Sei sulla pagina 1di 12

LEIMARIADAPENHA EFETIVAOESUASIMPLICAESSOCIAIS

MayaraTavaresdeFreitas1 ProfessoraOrientadora:Dra.LuzaRosaBarbosadeLima2 Agradecimentos3

RESUMO Facilitarmecanismosqueasseguremoacesso justiapelasmulheresquesofremdiscriminaoe opresso, alm de proteo especial para que as mesmas alcancem a igualdade no apenas normativa, mas baseada em ideais de justia (isonomia material), e punio ao agressor das mesmas,sendoumdeverdoEstadoeumDireitodasociedade.Fazsenecessriooreconhecimento pblicodessamazelascioculturalqueafetaumnmeroexorbitantedemulheresacadaano.A violnciadomsticacontraamulhercustamuitocarotantoparaavtima,quepodeseprejudicar fsica,socialepsicologicamente,quantoparaopas,umavezqueaviolnciacontraamulherafeta todaafamlia,basedaestruturadeumasociedade.Diantedessaperspectiva,foisancionadanodia7 deagostode2006pelopresidenteLuizIncioLuladaSilvaaLein11.340,denominadadeLei MariadaPenha,umalegislaoquecontmumasriedemecanismosqueprovocaraminmeras modificaesnoprocessojudicial.Essaleiveio,naverdade,atenderaanseiosdapopulaoeda prpriaconstituiocomorespostaaodispositivodo8doart.226daConstituioFederal.
PALAVRASCHAVE:LeiMariadaPenha.Justia.Violnciadomstica.

ABSTRACT Tomakeeasiermechanismsthatensuretheaccesstojusticebywomenthatsufferdiscrimination andoppression,besidesspecialprotectiontoallowthemtoachieveequalitynotonlynormative,but basedonjusticeideals(materialisonomy),andpunishmenttotheaggressorofthosewomen,itisa Statedutyandasocietyright.Itisnecessarythepublicrecognitionofthissocialculturalillness thataffectsanexorbitantnumberofwomeneveryyear.Thedomesticviolenceagainstwomenis veryexpensivebothforthevictim,thatcanbephysical,socialandpsychologicalharmed,asforthe country, once that the violence against women affects the whole family, the base of a society structure.Facedwiththisperspective,wassanctionedonAugust7,2006,bythepresidentLuiz IncioLuladaSilvatheLawn.11.340,calledMariadaPenhaLaw,aLawthatcontainsaseriesof mechanismsthatcausednumberlesschangesinthejudicialprocess.ThisLawcame,actually,to meet the population and the own constitution anxiety as a response to the device of the 8th paragraphofthearticle226oftheConstitutionoftheFederalRepublicofBrazil.
1 Acadmica do Curso de Bacharelado em Direito da UEPB e Letras da UFCG. E-mail: mayaratfreitas@hotmail. com. 2 Doutora pela Universidade de Valncia - Espanha em Direito Internacional. Leciona no Centro Universitrio de Joo Pessoa UNIPE e na Universidade Estadual da Paraba UEPB. E-mail: luizaleao@globo.com.

33 A todos que colaboraram com a confeco deste trabalho, em especial a Professora Dra.

Luza Rosa Barbosa de Lima, o Professor Dr. Afrnio de Arago e o Professor Ms. Alexandre Henrique Salema Ferreira, alm dos demais docentes da instituio da UEPB.

KEYWORDS:MariadaPenhaLaw.Justice.Domesticviolence.

