Sei sulla pagina 1di 6

DEFICINCIA DE QI

Essa sndrome expressa uma diminuio da atividade fisiolgica das vsceras (Zang Fu). Sintomatologia: Ligeiro encurtamento da respirao, voz fraca, sudorese espontnea, falta de apetite, vertigens,lngua plida,fezes amolecidas, cansao e pulso vazio e sem fora.

AFUNDAMENTO DO QI OU QI ABATIDO

O Afundamento do Qi ou o Qi abatido representa uma variedade do Qi vazio na qual o Qi perde a capacidade de elevar. Sintomatologia: Vertigens, ofuscaes da vista, voz fraca, sudorese espontnea, depresso mental, apatia, respirao curta, astenia, sensao de dilatao abdominal, ptose dos rgos, prolapso dos rgos, lngua plida com revestimento branco e pulso fraco.

ESTAGNAO DO QI OU QI ESTAGNANTE

A parada da circulao do Qi ou o bloqueio da atividade funcional de um rgo ou de uma parte do corpo so as causas da sndrome de estagnao do Qi. Sintomatologia: Sensao de distenso, dor em distenso que se move de um lugar para outro, depresso mental, irritabilidade, sensao de tristeza, mudanas de humor freqentes, suspiro freqente, pulso em corda e corpo da lngua de colorao normal ou ligeiramente vermelha nas laterais.

REBELIO DO QI OU QI INSUBMISSO

Desregramento da Subida-Descida do Qi particularmente marcado ao nvel dos rgos Pulmo e Fgado e da vscera Estmago. Sintomatologia: Qi do Pulmo insubmisso: tosse, dispnia. Qi do Fgado insubmisso: cefalias, vertigens, ofuscaes da vista, sncope, vmitos de sanue. Qi do estmago insubmisso: soluo, regurgitaes, nuseas, vmitos.

DEFICINCIA DE SANGUEOU SANGUE VAZIO

O sangue deficiente est incapacitado para encher os meridianos e alimentar os rgos. Sintomatologia: Cor do rosto macilenta ou ento amarelo desbotado, lbios esbranquiados, vertigens e ofuscaes da vista, palpitaes, insnia, lngua plida, pulso fino e sem fora, formigamentos nas mos e nos ps. Nas mulheres, oligomenorria, at mesmo amenorria, espasmomenorria.

ESTASE DE SANGUEOU SANGUE EM ACMULO

Os acmulos so provenientes quer de sangue extravasado que no reabsorvido, quer da estagnao de sangue nos vasos ou em um rgo. Sintomatologia: Mais dor do que distenso, dor fixa, dor em pontadas ou perfurante, pode manifestar-se com manchas prpuras ou hematomas na pele, face com colorao escura ou verde azulada, lngua definitivamente prpura e com possveis pontos prpuros, pulso em corda, firme ou spero.

CALOR NO SANGUE OU SANGUE QUENTE

O Sangue quente representa as afeces nas quais o calor penetra ou se encontra na cama do sangue. Sintomatologia: Sensao de calor, doenas de pele com erupes vermelhas, boca seca mas sem o desejo de bebida, febre, hemorragia, lngua vermelha e pulso fino e rpido.

PERDA DE SANGUE

Perda de sangue pode ocorrer por deficincia de Qi ou calor no Sangue. Sintomatologia: Epistaxe, hemoptise, melena, menorragia, metrorragia e hematria.

DEFICINCIA DOS FLUIDOS CORPREOS OU DEFICINCIA DOS LQUIDOS ORGNICOS

Quando os lquidos do corpo esto deficientes, no podem mar executar corretamente a ao de irrigao e de contribuio de alimento, assim uma doena de Secura interna se desenvolve. Sintomatologia: Garanta seca, lbios queimados, lngua seca, sede, pouca ou nenhuma saliva, pele seca e desidratada, oligria, pulso fino e rpido.

