Sei sulla pagina 1di 27

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN DEPARTAMENTO ACADMICO DE MECNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL MECNICA

BRUNO CSAR MOREIRA CARLOS EDUARDO LINZMEYER DE BRITO FERNANDO MASSARU IIDA MARCOS VINCIUS JACOMETO HILLEBRAND

TRANSFORMADORES

RELATRIO EXPERIMENTAL

CURITIBA 2010

BRUNO CSAR MOREIRA CARLOS EDUARDO LINZMEYER DE BRITO FERNANDO MASSARU IIDA MARCOS VINICIUS JACOMETO HILLEBRAND

TRANSFORMADORES

Relatrio apresentado discilpina de Eletrotcnica do curso de Engenharia Industrial Mecnica da Universidade Tecnolgica do Paran (UTFPR). Professor: GELSON ROBERTO MARA

CURITIBA 2010

RESUMO

Esse relatrio tem como objetivo determinar atravs de ensaios os parmetros de um tranformador modelado no domnio da frequncia. Para tal feito sero utilizados dois ensaios: em vazio e em curo circuito. Os ensaios tiveram objetivo de medir grandezas como tenso, potncia e corrente, tratadas fasorialmente, para posterior anlise matemtica e determinao de seus parmetros. Em adendo ser realizada uma anlise do funcionamento do tranformador para carga mxima, informada pelo fabricante do tranformador. Palavraschave : Tranformador, ensaio em vazio, ensaio de curtocircuito, parmetros.

SUMRIO

1 INTRODUO ................................................................................................. 4 2 TRANSFORMADOR .........................................................................................5 2.1 FUNCIONAMENTO DE UM TRANFORMADOR............................6 2.2 PERDAS EM UM TRANFORMADOR REAL...................................8 2.3 CIRCUITO EQUIVALENTE DE UM TRANFORMADOR...............9 2.4 FATOR DE POTNCIA E RELAO DE TRANFORMAO.....11 3 ENSAIO EM VAZIO..........................................................................................12 3.1 PROCEDEIMENTO EXPERIMETAL................................................12

3.2 ANLISE MATEMTICA..................................................................16 3.3 RESUMO DE RESULTADOS.............................................................17 4 ENSAIO EM CURTO CIRCUITO......................................................................18 4.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL................................................18 4.2 ANLISE MATEMTICA..................................................................20 4.3 RESUMO DE RESULTADOS.............................................................22 5 TRANFORMADOR EM CARGA MXIMA....................................................23 6 CONCLUSO ....................................................................................................25 7 REFERNCIAS .................................................................................................27

INTRODUO
O tranformador um equipamento eltrico que tranforma valores de tenso e corrente mantendo constante a frequncia. O tranformador hoje um dos equipamentos eltricos mais conhecidos e utilizados no mundo moderno, tanto em escalas industriais como domsticas. O objetivo desse relatrio utilizar um modelo existente para o tranformador ee medir experimentalemte, atravs de ensaios os parmetros que podem descrever tal equipamento matematicamente. Dois ensaios foram realizados, o ensaio em vazio e o ensaio em curto circuito. O ensaio em vazio consiste em aplicar uma tenso varivel no primrio, atravs de tal anlise possvel determinar os parmetros relacionados ao ncleo do tranformador. O ensaio em vazio, como o prpio nome sugere, consiste em curtocircuitar o tranformador de tal forma que se aplicado uma tenso at que a corrente que circula pelos

enrolamentos seja semelhante a nominal. A partir desse ensaio possvel inferir os valores dos parmetros relativos aos enrolamentos primrios e secundrios. Nesse realtrio alm de detalhar o porcesso experimental envolvido, com o objetivo de tornar possvel sua reproduo, ser mostrado a teoria e desnvolvimento matemtico necessrio para determinao dos valores desejados. Uma anlise do circuito ser feita, supondo o tranformador em carga mxima, apenas em nvel terico.

DESENVOLVIMENTO
O transformador um equipamento eltrico que tranforma valores de corrente e tenso mantendo constante a frequncia. Deve-se ressaltar o fato de que o tranformador classificado como um equipamento eltrico e no uma mquina eltrica. Tal equipamento eltrico composto, basicamente, de um ncleo e duas bobinas, denominadas de enrolamento primrio e secundrio. O ncleo feito pela sobreposio de vrias placas de material ferro magntico, de tal maneiras que as placas fiquem eletricamente isoladas entre si. Tal isolamento criado atravs da criao de uma fina pelcula de xido, e tem como objetivo a reduo das pedas enegticas. Outro fato interessante que deve ser ressaltado diviso das placas em dois perfis: perfil I e perfil U.

