Sei sulla pagina 1di 11

Novo Firefox 4.

Foi lanado o novo Firefox 4.0, a nova verso promete um Navagedor mais organizado, rpido e limpo...bom, para saber se verdade que ele pode estar ainda melhor aqui vai o download, e mesmo que voc use o Internet Explorer pode instalar e deixar os dois na mquina sem problemas, nesse caso a unica dica que aps finalizar a instalao ele ir perguntar se voc deseja torna-lo seu navegador Padro, neste caso clique em No. Se voc usa barras do Google no seu navegador (aquelas barras de botes que tem um monte de opes como traduzir pginas e etc...) neste caso no sugiro a instalao imediata do Firefox 4, pois algumas dessas barras podem no funcionar nesse primeiro momento. Na minha opinio importante voc ter os dois navegadores instalados para ter mais contato com as opes que cada um oferece e tambm para estar preparado para concursos pblicos que a cada dia pedem mais o Linux que no caso o Firefox.

Segurana na Internet : Como manter o Navegador Atualizado e Seguro. Quando falamos em segurana na Internet o assunto sempre grande pois passamos por senhas (nesse caso devemos ter sempre senhas com letras e numeros e se possvel algum smbolo como: " $, #, * " e assim por diante, j com e-mail sabemos que devemos evitar abrir aquelas apresentaes do PowerPoint que amamos...rs...ainda mais se vem de pessoas

desconhecidas, termos um Firewall e tambm um programa Ant-Espionagem e nesse caso segue um link para downloads desses programas: Programas de Defesa. *Mas no caso dos programas de Segurana como nossas mquinas normalmente j te o Firewall que vem no Windows e Antvirus todo mundo tem, fica minha diga para instalar o SPYBOOT que muito importante para detectar programas espies pois ele detecta e elimina programas espies que no so detectados pelo antvirus e nem pelo Firewall, esse programa vale instalar. Mas nossa postagem fala sobre o Navegador que muitas vezes fica esquecido diante de tantas coisas e manter o Navegador atualizado fundamental para uma boa segurana, mas ai vem a pergunta: Como saber se o meu navegador est seguro?. Simples, siga as intrues abaixo para cada um dos tipos mais conhecidos: Mozilla Firefox: Para atualiza-lo clique no Menu Ajuda e Verificar Atualizaes.

Google Chrome: Clicar na imagem no canto superior direito ( imagem no incio da linha ), clique em (Sobre Google Chrome), se aparecer um OK Verde indica que est atualizado. Se no estiver atualizado siga os passos abaixo: 1. Clique no cone de chave inglesa na barra de ferramentas do navegador. 2. Selecione Atualizar o Google Chrome. 3. Na caixa de dilogo de confirmao que aparecer, clique em Reiniciar. O navegador salva suas guias e janelas abertas e reabre-as automaticamente quando reiniciado. Se voc preferir no reiniciar imediatamente, clique em No agora. Na prxima vez que reiniciar seu navegador, a atualizao ser automaticamente aplicada. (os passos para atualizao foram retirados do prprio site do Chrome). Internet Explorer: Clique no Menu Ferramentas e clique em Windows Update.

Essas autalizaes so de grande importncia pois fecham falhas dos navegadores que so facilmente utilizadas para invadir nossas mquinas e um Navegador desatualizado uma grande porta aberta na sua mquina.

Voc sabe o que significa: HOTSPOT , HONEYPOT , SCANTTERNET , HONEYNET , LAN HOUSE .

O smbolo ao lado pode ser encontrado em alguns estabelecimentos como aeroportos, restaurantes e shopping centers, e indica a presena de um(a): (A) Hotspot (B) Honeypot (C) Scatternet (D) Honeynet (E) Lan House Resposta: A grande maioria dos leitores ir acertar a questo por se tratar de um smbolo bem atual, mas a pergunta : E os outros nomes, o que significam? justamente para explicar essas situaes que a questo foi postada, ou seja, vamos discutir o que pode ser cada item acima: HOTSPOT: Ponto de acesso ou Ponto Quente, so reas onde podemos ter acesso a rede sem fio como Hotis, Shopping pois como sabemos no so em todas as reas destes lugares que temos acesso, apenas em locais restritos por isso o termo "Ponto Quente".

HONEYPOT: uma ferramenta que tem como funo simular falhas em um sistema para colher informaes sobre possveis invases, um tipo de armadilha para invasores. (Ela no oferece nenhuma proteo.) SCANTTERNET: So pequenos ns (extenses) que podem ser usados em uma rede sem fio para ampliar sua comunicao. HONEYNET: uma rede de pesquisa, projetada para ser utilizada como estudos e pesquisa sobre segurana. LAN HOUSE: Lan House um termo Brasileiro utilizado para identificar Redes Locais, quando falamos em Lan House lembramos logo de lugares onde temos acesso a Internet, mas o termo diz apenas Rede Local que lgicamente ganha mais funcionalidade com a Internet, mas em uma prova se a questo falar em rede local sem ou com Internet a mesma est correta. Resposta da questo "A".

