Sei sulla pagina 1di 2

Trabalho de Nutrio Animal Formas de Rao

Introduo

Como todo ser vivo, os animais precisam suprir suas necessidades mnimas de nutrio e reserva de nutrientes, conforme a atividade e modo de vida as quais sero submetidos. A correta nutrio animal possibilitar, tambm, a continuidade do ciclo da vida: crescimento, desenvolvimento, reproduo e morte. Dessa forma, quando os animais so marcados pela explorao econmica, em quase todos os casos eles necessitam de uma complementao alimentar, para que possam atingir os nveis energticos e proteicos suficientes para suprir as necessidades nutricionais, sem, todavia, se desviar de um eficiente metabolismo e boa sade corporal. Assim, a rao um alimento necessrio vida desses animais, pois proveem uma dieta saudvel e nutritiva, tendo componentes alimentcios que equilibram a nutrio do rebanho. Existem vrios tipos de raes, variando de localidades, regies e pases. Dentre essas, pode-se destacar a rao laminada, a rao peletizada e a rao extrusada, pelas caractersticas benficas que apresentam para os animais.

1. Rao laminada: uma rao que contm em sua formulao pellets, aveia achatada, milho laminado e banho externo de melao. Mais utilizada para equinos. No processo de laminao, o milho exposto a uma cmara de vapor de alta temperatura durante alguns segundos, o que leva a pr-gelatinizao do amido e a laminao leva a exposio do endosperma.* Os benefcios da laminao so o melhoramento na fermentao e na digesto intestinal do milho e consequentemente melhor aproveitamento dos nutrientes deste, alm de maior palatabilidade e aceitabilidade da rao por parte do animal, devido ao melao externo.

*OBS: Endosperma a parte amarela do milho, no caso, a parte mais externa. Ela rica em amido. Com a exposio dela atravs do calor, a fermentao e a digesto ficam mais fceis, pois no tem essa camada de proteo do milho pras enzimas quebrarem, facilitando o acesso ao amido. Isso reduz a chance do animal (no caso aqui, os equinos) ter clica. Pelo menos foi isso que eu entendi.

2. Rao peletizada: uma rao que passa pelo processo de peletizao, o qual consiste na compactao de ingredientes atravs de moagem e posteriormente presso, umidade e calor, de forma que se consiga obter pequenas unidades (pellets) de vrios tamanhos e formas. Neste processo comum o uso de aditivos. Este processo utilizado na fabricao de aproximadamente 2/3 das raes mundiais, devido ao baixo custo de produo e a facilidade no manejo dos equipamentos. Mais indicada para sunos na fase inicial e reprodutores, bovinos de leite, bovinos de corte de alto valor gentico, coelhos, cavalos, avestruzes, peixes. A peletizao oferece uma srie de vantagens:

Facilita o manuseio e manejo. Aumenta a densidade fsica de raes muito volumosas, reduzindo o custo de transporte e armazenagem. Aumenta o consumo da rao pelos animais. Elimina a seleo de ingredientes (particularmente em aves), e, reduz o desperdcio em comedouros. Entretanto, deve-se considerar tambm as desvantagens desse processamento: Perdas com o desmanche dos pellets (algumas vezes podem chegar a 30%), durante o transporte e o armazenamento. Destruio pelo calor, umidade e presso de parte das vitaminas e antibiticos adicionados mistura (entre 10 20%), necessitando de quantidades maiores destes aditivos. Problemas com alimentos com alto teor de lipdeos (os pellets se esfarelam).

3. Rao extrusada: a rao que passa pelo processo de extruso, o qual caracterizado pelo cozimento dos ingredientes sob alta presso, umidade e temperatura em um curto espao de tempo, de forma que se eleve a presso interna do alimento e diminua a externa, o que causa uma expanso da matria. Aps essa exposio os alimentos passam pelos processos normais de peletizao, entretanto diferem dos pellets por uma srie de vantagens: Higiene do produto: eliminam microrganismos patognicos como bactrias, fungos, etc. Reduzem os nveis de substncias inibidoras de crescimento e outros fatores antinutricionais. Reduzem a presena de p e as perdas por esfarelamento dos pellets. Permitem uma maior flexibilidade na formulao: podem ser utilizados altos nveis de ingredientes que normalmente diminuiriam a qualidade dos pellets. Propicia maior digestibilidade do alimento, alm de melhorar a palatabilidade da rao, propiciando um melhor valor energtico do alimento. mais usada para pets (ces e gatos), peixes, sunos na fase pr-inicial.

Potrebbero piacerti anche