1.INTRODUO A importncia da proteo da pessoa humana pelo imprio da lei fundamental, especialmentequandosedizrespeitoaosdireitosrelativosestruturancleo,centraldaconstituio dasociedade,asaber,afamliaquetemcomoumdoscomponentesafiguradamulher. ADeclaraoUniversaldosDireitosHumanos,aConvenosobreaEliminaodeTodas asFormasdeDiscriminaoContraasMulheres(1979),ratificadapeloBrasilem1defevereiro de 1984 (com reservas) e promulgada pelo Decreto n. 89.406, de 20.3.1984, alm de nossa ConstituioFederalde1988ressaltamaimportnciadaproteomulher. Nessesentido,opresenteartigobuscaincentivarodebatearespeitodopolmicotemada violnciacontraamulherqueseenquadranacategoriadosdireitoshumanoseconstitucionais; compreender as principais modificaes no sistema de punio aos agressores no mbito das relaesdomsticascomo,porexemplo,oafastamentodoagressordolar,domicliooulocalde convivnciacomaofendida;avaliarasprincipaiscontribuiesdaLeiMariaedaPenhanoquese refereaoacessojustiademulheresdasdiversascamadaseconmicasesociais;proporreflexoa respeitodaculturadamdiadeincentivo aviolnciacontraamulher,almconstatarodeverdo ordenamentojurdicodeatuarnaproteodegruposhipossuficientes,queseencontramvulnerveis porideologiassecularesdeviolnciadegnero. Assim, a finalidade da legislao em suas mais diversas manifestaes, indo desde a Declarao Universal dos Direitos Humanos (supra mencionado), passando por Convenes InternacionaisratificadaspeloBrasilechegandoat anossaConstituioFederalde1988 uma s:ressaltarquetodapessoatemdireitoaumaexistnciadigna,adesfrutardepazatravsdeuma proteo efetiva do Estado contra toda e qualquer forma de violncia contra a famlia e, conseqentementecontraamulher. Diante doexposto,a Lei Maria daPenha (Lei 11.340/2006) veio para regulamentar tal necessidadedeproteo,querecebeuestenomeemhomenagemumabioqumicadeFortalezaque denunciouoBrasilaOEA(OrganizaodosEstadosAmericanos)pelaausnciadeumapunio efetivaaoseuesposoeagressor,ressaltandosequeaLeiMariadaPenhanoestabelececrimes, mas estabelece um sistema de proteo famlia, e claro ao membro potencialmente hipossuficientenasrelaesdomsticas.

2.APOSIODAMULHERNAHISTRIAESUASIMPLICAESATUAIS

A questo da violncia contra a mulher muito complexa, e, portanto, no pode ser compreendidasemumaanlisemaisaguadadesuahistriaaolongodaevoluodasociedade,at porqueodireito fatosocialedeveserestudadoemcontextocomasociedade,poisaprpria rejeioda LeiMariadaPenha pordeterminadossegmentosdasociedadenoprovmdoacaso, mas de toda uma ideologia que ultrapassa sculos de excluso e que tm uma intrnseca e dissocivelrelaodegneroepoder. NaGrcia,porexemplo,adiferenaentremulheresehomenserantida,pois smulheres eravedadooacessojurdico,aeducao,eeramreclusasaumlugarespecficodentrodesuas casas.Talexcluso smulhereseratointensaquehaviamitosrelacionados curiosidadedosexo femininoque:Pandoratinhaabertoacaixadetodososmalesdomundoe,emconseqncia,as mulhereseramresponsveisporhaverdesencadeadotodootipodedesgraa.Pinafi(apudPULEO, 2004,p.13) QuantoaRoma,asituaonoeramuitodiferente,poisasmulheresnopossuamo status decidad,sendoequiparadasimplesres,noauferindo,assim,qualquerespciededireito,sejaele social,econmicoemuitomenospoltico. Emrelaoculturacrist,ahistricasubservinciadamulheraohomem,daprpriaculpa impostaaEvapeloadentramentodopecadoaomundo, sobavisodealgunsautores,causasde reproduodasdesigualdadesdegnerodeformaainferiorizarosexofeminino.NaIdadeMdia, osrelatossobreasituaodasmulheresemtalperodoadvmdeidiaseconceitosfeitospelos eclesisticosqueviamasmulherescomodisseminadorasdomal,poismisteriosamentegeravam outrossereshumanos,sendoaquestodavirgindadeat ocasamentoumpontofundamentalnesse perodo,poisasmulheresdeveriamsersemelhanteMariamedeJesus. NaIdadeModerna,RichardSteel(sc.XVIII)emsuafrase: UmaMulherumafilha,uma Irm, uma Esposa, e uma Me, um mero apndice da Raa Humana representava a mulher modernadeforma mpar,poisamulhererasubordinadaaohomemsobtodososaspectosdavida. Dessemodo,nosistemapolticoeconmicoesocialoshomensassumemposiescentraisea mulher era relegada s tarefas caseiras e familiares, mas mediante as reformas liberais que ocorreramnaIdadeMdiaelasconseguiramaalmejadaemancipaoecomearamaadentrarao mercadodetrabalho. Nosc.XXIvseaatuaodamulhernosmaisdiversospostosdetrabalhoedeesposae meefilhastornaramsedentreoutrascoisasdentistas,mdicas,juzaseengenheiras.Tudoisso

