Sei sulla pagina 1di 15

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

REFLEXES SOBRE O MODELO DO PROCESSO LINEAR DE COMUNICAO A PARTIR DE UMA CONCEPO PSESTRUTURALISTA DE LINGUAGEM1
Everaldo Pereira2 3 Universidade Metodista de So Paulo UMESP, So Bernardo do Campo, SP Resumo Este artigo apresenta reflexes sobre como o modelo linear de comunicao sofreu alteraes a partir de uma concepo ps-estruturalista de linguagem. O modelo clssico de comunicao linear revisto e remodelado no sentido de atender a comunicao como processo interativo entre sujeitos. O texto desenvolve-se a partir de uma reviso de literatura da rea da linguagem e do discurso, sobretudo da linha Francesa de anlise do discurso. O modelo proposto contempla atores do processo comunicativo em constante interao e que busca solues, sob a perspectiva da linguagem, para objees do modelo clssico, como a simplificao excessiva e o carter mecanicista. Palavras-chave Processo de comunicao; concepo dialgica da linguagem; anlise do discurso;

INTRODUO Vez por outra, lendo trabalhos de comunicao ou de administrao, nos deparvamos com uma representao grfica do processo de comunicao para ilustrlo em vrios temas interligados, desde tcnicas de negociao at os modernos meios de comunicao on-line. Imagens dessa sntese grfica podem ser obtidas com frequncia por meio do mecanismo de busca Google que retorna a busca processo de comunicao com cerca de 87.200 imagens4. No entanto essas imagens do processo apresentam, quase sempre, o modo linear de comunicao, de origem na engenharia e que nos parece mecnico demais para um processo to humano como a comunicao.

Trabalho apresentado no DT08 Estudos Interdisciplinares da Comunicao do XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste, realizado de 28 a 30 de junho de 2012. Mestrando em Comunicao pela Universidade Metodista de So Paulo (UMESP); Professor do Instituto Mau de Tecnologia (MAU) e da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), email: everaldo@maua.br
3 2

Orientao: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonalves. Doutora em Comunicao Social (UMESP) e Mestre em Lngua Portuguesa (PUC-SP). Docente do Curso de Publicidade e Propaganda (UMESP) e do Instituto Municipal de Ensino de So Caetano do Sul (IMES), email: bethmgoncalves@terra.com.br Disponvel em http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi. Acesso em 27.06.2011, s 09h. 1

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Essa questo comeou a encontrar eco por meio da concepo dialgica da linguagem, de Mikhail Bakhtin, com um sentido grfico muito interessante que passaremos a discutir a seguir. Neste artigo confrontaremos o modelo linear de comunicao, chamado de clssico por alguns autores, com um modelo interativo de comunicao, proposto a partir da concepo dialgica da linguagem de Bakhtin. O MODELO LINEAR DO PROCESSO DE COMUNICAO O modelo linear do processo de comunicao teve sua origem na engenharia, a partir dos estudos de transmisso de informao, consolidou os termos emissor, receptor, canal e mensagem e amplamente usado at o presente como um modelo de fcil assimilao. Um modelo que surgiu com o desenvolvimento dos meios eletrnicos de comunicao, principalmente o telgrafo, na segunda metade do sculo XIX. At ento a comunicao necessitava de um portador: a carta, o livro, a msica. A eletrnica, por sua vez, promoveu uma nova forma de se comunicar e promoveu novos relacionamentos. Com o desenvolvimento da eletrnica na indstria de comunicao de massa, de um modo geral, as empresas fomentaram estudos para a melhoria de desempenho dos processos de comunicao. Desses estudos, consolidou-se a pesquisa em comunicao, de linha americana, com forte cunho pragmtico que deu origem a um modelo de comunicao chamado de clssico por alguns autores:

Figura 1: o modelo clssico de comunicao Fonte: KOTLER, 2005, p. 536

A Cincia da Informao apresenta uma sntese do modelo, representada sem as unidades do cdigo e da codificao e expressando um feedback automatizado, conforme vemos na figura 2, e nada nesse modelo refere-se contexto, contedo nem mesmo nenhuma indicao de sujeito. Os prprios termos emissor e receptor remetem-nos ao processo eltrico, caracterstico do telefone e, embora consolidados em comunicao, no nos remetem aos sujeitos da ao.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Figura 2: Modelo da Teoria da Informao Fonte: LE COADIC, 2004, p. 10

A Teoria da Informao teve inicio com os estudos em comunicao de origem matemtica, como visto na figura 3, no qual a comunicao entendida como a transmisso linear de uma mensagem por um emissor para um receptor, para solucionar problemas de informao, como, por exemplo, de telecomunicaes. Representa um modelo mecnico e linear, til aos processos de informao, mas restrito para aplic-lo nos processos comunicacionais humanos.

