Sei sulla pagina 1di 8

Caractersticas Importantes na Escolha de um Compressor

As seguintes caractersticas devem ser observadas quando procedemos escolha de um compressor?

Volume de ar fornecido: Volume terico; Volume efetivo;

Presso: Presso de regime; Presso de trabalho;

Acionamento Motor eltrico; Motor a exploso;

Volume de ar Fornecido Define-se como sendo a quantidade total em m3 de ar que pode ser fornecida pelo compressor, quando em atividade mxima. Entretanto, pode ser ainda definido de forma terica ou efetiva.

Volume Terico definido por meio de equacionamento do produto do volume cilndrico pelo nmero de rotaes do compressor. Este dado, porm, no de grande importncia, pois na prtica deve-se considerar o rendimento do compressor.

Volume efetivo

o valor que efetivamente ser utilizado (necessrio) para o acionamento e comando dos diversos automatismos pneumticos. Seu valor est em funo da eficincia volumtrica dos compressores (rendimento), que varia de acordo com o tipo de compressor.

Presso Caracterstica de extrema importncia, pois responsvel pela fora desenvolvida pelos atuadores , classificando-se assim em dois nveis:

Presso de Regime a presso efetiva fornecida pelo compressor e que se distribui por toda a linha, alimentando todos os pontos de utilizao. , portanto, a presso com a qual o ar se encontra armazenado no reservatrio. Entretanto, seu uso direto nos automatismos desaconselhado devido frequentes flutuaes por causa da temperatura.

Presso de trabalho a presso necessria ao acionamento dos diversos automatismos e que pelo motivo exposto anteriormente deve ser menor que a presso de regime. Essa reduo possibilitada com a utilizao de uma vlvula redutora de presso, normalmente um conjunto LUBRIFIL (conjunto de vlvulas redutora de presso com manmetro e lubrificador). Dessa forma, alm de reduzir a presso, possvel mant-la sempre constante e com isso as foras e velocidades desenvolvidas pelos automatismos devem ser garantidas durante os processos. comum, na indstria, adotar como presso de trabalho a de 6bar (considerada como sendo a econmica), enquanto a presso de regime gira em torno de 7 a 8 bar, podendo chegar at 12 bar.

Acionamento O acionamento de compressores pode ser feito basicamente por motor eltrico ou por motor a exploso (gasolina ou diesel). A escolha dada em funo da necessidade, ou seja, ambiente em que ele ser instalado.

Acionamento por Motor Eltrico Este tipo de acionamento o mais comum aplicado aos compressores de uso nas indstrias e oficinas. Com motores que vo de baixas potncias (0,5hp) para compressores de uso domstico, a grandes potncias (750hp) para uso industrial com grandes reservatrios.

Acionamento por Motor a Exploso Sistema adotado em situaes em que h necessidade de um compressor de ar em regies pouco favorecidas por rede eltrica, ou mesmo por questes econmicas de racionamento em que o abastecimento eltrico se limite a certo nmero de horas dirias. Este sistema tambm, assim como o anterior, cobre uma vasta rea de configuraes, desde pequenas potncias (para pequenos compressores), at grandes potncias, em que so utilizados grandes motores automotivos diesel.

Distribuio de Ar Comprimido A instalao de uma rede de ar comprimido no apenas em nvel industrial, mas para qualquer que seja a utilizao, requer determinados cuidados que vo desde a localizao da central geradora (compressores), sistema de arrefecimento (quando necessrio), de dimensionamento da rede, sistemas de montagem e fixao da rede, tratamento do ar e identificao conforme normas.

Localizao da Central Geradora comum, na indstria, delimitar uma rea fsica externa fbrica, porm anexa a ela, sendo devidamente coberta e protegida. Isenta de poeira e com livre fluxo de ar, e que a temperatura possa, durante o ano, manter-se o mais estvel possvel em cerca de 20 a 25C. A central geradora ainda deve estar bem nivelada e com fcil acesso para manuteno quando se fizer necessria.

Refrigerao da Central

Normalmente, para pequenas centrais de ar comprimido, o prprio aletamento existente no compressor, em conjunto com o fluxo de ar livre dentro do ambiente da central, o suficiente para propiciar uma boa dissipao trmica que se origina do atrito do ar quando comprimido dentro da cmara. Entretanto em se tratando de compressores mais potentes, com potncias superiores a 40hp, aconselha-se a utilizao de um sistema de ventilao apropriado, com ventiladores industriais, e ainda, se necessrio, um sistema de refrigerao a gua recirculante. Dependendo ainda da potncia do compressor ou compressores e dos picos de temperatura nas pocas mias quentes do ano, a central pode ser totalmente fechada, com as paredes isoladas termicamente, porm climatizada com o uso de coolers fixos ao teto, com recirculao de amnia, sendo controlados por termostato, como os sistemas utilizados em cmaras frigorficas.

Implantao da Rede de Distribuio Antes de proceder ao dimensionamento da rede, com relao ao dimetro das tubulaes, perdas de carga, tratamento do ar, etc., necessrio, estabelecer por quais pontos da rea de trabalho da empresa dever passar a rede. Se por todos, ou se apenas por alguns setores, e quantos pontos de alimentao devero existir. Em funo dessas respostas, poder-se- definir entre uma rede de circuito aberto ou uma rede de circuito fechado.

A rede de circuito aberto, conforme mostrada na figura, indicada geralmente quando se deseja abastecer pontos isolados ou distantes. Nesse tipo de rede, o ar flui numa nica direo, impossibilitando com isso uma alimentao uniforme em todos os pontos. J o sistema de rede de circuito fechado o mais comumente utilizado pela maioria das indstrias, pois se distribui por toda a extenso da fbrica, facilitando a instalao de novos pontos de consumo ainda no previstos, bem como possibilita que todos os pontos sejam alimentados de modo uniforme, uma vez que o ar flui nos dois sentidos. Independente de qual dos sistemas de rede for adotado, aconselhvel que cada ponto de tomada seja instalada uma vlvula de registro, de forma a facilitar a manuteno, permitindo assim que a tomada em manuteno seja isolada da rede, evitando deste modo se desligamento geral.

Elementos de Montagem e Fixao da Rede

Fixao da Tubulao Principal As redes de distribuio pneumticas normalmente so areas, sendo fixadas s paredes, vigas ou ao forro por meio de ferragens apropriadas, como tirantes, pendurais, cantoneiras, etc.

Potrebbero piacerti anche