Sei sulla pagina 1di 100

Direito Constitucional

Prof. Cristiano Lopes normas, mas na deciso poltica que lhe d existncia. Sentido jurdico de constituio Desenvolvido por Hans Kelsen. Para ele, a Constituio estaria no mundo do dever ser, e no no mundo do ser, caracterizando-a como fruto da vontade racional do homem, e no das leis naturais. A Constituio seria, assim, um sistema de normas jurdicas. Segundo Kelsen, a Constituio considerada como norma pura, sem qualquer considerao de cunho sociolgico, poltico ou filosfico. Em consequncia, a validade da norma completamente independente de sua aceitao pelo sistema de valores sociais vigentes em uma comunidade. Sentido culturalista de constituio: Desenvolvido por J.H. Meirelles Teixeira. Para ele, a Constituio produto de um fato cultural, produzido pela sociedade e que sobre ela pode influir. A concepo culturalista levaria ao conceito de Constituio Total, por apresentar na sua complexidade intrnseca, aspectos econmicos, sociolgicos, jurdicos e filosficos. Classificao das Constituies As constituies podem ser classificadas de vrias maneiras, a depender do critrio utilizado. As classificaes mais comuns so as seguintes:
Pgina 1

APOSTILA DE DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes INTRODUO CONSTITUIO


Conceito de Constituio A Constituio a norma de maior hierarquia em um ordenamento jurdico, que organiza, estrutura e constitui o Estado e os direitos e garantias individuais. certo que o Direito Constitucional se desenvolve interrelacionado a outras cincias, principalmente a sociologia, a filosofia e a poltica. Em virtude disso, existem diversos sentidos para se conceituar a Constituio: Sentido sociolgico de constituio Desenvolvido por Ferdinand Lassalle. Ele defende que uma Constituio s seria legtima se representasse a vontade popular, refletindo as foras sociais que constituem o poder. Caso isso no acontea, a Constituio no passaria de uma folha de papel. Sentido poltico de constituio Desenvolvido por Carl Schmitt. Ele conceitua Constituio como a deciso poltica fundamental. Segundo Schmitt, a validade de uma Constituio no se apoia na justia de suas
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional 1. Quanto origem:


Fruto do trabalho de Assemblia Promulgada uma Nacional Constituinte, (democrticas eleita diretamente pelo ou populares) povo. Ex: 1891, 1934, 1988. Impostas, de maneira unilateral, pelo governante. No contam com a participao popular. Ex: 1824, 1937, 1967/69.

Prof. Cristiano Lopes


Abordam todos os assuntos que os representantes do povo entenderem fundamentais. Descem s mincias. Normalmente, trazem regras que deveriam estar na legislao infraconstitucional. Ex: CF/88. Trazem apenas princpios fundamentais, que se ajustam com o tempo. Normalmente duram mais tempo. Ex: americana, que dura mais de 200 anos.

Analtica

Outorgada

Sinttica

2. Quanto forma:
Formada por um conjunto de regras Escrita organizadas em um (instrumental) nico documento. Ex: brasileira, espanhola etc. Costumeira (no escrita) Formada por textos esparsos e se baseia nos usos, costumes, jurisprudncia. Ex: inglesa.

5. Quanto ao contedo: No seu texto s tem matria realmente Material constitucional. Ex: (substancial) Constituio dos EUA. Qualquer regra contida no texto considerada constitucional. Ex: CF/88.

Formal

3. Quanto ao modo de elaborao:


Sempre escritas, so elaboradas em um dado momento, por um rgo Dogmtica constituinte, segundo dogmas ou ideias. Ex: CF/88. Aqui, tambm chamadas costumeiras. Resultam da lenta formao histrica, das tradies de uma sociedade. Ex: Constituio inglesa.

Histrica

ATENO: Com a insero do 3, no art. 5, da CF/88, mesmo algumas normas que esto fora do texto constitucional (tratados internacionais que tratam de direitos humanos aprovados sob o rito das Emendas Constitucionais, so considerados como norma Constitucional.

4. Quanto extenso:
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

Direito Constitucional 6. Quanto estabilidade possibilidade de alterao: ou

Prof. Cristiano Lopes Poder. Ex: Ttulo III Organizao do Estado; Ttulo IV Organizao dos Poderes; Elementos limitativos: so aqueles que limitam a ao dos poderes estatais, estabelecendo balizas do Estado de Direito e consubstanciam o rol dos direitos fundamentais. Ex: Ttulo II Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Elementos socioideolgicos: segundo Pedro Lenza, eles revelam o compromisso da Constituio entre o Estado individualista e o Estado social, intervencionista. Ex.: tm-se o Captulo referente aos Direitos Sociais e o Ttulo sobre a Ordem Social; Elementos de estabilizao constitucional: servem como instrumentos de defesa do Estado, assegurando a soluo de conflitos constitucionais. Ex: Captulo referente Interveno (federal e estadual) e Ttulo que alude Defesa do Estado e das Instituies Democrticas; Elementos formais de aplicabilidade: trazem as regras de aplicao das constituies. Ex: prembulo, ADCT e art. 5, 1 (as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata). PODERES DO ESTADO E AS RESPECTIVAS FUNES

Imutvel

Nelas, veda-se qualquer alterao. Essa imutabilidade pode ser absoluta ou relativa (quando se impem limitaes temporais = prazo durante o qual a CF no poder ser modificada). Exigem, em relao s normas infraconstitucionais, um processo legislativo mais complexo para serem alteradas. Ex: brasileira de 1988. No possuem processo legislativo mais rigoroso em comparao s normas infraconstitucionais.

Rgida

Flexvel

Para algumas matrias exigem processo mais Semirrgida legislativo complexo; para outras, no. Ex: CF/1824.

Elementos das Constituies A Constituio, embora sistematizada em um nico texto, traz normas que so agrupadas pela doutrina de acordo com sua finalidade. Na orientao do professor Jos Afonso da Silva existem cinco categorias de elementos, quais sejam: Elementos orgnicos: so as normas que regulam a estrutura do Estado e do
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

Direito Constitucional So trs os poderes da Repblica: EXECUTIVO, LEGISLATIVO e JUDICIRIO. Cada um deles exerce uma funo principal, que sua funo tpica, alm de outras, chamadas funes atpicas.
FUNO TPICA FUNO ATPICA

Prof. Cristiano Lopes lei sancionada e comece a valer, pode o judicirio declar-la inconstitucional. ATENO: Esse sistema em que cada poder fiscaliza a atuao do outro chamada de Teoria dos Freios e Contrapesos (no direito norteamericando chamdo de check and balaces).

PODER

Legislar: Ao Administr editar MP; EXECUT ar Julgar: Seus IVO (executar) prprios servidores. Legislar: Elabora Regimentos Internos; Administrar: cuidar de seus servidores.

PODER CONSTITUINTE
Pode ser conceituado como o poder de elaborar ou atualizar uma Constituio, mediante a supresso, modificao ou acrscimo de normas constitucionais. A CF/88, em seu art. 1, diz que todo o poder emana do povo, ou seja, o titular do poder povo. Entretanto quem exerce o poder normalmente no povo, e sim, seus representantes. Costuma-se dividir o poder constituinte em originrio (PCO) e derivado (PCD). Para parte da doutrina, h tambm o chamado poder constituinte difuso. PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO (PCO) Para Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, o poder de criar uma Constituio, quando o Estado novo (poder constituinte originrio histrico), ou quando uma Constituio substituda por outra, em um Estado j existente. Ele no temporrio, sendo comumente chamado de poder latente e permanente. Segundo Gilmar Mendes, Inocncio Coelho e
Pgina 4

JUDICI RIO

Julgar

Julgar: seus prprios servidores e autoridades indicadas pela CF 52). Ex: LEGISL Legislar e (art. da ATIVO Fiscalizar Pres. Repblica; Administrar: cuidar de seus servidores. Ex: conceder frias.

A CF/88, em seu art. 2, diz que os poderes so independentes e harmnicos. Isso quer dizer que um no maior que o outro, ou seja, cada um pode controlar (frear) a atuao do outro. Ex: o Congresso Nacional (legislativo) elabora a lei, mas pode o PR (executivo) vet-la caso entenda que ela inconstitucional. Sendo a
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional Paulo Branco, ele est apto para se manifestar a qualquer momento. Podem-se enumerar as seguintes caractersticas: Ilimitado juridicamente: ele no tem de respeitar os limites postos na CF anterior. Costuma-se dizer que ele pode tudo. Incondicionado: no tem de submeter-se a qualquer forma prefixada de manifestao; Inicial: instaura uma nova ordem jurdica, rompendo com a ordem jurdica anterior. e sociais. PODER CONSTITUINTE DERIVADO (PCD) Sua caracterstica principal ser criado pelo PCO. Ao contrrio do PCO, que ilimitado, incondicionado e inicial, o PCD obedece a certas regras (limites) impostas pelo PCO. Por essa razo, dizemos que o PCD limitado e condicionado. O PCD divide-se em 3: decorrente, revisor e reformador. I Poder Constituinte Derivado Decorrente a possibilidade que os Estadosmembros tm, em virtude de sua autonomia poltico-administrativa, de se auto-organizarem por meio de suas respectivas constituies estaduais, sempre respeitando os princpios colocados na CF (art. 25, da CF). Existe PCD Decorrente nos

Prof. Cristiano Lopes Municpios e DF? certo que o PCD Decorrente no foi estendido aos municpios (lei orgnica municipal). Isso porque a lei orgnica do municpio se submete a um duplo grau de imposio legislativa, devendo ser compatvel com a Constituio Federal e a Estadual. II Poder Constituinte Derivado Revisor O PCD Revisor, assim como o Reformador e o Decorrente, fruto do trabalho de criao do originrio, estando, portanto, a ele vinculado. , assim, um poder condicionado e limitado. O art. 3 do ADCT (Ato das Disposies Constitucionais Transitrias) determinou que aps pelo menos cinco anos da promulgao da CF, fosse feita uma reviso no texto constitucional. III Poder Constituinte Derivado Reformador um poder limitado e condicionado, que encontra seu fundamento no PCO. Manifesta-se por meio das emendas constitucionais (arts. 59 e 60 da CF). O PCO permitiu que o texto constitucional sofresse alterao (acrscimo, supresso ou modificao), desde que observado um procedimento rgido e certas limitaes. Para ser promulgada, uma EMENDA A CONSTITUIO deve ser aprovada em 2 turnos de votao, por cada Casa do Congresso
Pgina 5

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional Nacional (CD + SF), obtendo, em cada votao, 3/5 de votos. Quem faz a promulgao so as Mesas da CD e SF, em conjunto. ATENO: Vale lembrar que o Presidente da Repblica no promulga, no sanciona e no veta as EC. A nica fase que ele pode participar na iniciativa. EFICCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Nesse ponto, ser utilizada a classificao feita pelo Professor Jos Afonso da Silva em sua obra Aplicabilidade das normas constitucionais, por ser essa a mais utilizada nas provas de concurso. I NORMAS DE EFICCIA PLENA (aplicabilidade direta, imediata e integral) So aquelas normas da CF que, no momento em que esta entra em vigor, esto aptas a produzir todos os seus efeitos, independentemente de norma integrativa infraconstitucional. Ex: remdios constitucionais e a norma que prev gratuidade de transportes coletivos urbanos aos maiores de sessenta e cinco anos (art. 230, 2). Outros exemplos: art. 2; 14, 2; 17, 4; 19; 20; 21; 22; 24; 30 etc. II NORMAS DE EFICCIA CONTIDA (aplicabilidade direta e imediata, mas possivelmente no integral) So aquelas em que o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes atuao restritiva por parte do legislador. Ex: art. 5, XIII ( livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer). Ou seja: garante-se o direito do livre exerccio profissional, mas uma lei, por exemplo, o Estatuto da OAB, pode exigir que para se tornar advogado a pessoa deve ser aprovada no exame da OAB. III NORMAS DE EFICCIA LIMITADA (aplicabilidade mediata e reduzida) So aquelas que, de imediato, no momento em que a CF promulgada, no tm a possibilidade de produzir todos os seus efeitos, precisando de uma lei integrativa infraconstitucional. Ex: art. 37, VII - direito de greve de servidor pblico ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Outro exemplo: art. 7, XI. incorreto dizer que as normas de eficcia limitada no produzem nenhum efeito. Elas possuem a chamada eficcia mnima ou efeito paralisante e tambm o efeito revogador. Ou seja: no mnimo, elas impedem que leis inviabilizem direitos previstos na CF e revogam normas que sejam contrrias a seu texto. Ex: no pode uma lei dizer que servidor pblico no ter direito de greve. Essa lei seria inconstitucional. IV NORMAS PROGRAMTICAS So normas de aplicao diferida, e no de aplicao ou execuo imediata; mais do que comandosregras, explicitam comandos-valores.
Pgina 6

Direito Constitucional Tm como destinatrio principal o legislador, a cuja opo fica a ponderao do tempo e dos meios em que vm a ser revestidas de plena eficcia; no consentem que os cidados as invoquem imediatamente aps a entrada em vigor da CF. Ex.: arts. 196 e 205. OBSERVAO: A professora Maria Helena Diniz tambm aponta a existncia das normas supereficazes ou com eficcia absoluta. Elas no poderiam ser modificadas por meio de emenda e possuiriam fora paralisante total de qualquer legislao que, explcita ou implicitamente, vier a contrari-las. Ex: as clusulas ptreas.

Prof. Cristiano Lopes sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Para o STF, o prembulo da CF/88 no se situa no mbito do Direito, mas no domnio da poltica, refletindo posio ideolgica do constituinte. Em consequncia, ele no possui relevncia jurdica, no sendo norma central da Constituio. ATENO: No julgamento da ADI n 2.076/AC, o STF decidiu que o prembulo no tem fora normativa e que no norma de repetio obrigatria pelas Constituies Estaduais. Assim, no se exige que as CEs invoquem a proteo de Deus. ADCT Ao contrrio do que acontece com o prembulo, o Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT norma constitucional, tanto que s pode ser alterado pela via da emenda constitucional.

A CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1988


A Constituio de 1988 composta de trs partes: a) Prembulo; b) Texto Constitucional (principal) e c) Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT). PREMBULO Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS


Nome oficial: Repblica Federativa do Brasil. Sistema de governo: Presidencialista. Forma de governo: Repblica, que tem as seguintes caractersticas:
Pgina 7

Direito Constitucional Eletividade - povo que escolhe os governantes; Temporariedade - poder no vitalcio; Responsabilidade - governante deve se ater a certos limites. CF, art. 1 - Fundamentos da Repblica A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: SOberania; CIdadania; DIgnidade da pessoa humana; VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; PLUralismo poltico. BIZU!!! Para Fundamentos: SOCI-DI-VA-PLU Soberania quem tem a Repblica Federativa do Brasil; a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal tm autonomia PAF (Poltica, Administrativa e Financeira). Essa autonomia prpria da FEDERAO, que a descentralizao do poder. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos (VOTO) ou diretamente, nos termos desta Constituio. Costuma-se distinguir titularidade do poder de exerccio do poder. O titular do poder sempre ser o povo. Agora,
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes o exerccio pode ser dar diretamente ou indiretamente (por meio dos representantes). Democracia no Brasil mista. Democracia indireta a regra: voto direto, secreto, universal e peridico clusula ptrea. ATENO: Voto obrigatrio no clausula ptrea! Voto pode passar a ser facultativo, por meio de proposta de Emenda Constitucional (PEC). Democracia direta a exceo e pode ser exercida por meio do plebiscito (art. 14, I), referendo (art. 14, II) e iniciativa popular (art. 61, 2).
DIFERENA ENTRE PLEBISCITO e REFERENDO PLEBISCITO consulta prvia ao povo, a respeito de determinado ato legislativo ou administrativo Congresso Nacional convoca Ex: plebiscito que decidiu forma e sistema de governo REFERENDO consulta posterior ao povo, para saber se ratifica ou rejeita ato legislativo ou administrativo Congresso Nacional autoriza Ex: referendo sobre comrcio de armas de fogo e munio

CF, art. 3 Repblica

Objetivos

da

Com os objetivos, a Constituio diz quais so as metas que deseja alcanar e, ao mesmo tempo, reconhece que nenhuma delas foi atingida. CONstruir uma sociedade livre, justa e solidria;
Pgina 8

Direito Constitucional GArantir o desenvolvimento nacional; PROmover o bem de todos; ERrradicar a pobreza e a marginalizao; REduzir as desigualdades sociais e regionais. BIZU!!! Objetivos internos sempre comeam com verbo no infinitivo. Para gravar... CON-GA-PRO-ERRE CF, art. 4 - Princpios relaes Internacionais nas

Prof. Cristiano Lopes

QUESTES SOBRE O TEMA


01. (MPU/FCC/2007) Conforme a doutrina dominante, a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 classificada como a) formal, escrita, outorgada e rgida. b) formal, escrita, promulgada e rgida. c) material, escrita, promulgada e imutvel. d) formal, escrita, promulgada e flexvel. e) material, escrita, outorgada e semi-rgida. 02. (TRF- 5/FCC) Tomando-se como critrio de classificao das Constituies a estabilidade, a Constituio Brasileira caracteriza-se como a) flexvel. b) rgida. c) semi-rgida. d) escrita. e) dogmtica. 03. (MP/78) Ao consagrar o pluralismo poltico, a Constituio do Brasil institui: a) um dos fundamentos da Repblica; b) os sindicatos como representantes das categorias sociais da produo; c) a multiplicidade de legendas partidrias; d) o princpio da cooperao entre os povos; e) o princpio democrtico.

Art. 4 - A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

Direito Constitucional 04. (OAB/114) So objetivos fundamentais: a) a garantia do desenvolvimento nacional, a prevalncia dos direitos humanos e a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; b) a prevalncia dos direitos humanos, a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades sociais; c) a garantia do desenvolvimento nacional, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a erradicao da pobreza; d) a prevalncia dos direitos humanos, a reduo das desigualdades regionais e a garantia do desenvolvimento nacional. 05. Qual das assertivas abaixo no se verifica dentre os princpios que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais: a) a independncia nacional e a autodeterminao dos povos. b) a defesa da paz e a prevalncia dos direitos humanos. c) a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades sociais; c) o repdio ao terrorismo e ao racismo. d) a concesso de asilo poltico e a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. 06. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. Constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamento exceto: a) a soberania
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes b) o pluralismo poltico e a cidadania c) o desenvolvimento d) a dignidade da pessoa humana e) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. 07. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil exceto: a) promover o bem de todos, sem preconceito de origem e quaisquer outras formas de discriminao a garantir o desenvolvimento nacional. b) promover o bem de todos, sem preconceito de origem e quaisquer outras formas de discriminao e construir uma sociedade livre, justa e solidria; c) erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de sexo e cor e quaisquer outras formas de discriminao; d) promover o bem de todos e a igualdade entre os estados; e) promover o bem de todos, sem preconceito de raa e quaisquer outras formas de discriminao; 08. Visando formao de uma comunidade latino-americana de naes, a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao exceto: a) cultural dos povos da Amrica Latina b) industrial dos povos da Amrica Latina c) social dos povos da Amrica Latina d) econmica dos povos da Amrica Latina
Pgina 10

Direito Constitucional e) poltica dos povos da Amrica Latina. 09. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios. Marque a alternativa correta. a) concesso de asilo poltico e defesa da paz; b) cooperao entre os povos para o progresso da humanidade e igualdade entre os Estados; c) repdio ao terrorismo, repdio ao racismo e no interveno; d) soluo pacfica dos conflitos e autodeterminao dos povos; e) prevalncia dos direitos humanos e independncia nacional; 10. Marque (E) se a assertiva estiver Errada e (C) se correta: 1. ( ) a doutrina constitucional atribui s expresses direito e garantia o mesmo contedo tcnico-jurdico. 2. ( ) A CF pode ser alterada, a qualquer momento, por intermdio do chamado poder constituinte derivado reformador e tambm pelo derivado revisor. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009). 3. ( ) Pelo princpio da supremacia da Constituio, constata-se que as normas constitucionais esto no vrtice do sistema jurdico nacional, e que a elas compete, entre outras matrias, disciplinar a estrutura e a organizao dos rgos do Estado. (CESPE/Auditor-TCU/2009). 4. ( ) O prembulo da Constituio Federal constitui uma norma central e, portanto, tem fora normativa. (CESPE/Analista SEGER-ES/2007).
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes 5. ( ) A competncia da Unio para elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social constitui exemplo de norma constitucional programtica. (CESPE/TREMA/2009). 6. ( ) O preceito constitucional que assegura a liberdade de exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais estabelecidas em lei, constitui norma de eficcia limitada. (CESPE/TRE-MA/2009). 7. ( ) No tocante aplicabilidade, de acordo com a tradicional classificao das normas constitucionais, so de eficcia limitada aquelas em que o legislador constituinte regula suficientemente os interesses concernentes a determinada matria, mas deixa margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do poder pblico, nos termos em que a lei estabelecer ou na forma dos conceitos gerais nela previstos. (CESPE/Advogado-BRB/2010).

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (CF, arts. 5 a 17)


Evoluo dos Fundamentais Direitos

Nesse tpico, a doutrina costuma apontar a existncia de quatro geraes de direito. As trs primeiras geraes equivaleriam,
Pgina 11

Direito Constitucional respectivamente aos ideais liberdade, igualdade e fraternidade, extrados da Revoluo Francesa. Para o Professor Antnio Augusto Canado Trindade, seria mais adequada a nomenclatura dimenses e no geraes de direitos. Isso porque, segundo ele, geraes passariam a ideia de substituio. Ele explica, ainda, que, na verdade, as dimenses coexistem e vo se acumulando. Vejamos a esquematizao: Primeira dimenso ou gerao (= liberdade): direitos que dizem respeito s liberdade pblicas e aos direitos polticos. A liberdade, tambm estaria relacionada a uma atuao negativa do Estado. Ex: direito vida, liberdade, direitos polticos; Segunda dimenso ou gerao (= igualdade): Em decorrncia da excessiva explorao na relao capital x trabalho, tem-se a necessidade de o Estado intervir de forma positiva, fixando diretrizes ao bem estar do indivduo (Estado do bem estar social). Est relacionada aos direitos sociais, culturais e econmicos. Terceira dimenso ou gerao (= fraternidade ou solidariedade): surgem da necessidade de se preservar o meio ambiente, de se proteger os consumidores. Preocupamse, enfim, com a coletividade, sendo, pois, chamados de direitos da solidariedade.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes

Quarta dimenso ou gerao (= fraternidade ou solidariedade): decorreria da preocupao com os avanos na rea da engenharia gentica, que poderiam colocar em risco a prpria existncia da raa humana. Relaciona-se ao estudo da biotica, biodireito. Alguns doutrinadores conceituam a quarta dimenso como a influncia da globalizao poltica na esfera jurdica.

