Sei sulla pagina 1di 7

A Evoluo dos Computadores e dos Softwares

Professor: Justino Alunos: Gustavo Queiroz de Souza Mateus Alves de Castro Leo

Resumo
O intuito deste trabalho abordar uma breve Histria da Computao analisando a evoluo das tecnologias de hardware e a evoluo dos Sistemas Operacionais ate as presentes verses. Este trabalho apresenta as geraes de computadores e como os sistemas operacionais foram ganhando um papel to importante nessa evoluo.

Introduo
Para a progresso da cincia, instrumentos mais poderosos que efetuam clculos mais precisos foram construdos. Geralmente, a evoluo das pesquisas a partir de conhecimentos do passado, procurando desvendar lacunas do conhecimento. Um cientista se sentira mais seguro em sua rea de atuao se conhecer sua evoluo histrica, solues e dificuldades encontradas e problemas que ainda no foram resolvidos. Dentro da computao tambm necessrio que trabalhos neste sentido apaream, feitos por pessoas da rea, com conhecimento dos conceitos relacionados aos computadores, que serviro de referencia base para novos pesquisadores e estudantes que se aprofundarem na rea. Este trabalho pretende expor as etapas da evoluo das mquinas e dos sistemas que causaram a propagao em massa, criando a evoluo tecnolgica. Revoluo responsvel pela soluo de muitos de nossos problemas conhecidos e certamente trar para aqueles que ainda no foram solucionados. No captulo 2, abordaremos o incio da evoluo tecnolgica, como as mquinas surgiram e quem as concebeu. No captulo 3, faremos uma viagem pelas geraes de computadores, abordando os impactos que cada uma causou em sua poca. O captulo 4 aborda a evoluo dos softwares, a importncia deles para a computao, e traa um paralelo sobre algumas caractersticas de cada um. Por ltimo, no captulo 5, esto apresentadas as concluses retiradas do que foi exibido nos captulos anteriores.

Os Primrdios da Evoluo Tecnolgica


Com o desenvolvimento dos primeiros dispositivos mecnicos para clculo automtico, comea efetivamente a vertente tecnolgica que levar construo dos primeiros computadores. O matemtico ingls Charles Babbage conhecido como o "Pai do Computador". Babbage projetou o chamado "Calculador Analtico", com o conceito parecido com o de um computador atual. O projeto, totalmente mecnico, era composto de uma memria, um engenho central, engrenagens e alavancas usadas para a transferncia de dados da memria para o engenho central e dispositivos para entrada e sada de dados. O calculador utilizaria cartes perfurados e seria automtico. Pro algum tempo o governo britnico financiou Babbage, mas como a tecnologia da poca era inadequada para construir os componentes mecnicos com a preciso necessria o financiamento de Babbage foi suspenso o "Calculador Analtico" nunca foi construdo.

Com a II Guerra Mundial, as pesquisas aumentaram nessa rea. Nos Estados Unidos, a Marinha, em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, construiu em 1944 o Mark I, que ocupava 120 m, tinha milhares de rels e fazia um barulho infernal. Uma multiplicao de nmeros de 10 dgitos levava 3 segundos para ser efetuada. O exrcito americano tambm desenvolvia em segredo seu computador. O ENIAC usava apenas vlvulas e tinha por objetivo calcular as trajetrias de msseis com maior preciso. Os engenheiros John Presper Eckert e John Mauchly que o projetaram, com 18.000 vlvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicaes por segundo, porm s ficou pronto em 1946, meses aps o final da guerra. O matemtico hngaro John Von Neumann formalizou o projeto lgico de um computador. Em sua proposta, Von Neumann sugeriu que as instrues fossem armazenadas na memria do computador. At ento elas eram lidas de cartes perfurados e executadas, uma a uma. Armazen-las na memria, para ento execut-las, tornaria o computador mais rpido, j que, no momento da execuo, as instrues seriam obtidas com rapidez eletrnica. Ainda atualmente a maioria dos computadores segue esse modelo proposto por Von Neumann. Esse modelo define um computador seqencial digital em que o processamento das informaes feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinstico.

