Sei sulla pagina 1di 2

Para nascer um novo Brasil, humano, solidrio, democrtico, fundamental que uma nova cultura se estabelea, que uma

a nova economia se implante e que um novo poder expresse a sociedade democrtica e a democracia no Estado. Hebert de Sousa, mais conhecido como Betinho, socilogo e militante poltico, liderou em 1992, o movimento pela tica na Poltica, que resultou no impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ao da Cidadania contra a Misria e pela Vida. Pergunta-se: decorridos aproximados 20 anos desde esse importante evento que marcou a poltica brasileira, qual a sua percepo quanto aos avanos rumo a esse novo Brasil?

Disponvel a partir de: segunda, 1 outubro 2012, 08:00 Prazo final: domingo, 7 outubro 2012, 23:00

Qual o papel das Organizaes Sociais e das Oscips no espao municipal ?

as OS e as Oscips esto fazendo algo em meu municpio ? elas so importantes para o meu municpio ? como posso fiscalizar o trabalho das Oscips e OS ?

Disponvel a partir de: segunda, 1 outubro 2012, 08:00 Prazo final: domingo, 7 outubro 2012, 23:00

Mais-valia o termo usado para designar a diferenciao entre o salrio efetivamente pago e o valor do trabalho produzido pelo empregado. Karl Marx no se utiliza do conceito de lucro e sim o conceito de mais valia. Marx define que, do preo, uma parte corresponde ao salrio, uma parte aos substratos para os demais fatores da produo e, por fim uma parte corresponde ao lucro, e este seria do detentor do capital (empresrio). A ttulo de exemplo, um trabalhador contratado para trabalhar por oito horas dirias, destas, cerca de 4 a 5 horas de trabalho dirio paga o salrio e substratos. O restante acumulao de capital e Marx chama de mais valia, e a divide em dois tipos: a mais valia absoluta, que se caracteriza pelo aumento das horas de trabalho, e a mais valia relativa, caracterizada pelo uso de equipamentos e tecnologias que tornem o trabalho mais produtivo.

Todos temos que concordar que muita coisa mudou para melhor no cenrio poltico do Brasil desde o impeachment do Ex- Presidente Collor. Desde a legislao sobre o financiamento de campanhas, aos mecanismos anticorrupo que foram aperfeioados. Eu diria que a Democracia tornou-se mais slida, porem com a ressalva de que h muito a avanar ainda. Duas medidas criadas fizeram diminuram a sensao de impunidade, a atuao da Polcia Federal como rgo de investigao dos crimes de "colarinho branco" e a criao da Controladoria Geral da Repblica. Hoje em dia pessoas envolvidas em crimes de corrupo so presas e processadas, mesmo que o Judicirio processe essas acusaes de forma lenta. (Exemplo: Mensalo).

As organizaes sociais OSs e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico OSCIPs so necessrias para fortalecer a sociedade civil, o Terceiro Setor, e desburocratizar a Administrao Pblica municipal. So entidades privadas sem fins lucrativos (associaes e fundaes) assim qualificadas, atravs de concesso pelo Poder Pblico, e desempenham servios sociais como educao, sade, assistncia social, tecnologia, meio ambiente, etc.

Potrebbero piacerti anche