Sei sulla pagina 1di 5

Acerca de conceitos e modos de utilizao de aplicativos e de sistemas operacionais, julgue os itens. 1.

O tamanho da fonte em uma pgina visualizada com o Internet Explorer, em um computador cujo sistema operacional o Windows XP, pode ser aumentada por meio da opo Fontes no painel de controle. 2. Ao utilizarmos o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco, executamos as funes copiar e colar, sucessivamente;

comerciais, tal como o PDF, uma vez que no possvel integrar funcionalidades desse ambiente com outros softwares proprietrios. 10. O zoom do Calc acessado pelo cone representado por uma lupa , atinge um mximo de 400%, igualmente ao Excel, mas seu valor mnimo difere, sendo de 20%. 11. Na ferramenta BrOffice Calc, se escrevermos 50 na clula B1 e, clicando na Ala de Preenchimento, arrastamos o mouse, at a B10 obteremos como resposta na Clula B3, o valor 50. 12. No BrOffice.org Calc, as seguintes clulas esto preenchidas: A1=10, A2=40, A3=30, A4=50, A5=20. Se na clula B2 for digitada a seguinte frmula: =MDIA(A1:A5)-MXIMO(A1;A5), o resultado seria 20.

3. Uma pgina que estiver sendo visualizada com o


Internet Explorer pode ser salva como um arquivo do Writer do BrOffice, caso este seja o editor de texto instalado no computador.

4. Ao se clicar a tecla

do teclado do computador, uma rplica da imagem na tela do monitor ser copiada para a rea de transferncia e poder ser inserida em um texto que esteja sendo editado com o Writer do BrOffice. A respeito do sistema operacional Windows e das ferramentas do Microsoft Office e do BR Office, julgue os itens a seguir.

13.

Em relao a este boto , encontrado na Barra de ferramentas do BrOffice Calc, podemos afirmar que utilizado sado para bloquear ou liberar a edio da planilha.

5. A disposio de linhas em uma tabela do MS


Word pode ser feita por ordem alfabtica, a partir da opo de classificao de A a Z, disponvel no menu Tabela do aplicativo. Nessa opo, oferecida uma caixa de dilogo para a parametrizao da classificao por ordem crescente ou decrescente, de acordo com as colunas apresentadas na tabela.

6. Nos aplicativos do BR Office, a opo de


exportar documentos para o formato PDF est disponvel somente para os arquivos que foram criados no formato ODT. Dessa forma, necessrio salvar os documentos em elaborao inicialmente no formato ODT, antes de converter o arquivo para PDF. Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2003, com um documento em processo de edio, julgue os itens abaixo.

14.

Ao se clicar imediatamente esquerda do trecho Nos ltimos anos, no incio do texto mostrado, e, a seguir, se clicar o boto , ser inserido um caractere de tabulao, fazendo que apenas a linha que contm o referido trecho de texto se desloque para a direita.

7. A ferramenta Configurao de Rede, encontrada


no Painel de controle do Windows XP, alm de permitir compartilhar uma conexo com a Internet, tambm oferece a opo de se compartilhar arquivos, pastas e impressoras.

8. No BROffice Writer, para se desfazer ou


restaurar uma digitao, necessrio, inicialmente, selecionar com o mouse o trecho do texto que se deseja alterar e, em seguida, clicar os botes adequados na barra de ferramentas ou acionar, respectivamente, as teclas .

15.

Sabendo-se que o trecho Uma Verdade Inconveniente est formatado em negrito, caso esse trecho seja selecionado e, em seguida, sejam clicados, sucessivamente, os botes e , a formatao em negrito ser desfeita, e o formato itlico ser aplicado a esse trecho.

9. O editor de texto Writer do BROffice, disponvel


para download na Internet, tem a desvantagem de no permitir a gravao de dados em formatos

16.

O ato de aplicar um clique simples entre a letra s da palavra anos e a vrgula direita

dessa palavra e, a seguir, acionar a tecla Backspace inserir erro de concordncia no texto mostrado.

23.

17.

FTP um protocolo de comunicao que permite o envio de arquivos anexos a mensagens de correio eletrnico, sem a necessidade de compactar esses arquivos.

Para se iniciar automaticamente o Internet Explorer e procurar, na Internet, informaes sobre o filme Uma Verdade Inconveniente, referido acima, suficiente selecionar esse ttulo no texto e, a seguir, clicar .

24.

Phishing um tipo de ataque na Internet que tenta induzir, por meio de mensagens de e-mail ou stios maliciosos, os usurios a informarem dados pessoais ou confidenciais.

Com relao a recursos disponveis na Internet, julgue os itens a seguir.

25.

18.