Dentro do prpio ncleo existe uma nomenclatura bsica de suas partes que est representada na figura que se segue:

Figura 1 Esquemtico de um tranformador Fonte: Adapatado de um trabalho acadmico feito para CEPA, USP. Outras partes importantes do tranformador so suas bobinas, tanto a primria como a secundria. Basicamente as bobinas so compostas por um enrolamento de fios de cobre de altssima pureza isoladas por verniz. Abaixo segue um exemplo de uma bobina:

Figura 2 bobina real Fonte: Material disponibilizado para download pela 3bscientifc Como est se considerando uma bobina real para anlise do circuito do transformador podemos modela-la como um resistor em srie com um indutor. Caso fosse escolhida tratar com bobinas idealizadas seria utilizado apenas um indutor. Ser convencionado que a partir de agora, tanto para modelamento quanto para anlise matemtica do tranformador, a bobina primria e a secundria sero respectivamente referenciadas pelos nmeros 1 e 2.

FUNCIONAMENTO DE UM TRANFORMADOR

O funcionamento de um tranformador pode ser explicando pela seguinte sequncia de acontecimentos: Aplica-se uma tenso alternada v1 <volt> no enrolamento primrio. Surge uma corrente alternada i1 <ampre> na bobina primria. Surge um campo eletromagntico H <ampre.espira/metro>, que envolve todo o transformador. O campo H orienta os domnios do ncleos. Os domnios so os tomos polarizados. Com os domnios os domnios organizados surge um fluxo magntico <webber/m> de campo magntico <webber>. O fluxo magntico induz a tenso alternada e2<volt> no enrolamento secundrio, segundo a segguinte frmula:

Quadro 1 Equao que descreve o a tenso alternada induzida no enrolamento secundrio Fonte: Autoria Prpia Ao se ligar uma carga no secundrio surge uma corrente alternada i2 <ampre> e e2<volt> passa a ser a tenso alternada v2 <volt> com .

Figura 3 Representao da orientao dos domnios do ncleo

Fonte: Modificado do original cedido para download pela 3bscientific

PERDAS EM UM TRANFORMADOR REAL


Como o tranformador anlisado um tranformador real, e no idealizado, necessrio quantificar as perdas energticas que ocorrem para posterior anlise matemtica. Pode se caracterizar perdas de potncias por quatro fatores principais: correntes parasitas, histerese magntica, efeito Joule e por disperso de fluxo. Correntes parasitas ou como tambm so denominadas correntes de foucoult so correntes que so induzidas pela variao do fluxo de campo magntico <webber> no materal do ncleo, que tem propiedades de condutor eltrico. Uma das possveis medidas que podem ser tomadas para evitar essas perdas a utilizao de um pacote de chapas reais eltricamente isoladas ao invs de um bloco nico para o ncleo do transformador. Outras percas que envolvem fluxo magntico so as percas por dispeso de fluxo, que como o prpio nome sugere trata das percas provinientes da disperso do fluxo magntico. Essa disperso ocorre de maneira mais intensa entre as espiras e nos cantos vivos do ncleo. Talvez umas das perdas mais facilmentes obsevadas nas prticas seja as perdas por efeito Joule. Tais perdas so resultado da resistncia imposta pelos condutores passagem de corrente, e resultam principalmente no aumento da temperatura do condutor, o que justifica o fato do tranformador esquentar aps uso prolongado. Pode-se quentificar as perdas por efeito Joule pela seguinte equao:

Quadro 2 perdas decorrentes do efeito joule. Fonte: Autoria prpia O ltimo tipo de perda considerado a perca por histerese magntica. Essa perda causada pela combinao de dois fatores, ou seja, pela aplicao de tenso alternada e pela desorientao dos domnios magnticos do ncleo. De maneira bem simples podemos exlpicar essa perca fazendo uso da seguinte figura:

Figura 4 Esquemtica da perda por histerese magntica Fonte: Autoria Prpia

Sabe-se que a tenso varia de forma senoidal, de maneira anteriormente citada, acaba por produzir um campo magntico , e esse campo acaba por ter uma natureza variante no tempo tambm. Quando o campo invertido alguns domnios do ncleo acabam por se reorientar, criando uma desordem nos domnios. necessrio um gasto enegtico para reorganizar esse domnios, e justamente a essa enegia que chamado de perdas por histerese magntica.