As Geraes dos Computadores


As trs prximas geraes de computadores refletiam a evoluo dos componentes bsicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes. Na Segunda Gerao de computadores as vlvulas eletrnicas foram substitudas por transmissores e os fios de ligao por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rpidos, menores e de custo mais baixo. A mquina que mais se destaca nessa segunda gerao o IBM 360. Construdo nos USA, o IBM 360 era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade de memria de 32 Kbytes. o primeiro computador ibm a utilizar 8 bits para codificao de caracteres e a palavra byte assume ento o significado que ainda hoje tem. Ao IBM 360 podiam ser acoplados leitores/perfuradores de cartes de 80 colunas, unidades de fita magntica, e uma impressora de caracteres que dispunha de uma cadeia metlica idntica j utilizada no IBM 1401. A grande inovao em perifricos era a possibilidade de se lhe conectarem unidades de disco magntico. O IBM 360 ainda tinha a possibilidade de conectar terminais distncia, atravs de linhas telefnicas. A Terceira Gerao de computadores foi construda com circuitos integrados, proporcionando maior compactao, reduo dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem incio a utilizao de avanados sistemas operacionais. A Quarta Gerao caracterizada por um aperfeioamento da tecnologia j existente, proporcionando uma otimizao da mquina para os problemas do usurio, maior grau de miniaturizao, confiabilidade e velocidade maior. Nesta gerao, os maiores destaques so os lanamentos do IBM PC e do Macintosh. O PC original trazia um Processador Intel 8088 de 4,77 MHz, anunciado como um "microprocessador 16 bits de alta velocidade", mas tinha apenas um barramento de

dados de oito bits. Inicialmente, a mquina vinha com 16 Kb de RAM padro na placame, expansveis para 64 Kb, mas seu Processador tinha uma capacidade maior, porque os 20 bits de endereos permitiam que o PC enviasse um megabyte de memria fsica, o que era um enorme progresso para a poca. O primeiro computador Macintosh era uma mquina aberta em termos de hardware, baseada num microprocessador de baixo preo e com dois fortes apelos: cor e alta resoluo grfica. A sua CPU baseada no microprocessador 6502 da Motorola, com o clock de 1 Mhz. Na configurao mnima temos 12 K de Rom e 48 Kb de Ram, conector de sada para vdeo, para gravador cassete, teclado alfanumrico, alm de oito slots para entrada de expanses e perifricos. O formato do vdeo em modo texto gera 24 linhas x 40 colunas e em modo grfico 48 linhas x 40 colunas e 192 x 280 pontos. A quinta gerao de computadores a que estamos presenciando no momento. A velocidade de processamento est acima da barreira dos Gigahertz. Vrias novas tcnicas para aumentar a capacidade das mquinas e melhorar seu desempenho foram descobertas.

A Evoluo dos Sistemas Operacionais


Sem dvida os sistemas operacionais foram um dos grandes responsveis pela evoluo dos computadores. Foi a partir do aparecimento destes sistemas que os computadores se popularizaram e se desenvolveram, chegando ao patamar que esto atualmente. Para termos uma noo do quanto foi importante esta ferramenta, faremos uma breve abordagem de trs dos principais sistemas operacionais do mercado.

Windows
O Windows atualmente o lder absoluto de mercado nesse segmento. Estima-se que cerca de 9 a cada 10 de todos os PC's existentes na atualidade o utilizam como sistema operacional. Tamanho domnio no por acaso. O Windows foi um dos pioneiros a apresentar uma interface grfica para o usurio quando foi lanado em 1990. Recursos como arrastar-e-soltar, copiar-e-colar e sua facilidade de uso conquistaram principalmente os usurios domsticos que no detinham conhecimento aprofundado em informtica.
Durante a ascenso das redes de computadores em 1996, a maioria dos sistemas operacionais que ofereciam uma boa interface com o usurio ainda no possuam um bom suporte a redes e aqueles que possuam no tinham uma boa interface. Nessa poca ento a Microsoft lana o Windows NT, seu sistema operacional voltado pra empresas que uniam as duas principais caractersticas exigidas pelos usurios e ganha mais essa fatia do mercado. O Windows NT agradou rapidamente os gerentes de Tecnologia da Informao corporativos, devido a seu projeto mais estvel uma vez que as verses anteriores do Windows no eram confiveis para aplicaes pesadas.

Linux
Em agosto de 1991, um jovem estudante da Universidade de Helsinki (Finlndia) Linus Torvalds, anunciou em uma lista de discusso na internet que estava criando um sistema operacional livre. Ele dizia modestamente que seu trabalho era "apenas um passatempo". Em 5 de outubro de 1991, Linus anunciou a primeira verso "oficial" do Linux. Aps alguns anos, este se tornou um dos mais populares sistemas operacionais disponveis, sendo continuamente desenvolvido pelo prprio Linus e por pessoas do mundo inteiro. Vrias empresas j surgiram devido ao Linux desde ento. So empresas que procuram desenvolver novas funcionalidades para o Linux e novos aplicativos tambm, sempre mantendo a ideia de que o Linux um sistema livre, ou seja, qualquer pessoa que tenha vontade de us-lo pode faz-lo sem ter que pagar o licenciamento. As empresas que buscam desenvolver programas para Linux lucram, em geral, no com a venda do software em si mas com os manuais de instalao e operao e com o suporte tcnico. Contudo, o Linux e seus aplicativos foram criados e desenvolvidos, principalmente nos primeiros anos aps a sua criao, a partir de contribuies de usurios. Estas contribuies no eram simples sugestes feitas ao fabricante do software, mas significaram a reprogramao de suas funes e a criao de novas aplicabilidades. As pessoas que desenvolveram o Linux fazem parte de um movimento muito mais amplo, o movimento pelo software livre, que luta para que os programas de nossos computadores pessoais possam ser alterados e compartilhados pelos seus usurios.