Como navegar de forma segura em "LAN House" ? Ao visitar pginas da web atravs do Mozilla Firefox ou pelo I.E.8, muitas informaes podem ser armazenadas no computador atravs deste navegador. Ao utilizar uma LAN house, por exemplo, informaes pessoais podem cair em mos erradas. Para que isto no ocorra, o browser Mozilla Firefox permite Limpar os dados pessoais atravs da seguinte combinao de teclas de atalho: (A) Shift + ESC (B) Ctrl + Alt + Del (C) Ctrl + Shift + D (D) Alt + Shift + ESC (E) Ctrl + Shift + Del Resposta: Antes de qualquer questo bom deixar claro que navegao 100% segura na Internet no existe! Ento vamos para nossa questo: Quando navegamos na Internet algumas informaes sobre nossa navegao ficam armazenadas na mquina, isso se for feito em um

computador particular e que no corre tanto risco at que aceito, mas no caso da nossa questo acima que cita uma LAN nem pensar, pois essas informaes em mos erradas podem nos causar problemas. Para evitar isso umas das opes mais simples limpar o Histrico de Navegao da mquina e para isso podemos usar como teclas de atalho a opo "E" CTRL+SHIFT+DEL, no confundir com o CTRL+ALT+DEL que pode ser usado para finalizar programas. Outra opo de segurana fcil utilizar a Navegao Privativa que pode ser ativida pelas teclas: CTRL+SHIFT+P, essa opo no permite que nenhuma informao seja salva na sua mquina pelo navegador, ou seja, no deixa vestgios de sua navegao.

O que so Hackers e os tipos... Hackers so pessoas com alto conhecimento em informtica que utilizam-se de tal situao para invadir sites ou sistemas com intuito de modificarem ferramentas ou mesmo alterar alguma imagem em um site. Muitos confundem Hacker com Cracker que na verdade o invasor que tem como finalidade trabalhar de forma ilegal, ou seja, criando situaes para enganar usurios ou mesmo roubar pela web. Como notamos existem diferenas entre ambos assim como existem tambm categorias de Hackers, algumas estarei colocando aqui pois esto aparecendo nos concursos. NEWBIE: Esse um tipo novato de Hacker, ou seja, um aprendiz. LAMMER: Esse o tipo que "acha" que Hacker, ai voc j imagina o resto...entre achar e ser existe um longo caminho. rs

WHITE HAT: Hacker que trabalham com segurana de informao, esse tipo trabalha dentro da lei buscando falhas em sitemas e criando ferramentas de segurana. GRAY HAT: Esse tipo de hacker aquele que tenta ser um White, porm algumas vezes faz coisas fora da lei. BLACK HAT: So hackers que trabalham totalmente fora da lei, ou seja, usam sei conhecimento de forma ilegal com invases macliciosas.

O que significam sites: Net , Edu , Gov , Com , Org A Internet divide-se em domnios administrativos distintos. A atribuio desses domnios tem como objetivo evitar a utilizao de um mesmo nome por mais de um equipamento. Considerando essa diviso, numere a segunda coluna de acordo com a primeira: ( 1 ) Instituies no-governamentais ( 2 ) Instituies provedoras de backbones (espinha dorsal) ( 3 ) Instituies de natureza ecolgica ( 4 ) Instituies com fins governamentais ( 5 ) Instituies com fins educacionais ( 6 ) Instituies com fins comerciais A sequncia correta : ( ) Domnio net. ( ) Domnio edu. ( ) Domnio gov. ( ) Domnio com. ( ) Domnio org. a)3, 5, 2, 6, 1 b)2, 3, 6, 5, 1 c)3, 6, 4, 1, 2 d)2, 5, 4, 6, 1 Resposta: NET (empresas provedoras), EDU (instituies de ensino), GOV (Governos), COM(sites comerciais que so a maioria encontrada na web), ORG (Instituies no Governamentais). Resposta "D".

Questo: Segurana da dados na Internet: trojan , anti-vrus ... A segurana na utilizao da Internet um tema muito debatido nos dias atuais devido grande quantidade de ladres virtuais. Sobre as prticas recomendadas para que a utilizao da internet seja realizada de forma segura correto afirmar, exceto: A) O trojan um software normalmente instalado pelo usurio para um fim especfico, mas, alm de executar suas funes normais, tambm executa algum tipo de cdigo malicioso. B) Anti-vrus instalados garantem que a comunicao entre os computadores de uma rede seja realizada de forma segura. C) Para que o acesso a sites de bancos seja seguro importante o usurio observar a presena de um cadeado fechado no navegador em uso. D) Um dos cuidados que devem ser tomados para garantir a segurana na utilizao da Internet a aplicao de correes das vulnerabilidades do sistema operacional do computador. Resposta: Trojan o famoso "Cavalo de Tria" que tem como funo entrar em nossos computadores e abrir portas para invaso, e a questo "A" verdadeira, Anti-vrus NO garatem que uma comunicao entre mquinas seja perfeita ou totalmente segura, lembre-se "nada 100% seguro em informtica". Questo "B" Falsa. Na questo "C" esse "cadeado fechado" indica que um site criptografado(codificado), podemos ver esse tipo de segurana tambm no domnio do mesmo "https://..." o "S" indica site seguro/criptografado e a questo esta Verdadeira. Na questo "D" manter a mquina atualizada

a melhor opo para manter certa segurana no sistema. Sendo assim a resposta da questo "B".