2.3

CIRCUITO EQUIVALENTE DE UM TRANFORMADOR

O circuito equivalente de um tranformador correponde a um modelamento da realidade para facilitar a sua manipulao matemtica. Abaixo temos ums representao de um tranformador real e a relao de seus parmetros.

Figura 5 Circuito equivalente de um tranformador Fonte: Modificado do original apresentado em trabalho acadmico apresentado na UNICAMP R1: Resistncia hmica do enrolamento primrio jX1: Reatncia de disperso de fluxo do enrolamento primrio R2: Resistncia hmica do enrolamento secundri o jX2: Reatncia de disperso de fluxo do enrolamento secundrio Rp: Resistncia hmica que caracteriza as perdas por correntes parisitas e histerese megntica jX : Reatncia de magnetizao do tranformador Caso fosse considerado um tranformador ideal, ou seja formado com bobinas ideais poderamos apenas considerar a parte acima destacada como ideal. O objetivo desse ensaio experimental determinar justamente os parmetros de um tranformador para fazer uma posterior nalise do desempenho do rendimento. Para consiguir determinar o valor de um parmetro utilizada a medio dos valores de gradezas abaixo definidas atravs de ensaios. Ser utilizada as seguintes convenes : letra maiscula siguinifica grandeza constante no tempo e letra minscula representa grandezas alternadas no tempo; sempre que uma grandeza for seguida do smbolo siguinifica que uma grandeza fasorial; est sendo considerado o domnio da frequncia e no no domnio do tempo.

Figura 6 grandezas em um circuito equivalente de um tranformador Fonte: Modificado do original apresentado em trabalho acadmico apresentado na UNICAMP I1: Corrente que passa pelo primrio do transformador I2: Corrente que passa pelo secundrio do tranformador I0: Corrente de exitao I1: Corrente de derivao Ip: Corrente necessria para suprir as percas do tranformador I : Corrente de magnetizao V1: Tenso aplicada no primrio V2: Tenso aplicada na carga E1: Tenso contra eletromotriz E2: Fora eletromotriz induzida

2.4

FATOR DE POTNCIA E RELAO DE TRANFORMAO

Nesse ponto necessrio a introduo de conceitos fundamentais que servem para ajudar a descrever o transformador de maneira mais completa. O primeiro de todos a relao de tranformao, denominado pela letra grega e pode ser definido por qualquer uma das seguintes relaes:

Quadro 3 Valores possveis para definir a relao de tranformao Fonte: Autoria Prpia O segundo o fator de potncia que indicado pela sigla FP e definido pelas seguintes relaes:

Quadro 4 Frmula para calcular o fator de potncia

Fonte: Autoria Prpia Para melhor compreender o fator de potncia necessrio entrar no estudo da potncia levando em considerao sua natureza fasorial, logo necessrio estudar o grfico fasorial da potncia, que se segue abaixo:

Figura 7 Grfico fasorial da potncia Fonte: Autoria prpia Logo, percebe-se que o ngulo entre as potncias e pode ser fisicamente interpretado como o atraso da potncia em relao a corrente.

ENSAIO EM VAZIO
O ensaio em vazio um dos dois ensaios que sero realizados e tem como principal caracterstica, justificando o nome, a ausncia de uma carga no secundrio do tranformador. A ausncia de uma carga soberana no tranformador ter como principal efeito a corrente de derivao ser considerada nula, de tal forma que o que ocorre no secundrio do tranformador pode ser inclusive desconsiderado para anlise matemticamente e a corrente I0 considerada igual a corrente que passa pelo primrio. Nesse ensaio possvel calcular os valores do Fator de potncia FP, e os parmetros relacionados a parte do ncleo; Rp e jX.

