Sei sulla pagina 1di 1

O Direito objetivo e o Direito subjetivo.

considerado como Direito Objetivo "o conjunto de regras jurdicas obrigatrias em vigor no pas, numa dada poca". Ou seja: so as normas jurdicas (leis), que devem ser obedecidas rigorosamente, pela sociedade que adota tais leis. Seu descumprimento origina sanes. O Direito Subjetivo definido como "a faculdade ou possibilidade de uma pessoa fazer prevalecer, em juzo, a sua vontade, consubstanciada num interesse", ou, "o interesse protegido pela lei, mediante o recolhimento da vontade individual". o direito de agir em defesa de seus interesses, invocando o cumprimento de normas jurdicas, existentes na sociedade em que vive, sempre que, de alguma forma, tais regras forem contra seus objetivos, de modo a proteg-lo. Exemplo: O contrato de seguro existe por fora de disposies legais do Cdigo de Direito Civil. So normas de Direito Objetivo. Quando algum contrata o seguro e, posteriormente, tem algum interesse atingido, vai Juzo. Atravs de uma ao para fazer valer seus direitos, est se utilizando de seu Direito Subjetivo para acionar a regra jurdica do Direito Objetivo garantindo, assim, seu direito de proteger o interesse atingido.

O que Direito Estatal e no-estatal?


Depende do enfoque. No necessariamente um ramo de direito, mas uma maneira de dizer. O direito estatal como a norma emanada do Estado, enquanto direito no estatal as regras sociais que as partes criam entre si, sem a interveno do Estado.

O que Direito natural e Direito positivo


1 Direito natural a idia abstrata do Direito, o ordenamento ideal, correspondente a uma justia superior e anterior trata-se de um sistema de normas que independe do direito positivo, ou seja, independe das variaes do ordenamento da vida social que se originam no Estado. O direito natural deriva da natureza de algo, de sua essncia. Sua fonte pode ser a natureza, a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos. Entende-se por direito positivo o conjunto de normas estatudo oficialmente pelo Estado (atravs das leis), ou reconhecidas pelas pessoas atravs dos costumes. Direito Positivo o ordenamento jurdico em vigor em determinado tempo e lugar; o Direito posto. Direito Positivo apenas a norma legal emanada do Estado, divide-se em nacional e internacional. 2 MAIS SOBRE O DIREITO NATURAL Direito natural so os costumes e tradies perfeitamente aceitos em determinada sociedade. Constitui-se de princpios fundamentais que no mudam, so permanentes e eternamente vlidos, independente da legislao. O direito natural um cdigo paralelo aos cdigos positivos. Ou seja, o direito natural formado por um conjunto de princpios fundamentais do direito positivo. Entre os princpios: o bem deve ser feito, no lesar o outrem, dar a cada um o que seu, respeitar a personalidade do prximo e as leis da natureza. Ele ainda possui uma funo ordenadora estando presente nas decises judiciais, principalmente relativas a eqidade onde se encontram diferentes formas de resistncia ao direito humano.

Potrebbero piacerti anche