Figura 3: Diagrama esquemtico para um sistema geral de comunicao Fonte: SHANNON-WEAVER, 1949, p. 34

As pesquisas em comunicao anteriores Teoria da Informao de ShanonWeaver (1949) antecipavam a ideia de causa-efeito e iniciaram-se no perodo da Grande Guerra, com a busca do Estado americano pela persuaso do pblico. Os pesquisadores iniciais procuravam estudar quais estmulos eram necessrios para se obter determinadas respostas, como, por exemplo, o apoio guerra. O seu modelo era uma simples relao de E R, influenciada pelos estudos de Psicologia Comportamental (Behavorismo) que despontavam e que, posteriormente, recebeu o nome de Teoria da Agulha Hipodrmica ou Bullet Theory, como descrito por Wolf (2005, p. 10):
A frmula que se desenvolve a partir da tradio de pesquisa tpica da teoria hipodrmica, salienta de fato - mas torna tambm implcito - um pressuposto muito slido que a bullet theory pelo contrrio, afirma explicitamente na descrio da sociedade de massa: o pressuposto de que a iniciativa seja exclusivamente do comunicador e os efeitos recaiam exclusivamente sobre o pblico.

Esse modelo de comunicao foi superado pelos estudos psicolgicos de laboratrio e os estudos sociolgicos de campo no perodo entre as guerras. As Cincias Sociais, de fato, eram oportunas para decompor o processo de comunicao em

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

unidades observveis dentro da sociedade de massa com o propsito de explicar como a ao funcionava, principalmente para os estudos da propaganda de massa:
O sistema de ao que distingue o comportamento humano deve ser decomposto, pela cincia psicolgica, em unidades compreensveis, diferenciveis e observveis. Na relao complexa que existe entre o organismo e o ambiente, o elemento crucial representado pelo estmulo; esse estmulo inclui os objetos e as condies exteriores ao sujeito, que produzem uma resposta. (WOLF, 2005, p. 8)

Durante a dcada de 1940 essas pesquisas geraram vrios modelos de comunicao, entre eles o modelo de Lasswell (figura 4) que, de certa maneira, retoma a ideia da agulha hipodrmica ao decompor o processo em unidades observveis para identificar quem / diz o qu / por meio de que canal / com que efeito. O efeito, entretanto era entendido em cada receptor, independentemente de suas relaes sociais. Laswell, de fato, como pesquisador com foco em propaganda, preocupado com as questes do efeito da comunicao, formou com Lazarsfeld, Merton e outros cientistas sociais o que convencionou-se chamar de Funcionalismo ou Mass Communication Research. As crticas so a de que esse paradigma no estudou o ato comunicacional na sua totalidade, como entende-se por meio dos estudos da Linguagem, pois concentrou seus esforos nos efeitos, ignorando tambm o papel do receptor como agente interativo do processo. Tambm podemos afirmar que o pesquisador tentou sistematizar com seu modelo, um processo que no esttico. (GUARALDO, 2007, p. 12)

Figura 4: representao grfica do modelo de Lasswell Fonte: GUARALDO, 2007, p. 11

Contrariando a Teoria da Agulha Hipodrmica, posteriormente o Modelo de Katz & Lazarsfeld, estabeleceu a ideia da comunicao em dois nveis ao introduzir o elemento do formador de opinio entre os meios de comunicao de massa e os indivduos da audincia. Os estudos de Lazarsfeld alteraram o modo pelo qual os tericos analisavam a sociedade, tida como uma massa isolada, e o papel do receptor, que era visto como passivo e influenciado diretamente. Nesta representao (figura 5) podemos observar o fenmeno radial em que a comunicao inserida e comeamos,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

gradativamente, a caminhar para um processo no-linear ao considerar o espao social em que o sujeito est inserido.