Nos CDs de udio modernos, todos os arquivos so gravados no formato denominado MP3. Em muitos casos, entretanto, comum a realizao de download de arquivos de udio por meio da Internet. Nesse caso, a msica no baixada em formato MP3, pois, entre os formatos disponveis, este o que ocupa maior espao em memria. Em geral, para esse tipo de download, o arquivo baixado no formato WAV, o qual obtido quando o arquivo MP3 passa por um programa de compactao que o torna muito menor, mas que, ainda assim, mantm as caractersticas sonoras essenciais da gravao.

No Excel, a ala de preenchimento utilizada para a duplicao de um dado inserido em uma clula para as demais clulas na direo em que o usurio arrastar o mouse, seja de cima para baixo, da direita para a esquerda ou na diagonal. Julgue os itens subsequentes, a respeito do Excel 2007 e sua tabela abaixo:

19.

O URL www.google.com identifica a pgina da Web do servio conhecido como enciclopdia livre, no qual colaboradores voluntrios de todo o mundo escrevem e submetem artigos sobre determinado tema. Esses artigos so revisados por outros colaboradores voluntrios e, finalmente, so aprovados para publicao online. Essa enciclopdia livre pode ser acessada de forma gratuita por qualquer usurio com acesso Internet. Considerando a situao hipottica em que Joo deseja enviar a Jos e a Mrio uma mensagem de correio eletrnico por meio do Outlook Express, julgue o item abaixo.

26.

O resultado da funo =MED(A1:C3), maior que o resultado da funo =MENOR(A1:C5;6);

27.

A funo =MAIOR(A1:C5;2) traz o valor igual ao resultado da funo =MDIA(A1;A4;B2;C1)

28.

20.

Caso Joo, antes de enviar a mensagem, inclua, no campo CC: do aplicativo usado para o envio da mensagem, o endereo de correio eletrnico de Mrio, e, no campo Para:, o endereo eletrnico de Jos, ento Jos e Mrio recebero uma cpia da mensagem enviada por Joo, mas Jos no ter como saber que Mrio recebeu uma cpia dessa mensagem. Julgue os itens subsequentes, a respeito de conceitos e ferramentas de Internet.

O resultado da funo =CONT.SE(A1:C5;">=10"), retorna o mesmo resultado da funo =SOMA(B4/C2), que tambm o resultado da funo =MED(C1:C5).

29.

Se o usurio selecionar as clulas de A1 at a clula C5, e pressionar o boto , na barra de ferramentas, o resultado na clula B6 ser 101. 30. Confidencialidade, um dos princpios bsicos da segurana da informao, tem como caracterstica garantir que uma informao no seja alterada durante o seu trnsito entre o emissor e o destinatrio. 31. Os worms so pouco ofensivos, pois referem-se ao envio automtico de mensagens indesejadas de correio eletrnico a um grande nmero de destinatrios, que no as solicitaram ou que tiveram seus endereos eletrnicos copiados de um stio pirata. 32. Em um ambiente computacional, a perda das informaes por estragos causados por vrus, invases indevidas ou intempries pode ser

21.

A sintaxe de endereos de correio eletrnico na Internet tem o seguinte padro: nome do usurio, seguido do smbolo @ e, a seguir, o domnio ou host, que o endereo do servidor que suporta o servio de e-mail.

22.

A linguagem HTML, utilizada para criar documentos hipertextos, pode ser interpretada por qualquer navegador e no precisa ser compilada.

amenizada por meio da realizao de cpias segurana (backup) peridicas das informaes, quais podem ser feitas da mquina do usurio, servidores e de todos os demais dispositivos armazenamento, local ou remoto, de dados.

de as de de

funo principal auxiliar o usurio a verificar se o texto possui erros de grafia e(ou) de gramtica. No que se refere ao Microsoft Excel considere: A exibio da janela Ir para, na rea de trabalho do Excel, pode ser feita pressionando-se a tecla F5. No Excel 2007, verso em portugus, foi digitada a funo =SOMASE(C1:C6;B4;D1:D6), na clula C7, e pressionada a tecla ENTER, com base na figura apresentada julgue os itens a seguir.

36.