3.1

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O procedimetno que ser utilizado nesse ensaio consiste em medir empiricamente dados de algumas grandezas do tranformador para posterior anlise matemtica e determinao dos parmetros. Primeiramente necessrio uma sucinta descrio dos equipamentos eltricos utilizados nessse ensaio afim de poder permitir uma possvel reproduo dos testes nas condies mais semelhantes possveis. Abaixo segue uma tabela com a lista dos equipamentos utilizados seguidos de uma sucinta descrio: Tipo de equipamento Multmetro Multmetro Watmetro Varivolt Tranformador Identificao A1 V1 W1 Representao no esquemtico Descrio sucinta Mutlimetro digital da marca Merco modelo DM9208, com nmero marcado 65 Mutlimetro digital da marca Merco modelo DM9208, com nmero marcado 69 Watmetro analgico com nmero de indentificao 03 Varivolt de sada 0 240V, mas informaes mostrados na figura que se segue Tranformador indentificado por C4, mais dados, observar figura abaixo 10 cabos vermelhos simples.

Representao no esquemtico Cabos Representao de esquemtico Quadro 5 descrio dos equipamentos utilizados no ensaio em vazio Fonte: Autoria prpia

Figura 8 foto retirado do varivolt utilizado Fonte: Autoria prpia

Figura 9 foto retirado do tranformador utilizado Fonte: Autoria prpia

Figura 10 valores nominais do tranformador em questo Fonte: Autoria prpia

Figura 11 multmetro e watmetro utilizados no experimento

Fonte: Autoria prpia Com os equipametos supracitados possvel montar o seguine esquemtico da montagem:

Figura 12 esquemtico do esnsaio em vazio Fonte: Autoria prpia Com o cicuito montado e conferido , ligam-se os terminais na bancada de maneira a entrar no varivolt, uma tenso de 220V, recomenda-se zerar o varivolt antes de ligar o circuito. Utilizando o varivolt aplica-se tenso no enrolamento de menor tenso do tranformados deixando o enrolamento de maior tenso aberto. A tenso vai aumentando at atingir o valor de 220V marcado em V1. As grandezas obtidas em V1, I1 e W1, so respectivamente, V1, I0 e P0, que estaro representados na seo 3.2 (Anlise matemtica). Outro fator importante o circuito equivalente do ensaio em vazio, no qual todos procedimentos matemticas sero baseados. Segue-se o circuito equivalente do tranformador para o ensaio em vazio, abaixo:

Figura 13 circuito equivalente do ensaio em vazio Fonte: Autoria prpia Percebe-se que o modelamento do circuito equivalente para esse ensaio consiste apenas na parte equivalente ao ncleo. Logo, por isso que nesse ensaio pode-se determinar apenas os parmetros a ele referente.

3.2

ANLISE MATEMTICA

Como j foi anteriormente resslatado, o ensaio em vazio visa obter os parmteros Rp e jX e o fator de potncia FP. Para obter esses parmteros necessio calcular os valores de I0, Ip e I. Os valores medidos atravs do ensaio em vazio so os valores de V1 (medido em V1), I0 (medido em em I1) e P0 (medido em W1), que esto representados na tabela abaixo: Grandeza Valor I0 1,13A V1 220V P0 35W Quadro 6 Valores das gradezas medidas no ensaio em vazio Fonte: Autoria prpia A partir dos valores dessas grandezas supracitadas podemos encontrar o fator de potncia FP e valor do ngulo , atravs de equaes supracitaddas:

Quadro 7 Clculo do fator de potncia e do mgulo Fonte: Autoria prpia Outro fator importante que necessrio desenvlover, de maneira anloga ao grfico fasorial da potncia, a relao fasorial entre I0, Ip e I, demonstrada na figura abaixo e calculado pelas seguintes equaes:

Figura 14 Grfico fasorial da corrente Fonte: Autoria prpia

Quadro 8 Clculo dos parmetros Rp e jX Fonte: Autoria prpia

3.3

RESUMO DE RESULTADOS

Como todo o objetivo do ensaio determinar os parmetros do tranformador, podemos atravs desse retirar os seguintes dados: Parmetro Valor Rp 1383,5 jX J196,6 Quadro 9 Resumo dos resultados obtidos no ensaio em vazio Fonte: Autorio prpia

ENSAIO EM CURTO CIRCUITO


Como o prpio nome sugere o ensaio de curto circuito consiste em curtocirciutar o secundrio do tranformador e analisar os efeitos dessa ao. Esse ensaio tem como objetivo analisar as perdas por efeito Joule, alm de obter informaes sobre os parmetros relacionados aos enrolamentos primrio e secundrio: R1, R2, jX1 e jX2.