Figura 5: o fluxo de comunicao em dois nveis Fonte: KATZ e LAZARSFELD, 1955, p. 309

O espao social tambm aparece nos estudos de Wilbur Schramm (figura 6) que ampliou os modelos lineares estudados at ento ao introduzir os conceitos de campo de experincia e ampliar o conceito de codificao e decodificao.

Figura 6: representao dos campos de experincia Fonte: SCHRAMM, 1973, p. 43

Schramm coloca o sinal no meio de uma interseco que representa a interao entre os dois campos de experincia o que infere a idia de coparticipao dos sujeitos. Os estudos de Linguagem, com abordagens mais complexas, ampliaro essa noo de coparticipao tornando emissor e receptor incorporados um ao outro, como veremos adiante.

Figura 7: modelo de comunicao interpessoal Fonte: SCHRAMM, 1961, p. 5

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Entendemos, no entanto, que todos os modelos tratam de uma viso linear e funcionalista, fortemente influenciada pela pesquisa de comunicao de massa para uso empresarial ou estatal, em que se simplificam demais as relaes entre as unidades, sem contemplar diversos fatores, como por exemplo, o contexto, a produo dos textos, a construo de sentido ou o efeito da comunicao.
Os papis do comunicador e destinatrio surgem isolados, independentes das relaes sociais, situacionais e culturais em que os processos comunicativos se realizam, mas que o modelo em si no contempla: os efeitos dizem respeito a destinatrios atomizados, isolados (WOLF, 2005, p. 13)

Observamos que o emissor, pela representao grfica, est isolado do receptor, como se no considerasse as influncias deste j na produo da mensagem ou na escolha do canal pelo emissor. Parece-nos linear uma vez que o emissor o responsvel pelo incio da mensagem, pelo start e, mesmo considerando o feedback como uma retroalimentao, a representao grfica pode ser entendida como comeo / meio / fim. Claro que esse entendimento uma leitura superficial da representao grfica, mas que, por isso mesmo, gera a necessidade de uma comparao com outros modelos. Conforme comentado acima, o modelo linear de comunicao nos remete ao processo de transmisso da informao, ou seja, do um sobre o outro. Entendemos o processo de comunicao mais interativo, ou seja, do um com o outro. Os termos emissor, codificador, decodificador e receptor so apropriados ao modelo de transmisso de informao, mas parece-nos mecnico demais para representar um modelo de comunicao. mquina, processo, linha: um sistema fechado. Emissor ativo; receptor passivo. Codificar e decodificar parecem-nos relativos a um processo eletrnico, computacional, atpicos do processo humano, sem referncias s produes de sentido. linha reta, sem interao, sem o outro. As influncias sociais no modelo comunicacional foram abordadas por Riley & Riley (1977) ao apresentar um modelo linear (figura 8) no qual aparecem as estruturas sociais do emissor e do receptor; o sistema social e uma troca de mensagens simultneas. Neste caso as estruturas sociais so separadas, independentes e o que une os elementos o sistema social mais amplo, diferente da concepo ps-estruturalista da linguagem, na qual os interlocutores da comunicao esto agindo um com o outro, de forma mais integrada do que na representao proposta por Riley & Riley. A

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

mensagem visualizada como um elemento externo aos agentes da comunicao e s estruturas sociais.

Figura 8: a comunicao de massa e o sistema social Fonte: RILEY & RILEY, 1977, p.154

O processo de retroalimentao conhecido como feedback comea a ganhar contornos de dilogo, a partir do modelo mais interativo de comunicao proposto, entre outros, por DeFleur (1971, p. 130):

Figura 9: Componentes de um sistema geral para realizar o isomorfismo de significado Fonte: DEFLEUR, 1971, p.130

Pesquisas em comunicao paralelas e posteriores a teoria hipodrmica lanam uma luz sobre o modelo, principalmente no que se refere questo do contexto, como nos mostra Wolf (2005 p. 12):
A teoria dos meios de comunicao resultante dos estudos psicolgicos experimentais consiste, sobretudo, na reviso do processo comunicativo entendido como uma relao mecanicista e imediata entre estmulo e resposta, o que toma evidente, pela primeira vez na pesquisa sobre os mass media, a complexidade dos elementos que entram em jogo na relao entre emissor, mensagem e destinatrio. A abordagem deixa de ser global, incidindo sobre todo o universo dos meios de comunicao e passa a apontar, por um lado, para o estudo da sua eficcia persuasiva tima e, por outro, para a explicao do insucesso das tentativas de persuaso. Existe, de fato, uma oscilao entre a ideia de que possvel obter efeitos relevantes, se as mensagens forem adequadamente estruturadas e a certeza de que,
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

frequentemente, os efeitos que se procurava obter no foram conseguidos.

