Sei sulla pagina 1di 7

Fisiologia Endcrina Supra-renais (Eliane Beraldi Ribeiro)

Estruturas piramidais localizadas retroperitonealmente acima dos plos superiores dos rins. Divididas em crtex, que produz hormnios corticosterides, e medula, com hormnios catecolaminrgicos e controlada pelo sistema nervoso simptico.

Sistema Nervoso Simptico e Medula Supra-Renal


A medula adrenal uma exceo a organizao anatmica do SNS, pois as fibras simpticas que a inervam no fazem sinapses nos gnglios simpticos. Estas, ao sarem da medula espinhal, incorporam-se aos nervos esplncnicos e dirigem-se diretamente para as supra-renais, com sinapses colinrgicas que estimulam a liberao de hormnios medulares. Clulas medulares so denominadas cromafins (grande afinidade por crmio). Apresenta atividade tnica basal que se intensifica com atividades do dia-a-dia, principalmente de ameaa homeostasia.

Catecolaminas Dopamina (axoplasma de neurnios catecolaminrgicos e clulas cromafins): Tirosina Dopa Noradrenalina (neurnios e clulas cromafins): Dopamina

Dopamina Noradrenalina Adrenalina (neurnios adrenrgicos e clulas cromafins): Noradrenalina Adrenalina Secreo das clulas cromafins: 80% adrenalina + 20% noradrenalina. Catecolaminas adrenrgicas Circulao Captao e degradao Urina

Efeitos Sistmicos Catecolaminas

Crtex Supra-Renal
Zonas e Inervao Zona glomerulosa: mais externa e fina, produz os hormnios mineralocorticides, com a aldosterona como principal. Zona fasciculada: central, produz glicocorticides, como cortisol e corticosterona. Zona reticular: mais interna, produz precursores de esterides sexuais. Regulao Ativao do eixo hipotlamo-hipfise-supra-renal (HHSR) est associada a liberao hipotalmica do hormnio liberador de corticotrofina (CRH) e de vasopressina, principais reguladores da secreo do hormnio adrenocorticotrfico (ACTH) hipofisrio.

Daniela Moraes - 80

Existncia um mecanismo extra-hipofisrio na regulao da supra-renal, como sistema nervoso e imunolgico. O crtex supra-renal influencia a sntese de catecolaminas pela medula e o sistema simpatomedular influencia as funes adrenocorticais por aumentar a sensibilidade ao ACTH.

Hormnios Adrenocorticais Esto armazenados em pequena quantidade na supra-renal, sendo sua sntese adaptada s necessidades do organismo. Os hormnios adrenocorticais so esterides, cujo precursor o colesterol. Este captado das lipoprotenas de baixa densidade (LDL-colesterol) a partir de receotires especficos (LDLr) na membrana das clulas adrenocorticais. O LDLr transfere o colesterol para dentro por endocitose, que pode ser esterificado e armazenado. Uma pequena quantidade de colesterol sintetizada na prpria clula a partir da acetil coenzima A. A primeira etapa e tambm a limitante na sntese dos hormnios adrenocorticais a transformao do colesterol em pregnenolona, sendo controlada por diversos fatores que controlam a secreo de tais hormnios. Cortisol e corticosterona: sntese ocorre principalmente na zona fasciculada. Colesterol Pregnenolona 11-desoxicortisol Cortisol Colesterol Pregnenolona 11-desoxicorticosterona Corticosterona Aldosterona: sntese na zona glomerulosa, seguindo os mesmos passos da cortiscosterona. Corticosterona Aldosterona

Transporte e Excreo dos Corticosterides Esterides supra-renais metabolizados principalmente no fgado e excretados 25% nas fezes e bile e o restante na urina. Cortisol: Transporte: 75-80% ligado a transcortina (CBG), 15% albumina e 5-10% livre. Aldosterona: Transporte: 50-60% ligado a transcortina e albumina e 40-50% livre.