CF, ART. 5 - DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS


CF, art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: Consagra o princpio da isonomia (todos so iguais perante a lei). Isso significa tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, igualandoos na medida de sua desigualdade. Em outras palavras, seria tentar minimizar as desigualdades, atuando, por exemplo, com aes afirmativas, tambm chamadas de discriminaes positivas (cota para negros e ndios nas Universidades). a chamada igualdade material. ATENO: Embora o texto
Pgina 12

Direito Constitucional constitucional garanta a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade aos brasileiros e estrangeiros residentes no pas, o STF j decidiu que se aplica a todas as pessoas (mesmo os estrangeiros que aqui no residam). I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio. A igualdade trazida pela CF no simplesmente formal, podendo haver distino natural em funo do sexo. Ex: licena maternidade de 120 dias e a paternidade, 05. PRINCPIO DA LEGALIDADE II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. o princpio da legalidade. O particular pode fazer o que a lei no proba; j a Administrao Pblica somente pode fazer o que a lei permite. Reserva legal diferente de legalidade. Reserva legal quando a Constituio reserva determinada matria a um tipo de instrumento normativo (ex: legislao tributria deve ser feita por Lei Complementar). O princpio da legalidade mais amplo que o da reserva legal. VEDAO AO ANONIMATO IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. Por um lado a CF assegura a manifestao do pensamento e, de outro, diz que se algum se exceder, causando danos a outrem (material,
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes moral ou imagem) dever indenizar. Alm disso, o inciso IX traz a liberdade de atividade intelectual, artstica, cientfica, e de comunicao. Vale lembrar que essa liberdade deve ser exercida sem prejudicar outras pessoas, pois haver a responsabilizao por danos causados. VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias. O Estado brasileiro laico (no tem religio oficial). ESCUSA DE CONSCINCIA VIII - ningum ser privado de direitos por motivos de crena religiosa ou de convico filosfica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei. Embora a lei assegure a liberdade de crena, no se pode alegar a crena (religio) para deixar de cumprir uma obrigao. Ex: se uma pessoa alega ser de determinada religio para se eximir do servio militar obrigatrio, deve cumprir uma prestao alternativa; se no quiser cumprir nem uma prestao nem outra, haver sano (no caso, perda dos direitos polticos). INVIOLABILIDADE DE DOMICCIO A casa asilo inviolvel do indivduo, nela ningum podendo
Pgina 13

Direito Constitucional penetrar sem o consentimento do morador. O conceito de casa alcana, alm da residncia, tambm escritrios profissionais, oficinas, garagens aposentos de habitao coletiva, desde que ocupados (hotel, motel, penso e hospedaria). COM o consentimento do morador, pode entrar a qualquer hora; SEM o consentimento do morador, pode entrar nas seguintes hipteses:
DIA para socorro NOITE prestar - para socorro prestar de

Prof. Cristiano Lopes correspondncia e das comunicaes telegrficas) tambm podem. Ex: carta do preso enviando ordem aos comparsas que esto fora da cadeia. CPIs podem determinar quebra do sigilo fiscal, bancrio e de dados, incluindo os telefnicos (lista de ligaes feitas e/ ou recebidas), mas no podem determinar interceptao telefnica (escuta, grampo), por conta da clusula de reserva jurisdicional. LIVRE LOCOMOO XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; Nos estados de stio e de defesa poder haver restrio ao direito de locomoo. ASSOCIAES XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; A parte final do inciso (vedada a associao de carter paramilitar) sempre cobrada em prova. XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; ATENO: Para dissolver associaes precisa de deciso transitada em julgado; para suspender, no precisa haver o trnsito (pode ser at mesmo
Pgina 14

- em caso desastre em delito

de - em caso desastre

flagrante - em delito

flagrante

- por determinao da autoridade judicial

NO PODE NOITE

INVIOLABILIDADE DE SIGILOS XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso (comunicaes telefnicas), por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. ATENO: lembrar que nenhum direito absoluto! Dessa forma, embora a CF diga que somente as comunicaes telefnicas podem ser violadas, por meio de deciso judicial, as outras (sigilo da
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional deciso antecipatria ou cautelar). XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; Este inciso consagra a liberdade de associao. S se associa se quiser e, caso se associe, s fica enquanto tiver interesse. No confundir direito de Associao com direito de reunio. A associao pressupe um vnculo de maior durao, permanente; Quando fala em reunio, entende-se um vnculo transitrio. DIREITO DE REUNIO Direito de reunio assegurado na CF, mas as pessoas que vo participar da reunio devem comunicar previamente a autoridade competente para evitar que a reunio frustre (atrapalhe) reunio anteriormente marcada para o mesmo local. ATENO: No se deve pedir autorizao; a CF falar apenas em comunicar a autoridade. XXII - garantido o direito de propriedade; O direito de propriedade deve estar voltado sua funo social, o que autoriza a desapropriao para por necessidade ou utilidade pblica. DESAPROPRIAO Se for para atender necessidade/utilidade pblica ou interesse social, desapropriao dever ser indenizada previamente e em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Se propriedade no estiver atendendo sua funo social, poder haver a desapropriao-sano, paga em ttulos da dvida pblica ou ttulos da dvida agrria. O poder pblico pode usar a propriedade particular em casos de iminente perigo pblico, devendo indenizar se houver prejuzo (no sempre que indeniza). ATENO: A CF, em seu art. 243, dispe que as terras nas quais se cultive ilegalmente plantas psicotrpicas sero imediatamente expropriadas, sem qualquer indenizao ao proprietrio. Essas terras so destinadas ao assentamento dos colonos. Pequena propriedade rural, em que trabalha a famlia do agricultor, impenhorvel. DIREITO SUCESSRIO XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do "de cujus"; Nesse dispositivo, a CF busca sempre resguardar os herdeiros brasileiros. DIREITO AUTORAL XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

Pgina

15

Direito Constitucional Direito autoral no eterno; prazo vem definido em lei infraconstitucional (Lei 9.610/98). XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: A proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; O direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; DIREITOS DE CERTIDO E DE PETIO XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: O direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; A obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; Segundo a doutrina e jurisprudncia dominantes, a recusa na expedio de certides combatida por meio de mandado de segurana e no habeas data. Isso porque direito de certido (ainda que de interesse pessoal) no se confundiria com direito de informao. XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; Dever de informao limitado pela segurana da sociedade e do Estado. PRINCPIO DA INAFASTABILIDADE DE JURISDIO XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; o chamado princpio da inafastabilidade da jurisdio. Por meio dele, tanto se assegura ao Judicirio o monoplio da jurisdio, quanto faculta pessoa o direito de ao. XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; a repetio do artigo 6 da LICC. Vale lembrar que o Poder Constituinte Originrio no encontra limites jurdicos. Dessa forma, mesmo o direito adquirido poderia ser retirado por outra Constituio. PRINCPIO DO JUIZ NATURAL XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; Princpio do juiz natural. Ru deve saber previamente por qual rgo estatal ser julgado. ATENO: parte da jurisprudncia e da doutrina tambm admite o princpio do promotor natural (para o STF, prevalece o entendimento de que o promotor natural no existe). J o princpio do delegado natural
Pgina 16

Direito Constitucional no existe. TRIBUNAL DO JRI XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; So crimes dolosos contra a vida: homicdio (tentado e consumado); instigao, auxlio ou induzimento ao suicdio; infanticdio; e aborto. Cabe ressalvar que o jri tambm pode julgar crimes que no sejam dolosos contra a vida, desde que conexos com estes. Ex: caso uma pessoa mate a outra (homicdio doloso) e depois esconda o corpo (ocultao de cadver), ela ser levada a jri, que julgar ambos os crimes. Competncia do jri no absoluta, pois os casos de foro privilegiado (tambm chamado de foro por prerrogativa de funo) previstos na Constituio Federal a ela se sobrepem. PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; Deve-se entender que para beneficiar o ru, a lei deve retroagir sempre. Para as provas, deve-se atentar para a Smula Vinculante n 26, que
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes tem este teor: para efeito de progresso de regime no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juzo da execuo observar a inconstitucionalidade do art. 2 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, sem prejuzo de avaliar se o condenado preenche, ou no, os requisitos objetivos e subjetivos do benefcio, podendo determinar, para tal fim, de modo fundamentado, a realizao de exame criminolgico. Em relao aos crimes hediondos, a Lei n 8.072/90 disciplinava ser vedada a progresso de regime prisional. Em outras palavras, o condenado deveria cumprir toda a pena no regime fechado. No ano de 2007, essa proibio foi declarada inconstitucional. Ocorre que, meses depois, foi editada a Lei n 11.464/07, trazendo, para os condenados por crimes hediondos, a exigncia de cumprimento de no mnimo 2/5 (ru primrio) ou 3/5 (ru reincidente) da pena. Assim, o entendimento hoje prevalente o de que a Lei n 11.464/07 no se aplica aos delitos cometidos antes de sua vigncia (em razo do princpio da irretroatividade da norma penal mais gravosa). Na prtica, isso significa que o condenado que praticou crime antes da Lei n 11.464/07 ter direito progresso de regime aps cumprimento de 1/6 da pena. CRIMES IMPRESCRITVEIS XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e
Pgina 17

Direito Constitucional imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; RACISMO e GOLPE DE ESTADO (crime de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico) so inafianveis e imprescritveis. Racimo e golpe de estado no so hediondos. Imprescritvel significa que o Estado nunca perde o direito de punir o criminoso, mesmo que se passem vrios anos. ATENO: No julgamento do HC82.424, o STF decidiu que escrever, editar, divulgar e comerciar livros fazendo apologia de idias preconceituosas e discriminatrias contra a comunidade judaica (Lei 7716/89, artigo 20, na redao dada pela Lei 8081/90) constitui crime de racismo sujeito s clusulas de inafianabilidade e imprescritibilidade CRIMES HEDIONDOS + TTT XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; Crimes hediondos + TTT (tortura, terrorismo e trfico de entorpecentes) so inafianveis, insuscetveis de graa e anistia. Contudo, a CF no fala em proibio ao indulto (s quem fala a lei dos crimes hediondos Lei 8.072/90); XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; XLVI a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLV, XLVI e XLVII (conjugados) - A pena (no mbito penal) no passar da pessoa do condenado. A reparao (no mbito civil) pode passar aos herdeiros at o valor que receberem como herana.
PENAS PERMITIDAS x PROIBIDAS PERMITIDAS PROIBIDAS (rol exemplificativo (rol taxativo no pode ampliar) pode ampliar) privativa restritiva liberdade perda de bens multa ($) ou morte, salvo em de caso de guerra declarada perptuas cruis

Pgina

18

Direito Constitucional
prestao alternativa suspenso interdio direitos social trabalhos forados ou banimento de de (expulso brasileiro do pas)

Prof. Cristiano Lopes PRINCPIOS DA AMPLA DEFESA, DO DEVIDO PROCESSO LEGAL e DO CONTRADITRIO LIV e LV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal + contraditrio e ampla defesa: O devido processo legal, juntamente com o contraditrio e a ampla defesa so princpios que vm dar segurana s relaes entre o Estado e os particulares, bem como entre estes. Quando o devido processo legal invocado entre particulares estamos diante da aplicao da eficcia horizontal dos direitos fundamentais! Em alguns casos, quando a pessoa buscava recorrer de uma deciso que lhe foi desfavorvel (ex: multa de trnsito que julgasse injusta), era obrigada a primeiro pagar e depois recorrer. Ocorre que, se o recurso lhe fosse favorvel, ela teria de ser ressarcida, o que no acontecia de maneira clere. VEDAO A PROVAS ILCITAS LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; a vedao de provas ilcitas. A vedao se estende s provas que mesmo lcitas derivem das ilcitas por conta da teoria dos frutos da rvore envenenada (tambm chamada de ilicitude por derivao). Deve se ressaltar que a ilicitude por derivao alcana apenas as provas que tenham ligao com a ilcita. Assim, havendo independncia entre as provas, nada impede a

ATENO: Segundo o art. 75 do Cdigo Penal, o prazo mximo de priso de 30 (trinta) anos. Esse prazo, segundo o STF, tambm regula o perodo mximo que um inimputvel (doena mental) ficar internado. Em recente julgado, o STJ entendeu ser ilegal a priso em continer (pena cruel), prtica verificada principalmente no Estado do Esprito Santo. Pela importncia do caso, transcreve-se a ementa: EXTRADIO Brasileiro nato NUNCA pode ser extraditado; Brasileiro naturalizado pode ser extraditado em duas hipteses: Crime comum praticado antes da naturalizao; Envolvimento com o trfico ilcito de entorpecentes antes ou depois da naturalizao. Estrangeiro, em regra, pode ser extraditado, mas se for crime poltico ou de opinio no ser (lembrar do asilo poltico concedido pelo Estado art. 4, CF). ATENO: quando a pena a ser aplicada no pas que pede a extradio estiver entre as proibidas (ex: morte, priso perptua), o Brasil s extraditar se a outra nao se comprometer a impor somente uma das penas permitidas em nosso ordenamento.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

19

Direito Constitucional condenao, desde que baseada nas provas boas. Ainda sobre o tema, prevalece na jurisprudncia a admissibilidade (com reservas) das chamadas provas emprestadas. Ex: as provas obtidas em uma ao penal podem ser utilizadas em processo administrativo disciplinar (PAD) movido contra o servidor. PRINCPIO DA PRESUNO DE INOCNCIA LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; o princpio da presuno de inocncia ou da no-culpabilidade. ATENO: em recente deciso, o STF entendeu que, em respeito ao princpio da presuno de inocncia, candidatos que respondam a processos criminais sem condenao definitiva podem concorrer a cargos polticos (caso dos candidatos com ficha suja). LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; A lei referida no texto constitucional a Lei n 12.037/09 importante para as provas de Polcias em geral (Civil, PM, Federal e Agente Penitencirio). Por conta desse dispositivo constitucional, no mais se permite a colheita de digitais quando da realizao de concurso pblico (Provas do CESPE). LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes esta no for intentada no prazo legal; a possibilidade de o ofendido ou seu representante ingressar em juzo ante a inrcia do Ministrio Pblico, que o detentor da ao penal pblica. As aes so chamadas Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica. LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; A regra a publicidade dos atos, por conta do princpio da publicidade (LIMPE) LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; Priso exceo; liberdade regra. Em tempos de paz, priso administrativa no possvel, salvo crimes militares. PRISO CIVIL POR DVIDA LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; ATENO: No julgamento do RE 466.343/SP, o STF afastou a possibilidade de priso civil do depositrio infiel e tambm do alienante fiducirio. Nesse mesmo julgamento, o Supremo explicitou que os tratados internacionais sobre direitos humanos anteriores EC n 45/04
Pgina 20

Direito Constitucional tem status de norma supralegal (abaixo da CF, mas acima de LO). O tratado internacional referido no julgamento era o Pacto de So Jos da Costa Rica, ao qual o Brasil aderiu em 1992. Na Smula Vinculante n 25, o STF, reafirmando o posicionamento anterior, disciplinou que ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. Na prtica, o Pacto de So Jos da Costa Rica findou por revogar a legislao interna que previa a priso nos casos de depositrio infiel. ATENO: Calha ressaltar que, para parte da doutrina, existe a necessidade de o ordenamento jurdico interno se compatibilizar no s com a Constituio (Controle de Constitucionalidade), mas tambm com os tratados internacionais com status supralegal (Controle de Convencionalidade). Haveria, assim, a necessidade de dupla compatibilizao vertical das leis (frente CF e aos TIDH). LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; Preso tem direito de permanecer calado e o de no produzir provas contra si (no-incriminao). LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; a garantia de gratuidade de justia aos pobres, na forma da lei. Para
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes viabilizar esse direito constitucional foram criadas as Defensorias Pblicas. Assim, a partir da CF/88, quem defende aqueles que comprovarem insuficincia de recursos a Defensoria e no o Ministrio Pblico. Estado tem de indenizar erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena. GRATUIDADE DE REGISTRO CIVIL e de CERTIDO DE BITO So gratuitos, para os reconhecidamente pobres, o registro civil de nascimento e a certido de bito. Alm disso, o habeas corpus e o habeas data so gratuitos para todos. PRINCPIO DA RAZOVEL DURAO DO PROCESSO LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. Com base nesse dispositivo, o ru pode pedir, por meio do HC, para ser colocado em liberdade, caso sua priso extrapole um limite razovel. Essa possibilidade se estende a todos os crimes, inclusive hediondos. 1 - Os direitos previstos no artigo 5 tem aplicao imediata (no precisam de regulamentao). 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados

Pgina

21

Direito Constitucional internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. O rol de direitos do artigo 5 exemplificativo, podendo ser ampliado. TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS 3 - Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. 4 - O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

Prof. Cristiano Lopes o remdio utilizado para garantir direito de ir, vir ou permanecer (locomoo) do indivduo. o mais antigo de todos os remdios e, sem dvida, o mais importante. Surgiu, segundo a doutrina, na Magna Carta (Constituio da Inglaterra), no ano 1.215. No Brasil, a primeira Constituio a prev-lo foi a de 1.891. Da em diante, a garantia do HC esteve presente em todas as Constituies. DICA!!! A expresso chave no caso do HC locomoo.
SO PARTES NO HABEAS CORPUS IMPETRANTE quem entra com o habeas corpus. pessoa beneficiada pelo habeas corpus (pode ser o impetrante ou no).

REMDIOS CONSTITUCIONAIS
So garantias colocadas disposio do indivduo para tutelar seus direitos diante de ilegalidade ou abuso de poder, cometidos pelo Poder Pblico. Eles no so considerados recursos. So, na verdade, aes constitucionais. Para cada mal, existe um remdio na CF. HABEAS CORPUS Segundo a CF, conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder.

PACIENTE

autoridade contra quem IMPETRADO se impetra o habeas corpus (o ou pela AUTORIDADE responsvel COATORA restrio ao direito de locomoo).

ao de natureza penal; gratuito; No precisa de advogado (nico); Pode ser impetrado por qualquer pessoa (at mesmo as analfabetas, estrangeiras ou incapazes) em proveito prprio ou de terceiros; O paciente pode ser tanto a pessoa maior quanto menor de idade, pois os menores podem ser

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

22

Direito Constitucional ilegalmente apreendidos (restrio a seu direito de locomoo). Impetrante no precisa ter capacidade postulatria; Pessoa jurdica pode impetrar (em favor de pessoa natural). Impetrante no precisa demonstrar interesse; Juiz pode agir de ofcio (sem ningum ter pedido HC); Ministrio Pblico tambm pode impetrar; Pode ser impetrado contra ato de autoridade pblica ou particular. Ex: contra hospitais, clnicas de recuperao, escolas, boates, etc (qualquer situao que esteja impedindo o direito de locomoo da pessoa).
ESPCIES: PREVENTIVO ANTES de direito ser ou SALVOviolado. CONDUTO REPRESSIVO APS direito ter sido ou violado. LIBERATRIO

Prof. Cristiano Lopes (informaes) sobre sua pessoa, constantes de dados de carter pblico. Segundo dados histricos, teria nascido nos Estados Unidos, no ano de 1974 (por meio do chamado Freedom of Information Act). uma inovao da Constituio de 1988, uma vez que nenhuma constituio brasileira anterior trazia essa garantia. DICA!!! A expresso chave no caso do HD informao de carter pessoal. Tem natureza dplice (serve para duas coisas): Ter acesso a informaes pessoais constantes em bancos de dados de carter pblico; Caso essas informaes estejam incorretas, a pessoa pode pedir sua retificao (correo). ATENO: Segundo a doutrina e jurisprudncia dominantes, a recusa na expedio de certides combatida por meio de mandado de segurana e no habeas data. Isso porque direito de certido (ainda que de interesse pessoal) no se confundiria com direito de informao. gratuito; Precisa de advogado; regulado pela Lei n 9.507/97. Pode ser impetrado por pessoa fsica (brasileira ou estrangeira) e pessoa jurdica; Em regra, ao personalssima;

HABEAS DATA Tem cabimento nessas hipteses: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. o remdio colocado disposio do indivduo para que ele possa acessar ou retificar registros
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

23

Direito Constitucional Pode ser impetrado contra entidade governamental (Administrao Direta e Indireta) ou entidades privadas detentoras de banco de dados de carter pblico (Ex: SPC, SERASA) No pode para ter conhecimento de informaes a respeito de terceiros; No tem prazo prescricional ou decadencial. indispensvel que autoridade detentora das informaes tenha negado anteriormente o acesso pela via administrativa. MANDADO DE SEGURANA Dispe o inciso LXIX da CF que o MS ser concedido para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies de Poder Pblico. remdio que serve para resguardar direito lquido e certo ameaado por ato de autoridade governamental ou agente de pessoa jurdica privada que esteja no exerccio de atribuio do poder pblico. No Brasil, a primeira Constituio a prev-lo foi a de 1.934. Da em diante, a garantia do MS esteve presente em todas as Constituies. No h correspondente no direito internacional. DICA!!! A expresso chave no caso do MS direito lquido e certo. PODE SER INDIVIDUAL ou COLETIVO ao de natureza civil;
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes No gratuito; Precisa de advogado; Protege direito lquido e certo (NO admite discusso aprofundada); Provas devem ser prconstitudas; Tem natureza subsidiria ou residual (s cabvel quando no puder habeas corpus nem habeas data) e regulado pela Lei n 12.016/2009. Tem prazo decadencial: 120 dias, contados da cincia do ato a ser questionado (s para MS repressivo) prazo est na lei e no na CF;
ESPCIES: PREVENTIVO REPRESSIVO ANTES de direito ser violado. APS direito ter sido violado.

