Sei sulla pagina 1di 39

Redes sem fio

Professor:MSc. Xiankleber C. Benjamim Email:xiankleber.benjam@estacio.br

Natal/2013

Agenda
Conceitos de Fundamentos transmisso de eletromagntica e transmisso propagao de sinais Espectro de freqncia digitais para radio comunicao

Conceitos de transmisso eletromagntica e propagao

Ondas eletromagnticas

As ondas eletromagnticas so ondas transversais que consistem da oscilao de campos eltricos e magnticos. Elas tm uma escala larga de freqncia e podem trafegar em qualquer tipo de meio, incluindo o vcuo (ERICSSON, 2000).

CONCEITOS

Ocorrem na natureza;

Sempre estiveram presentes na Terra;

No sculo vinte, a exposio a fontes de CEM criadas pelo homem aumentaram;

Demanda por energia eltrica;

MODELAGEM MATEMTICA

Os campos eltricos esto associados presena de cargas eltricas; Os campos magnticos esto associados ao movimento fsico destas cargas eltricas (corrente eltrica).

RESTRIES BSICAS
Restries na exposio a campos eletromagnticos variveis no tempo baseadas diretamente em efeitos na sade. Dependendo da frequncia do campo, especifica-se estas restries por:

Densidade de corrente;

Taxa de absoro especifica;

Densidade de potncia no ar.

FAIXAS DE FREQUNCIA

Densidade de corrente, na faixa de frequncias at 10 MHz;

Corrente, na faixa de frequncias at 110 MHz;


Taxa de absoro especfica , SAR, na faixa de frequncias de 100 kHz 10 GHz;

Absoro especfica,para campos pulsantes, na faixa de frequncias de 300 MHz 10 GHz; e Densidade de potncia, na faixa de frequncias de 10 300 GHz.

UNIDADES
As principais unidades de medida de campo eltrico e magntico so: O campo eltrico E, exerce foras sobre uma carga eltrica, e expresso em volt por metro (V.m-1). O campo magntico H pode exercer foras fsicas sobre cargas eltricas, e expresso em tesla(T).

Conceitos de transmisso eletromagntica e propagao

Fatores que afetam a propagao Teoricamente, as ondas eletromagnticas podem trafegar indefinidamente pelo espao se desimpedidas, mas alguns fatores podem afetar a propagao (SMIT, 1987), conforme descrito a seguir:

Absoro

o Processo pelo qual as ondas se chocam com obstculos, prdios e grandes construes, por exemplo, resultando em absoro e converso das ondas em calor ou em outra forma de energia. O grau mdio de absoro pode determinar o quanto a onda ser absorvida ou refletida.

Refrao e Reflexo

Dependendo do meio onde se propaga a onda eletromagntica, esta pode ser refratada ou refletida. Ondas refletidas ou refratadas mudam a velocidade de propagao quando passam por meios diferentes. Por exemplo, as ondas que se movem do espao livre para o vidro mudam a direo de propagao, isto , refratam dependendo do valor do ndice de refrao do material. Alm disso, uma poro das ondas pode ser refletida. Tambm ocorrem mudanas no ndice de refrao atmosfrico quando h diferenas de temperatura, presso e umidade no meio. Um efeito adverso da refrao atmosfrica a probabilidade de uma onda ser transmitida alm da rea que foi projetada, isso ir causar interferncias. Quando as ondas mudam seu percurso, a rea de cobertura alterada. Como as ondas vo de um ponto a outro fcil encontrar regies que facilitam o acontecimento deste fenmeno.

A figura ilustra o que foi explicado anteriormente. Nela so evidenciadas duas regies: A como menos densa e B mais densa. Uma onda incide num ponto, a qual refratada quando muda de A para B e tambm pode ser refletida formando ngulo igual ao da onda incidente.

Difrao

Quando uma onda passa ao redor de um obstculo e muda sua trajetria ocorre o fenmeno da difrao. A figura ilustra como isto ocorre. Na ilustrao, a linha de visada do sinal interrompida por um prdio. A BTS ficaria inacessvel neste momento, entretanto, pelo princpio de Huygens (1629-1695), cada ponto de obstculo que a onda contorna pode ser considerado uma nova fonte de onda secundria (ERICSSON, 2000). Alm disso, como o sinal alcanou o objetivo, uma nova onda formada, a qual busca a EM para completar a transmisso do sinal.