Daniela Moraes - 80

Glicocorticides Regulao Regulada pelo eixo HHSR dependendo de situaes de ameaa homeostase orgnica (estresse, trauma, frio, calor, hipoglicemia, infeco, etc). ACTH pode ser clivado em melanocortina, produzindo melancitos, que por sua vez produzem melanina. A hiperpigmentao um sinal de alterao nesse eixo hipotlamo-hipfise. Ao do ACTH: aumenta captao de lipoprotenas pelas clulas adrenocorticais e atividade da corticol-esterase, aumentando a concentrao de colesterol livre; estimula converso de colesterol em pregnenolona e transcrio de genes envolvidos na esteroidognese. Nas clulas adrenocorticais: ACTH Ativa protena G Ativa adenil-ciclase Aumento [AMPc] Ativa protenas quinases Fosforila mediadores e enzimas Sntese de glicocorticides Ritmo Circadiano Menores concentraes de cortisol por volta de meia-noite. Comea a aumentar de 2 a 3 horas aps o incio do sono. O pico ocorre prximo do horrio do despertador. Durante o dia, ocorre uma queda gradual das concentraes de cortisol. Controlada por conexes entre os ncleos paraventriculares e supraquiasmticos do hipotlamo.

Mecanismo de Ao dos Glicocorticides Por serem lipoflicos, difundem-se pela membrana celular e se ligam a receptores intracelulares citoplasmticos especficos, encontrados em praticamente todos os tecidos do organismo. Receptor formado por uma protena de choque trmico (heat shock protein), uma protena de baixo peso molecular e imunofilinas. A ligao do hormnio ao receptor provoca uma alterao conformacional do receptor, provocando retirada da heat shock protein. dois complexos hormnio-receptor ativados juntm-se

Daniela Moraes - 80

para formar um homodmero, que se transloca para o ncleo da clula e liga-se a elementos responsivos de glicocorticide. Esse efeito chamado de ao genmica. Acredita-se que as respostas rpidas dos glicocorticides sejam a partir das aes nogenmicas, mediadas por receptores acoplados a protena G, segundos mensageiros e protenas quinases A e C.

Efeitos Fisiolgicos dos Glicocorticides Tem importncia no metabolismo de carboidratos e protenas e aes permissivas no metabolismo de gorduras e na reatividade vascular, alm de modular respostas imunolgicas e inflamatrias. Efeito sobre metabolismo: Essencial principalmente durante o jejum. Estimulam aumento da produo e liberao heptica de glicose, estimulando a gliconeognese e potencializando hormnios hiperglicemiantes como glucagon, catecolaminas e hormnios do crescimento, alm de um efeito anti-insulnico (diminui translocao do GLUT-4 para a membrana). Estimulam a mobilizao de protenas teciduais, diminuindo a sntese e aumentando a protelise, com um aumento de aminocidos para gliconeognese. No tecido adiposo, apresente efeito permissivo (presena potencializa a ao) sobre a ao lipoltica de catecolaminas e hormnio do crescimento. Esse efeito permissivo tambm ativo na manuteno da presso arterial e dbito cardaco, por aumentar a sensiblidade a catecolaminas. Efeitos no osso:

Daniela Moraes - 80

Diminuem a sntese de colgeno e formao ssea, por inibirem a formao de osteoblastos e aumentarem a apoptose de osteoblastos e ostecitos e estimularem a colagenase. Pode causar osteoporose. Efeitos nos rins: Aumentam a excreo renal de clcio e fosfato e a filtrao glomerular. Efeitos no SNC: Influenciam a atividade eltrica de neurnios, podendo alterar sua excitabilidade neuronal e o comportamento. Os receptores para glicocorticides esto presentes principalmente no sistema lmbico e hipocampo, envolvidos na resposta ao estresse, humor, aprendizagem e memria. Efeitos sobre a resposta inflamatria: Leso tecidual Leuccitos locais Mediadores inflamatrios Resposta inflamatria Os mediadores inflamatrios prostaglandinas (PG), tromboxanos (TX) e leucotrienos (LT) so formados pelo cido araquidnico a partir de fosfolipdeos de membrana pela fosfolipase A2 (enzima ativada no processo inflamatrio). Os glicocorticides inibem a sntese de fosfolipase A2 pela lipocortina. Possuem ao estabilizadora sobre lisossomos, diminuindo o edema tecidual e antialrgica por diminuir a liberao de histamina. Inibem a etapa crnica do processo inflamatrio, como adeso de fibroblastos e sntese de colgeno, prejudicando a cicatrizao e isolamento do processo inflamatrio.