Pode ser usado para repelir ilegalidade ou abuso de poder ou para evitar que acontea; Admite concesso de medida liminar se impetrante tem de demonstrar fumus boni iuris (= fumaa do bom direito) e periculum in mora (= perigo na demora). No cabe contra lei em tese (somente contra as produtoras de efeitos concretos); No cabe contra deciso transitada em julgado; No produz efeitos patrimoniais em relao a perodo pretrito; No pode ser utilizado para conceder aumento a servidores com a justificativa de isonomia (JUDICIRIO NO PODE LEGISLAR);
Pgina 24

Direito Constitucional MANDADO DE SEGURANA COLETIVO Alm das orientaes feitas em relao ao mandado de segurana individual, aplicam-se as seguintes ao MS Coletivo: LEGITIMIDADE PARA IMPETRAO: Partido poltico com representao no Congresso Nacional; Organizao sindical, entidade de classe ou associao constituda e, em pleno funcionamento, h pelo menos um ano. No necessrio que haja autorizao expressa dos sindicalizados/associados para o MSC; se no for MSC, as associaes necessitam de autorizao expressa dos associados para ajuizar ao na Justia. Para cabimento do MSC, impetrante deve demonstrar interesse lquido e certo dos interessados. MANDADO DE INJUNO De acordo com o inciso LXXI, da CF, conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. utilizado quando a falta de norma regulamentadora inviabiliza o exerccio de direito previsto na CF. H divergncia quanto a sua origem. Para alguns, ele teria nascido nos
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Estados Unidos (writ of injunction); para outros, suas razes apontam para o Direito portugus. uma inovao da Constituio de 1988, uma vez que nenhuma constituio brasileira anterior trazia essa garantia. DICA!!! A expresso chave no caso do MI a omisso legislativa. PODE SER INDIVIDUAL ou COLETIVO No gratuito; Precisa de advogado; Deve haver na CF previso que o direito ser viabilizado por norma infraconstitucional. Direito tem de estar previsto na CF e no na legislao infraconstitucional (ex: no vale quando uma disse que um decreto vai regulamentar determinados dispositivos). Tem como objetivo combater sndrome da inefetividade das normas constitucionais (quando norma s existe no papel); Ex: a CF fala que o direito de greve dos servidores pblicos ser exercido nos termos e nos limites de lei especfica. Ainda no tem a lei... AO POPULAR o remdio colocado disposio de qualquer cidado com vistas a anular ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico ou cultural. DICA!!! A expresso chave no caso do AP ato lesivo. S pode ser considerado cidado o brasileiro (nato ou naturalizado) que

Pgina

25

Direito Constitucional est em pleno gozo dos direitos polticos ativos (quem pode votar). No podem propor ao popular: estrangeiros (excetuando-se os portugueses, desde que haja reciprocidade situao de quasenacionalidade), aptridas, inalistveis, inalistados, partidos polticos, organizaes sindicais, e quaisquer outras pessoas jurdicas, alm de brasileiros com direitos polticos suspensos ou que os tenha perdido (art. 15, CF). ao de natureza civil; A ao popular protege o interesse de toda a comunidade. gratuita (isenta de custas e honorrios advocatcios), salvo comprovada m-f.
ESPCIES: PREVENTIVA REPRESSIVA ANTES de existir ato lesivo ao patrimnio APS existir ato lesivo ao patrimnio

Prof. Cristiano Lopes conflito entre a Unio e o Estado de Roraima.

CF, ART. 6 A 11 DOS DIREITOS SOCIAIS


So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. O direito moradia foi includo com a EC 26/00. O direito alimentao foi includo com a EC 64/10. Rol exemplificativo de direitos dos trabalhadores urbanos e rurais (CF, art. 7) I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; Embora ainda no tenha sido editada a LC, o art. 10 do ADCT fixa em 40% do valor depositado no FGTS a quantia devida a ttulo de indenizao compensatria. SEGURO DESEMPREGO II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio; Desemprego involuntrio aquele que independe da vontade, direta ou indireta, do empregado, verificandose em casos que no sejam o pedido de dispensa ou de aposentadoria voluntria; FGTS
Pgina 26

Em regra, no h foro privilegiado para o julgamento de ao popular nem de ao civil pblica. Assim, a ao popular ou ao civil pblica contra o Presidente da Repblica, o CNJ ou o CNMP no so julgadas no STF, mas, sim, pelo juzo de 1 grau. Exceo: se a ao popular envolver conflito federativo (U x E; E x E; E x DF) haver a competncia originria do STF. Foi o que aconteceu no julgamento da demarcao da Reserva Indgena Raposa Serra do Sol, que ocorreu no STF (Pet 3.388). O caso envolvia
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional III - fundo de garantia por tempo de servio (FGTS); O valor depositado calculado sobre os salrios e no valor de 8% mensais. A CF aboliu a estabilidade decenal. SALRIO MNIMO IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; Segundo o STF, possvel a vinculao quando o objeto da prestao expressa em salrios mnimos tem a finalidade de atender s mesmas garantias que o salrio concede ao trabalhador e sua famlia. Ex: penso alimentcia. PISO SALARIAL V - piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho; o valor mnimo assegurado ao trabalhador que pertence a certa categoria profissional. Ex: vigilantes do DF, metalrgicos do ABC/SP etc. IRREDUTIBILIDADE DE SALRIO VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; Em regra, o salrio no pode ser reduzido. Para que a reduo seja legtima, deve ela decorrer de
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes negociao coletiva com a participao obrigatria do sindicato. VII - garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; Por exemplo, os trabalhadores que recebem por comisso... DCIMO TERCEIRO SALRIO VIII - dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; Ao servidor ativo, 13 devido com base na remunerao integral; j ao inativo, com base nos proventos; A gratificao natalina de servidor pblico est prevista nos artigos 63 a 66 da Lei n 8.112/90. ADICIONAL NOTURNO IX - remunerao do trabalho noturno superior do diurno; A CF s diz que trabalho noturno dever ter remunerao superior, mas no fala em quanto... Adicional noturno para trabalhador urbano: a) considera-se noturno o trabalho executado entre 22h de um dia e 5h do dia seguinte (CLT, art. 73). b) devido um adicional de pelo menos 20% sobre a hora diurna; c) a hora computada como sendo 5230 (cinquenta e dois minutos e trinta segundos). Adicional noturno para trabalhador rural: a) trabalhador rural na lavoura: considera-se noturno o trabalho executado entre 21h de um dia e 5h do dia seguinte;

Pgina

27

Direito Constitucional b) trabalhador rural na atividade pecuria: considera-se noturno o trabalho executado entre 20h de um dia e 4h do dia seguinte; c) devido um adicional de 25% sobre a remunerao noturna; (art. 7 da Lei n 5.889/73). X - proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa; S se considera crime quando h dolo (empregador no paga porque no quer), o que no acontece, p. ex., no caso de falncia. De acordo com Sylvio Motta, este dispositivo uma norma de eficcia limitada, pois carece de lei regulamentadora. Lembrar dos princpios da legalidade e anterioridade, segundo os quais, no h crime sem lei anterior que o defina. PARTICIPAO NOS LUCROS XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; uma norma de eficcia limitada; a lei que regulamenta j existe (Lei n 10.101/00). SALRIO-FAMLIA XII - salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei; Com a alterao introduzida pela EC n 20/98, o salrio-famlia s devido ao trabalhador de baixa renda; antes da EC, era devida a todos os dependentes... JORNADA DE TRABALHO
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; De acordo com o art. 19 da Lei n 8.112/90, a jornada de trabalho para servidor pblico civil de no mximo 40 horas semanais. XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; Por turnos ininterruptos compreendem-se as jornadas rotativas, sem fixao de horrios, de modo que o empregado sempre prestar servios em perodos diferentes (manh, tarde ou noite). REPOUSO SEMANAL REMUNERADO XV repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; HORAS EXTRAS XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinquenta por cento do normal; O artigo 53 da Lei n 8.112/90 prev adicional por servio extraordinrio com acrscimo de 50% (no fala em no mnimo...). Na CLT (art. 59, 1) consta que a hora extra ser pelo menos 20% superior normal. Este dispositivo no foi recepcionado! FRIAS XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos,
Pgina 28

Direito Constitucional um tero a mais do que o salrio normal; No art. 76 da Lei n 8.112/90 diz que devido um adicional de 1/3 (e no no mnimo 1/3...). LICENA GESTANTE XVIII - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; Licena gestante diferente de estabilidade relativa da gestante... De acordo com o art. 10 do ADCT, a trabalhadora gestante no poder ser demitida arbitrariamente ou sem justa causa desde o momento em que confirmada a sua gravidez at o quinto ms aps o parto. ATENO: Embora a Lei n 11.770/08 tenha estendido o perodo de licena gestante para 180 (cento e oitenta) dias, no houve alterao no texto constitucional (lembrar que a CF traz os direitos mnimos, que podem ser ampliados!). LICENA PATERNIDADE XIX - licena-paternidade, nos termos fixados em lei; Embora ainda no tenha lei regulamentando, o art. 10 do ADCT estabelece que at a edio da lei regulamentadora a licena ter prazo de 5 dias. XX - proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; Esse dispositivo configura uma das formas de tratamento diferenciado entre homens e mulheres admitida pelo inciso I do artigo 5.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes AVISO PRVIO XXI - aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei; Segundo o STF (MI 369/DF) um dispositivo hbrido: possui uma parte de eficcia plena (no mnimo 30 dias) e outra parte limitada (nos termos da lei). XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; Penosa a atividade exercida em zonas de fronteira ou que exige, para a sua realizao, expressivo dispndio fsico, trazendo esgotamento, desgaste excessivo etc. Insalubre a que compromete a sade do trabalhador. Perigosa a que ameaa a vida do trabalhador, como o direto com inflamveis, instalaes eltricas de grandes voltagens, vigilncia de risco etc. XXIV - aposentadoria; CRECHES E PR-ESCOLAS XXV - assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e pr-escolas; XXVI reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho;

Pgina

29

Direito Constitucional XXVII - proteo em face da automao, na forma da lei; Esse dispositivo uma norma de eficcia limitada. Por meio dele, a CF quis determinar ao legislador ordinrio que crie maneiras de proteger os empregados de perderem seus postos de trabalho para a automao. XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; PRESCRIO DE VERBAS TRABALHISTAS XXIX - ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho; Aps a EC 28/00 no h mais diferena de tratamento entre trabalhadores rurais e urbanos; Prescrio relativa: a interna (dentro) do contrato de trabalho (prazo de 5 anos); Prescrio total: a considerada aps o fim do contrato de trabalho (prazo de 2 anos). XXX - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; XXXI - proibio de qualquer discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso do

Prof. Cristiano Lopes trabalhador portador de deficincia; XXXII - proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; LIMITES ETRIOS XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; Ao menor de 14 anos no pode trabalhar em nenhuma hiptese; Aps 14 anos, s pode trabalhar como aprendiz; O trabalho permitido aos maiores de 16 anos, mas entre 16 e 18 anos no se pode exercer trabalho noturno, perigoso ou insalubre. ATENO: No confundir aprendiz com estagirio. No so sinnimos. Aprendiz o adolescente, entre 14 e 24 anos (de acordo com a Lei n 11.180/05), contratado por entes de cooperao governamental (SESC, SENAI, SENAR) para aprender uma formao profissional metdica do ofcio ou ocupao. Para ser estagirio no h limite de idade; estagirio no empregado; no regido pela CLT; ele serve para proporcionar ao estudante um trabalho para a complementao do ensino do curso que est fazendo. XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo
Pgina 30

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional empregatcio permanente e o trabalhador avulso. Trabalhador avulso o que presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servios de natureza urbana ou rural. Ex: estivadores, vigias porturios etc. DIREITOS DO TRABALHADOR DOMSTICO PARGRAFO NICO So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VIII, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXIV, bem como a sua integrao previdncia social. Domstico quem presta servios de natureza contnua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia no mbito residencial destas. Ex: jardineiro, motorista particular (residencial), empregada domstica. A CF prev que os domsticos tm os seguintes direitos: a) salrio mnimo; b) irredutibilidade de salrio; c) dcimo terceiro salrio; d) repouso semanal remunerado; e) frias; f) licena-maternidade; g) licena-paternidade; h) aviso prvio; i) aposentadoria. DO DIREITO SINDICAL I - a lei no pode exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas ao poder pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical. O rgo competente que diz o dispositivo o Ministrio do Trabalho.

Prof. Cristiano Lopes II - vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um municpio. Esse dispositivo consagra o princpio da unicidade sindical, pelo qual somente poder haver uma entidade sindical em cada base territorial. Base territorial mnima = municpio. III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais e administrativas. IV - a assemblia-geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, ser descontada em folha para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva, independentemente da contribuio prevista em lei.
CONTRIBUIO SINDICAL CONTRIBUIO FEDERATIVA

S paga por quem Todos pagam, sindicalizado. So mesmo que no as mensalidades a sejam filiados a sindicatos, federaes e sindicato. confederaes.

V - ningum ser obrigado a filiarse ou a manter-se filiado a sindicato: O art. 5, XX, j prev a liberdade de associao. No artigo 8, a CF especifica que tambm livre a
Pgina 31

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional sindicalizao e a associao profissional. VI - obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas. VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais. ESTABILIDADE DO DIRIGENTE SINDICAL VIII - vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Vai desde o registro das candidaturas at a eleio (para todos os concorrentes) e, para os eleitos, se estende at um ano aps o final do mandato. Nas empresas com mais de 200 empregados assegurada a eleio de um representante para negociao. Observao: a Lei 8112/90 diz diferente... Nas entidades com at 5 mil servidores, um pode pedir licena para mandato classista; Nas entidades com nmero de servidores entre 5.001 e 30.000, dois servidores podem pedir licena; Nas entidades com mais de 30.000 servidores, trs servidores podem pedir licena.

Prof. Cristiano Lopes BRASILEIROS NATOS Art. 12. So brasileiros: I - natos: a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; ATENO: A alnea c foi modificado recentemente (EC n 54/07). A alterao visa corrigir uma situao complicada: antes, as crianas nascidas no exterior, filhos de pais brasileiros que no estivessem a servio de nosso pas, s seriam consideradas brasileiros se viessem aqui residir e fizessem a opo pela nacionalidade. Ocorre que a opo s poderia ser feita aps se completar 18 anos (maioridade). At l, a criana seria aptrida. CRITRIOS PARA DEFINIR QUEM NATO: Critrio do territrio (jus solis): em regra, so brasileiros natos todos os que nascem em territrio brasileiro. A exceo quando os

CF, ARTS. 12 e 13 DA NACIONALIDADE


ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

32

Direito Constitucional pais esto a servio do pas de origem. Critrio do sangue (jus sanguinis): quem filho de pai ou me brasileiro, mesmo que nasa fora do territrio brasileiro ser nato quando: Ao menos um dos pais estiver no exterior a servio do pas; Se nenhum estiver a servio, que o filho venha morar no Brasil e queira ser considerado brasileiro. BRASILEIROS NATURALIZADOS NATURALIZAO ORDINRIA: os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral: Para os estrangeiros ORIGINRIOS de pases de lngua portuguesa a CF prev APENAS dois requisitos: solicitao e residncia mnima de 01 ano ininterrupto + idoneidade moral (no pode ter condenao no Brasil nem no pas de origem). Para os estrangeiros NOORIGINRIOS de pases de lngua portuguesa a CF diz que devero ser obedecidos os requisitos previstos em lei (artigo 112 da Lei n 6.815/80 Estatuto do Estrangeiro); NATURALIZAO EXTRAORDINRIA: os estrangeiros, de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes mais de 15 anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira; na CF. O entendimento predominante no STF no sentido de que na naturalizao extraordinria, preenchidos os requisitos constitucionais, o estrangeiro possui direito pblico subjetivo naturalizao (Brasil no pode negar!). CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS Art. 12, 3, CF Tem de decorar! Presidente e Vice-Presidente da Repblica; Presidente da Cmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Ministro do STF; Membro da carreira diplomtica; Oficial das foras armadas; Ministro de Estado da Defesa. ATENO: Para ser senador ou deputado no precisa ser nato; basta ser brasileiro (nato ou naturalizado) o que no pode ocupar a presidncia das casas legislativas porque estes cargos substituem o Presidente da Repblica. Estrangeiro no pode ser deputado ou senador; No somente o Presidente do STF que tem de ser nato; so todos os Ministros porque h rodzio na Presidncia do Tribunal e o Presidente do STF tambm pode substituir o Presidente da Repblica;

Pgina

33

Direito Constitucional PERDA DA NACIONALIDADE Embora o brasileiro nato nunca possa ser extraditado, ele pode perder a nacionalidade (deixar de ser brasileiro nato).
HIPTESES DE PERDA DA NACIONALIDADE: Quem teve a naturalizao cancelada, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. Obs: Nesse caso, s poderia ser readquirida a nacionalidade por meio da ao rescisria. Quem era brasileiro nato e voluntariamente opta por outra nacionalidade.

Prof. Cristiano Lopes

CF, ART. 14 A 16 DOS DIREITOS POLTICOS


Em regra, VOTO e ALISTAMENTO so OBRIGATRIOS. Sero facultativos (tanto voto quanto alistamento) para: analfabeto; maiores de (70) setenta anos; maiores de 16 e menores de 18 anos. So inalistveis (mesmo se estiver na idade certa no pode se alistar, muito menos votar): estrangeiros; conscritos (durante o servio militar obrigatrio). IDADE MNIMA PARA CONCORRER AOS CARGOS POLTICOS Trinta e cinco anos Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador (costuma cair em prova a questo do Senador...). Trinta anos Governador e ViceGovernador dos Estados e do Distrito Federal; Vinte e um anos todos os deputados (federal, distrital e estadual), Prefeitos, Vice-Prefeitos e juiz de paz. (ateno para juiz de paz). Dezoito anos somente Vereador.
DIFERENA DE TRATAMENTO ENTRE CHEFES DO EXECUTIVO e PARLAMENTARES CHEFES DO EXECUTIVO (PR, Gov, Prefeitos, alm dos vices) PARLAMENTARES (Vereadores, deputados e Senadores)

NATURALIZA DO

NATO

ATENO: No h perda da nacionalidade quando: Outro pas reconhece a nacionalidade originria. Ex: filhos de italianos so considerados italianos no importa em que local do mundo a criana tenha nascido. Houver imposio unilateral, como condio de permanncia, ou para exercer direitos civis, em estado estrangeiro. Ex: jogadores de futebol, trabalhadores brasileiros no Oriente Mdio etc.

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

34

Direito Constitucional
Podem ser reeleitos Pode ser reeleito quantas vezes somente uma vez quiser. Se quiser concorrer a outro cargo, tem de renunciar ao mandato at 6 meses antes do pleito. Ex: Roriz. a chamada desincompatibilizao Se quiser concorrer ao mesmo cargo, no precisa renunciar. Ex: Lula. Cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o 2 grau, inclusive por adoo, so inelegveis, salvo se j titulares de mandato eletivo e candidato reeleio. a chamada inelegibilidade reflexa.

Prof. Cristiano Lopes HIPTESES DE PERDA/SUSPENSO DOS DIREITOS POLTICOS proibida a cassao de direitos No precisa sepolticos. Pode haver a perda ou afastar do cargosuspenso dos direitos polticos nas para concorrer nasseguintes hipteses: prximas eleies Cancelamento de naturalizao ao mesmo cargo. (sentena transitada em julgado); No precisa se afastar do cargo Incapacidade civil absoluta (art. 3, CC); para concorrer nas prximas eleies Condenao criminal, transitada ao mesmo cargo. em julgado, enquanto durarem seus efeitos; Recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa (ex: no prestar No h proibio de servio militar obrigatrio nem parentes qualquer outra em concorrerem. substituio); Cometer crime de improbidade administrativa.
QUADRO GERAL DE INELEGIBILIDADE Inelegibilidade Inalistveis ABSOLUTA Analfabetos Motivos funcionais Cnjuge ou parentesco

Na Smula Vinculante n 18, o STF explicitou que a dissoluo da sociedade ou do vnculo conjugal, no curso do mandato, no afasta a inelegibilidade prevista no 7 do artigo 14 da CF. O dispositivo constitucional citado diz respeito inelegibilidade reflexa. O entendimento do STF veio, na verdade, buscar evitar burla proibio de perpetuao no poder. Em alguns casos, a pessoa exercia dois mandatos seguidos (1 + reeleio) e, para poder exercer um terceiro (de maneira oculta), simulava um divrcio, a fim de que seu cnjuge pudesse concorrer nas eleies subseqentes.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Estrangeiro

conscritos

Para o mesmo (reeleio

Para outros ca (desincompatibil

Inelegibilidade RELATIVA

Inelegibilidade r

Militares

Menos de 10 an servio

Mais de 10 ano servio

Legais

LC 64/90

Pgina

35

Direito Constitucional

Prof. Cristiano Lopes 01 Em relao aos direitos e garantias individuais e coletivos, assinale a opo incorreta. a) Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da Constituio. b) livre a manifestao do pensamento, salvo quando contra o Estado. c) inviolvel a liberdade de crena. d) livre a expresso da atividade intelectual. e) inviolvel a vida privada das pessoas. 02 (OAB/105.) Pessoa que se exime de prestar servio militar, alegando motivo de crena religiosa e se recusa a prestar servios alternativos: a) privado dos seus direitos sociais; b) privado do status de cidado e dos direitos dele decorrentes; c) tem seus direitos e garantias individuais suspensos; d) no pode ser privado de nada, porque a Constituio prev liberdade de credo religioso. 03 (TRF- 4/FCC/2006) O fato de permanecer calado, quando qualquer pessoa, na condio de indiciado, ru ou co-ru, deva ser interrogado perante os rgos competentes, constitui a) privilgio contra a autoincriminao, traduzindo um direito pblico subjetivo da pessoa. b) o principio do juiz natural, implicando em direito pblico do inquiridor e inquirido.

CF, ART. 17 DOS PARTIDOS POLTICOS


livre criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos. No pode existir somente um (pluripartidarismo fundamento art. 1); Partidos no podem receber recursos de governos estrangeiros; Aps adquirirem personalidade jurdica, na forma do Cdigo Civil (registro dos atos constitutivos no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas), devem registrar seus estatutos no TSE; No podem utilizar organizao paramilitar; Eles tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso. assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria.