fruto de uma evoluo legislativa e social e no admitido situao de transtornos fsicos e psicolgicos em um lar em que os cnjuges ou companheiros concorrem em uma situao de igualdadeformalematerial. Emvirtudedetodoesseprocessohistricoaatualconjunturadeviolnciarepercuterazes histricas da suposta superioridade do sexo masculino em relao s suas mulheres, exteriorizandoatravsdasagressescontraamulhertaispremissasinadmissveiscomasevolues legislativas e sociais, anteriormente mencionadas; sendo infatizada a imposio do Estado Democrticoemtaissituaesdeformaaerradiclas,banilas.DaaimportnciadaleiaMariada Penha,legislaoestaque maisqueConstitucional DireitodaPessoaHumanadeserprotegida dasdiversasagressesmorais,psicolgicas,sexuais,patrimoniais,fsicasEt.Cetera.

2.1.AMDIAEOINCENTIVOVIOLNCIA

Os prprios meios de comunicao, especialmente as telenovelas e filmes, reforam a ideologia da violncia de gnero; mas, apesar da existncia de poucos grupos e estudos que levantam preocupaes quanto aos efeitos da violncia produzida, a violncia contra a mulher continua servindocomoumconviteirrecusvelparaoentretenimentodostelespectadores. Isso ocorreemdiversospases,nosEUA,porexemplo,cenascomoaqueacabeadeumamulherfoi encontradanumcaixotedejornais vendae,aofinaldeumahoradeprograma(quefoiexibido pelaprimeiravezemjaneirode?),oepisdioacabouprendendoaaudinciade28milhesde pessoas,achamadaplatiadaviolnciacontraamulher. NoBrasilnoexistediferena,casosdeviolnciacontraamulher motivodeaumentode audincia,poissefossefeitoumapesquisasobreaintensidadedecenasdeviolnciaemtodasas novelas, especialmente as de horrio nobre, observarse que a televiso utiliza sempre desses artifcios e deresultados deimpunidadeaosagressores.Osjornais,escritos outelevisivos, so verdadeirostanquesdeexposiodecasosdeviolnciadomstica,frasescomo:mulher morta pelo exmarido ou namorado, mulher marcada a ferradura pelo companheiro, mulher espancadaemortadentrodecasa,policiaisencontrammulhermortaeexmaridofugiudolocal sem deixar rastros. Quanto aos filmes, os mais assistidos so os que retratam situaes mais dramticascomoaexibiodecenasdeestupro,torturaseassassinatodemulheres,umavezque temsidoumrecursoespecialmentepopulardaindstriacinematogrficadefilmesde terror,sem mencionaroscomerciaispublicitrios,queapresentamafigurafemininaestereotipadacomavenda debebidasalcolicas,geralmentecomsemiroupasoumesmodespidas,onde,muitasvezesnose

sabeaocertoqualoobjetodeconsumo. Diantedesseexpostooordenamentojurdicotemodeverdeatuarnaproteodegrupos hipossuficientes,queseencontramvulnerveldequasetodasasformassejapelaindstriadamdia, seja por ideologias seculares de violncia de gnero, pela regio geogrfica, como o nordeste brasileiro,queemplenosculoXXI,aindasebateesemataporcimes,epelaprpriaideologia capitalista que ainda observa a mulher como propriedade, que se pode dispor usar e abusar e eliminar.

