Bell no se espantou nem um pouco ao notar que o alvio que sentira no incio se desvanecera to depressa. No fundo a vitria alcanada sobre o dolan no tinha nenhuma importncia. De fato, o ataque concentrado dos cinco vigilantes de vibraes que ainda restavam provocariam uma catstrofe, ainda mais se os quinze mil supercouraados que se encontravam a bordo de Old Man tambm entrassem em luta. A calma reinante no Imprio Solar era enganadora. O Marechal-de-Estado estava de p junto janela do escritrio, olhando para a cobertura do edifcio de administrao, que ficava mais embaixo. O visitante solitrio que se encontrava no escritrio esperava que o substituto de Rhodan comeasse a falar. Ser que os habitantes de Terrnia conhecem a extenso do perigo que conseguimos afastar no ltimo instante? perguntou Bell enquanto se afastava da janela. s vezes chego a duvidar de que os homens sejam capazes de compreender os acontecimentos de mbito csmico. Compreendem, sim. Ao menos emocionalmente retrucou o Major Santanjon. Logicamente, no compreendem. Como galactopsiclogo o senhor deve saber disse Bell, mas logo mudou de assunto. Lamento que no tenha assistido ao desempenho formidvel de Anrath perante o parlamento. Acompanhei a sesso pela televiso disse Santanjon. O major estava sentado na poltrona, com o corpo reto. Como sempre, transmitia certa tenso interior. Para Bell os galactopsiclogos eram tipos misteriosos. Quando saiu da sala das sesses estava exausto informou Bell. Levei-o imediatamente nave, para que ningum o visse assim na Terra. Santanjon abriu as mos e encostou as pontas dos dedos. Estava com as pernas cruzadas e balanava o p. Lamento que Anrath s me tenha conhecido do lado pior disse em tom pensativo. Mas se no o tivesse maltratado um pouco, ele no se teria mostrado to obstinado. Compreendeu o que est acontecendo com Anrath? perguntou Bell. Mercant mencionou um fator imprevisvel em seu psicograma. Podemos prever o comportamento de quase todos os homens em determinadas situaes, desde que tenhamos oportunidade de submet-los a testes minuciosos disse Santanjon. Anrath uma das raras pessoas com quem isso se torna possvel. No porque ele tenha estado conosco pouco tempo. Na verdade, Anrath um excntrico. No

se enquadra em nenhuma das categorias principais que a psicologia criou no curso dos anos. Talvez nossa sorte tenha sido justamente isso observou Bell. Desta vez foi confessou Santanjon Mas no se esquea de que em outra oportunidade poder acontecer exatamente o contrrio. Nunca se podem prever exatamente as reaes de uma pessoa como Anrath. Fao votos de que daqui em diante no tenhamos de usar Anrath muitas vezes disse Bell. Ainda acredito que Perry Rhodan acabe voltando. Santanjon no respondeu. Parecia no ser da mesma opinio que o Marechal-deEstado. Mandei cham-lo principalmente para falar sobre os vigilantes de vibraes. O senhor sabe tudo que j foi descoberto a respeito desses seres. O que acha da situao? Quer que eu lhe diga qual ser a reao dos cinco condicionados em segundo grau diante da destruio de um colega? adivinhou Santanjon. Pode dizer alguma coisa? Temos de partir do pressuposto de que os policiais do tempo acreditavam que fossem invulnerveis. o que se deduz da forma como tm agido. Mas um dos dolans acaba de ser destrudo. Acho que os sobreviventes devem estar apavorados. Bell inclinou o corpo. Teve a impresso de que Santanjon preferia no opinar claramente, porque o assunto era novo para ele. Quer dizer que em sua opinio os condicionados em segundo grau no voltaro a atacar? quis saber Bell. Santanjon levantou os braos, num gesto de recusa. Seus lbios crisparam-se num sorriso. Se a psique dos vigilantes de vibraes tiver alguma semelhana com a dos seres humanos, eles acabaro querendo compensar seu sentimento de culpa. Os executores certamente serviro de vlvula de escape s tenses que se verificam no momento. Os guardies do consciente sero responsabilizados pelo que aconteceu, para que aqueles que controlam os dolans recuperem de uma forma escusa a aura da invencibilidade. Pensaro que quem foi derrotado no foram eles. E, pelo fato de os executores serem culpados, perdemos um amigo. O que acontecer se os vigilantes de vibraes realmente chegarem a essa concluso? perguntou Bell, ansioso. Eles atacaro respondeu Santanjon.