QUESTES SOBRE O TEMA


DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

36

Direito Constitucional c) garantia integridade fsica e moral dessas pessoas resultante de um direito privado das partes. d) o princpio da presuno da inocncia, visto que a pessoa no pode ser considerada culpada antes de sua condenao. e) prerrogativa da personalizao da pena, implicando em direito objetivo do inquirido. 04 (Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental MPOG/2003) Assinale a opo correta. a) A Constituio obriga que toda deciso tomada pela Administrao, desfavorvel a um particular seja passvel de recursos, de ofcio e por provocao do particular, para uma instncia superior. b) So gratuitas as aes de hbeas corpus, hbeas data e na forma da lei os atos necessrios ao exerccio da cidadania. c) O estrangeiro no pode impetrar mandado de segurana nem hbeas corpus. d) No est respeitado o princpio da ampla defesa e do devido processo legal quando um servidor punido sem que tenha sido defendido por advogado no processo administrativo que precedeu a punio. e) O princpio do livre acesso ao Judicirio tem como conseqncia a gratuidade da Justia para todos os que desejam requer-la. 05 - (Auditor de Fortaleza/CE 2003) Assinale a opo correta. a) A lei jamais pode conferir tratamento diferenciado entre homens e mulheres.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes b) O critrio racial em nenhum caso pode servir de fundamento para a edio de uma lei. c) O princpio da isonomia pode exigir que seja editada lei diferenciando pessoas. d) No Brasil, a pena de morte proibida em qualquer caso. e) A escuta telefnica, no Brasil, somente pode ocorrer por determinao do Poder Judicirio ou do Ministrio Pblico. 06 (APO MPOG/2005) Sobre direitos e garantias individuais da Constituio Federal de 1988, assinale a assertiva correta. a) Embora a pena no passe da pessoa do condenado, a Constituio autoriza que a obrigao de reparar o dano seja estendida aos sucessores, sendo a obrigao contra eles executadas at o valor do seu patrimnio. b) Nos termos da Constituio Federal, no h possibilidade do civilmente identificado ser obrigado a ser submetido identificao criminal. c) Nos termos da Constituio, o direito de uso da propriedade privada pode sofrer restries no caso de iminente perigo pblico, assegurando-se ao proprietrio indenizao ulterior, ainda que do uso no decorra dano. d) O hbeas data pode ser utilizado para que o impetrante tenha conhecimento de informaes relativas sua pessoa, porm a retificao de dados incorretos s pode ser promovida por meio do devido processo administrativo sigiloso.
Pgina 37

Direito Constitucional e) A razovel durao do processo administrativo um direito individual assegurado expressamente no texto constitucional brasileiro. 07 (EPPGG MPOG/2005) Assinale a opo correta: a) As provas ilcitas so proibidas tanto no processo judicial quanto no processo administrativo. b) O hbeas data no pode ser impetrado para retificao de dados. c) O direito de reunio pacfica e sem armas assegurado pela Constituio, que o condiciona, porm, prvia autorizao escrita da autoridade policial. d) A autoridade pblica pode usar da propriedade particular para enfrentar iminente perigo pblico, fazendo jus o proprietrio do bem indenizao pelo prprio uso da coisa e pelos danos que o bem vier a sofrer. e) A unio pode invocar garantia constitucional do ato jurdico perfeito ou do direito adquirido de lei federal que concede vantagem pecuniria a servidor pblico relativa a perodo j trabalhado pelos servidores e anterior prpria edio da lei. 08 (GEFAZ MG-2005) A Constituio veda expressamente certas penas. Assinale a opo que no contm penalidade proibida constitucionalmente entre ns. a) Pena de perda de bens. b) Pena cruel. c) Pena de trabalhos forados. d) Pena de carter perptuo. e) Pena de morte, em tempos de paz.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes 09 (AFRF/2005) Sobre os direitos e garantias individuais e coletivos, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Em face da liberdade de associao para os lcitos, as associaes s podero ter suas atividades suspensas por deciso judicial transitada em julgado. b) Nos termos da Constituio Federal, toda desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, dar-se- mediante justa e prvia indenizao em dinheiro. c) Segundo a Constituio Federal, os atos necessrios ao exerccio da cidadania sero gratuitos, na forma da lei. d) Havendo conjugue ou filhos brasileiros, a sucesso de bens de estrangeiros situados no Brasil ser sempre regulada pela lei brasileira. e) Segundo a Constituio Federal, a todos assegurado o direito de obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal, independentemente do pagamento de taxas, salvo nas hipteses que a lei o exigir. 10 (Advogado IRB 2006) Sobre direitos e garantias fundamentais, direitos e deveres individuais, difusos e coletivos e garantias constitucionais, assinale a nica opo correta. a) A liberdade de manifestao do pensamento, nos termos em que foi definida no texto constitucional, s sofre restries em razo de
Pgina 38

Direito Constitucional eventual coliso com o direito intimidade, vida privada, honra e imagem. b) So imprescritveis e insuscetveis de graa ou anistia os crimes definidos como hediondos, na forma da lei. c) Por ser direito personalssimo, os indivduos s tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular. d) Nos termos do texto constitucional, a todos so assegurados, como direito individual, os meios que garantam a celeridade da tramitao do processo judicial e administrativo. e) Com relao aos efeitos do mandado de injuno, o Supremo Tribunal Federal adota, de forma majoritria em suas decises, a posio concretista individual intermediria. REMDIOS CONSTITUCIONAIS 01 (OAB/CESPE 2006. I) Considere que uma associao de moradores, constituda h mais de cinco anos na cidade da Salvador BA, ingressou com ao civil pblica perante a justia estadual baiana postulando a declarao de inconstitucionalidade de uma lei municipal, por ela violar direitos fundamentais previstos na Constituio da Repblica. Nessa situao, o juiz da causa deve a) indeferir a petio inicial, por ilegitimidade processual ativa, na medida em que a ao civil pblica um instrumento processual exclusivo do Ministrio Pblico.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes b) indeferir a petio inicial, pois o pedido incompatvel com a via processual escolhida. c) indeferir a petio inicial, pois juzes estaduais no podem exercer controle de constitucionalidade. d) declarar-se incompetente para o julgamento da causa, pois a incompatibilidade entre leis municipais e a Constituio da Repblica somente pode ser apreciada pela justia federal. 02 (OAB-PE N 122) O remdio herico para proteger direito liquido e certo no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico denominado: a) Mandado de Injuno; b) Mandado de Segurana; c) Ao Popular; d) Mandado de Segurana Coletivo. 03 (OAB-PE N 123) parte legtima para intentar ao popular: a) as lideranas do Congresso Nacional enquanto rgo; b) qualquer cidado; c) pessoa jurdica de direito pblico privado; d) somente os advogados. 04 (OAB-PE N 121) Nos termos da Constituio Federal, so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

Pgina

39

Direito Constitucional a) direito de petio aos poderes pblicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) o direto de requerer a tutela jurisdicional atravs da propositura de aes judiciais de e qualquer natureza; c) a obteno de certides em reparties pblicas para defesa de direito e esclarecimentos de situaes de interesse de terceiros; d) a proposio de mandado de segurana, ao civil pblica, ao popular e habeas data. 05 (OAB/102) O habeas corpus garantia de: a) tutela de pedir informaes relativas pessoa do impetrante, contantes de registros ou banco de dados entidades governamentais ou de carter pblico; b) tutela de direito lquido e certo; c) tutela de liberdade de locomoo; d) tutela prerrogativa de invocar direito ainda no regulamentado em lei. 06 (OAB-PE N 124) O remdio herico contra ato lesivo ao meio ambiente: a) o mandado de injuno; b) o habeas data; c) a ao popular; d) o mandado de segurana coletivo. 07 (OAB/SP 129) A defesa de direitos frente aos Poderes Pblicos poder ser promovida, extrajudicialmente, por meio: a) de reclamao, para preservar a autoridade da deciso do Supremo Tribunal Federal e de habeas data.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes b) de habeas data e do direito de petio. c) de reclamao, para preservar a autoridade da deciso do Supremo Tribunal Federal, e do direito de certido. d) dos direitos de petio e de certido. DIREITOS SOCIAIS 01 So direitos sociais: a) a educao, a sade, o trabalho, a liberdade, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia. b) a educao, a sade, o trabalho, a inviolabilidde do direito vida, liberdade e a proteo maternidade e infncia c) a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade d) a igualdade de direitos entre homens e mulheres e) a educao, a sade, o trabalho, a alimentao, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta constituio 02 Os que percebem remunerao varivel no devero receber menos do que: a) o salrio mnimo regional b) o salrio mnimo nacional c) o salrio mnimo estadual d) a tera parte do salrio mnimo regional e) a tera parte do salrio mnimo nacional 03 Marque a alternativa falsa:
Pgina 40

Direito Constitucional a) garantido ao trabalhador urbano o seguro-desemprego em caso de desemprego involuntrio b) a remunerao do trabalho noturno dever ser superior do diurno c) o repouso semanal remunerado dever ser preferencialmente aos domingos d) o aviso prvio proporcional ao tempo de servio dever ser de no mximo 30 dias e) garantido ao trabalhador rural a aposentadoria 04 - A licena gestante ter durao de: a) 90 dias b) 100 dias c) 120 dias d) 6 meses e) 60 dias 05 - A durao do trabalho normal no pode ser superior a: a) 8 horas dirias e 40 semanais b) 8 horas dirias e 44 semanais c) 8 horas dirias e 48 semanais d) 6 horas dirias e 40 semanais e) 6 horas dirias e 48 semanais 06 - proibido o trabalho noturno aos menores de: a) 12 anos b) 14 anos c) 16 anos d) 18 anos e) 21 anos 07 - O gozo de frias anuais remuneradas: a) com pelo menos, um quinto do que o salrio normal
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes b) com pelo menos, um tero do que o salrio normal c) com pelo menos, metade do que o salrio normal d) com pelo menos, dois quintos do que o salrio normal e) com pelo menos, dois teros do que o salrio normal DIREITO DE NACIONALIDADE 01 (OAB/100) So poucas as limitaes aos brasileiros naturalizados. Apenas algumas enunciadas pela Constituio, verificveis nas hipteses resumidas assim: 1) so privativos de brasileiros natos os cargos de: Presidente e Vice-Presidente da Repblica; Presidente da Cmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Ministro do Supremo Tribunal Federal; carreira diplomtica; oficial das Foras Armadas (art. 12, 3); 2) tambm privativa de cidado brasileiro nato a funo de Membro do Conselho da Repblica (art. 89, VII); 3) o brasileiro naturalizado pode ser extraditado em caso de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins ou em caso de crime comum, ainda que praticado antes da naturalizao (art. 5, LI); 4) o brasileiro naturalizado h menos de dez anos no pode ser proprietrio de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens (art. 222). Esto corretas:
Pgina 41

Direito Constitucional a) desde que estejam corretas as asseres 1-2-3 e 4; b) desde que estejam corretas apenas as asseres 1-2 e 4; c) desde que estejam corretas apenas as asseres 2-3 e 4; d) desde que estejam corretas apenas as asseres 1-2 e 3. 02 (Magistratura/169). privativo de brasileiro nato o cargo de: a) Desembargador do TJ; b) Ministro do STJ; c) Ministro do STF; d) Delegado de Polcia. 03 (OAB/106) No ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: a) tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial; b) tiver reconhecida outra nacionalidade originria, por lei estrangeira; c) adquirir outra nacionalidade para poder viajar a este pas; d) naturalizar-se em pas que tenha tratado de reciprocidade de tratamento com o Brasil. 04 (OAB/114) Ao estrangeiro, naturalizado brasileiro, vedado: a) ser contratado como professor de universidade pblica; b) ser presidente do Senado Federal; c) prestar concurso pblico para ingresso no servio pblico federal; d) filiar-se partido poltico. 05 (Magistratura/174) Aos portugueses com residncia permanente no Brasil, se houver reciprocidade em favor de
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes aos: a) brasileiros natos; b) brasileiros naturalizados; c) estrangeiros residentes; d) estrangeiros no residentes. 06 (TJSC/ 2007)Assinale a alternativa que, de acordo com a Constituio da Repblica, no cargo privativo de brasileiro nato: a) De Ministro de Estado da Defesa. b) De oficial das Foras Armadas. c) De Ministro do Supremo Tribunal Federal. d) De Presidente da Cmara dos Deputados. e) De Ministro do Superior Tribunal de Justia. 07 (TCNICO MPU 2007 FCC) Tambm so considerados, brasileiros natos os nascidos. a) no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que um deles no esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. b) na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros desde que estes no estejam a servio de seu pas. c) no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, independente de optarem pela nacionalidade brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil. d) no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que ambos no estejam a servio da Repblica Federativa do Brasil. e) no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do
Pgina 42

Direito Constitucional Brasil e optem pela nacionalidade brasileira at a maioridade. DIREITOS POLTICOS 01 (Magistratura/170) Assinale a afirmativa correta: a) Todo eleitor cidado, embora nem sempre possa exercer todos os direitos polticos. b) Os estrangeiros podem alistar-se como eleitores, desde que residentes no Pas h mais de dez anos. c) O alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios tambm para os analfabetos. d) condio de elegibilidade para Governador do Estado a idade mnima de 21 anos. 02 (Magistratura/173) O alistamento eleitoral e o voto so: a) obrigatrios para os maiores de dezesseis anos e menores de vinte e um anos; b) facultativos para os maiores de dezoito anos; c) obrigatrios para os conscritos durante o perodo do servio militar obrigatrio; d) facultativos para os analfabetos e os maiores de setenta anos. 03 (OAB-PE N 122) Marque a resposta INCORRETA: a) o alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para maiores de dezoito anos; b) o alistamento eleitoral e o voto so facultativos para maiores de setenta anos; c) o alistamento eleitoral e o voto so facultativos para maiores de
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes dezesseis e menores de dezoito anos; d) o alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os conscritos durante a prestao de servio militar obrigatrio. 04 (OAB/108) Poder um estrangeiro, naturalizado brasileiro, candidatar-se ao Senado Federal? a) sim, desde que haja reciprocidade em favor de brasileiros, em seu pas de origem; b) sim, no podendo apenas ser eleito presidente daquela Casa; c) sim, desde que o Regimento interno do Senado no o proba; d) sim, desde que a lei eleitoral no faa distino entre brasileiros natos e brasileiros naturalizados. 05 (MP/81) Assinale a opo em que no h erro, no que se refere s conseqncias advindas do exerccio de mandato eletivo por parte de servidor pblico. a) tratando-se de mandato de deputado federal, ficar afastado do cargo, emprego ou funo; b) tratando-se de mandato de deputado estadual ou distrital, poder optar entre afastar-se ou no; c) tratando-se de mandato de prefeito, o afastamento ser obrigatrio, vedada faculdade de optar pelos vencimentos de servidor; d) tratando-se de mandato de vereador, no havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo;
Pgina 43

Direito Constitucional e) tratando-se de mandato de vereador, havendo compatibilidade de horrios, aplicar-se- a norma da alternativa b. 06 - (OAB/115) Estar legitimado a concorrer ao cargo de Deputado Federal: a) o religioso que se recusou a prestar obrigao alternativa, nos termos do art. 143, 1, da Constituio Federal; b) o conscrito, no perodo do servio militar obrigatrio; c) o natural de Portugal, com residncia permanente no Pas; d) o brasileiro nato, maior de 21 anos, analfabeto. 07 (TJDF/2007) Nos termos do que preconizado na Constituio de Repblica de 1988, a respeito dos Direitos Polticos, falso afirmar: a) A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular; b) O alistamento eleitoral e voto so facultativos para os analfabetos; c) So inelegveis os inalistveis; d) O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da proclamao do resultado, instruda a ao com provas de abuso de poder poltico, corrupo ou fraude.

Prof. Cristiano Lopes DA ORGANIZAO POLITICOADMINISTRATIVA FORMAS DE ESTADO O conceito de forma de Estado est relacionado com o modo de exerccio do poder poltico em funo do territrio de uma Nao. So trs as formas de Estado: Unitrio e Federado e Confederado. ESTADO UNITRIO No Estado unitrio, existe um nico centro de poder poltico no pas. Esse poder central pode optar por exercer suas atribuies de maneira centralizada (Estado unitrio puro), ou descentralizada (Estado unitrio descentralizado administrativamente). Nos dias atuais, prevalece a figura dos Estados unitrios descentralizados. Vale lembrar que, mesmo quando o Estado unitrio descentralizado, autonomia ampla, como ocorre com a federao. ESTADO FEDERADO No Estado federado, o poder poltico repartido entre diferentes esferas de governo. Ocorre, assim, uma descentralizao poltica, a partir da repartio de competncias (poder). Normalmente, existe um rgo central e rgos regionais (os Estados). Em nosso pas, h, alm do rgo central (Unio) e dos rgos regionais (Estados), a figura dos Municpios, que seria um rgo local. Ressalte-se que todos os entes federados possuem autonomia, mas nenhum deles possui soberania.
Pgina 44

DA ORGANIZAO DO ESTADO (CF, ARTS. 18 a 43)


ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional A Federao pode ser centrpeta ou centrfuga. Centrpeta aquela formada por agregao, ou seja, quando Estados independentes e soberanos se juntam para a formao de um nico Estado federal. Assim, as naes, antes soberanas, passam a ser apenas autnomas. o caso dos Estados Unidos da Amrica. A Federao ser centrfuga quando se formar a partir da desagregao, ou seja, quando um Estado, antes unitrio, se reparte entre unidades federadas autnomas. o caso do Brasil.
FEDERAO CENTRPETA Quando Estados independentes e soberanos se juntam para a formao de um nico Estado federal FEDERAO CENTRFUGA Estado, antes unitrio, se reparte entre unidades federadas autnomas. Regida Constituio

Prof. Cristiano Lopes


FEDERAO CONFEDERAO por Regida por tratado internacional de

Vedao ao direito Possibilidade de secesso separao (separao)

Entes possuem Entes possuem autonomia soberania

Movimento de fora Movimento de dentro fora para dentro para (desagregao). (agregao).

ESTADO CONFEDERADO Sua caracterstica principal ser formada pela unio dissolvel (possibilidade de separao secesso) de Estados soberanos. Essas naes se vinculam, normalmente, por meio de tratados internacionais. A diferena marcante entre federao e confederao que aquela formada pela unio indissolvel de entes autnomos, enquanto esta, pela unio dissolvel de Estados soberanos.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

A FEDERAO BRASILEIRA A respeito da Federao brasileira, podemos extrair estas concluses: Soberania da RFB; A Unio no possui soberania. Entretanto, quando ela age em nome da RFB (externamente), tem soberania; quando atua em seu nome (internamente), tem autonomia. RESUMINDO... A Unio, Estados, DF e Municpios so autnomos (Autonomia FAP financeira, administrativa e poltica). Os territrios no possuem autonomia, pois constituem descentralizao administrativa da Unio. At 1988, o Brasil adotava o chamado federalismo de segundo grau (repartio de competncia entre a Unio e os Estados). A Constituio atual tambm conferiu aos municpios a trplice autonomia (financeira, administrativa e poltica). Assim, hoje possumos uma federao de terceiro grau. UNIO Possui dupla personalidade, tendo em vista que assume um papel interno e outro internacional.

Pgina

45

Direito Constitucional Internamente, a Unio uma pessoa jurdica de direito pblico interno, compondo a RFB juntamente com os Estados, o DF e os Municpios. Nesse papel, ela tem autonomia financeira, administrativa e poltica. J no plano internacional, a Unio quem representa a RFB. Assim, ela age em nome de toda a Federao. Em decorrncia da escolha da forma federativa de Estado, a Constituio estabelece que os entes da Federao (Unio, Estados, DF e Municpios) no podem recusar f a documentos pblicos. Igualmente, eles no podem criar distines entre brasileiros ou preferncias entre si. RELAO ENTRE O ESTADO E A RELIGIO Diferentemente do que ocorria tempos atrs, h, atualmente, uma separao entre o Estado e a igreja. A Constituio de 1988 defende o Estado laico, no professando religio oficial. O art. 19 da CF explicita ser vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico. BENS DA UNIO Esto previstos no art. 20, e so os seguintes:
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribudos; ATENO: quando a CF fala em os que lhe vierem a ser atribudos expressa, na verdade, que os bens previstos no art. 20 no constituem rol taxativo, ou seja, podem ser ampliados. II as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei; ATENO: em regra, as terras devolutas pertencem aos estados. Somente as indispensveis defesa do Estado so da Unio. III - os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros pases, ou se estendam a territrio estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV - as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases; as praias martimas; as ilhas ocenicas e as costeiras, excludas, destas, as que contenham a sede de Municpios, exceto aquelas reas afetadas ao servio pblico e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva; VI - o mar territorial;

Pgina

46

Direito Constitucional VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; VIII - os potenciais de energia hidrulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X as cavidades naturais subterrneas e os stios arqueolgicos e pr-histricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios. A faixa de at 150 quilmetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, considerada fundamental para defesa do territrio nacional, e sua ocupao e utilizao sero reguladas em lei. TERRITRIOS Embora atualmente no haja nenhum, podem ser criados por lei complementar; Integram a Unio; No tm autonomia Poltica (Governador nomeado pelo Presidente da Repblica, aps aprovao do Senado Federal); Podem ser divididos em municpios; Quem fiscaliza as contas o CONGRESSO NACIONAL, com prvio parecer do TCU; Se tiver mais de cem mil habitantes, ter Poder Judicirio de 1 e 2 instncias, MP e Defensoria Pblica Federal. Tero quatro deputados federais (metade do mnimo para estados). No tero senadores.

Prof. Cristiano Lopes ESTADOS So regidos e organizados por Constituio Estadual, que dever observar os princpios da Constituio Federal. Quais seriam os princpios que os Estados deveriam respeitar na elaborao de suas constituies? De acordo com Uadi Lamego Bulos (Constituio Federal anotada. So Paulo: Saraiva, 2000, pgs. 506-9), seriam trs espcies de princpios: PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS SENSVEIS: so aqueles previstos no artigo 34, inciso VII, da CF. Uma vez desrespeitados, autorizam a decretao de interveno federal. PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS ESTABELECIDOS (ORGANIZATRIOS): Para o citado autor, so aqueles que limitam, vedam ou probem a ao indiscriminada do Poder Constituinte Decorrente. Por isso mesmo, funcionam como balizas reguladoras da capacidade de auto-organizao dos Estados. Eles se subdividem em: limites explcitos vedatrios ou mandatrios: probem os estados de praticar atos ou procedimentos contrrios ao fixado pelo PCO (ex: artigo 19), ou impem restries liberdade de organizao. Ex: arts. 18, 4. limites inerentes: implcitos ou tcitos, vedariam qualquer possibilidade de invaso de competncia por parte dos estados-membros;
Pgina 47

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional limites decorrentes: assim chamados por decorrerem das disposies expressas. Ex: necessidade de se respeitar a dignidade da pessoa humana, os princpios republicano e da legalidade. PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS EXTENSVEIS: so aqueles que integram a estrutura da federao brasileira, relacionando-se, por exemplo, com a forma de investidura em cargos eletivos (artigo 77), o processo legislativo (arts. 59 e ss), os oramentos (arts. 165 e ss), os preceitos ligados Administrao Pblica (arts. 37 e ss). Em recente julgamento, envolvendo lei do Estado de Tocantins a qual regulamentava as regras para realizao das eleies indiretas (houve a vacncia dos cargos de governador e vice nos dois ltimos anos do mandato), o STF reconheceu a constitucionalidade da norma no ponto em que previa que a votao na Assemblia Legislativa daquele estado deveria ser aberta. Salientou-se que a opo pela votao aberta facilita que o povo controle as escolhas de seus representantes (no caso, os deputados estaduais que elegeriam os novos governantes), sobretudo porque havia suspeita de acordos obscuros de bastidores. Nmero de Deputados na Assemblia Legislativa corresponde ao triplo da representao do Estado na Cmara dos Deputados. Ou seja: se Estado tem 8 parlamentares na Cmara dos
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Deputados, ter 24 na Assemblia Legislativa. Quando atingir o nmero de 36, ser acrescido de tantos quantos forem os Deputados federais acima de doze. BENS DOS ESTADOS O artigo 26 da CF enumera os seguintes bens dos estados: I - as guas superficiais ou subterrneas, fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da Unio; II - as reas, nas ilhas ocenicas e costeiras, que estiverem no seu domnio, excludas aquelas sob domnio da Unio, Municpios ou terceiros; III - as ilhas fluviais e lacustres no pertencentes Unio; IV - as terras devolutas no compreendidas entre as da Unio. INCORPORAO, ANEXAO, SUBDIVISO, OU DESMEMBRAMENTO DE ESTADOS A Constituio lista quatro possibilidades de alterao na diviso interna do territrio brasileiro. So elas: Incorporao (ou fuso): ocorre quando dois ou mais estados se unem com outro nome. Nesse caso, os Estados perdem sua personalidade e integram um novo Estado. Pode abranger dois ou mais Estados. Anexao: Nessa hiptese, uma parte do Estadomembro se anexa a outro
Pgina 48