2.2.AINTERFERNCIADAVIOLNCIACONTRAAMULHEREMSUASDIVERSAS ESFERAS Aquestodaviolnciacontraamulher umproblemaqueafetadiversospases,culturase

nveissociais.Essetipodeviolnciaconsisteem[...]qualqueraoouomissobaseadanognero quelhecausemorte,lesosofrimento,fsico,sexualoupsicolgicoedanomoraloupatrimonial (Lei11.340/06art.5,CAPUT). Diferentementedoqueseimaginaaviolnciacontraamulhernoafetasomentesetores subalternizados da sociedade, mas tambm espaos de considervel padro econmico e educacional, no se podendo especificar e focalizar o drama de milhares de mulheres mera questoscioeconmicaeeducacional. bemverdadequecertasprticasculturaisevaloressociaishistricoscomoasubservincia damulheralmdapobrezaedamarginalizao,so,naverdade,algumasdasinmerascausasda violnciacontraasmulheres,umavezque extremamentedifcilparaasmulheresdebaixarenda teracessoaosistemapenalparaescaparemdesituaesabusivasedesobreviveremsemoapoio financeiro do esposo, pois geralmente so dependentes economicamente dos companheiros agressores, poroutroladomulheres declasses mais favorecidas financeiramente,mesmo tendo melhoracessoaosistemapenal,muitasvezesomitemasituaopormedodaopiniopblica, silenciandoseportemoraumarepercussosocial. Desenvolver o debate a respeito desse polmico tema que se enquadra no direito integridadefsicaepsicolgicaesocialcontraamulherfazsenecessrioeimperativo,sobretudo, porque a exposioaprticas de violnciacontraamulherpe todaa famliaemsituao de instabilidadeeviolncia,poisosfilhos menoreseparentesprximostambmsofremdiretaou indiretamente com a violncia contra a mulher no mbito das relaes domsticas. Assim, a

opressoaumsmembrodasociedadecolocaeminstabilidadetodaela,principalmentenombito familiar que se irradia sob todas as demais esferas da sociedade, sendo a integridade fsica o mnimonecessrioparaqueoserhumanopossuadignidade.
Osignificadodeintegridadedizrespeito completudeouperfeio,ouseja,oqueno sofreu reduo e suscetvel de manterse ntegro ou desenvolverse normalmente, porqueest ileso,logo,obemdaintegridadefsica definidocomomododeserfsico da pessoa, perceptvel mediante os sentidos. De fato, o direito integridade fsica protegeaincolumidadedocorpoedamente,porintermdiodaconservaofsicae lucidez mental da pessoa, opondose a qualquer ato que venha a comprometlos. (CATO,2004,p.168)

2.3.DADOSIMPORTANTES Todaanlisedenmerossejaemlivros,revistasousitesvaideencontroaumproblema fundamental:oscasosderegistrodeagressesficammuitoabaixodarealidade,poismuitasvezeso silncio impostopeloagressoreasituaodemedocriaumabarreiraentreasvtimas, mas mesmocomestefatoasestatsticas(dadosquantitativos)soalarmantes. NoReinoUnido,por exemplo,maisdetrsmilhesdemulheressofremcomaviolnciaacadaanoequasemetadede todosestesincidentessogravesourepetidos.NosEstadosUnidos,umamulheragredidaporseu maridoouparceiroacada90segundose680milsoestupradasacadaano. NoBrasil,segundodadosdoRelatrioNacionalBrasileiro,acada15segundosumamulher agredida, isto , a cada dia, 5.760 mulheres so espancadas no Brasil, alm das seguintes estatsticas:
25%dasmulheressovtimasdeviolnciadomstica; 33%dapopulaofemininaadmitemjtersofridoalgumtipodeviolnciadomstica; Em70%dasocorrnciasdeviolnciadomsticacontraamulher,oagressormaridoou companheiro; Osmaridossoresponsveispormaisde50%dosassassinatosdemulherese,em80%doscasos oassassinoalegadefesadahonra; 1,9%doPIBbrasileiroconsumidonotratamentodevtimasdaviolnciadomstica; 80%dasmulheresqueresidemnascapitaise63%dasqueresidemnointeriorreagems agresses; 11%dasmulheresforamvtimasdeviolnciaduranteagravideze38%delasreceberamvariadas agresses(socos,pontaps); Soregistradasporano300mildennciasdeviolnciadomstica.