O canal um dos elementos no qual muitos dos pesquisadores em comunicao se debruam. Curiosamente o canal est fora de alguns modelos - chamados clssicos citados por alguns autores, como vimos anteriormente. Denominado meio de comunicao historicamente foi ligado ao transporte, antes do advento da eletricidade. As distncias eram ligadas por estradas e os sistemas de comunicao eram atrelados ao transporte, como o correio postal que utilizava cavalos. Aps o telgrafo e o telefone, o meio de comunicao passou a ter uma nova percepo perante seus usurios ao incorporar os grandes meios de massa, como a televiso, o rdio e o computador, que geraram uma comunicao mais dinmica.
Com o desenvolvimento da comunicao eltrica, iniciada com o telgrafo, no sculo XIX, surgiu uma percepo de mudana iminente e imediata. Os debates na mdia na segunda metade do sculo XX estimularam a reavaliao, tanto da inveno da impresso grfica quanto de todas as outras tecnologias que foram tratadas no princpio como maravilhas. (BRIGGS; BURKE, 2004, p. 21)

Alguns autores, como McLuhan (1964), focaram na centralidade da mdia, identificando e traando caractersticas especficas da produo e dos objetivos da mdia, independentemente dos usurios. Outros autores realam as questes sociais e no enfatizam as estruturas. Segundo Briggs e Burke (2004, p. 23) uma corrente acusa a outra de tratar pessoas comuns como passivas, objetos do impacto do letramento ou da computao. A acusao inversa tratar a mdia, inclusive a imprensa, como passiva, espelho da cultura e da sociedade, e no como agncia de comunicao transformando tanto uma quanto outra. Escudero (2011), estruturando seu pensamento sobre bases no desenvolvimento social, vai mais longe ao denomin-los meios de informao, uma vez que no constroem uma relao dialgica com a audincia:
Por qu seguimos hablando de medios de comunicacin sin tener en cuenta que La mayora de los medios no hacen comunicacin? Puede que informen o difundan, pero no comunican porque no estn en situacin de construir una relacin horizontal con las audiencias. (ESCUDERO, 2011, p.3)

Nosso entendimento de que estrutura e organizao interagem, influenciam-se mutuamente. Assim sugerimos um modelo visual sobreposto, onde os elementos do processo de comunicao so visualizados interligados, sobrepostos. Nesse arcabouo
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

terico de pesquisas sociais as relaes entre os elementos do processo j no apresentam uma linearidade to ntida, mas, ao contrrio, suscitam modelos mais complexos onde o efeito j no to direto em relao causa. Em seu artigo Teoria e Filosofia da Comunicao, Jensen nos coloca a questo do contexto como uma referncia no estudo da interao entre as unidades do modelo, segundo as abordagens das cincias humanas e sociais:
Diversos modelos de comunicao tm sido empregados desde os primrdios do campo como representaes simplificadas, mas heuristicamente teis, do domnio de estudo. Os termos emissorreceptor, mensagem e canal podem ser considerados relativamente unnimes, especialmente se considerarmos a reversibilidade dos papis e o feedback. No entanto, no que se refere ao contexto dessa interao, as abordagens das cincias humanas e sociais tendem concordncia. (JENSEN, 2008, p. 40)