37. O resultado da funo digitada na clula C7 44. 38. O resultado ser ERRO, j que a funo foi escrita de forma incorreta. 39. O resultado da clula C7 igual soma de B5 at D5. 40. Se for digitado a funo =MED(C1:C7) na clula D7, o resultado ser 8. 41. Para que seja mostrado o valor 12 na clula E3, seria correto digitar na referida clula a seguinte funo =MXIMO(B1:D6;10). Utilizando o Microsoft Excel, considere as afirmativas abaixo: 42. Para se calcular o valor total (soma) das clulas B1, B2, B3, B4 e B5, podemos usar a funo =SOMA(B1;B5). 43. Ao preencher uma clula com =SE(C1=7;MDIA(B1:B3);""), o resultado mostrado para o usurio a MDIA dos valores das clulas B1 e B3, se o valor da clula C1 for igual a 7. 44. Para calcular o maior valor contido nas clulas B1, B2, B3, B4 e B5, podemos usar a funo =MXIMO(B1:B5). Com o propsito de analisar o resultado do uso de frmulas no MS-Excel, considere a seguinte planilha:

A figura acima mostra uma janela do Word, com um texto em processo de edio. Nesse texto, a expresso Unio Europia o nico trecho formatado como negrito e a palavra continente est selecionada. Com relao a essa figura e ao Word, julgue os itens a seguir.

33.

Para aumentar em 25% o tamanho da fonte da palavra continente, suficiente alterar o nmero 8, em , para o nmero 10. Se, em seguida, clicar-se o boto , o tamanho de fonte 10 na palavra continente ser alterado para 8, o que representar uma reduo de 20% no tamanho 10 da fonte.

34.

A formatao em negrito que est aplicada expresso Unio Europia, na segunda linha, ser removida ao final da seguinte seqncia de aes: clicar o boto ; posicionar o ponteiro do mouse imediatamente esquerda da palavra Unio; pressionar e manter pressionado o boto esquerdo do mouse; posicionar o ponteiro do mouse imediatamente direita da palavra Europia; liberar o boto esquerdo do mouse.

35.

Ao se clicar o boto , ser iniciada a ferramenta Ortografia e gramtica, que tem como

A 20

B 3

12

56.

45. Se fosse definida e aplicada a frmula =SE(MDIA(A1:A2)<=MOD(A1;A2);A2/B1;A1&B1) na clula B3, seu resultado seria igual a 203. 46. Se fosse definida e aplicada a frmula =SE(E(A1>B1;A2<B1);A1-A2;A2) na clula B2, seu resultado seria igual a 12. 47. Se fosse definida e aplicada a frmula =CONT.SE(A1:B2;>=12) na clula B3, seu resultado seria igual a 3. A respeito dos conceitos de tecnologias e protocolos utilizados na Web, julgue os itens a seguir. 48. O DNS (domain name system) um protocolo de aplicao que faz a converso de um nome em um endereo IP. 49. O uso de HTTPS (HTTP seguro) permite que as informaes enviadas e recebidas em uma conexo na Internet estejam protegidas por meio de certificados digitais. 50. O protocolo FTP, utilizado para videoconferncia na Internet, tem um modo de conexo ativo, em que o cliente negocia os parmetros da conexo. 51. A linguagem HTML utilizada para formatar o contedo de uma pgina da Internet e pode ser editada com o uso de qualquer editor de texto. 52. Computadores podem ser conectados a provedores de acesso Internet por meio de linha telefnica, utilizando-se um dispositivo denominado modem, que converte os sinais provenientes do computador em sinais que so transmitidos atravs da linha telefnica, os quais, por sua vez, so convertidos em sinais que podem ser lidos por computadores. 53. O Mozilla Thunderbird um navegador da Internet que apresenta funcionalidades similares s do Internet Explorer 6, entretanto incompatvel com o sistema operacional Windows XP. 54. Na Internet, o termo cookie utilizado para designar um tipo de vrus que tem por funo destruir dados contidos no disco rgido de um computador infectado.

Em uma mesma mquina possvel instalar o Windows XP e o Linux sem a necessidade de particionar o disco ficando na mesma unidade, e acessar arquivos gravados em ambos.

57.

Os notebooks atuais possuem funcionalidade de mouse sem fio, bastando que o usurio aproxime o mouse do equipamento para o reconhecimento automtico, sem necessidade de outros dispositivos. 58. Quando comparado com o Windows, o Linux possibilita maior velocidade de processamento, por permitir o gerenciamento de discos com maiores capacidades de armazenamento de dados. 59. comum, mediante o uso de programas de computador que utilizam o Windows XP como sistema operacional, o recebimento de mensagens de texto por meio de correio eletrnico. Entretanto, possvel a realizao dessa mesma tarefa por meio de programas de computador adequados que utilizam o sistema operacional Linux.

60.

Uma diferena marcante entre os software Windows e Linux o fato de este ltimo ser um sistema de cdigo aberto, desenvolvido por programadores voluntrios espalhados por toda a Internet e distribudo sob licena pblica.

Com relao a conceitos bsicos de informtica e sistema operacional Linux, julgue os itens a seguir.

55.

O Linux um sistema operacional multitarefa que pode ser instalado em servidores ou em computadores pessoais.

Potrebbero piacerti anche