4.1

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

De maneira anloga ao que acontece no ensaio em vazio haver um procedimento para o ensaio de curto circuito com o objetivo de possibilitar sua reproduo. Abaixo segue uma tabela com todos os equipamentos eltricos utilizados. Tipo de equipamento Multmetro Multmetro Multmetro Watmetro Varivolt Tranformador Identificao A1 V1 R1 W1 Representao no esquemtico Descrio sucinta Mutlimetro digital da marca Merco modelo DM9208, com nmero marcado 65 Mutlimetro digital da marca Merco modelo DM9208, com nmero marcado 69 Mutlimetro digital da marca Merco modelo DM9208, com nmero marcado 08 Watmetro analgico com nmero de indentificao 03 Varivolt de sada 0 240V, mas informaes mostrados na figura que se segue Tranformador indentificado por C4, mais dados, observar figura abaixo 20 cabos vermelhos simples.

Representao no esquemtico Cabos Representao de esquemtico Quadro 10 descrio dos equipamentos utilizados no ensaio em vazio Fonte: Autoria prpia

Como possvel perceber, utilizado um multmetro a mais que o ensaio em vazio, isso explicado pelo fato de esse ensaio necessitar um procedimento a mais, que ser posteriormente explicado. Os dados do para os demais componentes so os mesmo referenciados na seo 3.1. Abaixo segue um esquemtico do circuito montado para o ensaio em vazio, e uma imagem da montagem real desse ensaio:

Figura 15 esquemtico para o ensaio em curtocircuito Fonte: Autoria prpia

Figura 16 foto da montagem do esquema para montagem do curto circuito Fonte: Autoria prpia Segue-se o procedimento abaixo para realizar as medies das gradezas no ensaio em vazio: Curto circuitar o enrolamento secundrio, aplicar uma tenso no enrolamento secundrio, vagarosamente, at que a corrente que circula pelo primrio atinja o valor nominal, calculado pelos dados na placa do transformador.

Com esse procedimento possvel medir Vcc, Inom e Pcc respectivemente em V1, A1 e W1, no entanto necessrio mais procedimento para poder se calcular matematicamente os valores dos parmetros desejados. Tal procedimento consiste na determinao direta do valor de R1 atravs de uma medida com o multmetro R1 nos terminais H1 e H4 obtendo o valor mostrado na seo 4.2. Com tais dados possvel calcular todos os parmetros restantes, no entanto para tal feito necessrio analisar o circuito equivalente para o ensaio de curto circuito, conforme mostrado abaixo.

Figura 17 Circuito equivalente do ensaio de curto-circuito Fonte: Autoria prpia

4.2

ANLISE MATEMTICA

O ensaio em curto circuito acontece com o tranformador curtocircuitadoem condies nominais. Esse ensaio permite obter todos os parmetros do tranformador que no foram obtidos pelo ensaio em vazio, ou seja: R1, R2, jX1 e jX2. Primeiramente necessrio determinar a a corrente nominal, que pode ser feitra atravs do seguinte raciocneo, todos os dados mostrados foram retirados da placa do tranformador:

Quadro 11 Clculo da corrente nominal para o enrolamento primrio Fonte; Autoria prpia

As grandezas que so empiricamente observadas so as seguintes: em V1 tem-se Vcc (tenso de curto circuito para valor nominal de corrente), em A1 tem-se Inominal e em W1 temos Pcc (potncia de curtocircuito para valor nominal I1. OS valores encontrados esto demonstrados na tabela abaixo: Grandeza Valor Inominal 4,54A Vcc 9V Pcc 43W Quadro 12 Resultado da medio do ensaiode curtocircuito Fonte: Autoria prpia Primeiramente ser calculador os valores das resistncias hmicas para os enrolamentos primrios e secundrios, R1 e R2, para tal outro procedimento ser necessrio. Como j foi previamante citado na seo 4.1, o valor da resistncia R1 diretamente medido de valor:

Quadro 13 Resistncia do enrolamento primrio Fonte: Autoria prpia Com o valor de R1 determinado, pode-se determinar R2 atravs da potncia dissipada Pcc. Sendo Rt a resistncia de ambos os enrolamentos tem-se o seguinte raciocneo para encontrar o valor de R2.