Efeitos sobre a resposta imunitria: Antgeno Macrfago Interleucina 1 (febre) Clulas TH Interleucina 2 Linfcitos T Clulas B Anticorpos Os glicocorticides tem ao inibitria na produo das interleucinas 1 e 2, diminuindo a febre, proliferao e diferenciao de linfcitos B e a produo de anticorpos por eles.

Daniela Moraes - 80

Na clnica: utilizado para transplantes (efeito imunossupressor), tumores (apoptose nas clulas imune e alvio dos efeitos colaterais da quimioterapia). Enfim, esto entre as drogas antiinflamatrias e imunossupressoras mais utilizadas.

Mineralocorticides Mecanismo de Ao Aes genmicas: assim como os glicocorticides, tem efeitos sobre receptores citoslicos associados a protenas de choque trmico (hsp). Demora cerca de 30 minutos para a produo e cerca de 45-60 minutos para o incio do efeito da aldosterona (principal mineralocorticide). Aldosterona Deslocamento hsp Ativa receptor Ligao ao DNA Transcrio de protenas Aes no-genmicas: atua em receptores de membrana, provavelmente associados a protena G. Efeitos Rim: principal ao dos mineralocorticides. Estimulam a sntese de protenas relacionadas ao transporte de Na+ e K+, aumentam a atividade dos canais de sdio, a formao de ATP e a atividade de co-transportadores de Na+/K+. Ou seja, promovem a reabsoro de ons Na+ do lquido tubular renal, alm do suor, saliva e suco gstrico. Logo esse lquido passa para o lquido extracelular (LEC), carregando gua junto, fazendo uma expanso isotnica. Circulatrios: pode agir nos centros reguladores de presso arterial e sistema cardiovascular, no remodelamento vascular, formao de colgeno e funo endotelial. Regulao Aldosterona regulada principalmente por angiotensina II e concentrao extracelular de potssio. Sistema renina-angiotensina: Angiotensinognio Angiotensina I Angiotensina II Aldosterona Regulao da liberao de renina: a renina, liberada pelas clulas justaglomerulares renais, estimulada por vrios fatores, sendo o principal a presso de perfuso renal. A angiotensina II tem efeito de feedback negativo sobre a renina e o potssio tambm age inibindo sua liberao. Potssio: os ons potssio estimulam diretamente a secreo de aldosterona. Assim, elevadas concentraes de potssio estimulam a aldoterona, que ir aumentar a excreo renal de potssio. Aldosterona Aumenta reabsoro de Na+ e secreo de K+ Aumenta osmolaridade Aumenta ADH Aumenta reabsoro de gua e ingesto hdrica Aumento do volume de LEC, presso arterial e dbito cardaco

Precursores de Hormnios Sexuais


Os principais precursores de hormnios sexuais so os andrgenos DHEA, DHEA-S e androstenediona, com ao andrgena fraca comparada testosterona.

Daniela Moraes - 80

No homem essa testosterona adrenal baixa em relao a testicular, mas na mulher esse valor sobe para 60% do total. Sndrome de Cushing Ocorre graas ao excesso de hormnios adrenocorticais. Os indivduos apresentam distribuio caracterstica de gorduras, com acmulo de gordura central e baixa gordura perifrica. Isso foi atribudo a uma diferente distribuio de receptores de glicocorticides nesses tecidos, com maior quantidade central e menor perifrica. Alm disso, a doena traz hiperglicemia, resistncia a insulina, aumento de peso e as chamadas estrias prpuras, devidas ao efeito catablico protico do cortisol sobre msculo, pele e tecido conjuntivo.

Daniela Moraes - 80

Potrebbero piacerti anche