Direito Constitucional Estado-membro, no havendo a criao de novo ente federativo. A mudana fica restrita alterao de limites territoriais. Subdiviso: Segundo Alexandre de Moraes (Direito Constitucional, 23 edio, So Paulo: Atlas, 2008, pgs. 288289), ocorre quando um Estado divide-se em vrios novos Estados-membros, todos com personalidades diferentes, desaparecendo por completo o Estadooriginrio. Desmembramento: Assim como ocorre na anexao, uma ou mais parcelas de determinado Estado-membro se separa. A parcela desmembrada, no entanto, utilizada para a formao de novo Estado ou de Territrio Federal. Foi o que ocorreu, por exemplo, com o Estado de Tocantins, criado pela Constituio de 1988 (artigo 13, ADCT). Para quaisquer um desses procedimentos acima listados devem ser obedecidas essas etapas: I plebiscito: faz-se consulta populao interessada para saber se h interesse; Se resposta da populao for negativa, vincula e no passa para outras fases; Consulta populao feita por meio de plebiscito. II Se a populao aprovar haver a proposio de projeto de Lei Complementar; Durante o trmite no Congresso Nacional haver
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes audincia das Assemblias Legislativas interessadas (art. 48, VI, CF). III Aprovao pelo Congresso Nacional quorum de Maioria absoluta (art. 69, CF). Congresso s aprova se quiser... deciso soberana. MUNICPIOS So regidos por Lei Orgnica, votada em 2 turnos, com o interstcio (intervalo) mnimo de 10 dias, aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal. FISCALIZAO DOS MUNICPIOS feita pelo Poder Legislativo Municipal (Cmara Municipal); A Cmara Municipal auxiliada pelo Tribunal de Contas dos Estados ou dos Municpios (onde houver TCM). O parecer do Tribunal de Contas sobre as contas do Chefe do Poder Executivo, como regra, no vincula o Poder Legislativo, responsvel pelo Controle Externo. Em outras palavras, ainda que se recomende a desaprovao das contas, poder o Legislativo decidir de forma contrria. Esse entendimento aplicvel no plano federal (art. 71, I, da CF) e se estende nas esferas estadual e distrital. Entretanto, em relao s contas do Chefe do Executivo municipal (prefeito), a regra diversa. Isso porque, de acordo com o disposto no art. 31, 2, da CF, o parecer prvio, emitido pelo rgo competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar,

Pgina

49

Direito Constitucional s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal. Esquematizando a questo, temos que:

Prof. Cristiano Lopes

Esfera

Federal

stadual

Distrital

unicipal

FORO PARA JULGAMENTO DE PREFEITOS Dentro do art. 29, a CF estabelece que os prefeitos sero julgados perante o Tribunal de Justia (foro Responsvel privilegiado ou foro por prerrogativa Parecer Chefe do pelo Quem de funo). do TC executivo auxilia controle Cabe lembrar que a CF no vincula? externo conferiu o foro privilegiado aos Presidente vereadores. Em relao a eles, Congresso TCU No da porm, as Constituies Estaduais Nacional Repblica podem prever a existncia de foro privilegiado. Assemblia Governador TCE No Legislativa COMPETNCIAS DOS MUNICPIOS Cmara Governador TCDF No Legislativa Alm das competncias comuns gra, 23, CF), deferidas a todos os Em re(art. ; s federados (U, E, DF e M), a vinculaentes ser pode Constituio, Cmara em seu art. 30, Prefeito TCE Municipal iado contrarestabelece que compete aos da por 2/3 municpios: CM. I - legislar sobre assuntos de proibida a criao de interesse local; Tribunais, Conselhos ou rgos de ATENO: Segundo o STF, Contas dos Municpios. compete aos municpios legislar Os que j existem (TCM/RJ e sobre tempo de espera em fila, TCM/SP) continuam funcionando. S inclusive fila de banco. no se podem criar outros. II - suplementar a legislao PREVISO DE 2 TURNO PARA federal e a estadual no que couber; PREFEITOS III - instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar A eleio para o chefe do suas rendas, sem prejuzo da executivo municipal (Prefeito), assim obrigatoriedade de prestar contas e como as de Presidente da Repblica publicar balancetes nos prazos e Governador, obedece ao sistema fixados em lei; majoritrio, ou seja, o eleito ser o mais votado. IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao Entretanto, a regra de 2 turno de estadual; votaes (caso, no 1, nenhum dos candidatos obtenha maioria absoluta V - organizar e prestar, diretamente dos votos vlidos), s abrange os ou sob regime de concesso ou municpios que possuam mais de permisso, os servios pblicos de 200 mil eleitores. interesse local, includo o de
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

50

Direito Constitucional transporte coletivo, que tem carter essencial; VI - manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao infantil e de ensino fundamental; VII - prestar, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao; VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano; IX - promover a proteo do patrimnio histrico-cultural local, observada a legislao e a ao fiscalizadora federal e estadual. CRIAO, INCORPORAO, FUSO OU DESMEMBRAMENTO DE MUNICPIOS: ETAPAS: I - Lei Complementar Federal determina perodo em que se pode fazer a criao, desmembramento, incorporao ou fuso de municpios. Ainda no h LC, ento, por enquanto no possvel a criao, incorporao, fuso, subdiviso ou desmembramento de municpios. Quando houver a LC (norma de eficcia limitada), passase s seguintes fases: II - Estudo de viabilidade municipal; III - Plebiscito: se estudo de viabilidade der parecer favorvel, feita consulta (plebiscito) s populaes dos municpios envolvidos. Plebiscito convocado pela Assemblia Legislativa;

Prof. Cristiano Lopes IV - Criao do novo municpio por Lei estadual (LO). A criao de municpios assunto que tem merecido especial ateno em razo dos recentes acontecimentos, que ensejaram, inclusive na promulgao da EC n 57/08. Para (comear a) entender a problemtica, indispensvel a comparao entre a redao atual e anterior do art. 18, 4, da CF:
Art. 18, 4 (redao original): A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios preservaro a continuidade e a unidade histricocultural do ambiente urbano, far-se-o por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes diretamente interessadas. Art. 18, 4 (redao dada pela EC 15/96): A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, farse-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por LEI COMPLEMENTAR FEDERAL, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

* Aqui se fala em * Aqui se fala em LC ESTADUAL! LC FEDERAL!

A inteno ao se promulgar a EC 15/96 era frear a criao de

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

51

Direito Constitucional municpios. Nesse sentido, a redao introduzida via emenda somente possibilita a criao dentro do perodo determinado por lei complementar federal. DISTRITO FEDERAL regido por Lei Orgnica, votada em 2 turnos, com interstcio (intervalo) mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros da Cmara Legislativa. Lei Orgnica do DF equivale a Constituio Estadual, segundo decises do STF. Tem competncia legislativa de estados + municpios e No pode ser dividido em municpios. Nmero de Deputados na Cmara Legislativa corresponde ao triplo da representao do DF na Cmara dos Deputados. REPARTIO DE COMPETNCIAS A Constituio de 88 repartiu entre os entes da Federao (U, E, DF e Municpios), a competncia para tratar dos mais variados temas. Essa repartio levou em conta, principalmente, se a matria a ser tratada era de interesse geral ou regional. A definio de competncia atende o princpio da preponderncia de interesse.
INTERESSE PREPONDERANTE nacional regional local COMPETNCIA Unio Estados Municpios

Prof. Cristiano Lopes O entendimento que prevalece que no pode haver o esvaziamento da competncia de determinado ente da federao, sob pena de ofensa Forma Federativa de Estado (clusula ptrea). COMPETNCIA EXCLUSIVA DA UNIO (CF, ART. 21) A caracterstica marcante da competncia exclusiva da Unio que ela indelegvel. Ela se apresenta de duas formas: quando envolver relao entre Brasil e outros pases, e quando o assunto merea disciplina uniforme em todo o territrio nacional. Como dica para as provas, a competncia exclusiva da Unio sempre comea com verbos no infinitivo. Ainda como observao, pede-se redobrada ateno aos verbos organizar e manter, pois eles aparecem quatro vezes. Veja abaixo as matrias que so de competncia exclusiva da Unio: I - manter relaes com Estados estrangeiros e participar de organizaes internacionais; II - declarar a guerra e celebrar a paz; III - assegurar a defesa nacional; IV - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente; V - decretar o estado de stio, o estado de defesa e a interveno federal;
Pgina 52

* O DF acumula as competncias estaduais e municipais.


ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional VI - autorizar e fiscalizar a produo e o comrcio de material blico; VII - emitir moeda; VIII - administrar as reservas cambiais do Pas e fiscalizar as operaes de natureza financeira, especialmente as de crdito, cmbio e capitalizao, bem como as de seguros e de previdncia privada; IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social; X - manter o servio postal e o correio areo nacional; XI - explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes, nos termos da lei, que dispor sobre a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais; XII - explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso: a) os servios de radiodifuso sonora, e de sons e imagens; b) os servios e instalaes de energia eltrica e o aproveitamento energtico dos cursos de gua, em articulao com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergticos; c) a navegao area, aeroespacial e a infra-estrutura aeroporturia; d) os servios de transporte ferrovirio e aquavirio entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponham os limites de Estado ou Territrio;

Prof. Cristiano Lopes e) os servios de transporte rodovirio interestadual e internacional de passageiros; f) os portos martimos, fluviais e lacustres; XIII - organizar e manter o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios; XIV - organizar e manter a polcia civil, a polcia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistncia financeira ao Distrito Federal para a execuo de servios pblicos, por meio de fundo prprio; XV - organizar e manter os servios oficiais de estatstica, geografia, geologia e cartografia de mbito nacional; XVI - exercer a classificao, para efeito indicativo, de diverses pblicas e de programas de rdio e televiso; XVII - conceder anistia; XVIII - planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as secas e as inundaes; XIX - instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos e definir critrios de outorga de direitos de seu uso; XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitao, saneamento bsico e transportes urbanos; XXI - estabelecer princpios e diretrizes para o sistema nacional de viao;

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

53

Direito Constitucional XXII - executar os servios de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras; XXIII - explorar os servios e instalaes nucleares de qualquer natureza e exercer monoplio estatal sobre a pesquisa, a lavra, o enriquecimento e reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios nucleares e seus derivados, atendidos os seguintes princpios e condies: a) toda atividade nuclear em territrio nacional somente ser admitida para fins pacficos e mediante aprovao do Congresso Nacional; b) sob regime de permisso, so autorizadas a comercializao e a utilizao de radioistopos para a pesquisa e usos mdicos, agrcolas e industriais; c) sob regime de permisso, so autorizadas a produo, comercializao e utilizao de radioistopos de meia-vida igual ou inferior a duas horas; d) a responsabilidade civil por danos nucleares independe da existncia de culpa; XXIV - organizar, manter e executar a inspeo do trabalho; XXV - estabelecer as reas e as condies para o exerccio da atividade de garimpagem, em forma associativa. COMPETNCIA PRIVATIVA DA UNIO (CF, ART. 22) Ao contrrio do que ocorre com a competncia exclusiva da Unio, a privativa pode ser delegada aos Estados e ao DF, por meio de lei
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes complementar. De acordo com o art. 22 da CF, compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; BIZU!!! Lembrar do CAPACETE de PM II - desapropriao; III - requisies civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra; IV - guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso; V - servio postal; VI - sistema monetrio e de medidas, ttulos e garantias dos metais; VII - poltica de crdito, cmbio, seguros e transferncia de valores; VIII comrcio exterior e interestadual; IX - diretrizes da poltica nacional de transportes; X - regime dos portos, navegao lacustre, fluvial, martima, area e aeroespacial; XI - trnsito e transporte; XII - jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia; XIII - nacionalidade, cidadania e naturalizao; XIV - populaes indgenas; XV - emigrao e imigrao, entrada, extradio e expulso de estrangeiros; XVI - organizao do sistema nacional de emprego e condies para o exerccio de profisses;

Pgina

54

Direito Constitucional XVII - organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios, bem como organizao administrativa destes; XVIII - sistema estatstico, sistema cartogrfico e de geologia nacionais; XIX - sistemas de poupana, captao e garantia da poupana popular; XX - sistemas de consrcios e sorteios; XXI - normas gerais de organizao, efetivos, material blico, garantias, convocao e mobilizao das polcias militares e corpos de bombeiros militares; XXII - competncia da polcia federal e das polcias rodoviria e ferroviria federais; XXIII - seguridade social; XXIV - diretrizes e bases da educao nacional; XXV - registros pblicos; XXVI - atividades nucleares de qualquer natureza; XXVII - normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; XXVIII - defesa territorial, defesa aeroespacial, defesa martima, defesa civil e mobilizao nacional; XXIX - propaganda comercial. COMPETNCIA COMUM (CF, ART. 23)
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Disposies valem para todos os entes da federao (U, E, DF e Municpios). Inicia-se sempre com verbos no infinitivo, e eles dizem respeito ao dever de cuidado. Ex: zelar, cuidar, proteger, preservar etc. O art. 23 lista as seguintes competncias: I - zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II - cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV - impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; V - proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; VIII fomentar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar; IX - promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; X - combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos;
Pgina 55

Direito Constitucional XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; XII - estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. COMPETNCIA CONCORRENTE (CF, ART. 24) Somente a Unio, os Estados e DF (atuando como Estado) tm competncia concorrente. Assim, ficam de fora os Municpios e os territrios. Nessa competncia, a Unio estabelece normas gerais e os Estados estabelecem normas suplementares. Se no existir lei federal (da Unio) estabelecendo normas gerais, Estados podem estabelecer tanto as gerais quanto as suplementares (nesse caso, tero competncia plena); Se depois vier a existir lei federal (da Unio) estabelecendo normas gerais, as normas gerais feitas pelos estados (lei estadual) tero eficcia suspensa. A coexistncia de normas federais e estaduais na competncia concorrente chamada de condomnio legislativo. O art. 24 estabelece que compete concorrentemente Unio, Estados e DF legislar sobre: I - direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; BIZU!!! a Unio, Estados e DF
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes legislam concorrentemente sobre direitos TUPEF. II - oramento; III - juntas comerciais; IV - custas dos servios forenses; V - produo e consumo; VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IX - educao, cultura, ensino e desporto; X - criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas; XI - procedimentos em matria processual; XII - previdncia social, proteo e defesa da sade; XIII assistncia jurdica e Defensoria pblica; XIV - proteo e integrao social das pessoas portadoras de deficincia; XV - proteo infncia e juventude; XVI - organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis.

QUESTES SOBRE O TEMA


01. (Magistratura MG-2004/2005)
Pgina 56

Direito Constitucional Pela Constituio de 1988, a federao brasileira constituda pela unio indissolvel: a) da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. b) da Unio, Estados, Distrito Federal. c) da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e Territrios. d) da Unio, Estados e Municpios. e) da Unio, Estados, Distrito Federal e Territrios. 02. (OAB/102) Podem ser divididos em Municpios: a) Estados, Distrito Federal e Territrios; b) Estados e Distrito Federal; c) Estados e Territrios; d) apenas os Estados. 03. (Magistratura/173) Assinale a incorreta: no mbito da legislao concorrente da Unio, Estados e Distrito Federal: a) a competncia da Unio limitarse- a estabelecer normas gerais; b) a competncia da Unio para legislar normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados; c) a supervenincia de lei federal sobre normas gerais no suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio; d) falta de lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena para atender a suas peculiaridades. 04. (OAB/110) Sobre a competncia concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, correto dizer que:
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes a) a lei complementar fixar normas para a cooperao entre a Unio, os Estados e o Distrito Federal; b) a supervenincia de lei federal sobre normas gerais revoga a lei estadual, no que lhe for contrrio; c) a Unio, os Estados e o Distrito Federal esto autorizados a editar normas gerais e especficas para atender suas respectivas peculiaridades; d) na falta de lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender suas peculiaridades. 05. (MP/81/SP) Indique a alternativa em que a Unio, os Estados e o Distrito Federal possuem competncia legislativa concorrente sobre todas as matrias agrupadas: a) direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico. b) direito agrrio, financeiro, aeronutico, econmico, e urbanstico. c) direito tributrio, do trabalho, financeiro, econmico e urbanstico. d) desapropriao, transito e transporte, juntas comerciais. e) direito civil, penal, comercial, aeronutico e eleitoral.

DA ORGANIZAO DOS PODERES (CF, ART. 44 A 135) DO PODER LESGISLATIVO CF, ARTS. 44 a 75
Pgina 57

Direito Constitucional O Poder Legislativo, em mbito federal, bicameral, ou seja, composto por duas Casas: A Cmara dos Deputados, composta por representantes do povo; O Senado Federal, representando os EstadosMembros e o Distrito Federal (municpios e territrios no tm representantes). Funes tpicas do Poder Legislativo: legislar, controlar e fiscalizar. O Congresso Nacional a juno de deputados e senadores, em uma nica sesso legislativa. DIFERENAS ENTRE A CMARA DOS DEPUTADOS E O SENADO FEDERAL CD SF de os chamada de chamado cmara baixa. cmara alta. Representa povo. o Representa E/DF.

Prof. Cristiano Lopes Renovao total Renovao a cada quatro parcial a cada anos. quatro anos: 1/3 e 2/3, alternadamente. Mandato de Mandato de quatro anos oito anos (duas (uma legislatura). legislaturas). Idade mnima de Idade mnima de 21 anos. 35 anos. Caso criado, territrio possuir 4 deputados federais. Caso criado, territrio no possuir senadores.

Nmero de membros varia em funo da populao: no mnimo 8 e no mximo 70 deputados, por unidade da federao. Eleio pelo sistema proporcional (quociente eleitoral).

Nmero de membros fixo, pois todas as unidades da federao possuem 3 senadores.

Eleio pelo sistema majoritrio (o mais votado o escolhido, no havendo 2 turno).

CONGRESSO NACIONAL A presidncia do Congresso Nacional exercida pelo Presidente do Senado Federal. Os demais membros que compem a Mesa, so retirados, alternadamente, das Mesas do Senado e da Cmara dos Deputados. Ex: O 1 Vice-Presidente vem da CD; o 2 Vice-Presidente, do SF; o 1 secretrio vem da CD; o 2 Secretrio do SF etc. De acordo com o art. 48, da CF, cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado;
Pgina 58

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas; IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia; IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal; X - criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b; XI - criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; XII telecomunicaes e radiodifuso; XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. XV - fixao do subsdio dos Ministros do STF, observada que, por ser fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono,
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. A EC 19/98 previu que a lei que fixava o subsdio dos Ministros do STF deveria ser de iniciativa conjunta dos Presidentes da Repblica, da CD, do SF e do STF. Isso porque esses subsdios servem como limite da remunerao dos servidores dos trs Poderes da Unio ( o teto do funcionalismo federal). Posteriormente, esse dispositivo foi modificado pela EC 41/03, que conferiu ao STF a iniciativa privativa para a apresentao de lei versando sobre fixao dos subsdios de seus Ministros. REUNIES Durante o perodo compreendido entre 02 de fevereiro a 17 de julho e 1 de agosto a 22 de dezembro, funciona a sesso legislativa ordinria. Fora desse perodo (entre 18/07 a 31/07 e 23/12 a 1/02) ocorre o recesso parlamentar; A partir da EC 50/06, o recesso parlamentar foi reduzido de 90 para 55 dias. As sesses legislativas no podem ser interrompidas sem a aprovao do projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO); Dentro do perodo de recesso parlamentar pode haver convocao extraordinria;
HIPTESES DE CONVOCAO EXTRAORDINRIA QUEM PODE CONVOCAR Presidente da HIPTESES Em caso
Pgina

de
59

Direito Constitucional
Repblica Presidente do Senado Presidente da Cmara Requerimento da maioria dos membros de ambas as casas urgncia ou interesse pblico relevante, sempre com aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Decretao de estado de defesa; Decretao de interveno federal; Pedido de autorizao para a decretao de estado de stio; Para o compromisso e a posse do PR e Vice-PR

Prof. Cristiano Lopes d) Receber compromisso do PR e Vice-PR; e e) Conhecer do veto do PR e sobre ele deliberar. Embora normalmente as sesses legislativas comecem no dia 02 de fevereiro, cada uma das Casas dever se reunir a partir de 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo, na eleio subsequente. COMISSES PARLAMENTARES As comisses parlamentares so rgos com nmero restrito de membros, encarregados de estudar e examinar as proposies legislativas e apresentar pareceres. So elas: COMISSO TEMTICA OU EM RAZO DA MATRIA - discutem e votam projeto de lei que dispensam a competncia do Plenrio; realizam audincias; convocam Ministros para prestar depoimentos etc. Ex: CCJ (Comisso de Constituio e Justia), comisso de sade, oramento, transporte. COMISSO ESPECIAL OU TEMPORRIA - criadas para apreciar matria especfica, extinguem-se com o trmino da legislatura ou cumprida a finalidade para a qual foi criada. Ex: comisses que representam a Casa durante Congressos, solenidades ou Comisses Parlamentares de Inqurito.