A CONCEPO DIALGICA DA LINGUAGEM PARA UM ESTUDO DO PROCESSO INTERATIVO DE COMUNICAO Por um lado, se as teorias sociais lanavam luz sobre o processo de comunicao no que se refere fortemente ao contexto, a lingustica aparece, principalmente no psestruturalismo, como uma abordagem interessante em relao interao dos processos comunicativos. Ao contrrio do processo linear, com suas relaes de causa e efeito mecanizadas, o processo comunicativo analisado pela lingstica nos revela uma ao interativa. A comear pela teoria da enunciao, segundo a qual o enunciador nunca diz tudo; existem partes implcitas que esto no enunciado e outras informaes que ficam implcitas na enunciao, no contexto geral e por esta razo podem ter vrios significados (DUCROT, 1987). Emissor e receptor ao participarem nesse processo comunicativo, o fazem em um momento nico e nunca mais repetido. O mesmo texto entre os mesmos participantes do processo nunca ser igual em momentos posteriores. Dentro dos limites de um nico e mesmo enunciado, um texto pode ser reiterado (repetio, autocitao), porm, cada ocorrncia representa um novo fragmento de enunciado, pois sua posio e sua funo mudaram no todo do enunciado. Emissor e receptor surgem assim como enunciador e coenunciador, ambos partcipes do processo, tambm chamados de interlocutores, ligados um com o outro em um momento especfico, dialogando sempre, como nos explica Bakhtin. Segundo o autor, a interao verbal constitui a realidade fundamental da linguagem (BAKHTIN,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

1989). A alteridade define o ser humano, pois o outro imprescindvel para sua concepo: impossvel pensar no homem fora das relaes que o ligam ao outro. Todorov (1997, p. 10) ratifica: A vida dialgica por natureza. Viver significa participar de um dilogo, interrogar, escutar, responder, estar de acordo, etc.. Os falantes no dilogo se constroem e constroem juntos o texto e seus sentidos (BARROS, 1998).
Na concepo mais ampla de comunicao entre sujeitos que se constituem no dilogo e que se avaliam, necessrio repensar as noes de emissor e de receptor da comunicao. Emissor e receptor no podem ser a tomados como casas ou caixas vazias de emisso e recepo de mensagens. Precisam ser considerados como sujeitos plenos ou preenchidos, tanto por qualidades modais necessrias a suas competncias comunicativas, quanto por valores decorrentes das relaes com o extralingstico e com a sociedade. (BARROS, 1997, p. 32)

Partindo-se dessa concepo podemos entender que o modelo linear do processo comunicativo no representa com clareza o princpio dialgico da linguagem ao situar emissor e receptor como unidades distintas. Assim propomos lig-los visualmente, pois no importa apenas os efeitos da comunicao sobre o coencunciador, mas tambm os efeitos que as reaes do coencunciador produzem sobre o enunciador. A concepo dialgica da linguagem prope que todo o texto de um discurso est impregnado pelo discurso do outro, leva em conta o discurso do outro para constituir o seu. Assim um texto est no outro e no se caracteriza como um objeto. Por esta razo impossvel eliminar ou neutralizar nele a segunda conscincia, a conscincia de quem toma conhecimento dele (BAKHTIN, 1997). O enunciador, portanto, produz a linguagem dialogando com o coenunciador, mesmo que o texto seja escrito ou gravado. A produo da linguagem, o texto, resultado de uma criao ideolgica ou de uma enunciao, dentro de um contexto histrico, social, cultural, etc. Para Bakhtin (1997), o texto no existe fora da sociedade, s existe nela e para ela e no pode ser reduzido sua materialidade lingustica. Embora em vrios trabalhos o contexto seja introduzido nos modelos de comunicao, no h uma viso clara de sua atuao no processo comunicativo. Jakobson define uma viso mais ampla da linguagem, ratificando a questo do espao e do tempo no processo:
Uma viso compreensiva da simetria dinmica da lngua, implicando as coordenadas de espao e tempo deve substituir o modelo tradicional das descries arbitrariamente limitadas ao aspecto esttico. (JAKOBSON, 1995, p. 79).