Medidaslegislativasforamnecessriasefundamentaisparaamenizartalsituao,diante dessapremissa,foisancionadanoBrasilem07deagostode2006peloentopresidenteLusIncio daSilva, aLei n.11.340,adenominada LeiMariadaPenha emhomenagemabiofarmacutica MariadaPenhaMaia,mulhersmbolodaopressoeviolnciacontraamulher,daimpunidadeeda morosidadedajustia,poisem1983sofreu2tentativasdehomicdiopeloexmarido,professor universitrio, tendo ficado paraplgica na primeira tentativa e tentou eletrocutla enquanto se banhavanasegundatentativa.Passaramse19anoseseismesesparaoagressorserpreso e,por meioderecursosjurdicos,ficoupresoporpoucomaisdedoisanos.Emvirtudedademorapara aplicarapena,oBrasilfoicondenado,em2001,pelaOEA(organizaodosEstadosAmericanos) aindenizaravtima,querecebeuaindenizaopelaJustiadoCear.

2.4.CONTRIBUIODALEIMARIADAPENHA A LeiMariadaPenha tentaprfimaoprivativismodasrelaesdomsticasefamiliares queacabavamporocultaraviolnciadomsticacontraamulher,queterminavasendoreproduzidas eaceitaspelasociedade,oquedeixavaamulhervulnerveladiversostiposdeagresseseajudavaa proliferarosentimentodeimpunidadedaviolncianombitodomstica. NosepodeesquecersedoCdigoCivilde1916,queconsideravaamulhercasadacomo umapessoarelativamenteincapaz,quedeveriaserprotegida,inclusivecomainstituiododote. Anteriormenteaexistnciada LeiMariadaPenha,oscasosdaviolnciadomsticaeram resolvidospelosJuizadosEspeciaisCriminaiseapenaeradeseismesesaumanoeaindapoderia sercominadaemmulta,oquedavapossibilidadedetransferiropagamentoemcestasbsicasa entidades carentes ou s vtimas, sendo que nesse caso o prprio agressor se beneficiava da situao, j quenagrandemaioriadasvezes continuavacasadocomavtima,umaverdadeira demonstraodeimpunidade,medaprticadenovoscrimes,j queapenas2%dosagressores erampunidosmaisdrasticamente. Anovaleiretirados JuizadosEspeciaisCriminais acompetnciaparajulgarcrimesde violnciadomstica,poisestesjulgamcrimesdemenorpotencialofensivo,paraosJuizadosde Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher que, enquanto no existirem, devero ser substitudospelasvarascriminais,epossibilitaroqueagressoresdemulheresnombitodomstico

oufamiliarsejampresosemflagranteoutenhamsuaprisopreventivadecretadanopodendoeles serempunidoscompenasalternativas;ademais,alegislaotambmaumentaotempomximode detenoprevistodeumparatrsanos. Outrossim,onmerodemulheresqueprocurarama CentraldeAtendimento,quetempor objetivofornecerinformaes svtimas,entreosanos2006e2007triplicou,poisnoanoemque foisancionadaaLeiMariadaPenha,odisque180recebia,aproximadamente,40ligaesdirias, passandoem2007aregistrarumprogressivoaumentode137ligaesaodia,clarademonstrao deseguranaqueasmulherespassaramadisporemdenunciarseusagressores,geralmenteesposos, cumprindoassim,umdosobjetivosdolegislador,incentivaradennciaeposteriorpuniocabvel.

2.5.ASDIVERGNCIASSOBREACONSTITUCIONALIDADE Inmerassoasposiesemrelao ConstitucionalidadeounodaLeiMariadaPenha, pois os que acreditam na inconstitucionalidade da lei, apesar de integrarem a minoria neste sentido,SantineCampossebaseiamnaviolaodoprincpiodaisonomiaprevistanaconstituio brasileirade1988(art.5,I)[...]homensemulheressoiguaisemdireitoseobrigaessendo que,nestecaso,quandoseafirmaqueaigualdadedeveserbuscadasemdistino,nosignificaque a lei deve tratar a todos abstratamente iguais. (SILVA, 2005). Os que se baseiam na ConstitucionalidadedaLeiressaltamoprpriotextodaConstituioqueprevexceesafavorda mulhercomoalicenamaternidadegozadaemtemposuperioralicenapaternidade(art.7,XVIII eXIX),exceesrazoveisdopontodevistabiolgico.Almdodispositivodo8doart.226 tambmdaConstituioFederal[...]criamecanismosparacoibiraviolnciadomsticaefamiliar contraamulher.PoisacreditamqueaLeiMariadaPenhatentaigualaroquededireito,masno defato.PosicionandoaleicomoumaAoAfirmativa. Ademais,conformeafirmaAlexandredeMoraes:
Acorretainterpretaodessedispositivotornainaceitvelautilizaododescrmensexo, semprequeomesmosejaeleitoempropsitodedesnivelarmaterialmenteohomemda mulher: aceitandoo, porm, quando a finalidade pretendida for atenuar os desnveis. (MORAES,2003,p.67)