Presidente do Senado

Durante sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional somente deliberar sobre a matria para a qual foi convocado, alm das Medidas Provisrias que estiverem em vigor na data da convocao da sesso. As MPs entram automaticamente na pauta da sesso extraordinria; A EC 50/06 tambm extinguiu o pagamento de qualquer valor extra durante a convocao extraordinria; Hipteses de Reunio em Sesso Conjunta: a) Inaugurao de sesso legislativa; b) Elaborao de Regimento Interno comum; c) Criao de servios comuns s duas Casas;
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

60

Direito Constitucional COMISSO MISTA - apreciam assuntos que devem ser examinados em sesso conjunta pelo Congresso Nacional. H uma comisso mista que permanente: comisso mista do oramento (art. 166, 6). COMISSO REPRESENTATIVA durante o recesso parlamentar funcionar uma comisso representativa, eleita pela CD e pelo SF na ltima sesso legislativa do perodo legislativo. COMISSES PARLAMENTARES DE INQURITO CPIs O objetivo das CPIs no apurar crimes, mas, sim, aprimorar a atividade legislativa, alm de fiscalizar os poderes pblicos. importante ressaltar que CPI no julga; apenas investiga. CRIAO Podem ser criadas pela CD e pelo SF, conjunta ou separadamente, mediante requerimento de um 1/3 de seus membros. Ou seja: necessria a assinatura de no mnimo 171 deputados ou 27 senadores. OBJETO Buscam apurar FATO DETERMINADO, embora possam ser investigados tambm fatos conexos ou ainda, pode haver aditamento do fato inicial. PRAZO Certo, embora possa haver prorrogaes, a requerimento de pelo menos um tero dos membros da Casa. PODERES As CPIs tm poderes de investigao, prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos internos das Casas. CONCLUSES As CPIs nunca podem impor penalidades ou
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes condenaes. As suas concluses sero encaminhadas ao Ministrio Pblico, que ser o responsvel para, existindo elementos, promover a responsabilizao civil ou penal dos infratores. Ou seja: do MP a legitimidade para oferecer denncia (se entender necessrio) at mesmo em relao aos fatos apurados pelos Parlamentares.
PODERES DA CPI CPI PODE CPI NO PODE requisitar - determinar busca documentos; domiciliar; - ouvir investigados e testemunhas, desde que respeitado o direito ao silncio; determinar quebra do sigilo das comunicaes; telefnicas (interceptao telefnica); - dar ordem de priso, salvo em flagrante delito, como por exemplo, crime de falso testemunho. no podem determinar prises cautelares (preventiva, provisria)

- decretar quebra de sigilo bancrio, fiscal e dados (inclusive dados telefnicos), desde que fundamentadamente; - decretar a busca e apreenso que no a domiciliar (ex: pessoal, em reparties pblicas);

- convocar Ministros - CPIs no tm de Estado; poder geral de cautela (no podem decretar indisponibilidade de bens - arresto, sequestro); - requisitar de rgos - no podem reter pblicos informaes passaporte ou documentos de (medida tomada

Pgina

61

Direito Constitucional
qualquer natureza; para evitar que investigado fuja para o exterior);

Prof. Cristiano Lopes constitucional e o Estado Democrtico. Se for preso em flagrante por crime inafianvel, os autos sero remetidos em 24 horas Casa do parlamentar para que resolva sobre a priso, pelo voto da maioria de seus membros. IMUNIDADE DE PARLAMENTARES ESTADUAIS igual que detm os parlamentares federais. Desse modo, se deputado estadual (ou distrital) cometer crime aps a diplomao, o respectivo TJ comunicar a Casa Legislativa estadual (AL ou CL) para que, em 45 dias, se pronuncie quanto possibilidade de sustao do processo. Se houver priso em flagrante por crime inafianvel, a Casa (AL ou CL) ser comunicada para decidir sobre a permanncia do parlamentar na priso. IMUNIDADE DE PARLAMENTARES MUNICIPAIS Vereadores s tm direito a imunidade material (opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio ou em razo do mandato). Vereadores no tm imunidade processual. Entretanto, nada impede que as Constituies Estaduais deem a eles o foro por prerrogativa de funo. HIPTESES DE PERDA DO MANDATO O artigo 55 da Constituio Federal traz as hipteses em que o

- requerer ao TCU a no podem realizao de impedir que inspees e advogado fique ao auditorias. lado do cliente dando instrues;

IMUNIDADES PARLAMENTARES So prerrogativas inerentes funo parlamentar, garantidoras do exerccio do mandato parlamentar, com plena liberdade. Dividem-se em dois tipos: Imunidades materiais e Imunidades formais. IMUNIDADE MATERIAL, REAL OU SUBSTANTIVA (tambm chamada inviolabilidade): Define que no h responsabilidade penal ou civil em relao s opinies, palavras e votos dos parlamentares. Com a imunidade material se assegura ao parlamentar a liberdade de expresso, garantindo-o contra prises arbitrrias, ou mesmo rivalidades polticas. Exceo: Poder o parlamentar responder por suas opinies, palavras e votos caso se configure quebra de decoro parlamentar. IMUNIDADE PROCESSUAL, FORMAL ou ADJETIVA: Define as regras sobre priso dos parlamentares, bem como ao processo instaurado contra eles. Desde a expedio do diploma (antes da posse), parlamentares no podero ser presos, SALVO em flagrante delito por crime inafianvel. Ex. de crimes inafianveis: TTT, hediondos, racismo, ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

62

Direito Constitucional parlamentar poder mandato. So elas:


HIPTESE DE PERDA quando parlamentar infringir qualquer das proibies do art. 54 (quadro anterior): - quando houver quebra de decoro parlamentar (alm das hipteses previstas no Regimento Interno, o abuso das prerrogativas e a percepo de vantagens indevidas so exemplos de falta de decoro);

Prof. Cristiano Lopes perder seu


transitada julgado: em

PECULIARIDADE

PROCESSO LEGISLATIVO
So as regras procedimentais, previstas na CF, para a elaborao das seguintes espcies normativas: I emendas Constituio; II leis complementares; III leis ordinrias; IV leis delegadas; V medidas provisrias; VI decretos legislativos; VII resolues. Esses so os chamados atos normativos primrios. Eles se diferenciam de outros, tais como instrues normativas, portarias, por retirarem sua fora diretamente da CF. Se o processo legislativo no observar as regras presentes na Constituio, a futura espcie normativa poder ser declarada inconstitucional, pois conter vcio formal.
DIFERENA ENTRE VCIO FORMAL E VCIO MATERIAL: Tambm chamado de nomoesttico. Est relacionado ao contedo VCIO da espcie normativa. Ex: MATERIAL lei discriminatria que afronta o princpio da igualdade.

Perda ser decidida pela Casa respectiva, por meio do voto secreto e maioria absoluta, aps provocao da Mesa ou de partido poltico;

quando parlamentar deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, a 1/3 das sesses ordinrias, salvo Perda ser licena ou misso declarada pela autorizada: Mesa da Casa - quando houver respectiva, de ofcio, perda ou ou mediante suspenso dos provocao de direitos polticos do qualquer de seus membros ou de parlamentar: - quando a Justia partido poltico; eleitoral decretar a perda do mandato quando parlamentar sofrer condenao criminal em sentena
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

63

Direito Constitucional
Tambm chamado de nomodinmico. Est relacionado ao processo de formao da lei. Pode ser: Subjetivo: vcio est na fase de iniciativa (quem inicia projeto no a VCIO FORMAL pessoa certa). Ex: projeto de lei da competncia do PR apresentado por parlamentar. Objetivo: vcio est nas demais fases do processo. Ex: desrespeito ao qurum de votao.

Prof. Cristiano Lopes

(PCO). Consistem no acrscimo ou modificao de normas. Apresenta limitaes formais ou procedimentais, circunstanciais ou materiais. LEGITIMADOS PARA PROPOR EC: de acordo com o art. 60, incisos I, II e III, s podem propor EC: Presidente da Repblica; 1/3 da CD; 1/3 do SF; Mais da metade das Assemblias Legislativas, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO Se a proposio for de pessoa diversa, haver vcio formal subjetivo Pode ser geral, formal). , INICIATIVA concorrente, privativa(inconstitucionalidade popular etc. QUORUM DE VOTAO (art. 60, F 2): votao acontecer em 2 Deliberao Discusso A Parlamentar Votao turnos, e ser aprovada se obtiver S CONSTITUTIVA 3/5 dos votos dos respectivos Sano Deliberao membros. E Executiva* veto PROMULGAO: ser feita por S MESA DA CD + MESA DO SF, com Promulgao COMPLEMENTAR o respectivo nmero de ordem. Publicao LIMITAO CIRCUNSTANCIAL: * Alguns atos normativos primrios no No poder haver EC durante: passam por deliberao executiva. So eles: interveno federal; Emendas CF, Resolues, Decretos Legislativos, Leis Delegadas e MP aprovadas estado de defesa; s/ alteraes. estado de stio. LIMITAO MATERIAL: No poder ser objeto de deliberao a ESPCIES NORMATIVAS PEC tendente a abolir: Forma federativa de Estado I - EMENDAS CONSTITUIO (diviso em Estados, DF e So alteraes feitas pelo Poder Municpios); Constituinte Derivado Reformador Voto direto, secreto, universal e (PCD Reformador) ao trabalho feito peridico (voto pode deixar de pelo Poder Constituinte Originrio ser obrigatrio);
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

64

Direito Constitucional A separao dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio); Direitos e garantias individuais. Quando fala em no ser objeto de deliberao, quer dizer que no pode nem mesmo submeter a votao; muito menos aprovar. Se for para estender ou reforar garantias pode. O que no pode tendente a abolir, restringir, diminuir etc. II e III - LEI COMPLEMENTAR x LEI ORDINRIA As Leis Ordinria e Complementar tm muitas semelhanas, como foi estudado anteriormente. Para exemplificar, ambas precisam de aprovao nas duas Casas, com deliberao parlamentar de um turno e deliberao executiva, com fase complementar de promulgao e publicao. Existem, no entanto, duas grandes diferenas entre elas:
DIFERENAS ENTRE LC e LO ASPECTO FORMAL Qurum de aprovao* LC maioria absoluta ASPECTO MATERIAL (MATRIA) Rol taxativo na CF. Ex: art. 7, I; 14, 9; 21, IV.

Prof. Cristiano Lopes Congresso Nacional, delimitando o assunto sobre o qual pretende legislar. Se CN aprovar a solicitao do PR, editar resoluo. A Resoluo editada pelo CN pode prever a posterior apreciao do projeto de lei delegada. Se houver apreciao, ela ser em votao nica e sem direito a qualquer emenda. Se o Executivo, ao fazer a lei, exceder os limites delegados pelo Legislativo, caber ao CN sustar a Lei Delegada, por meio de decreto legislativo. No podem ser objeto de delegao as matrias constantes no artigo 49, 51 e 52 da CF, bem como as matrias reservadas lei complementar. Mecanismo quase no utilizado, em virtude da previso das medidas provisrias. Nessas ltimas, o Presidente da Repblica no precisa pedir autorizao ao Congresso Nacional. A ltima vez em que se editou uma Lei Delegada foi em 27.8.1992 (Lei Delegada n 13 numerao teve incio no ano de 1962). V MEDIDAS PROVISRIAS uma espcie normativa que tem fora de lei ordinria e no conta com a participao do legislativo em sua formao (legislativo s interfere depois que a MP j est produzindo seus efeitos jurdicos). Deve ser utilizada nos casos de urgncia e relevncia (requisitos constitucionais). Depois de editada, tem vigncia pelo prazo de 60 dias, prorrogveis, uma nica vez por mais 60 dias.
Pgina 65

LO maioria simples Natureza residual: tudo o que no for LC, DL e Resolues

IV LEI DELEGADA a lei elaborada pelo PR, aps prvia autorizao dada pelo
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional Prazo fica suspenso durante o recesso parlamentar, salvo se houver convocao extraordinria. Se no for apreciada em 45 dias, entra em regime de urgncia (tranca a pauta). Alm disso, a MP pode ser aprovada (com ou sem emendas) ou, ainda, rejeitada.
Se MP aprovada EMENDAS (alteraes) se CN aprovar sem o for alteraes, SEM Presidente do CN far a promulgao e enviar para publicao.

Prof. Cristiano Lopes Pblico, carreira e garantia de seus membros; a planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3; que vise deteno ou sequestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; reservada lei complementar; j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do PR. Ainda: No podem ser objeto de MP: a) Matrias que no podem ser objeto de delegao legislativa; b) matrias reservadas resoluo e decreto legislativo (por serem de competncia das Casas Legislativas); VI DECRETOS LEGISLATIVOS o ato normativo por meio do qual se exercem as competncias exclusivas do Congresso Nacional (artigo 49 da CF). As regras procedimentais dos decretos legislativos esto previstas nos Regimentos Internos das Casas e do Congresso Nacional. No existe manifestao do Poder Executivo em relao aos Decretos Legislativos. VII - RESOLUES o ato normativo por meio do qual se exercem as competncias privativas da Cmara dos Deputados (artigo 51) e do Senado Federal (artigo 52) e a delegao do CN ao PR para elaborar lei
Pgina 66

texto com alteraes enviado ao PR para ele aprecie Se MP for que aprovada COM (podendo sancionar ou vetar). Se EMENDAS sancionar, o PR (alteraes) promulgar e enviar para publicao. Se MP for rejeitada (rejeio pode ser expressa ou tcita quando no se manifesta no prazo) MP perder efeitos retroativamente (ex tunc). Neste caso, PR no pode enviar na mesma sesso legislativa outra MP com texto igual.

ATENO: no h mais a possibilidade de edio de decretolei! Ele foi extinto pela CF/88 e deu lugar s medidas provisrias. No podem ser objeto de MP matrias relacionadas: nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; ao direito penal, processual penal e processual civil; organizao do Poder Judicirio e do Ministrio
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional delegada (art. 68, 2). As regras procedimentais das resolues esto previstas nos Regimentos Internos das Casas e do Congresso Nacional. No existe manifestao do Poder Executivo em relao s Resolues. FUNO FISCALIZATTIA DO LESGISLATIVO Alm da funo de legislar (fazer leis) o Poder Legislativo tambm tem a funo fiscalizatria. Todos os Poderes tm, de modo geral, a obrigao de manter um controle prprio, tambm chamado controle interno. Quando a CF atribuiu ao Poder Legislativo a funo fiscalizatria, estava se referindo, na verdade, ao controle externo, uma vez que o controle interno prprio de cada rgo. Dentro de sua funo fiscalizatria, o Legislativo realiza o controle COFOP das entidades da administrao direta e indireta. Contbil Oramentria Financeira Operacional Patrimonial A Constituio define que o dever de prestar contas se estende a qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Em outras palavras, a
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes fiscalizao leva em conta no o critrio subjetivo (ligado pessoa), mas, sim, o objetivo (ligado ao objeto = dinheiro pblico. CONTROLE EXTERNO De acordo com o art. 71, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: 1. Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; O parecer do Tribunal de Contas sobre as contas do Chefe do Poder Executivo, como regra, no vincula o Poder Legislativo, responsvel pelo Controle Externo. Em outras palavras, ainda que se recomende a desaprovao das contas, poder o Legislativo decidir de forma contrria. Esse entendimento aplicvel no plano federal e se estende nas esferas estadual e distrital. Entretanto, em relao s contas do Chefe do Executivo municipal (prefeito), a regra diversa. Isso porque, de acordo com o disposto no art. 31, 2, da CF, o parecer prvio, emitido pelo rgo competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal. 2. Julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da
Pgina 67

Direito Constitucional administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; CONTROLE INTERNO Alm do controle externo, trazido pelo art. 71, a Constituio tambm consagra o chamado controle interno, que feito por todos os Poderes da Unio. No mbito do Executivo, por exemplo, destaca-se a Controladoria-Geral da Unio, cuja atribuio no prejudica aquela exercida pelo TCU. Diz o art. 74 que os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; Exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio;
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. Em importante mecanismo de proteo, a Constituio disciplina que os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. Alm disso, h previso no sentido de que qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o TCU.

QUESTES SOBRE O TEMA


01. (TRT-23/FCC/2006) Sobre o processo legislativo, considere: I. So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que disponham sobre servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria. II. vedada a edio de medidas provisrias sobre matria relativa a direito eleitoral. III. A Constituio pode ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestandose, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

Pgina

68

Direito Constitucional IV. A matria constante de projeto de lei rejeitado somente pode constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta de no mnimo 2/3 dos membros de qualquer das casas do Congresso Nacional. De acordo com a Constituio Federal de 1988, est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) III e IV. 02. (TRT-23/FCC/2006) Considere as seguintes assertivas sobre o Processo Legislativo. I. A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. II. Aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto. III. Se o Presidente da Repblica considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Cmara dos Deputados os motivos do veto. IV. A Constituio poder ser emendada mediante proposta de um tero, no mnimo, das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. De acordo com a Constituio Federal de 1988 est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) I, III e IV. d) II e III. e) III e IV. 03. (TRF-1/FCC/2006) Sobre Processo Legislativo, INCORRETO afirmar que a) a emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. b) vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. c) a Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. d) as leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente do Congresso Nacional, que dever solicitar a delegao ao Presidente da Repblica. e) as leis que disponham sobre servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico,
Pgina 69

Direito Constitucional provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria, so de iniciativa privativa do Presidente da Repblica. 04. (TRT-4/FCC/2006) Quanto s emendas constitucionais, correto afirmar: a) A Constituio poder ser emendada mediante proposta de dois teros, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. b) A matria constante de proposta de emenda rejeitada, ou havida por prejudicada, poder ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa, desde que requerida a reapreciao pelo quorum de um tero dos membros de qualquer das comisses encarregadas da sua anlise. c) A Constituio no poder ser emendada na vigncia de estado de defesa ou estado de stio, salvo na situao de interveno federal, observado o quorum de dois teros das Mesas das duas Casas Legislativas. d) A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. e) A emenda Constituio aprovada pelo Congresso Nacional ser promulgada pelo Presidente da Repblica. 05. (TJ-PE/FCC) No processo legislativo considere o seguinte: I. Normas promulgadas pelo Congresso Nacional em assunto de sua competncia, a exemplo da
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes aprovao de tratados internacionais. II. Atos emanados por autoridade ou rgo colegiado de qualquer dos trs Poderes, a exemplo da delegao legislativa do Congresso Nacional para o Presidente da Republica, transferindo a competncia na elaborao de uma lei. Esses atos legislativos dizem respeito, respectivamente, a) s leis complementares constituio e s leis delegadas. b) s medidas provisrias e s leis delegadas. c) s emendas constitucionais e aos decretos-leis. d) aos decretos legislativos e s resolues. e) s resolues e s leis ordinrias. 06. (FCC/TRF-3/ANAL.JUD. /2007) Considere as seguintes assertivas sobre o Processo Legislativo: I. A matria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. II. A Constituio Federal poder ser emendada mediante proposta da maioria simples, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. III. A proposta de emenda constitucional ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.
Pgina 70

Direito Constitucional IV. A Constituio poder ser emendada mediante proposta do Presidente ou do Vice-Presidente da Repblica e do Presidente do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a Constituio Federal de 1988, est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. 07. (FCC/ TRF2/ ANALISTA JUD/ 2007) Quanto ao processo legislativo, considere: I. As leis complementares sero aprovadas pela maioria simples dos integrantes da Cmara dos Deputados. II. vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. III. A emenda Constituio ser promulgada pelo Presidente da Repblica, no prazo de at trinta dias da sua aprovao pelo Senado Federal. IV. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. V. O projeto de lei aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao, e enviado sano ou promulgao, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Est correto o que consta APENAS em a) I e II.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II e III. e) II, IV e V. 08. (FCC/ TRF2/ EXEC MAND/ 2007) Em relao Emenda Constituio, correto que a) poder ter como objeto, dentre outros, a abolio da forma federativa de Estado. b) ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. c) a matria constante de proposta de emenda rejeitada poder ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. d) ser discutida e votada somente no Senado Federal, em turno nico e aprovada por um quarto dos respectivos membros. e) poder ser emendada a Constituio na vigncia de interveno federal, de estado de defesa e de estado de stio.

DO PODER EXECUTIVO CF, ARTS. 76 a 91


exercido, em mbito federal, pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado. Forma de Governo O conceito de forma de governo guarda relao com a maneira em que se d a relao entre governantes e governados. Existem duas formas de governo: a Repblica e a Monarquia. Vejam-se as diferenas bsicas entre cada uma delas:
Pgina 71

Direito Constitucional
REPBLICA Eletividade Temporalidade Representatividade popular (o povo escolhe seu representante) Responsabilizao dos governantes (inclusive por crime de responsabilidade impeachment) MONARQUIA Hereditariedade Vitaliciedade Ausncia de representatividade popular (o critrio para definio do rei a linhagem familiar) Inexistncia de responsabilidade dos governantes (the king can do no wrong o rei no pode errar).

Prof. Cristiano Lopes


haja a dissoluo do parlamento. H um s chefe do executivo (presidente ou monarca), que acumula as funes de chefe de estado e chefe de governo. Chefia do Executivo dual, j que exercida pelo Primeiro Ministro (chefe de governo), juntamente com o Presidente ou Monarca (chefes de estado).

A responsabilidade do A responsabilidade do governo perante o governo perante o parlamento. povo.

A primeira Constituio brasileira (1824) previa a Monarquia como forma de governo. Entretanto, desde 1891, adotou-se a forma republicana de Governo. Com a CF/88 no foi diferente. Sistema de Governo O conceito de sistema de governo guarda relao ao modo em que se relacionam os Poderes Executivo e Legislativo. So dois os sistemas de governo, que tem, em resumo, estas diferenas:
PRESIDENCIALISMO PARLAMENTARISMO de Independncia entre Regime de os Poderes nas colaborao; corresponsabilidade funes entre Legislativo e governamentais. Executivo. Primeiro Ministro s permanece na chefia de governo enquanto Governantes maioria (executivo e possuir p arlamentar. legislativo) possuem mandato certo. Mandato dos parlamentares pode ser abreviado, caso
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

O Brasil, embora tenha por tradio o sistema presidencialista, j teve dois perodos de parlamentarismo: o primeiro na poca do Imprio; o segundo, entre os anos de 1961 e 1963. Chefia de Estado x Chefia de Governo Em razo da escolha do sistema presidencialista de governo, o PR acumula as funes de Chefe de Estado e de Chefe de Governo. O PR age como Chefe de Estado quando representa o Brasil no plano internacional. Ex: celebrao de tratados internacionais; declarao de guerra; celebrao de paz. A funo de Chefe de Governo acontece quando o PR atua no plano interno, como chefe do Poder Executivo da Unio. Sejam exemplos: proposio de projeto de lei que aumento os vencimentos de determinado Ministrio, ou ainda, edio de Medida Provisria, dispondo sobre aumento de proventos de aposentadoria. Por ser Chefe de Estado, o PR (somente ele) tem a chamada
Pgina 72

Direito Constitucional imunidade relativa, o que significa que, durante a vigncia do mandato, o PR no responder por atos estranhos ao exerccio de suas funes. PR acumula as funes de Chefe de Estado e Chefe de Governo. Condies de elegibilidade Para se candidatar aos cargos de PR e Vice-PR deve-se preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro nato; estar no pleno exerccio dos direitos polticos; alistamento eleitoral; filiao partidria (no possvel concorrer sem Partido Poltico); idade mnima de 35 anos; no ser inalistvel nem inelegvel. Processo eleitoral A data da eleio para PR e VicePR est definida na CF, sendo, atualmente: primeiro domingo de outubro, do ltimo ano anterior ao trmino do mandato vigente primeiro turno. ltimo domingo de outubro, do ltimo ano anterior ao trmino do mandato vigente segundo turno. No haver segundo turno se o candidato PR for eleito em primeiro turno, obtendo a maioria absoluta de votos, no computados os brancos e nulos. Durao do mandato

Prof. Cristiano Lopes Aps as alteraes trazidas pela EC 15/96, o mandato presidencial (e tambm dos governadores e prefeitos) de 04 anos, permitida uma reeleio, para o perodo subsequente. Impedimento e vacncia Nos casos de impedimento ou vacncia do cargo de PR, quem assume o cargo o Vice-PR, completando o mandato. Se PR e Vice-PR deixarem de assumir o cargo no prazo de 10 dias fixado para a posse, o cargo ser declarado vago (salvo motivo de fora maior). Se PR ou Vice-PR ausentarem-se do Pas por prazo superior a 15 dias sem licena do CN perder o cargo.
Se houver vacncia dos cargos de PR e Vice-PR, a soluo ser a seguinte: Vacncia nos dois primeiros anos do mandato Faz nova eleio no prazo de 90 dias depois de aberta ltima vaga. * Eleio direta, com votao popular.

Faz eleio no prazo de 30 dias, depois de Vacncia nos aberta ltima vaga. dois ltimos anos do * Eleio indireta, com votao do Congresso mandato Nacional. (povo no escolhe o PR).