Ambientes de propagao

Os ambientes de propagao podem ser classificados como:

Urbanos: Quando se encontram em grandes cidades, regies metropolitanas com predomnio de altas edificaes;

Suburbano: Ambientes residncias com predomino de baixos edifcios;

Fenmenos aleatrios Durante a transmisso de sinal de um ponto a outro a onda varia sua potncia com o tempo, mesmo que a potncia do sinal emitido se mantenha constante. Este fenmeno recebe o nome de desvanecimento(NETO, 2005).

Este fenmeno refere-se perda de energia do sinal em funo de obstculos e da mobilidade do usurio. No ambiente de propagao da rede celular h obstculos mveis, como veculos, que mudam de posio aleatoriamente (PORTELA, 2009). Ele pode ser:

Lento: Quando ocorre em longo prazo e causado por edifcios no ambiente; ou

Rpido: Devido propagao por multipercursos, o sinal varia rapidamente em relao a pequenos deslocamentos do mvel.

Cell Identification (CI)

Toda clula GSM possui um cdigo identificador que a torna nica em todo o mundo. Ele chamado deCell Identification (CI) (ERICSSON, 2000), (NOKIA, 2007). Fazendo uma analogia com uma rede de computadores, este pode ser comparado ao IP que cada elemento possui para ser encontrado na rede, como por exemplo, 128.10.26.32 (Tanenbaum, 2007). Da mesma forma, cada clula reconhecida numa rede de telefonia celular atravs dessa identificao, onde realizada troca de sinalizao entre a central para operaes como handover, Por exemplo. Assim como no IPv4, onde o endereo separado em quatro grupos o CI obedece ao mesmo critrio. A seguir mostrada a sua composio na prtica..

O CI parte integrante do CGI (Cell Global Identity) = LAI (Location Area Identity) + CI.

Mas o LAI composto pelo: MCC (Mobile Country Code): Cdigo do pas; MNC (Mobile Network Code): Cdigo da rede na operadora e LAC (Location Area Code): Cdigo local da operadora

Timing Advance (TA) O TA baseado no mtodo de diferena de tempo de chegada (TDoA Time Difference of Arrival). Tambm chamada de tempo estimado de chegada (ETA Estimated Time of Arrival). Baseia-se no tempo de chegada do sinal calculado desde a sada do transmissor at o receptor. Como a transmisso feita na velocidade da luz, aproximadamente 3 x 108 m/s, a diferena do tempo gasto entre os dois pontos medida. A partir dessas duas grandezas fsicas calculada a distncia percorrida entre transmisso e recepo (CAFFERY, 1998).

O Espectro Eletromagntico
Quando os eltrons se movem no espao, eles criam ondas eletromagnticas que se propagam atravs do espao livre, da atmosfera terrestre ou mesmo no vcuo.
Estas ondas foram previstas pelo fsico ingls, James Clerck Maxwell em 1865.

Mas, quem primeiro produziu e observou ondas eletromagnticas foi o fsico alemo Heinrich Hertz em 1887.
Essas ondas se propagam produzindo de oscilaes.

O Espectro Eletromagntico
Princpio da comunicao sem fio:
Ao se ligar uma antena de tamanho apropriado a um circuito eltrico, ondas eletromagnticas podem ser difundidas (broadcast) e recebidas por um receptor a alguma distncia.

Toda comunicao sem fio baseada neste princpio.

No vcuo, todas as ondas eletromagnticas viajam em uma mesma velocidade, no importando qual sua frequncia.

O Espectro Eletromagntico

Essa velocidade, geralmente chamada velocidade da luz, c, aproximadamente 3xE10+8 m/seg ou em torno de 30 cm por nanosegundo (1xE10-9 segundo).

No cobre ou na fibra, a velocidade em torno de 2/3 deste valor e tornase dependente da frequncia.

A velocidade da luz o ltimo limite de velocidade.

Nenhum objeto ou sina pode se mover mais rpido que a velocidade da luz.

O Espectro Eletromagntico

Relao fundamental: lambda.f = c

Ondas de 1 MHz tm em torno de 300 metros de comprimento de onda.

E ondas com comprimento de onda de 1 cm tm frequncia de 30 GHz.