Alm disso, a verdadeira igualdade, que almeja primordialmente a dignidade da pessoa humana,consisteemtratarigualmenteosiguaisedesigualmenteosdesiguais,liosecularde Aristteles,poisoquea Constituio vedasoasdiferenciaesarbitrriaseasdiscriminaes absurdasentreosgnerosenodiferenciaesparaumaigualdadematerialA CartaMagnade

1988tratadeformaexpressatosomentedaigualdadedetodosperantealei,nosentidodequeas normas devem ser elaboradas e aplicadas indistintamente a todos os indivduos. Levando em consideraoaisonomiaformal,noressaltandoaisonomiamaterial,quelevaemconsideraoa existncia de grupos ditos minoritrios ou hipossuficientes, que necessitam de uma proteo especialparaquealcancemaigualdadenoapenasnormativa,masbaseadaemideaisdejustia. SendoaLeiMariadaPenhaummeiovlidoparaaefetivaodaigualdadematerial.

2.6.ALGUMASMUDANASDANOVALEGISLAO

EntreasmedidasproporcionadaspelaLeiMariadaPenha(Lein11.340)estoasabaixo elencadas: Suspensodapossedearmas,comcomunicaoao rgocompetente,nostermosdaLei n10.826,de22dedezembrode2003.(Art.22,I); Afastamentodolar,domicliooulocaldeconvivnciacomaofendida(art.22,II); Proibio de condutas como: aproximao da ofendida, familiares e das testemunhas, fixandoolimitemnimodedistnciaentreeleseoagressor;contatocomaofendida,seus familiaresetestemunhasporqualquermeiodecomunicao.(Art.22,III,a,b) Previsoexpressadequeamulherdeveestaracompanhadadeumadvogadoemtodosos atosprocessuais(art.27). ReafirmaodosDireitosegarantiasindividuaisdamulhereproteo mulheragredida poroutramulher(relaeshomossexuaisprevistasnoart.5,pargrafonico). Encaminharaofendidaeseusdependentesaoprogramaoficialoucomunitriodeproteo oudeatendimento;(Art.23,I). Umainiciativa mparfoitomadapelo TribunaldeJustiadoCear,quecriouumprojeto paracapacitarjuzessobreaaplicaoda LeiMariadaPenha,poisalmdeaprendersobreas inovaesacimacitadas,osjuzesteroaulasobreviolnciaediscriminaocontraamulher,poiso acessoaosdireitos,mesmoprevistoemlei,semoenvolvimentoefetivodopoderjudiciriofica deteriorado.

2.7.PRINCIPAISMEDIDASPARAEFETIVAO

bemsabidoquesefaznecessrioalgumasmodificaeseinvestimentosemdiversasreas para uma efetiva aplicao da Lei Maria da Penha, a comear pela capacitao dos policiais, sobretudo os militares, que chegam a ser o primeiro contato que a vtima faz, pois so os responsveis pelo encaminhamento delegacia, podendo prejudicar a vtima se fornecer informaesinadequadas. H,tambm,anecessidadedanotificaodoscasosdeviolncianoshospitaissdelegacias dasmulherese svarascriminaisdeformaqueainterligaodesses rgosvenhaafacilitara atuaodajustia.Almdofatodequeosprofissionaisda readesade,principalmenteaqueles queatuamemcomunidadesmaiscarentes,devempossuirconhecimentosbsicossobreaLeiMaria daPenhaesobreformasdeencorajaravtimaeafamliadamesmaadenunciaroagressor. Formas eficientes de divulgar a Lei Maria da Penha a divulgao das principais caractersticasda Lei eformasdedennciaaosagressorespormeiodepropagandastelevisivas, panfletos, discusso em escolas de ensino fundamental e mdio e a divulgao do nmero da CentraldeAtendimento(180). Outrofatorderelevncia investirnaestruturadasDefensoriasedosJuizadosEspeciais com aquisio decarros ecomputadores,pormeio deparcerias comoTribunaldeJustia do Estado,porexemplo.