ATRIBUIES DO PRESIDENTE DA REPBLICA As competncias do Presidente da Repblica esto descritas exemplificativamente (e no


Pgina 73

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional taxativamente) no art. 84 da Constituio, que traz a seguinte redao: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; II - exercer, com o auxlio dos Ministros de Estado, a direo superior da administrao federal; III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituio; IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente; VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; IX - decretar o estado de defesa e o estado de stio; X - decretar e executar a interveno federal; XI - remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional por ocasio da abertura da sesso legislativa, expondo a situao do Pas e solicitando as providncias que julgar necessrias;
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes XII - conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei; XIII - exercer o comando supremo das Foras Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, promover seus oficiais-generais e nome-los para os cargos que lhes so privativos; XIV - nomear, aps aprovao pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territrios, o Procurador-Geral da Repblica, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei; XV - nomear, observado o disposto no art. 73, os Ministros do Tribunal de Contas da Unio; XVI - nomear os magistrados, nos casos previstos nesta Constituio, e o Advogado-Geral da Unio; XVII - nomear membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII; XVIII - convocar e presidir o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional; XIX - declarar guerra, no caso de agresso estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sesses legislativas, e, nas mesmas condies, decretar, total ou parcialmente, a mobilizao nacional; XX - celebrar a paz, autorizado ou com o referendo do Congresso Nacional; XXI - conferir condecoraes e
Pgina 74

Direito Constitucional distines honorficas; XXII - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente; XXIII - enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas de oramento previstos nesta Constituio; XXIV - prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas referentes ao exerccio anterior; XXV - prover e extinguir os cargos pblicos federais, na forma da lei; XXVI - editar medidas provisrias com fora de lei, nos termos do art. 62; XXVII - exercer outras atribuies previstas nesta Constituio. Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes. RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA REPBLICA Alm dos crimes comuns, os detentores de altos cargos pblicos tambm podem praticar infraes poltico-administrativas que so chamadas crimes de responsabilidade (de natureza poltica). No artigo 85, traz exemplos de crimes de responsabilidade. Nesse
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes sentido, seriam crimes de responsabilidade os que atentem contra: A existncia da Unio; O livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das Unidades da Federao; O exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; O segurana interna do Pas; A probidade (honestidade) da administrao; A lei oramentria; Descumprimento das leis e das decises judiciais. De acordo com o pargrafo nico do art. 85, os crimes de responsabilidade (impeachment ou impedimento) sero definidos em lei especial, que estabelecer as normas de processo e julgamento. A lei referida a Lei n 1.079/50 que, segundo o STF, foi recebida por ser compatvel com a Constituio. Foro competente para o julgamento do Presidente da Repblica Tanto nas acusaes por crime comum quanto nas por responsabilidade, o Presidente s pode ser julgado aps autorizao de 2/3 (dois teros) da Cmara dos Deputados. Cumprida tal exigncia, passa-se fase seguinte: NAS INFRAES PENAIS COMUNS, o Presidente julgado pelo Supremo Tribunal Federal, consoante dispe o art. 102, I, b, da CF. Devem ser feitas duas

Pgina

75

Direito Constitucional ponderaes: a primeira, no sentido de que para o efeito de demarcao da competncia penal originria do STF por prerrogativa de funo, consideram-se comuns os crimes eleitorais (RCL 555/PB). A segunda, no sentido de que no compete ao STF julgar ao popular ou ao civil pblica contra o Presidente da Repblica. A competncia desse Tribunal fica restrita s infraes penais comuns (crimes + contravenes). NOS CRIMES DE RESPONSABILIDADE, o Presidente ser julgado pelo Senado Federal. Nesse caso, eventual condenao no pode ser revista pelo STF. Hipteses de afastamento do Presidente da Repblica O Presidente ficar suspenso de suas funes: nas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal. No intuito de evitar o afastamento indeterminado do Presidente, o 2 do art. 85 traz a regra segundo a qual se, decorrido o prazo de 180 (cento e oitenta dias), o julgamento no estiver concludo, cessar o afastamento do Presidente, sem prejuzo do regular prosseguimento do processo. Restries priso do Presidente da Repblica

Prof. Cristiano Lopes Enquanto no sobrevier sentena condenatria, nas infraes comuns, o Presidente da Repblica no estar sujeito a priso. Note-se que mesmo em caso de flagrante delito no h hiptese de priso. A regra constitucional no autoriza prises cautelares, em razo da importncia do cargo ocupado. MINISTROS DE ESTADO Consta no art. 87 que os Ministros de Estado sero escolhidos dentre brasileiros maiores de 21 (vinte e um) anos e no exerccio dos direitos polticos. Impende ressaltar que o nico Ministro de Estado que necessariamente deve ser brasileiro nato o da Defesa. Assim, mesmo o Ministro das Relaes Exteriores pode ser naturalizado. Atribuies dos Ministros de Estado Compete ao Ministro de Estado, alm de outras atribuies estabelecidas nesta Constituio e na lei: Exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica; Expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos; Apresentar ao Presidente da Repblica relatrio anual de sua gesto no Ministrio;
Pgina 76

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional Praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da Repblica. O art. 88, na redao dada pela EC 32/01, diz que a lei dispor sobre a criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica. Vale lembrar que o Presidente da Repblica pode, por meio de decreto, dispor sobre a organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos.

Prof. Cristiano Lopes chamados ao exerccio da Presidncia: a) o Presidente do Senado Federal, o da Cmara dos Deputados e o Ministro-Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas; b) o Presidente do Senado Federal, o da Cmara dos Deputados e o do STF; c) o Presidente do STF, o do Senado e o da Cmara; d) o Presidente da Cmara, o do Senado e do STF. 03 (TRF-5/FCC) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente a) da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. b) do Congresso Nacional, o do Supremo Tribunal Federal e o do Superior Tribunal de Justia. c) da Cmara dos Deputados, o do Supremo Tribunal Federal e o do Tribunal de Contas da Unio. d) do Senado Federal, o do Congresso Nacional e o da Cmara dos Deputados. e) do Supremo Tribunal Federal, o do Superior Tribunal de Justia e o do Tribunal de Contas da Unio. 04 (TRF-5/FCC) Supondo que o Presidente da Repblica tenha praticado um crime comum e um crime de responsabilidade, no conexos entre si, admitida a acusao

QUESTES SOBRE O TEMA


01 (OAB/104) Assinale a alternativa correta: a) o Poder Executivo Federal exercido pelo Presidente da Repblica com o auxilio dos Ministros do Estado; b) o Poder Executivo Federal exercido pelo Presidente da Repblica auxiliado pelo Presidente do Senado da Repblica; c) o Poder Executivo Federal exercido pelo Presidente da Repblica auxiliado pelo Conselho da Repblica; d) o Poder Executivo Federal exercido pelo Presidente da Repblica com auxilio do Presidente da Cmara dos Deputados. 02 (Magistratura/167) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

77

Direito Constitucional a) pela Cmara dos Deputados, o Presidente dever ser julgado pelo Senado Federal pela prtica de ambos os crimes, perdendo o cargo somente aps deciso condenatria definitiva. b) pela Cmara dos Deputados, o Presidente ficar suspenso de suas funes at que sobrevenha sentena definitiva proferida pelo Supremo Tribunal Federal, competente para julg-lo pela prtica de ambos os crimes. c) pela Cmara dos Deputados, o Presidente ficar suspenso de suas funes se, no caso do crime comum, for recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal e, no caso do crime de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal. d) pelo Senado Federal, o rgo competente para julgar o Presidente em definitivo poder determinar sua priso pela prtica do crime comum e impor-lhe a perda do cargo em razo da prtica do crime de responsabilidade. e) pelo Senado Federal, o Presidente dever ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal pela prtica do crime comum, sendo competente a Cmara dos Deputados para julg-lo pela prtica do crime de responsabilidade. 05 (TRF-2/FCC/2007) Nos termos da Constituio Federal, o Presidente da Repblica dever efetuar junto ao Congresso Nacional, dentro de 60 (sessenta) dias aps a abertura da sesso legislativa anual, a apresentao de contas referentes ao exerccio
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes anterior. Em caso de descumprimento de tal disposio, as contas devem ser tomadas a) pela Comisso de Oramento do Senado Federal. b) pela Controladoria-Geral da Unio. c) pelo Congresso Nacional. d) pelo Tribunal de Contas da Unio. e) pelo Supremo Tribunal Federal. 06 (FCC/ TRF2/ EXEC MAND/ 2007) Quanto ao Presidente e ao Vice Presidente, considere: I. A eleio do Presidente da Repblica importar a do VicePresidente com ele registrado. II. Ser considerado eleito Presidente o candidato que obtiver a maioria simples de votos, computados os em branco e os nulos. III. Vagando os cargos de Presidente e Vice Presidente nos dois ltimos anos do perodo presidencial, a eleio ser feita pelo Congresso Nacional, na forma da lei. IV. Se antes do segundo turno, ocorrer desistncia de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao e em caso de empate, o mais idoso. V. Em caso de vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia, o Presidente do Superior Tribunal de Justia e o do Congresso Nacional. Est correto o que consta APENAS em
Pgina 78

Direito Constitucional a) I, III e IV. b) I e III. c) I e V. d) II, III e V. e) II e IV. 07 (TRF-4 /FCC/2006) certo que, se o Presidente da Repblica praticar uma infrao penal comum e a denncia for recebida pelo a) Senado Federal, ficar suspenso de seus direitos polticos. b) Congresso Nacional, ser declarado seu impeachment. c) Superior Tribunal de Justia, ficar impedido do exerccio do cargo. d) Cmara dos Deputados, ser declarada a perda de seus direitos polticos. e) Supremo Tribunal Federal, ficar suspenso de suas funes. 08 (MPU/FCC/2007) Entre outras, competncia privativa do Presidente da Repblica a) sancionar, promulgar e fazer publicar as emendas constitucionais. b) dispor, mediante resoluo e decreto legislativo, sobre extino de funes e cargos pblicos, respectivamente, quando vagos. c) celebrar a paz, independentemente de autorizao ou de referendo do Congresso Nacional. d) prover cargos pblicos federais, na forma da lei, podendo delegar tal atribuio tambm ao Advogado Geral da Unio.

Prof. Cristiano Lopes e) declarar guerra, no caso de agresso estrangeira, autorizado ou referendado pelo Senado Federal.

DO PODER JUDICIRIO CF, ARTS. 92 a 126


RGOS DO PODER JUDICIRIO I - o Supremo Tribunal Federal; I-A - o Conselho Nacional de Justia; II - o Superior Tribunal de Justia; III - os Tribunais Regionais Federais e os Juzes Federais; IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. O STF no Tribunal Superior. O STF e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal e jurisdio em todo o territrio nacional. A Justia Desportiva no integra o Poder Judicirio. um rgo administrativo. O CNJ tem sede na Capital Federal, mas no tem jurisdio (embora esteja entre os rgos do Poder Judicirio, o CNJ no tem competncias jurisdicionais).

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

79

Direito Constitucional

Prof. Cristiano Lopes

ORGANOGRAMA DO PODER JUDICIRIO


STF STM TM TSE TRE TST TRT TRF STJ TJ CNJ

Turma recursal de Juzes e Juzes Auditorias Juzes Juzes juizados juntas do militares federais estaduais especiais eleitorais trabalho Juizados especiais

INGRESSO NA CARREIRA Lei complementar, de iniciativa do STF dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios (a CF diz que a LC vai dispor, mas traa os parmetros a serem seguidos): Para ingressar na carreira de juiz (magistratura), o cargo inicial o de juiz substituto. O concurso pblico para ingresso de provas + ttulos; A OAB participa de todas as fases do concurso; O bacharel em direito tem de ter, no mnimo, trs anos, de atividade jurdica. a chamada quarentena de entrada. PROMOO NA CARREIRA
A promoo de entrncia para entrncia, alternadamente, por antiguidade e merecimento, da seguinte forma.

obrigatoriamente promovido; Juiz tem de ter no mnimo DOIS anos na entrncia e deve integrar a QUINTA PARTE entre os MAIS ANTIGOS, salvo se os que preenchem os requisitos no quiserem (ex: se Tribunal tem 100 juzes, candidato deve ser um dos 20 mais antigos); Para aferir (medir) merecimento, deve ser utilizado critrios objetivos de produtividade e presteza no exerccio da jurisdio + frequncia e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeioamento; ANTIGUIDADE O Tribunal s pode recusar o juiz + antigo pelo voto
Pgina 80

Se juiz estiver na lista por TRS vezes CONSECUTIVAS ou CINCO vezes ESPAO HEBER VIEIRA ser Rua Corredor do Bispo, 85, BoALTERNADAS, a Vista, Recife/PE
F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

MERECIMENTO

Direito Constitucional
fundamentado de 2/3 dos membros, assegurada ampla defesa.

Prof. Cristiano Lopes pelo voto de MAIORIA ABSOLUTA do respectivo Tribunal ou do CNJ, assegurada ampla defesa. REGRA DO QUINTO CONSTITUCIONAL Um quinto (1/5) das vagas dos TRFs, dos TJs (Estados + DF) sero preenchidas por membros do MP e da OAB, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das classes. Para preencher a vaga do MP, exige-se mais de 10 anos de carreira. Para preencher a vaga da OAB, exige-se notrio saber jurdico + reputao ilibada + 10 anos de atividade profissional. Depois que o Tribunal recebe a lista sxtupla (6 nomes), o Tribunal faz uma votao, reduzindo a lista para trplice (3 nomes). do Poder Executivo a escolha de um dos nomes que esto na lista trplice (se o Tribunal for estadual, quem escolhe o Governador; se o Tribunal for Federal, quem escolhe o PR). O prazo para Executivo escolher de 20 dias; GARANTIAS Vitaliciedade, adquirida aps dois anos de efetivo exerccio; Inamovibilidade: juzes no podem ser removidos de ofcio, SALVO se houver motivo de interesse pblico. A deciso para afastar a inamovibilidade do magistrado ser tomada pela maioria absoluta dos membros do Tribunal ou do CNJ. Irredutibilidade de subsdio, observado o teto do
Pgina 81

Promoo de entrncia para entrncia feita em 1 grau (1 instncia); Para juiz ser promovido para o 2 grau (2 instncia = TJ), tambm ser obedecida a regra da alternncia entre antiguidade + merecimento. Para se tornar vitalcio, juiz tem de participar, obrigatoriamente, de curso oficial de preparao e aperfeioamento na Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados (ENFAM); Vitalcio diferente de estvel; os juzes e membros do Ministrio Pblico tornam-se vitalcios aps 2 anos de efetivo exerccio, enquanto os servidores tornam-se estveis aps 3 anos de efetivo exerccio. HIPTESES DE PERDA DO CARGO
ANTES de ser vitalcio APS adquirir vitaliciedade

Sentena 1. Deliberao do 1. Tribunal a que o judicial transitada juiz est vinculado; em julgado. 2. Sentena judicial transitada em julgado.

O juiz titular residir na comarca, salvo autorizao do Tribunal (no texto anterior EC 45 no tinha a ressalva); A remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse pblico, sero decididas
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional funcionalismo e o pagamento de tributos. PROIBIES I - exercer, AINDA QUE EM DISPONIBILIDADE, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; II - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao no processo; III - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; IV - dedicar-se atividade polticopartidria; V - exercer a advocacia no juzo ou Tribunal do qual se afastou, antes de decorridos TRS ANOS do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. a chamada quarentena de sada. ATENO: Para entrar (ingressar) no Judicirio, o magistrado tem de possuir pelo menos 03 anos de atividade jurdica. Quando sair do Judicirio, tem de ficar pelo menos 03 anos sem advogar no local em que trabalhava como juiz. Cada Tribunal deve: a) elaborar seu regimento interno e eleger seus rgos diretivos; b) prover os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdio; c) propor a criao de novas varas; d) prover, por concurso pblico, os cargos necessrios administrao da Justia (ex: Analista, tcnico), exceto os de confiana (que no precisam de concurso);

Prof. Cristiano Lopes O STF, os Tribunais Superiores e os Tribunais de Justia devem propor ao Legislativo: A alterao do nmero de membros dos Tribunais inferiores; A criao de cargos e a remunerao dos seus servios auxiliares, em como a fixao de subsdio de seus membros e dos juzes; A criao ou extino dos Tribunais inferiores; Alterao da organizao e da diviso judicirias; JULGAMENTO DE JUZES e MEMBROS DO MINISTRIO PBLICO NOS ESTADOS e DF Os juzes Estaduais e do Distrito Federal sero julgados pelos Tribunais de Justia respectivos, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da justia Eleitoral. tambm do Tribunal de Justia a competncia para julgar membro do Ministrio Pblico Estadual nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da justia Eleitoral. AUTONOMIA ADMINISTRATIVA e FINANCEIRA DO JUDICIRIO Os Tribunais elaboraro as propostas oramentrias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO); ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS ORAMENTRIAS No mbito Unio da No mbito dos Estados, DF e Territrios

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

82

Direito Constitucional Compete ao Compete ao Presidente do Presidente do STF e dos Tribunal de Tribunais Justia, com Superiores, com aprovao dos aprovao dos respectivos respectivos Tribunais. Tribunais. Se os rgos responsveis no encaminharem as propostas dentro do prazo estabelecido na LDO, o Poder Executivo considerar os valores aprovados na LDO vigente. Ou seja: vai repetir para o ano seguinte os valores repassados no ano corrente. Se proposta oramentria for encaminhada em desacordo com limites da LDO, o Poder Executivo poder ajustar valores. No pode haver realizao de despesas nem assuno (assumir) obrigaes que extrapolem limites da LDO. Exceo: se houver abertura de crditos suplementares ou especiais. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA - CNJ Introduzido pela EC 45/04 (Reforma do Judicirio) Competncia: controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e o cumprimento dos deveres funcionais dos juzes. Composio: 15 membros, nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao feita pela maioria absoluta do Senado Federal. (o Presidente do CNJ no precisa ser indicado pelo STF nem
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes sabatinado pelo SF. Ele ser sempre Presidente do STF).
COMPOSIO 01 Presidente do STF 01 Ministro do STJ 01 Ministro do TST 01 Desembargador de TJ Juiz estadual 01 instncia) 01 Juiz de instncia) Juiz de instncia) TRF indicado pelo STJ indicado pelo TST indicado (1 pelo STF indicado pelo STJ indicado pelo TST indicado pelo PGR

(2

01 Juiz federal 01 TRT (2

01 Juiz do Trabalho 01 Membro do MPU Membro do MP dos Estados, escolhido pelo PGR, dentre os 01 indicados pelo rgo competente de cada MP estadual

02 Advogados

indicados pelo Conselho Federal da OAB

Cidados (notrio indicados: jurdico + 1 pelo SF + 02 saber reputao ilibada) 1 pela CD Durao do mandato: admitida uma reconduo. 02 anos,

Requisito da idade: at a EC 61/09, exigia-se que os membros tivessem entre 35 e 66 anos de idade. A referida emenda extinguiu essa disposio. Agora, a CF omissa sobre o requisito.
Pgina 83

Direito Constitucional
Presidente do CNJ: o presidente do STF. Nas suas ausncias e impedimentos, pelo Vice-Presidente do STF. Corregedor do CNJ: Ministro indicado pelo STJ Presidente do Conselho Federal da OAB atua no CNJ e no CNMP.

Prof. Cristiano Lopes aprove por maioria absoluta. Se SF aprovar o nome, PR nomeia o escolhido. Para o STF no h elaborao de lista trplice ou sxtupla. Para o STF no h vagas para quinto constitucional. COMPETNCIA DO STF A mais importante competncia do Supremo Tribunal Federal ser o Guardio da Constituio Federal. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendolhe: I processar e julgar, originariamente: a) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; b) nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o VicePresidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica; c) nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente; d) o "habeas-corpus", sendo paciente qualquer das pessoas referidas nas alneas anteriores; o
Pgina 84

A EC 61/09 mexeu na composio do CNJ. Antes, o texto constitucional dizia que haveria um Ministro do STF, sem dizer qual. Agora, fala-se, de maneira expressa, que esse Ministro ser o Presidente do STF. Tambm a partir da emenda, assentou-se que, em caso de ausncia ou impedimento do Presidente do STF, ele ser substitudo pelo Vice-Presidente daquele tribunal. A regra que vigorava antes da alterao era a de que, na ausncia do Ministro indicado pelo STF, a presidncia do CNJ seria exercida pelo Ministro indicado pelo STJ. Outra importante questo a que acaba com o limite de idade para os membros do Conselho. Antes, os membros deveriam ter, no mximo, 66 anos. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL STF Composio: onze Ministros. Requisitos: idade: mais de 35 e menos de 65 anos; notrio saber jurdico + reputao ilibada; ser brasileiro nato; Procedimento: PR indica, depois submete o nome ao SF para que ele
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional mandado de segurana e o "habeasdata" contra atos do Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal; e) o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio; f) as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta; g) a extradio solicitada por Estado estrangeiro; i) o habeas corpus, quando o coator for Tribunal Superior ou quando o coator ou o paciente for autoridade ou funcionrio cujos atos estejam sujeitos diretamente jurisdio do Supremo Tribunal Federal, ou se trate de crime sujeito mesma jurisdio em uma nica instncia; j) a reviso criminal e a ao rescisria de seus julgados; l) a reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; m) a execuo de sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais; n) a ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes ou indiretamente interessados; o) os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal; p) o pedido de medida cautelar das aes diretas de inconstitucionalidade; q) o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio do Presidente da Repblica, do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, das Mesas de uma dessas Casas Legislativas, do Tribunal de Contas da Unio, de um dos Tribunais Superiores, ou do prprio Supremo Tribunal Federal; r) as aes contra o Conselho Nacional de Justia e contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico; II - julgar, em recurso ordinrio: a) o "habeas-corpus", o mandado de segurana, o "habeas-data" e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; b) o crime poltico; III - julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo
Pgina 85

Direito Constitucional local contestado em face desta Constituio. d) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. 1. A argio de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituio, ser apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei. 2 As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. 3 No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA STJ Criado pela Constituio de 1988, o STJ nasceu da necessidade de desafogar o STF, que antes era competente para cuidar tanto da matria constitucional, quanto da infraconstitucional. Sua misso principal zelar pela correta aplicao da legislao federal e evitar decises conflitantes entre os Tribunais de todo o Brasil.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes O artigo 104 da CF estabelece que o STJ ser composto de no mnimo 33 Ministros, o que implica dizer: o nmero pode ser ampliado, por meio de lei (ordinria). Esses 33 Ministros so assim escolhidos: um tero (11) entre desembargadores dos Tribunais de Justia (2 instncia da justia comum estadual); um tero (11) entre juzes dos Tribunais Regionais Federais (2 instncia da justia comum federal); um tero (11), em partes iguais, entre advogados e membros do MP, alternadamente. COMPETNCIA DO STJ bastante extensa a competncia do STJ. Ele detm tanto competncia originria (as aes comeam l), quanto competncia recursal (as aes se iniciam na 1 ou 2 instncia). O art. 105 estabelece o seguinte: Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I processar e julgar, originariamente: a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou
Pgina 86