O espectro eletromagntico mostrado a seguir:

O Espectro Eletromagntico
O nmero de oscilaes por segundo de uma onda eletromagntica chamado sua frequncia, f, e medida em Hz ( em homenagem Heinrich Hertz).
1 Hz corresponde a 1 ciclo por segundo.

60 Hz correspondem a 60 ciclos por segundo.

A distncia entre dois mximos consecutivos (ou dois mnimos) de uma onda eletromagntica chamada seu comprimento de onda, o qual denotado, universalmente por lambda.

Unidades de frequncia

1000 Hz = 1 KHz = 1E-3 Hz = 1x10E-3 Hz 1000 KHz = 1 MHz = 1E-6 Hz = 1x10E-6 Hz

1000 MHz = 1 GHz = 1E-9 Hz = 1x10E-9 Hz

O Espectro Eletromagntico

Segurana em redes sem Fio

Espectro Eletromagntico
Quando se movem, no espao livre (atmosfera terrestre ou mesmo no vcuo), os eltrons criam ondas eletromagnticas que se propagam nesse espao.

com suas frequncias (nmero de oscilaes por segundo) e que constituem o meio de transmisso dado pela natureza, compartilhado por transmissores e receptores.

Espectro Eletromagntico
O conjunto infinito de frequncias que podem existir no espao delimitado e ordenado, para conter as frequncias que podem ser utilizadas em telecomunicaes. A delimitao, a ordenao e a aplicao de certas faixas de frequncias a determinadas formas de comunicao, define o que se chama de Espectro Eletromagntico e a maneira como ele usado em comunicaes.

O Espectro Eletromagntico

Rdio,

Microondas,

Infravermelho,

Luz Visvel

So as partes do espectro que podem ser usados para transmitir informao por modulao de amplitude, frequncia ou fase das ondas.

O Espectro Eletromagntico
Luz Ultravioleta, Raios-X e Raios-Gama seriam melhor, devido as suas altas frequncias, mas so difceis para produzir e modular, e no propagam bem atravs de edifcios, alm de serem raios perigosos para as vidas das pessoas.

LF (Low Frequency), MF (Media Frequency), HF (High Frequency).

Bandas de Frequncia
Quando estes nomes foram inventados, ningum esperava chegar a 10 MHz. Depois, bandas mais altas forma nomeadas:

VHF (Very High Frequency)


UHF (Ultra High Frequency)

SHF (Super High Frequency)


EHF (Extremely High Frequency) THF (Tremendously High Frequency)

Altssimas bandas de frequncia

Alm destes, no existem nomes, mas a denominao abaixo pode soar bem.

IHF (Incredibly High Frequency) AHF (Astonishingly High Frequency) PHF (Prodigiously Hih Frequency)

Largura de Banda
a quantidade de informao que uma onda eletromagntica pode portar.
possvel codificar poucos bits por Hz em baixas frequncias. Mas, com frequncias mais altas, por exemplo, 500 MHz, pode-se portar em um cabo, alguns gigabits/segundo.

Largura de Banda

Deve se bvio, porque pessoas tendem a gostar de fibras ticas (faixa de frequncia de 10E14 a 10E15).

A variao da frequncia df em relao a variao do comprimento de onda d lambda, pode ser estudada atravs da matemtica, usando derivadas (caso de se observar a variao contnua da frequncia em relao a variao do comprimento de onda).

Observar variaes discretas suficiente para se estudar o espectro eletromagntico.

Largura de Banda
Largura de banda a medida da faixa de freqncia, em hertz, de um sistema ou sinal. Em radio comunicao ela corresponde a faixa de freqncia ocupada pelo sinal modulado.

Largura de Banda
Para evitar o caos no uso das frequncias, existem acordos nacionais e internacionais sobre quem obtm tais frequncias.
Tambm para polcia, navegao martima, operaes militares e muitos outros usos.

Se todo mundo deseja taxas de dados mais altas, todo mundo deseja mais spectrum.

Aloca-se spectrum para rdio AM e FM, televiso, telefonia celular.

Canais
Espectro de radiofreqncia:
dividido em faixas, so intervalos reservados; Definido por convenes internacionais e agencias reguladoras; Faixa subdividida em freqncias menores; Essas freqncias menores so denominadas canais; Canais de transmisso em freqncias muito prximas podem causar interferncias;

Potrebbero piacerti anche