Sei sulla pagina 1di 3

EVOLUO BIOLGICA

1- Os grficos I e II ilustram a modificao de uma populao de escaravelhos numa determinada rea geogrfica onde foi instalada uma cimenteira, que tornou a paisagem mais clara. As letras (a a e) identificam diferentes tonalidades de cor.

1.1- Indica qual dos grficos (I ou II) representa a frequncia de tonalidades dos escaravelhos alguns anos depois da instalao da cimenteira. 1.2- Explica, de acordo com a Teoria de Darwin, a alterao verificada na populao de escaravelhos.

1.3- Darwin no foi capaz de explicar a variabilidade entre os organismos de uma populao. O Neodarwinismo, explica-a como resultado de ____ e de ____ . Identifica a opo que contm os termos que completam correctamente a frase. A- mutaes gnicas () recombinao gnica B- mutaes cromossmicas () recombinao gnica C- reproduo sexuada () fecundao D- uso () desuso 1.4- O ____ defendia a transmisso descendncia das caractersticas adquiridas durante a vida. O ____ explica que apenas as caractersticas codificadas no material gentico podem ser transmitidas descendncia. Identifica a opo que contm os termos que completam correctamente a frase. A- Lamarckismo () Darwinismo B- Lamarckismo () Neodarwinismo C- Darwinismo () Neodarwinismo D- Neodarwinismo () Darwinismo

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9488

EVOLUO BIOLGICA
1.5- Estabelece a correspondncia entre as afirmaes (A a D) e os grficos I, II, III e IV.

A- Variao do nmero de escaravelhos de tonalidade b versus variao do nmero de escaravelhos de tonalidade d, depois de instalada a cimenteira. B- Efeito de uma variao ambiental que apenas afecta uma de duas populaes. C- Crescimento da populao humana versus crescimento dos recursos alimentares, segundo Malthus. D- Tendncia do crescimento das populaes versus crescimento real das populaes, segundo Darwin. 2- A figura relaciona a altura mdia de vrias populaes de plantas do mesmo gnero, que habitam em regies montanhosas.

2.1- A altura mdia das plantas: Identifica a opo correcta. A- diminui medida que aumenta a altitude; B- aumenta medida que aumenta a altitude; C- varia independentemente da altitude; D- idntica nas diferentes populaes.

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9488

EVOLUO BIOLGICA
2.2- A maiores altitudes,: Identifica as opes correctas. A- as plantas mais altas reproduzem-se mais, originando uma maior descendncia. B- as plantas mais altas so mais facilmente partidas ou arrancadas, porque o vento sopra com mais intensidade na zona onde habitam; C- as plantas mais baixas so as que menos sofrem a aco do vento; D- a seleco natural favorece as plantas mais baixas;

2.3- A baixas altitudes: Identifica as opes correctas. A- a aco do vento no se faz sentir com tanta intensidade; B- a seleco natural favorece as plantas mais altas; C- as plantas mais altas conseguem apanhar mais luz e reproduzem-se mais; D- o agente ambiental que exerce uma maior presso selectiva o vento. 2.4- Estabelece a correspondncia entre os nmeros das afirmaes e as letras da chave. CHAVE: A- Darwinismo B- Lamarckismo C- Neodarwinismo D- Fixismo 1- As diferentes populaes de plantas foram originadas por criao divina. 2- As espcies surgiram tal como hoje as conhecemos. 3- A necessidade das plantas se adaptarem altitude forou-as a desenvolver mais ou menos os caules. 4- As plantas, tal como todos os seres vivos, no sofrem transformaes, permanecendo imutveis ao longo dos tempos. 5- As plantas de baixas altitudes esforam-se para desenvolverem os caules, de modo a apanharem mais luz. 6- As mutaes so uma das causas da variabilidade entre as diferentes populaes de plantas. 7- Entre as plantas das regies mais baixas, estabelece-se uma luta pela sobrevivncia, devido competio pela luz. 8- Nas regies altas, implementaram-se os genes que determinam um tamanho mais reduzido nas plantas.

PROPOSTA DE CORRECO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9488

Potrebbero piacerti anche