Questo: Internet - World Wide Web - e Protocolo TCP/IP Considere as assertivas abaixo. I- A Internet pode ser definida como o conjunto das redes interligadas utilizando o protocolo TCP/IP. II- A Internet baseia-se integralmente nos servios de comutao telefnica pblica. III- A World Wide Web WWW, baseada no protocolo HTTP, juntamente com o correio eletrnico, baseado no protocolo SMTP, so os servios mais utilizados na Internet. A opo que lista apenas assertiva(s) correta(s) a) II b) III c) I e II d) II e III e) I e III Resposta: A questo bem interessante pois trabalha com uma rea bem ampla de toda a rede e sendo assim vamos ver o que temos: I - A Internet um conjunto de redes e no uma rede como muitos falam e para que as mquinas possam "conversar" elas precisam de cdigos chamados Protocolos e os principais so mesmo o TCP/IP, porm que fique claro que temos outros protocolos importantes mas a questo apenas coloca que eles so usados e no que so os unicos e a questo Verdadeira. II - No precisamos nem falar muito para notarmos que a segunda opo Falsa, pois o que a Internet menos usa no Brasil a telefnia pblica. III - Isso mesmo o HTTP o protocolo que indica um site para nosso navegador, SMTP = protocolo de envio de mensagem e POP3 = procolo de recepo de mensagem so mesmo muito utilizados isso torna a questa verdadeira

pois a nevagao e o e-mail o que mais utilizamos na Web. Verdadeira. Resposta Correta: " E ".

Questo: Rede de Computadores ( Extranet , Arpanet , Intranet , WWW ) Uma rede de computadores que usa a tecnologia da Internet para conectar empresas com seus fornecedores, clientes e outras empresas que compartilham objetivos comuns. Este o conceito de: A) Extranet B) Arpanet C) Intranet D) www Resposta: Vamos comear de baixo para cima: WWW (World Wide Web) de forma bem simples so os sites hipermdia que navegamos, ou seja, as pginas de internet como chamamos. Intranet uam rede privada que utiliza o sinal da banda larga para comunicao porm com controle de acesso e navegao e temos como exemplos os sites de bancos que precisamos de senhas para certos acessos. Arpanet foi a primeira rede de computadores e dela vem a internet e por fim a Extranet que nossa resposta correta e temos como exemplo duas ou mais Intranets conversando ou a parte externa de uma rede controlada. Resposta A. *Como pode notar em cada termo coloquei um link extra para maiores informaes sobre cada opo.

Termos que aparecem em concursos sobre Segurana de Infomao: Keyloggers , Phishing , Scam , etc... Vrus Esse chato e comum porm sabemos que vrus ou software malicioso so programas que entram em nossas mquinas com a funo de destruir e danificar nossos

arquivos

sistema.

Cavalo-de-tria Sabemos que o Cavalo de tria tem como funo abrir portas para invasores nas nossas mquinas, para isso um antivrus atualizado ajuda a resolver. A entrada desse tipo de praga na mquina bastante comum por e-mail e pen-drive por exemplo. Firewall O escudo que tenta proteger nossas mquinas contra invaso, o Firewall o nico software de segurana que vem instalado no Windows(padro) e tenta proteger a mquina contra invaso, porm um cavalo de tria pode facilitar a vida do invasor e sendo assim cuidado com o que voc abre na sua mquina. Spam - Quando recebemos aquelas propagandas em nosso e-mail e que no pedimos considerado SPAM, ou seja, propagando indesejada. Isso o que mais incomoda os usurios hoje em dia. Quem manda esse tipo de mensagem chamado de Spammer. Keyloggers A funo desse tipo de spyware capturar tudo que o usurio digita ou tecla e com isso ele rouba seus dados e os envia aos seu dono (hacker) que usa ento os dados para saques e compras on-line. Scam O Scam um e-mail que leva o usurio para um site falso. Geralmente o usurio recebe um e-mail pedindo que ele v para outra pgina como promoes de lojas e etc...com isso o usurio clica no link falso e enviado para tal site para roubar dados do mesmo. Spyware Como forma de rastrear os gostos de usurios online, empresas de propaganda desenvolveram um programa leve que se instalava no PC do usurio sem sua

permisso e monitorava quais eram os sites mais visitados. Phishing So mensagens falsas com a inteno de enganar os usurios fazendo com que os usurios digitem seus dados no suposto e-mail e depois disso usam os dados dos usurios para fraudes. Geralmente esse tipo de ao vem com e-mails pedindo recadastramento em algum site oficial ou bancos. O Phisshing pode ser um site falso onde o usurio levado e enganado digitando seus dados que sero usados em crimes virtuais. Patch Quando uma empresa solta um software para venda ou teste lgico que sero encontradas falhas nos mesmos ento para corrigir essas falhas essas empresas soltam os remendos ou correes que chamamos de Pacth.

Potrebbero piacerti anche