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

De um lado a produo de linguagem por um enunciador e do outro lado a produo de sentido por um coenunciador esto ligados por vrios conceitos interativos, entre eles o entendimento do ethos na anlise de discurso. J na retrica aristotlica os conceitos de ethos, pthos e logos, aparecem com um aspecto interativo ao considerar, respectivamente, o carter do orador perante os ouvintes, o entendimento do orador para com as caractersticas da platia e as idias do discurso. Posteriormente o conceito interativo de ethos ser ampliado por Maingueneau (2005) ao lig-lo enunciao, produzindo um entendimento de assimilao e incorporao pelas partes envolvidas no processo comunicativo. Outro conceito interativo na produo do texto e na construo de sentido a teoria polifnica da linguagem, segundo a qual a produo e o sentido de um texto, de um discurso, s possvel mediante referncia a outros textos, a outras vozes, com os quais est sempre em confronto, em dilogo; o importante sobretudo a manifestao das diferentes vozes (SCHNAIDERMAN, 1997). Nesse caso, produzir um texto mais que codific-lo, o enunciador dialogar com diferentes textos e com o outro; mais que decodific-lo, o coenunciador interagir com a produo do texto, criar sentido a partir da enunciao, do contexto, do ethos discursivo. A mensagem texto, e no apenas texto escrito, aquele que digitamos nos processadores de texto, mas todo objeto significante, segundo Bakhtin (1997). O texto dialoga com outros textos e, nesse sentido, no h texto primeiro. Causa e efeito interagem, assim como interagem texto, forma do texto e meio de comunicao. A interao inerente ao processo de comunicao, embora, como vimos nos diversos modelos lineares, seja comum a separao entre emissor e destinatrio. No sculo XXI, com a digitalizao crescente, a interao ganhou dimenses profundas a ponto de tornar-se objeto de vrios ramos de estudos, entre eles o da semitica sincrtica. Verbal ou visual, escrito ou falado, dinmico ou esttico, o texto assume diferentes formas para inmeros significados. ALGUMAS CONSIDERAES A partir dessa concepo ps-estruturalista de linguagem, revisamos e remodelamos o processo linear de comunicao, com o objetivo de expor ao debate, no sentido de atender a comunicao como um processo interativo entre sujeitos. O modelo proposto contempla atores do processo comunicativo em constante interao:

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Figura 10: nossa proposta de modelo do processo interativo de comunicao. Podemos elencar sete elementos do processo interativo de comunicao, utilizando como base os conceitos de Charadeau e Maingueneau (2006): Enunciao Processo de reformulao de um enunciado por meio do qual ele posto em funcionamento, surgindo como uma de suas possveis formas de atualizao. O enunciado a unidade constitutiva do discurso que nunca se repete da mesma maneira, j que a sua funo enunciativa muda de acordo com as condies de produo. Contexto Envolve a situao comunicativa externa em que o texto produzido, indo alm do que dito e escrito. Enunciador e Coenunciador (Interlocutores) Sujeitos partcipes do processo de comunicao. No se pode falar em iniciador uma vez que o processo discursivo dialgico por natureza e, neste caso, traduz-se em uma representao grfica sobreposta, de interao entre sujeitos. O sujeito constitudo a partir relao com o outro, nunca sendo fonte nica do sentido, tampouco elemento onde se origina o discurso. Produo de linguagem dialgica, considera o outro e afetada pelo outro; polifnica; faz referncias a outros textos, outras vozes. Construo de sentido O sentido construdo mediante as referncias enunciao, ao ethos, ao processo discursivo. O sentido de uma palavra, expresso, proposio no existe em si mesmo, s pode ser constitudo em referncia s condies de produo de um determinado enunciado, uma vez que
12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