Direito Constitucional Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais; b) os mandados de segurana e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica ou do prprio Tribunal; c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alnea "a", ou quando o coator for tribunal sujeito sua jurisdio, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; d) os conflitos de competncia entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o", bem como entre tribunal e juzes a ele no vinculados e entre juzes vinculados a tribunais diversos; e) as revises criminais e as aes rescisrias de seus julgados; f) a reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; g) os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas e judicirias da Unio, ou entre autoridades judicirias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da Unio; h) o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta, excetuados os casos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos rgos da Justia
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Militar, da Justia Eleitoral, da Justia do Trabalho e da Justia Federal; i) a homologao de sentenas estrangeiras e a concesso de exequatur s cartas rogatrias; II - julgar, em recurso ordinrio: a) os "habeas-corpus" decididos em nica ou ltima instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso for denegatria; b) os mandados de segurana decididos em nica instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando denegatria a deciso; c) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas; III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; b) julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal; c) der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal. Pargrafo nico. Funcionaro junto ao Superior Tribunal de Justia: I - a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados,
Pgina 87

Direito Constitucional cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira; II - o Conselho da Justia Federal, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a superviso administrativa e oramentria da Justia Federal de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema e com poderes correicionais, cujas decises tero carter vinculante. TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS e JUZES FEDERAIS (ARTIGOS 106 a 110) Os Tribunais Regionais Federais, tambm chamados TRFs, foram criados pela Constituio de 1988. Eles atuam como segunda instncia no mbito da Justia Federal. Existem, atualmente, cinco TRFs, divididos em diferentes regies (TRF/1 Regio, TRF/2 Regio etc), abrangendo, cada uma, algumas unidades da federao. Em seu art. 107, a CF disciplina que os TRFs sero compostos de, no mnimo, sete juzes, que devem ser recrutados, quando possvel, na respectiva regio e sero nomeados pelo PR dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos. Tambm nos TRFs h a regra do quinto constitucional, segundo a qual 1/5 das vagas sero preenchidas por advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico Federal com mais de dez anos de carreira.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Os demais membros devem ser juzes federais de carreira, com mais de cinco anos de exerccio, promovidos, alternadamente, por antiguidade e merecimento. A CF/88 previu que tanto os TRFs quanto os TJs deveriam instalar a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. Para melhor atender aos jurisdicionados, alcanando os locais mais distantes, a EC 45/04 estabeleceu que os TRFs podero funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo. TRIBUNAIS e JUZES DO TRABALHO (ARTIGOS 111 a 116) Os rgos da Justia do Trabalho so: Tribunal Superior do Trabalho (TST); Tribunais Regionais do Trabalho (TRT); Juzes do Trabalho. TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO TST Ele composto de 27 Ministros, assim escolhidos: 1/5 entre membros da OAB e do MP (requisitos do artigo 94 quinto constitucional);
Pgina 88

Direito Constitucional demais entre juzes dos TRTs, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo prprio TST. Idade: mais de 35 e menos de 65 anos; O ministro pode ser brasileiro nato ou naturalizado. Em relao aos Ministros que vm do quinto constitucional, ao receber os nomes indicados pela respectiva classe (lista sxtupla), o TST reduzir a lista a trs nomes (lista trplice) e encaminhar ao PR para que ele indique um. PR indica um dos trs nomes que esto na lista, depois submete o nome escolhido ao SF para que ele aprove por maioria absoluta. Se SF aprovar o nome, PR nomeia o escolhido. TRIBUNAIS REGIONAIS do TRABALHO (TRTs) e JUZES do TRABALHO Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos. Tambm nos TRTs h a regra do quinto constitucional, segundo a qual 1/5 das vagas sero preenchidas por advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de carreira.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Os demais membros devem ser juzes do trabalho, promovidos, alternadamente, por antiguidade e merecimento. A CF/88 previu que os TRTs deveriam instalar a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. Para melhor atender aos jurisdicionados, alcanando os locais mais distantes, a EC 45/04 estabeleceu que os TRTs podero funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo. No mbito do primeiro grau, a jurisdio trabalhista exercida por um Juiz singular. Assim, no h mais as chamadas Juntas de Conciliao e Julgamento. TRIBUNAIS e JUZES ELEITORAIS (ART.S 118 a 121) Os rgos da Justia Eleitoral so: Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Tribunais Regionais Eleitorais (TREs); Juzes Eleitorais; Juntas Eleitorais. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Ele composto de, no mnimo, 7 membros (juzes), assim escolhidos:

Pgina

89

Direito Constitucional trs, dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal (eleio por voto secreto do prprio STF); dois, dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia (eleio por voto secreto do prprio STJ); dois, por nomeao do PR, dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo STF. O Presidente e o Vice-Presidente do TSE sero eleitos entre os Ministros que vm do STF. O Corregedor Eleitoral ser um dos Ministros que vm do STJ. TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS (TREs) A CF fala que haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal. Cada TRE ser composto de 7 juzes, obedecendo-se estas regras: dois, dentre os Desembargadores do TJ (eleio por voto secreto do prprio TJ); dois, dentre juzes de direito (eleio por voto secreto do prprio TJ); um, por juiz de TRF com sede na Capital do Estado ou no DF, ou, no havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo TRF. dois, por nomeao, pelo PR, dentre seis advogados de notvel saber jurdico e
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia. O Presidente e o Vice-Presidente do TRE sero eleitos entre os Desembargadores. ATENO: a organizao e competncia dos tribunais, dos juzes de direito e das juntas eleitorais ser feita por meio de lei complementar (LC). TRIBUNAIS e JUZES MILITARES (ARTIGOS 122 a 124) Os rgos da Justia Militar so: Superior Tribunal Militar (STM); Tribunais e Juzes Militares institudos em lei. O TSM composto de 15 Ministros, sendo: Dez militares, divididos desta forma: Cinco civis, divididos desta forma: A CF s prev requisitos especiais para os Ministros civis, quais sejam: Idade: ser maior de 35 anos; Ser brasileiro nato ou naturalizado (os 10 Ministros militares, necessariamente tm de ser natos, pois so oficiais das foras armadas - art. 12, 3); Possuir 10 anos de atividade profissional, para os advogados. No h previso constitucional de formao de lista; PR indica livremente (respeitadas as classes) e submete o nome ao SF. Se SF aprovar o nome (aqui a escolha
Pgina 90

Direito Constitucional por maioria simples), PR nomeia o escolhido. TRIBUNAIS e JUZES DOS ESTADOS (ARTIGOS 125 e 126) Dispe o art. 125 da CF que os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio. Quem define a competncia dos Tribunais de Justia a Constituio do Estado, sendo a lei de organizao judiciria (LOJ) de iniciativa do Tribunal de Justia. Cabe aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual, vedada a atribuio da legitimao para agir a um nico rgo. O controle concentrado de constitucionalidade feito, em mbito federal, somente pelo STF, que pode questionar a constitucionalidade de normas federais e estaduais frente CF. Nos estados, esse controle cabe ao TJ, que pode questionar normas estaduais e municipais frente CE. No art. 103, a CF garante a legitimidade para o manejo dos mecanismos de controle concentrado, em mbito federal, para estas pessoas: i Presidente da Repblica; b) Mesa do Senado Federal; c) Mesa da Cmara dos Deputados; d) Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do DF; e) Governador de Estado ou
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes do DF; f) Procurador Geral da Repblica (PGR); g) Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); h) Partido poltico com representao no Congresso; e i) Confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. Em relao aos Estados, a CF deixa para que a CE defina quem so os legitimados para o ajuizamento dessas aes de controle concentrado, ressalvando, apenas, que no pode haver um s legitimado. Quando o efetivo militar de um estado for superior a 20 mil integrantes, poder uma lei estadual criar um Tribunal de Justia Militar (TJM). H, ainda, disposio no sentido de que compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. Cabe ressaltar que os militares da Unio (Exrcito, Marinha e Aeronutica) so julgados pela Justia especializada, composta, em primeiro grau, pelas auditorias militares, e numa instncia superior, pelo STM. Esses tribunais no julgam os militares dos estados (PM e Bombeiros). Compete aos juzes de direito do juzo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares
Pgina 91

Direito Constitucional cometidos contra civis e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justia, sob a presidncia de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares. Assim como j visto em relao aos TRFs e TRTs, o TJ tambm poder funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo. De igual modo, tambm o TJ instalar a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. A fim de buscar a soluo para os freqentes conflitos nessa rea, a EC 45/04 estabeleceu que para dirimir conflitos fundirios, o TJ propor a criao de varas especializadas, com competncia exclusiva para questes agrrias. Por fim, cabe referir que a Justia comum estadual tem competncia residual. Ou seja, se a competncia no estiver definida como sendo de uma das justias especializadas (militar, eleitoral e trabalhista), nem da justia federal, a competncia ser da Justia comum estadual.

Prof. Cristiano Lopes 1. (TRF-5/FCC) Compete aos Tribunais Regionais Federais julgar, em grau de recurso, a)) as causas decididas pelos juzes federais e pelos juzes estaduais no exerccio de competncia federal da rea de sua jurisdio. b) as revises criminais e aes rescisrias de julgados seus ou de juzes federais da regio. c) os habeas corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal. d) os mandados de segurana e habeas data contra ato do prprio Tribunal ou de juiz federal. e) os conflitos de competncia entre juzes federais vinculados ao Tribunal. 2. (TRF-5/FCC) A Lei Complementar 35/79 (Lei Orgnica da Magistratura) disciplina, entre outras matrias, as garantias da magistratura, dispondo sobre a perda e o afastamento do cargo de magistrado. A respeito desse tema, dispe a referida Lei Complementar que o magistrado a) somente perder o cargo em ao penal por crime comum ou de responsabilidade, sendo vitalcio ou no. b)) vitalcio poder ser afastado do exerccio de suas funes, sem prejuzo dos vencimentos e das vantagens, at a deciso final a respeito da perda de seu cargo. c) vitalcio somente perder o cargo em ao penal por crime comum ou de responsabilidade. d) vitalcio perder o cargo somente por iniciativa do Tribunal a que esteja vinculado ou de seu rgo Especial.

QUESTES SOBRE O TEMA

ESPAO HEBER VIEIRA


Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

92

Direito Constitucional e) vitalcio poder, nos casos previstos em lei, perder o cargo por procedimento administrativo simplificado, sem as garantias da ampla defesa e do contraditrio. 3. (TRF-2/FCC/2007) Nas hipteses de grave violao de direitos humanos e com vistas a assegurar o cumprimento de obrigaes decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, a Constituio Federal reserva a competncia para suscitar o incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal, ao a) Governador do Estado aonde o conflito se instalou, perante o Conselho Nacional de Justia. b) Advogado-Geral da Unio, perante o Supremo Tribunal Federal. c) Presidente do Tribunal Regional Federal, da regio do conflito, perante o Superior Tribunal de Justia. d) Procurador-Geral do Estado aonde o conflito se instalou, perante o Supremo Tribunal Federal. e) Procurador-Geral da Repblica, perante o Superior Tribunal de Justia. 4. (TRF-2/FCC/2007) Quanto aos Tribunais Regionais Federais, estabelece a Constituio Federal que a) compem-se de no mximo, sete juzes, nomeados dentre brasileiros natos com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade. b) a lei disciplinar a remoo ou a permuta de juzes dos Tribunais
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Regionais Federais e determinar sua jurisdio e sede. c) no podero funcionar descentralizadamente, atravs de Cmaras regionais. d) aos seus juzes, compete alm de outras, processar e julgar as causas fundadas em tratado do Municpio com Estado estrangeiro. e) cada Estado, bem como os Municpios, constituiro uma seo judiciria que ter por sede o Distrito Federal, e varas localizadas segundo o estabelecido em lei. 5. (TRF-4 /FCC/2006) INCORRETA a afirmao de que o Magistrado a) ser recolhido a sala especial de Estado-Maior desde que haja ordem escrita do rgo Especial competente, quando sujeito priso antes do julgamento final. b) no est sujeito notificao ou intimao para comparecimento, salvo se expedida por autoridade judicial. c)) no pode fazer juzo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenas de rgos judiciais, inclusive a crtica nos autos e obras literrias. d) dever ser ouvido como testemunha somente em dia, hora e local previamente ajustados com Juiz de instncia igual ou inferior. e) no ser preso seno por ordem escrita do rgo Especial competente para o julgamento, salvo em flagrante por crime inafianvel. 6. (TRF-4 /FCC/2006) No que diz respeito aos Tribunais Regionais

Pgina

93

Direito Constitucional Federais e Juzes Federais, considere I. As competncias da Justia Federal e da Justia Comum vm taxativamente previstas no texto constitucional vigente, sendo que as competncias das demais Justias so subsidirias. II. Aos Tribunais Regionais Federais no se aplica a regra do quinto constitucional, por ser prerrogativa dos Tribunais dos Estados. III. Caber aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar originariamente os juzes federais da rea de sua jurisdio, includos os da Justia Militar e da Justia do Trabalho, nos crimes de responsabilidade. IV. Ao juiz federal compete processar e julgar tambm as causas em que a entidade autrquica da Unio for interessada na condio de assistente, exceto, entre outras, as de falncia. V. As causas em que a Unio for autora sero aforadas na seo judiciria onde tiver domiclio a outra parte, e quando for r, podero ser aforadas na seo judiciria em que for domiciliado o autor. Nesses casos, correto APENAS o que consta em a) I, II e IV. b) I e V. c) II e III. d) II, III e IV. e)) III, IV e V. 7. (TRT-23/FCC/2006) O ingresso na carreira da Magistratura, cujo
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes cargo inicial ser o de juiz substituto, mediante concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exige do bacharel em direito, no mnimo, a) 01 ano de atividade jurdica. b) 02 anos de atividade jurdica. c) 03 anos de atividade jurdica. d) 04 anos de atividade jurdica. e) 05 anos de atividade jurdica. 8. (TRT-23/FCC/2006) No que concerne ao Conselho Nacional de Justia, pode-se afirmar que a) ser presidido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justia, que votar em caso de empate, ficando excludo da distribuio de processos naquele tribunal. b) composto por onze membros, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e seis anos de idade, com mandato de dois anos, admitida uma reconduo. c) o Ministro do Supremo Tribunal Federal exercer a funo de Ministro-Corregedor. d) os seus membros sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional. e) junto ao Conselho oficiaro o Procurador-Geral da Repblica e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

DAS FUNES ESSENCIAIS JUSTIA CF, ARTS. 127 a 135


Pgina 94

Direito Constitucional A CF, nos artigos 127 a 135 trata das chamadas funes essenciais Justia, que so as seguintes: Ministrio Pblico; Advocacia Pblica; Advocacia (privada); Defensoria Pblica. Passemos a ver cada uma delas. MINISTRIO PBLICO (ARTIGOS 127 a 130) Ao conceituar o Ministrio Pblico, o artigo 127 diz que ele instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindolhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. PRINCPIOS Unidade: o Ministrio Pblico deve ser visto como uma instituio nica, sendo a diviso existente meramente funcional. H um s chefe (no mbito do MPU o PGR; no mbito dos MPEs, o PGJ). Indivisibilidade: princpio que decorre do anterior. Por meio dele, possvel que um membro do MP substitua outro, dentro da mesma funo, pois quem exerce os atos no a pessoa do Promotor, e sim, a instituio Ministrio Pblico; Independncia funcional: os membros do MP no se submetem a qualquer poder hierrquico no exerccio de suas funes, podendo agir, da maneira que entender ser a melhor. Vale lembrar que a hierarquia existente diz
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes respeito somente a questes administrativas. O Ministrio Pblico composto pelo MPU (Ministrio Pblico da Unio) e o MPE (Ministrio Pblico dos Estados). GARANTIAS E VEDAES As garantias e vedaes do Ministrio Pblico seguem as mesmas regras j estudadas em relao ao Poder Judicirio. Apenas a ttulo de recordao, so garantias dos membros do MP: vitaliciedade; inamovibilidade; e irredutibilidade de subsdios.
COMPOSIO Procurador-Geral ** da Repblica ser Presidente CNMP o do

Membros do MPU, assegurada a representao de 04 cada uma das carreiras (MPF, indicados pelo MPT, MPM e MP respectivo MPDFT) 03 Membros do MP dos Estados indicados: 1 pelo STF e 1 pelo STJ indicados pelo Conselho Federal da OAB

02 Juzes

02 Advogados

Cidados (notrio indicados: 02 saber jurdico + 1 pelo SF + reputao ilibada) 1 pela CD Durao do mandato: 02 anos, admitida uma reconduo, salvo para o
Pgina 95

Direito Constitucional
corregedor (art. 130-A, 3, CF) Requisito da idade: no tem na CF Presidente: Repblica Procurador-Geral da

Prof. Cristiano Lopes Inviolabilidade no absoluta. Advogado responde por excessos cometidos no exerccio de suas funes. Segundo a jurisprudncia do STF, a inviolabilidade do advogado abrange os atos que caracterizariam os crimes de injria e difamao. Ficam de fora da inviolabilidade as condutas tipificadas como calnia e desacato. DEFENSORIA PBLICA (ARTIGOS 134 e 135) instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindolhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados (lembrar que o art. 5, inciso LXXIV diz que o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que necessitarem). No mbito municipal, no h Defensoria Pblica, Ministrio Pblico ou Poder Judicirio. A Defensoria Pblica regida pela LC 80/94, chamada de Lei Orgnica da Defensoria Pblica. Essa norma, atendendo o mandamento constitucional, prescreve normas gerais para sua organizao nos Estados. O ingresso na carreira dar-se- mediante aprovao em concurso pblico de provas + ttulos. A remunerao feita por meio de subsdios, na forma do art. 39, 4, da CF. Aos defensores pblicos tambm foi deferida a garantia da inamovibilidade, mas se proibiu o exerccio da advocacia fora das
Pgina 96

Corregedor: ser um dos membros do MP (ou do MPU ou dos MP dos Estados) Presidente do Conselho Federal da OAB atua no CNJ e no CNMP.

ADVOCACIA PBLICA (ARTIGOS 131 e 132) Nos artigos 131 e 132, a CF trata sobre a advocacia pblica. Diz-se que a Advocacia-Geral da Unio a instituio que, diretamente ou atravs de rgo vinculado, representa a Unio, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. * Chefia da AGU: exercia pelo Advogado Geral da Unio AGU, de livre nomeao pelo PR dentre cidados maiores de 35 anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada. Os membros da advocacia pblica sero remunerados por subsdio e adquirem estabilidade aps 3 anos de efetivo exerccio (no so vitalcios!). ADVOCACIA PRIVADA (ARTIGO 133) No artigo 133, a CF diz que o advogado indispensvel administrao da justia, sendo inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso.
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Direito Constitucional atribuies institucionais. s Defensorias Pblicas Estaduais so asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias e subordinao ao disposto no art. 99, 2.

Prof. Cristiano Lopes gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. DA SADE A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Diz o art. 197 serem de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. DA PREVIDNCIA SOCIAL A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral RGPS , de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; proteo maternidade, especialmente gestante;

DA ORDEM SOCIAL (CF, ARTS. 193 a 232)


DA SEGURIDADE SOCIAL (ARTS. 194 a 204) Segundo o art. 194 da CF, a seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Os objetivos da seguridade social so: universalidade da cobertura e do atendimento; uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; irredutibilidade do valor dos benefcios; equidade na forma de participao no custeio; diversidade da base de financiamento; carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Pgina

97

Direito Constitucional proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes. DA ASSISTNCIA SOCIAL Diz o art. 203 que a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social. DA EDUCAO, DA CULTURA E DO DESPORTO (ARTS. 205 a 217) DA EDUCAO Nos artigos 205 a 214, a Constituio trata especificamente sobre a educao, disciplinando os princpios e objetivos constitucionais, organizao dos sistemas de ensino e a respeito da aplicao obrigatria de recursos educao. Vejamos, ento, cada um desses assuntos: De incio, v-se que a Constituio dispe que a educao um direito de todos e um dever do Estado e da famlia. Ela visa o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. DA CULTURA
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes Segundo o art. 215, o Estado deve garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. Tambm h disposio no sentido da proteo s manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. DO DESPORTO dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e no-formais, como direito de cada um. Em relao ao desporto, devem ser observados os seguintes preceitos: a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associaes, quanto a sua organizao e funcionamento; a destinao de recursos pblicos para a promoo prioritria do desporto educacional e, em casos especficos, para a do desporto de alto rendimento; o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o noprofissional; a proteo e o incentivo s manifestaes desportivas de criao nacional. DA CINCIA E TECNOLOGIA (ARTS. 218 e 219)
Pgina 98

Direito Constitucional Diz o art. 218 que o Estado promover e incentivar o desenvolvimento cientfico, a pesquisa e a capacitao tecnolgicas. Faz-se a distino em duas espcies de pesquisa: a cientfica e a tecnolgica. A cientfica deve receber tratamento prioritrio do Estado, tendo em vista o bem pblico e o progresso das cincias. A tecnolgica deve se voltar preponderantemente para a soluo dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. Importante destacar que facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica. Esse dispositivo relevante por dois motivos: primeiro, por ser uma exceo proibio de vinculao de receita oramentria; segundo, por proibir a vinculao Unio e aos Municpios. DA COMUNICAO SOCIAL (ARTS. 220 a 224) Estabelece o art. 220 que a manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio. Em compasso com a liberdade de manifestao, o texto dispe que nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes plena liberdade de informao jornalstica em qualquer veculo de comunicao social, observado o disposto no art. 5, IV, V, X, XIII e XIV. H tambm a vedao a toda e qualquer censura de natureza poltica, ideolgica e artstica. Reforando a idia de que no existe direito absoluto e tambm a necessidade de harmonizao do texto constitucional, devemos lembrar que sempre devem ser respeitadas outras garantias constitucionais, entre as quais se incluem o direito de imagem, o direito de honra etc. Diz, ainda, a CF que compete lei federal: regular as diverses e espetculos pblicos, cabendo ao Poder Pblico informar sobre a natureza deles, as faixas etrias a que no se recomendem, locais e horrios em que sua apresentao se mostre inadequada; estabelecer os meios legais que garantam pessoa e famlia a possibilidade de se defenderem de programas ou programaes de rdio e televiso que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, prticas e servios que possam ser nocivos sade e ao meio ambiente. DO MEIO AMBIENTE (ART. 225)

Pgina

99

Direito Constitucional De incio, cabe relembrar que o direito ao meio ambiente equilibrado est entre os chamados direitos de terceira gerao, tambm conhecidos como direito de solidariedade. Segundo a norma constitucional, todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do
ESPAO HEBER VIEIRA
Rua Corredor do Bispo, 85, Boa Vista, Recife/PE F.: 3222-6231 www.espacohebervieira.com.br

Prof. Cristiano Lopes meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

Pgina

100

Potrebbero piacerti anche