Sei sulla pagina 1di 3

PLANO DE AULA partindo do CBC 9 ano do Ensino Fundamental

Eixo Temtico I Tema: Percepo Visual e Sensibilidade Esttica Subtema: Apresentao e anlise de imagens e objetos artsticos Conhecimento e Expresso em Artes Visuais TPICO 1: Anlise e crtica de obras de artes visuais DETALHAMENTO DAS HABILIDADES: 1.5. Saber posicionar-se individualmente em relao s produes de artes visuais, sendo capaz de formular crticas fundamentadas. NMERO SUGERIDO DE AULAS: 4

Para Leitura e discusso:

O Dad e o Surrealismo Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, contrrios ao envolvimento de seus pases no conflito, exilaram-se em Zurique, na Sua. A acabaram fundando um movimento literrio que deveria expressar suas decepes com o fracasso das cincias, da religio e da Filosofia existentes at ento, pois se revelaram incapazes de evitar a grande destruio que assolava a Europa. Esse movimento foi denominado Dad, nome escolhido pelo poeta hngaro Tristan Tzara. Ele abriu um dicionrio ao acaso e deixou seu dedo cair sobre uma palavra qualquer da pgina. O dedo indicou a palavra dada, que na linguagem infantil francesa significa cavalo. Mas isso no tinha a menor importncia. Tanto fazia ser essa como outra palavra qualquer, pois a arte perdia todo o sentido, j que a guerra havia instaurado o irracionalismo no continente europeu.
Atividade em sala de aula: Sorteio de palavras aleatrias. 1) Elaborar uma produo artstica (desenho, texto, poema, etc) baseada na palavra que lhe foi sorteada. 2) Cada aluno dever apresentar seu trabalho individual para os demais colegas contextualizado com a idia central do texto. Atividade para casa:

Pesquise e traga na prxima aula Textos Dadastas. A pesquisa poder ser feita em livros, jornais, revistas e ou internet. Traga no mnimo, um (01) texto com o nome do respectivo autor. Atividade em sala de aula: <! 1) Os textos pesquisados devero ser lidos em sala de aula. Os alunos devero se organizar em grupo onde faro alternncia de leitura dos textos trazidos pelos colegas. Aps a leitura, cada grupo decidir por um nico texto para reproduzi-lo em cartolina e ilustr-lo. Os trabalhos ficaro expostos na sala de aula. Vale lembrar que a atividade dever ser feita em equipe!!! Continuidade: Dadasmo: Dessa forma, os dadastas propunham que a criao artstica se libertasse das amarras do pensamento racionalista e sugeriam que ela fosse apenas o resultado do automatismo psquico, selecionando e combinando elementos ao acaso. Na pintura, essa atitude foi traduzida por obras que usaram o recurso da colagem. O Dadasmo propiciou o aparecimento do SURREALISMO. Para os surrealistas, a obra de arte no o resultado de manifestaes racionais e lgicas do consciente. Ao contrrio, so as manifestaes do subconsciente, absurdas e ilgicas, como as imagens dos sonhos e das alucinaes, que produzem as criaes artsticas mais interessantes. Baseado nos textos sobre Dadasmo e Surrealismo, responda as questes a seguir: 1) 1) O movimento Dad surgiu em qual poca? 2) O que esse movimento literrio deveria expressar? <! 3) Qual a importncia do nome Dad para o movimento? <! 4) O que os Dadastas propunham para a criao artstica? <! 5) O Dadasmo deu origem a qual outro movimento? <! 6) Como so as obras Surrealistas? Atividade em sala de aula Lendo uma imagem:

A Persistncia da Memria, de Salvador Dali

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8)

O que est aparecendo na imagem? Descreva os objetos. Descreva o lugar onde se encontram. Descreva a figura central com detalhes. A imagem mostra uma cena real? Que nome voc daria a essa pintura? O que voc achou do nome dado por Dal? O que essa pintura sugere em relao ao tempo? Que sentimento essa obra desperta em voc?

Potrebbero piacerti anche