ESTAGNAO DOS LQUIDOS ORGNICOS

A estagnao dos Lquidos Orgnicos provocada por um desregramento funcional das vsceras, vai se manifestar sob a forma de mucosidade (Tan), de Humores Viscosos (yin), de Edemas (Shui Qi).

EDEMA

Inchao causado por reteno de fluidos fora das clulas. Sob a perspectiva chinesa, decorrente do escoamento dos fluidos de seus caminhos normais no espao entre pele e msculos. O Inchao do edema normalmente marcado; ou seja se apertarmos com um dedo, fica uma depresso que demora muito parara desaparecer. Sintomatologia: Deficincia do Yan do Pulmo: edema da face e das mos Deficincia do Yang do Bao: abdome e membros Deficincia do Yang do Rim: parte inferior do corpo, pernas e tornozelos

FLEUMA

H dois tipos de Fleuma: um substancial e outro no-substancial. A Fleuma substancial pode ser vista, assim como a expectorao que se coleta nos Pulmes e expelida durante a bronquite ou outras doenas pulmonares. A Fleuma no-substancial pode ser retida de maneira subcutnea ou nos canais. Pode obstruir os orifcios do Corao, da Vescula Biliar ou do Rim na forma de pedras. Pode se instalar nas articulaes sob a forma de artrite deformante. Sintomatologia: Lngua e pulso: corpo da lngua inchado com revestimento pegajoso; pulso deslizante ou em corda, sensao de opresso do trax, nusea, sensao de peso, tonturas.

Diferenciao das Sndromes


EXTERIOR
Pele, msculos e os canais

INTERIOR
rgos internos

Sintomas
Febre e averso ao frio simultneos Corpo dolorido Rigidez no pescoo Pulso flutuante Desaparecimento de averso ao frio e o inicio de averso ao calor Tenso emocional Excesso de trabalho

CALOR POR EXCESSO


Sensao de calor o dia inteiro Inquietude mental Face vermelha

CALOR POR DEFICINCIA


Sensao de calor tarde ou noite, no trax, nas palmas e nas solas Ansiedade vaga, impacincia Sudorese noturna Fezes ressecadas, ausncia de dor abdominal Urina escura e escassa Pulso flutuante-vazio e rpido

Constipao e dor abdominal Urina escura e escassa Pulso rpido-cheio Lngua vermelha com revestimento amarelo Lngua vermelha sem revestimento Face vermelha Rubor malar Vontade de ingerir gua em pequenos Vontade de ingerir gua fria goles Plpebra vermelha por todo o seu interior Linha vermelha fina na plpebra Paladar amargo Ausncia de paladar amargo Febre alta Febre baixa tarde Sangramento profuso Sangramento leve Levantar-se com freqncia durante a Sono perturbado, muita agitao noite ou muito cedo

FRIO POR EXCESSO


Face branca brilhante Dor aguda, piora com a presso Melhora aps a defecao Pulso cheio-tenso-profundo Lngua com revestimento branco espesso

FRIO POR DEFICIENCIA


Face branca opaca Dor surda, melhora com a presso Piora aps defecao Pulso fraco-lento-profundo Lngua com revestimento branco fino

VAZIO
Voz fraca Dor Surda e persistente Face plida Sudorese leve Freqncia urinria Perda de fezes Pulso do tipo vazio

PLENITUDE
Voz alta e forte Dor excrucitante Face vermelha Sudorese profusa Agitao Constipao Urina escassa

YIN COLAPSANTE
Sudorese abundante Pele quente ao tato Lbios quentes Boca seca com desejo lquidos em pequenos ols Reteno urinria

YANG COLAPSANTE
Sudorese profusa com suor oleoso Calafrios, Membros frios Debilidade respiratria ingerir Ausncia de sede

de

Urina freqente e profusa ou incontinncia Pulso profundo e mnimo Pulso Vazio- flutuante e rpido Constipao Perda de fezes ou incontinncia fecal Lngua vermelha-descascada, seca e Lngua curta, plida, mida e curta. edemaciada

Potrebbero piacerti anche