Quadro 14 Clculo da resistncia do enrolamento secundrio Fonte: Autoria prpia Os valores encontrados para R1 e R2, no entanto, no representam a realidade e por isso necessitam de uma correo. Isso ocorre pois o multmetro utilizado mede valores para conrrente contnua e no caso utlilizado corrente alternada, outro fator tambm a temperatura em que a medio ocorre diferente das condies de trabalho do transfomador. Pode-se fazer uma simplificao de todos os fatores previamante mencionados e fazer uma correo multiplicando os vlores encontrados pelo fator 1,2, dessa maneira, tem-se:

Quadro 15 Valores reais das resistncias hmicas para os enrolamentos primrio e secundrio Fonte: Autoria prpia

Com R1 e R2 determinados pode-se partir para o clculo dos parmetros jX1 e jX2. Para tal feito ser utilizado a seguinte simplificao e ento seguir o seguinte raciocneo:

Quadro 16 Clculo das reatncias magnticas para ambos os enrolamentos Fonte: Autoria prpia

4.3 RESUMO DOS RESULTADOS


Pode se resumir os resultados desse ensaio de curto circuito na seguinte tabela: Parmetro Valor R1 1,08 R2 1,44 jX1 0,68 jX2 0,68 Quadro 17 Resumo dos resultados obtidos no ensaio de curtocircuito Fonte: Autoria prpia

TRANFORMADOR EM CARGA MXIMA


Essa seo tem como objetivo simular matematicamente o funcionamento de um tranformador, nesse caso o anlisado nesse relatrio, para a situao de carga mxima. Para isso ser considerado a seguinte carga Zl que consome 1KVA de potncia no seguinte circuito equivalente de um tranformador:

Figura 18 Circuito equivalente de um tranformador em carga mxima Fonte: Autoria prpia Conhece-se da carga seu ngulo , ento possvel calcular, atravs do circuito acima, supondo a perca no secundrio, V2, igual a 2V, oa parmetros da carga, junto com a corrente I2, que circula pela carga e pelo secundrio do tranformador.

Quadro 18 Clculo da impedncia do carga colocada Fonte: Autoria prpia Como = 30 ento podemos escrever impedncia da carga com uma soma da resistncia hmica e da reatncia magntica:

Quadro 19 Clculo dos parmetros da carga Fonte: Autoria prpia

Agora pode-se calcular a impedncia total equivalente ao secundrio e a carga e consequantemente calcular o ngulo e corrente, como grandeza fasorial, seguindo o seguinte raciocneo.

Quadro 20 Clculo das grandezas fasrorias para carga mxima Fonte: Autoria prpia

CONCLUSO
O objetivo desse relatrio era atravs de dois ensaios determinar os valores dos parmetros de um tranformador no domino da frequncia. Para isso foi desenvolvido toda uma teoria em cima do tranformador e de circuitos de corrente alternada. Tal desenvolvimento constiituiu na modelagem de circuitos equivalentes para tratar os dados colhidos empiricamente atravs de procedimentos tambm citados. Pode-se resumir os parmetros do tranformador utilizado experimentalmente na seguinte tabela: Parmetro Valor Rp 1383,5 jX j196,6 R1 1,08 R2 1,44 jX1 0,68 jX2 0,68 Quadro 21: Resumo dos resultados obtidos Fonte: Autoria prpia Com os dados acima recolhidos fois possvel fazer uma simulao do resultado esperado caso o tranformador fosse submetido a uma condio de mxima carga para funcionamento. Essa anlise concluiu o relatrio deixando claro que os ensaios em vazio e em curto circuitos, em conjunto, so capazes de recolher dados suficientes para simular e prever o funcionamento de qualquer tranformador..

LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 ESQUEMTICO DE UM TRANFORMADOR..................................06 FIGURA 2 BOBINA REAL....................................................................................07 FIGURA 3 REPRESENTAO DA ORIENTAO DOS DOMNIOS DO NCLEO.................................................................................................................................08 FIGURA 4 ESQUEMTICO DAS PERCAS POR HISTERESE MAGNTICA... FIGURA 5 CIRCUITO EQUIVALENTE DE UM TRANFORMADOR................ FIGURA 6 GRADEZAS EM UM CIRCUITO EQUIVALENTE DE UM TRANFORMADOR

Potrebbero piacerti anche