muda de acordo com a formao ideolgica de quem o (re)produz, bem como de quem o interpreta (CHARADEAU e MAIGUENEAU, 2006). Meio entende-se por meio, neste caso, a estrutura interativa na qual se realiza o processo de comunicao. Texto - Unidade de anlise do discurso que, enquanto tal, uma superfcie lingstica fechada em si mesma (tem comeo, meio e fim). Segundo a concepo dialgica da linguagem nada pode ser inteiramente novo e nada pode ser inteiramente redundante. Os blocos dispostos no modelo clssico de comunicao nos remetem a um processo linear, enquanto as setas indicam um caminho fixo. O feedback lembra-nos retroalimentao, emissor nos d a impresso de personagem primeiro e receptor de ltimo. Mesmo considerando o efeito de interdependncia de ao e reao, proposto por Berlo (2003) o modelo de comunicao ainda nos parece linear. Ressaltamos o pensamento de Galindo (2002, p. 52) quando considera a possibilidade de uma aproximao total de uma pessoa com outra, garantindo com isto a capacidade de antecipar, predizer e comportar-se com as necessidades conjuntas desta pessoa e do outro, portanto em uma sintonia que sobrepe emissor/receptor;. nessa sobreposio que a concepo de comunicao de Bakhtin nos concede solues, sob a perspectiva da linguagem, que resolvem objees do modelo clssico, como a simplificao excessiva; o conceito linear; e o carter mecanicista: a interao entre locutores o princpio fundador da linguagem; o sentido depende da relao entre sujeitos; a intersubjetividade anterior a subjetividade (BARROS, 1997, p. 28). O modelo proposto um estudo preliminar que visa expor ao debate a sntese do processo de comunicao como instrumento didtico. Se por um lado, so consolidados os termos do modelo clssico, por outro lado temos a base terica para repensar a representao grfica por meio da concepo dialgica da linguagem. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2 ed., 1997. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuies de Bakhtin s teorias do discurso. In: BERLO, David K. O processo de comunicao: introduo teoria e prtica. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo, e construo do sentido. Campinas: Unicamp, 1997. BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma histria social da mdia. Rio de Janeiro, Zahar, 2004. CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique (orgs.). Dicionrio de anlise do discurso. So Paulo: Contexto, 2006 DEFLEUR, Melvin L. Teorias da comunicao de massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987. ESCUDERO, Manuel Chaparro. Comunicacin para el empoderamiento y comunicacin ecosocial. La creacin de nuevos imaginarios y polticas pblicas. Disponvel em: www.scribd.com/Comunicacion-para-el-empoderamiento-Manuel-Chaparro. Acesso em 28.06.2011. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. 4ed. So Paulo: Martins Fontes, 1987. GALINDO, Daniel. Propaganda inteira e ativa. So Paulo: Contexto, 2002. GUARALDO, Tamara de Souza Brando. Aspectos da pesquisa norte-americana em comunicao. 2007. Disponvel em http://www.bocc.ubi.pt/pag/guaraldo-tamara-aspectos-dapesquisa.pdf. Acesso em 27.06.2011. JAKOBSON, Roman. Lingustica e comunicao. Traduo de Izidoro Blikstein e Jos Paulo Paes. 20 ed., So Paulo: Cultrix, 1995. ______. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, Jos Luiz (orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. So Paulo: Edusp, 1994. JENSEN, Klaus Bruhn. Teoria e filosofia da comunicao. Matrizes. So Paulo: USP [a 2], n. 1, p. 31 a 47, 2008. KATZ, E., LAZARSFELD, P. Personal influence, New York: The Free Press, 1955. KOTLER, Philip. Administrao de marketing. 12 ed., So Paulo: Prentice Hall, 2005. LASSWELL, H.D. A estrutura e a funo da comunicao na sociedade. In: COHN, G. Comunicao e indstria cultural. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo Companhia Editora Nacional, 1977. p.105-117 LAZARSFELD, P.F., BERELSON, B. & GAUDET, H. The peoples choice: how the voter makes up his mind in a presidential campaign. New York: Columbia University Press, 1944. LE COADIC, Yves-Franois. A cincia da informao. 2 ed. Brasilia: Briquet de Lemos/Livros, 2004. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicao como extenses do homem. So Paulo: Cultrix, 1964. ORLANDI, Eni. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. PCHEUX, M. Anlise Automtica do Discurso (1969). In: GADET F.; HAK, T. (Orgs.) Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Trad. de Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 1990.
14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

RILEY Jr., John W., e RILEY, Matilda White. A comunicao de massa e o sistema social. In: COHN, G. Comunicao e indstria cultural. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo Companhia Editora Nacional, 1977. p.118-154 SCHNAIDERMAN, Boris. Bakhtin 40 graus (uma experincia brasileira). In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo, e construo do sentido. Campinas: Unicamp, 1997. SCHRAMM, Wilbur. Men, messages and media: a look at human communication. New York: Herper & Row, 1973. SCHRAMM, Wilbur. How communication works: the process and effects of mass communication. Urbana: University of Illinois Press, 1961. SHANNON, C.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press,1949. SOUZA, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. So Paulo: Brasiliense, 1995. TODOROV, Tzvetan. Introduo. In: BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1997. WOLF, Mauro. Teorias das comunicaes de massa. 2. Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2005.

15

Potrebbero piacerti anche