3.CONSIDERAES

Aanlisedosdadosdaviolnciadomsticacontraamulherlevaaconclusodanecessidade deumalegislaoqueprocureerradicarasensaodeimpunidadeemrelaoaosagressores,que nagrandemaioriadasvezesconvivemcomavtima. ALeiMariadaPenha(Lei11.340/06)veiocorresponderaesseanseiodejustiademilhares demulheresbrasileiras,trazendoconsigoumasriedemodificaesnecessrias lutacontraa discriminaoeviolnciaqueatingemmulheresrepresentantesdediversossetoresdasociedadeque foramalmejadasdurantesculosdeausnciadeparticipaodamulhernosdiversossetoressociais ejudiciais. Para uma aplicao efetiva das medidas asseguradas pela Lei, imperativo se faz a participao da sociedade, a capacitao de profissionais das mais diversas reas, tais como

membros do judicirio, policias militares, membros da rea de sade, divulgao em meios televisivos a respeitodapunioaosagressores eformas dedenncia,confecodepanfletos, investimentosemdelegaciasfemininas,almdecriaodosJuizadosdeViolnciaDomsticae FamiliarcontraaMulher,previstana LeiMariadaPenha,entreinmerosoutrosmecanismosde informaosociedade. Deformageral,podeseobservaraimportnciaeevoluodaLegislaoBrasileiranoque concerne ao tratamentoconcedido vtimaenosistemadepunioaoagressor.Sendo,dessa forma,umagrandeconquistaaessaefetivao,emboraemfaseinicial,dosdireitosedadignidade da mulher contra a violncia domstica, caminhando positivamente para prevenir e coibir a violnciadomsticaatravsdaLeiMariadaPenha,umahomenagemnounicamenteaMariada PenhaMaiaFernandes,masamilhesdefamliasbrasileiras.

REFERNCIAS ALVES, Fabrcio Mota. Lei Maria da Penha: das discusses aprovao de uma proposta concretadecombateviolnciadomsticaefamiliarcontraamulher.In:JusNavegandi.Disponvel em:<http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8764>.Acessoem:21fev.2008. CATO,Marconido . Biodireito: transplantesde rgoshumanosedireitosdapersonalidade. SoPaulo:Madras,2004. DIAS,MariaBerenice. Quinzesegundos,2002. Disponvelem:<http://www.pagu.org.br>. IN: Conversandosobrejustiaeoscrimescontraasmulheres.Acessoem:22fev.2008. DIAS, Maria Berenice. Falando em violncia domstica. Disponvel em <http://www.mariaberenicedias.com.br>.Acessoem:10jun.2007. GALVO,Patrcia.Lulasancionaleiqueaumentapenasporagressomulher.Disponvelem: <http://copodeleite.rits.org.br/apcaapatriciagalvao/home/capa_portal.shtm>. Acesso em: 21 fev. 2008. LUCILA,Soares.Ofimdosilncio.RevistaVeja,SoPaulo,ed.1947,2006. MORAES,Alexandrede.Direitoconstitucional.13.ed.SoPaulo:Atlas,2003. PINAFI,Tnia. Violnciacontraamulher: polticaspblicasemedidasprotetivasna contemporaneidade. Disponvel em <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/ anteriores/edicao21/materia03/>.Acessoem:22fev.2008. RABELO, Ilglesias Fernanda de Azevedo. Lei Maria da Penha e o reconhecimento legal da evoluo do conceito de famlia. IN: Jus Navegandi. Disponvel em: <http:// jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8911>.Acessoem:22defevereirode2008. SILVA,JosAfonso.Cursodedireitoconstitucionalpositivo.24.ed.SoPaulo:Malheiros,2005. WIKIPDIA: a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_ Maria_da_Penha>.Acessoem:22fev.2008.

Potrebbero piacerti anche