10
Heiko Anrath soltou um grito ao acordar. Sentou-se na cama. Estava com o corpo banhado de suor. Levou alguns segundos para dar-se conta de que estava num camarote da Teodorico II. Apavorado, recordou o pesadelo que o fizera acordar. Encontrava-se na sala de sesses do Parlamento da Administrao Solar. Os administradores apontavam para ele com o dedo, com um sorriso de desprezo nos lbios. A viso repetira-se vrias vezes, em diversas verses. Anrath teve a impresso de que era uma forma de expresso do medo de que uma pessoa, que no estivesse Informada, o Identificasse como ssia de Rhodan. Anrath ligou as luzes. Olhou para o relgio. Dormira trs horas. Antes que adormecesse, um oficial lhe comunicara que um dolan decolara de Old Man. Alm disso Anrath fora Informado de que, apesar do xito alcanado diante do Parlamento, ainda faltava muito para concluir seu treinamento. Aborrecido, Anrath pensou nas aulas que ainda teria de enfrentar. Quem dera que pelo menos houvesse, uma possibilidade de continuar a desempenhar logo o papel do Administrador-Geral. Mas Anrath teve a impresso de que s deveria aparecer como Rhodan quando isso se tornasse necessrio, quando a situao comeasse a tornar-se crtica para o Imprio. Ento Anrath apareceria, para repetir que nem um papagaio humano aquilo que algum lhe dissera. Anrath sabia que Bell, Mercant e outros homens agiam no interesse da humanidade. Mas nem por isso deixou de dar-se conta de que a vida que levava era humilhante. Deixara de ser o engenheiro Heiko Anrath, mas nem por isso passara a ser Perry Rhodan, o Administrador-Geral. Anrath foi ao pequeno banheiro e deixou que o jato de gua fria casse sobre sua cabea. Aos poucos o atordoamento foi desaparecendo. Seus pensamentos clarearam, mas isto s fez com que compreendesse melhor a situao em que se encontrava. Lavouse e colocou a roupa. Resolvera ir sala de comando e ficar l. No agentaria ficar s por muito tempo. Ao sair do camarote, viu um pequeno letreiro junto porta. O astronauta que utilizara o aposento antes dele devia ser um homem esquecido, ou ento era muito generoso. De qualquer maneira, no levara o quadrinho. Heiko Anrath leu o ditado. A melhor coisa que pode fazer o terrano viver a condio de ser humano. Anrath parou um instante. Fechou a porta devagar. Est bem, pensou. No podia ser nem um completo Heiko Anrath, nem um Perry Rhodan completo. Concentrar-se-ia num objetivo: Viver a condio de ser humano.

*** ** *

O desaparecimento de Perry Rhodan deve permanecer em segredo diante do grande publico mundial. Por isso um mortal assume o papel do imortal. E o ssia de Rhodan alcana um xito completo. Mas Gwydlin Grichert, o inimigo ferrenho do Administrador-Geral, e seus companheiros da Condos Vasac, no desistem to depressa. Seu objetivo fomentar a revolta da humanidade. A Revolta da Humanidade este o ttulo do prximo volume da srie Perry Rhodan.

Visite o Site Oficial Perry Rhodan: www.perry-rhodan.com.br

Potrebbero piacerti anche