Mac OS
Geralmente, o Sistema Operacional desenvolvido a partir do hardware do computador, no caso do Macintosh ocorreu o contrrio. A idia de um sistema operacional de interface grfica surgiu aps uma visita de Steve Jobs, dono da Apple ao PARC, centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto. L os profissionais tinham criado um sistema operacional que se assemelhava realidade. Por exemplo, um diretrio era representado por uma pasta, um arquivo era representado por um papel, para se apagar algo era s arrastar para uma lixeira. Esse sistema, assim como o mouse, criado pela mesma equipe, foi recusado pela diretoria da Xerox por parecer "bobo", pois era extremamente simples de operar se comparado aos antigos sistemas baseados em caracteres. O problema era que a mquina que o rodava era muito grande e dificilmente aquilo chegaria a uma pessoa comum. Mas Jobs saiu da Xerox com a idia de alocar o sistema em um microcomputador e carregou com ele quase toda a equipe de engenheiros e profissionais para trabalhar no projeto Lisa, o primeiro computador com sistema operacional de interface grfica. Em 4 ou 5 anos, o projeto estava pronto e foi lanada uma mquina muito equipada e cara para a poca. Esta mquina tinha 1MB de memria e monitor grfico acoplado. Custava cerca de US$ 7.000,00 e por isso foi um fracasso. Mas no ano seguinte, a Apple

lanou a verso domstica do Lisa, o Macintosh, com o seguinte lema: Nunca confie num computador que voc no pode levantar", referindo-se aos gigantescos mainframes da IBM.

Caractersticas principais de cada sistema operacional


Windows
O Windows apresenta uma interface grfica muito prtica e bons recursos de gerenciamento, o que ideal para usurios domsticos mas sua simplicidade no to agradvel para usurios avanados.

Linux
O Linux o sistema operacional gratuito de maior aceitao do mercado. Possui bons
recursos de gerenciamento de redes e a correo de erros de programao do sistema feita quase instantaneamente aps serem descobertas por possuir uma ampla legio de programadores aprimorando-o em todo o mundo, mas no muito fcil de ser operado por usurios leigos e no possui uma gama de aplicativos to ampla que possa fazer com que os usurios de Windows possam deix-lo.

MacOS
O MacOS o melhor sistema operacional voltado para a parte grfica. Ideal para quem trabalha com aplicativos que utilizam bastante grficos como arquitetos e engenheiros, mas seus recursos de gerenciamento so regulares e no possui uma variedade de aplicativos
muito ampla. Alm disso, foi desenvolvido para rodar apenas em micros Macintosh, o que limita muita a sua aceitao.

Concluso
O mundo atual est marcado por grandes avanos cientficos e tecnolgicos. A cada dia que passa, novas descobertas alimentam a esperana de se encontrar a soluo para grandes problemas que ameaam o homem ou lhe causam sofrimentos. Por outro lado, inmeras pesquisas so realizadas com a finalidade de melhorar as condies da vida humana ou para atender as necessidades criadas pelo prprio homem. Em todas essas situaes contamos com um aliado inseparvel e inadivel, que o computador. Hoje j no mais possvel pensar em comunicao, sade, educao etc. sem pensar-se na valiosa contribuio da informtica. A computao est to presente em nossa sociedade que sua importncia inquestionvel. difcil pensar-se num objeto produzido pelo homem no qual no estejam gravados tambm os sinais do desenvolvimento eletrnico e da informtica.

Essa evoluo dos computadores foi fruto da unio entre as mquinas e os sistemas operacionais. Os homens que tornaram todo este sonho uma realidade foram verdadeiros visionrios no seu tempo. Atravs dessa unio, hoje podemos fazer contato com o mundo inteiro, as barreiras geogrficas no existem mais e o pensamento pode ser difundido muito rapidamente. Ainda hoje temos vrios problemas que, mesmo auxiliados pelos computadores, no somos capazes de solucionar. No entanto, a evoluo dessas mquinas ainda no parou. Em todos os cantos do planeta h pessoas procurando melhor-los para melhorar o mundo. Muito em breve, os problemas que hoje parecem complexos sero triviais e novos problemas surgiro para que o homem e o computador possam solucion-lo.

Potrebbero piacerti anche